Вы находитесь на странице: 1из 4

Trs Passos, sexta-feira, 26 de julho de 2013 | Suplemento da edio 838 | N 56

Os benefcios do mega 3 na nutrio


O mega 3 uma gordura, um cido graxo poliinsaturado, que essencial sade humana. Como no produzida pelo organismo, precisa ser ingerida atravs da alimentao. um potente antioxidante. Nos ltimos anos, estudos cientficos tm comprovado que dietas com boas quantidades de mega 3 desempenham papel importante na preveno e tratamento de doenas cardiovasculares e aterosclertica, como reduo de LDL colesterol e triglicerdeos e aumento do HDL colesterol, doenas inflamatrias, como a obesidade), alm de diminuir a vasoconstrico e agregao plaquetria, possuir ao anti-inflamatria e antitrombtica, ajudar a prevenir a depresso, a psorase e melhorar a imunidade. Alm disso, previne contra o cncer de mama, melhora a acuidade visual, e reduz a viscosidade do sangue, o que permite uma circulao mais ativa; prov melhor oxigenao e nutrio dos tecidos, e maior longevidade s clulas. Baixas concentraes de mega 3 aceleram o processo de envelhecimento e aumentam a probabilidade de desenvolvimento de vrias doenas degenerativas e cardiovasculares. Os alimentos mais ricos em mega 3 so os peixes de guas profundas, como salmo, arenque, atum e sardinha. So tambm boas fontes: chia, linhaa (leo, semente e farinha), vegetais verde escuros (couve, espinafre e rcula), castanha do Brasil e nozes e, em menores quantidades, o leo de soja e o de canola. A dieta ocidental tem baixa ingesto de alimentos ricos em mega 3, ao contrrio da dieta oriental. Devemos acrescentar estes alimentos a nossa dieta do dia a dia: ingerir peixes pelo menos duas vezes por semana, duas castanhas do Brasil ou nozes, e uma colher de sopa de chia ou linhaa diariamente. A suplementao de mega 3 traz inmeros benefcios para a sade. A dose diria recomendada de 1 grama (1000 mg), para manuteno da sade. Se a pessoa apresentar colesterol elevado, devem ser suplementados dois gramas diariamente. Para praticantes de atividade fsica de alta intensidade, podem ser utilizados dois gramas para minimizar a produo de radicais livres. Na gravidez e no perodo da amamentao indicada a suplementao de 1 grama de mega 3. Entretanto, deve ser interrompido a partir do oitavo ms, at o nascimento do beb, por sua ao vasodilatadora poder aumentar o sangramento no momento do parto. O mesmo cuidado devemos ter com pessoas que utilizam anticoagulantes. Mesmo que apresentem colesterol elevado ou doenas associadas, devemos suplementar no mximo com 500 mg do produto. O excesso de qualquer nutriente atravs da suplementao pode trazer malefcios sade. Qualquer dvida, sempre procure seu mdico ou nutricionista para esclarecimentos. Na Mirian Pharma voc encontra cpsulas de mega 3, semente de chia, leo e farinha de linhaa, alm de vrios produtos naturais.

Peixes e Linhaa so alimentos ricos em mega 3

Trs Passos, sexta-feira, 26 de julho de 2013

Trs Passos, sexta-feira, 26 de julho de 2013

Alzheimer, uma doena comum na atualidade

Dr. Jos Chavez Ortiz

A Doena de Alzheimer uma doena do crebro, degenerativa, isto , que produz atrofia progressiva, com incio mais frequente aps os 65 anos, desencadeando a perda das habilidades de pensar, raciocinar, memorizar, que afeta as reas da linguagem e produz alteraes no comportamento. As causas ainda no esto conhecidas, mas sabe-se que existem relaes com certas mudanas nas terminaes nervosas e nas clulas cerebrais que interferem nas funes cognitivas. Alguns estudos apontam como fatores importantes para o desenvolvimento da doena aspectos neuroqumicos, ambientais, infeccionais ou, mesmo pr-disposio gentica em algumas famlias. Na fase inicial da doena, a pessoa afetada mostra-se um pouco confusa e esquecida e parece no encontrar palavras para se comunicar em determinados momentos; s vezes, apresenta descuido da aparncia pessoal, perda da iniciativa e alguma perda da autonomia para as atividades da vida diria. No quadro intermedirio, necessita de maior ajuda para executar as tarefas do cotidiano, pode passar a no reconhecer seus familiares, apresentar incontinncia urinria e fecal; torna-se incapaz para julgamento e pensamento abstrato, precisa de auxlio direto para se vestir, comer, tomar banho, tomar suas medicaes e todas as outras atividades de higiene. Pode demonstrar comportamento inadequado, irritabilidade, desconfiana, impacincia e at agressividade; ou, ainda, depresso, regresso e apatia. No perodo final da doena, existe perda de peso mesmo com dieta adequada; dependncia completa torna-se incapaz de qualquer atividade de rotina da vida diria e fica restrita ao leito, com perda total de julgamento e concentrao. Pode apresentar reaes a medicamentos, infeces bacterianas e problemas renais. Na maioria das vezes, a causa da morte no tem relao com a doena e sim com fatores relacionados idade avanada. Uma das dificuldades em realizar um diagnstico de Doena de Alzheimer a aceitao da demncia. O diagnstico feito atravs da excluso de outras doenas que podem evoluir tambm com quadros demenciais.

