Вы находитесь на странице: 1из 22

UNIDADE 1

Portugal e o descobrimento do Brasil

Diretoria de Patrimnio Histrico e Documentao da Marinha Luiz Carlos Carneiro de Paula (org.)

Objetivos de aprendizagem
Compreender a presena militar de Portugal na Amrica. Entender de onde se originaram as instituies militares

brasileiras.

Sees de estudo
Seo 1 Seo 2 Seo 3 A expanso martima europeia e o descobrimento do Brasil O reconhecimento da costa brasileira O Exrcito no Perodo Colonial: Influncia Portuguesa na Formao do Exrcito Brasileiro

Universidade do Sul de Santa Catarina

Para incio de estudo


Como e por que Portugal veio para a Amrica? Como chegou ao que viria ser o Brasil? Quais seus objetivos aqui? Como se comportou em relao s terras que tomou como suas e gente que aqui encontrou? Por que as defendeu contra ameaas externas, expulsando os que aqui vieram como invasores? Por que se lanou para oeste, marcando tambm como do rei de Portugal as terras que seriam de Espanha? Para qu? Tudo isso e muito mais vocs conhecem da histria do Brasil. Aqui, vamos lhes perguntar o que fizeram os soldados em todo esse processo. Como e por que o fizeram. Aqui comea a histria militar brasileira.

Seo 1 - A expanso martima europeia e o descobrimento do Brasil


Para entendermos o papel de Portugal no processo de expanso ultramarina que levou ao descobrimento e colonizao do Brasil, temos que recuar no tempo e falar sobre a consolidao do Estado nacional portugus. A Pennsula Ibrica foi ocupada, sucessivamente, por fencios (sculo XII AC), gregos (sculo VII AC), cartagineses (sculo III AC), romanos (sculo II AC) e, posteriormente, pelos visigodos. Em 711, a regio foi conquistada pelos muulmanos, impulsionados por sua poltica de expansionismo, tendo como base uma coligao entre rabes, srios, persas, egpcios e berberes, todos unidos pela f islmica. Quase a totalidade da pennsula caiu em mos dos denominados mouros, que, em seu avano, s foram bloqueados quando tentaram invadir a Frana. Os fatos que levaram consolidao do Estado Portugus originaram-se, portanto, no processo da chamada Reconquista, ou seja, com a expulso dos mouros da Pennsula Ibrica e de sua conquista pelos cristos. Entretanto essa consolidao

Povo germnico convertido ao cristianismo no sculo VI .

18

Histria Militar Brasileira I: do perodo colonial ao monrquico

sofreu avanos e recuos em virtude das lutas contra os reinos de Leo e Castela, tendo a independncia portuguesa se definido claramente a partir da vitria em Aljbujarrota (1385) contra os castelhanos e dos tratados que a ela seguiram. Porm o carter inicial da formao dos reinos ibricos, definido pelos aspectos militar e religioso desenvolvidos nas lutas contra os mouros, marcou as tendncias principais da constituio desses Estados. Uma carta rgia de 13 de dezembro de 1143 colocou o novo reino sob a proteo da Santa S, o que lhe garantia a mediao do papado em caso de ruptura do Tratado de Zamora e a criao de bispados sem interferncia leonesa. Esse processo se concluiu em 1179, quando o Papa Alexandre III, pela bula Manifestis Probatum, de 23 de maio do mesmo ano, reconheceu Dom Afonso Henriques como rei de Portugal. Outro fator a ser ressaltado diz respeito s ordens militares no processo da Reconquista.
Voc sabia que estas ordens militares eram ordens de cavalaria sujeitas a um estatuto religioso e fundadas com o intuito de auxiliar os doentes e peregrinos que iam Terra Santa e, sobretudo, para combater militarmente os adeptos da f muulmana? Pois, em consequncia a essa atuao, vrias ordens receberam doaes de terras nos reinos ibricos. Em Portugal, as ordens dos Templrios, de Avis e de Santiago foram as mais beneficiadas por tais privilgios.

