Вы находитесь на странице: 1из 12

ID MANUTENO DE MQUINAS E LABORATRIO LTDA

ANLISE DE LEO DO COMPRESSOR ATLAS COPCO

IAGO RAMON CAMARGO RODRIGUES Auxiliar Tcnico

Pindamonhangaba, Julho de 2013.

Resumo
Neste trabalho realizamos uma srie de testes laboratoriais no leo lubrificante utilizado no compressor 19 a fim de descobrir se o mesmo est ou no admissvel para utilizao no equipamento. O fluido em estudo o leo lubrificante Roto Inject Fluid 46 da marca Atlas Copco. O servio foi contratado pela empresa Tenaris Confab.

Sumrio
Introduo ................................................................................................................... 3 1. Coleta de amostras .................................................................................................. 4 2. Testes Realizados..................................................................................................... 4 2.1 Cdigos de contaminantes slidos ISO 4406-99:.................................................. 4 2.2 Anlise de Viscosidade cinemtica: ..................................................................... 5 2.3 gua Presente - Mtodo Karl Fischer ASTM D 4928: ......................................... 6 2.4 Acidez Total (TAN) ASTM D 974: ..................................................................... 7 Lubrificante estudado ................................................................................................. 8 Resultados do laboratrio ........................................................................................... 9 Concluso .................................................................................................................. 12

Introduo
Este trabalho tem por finalidade definir o estado qumico-fsico do leo lubrificante utilizado no compressor nmero 19 da marca Atlas Copco localizado na rea do Revestimento 4. O trabalho iniciou-se pelo pedido de analisar o leo dos compressores, afim de melhorar o rendimento dos mesmos com o trabalho de preditiva.

1. Coleta de amostras
No dia 18 de fevereiro de 2013 foi realizada a troca de leo e manuteno preventiva no compressor 19, servio prestado pela empresa Atlas Copco, a mesma que fabrica os compressores e o leo lubrificante utilizado nos mesmos (Roto-Inject Fluid 46). No dia 7 de maro de 2013 foi coletada a primeira amostra. A amostra foi retirada do ponto de drenagem localizada na parte inferior do reservatrio de leo e enviada para anlise. A segunda amostra foi coletada no dia 3 de abril de 2013 pelo ponto de abastecimento e enviada para anlise. No dia 5 de maio de 2013 foi coletada a terceira amostra, esta foi retirada pelo ponto de abastecimento, pois notou-se que teria um resultado mais confivel para a anlise. A quarta amostra foi retirada pelo ponto de abastecimento no dia 5 de junho de 2013. A quinta foi retirada pelo ponto de abastecimento no dia 2 de julho de 2013. Alm destas, foi retirada uma amostra de leo novo para ser usado como padro no dia 28 de maio durante a manuteno preventiva do compressor 21. Temos, portanto a coleta de seis amostras at a presente data desde relatrio.

2. Testes Realizados
Descrio dos testes e equipamentos utilizados nas analises.

2.1 Cdigos de contaminantes slidos ISO 4406-99:


2.1.1 Objetivos do teste Determinao do grau de limpeza do sistema; Investigao da composio das partculas presentes, possvel origem e tipo de desgaste (abrasivo, adesivo, fadiga) produzido nos componentes mecnicos do equipamento.

2.1.2 Descrio do teste O cdigo ISO uma maneira de representar os estados de limpeza, que indicam a quantidade de partculas de certo tamanho ou maiores contabilizadas por mililitro da amostra. Existem diferentes classificaes, porm dois tamanhos de partculas so as mais importantes (5m e 15m) e determinam o cdigo ISO. Este formado por dois nmeros separados por uma barra. O primeiro faz referncia quantidade de partculas por ml de 5m ou maiores, e o segundo as de 15m ou maiores. Os limites de contaminao recomendados so estabelecidos de acordo com o equipamento, compressor, redutor, sistema hidrulico etc. A partir da observao morfolgica das partculas no microscpio, se determina a composio dos contaminantes, o tipo de desgaste sofrido pelo equipamento, as possveis origens das partculas e a deteriorizao normal ou anormal do equipamento.

2.1.3 Equipamento do laboratrio: -Kit de filtrao Sartorius -Microscpio Nikon Eclipse 50i -Membranas de nitrato de celulose Microclar N50025WPH Estado: Calibrado e certificado ISO 9001

2.2 Anlise de Viscosidade cinemtica:


Viscosidade cinemtica a 40C e 100C ASTM D 445 ndice de viscosidade ASTM D 2270

2.2.1 Objetivos do teste Determinao da viscosidade cinemtica dos lubrificantes; A Medida de viscosidade a 40 C e 100 C marca exatamente a escala de variao da mesma com a temperatura, o ndice de viscosidade.

2.2.2 Descrio do teste Viscosidade Cinemtica ASTM D 445 a resistncia de um fluido fora de deslocamento, a espessura da pelcula lubrificante depende desta propriedade. Se mede o tempo necessrio para uma determinada quantidade de leo, uma temperatura constante, fluir pela ao da gravidade atravs de capilares de dimenses especficas. Obtm-se o valor da viscosidade multiplicando o tempo pelo fator da pipeta. A unidade resultante o Centistoke. Este procedimento se realiza em duas temperaturas 40C e 100C. ndice de viscosidade ASTM D 2270 A viscosidade dos lquidos reduz com o aumento da temperatura, se a viscosidade do lubrificante varia muito com a temperatura, possvel que a pelcula lubrificante se rompa e as superfcies rgidas que se interagem entrem em contato, produzindo assim um maior desgaste. O ndice de viscosidade uma maneira arbitraria e comparativa de expressar esta variao.

