Вы находитесь на странице: 1из 4

O Iluminismo

* Definio: Amplo movimento de crtica ao Antigo Regime em seus principais fundamentos. A Europa foi o bero do pensamento iluminista e, podemos situar seu pice no sculo XVIII. A razo foi transformada em um instrumento de libertao do homem e da humanidade. Idia da luz que vem dissipar as trevas.

* Fatores de impulso: 1) Poltico: estabelecimento de uma monarquia constitucional na Inglaterra aps a vitria da Revoluo Gloriosa. 2) Econmico: desenvolvimento acelerado das manufaturas britnicas, representando grande aumento da produo e levando ao questionamento da interveno do Estado na economia. 3) Social: fortalecimento progressivo da burguesia e exemplo britnico da ascenso poltica desse grupo social com a instituio da monarquia parlamentarista. 4) A Revoluo Cientfica: sculos XVI e XVII, exaltando a razo.

* Caractersticas principais: 1) Uso da Razo ultrapassa a aplicao consagrada na Revoluo Cientfica (como instrumento de explicao da natureza) para tambm ser utilizada na explicao dos fenmenos sociais. 2) (Pretensa) universalidade dos conhecimentos: aplicabilidade a todos os homens e sociedades. 3) Idia de progresso: intrnseco a histria da humanidade. Mesmo no se conhecendo o futuro (que permanece sendo da ordem divina) sabe-se que ser melhor do que o presente. Tambm de acordo com essa perspectiva, os europeus daquela poca estariam vivendo na poca mais prspera at ento vivida.

4) nfase na idia de ao: pensamento filosfico no era concebido como contemplativo, deveria estar vinculado a uma prtica transformadora.

*Principais autores: Pensamento poltico: - Locke: elabora o contratualismo de forma mais aprofundada (Hobbes j havia apresentado as primeiras idias nesse sentido). Introduz a possibilidade dos sditos destronarem o soberano nos casos em que este no estivesse cumprindo sua parte do contrato (garantir a segurana do indivduo e da propriedade).

- Montesquieu: autor da importante obra O Esprito das Leis, na qual prope a diviso poltica dos trs poderes isnomos: Executivo, Legislativo e Judicirio.

- Voltaire: defensor dos interesses da burguesia tais como igualdade jurdica, tolerncia religiosa e liberdade de pensamento.

- Rousseau: autor de Do Contrato Social. Crtico mais radical. Viso positiva do homem no estado de natureza. Ele nasce bom e assim no se mantm por culpa da sociedade: a criao da propriedade privada o corrompera. A nica forma de coexistir seria a instituio de um Estado que criasse condies de competio para todos, ou seja, garantir sade, educao e habitao seriam obrigaes do Estado. Alm disso, Rousseau postula a concepo de soberania popular (fonte da legitimidade o povo).

- Diderot e DLambert: responsveis pela organizao de uma das obras iluminnistas mais

importantes, a Enciclopdia. Atravs de verbetes, os diferentes pensadores iluministas contriburam para o empreendimento desse grande balano da rica produo intelectual do sculo XVIII.

Pensamento econmico: - A Fisiocracia: foi a primeira contestao ao mercantilismo. Seus defensores afirmavam que a agricultura era a fonte de riqueza de um Estado e tal atividade deveria ser implementada pela livre iniciativa. Dessa forma, criticava-se a interveno estatal tpica da poltica econmica mercantilista.

- Adam Smith: autor de A Riqueza das Naes, obra que pode ser considerada a bblia do liberalismo. Nela so defendidos os principais pilares da poltica liberal economia se autoregularia atravs da lei da oferta e da procura (a mo invisvel do mercado), donde se prega o fim do intervencionismo estatal, fim dos monoplios e do pacto colonial; defesa do livre comrcio da livre iniciativa e da produo industrial.

- Malthus: justifica baixos salrios pagos aos trabalhadores produo de alimentos cresce em progresso aritmtica, enquanto populao cresce em progresso geomtrica. Os salrios baixos seriam uma forma de pressionar o trabalhador a no aumentar sua famlia. Entretanto, esse pensador no levou em considerao a mecanizao do campo, que elevou a produo agrcola (at hoje o problema da fome no mundo no uma questo de falta de alimentos!). Alm disso, os trabalhadores interpretavam os baixos salrios da maneira inversa: quanto mais filhos tivessem, maior seria o nmero de braos e, assim, maior seria a arrecadao familiar.

- David Ricardo: tambm procura justificar os baixos salrios. Proprietrio do meio de produo, que investe capital com a sua compra e manuteno, tem direito de estabelecer o

preo da mo-de-obra com base nos seus gastos.

OBS: O despotismo esclarecido ou Absolutismo ilustrado Algumas monarquias no ficaram de braos cruzados frente a toda essa agitao intelectual que se processava e tinha por objetivo desmontar o Antigo Regime. Dessa forma, esses reis vo procurar combinar as novas idias com a estrutura do Estado Absolutista. Foi uma estratgia que visava reformar o Estado, ao mesmo tempo em que eles garantiam sua continuidade no poder. As principais adaptaes realizadas so relativas difuso da educao, justia (ampliando-se os direitos civis), assistncia social e economia (incentivando o desenvolvimento industrial). Os dspotas esclarecidos mais conhecidos so: Frederico II (Prssia), Jos II (ustria), Catarina II (Rssia), D. Jos I e Marqus de Pombal (Portugal) e Carlos III e seu ministro Conde de Aranda (Espanha).

Вам также может понравиться