As ordens, no entanto, no se destacaram apenas por seu aspecto militar. Contriburam muito no povoamento do territrio portugus, a partir de regies que lhes foram distribudas. Em torno de castelos e fortalezas, com efeito, desenvolveram atividades agrcolas que levaram fixao das populaes. Alm disso, foi igualmente importante nesse processo de ocupao territorial a participao das ordens religiosas, cujos membros no se integravam s lutas militares. Os mosteiros e capelas destas ordens, dentre as quais se destacou a dos Beneditinos, tornaram-se polos de atrao pela segurana que ofereciam a inmeras famlias.

Unidade 1

19

Universidade do Sul de Santa Catarina

Da mesma forma, desde a Reconquista, as ordens tomaram a peito a colonizao de zonas desertas ou dizimadas pela guerra, criando novos focos de povoamento e estimulando a explorao da terra.

necessrio ressaltar a importante atuao das ordens militares no processo de expanso ultramarina, especialmente da riqussima Ordem de Cristo. Constituda em 1319, com os bens lusitanos pertencentes Ordem dos Templrios (1119-1311), a Ordem de Cristo tornou-se, aos poucos, detentora de um grande poder no reino, o que despertou o interesse da Coroa em absorver suas posses, quando do movimento j referido, de centralizao poltico-administrativa. Mais tarde, a obteno do gromestrado da Ordem de Cristo por Dom Joo III (1521-1557), em 1522, permitiu ao monarca garantir a si mesmo os poderes oriundos da influncia da prpria ordem. O processo de expanso ultramarina, como no deixaria de ser, envolveu somas altssimas e, para financi-las, a Coroa tambm se valeu de aumento de impostos e recorreu a emprstimos de grandes comerciantes e banqueiros (inclusive italianos). Tais ordens participaram das batalhas contra os mouros na Pennsula Ibrica. Seus contingentes, em muitos casos, formaram a base dos exrcitos cristos. Alm de setores diretamente ligados Igreja, assinala-se tambm intensa vinculao da nobreza portucalense na formao do Estado Nacional lusitano. Este setor social, cujo poder se originava na propriedade da terra, tambm participou de forma decisiva nas guerras da Reconquista, apoiando o esforo militar da realeza. Esta, num primeiro momento, concedeu privilgios bastante amplos nobreza: mais tarde, contudo, pretendeu limitar tais privilgios, impondo medidas que beneficiavam a centralizao do poder. A luta contra os mouros continuou at 1249, quando a regio do Algarve do Sul foi conquistada. A partir da, o reino de Portugal permaneceu com os limites atuais, firmando-se como o primeiro Estado Europeu moderno, segundo o historiador Charles Boxer. Paralelamente aos problemas poltico-territoriais apontados, digno destacar que, alm da agricultura, o comrcio martimo e a pesca eram as mais importantes atividades praticadas em
20

Histria Militar Brasileira I: do perodo colonial ao monrquico

Portugal, pas de solo nem sempre frtil e produtivo. A atividade pesqueira destacou-se como fundamental para complemento da alimentao de sua populao. Situado em posio geogrfica estratgica, beira do Oceano Atlntico e prximo ao Mediterrneo, era de se esperar que desenvolvesse grande devotamento navegao e, consequentemente, construo naval. Natural, tambm, que a Marinha portuguesa fosse utilizada em carter militar; o que ocorreu a partir do sculo XII.
No Reinado de Dom Sancho II (1223-1245), podem ser assinaladas as primeiras tentativas de implantao de uma frota naval pertencente ao Estado, ordenando, inclusive, a construo de locais especficos nas praias, para reparo de embarcaes.