Trs Passos, sexta-feira, 26 de julho de 2013

Detalhes e sinais da Doena Vascular Perifrica


Os fatores associados elevada prevalncia de arteriosclerose so o fumo, a hipertenso e o diabetes. O acmulo de colesterol nas paredes dos vasos o passo crucial para a aterognese. Durante este processo, placas so formadas na camada ntima, as quais podem ulcerar e produzir subsequente trombose. Isto estreita e obstrui as artrias reduzindo o fluxo sanguneo (hemorreologia) e a presso de perfuso nos tecidos perifricos. O processo , na sua maioria, segmentar, deixando segmentos distais, como as artrias crurais ou pedais abertos e acessveis reconstruo vascular. Aps a obstruo arterial, algumas alteraes microcirculatrias ocorrem, a menos que a obstruo seja compensada por vasos colaterais. A doena vascular perifrica pode ser considerada como um sinal da doena aterosclertica geral. Assim o corao e as artrias cartidas devem tambm ser examinados em pacientes com DVP. Ainda no se sabe precisamente porque os pacientes diabticos tem uma maior predisposio para desenvolver a doena ateroesclertica vascular, mas possvel que as alteraes nas lipoprotenas circulantes resultem em um perfil lipdico mais aterognico, com baixo colesterol HDL e elevao nos triglicrides. O papel da hiperglicemia na aterognese ainda menos claro e aberto a suposies. Os fatores de risco para a instalao da DVP incluem: predisposio gentica, idade, durao do diabete, fumo, hipertenso (sistlica ou diastlica), hipercolesterolemia, hipertrigliceridemia, hiperglicemia, obesidade de tronco, hiperinsulinemia, proteinria, dilise e medicamentos.

Quando os vasos colaterais compensam de forma adequada a obstruo da artria, pode ser que no haja sintomas em repouso, todavia, quando a demanda pelo fluxo sangneo aumenta, por exemplo, durante caminhadas, pode ocorrer a claudicao intermitente. Os sintomas na fase final so dor em repouso, particularmente a noite, e ulcerao ou gangrena.

Campanha da Unimed Noroeste/RS oferece iseno de carncias na adeso a planos


Uma nova campanha apresenta vantagens para adeso a planos de sade comercializados pela Unimed Noroeste/RS. Com o conceito Sade para [Voc], a campanha oferece iseno de carncia para consultas e exames simples, reforando a atuao da Cooperativa Mdica voltada a promover sade atravs de seus produtos e servios e estimulando uma vida saudvel, de modo que cada momento seja vivido intensamente. As vantagens para adeso esto em vigor desde 15 de julho. De acordo com o Gerente de Marketing, Bensio Rodrigues, esta campanha promocional visa ampliar a possibilidade de acesso daqueles que ainda no possuem planos de sade. Os planos de sade da Unimed Noroeste/RS atendem as necessidades de acesso sade suplementar de diferentes grupos e com preos especiais, refora. A campanha evidencia a oferta de planos com valor a partir de R$ 58,32. Todos os planos comercializados so regulamentados e entregues aos beneficirios conforme rol de procedimentos da Agncia Nacional de Sade Suplementar, afirma Bensio Rodrigues. A promoo vlida em planos novos para Pessoa Fsica e Jurdica, bem como para os contratos j existentes (incluses em planos regulamentados). A interao com a comunidade valorizada mais uma vez pela Unimed Noroeste/RS. Essa nova campanha estimula a interao entre a Cooperativa e seus pblicos, atravs do concurso cultural Sade para [Voc]. A ao permite que o pblico possa compartilhar suas

experincias de sade, ou ainda, publicar os motivos para desejar sade. A participao deve ocorrer pelo hotsite (www.saudeunimednors.com.br), o qual tem interao com as redes sociais, Facebook e Twitter. O regulamento prev a distribuio de prmios e brindes entre os participantes. A Unimed Noroeste/RS disponibiliza diversas formas de acesso para adeso aos planos. Os contatos podem ser feitos diretamente no Departamento Comercial, na Sede Administrativa da Unimed Noroeste/RS, em Iju, ainda pelo telefone (55) 3331 9702 ou pelo e-mail vendas@unimednoroesters.com.br. Interessados tambm podem solicitar a visita de um dos vendedores. A Cooperativa conta com estrutura de vendas em toda a regio. (Assessoria de Imprensa)

Вам также может понравиться