2.2.3 Equipamento do laboratrio: -Viscosmetro Cannon CT1000 -Pipetas viscosimtricas Cannon Fenske Estado: Calibrado e certificado ISO 9001

2.3 gua Presente - Mtodo Karl Fischer ASTM D 4928:


2.3.1 Objetivo do teste Deteco quantitativa da contaminao com gua do leo lubrificante at 0.1 ppm (parte por milho).

2.3.2 Descrio do teste Atravs deste tipo de ensaio possvel detectar quantitativamente a contaminao por gua do leo lubrificante. O mtodo consiste em uma titulao coulomtrica totalmente automatizada, do qual se extrai resultados de alta exatido e preciso. Este mtodo possui uma grande sensibilidade, pois possvel detectar contaminao de gua em leo lubrificante da ordem de partes por milho.

Equipamento do laboratrio: -Titulador coulomtrico Karl Fischer Aquastar EMD -Estado: Calibrado e certificado ISO 9001

2.4 Acidez Total (TAN) ASTM D 974:


2.4.1 Objetivos do teste Medida dos cidos livres presentes no lubrificante, minerais e orgnicos; Deteco de degradao anormal do lubrificante.

2.4.2 Descrio do teste O nmero de cido total uma forma de mensurar os cidos livres presentes no lubrificante, geralmente tantos os cidos minerais quanto os orgnicos. determinada a quantidade de hidrxido de potssio para a neutralizao dos cidos livres formados em 1 grama de leo mediante titulao colorimtrica.

2.4.3 Equipamento do laboratrio: - Material analtico de vidro, indicador Naftolbenzeina, solvente Alcohol Isoproplico-Tolueno. - Estado: Calibrado e certificado ISO 9001

Lubrificante estudado

Figura 1 Dados tcnicos do lubrificante (imagem retirada do catlogo do mesmo).

Resultados do laboratrio
Tomemos como base os dados do resultado dos testes do leo novo mostrados na tabela 1. Atlas Copco: Aceite nuevo Particulado Cdigo ISO 18/15 5m 450 15m 32 30m 2 Metal 90% Slica 2% Oxido 8% Viscosidade Visc40 45.2cSt Visc100 6.9cSt nd.Visc. 108,2
Tabela 1 Resultados testes leo Roto-Inject Fluid novo.

Baseado nessas informaes e no equipamento foi estipulado o Cdigo ISO limite de 21/17. Acima deste limite o leo est no admissvel por particulado. Em relao viscosidade tem-se por padro os valores limites de 10% para mais ou para menos a partir do valor nominal de viscosidade do leo. Acima desse valor e abaixo de 25% do valor nominal o leo entra no estado de alarme, devendo ser tomado um controle maior sobre o mesmo. Acima ou abaixo de 25% do valor nominal o leo est no admissvel e deve ser trocado. O valor nominal deste leo no caso 46 cSt, por possuir um Grau ISO 46. Obs.: O resultado do teste de viscosidade 40C deve ser o valor nominal do leo.

Analisemos os grficos a seguir:

Figura 2 Tendncia de partculas iguais ou maiores que 5m.

Figura 3 Tendncia de partculas iguais ou maiores que 15m.

Figura 4 Tabela detalhada de contaminao.

Em relao contaminao por partculas notamos nas figuras 2 e 3 uma queda de valores, isso se deve ao fato da troca de ponto de coleta, que era na mangueira de dreno e passou a ser no ponto de abastecimento. Observou-se que retirando leo pelo dreno, as partculas decantadas no fundo aumentam a relao partcula/ml de amostra, e
10

diminuem a confiabilidade da anlise. Foi ento que a partir da segunda amostra o leo foi retirado pelo ponto de abastecimento, melhorando assim a qualidade das amostras. Nos resultados dos testes de viscosidade notamos os valores acima do limite de 25% do valor nominal e uma tendncia de incremento a partir da segunda amostra como mostra a figura 5.

Figura 5 Tendncia de viscosidade a 40C.

Figura 6 Tabela detalhada de viscosidade.

Compressor 19
Perodo Estado 07/03/2013 No admissvel 03/04/2013 No admissvel 07/05/2013 No admissvel 05/06/2013 No admissvel 12/07/2013 No admissvel Tabela 2 Resultados das anlises x perodo

11

Concluso
Com base nos resultados das anlises podemos determinar que o leo se encontra NO ADMISSVEL desde a primeira coleta. Isso pode ter ocorrido talvez por uma contaminao de mistura de leos em algum momento entre a manuteno preventiva (onde h a troca de leo) e a primeira coleta. Outra hiptese seria a de que a troca de leo pode no ter sido totalmente efetiva, deixando contaminantes ou restos do lubrificante antigo no sistema, alterando assim a viscosidade e fazendo com que o leo se encontre no admissvel desde o primeiro momento. de extrema importncia seguir precisamente o calendrio de troca de leo como indicado pelo fabricante do leo e do compressor. A no obedincia desta norma pode acarretar na degradao do leo por tempo de uso alterando assim suas caractersticas fsico-qumicas. altamente recomendvel fazer um estudo mais aprofundado a respeito deste tema, visto que um fato incomum. Um estudo de TLM para identificar o melhor lubrificante para o tipo especfico do equipamento e de seu uso seria ideal.

12

Вам также может понравиться