Durante o reinado de Dom Dinis (1279-1325), iniciativas bastante relevantes foram adotadas para o fomento da cultura, da agricultura, comrcio e navegao. Preocupado com a infraestrutura do pas, ordenou a explorao do cobre, estanho e ferro, fomentou as trocas comerciais com outros pases, assinou o primeiro tratado comercial com a Inglaterra em 1308 e instituiu a Marinha Real. Nomeou ento o primeiro Almirante da Marinha portuguesa, de que se tem conhecimento, Nuno Fernandes Cogominho.
Sexto rei de Portugal, denominado O Lavrador ou Rei Agricultor e ainda Rei Poeta ou Rei Trovador, Dom Dinis foi monarca essencialmente administrador e no guerreiro. Envolvendo-se em guerra contra Castela em 1295, desistiu dela em troca das vilas de Serpa e Moura. Pelo Tratado de Alcanizes (1297), formou a paz com Castela, ocasio em que foram definidas as fronteiras atuais entre os pases ibricos. Durante seu reinado, foi publicado cdigo voltado para a proteo das classes menos favorecidas contra abusos de poder e estimulada uma reforma agrria, que incluiu a redistribuio de terras e fundao de vrias comunidades rurais. A cultura foi um de seus interesses pessoais e, como apreciador da literatura, escreveu vrios livros abordando temas como administrao e vrios volumes de poesia. Nesse perodo, Lisboa foi considerada um importante centro cultural, culminando com a fundao da Universidade de Coimbra pela Magna Charta Priveligiorum.

Unidade 1

21

Universidade do Sul de Santa Catarina

Deve-se tambm iniciativa de Dom Dinis a intensificao da monocultura do pinheiro bravo (Pinhal de Leiria), em princpio com a finalidade de criar uma barreira vegetal que protegesse as terras agrcolas do avano das areias costeiras e, tambm, como reserva florestal para o fornecimento de madeira destinada construo naval e exportao. O cultivo era extremamente racional: sempre que havia corte de rvores, novas mudas eram plantadas de imediato, recorrendo-se a enormes sementeiras. Esta ao manteve o pinhal praticamente intacto e foi bastante utilizada durante os sculos XV e XVI, no perodo dos descobrimentos martimos. Alm de fornecer madeira para construo naval, o pinho fornecia um subproduto importantssimo para conservao e calafeto dos cascos das embarcaes: o chamado pez, alcatro vegetal de grande poder de vedao. notvel que o Pinhal de Leiria exista at os dias de hoje, constituindo uma das maiores manchas naturais da regio do norte da localidade de Leiria. No reinado de Dom Fernando I, a construo naval recebeu grande incentivo mediante a iseno de impostos e a concesso de vantagens e garantias aos construtores navais. Como resultado, incrementou-se o comrcio martimo, a exportao de produtos da agricultura e importao de tecidos e manufaturas. As rendas da Alfndega de Lisboa, considerado porto franco, aumentaram significativamente e era intensamente frequentada por estrangeiros.
ltimo soberano da dinastia de Borgonha, 1367-1383, Dom Fernando I envolveu-se em trs guerras contra Castela e passou a ser mal visto pela opinio pblica por seu casamento com Dona Leonor Teles (cujo casamento anterior fora anulado). Aps a morte de Dom Fernando, os portugueses no aceitaram a regncia da Rainha viva em nome da filha, a infanta Dona Beatriz, casada com um potencial inimigo, o Rei de Castela. Este fator, somado continuidade da crise de abastecimento, deflagraram a Revoluo de Avis. Aps deliberao das Cortes, foi aclamado rei o Mestre da Ordem de Avis, Dom Joo I (1385-1433), filho bastardo de Dom Pedro I (1357-1367), a quem caberia inaugurar uma nova dinastia.

22

Histria Militar Brasileira I: do perodo colonial ao monrquico

O processo de centralizao do poder ocorrido em Portugal foi o elemento essencial que permitiu ao Reino lanar-se na expanso ultramarina. Deve-se destacar, ainda, que os limites da extrao das rendas obtidas com a agricultura fizeram a Coroa voltar seus olhos s atividades comerciais e martimas. O monoplio exercido pelas cidades italianas de Gnova e Veneza sobre as rotas de comrcio com a sia levou os grupos mercantis portugueses a procurar outra alternativa para a realizao de seus negcios e, consequentemente, para obteno de lucros. A sada seria a tentativa de contato direto com os comerciantes rabes, evitando o intermedirio genovs ou veneziano. Para isso muito contribuiu a estrutura naval j existente no reino, cujo desenvolvimento foi estimulado pela coroa. A expanso martima portuguesa caracterizou-se por duas vertentes. Vamos ver quais foram elas? A primeira, de aspecto imediatista, realizada ao norte do continente africano, visava obteno de riquezas acumuladas naquelas regies atravs de prtica de pilhagens. A tomada de Ceuta no norte da frica (Marrocos) em 1415 seria um dos exemplos mais representativos deste tipo de empreendimento e marca o incio da expanso portuguesa rumo frica e sia. Em menos de um sculo, Portugal dominou as rotas comerciais do Atlntico Sul, da frica e da sia, cuja presena foi to marcante nesses mercados que, do sculo XVI ao XVII, a lngua portuguesa era usada nos portos como lngua franca. Na segunda, o objetivo colocava-se mais a longo prazo, j que se buscava conquistar pontos estratgicos das rotas comerciais com o Oriente, criando ali entrepostos, ou seja, feitorias controladas pelos comerciantes lusos; foi o caso da tomada das cidades asiticas. Tal modo de expanso tambm ficou marcado pelo aspecto religioso (cruzadstico), pois se mantinha a ideia de luta crist contra os muulmanos. A expanso ultramarina permitiu, assim, uma convergncia de interesses entre os setores mercantis e a nobreza, tendo o Estado o papel de controle e direo de tal empreendimento. O monoplio do comrcio dos produtos asiticos e o trfico de escravos africanos enriqueciam no s os grupos mercantis, como geravam vultosas receitas para o Tesouro rgio, as quais a Coroa, em certa medida, repassava nobreza atravs da doao de mercs, bem como de privilgios.
Unidade 1

Aquela que permite o entendimento entre marinheiros de diferentes nacionalidades.

Bens mveis e de raiz.

23

Universidade do Sul de Santa Catarina

Seo 2 - O reconhecimento da costa brasileira


2.1 - A Expedio de 1501/1502
Preocupado em realizar o reconhecimento da nova terra, D. Manoel enviou, antes mesmo do retorno de Cabral, uma expedio composta por trs caravelas comandadas por Gonalo Coelho, tendo a companhia do florentino Amrico Vespcio.
Amrico Vespcio (1454-1512) era um navegador italiano que estava a servio de Portugal. Foi representante dos Mdicis em Sevilha. Teve, em sua homenagem, o novo continente batizado com nome de Amrica pelo cosmgrafo Martin Waldseemller em sua Cosmographie Introductio.

A expedio partiu de Lisboa em 13 de maio de 1501, em direo s Canrias, de onde rumou para Cabo Verde; nessa ilha, encontrou-se com navios da esquadra de Cabral que regressavam da ndia. Em meados do ms de junho, partiu para sua travessia ocenica, chegando costa brasileira na altura do Rio Grande do Norte. Na praia dos Marcos (RN), deu-se o primeiro desembarque, tendo sido fincado um marco de pedra, sinal da posse da terra. Desde ento, Gonalo Coelho deu partida sua misso exploradora navegando pela costa, em direo ao sul, onde avistou e denominou os pontos litorneos, conforme calendrio religioso da poca. Vejamos, em destaque, as datas especiais deste calendrio:

24

Histria Militar Brasileira I: do perodo colonial ao monrquico

16 de agosto (1501) 14 de setembro 29 de setembro 4 de outubro 1 de novembro 14 de novembro 13 de dezembro 21 de dezembro 1 de janeiro (1502) 6 de janeiro 13 de janeiro 17 de janeiro 20 de janeiro 22 de janeiro

Cabo de So Roque (RN) Cabo de So Jorge (PE) Rio de So Miguel (AL) Rio de So Francisco (SE) Baa de Todos os Santos (BA) Rio de So Joo (BA) Rio de Santa Luzia (BA) Serra de So Tom (RJ) Rio de Janeiro (RJ) Angra dos Reis (RJ) Rio Jordo (RJ) Rio de Santo Antnio (RJ) Porto de So Sebastio (RJ) Rio e Porto de So Vicente (SP) Rio de Cananeia (SP)

17 ou 29 de fevereiro

O priplo costeiro da expedio teve como limite sul a regio de Cananeia.

2.2 - A expedio de 1502/1503


Essa segunda expedio foi resultado do arrendamento da terra de Santa Cruz a um consrcio formado por cristos novos, encabeado por Fernando de Noronha, e que tinha a obrigao, conforme contrato, de mandar todos os anos seis navios s novas terras, com a misso de descobrir, a cada ano, 300 lguas avante e construir uma fortaleza.

Cristo Novo era o judeu que se converteu ao cristianismo, por ocasio da Inquisio ocorrida na Europa.

Unidade 1

25

Universidade do Sul de Santa Catarina

Conforme o Almirante Max Justo Guedes, na Coleo Histria Naval Brasileira, Volume I Tomo I, essa viagem foi realizada no segundo semestre de 1502 e no primeiro de 1503, e a rota traada possivelmente seguiu o percurso normal; de Cabo Verde, cruzou o Atlntico, passando pelo arquiplago de Fernando de Noronha, concluindo sua navegao nas imediaes de Porto Seguro, na Baa Cabrlia.

2.3 - A expedio de 1503/1504


Segundo as informaes do cronista Damio de Gois, esta expedio partiu de Portugal em 10 de junho de 1503. Era composta por seis naus, novamente sob o comando de Gonalo Coelho. Na chegada a Fernando de Noronha, naufragou a capitnia. Neste local, deu-se a separao da frota. Aps aguardar por oito dias o aparecimento do restante da frota, os dois navios, num dos quais se encontrava embarcado Amrico Vespcio, rumaram para a Baa de Todos os Santos, pois assim determinava o regimento real para qualquer navio que se perdesse da companhia do capito-mor. Havendo aguardado por dois meses e quatro dias alguma notcia de Gonalo Coelho, decidiram percorrer o litoral em direo ao sul, onde se detiveram durante cinco meses, em um ponto que tudo indica ter sido no Rio de Janeiro. L ergueram uma fortaleza e deixaram vinte e quatro homens. Logo depois, retornaram a Portugal aonde aportaram em 18 de junho de 1504. Gonalo Coelho com o restante da frota regressou a Portugal, ainda em 1503.

2.4 - As Armadas Guarda-Costas


A costa do Pau-Brasil prolongava-se desde o Rio de Janeiro at Pernambuco, onde foram sendo estabelecidas feitorias, nas quais navios portugueses realizavam regularmente o carregamento desse tipo de madeira para o reino.

26

Histria Militar Brasileira I: do perodo colonial ao monrquico

Voc sabia que as feitorias foram os primeiros estabelecimentos europeus ao longo da costa brasileira? Elas no constituam ncleos de povoamento, e sim depsitos provisrios das riquezas retiradas da terra.

Esse negcio rendoso comeou a atrair a ateno de outros pases europeus que nunca aceitaram a partilha do mundo entre Portugal e Espanha, dentre eles a Frana. Os franceses comearam a frequentar nosso litoral, comercializando o PauBrasil, clandestinamente, com os ndios. Portugal procurou, a princpio, usar de mecanismos diplomticos, encaminhando vrias reclamaes ao governo francs na esperana de que o mesmo coibisse esse comrcio clandestino. Notando que ainda era grande a presena de contrabandistas franceses, D. Manuel I resolveu enviar ao Brasil o fidalgo portugus Cristvo Jaques, tendo como principal misso realizar o patrulhamento da costa brasileira.
Uma das primeiras providncias tomadas por Cristvo Jaques foi transladar, por motivo de segurana, a feitoria do Rio de Janeiro para Itamarac, em Pernambuco.

O sobrenome de Jaques no de origem francesa, mas oriundo de Jaca, cidade espanhola do alto Arago.

Cristvo Jaques realizou viagens ao longo de nossa costa entre os perodos de 1516 a 1519, 1521 a 1522 e de 1527 a 1528, onde combateu e reprimiu as atividades do comrcio clandestino. Em 1528, foi dispensado do cargo de Capito-Mor da Armada Guarda-Costa, regressando para Portugal.

2.5 - A expedio colonizadora de Martim Afonso de Sousa


Em 1530, Portugal resolveu enviar ao Brasil uma expedio comandada por Martins Afonso de Sousa, visando ocupao da nova terra. Martins Afonso de Sousa contou com a presena e o auxlio de seu irmo Pero Lopes de Sousa, que registrou em dirio, os principais acontecimentos da viagem.

Unidade 1

27

Universidade do Sul de Santa Catarina

A armada partiu de Lisboa no dia 3 de dezembro e era composta por duas naus, um galeo e duas caravelas que, juntas, conduziam quatrocentas pessoas. Tinha a misso de:

combater os franceses que continuavam a frequentar o litoral e contrabandear o pau-brasil; descobrir terras e explorar rios; e, estabelecer um, ou mais, ncleo de povoao.

Em 1532, fundou no atual litoral de So Paulo a vila de So Vicente e, logo a seguir no limite do planalto que os ndios chamavam de Piratininga , a vila de Santo Andr da Borba do Campo.
Da Ilha da Madeira, Martim Afonso trouxe as primeiras mudas de cana que plantou no Brasil, construindo na Vila de So Vicente o primeiro engenho de cana-de-acar.

Ainda se encontrava no Brasil, quando, em 1532, Dom Joo III decidiu impulsionar a colonizao, utilizando a tradicional distribuio de terras. O regime de capitanias hereditrias consistiu em dividir o Brasil em imensos tratos de terra, que foram distribudos a fidalgos da pequena nobreza, abrindo iniciativa privada a colonizao. Martim Afonso de Sousa retornou a Portugal em 13 de maro de 1533, aps ter cumprido de maneira satisfatria sua misso de fincar as bases do processo de ocupao das terras brasileiras. Cronolgica e resumidamente, assim se deu o referido processo expansionista:

Entre 1421 e 1434, os lusitanos chegam aos arquiplagos da Madeira e dos Aores e avanam para alm do Cabo Bojador. At esse ponto, a navegao era basicamente costeira. Em 1436, atingem o Rio Douro e iniciam a conquista da Guin. Ali se apropriam da Mina, centro aurfero explorado pelos reinos nativos em associao com os comerciantes mouros, a maior fonte de ouro de toda a histria de Portugal.

28

Histria Militar Brasileira I: do perodo colonial ao monrquico

Em 1441, chegam ao Cabo Branco. Em 1444, atingem a ilha de Arguim, onde instalaram a primeira feitoria em territrio africano, e iniciam a comercializao de escravos, marfim e ouro. Entre 1445 e 1461, descobrem o Cabo Verde, navegam pelos rios Senegal e Gmbia e avanam at Serra Leoa. De 1470 a 1475, exploram a costa da Serra Leoa at o cabo de Santa Catarina. Em 1482, atingem So Jorge da Mina e avanam at o rio Zaire, o trecho mais difcil da costa ocidental africana. Em 1487, Bartolomeu Dias atingiu cabo das Tormentas, no extremo sul do continente que passou a ser chamado de Cabo da Boa Esperana e chegou ao Oceano ndico, conquistando o trecho mais difcil do caminho das ndias.

Seo 3 - O Exrcito no Perodo Colonial: Influncia Portuguesa na Formao do Exrcito Brasileiro


3.1 - O Militar
Senhor, umas casas existem, no vosso reino, onde homens vivem em comum, comendo do mesmo alimento, dormindo em leitos iguais. De manh, a um toque de corneta se levantam para obedecer. De noite, a outro toque de corneta se deitam, obedecendo. Da Vontade fizeram renncia como da Vida. Seu nome Sacrifcio. Por ofcio desprezam a morte e o sofrimento fsico. Seus pecados mesmos so generosos, facilmente esplndidos. A beleza de suas aes to grande que os poetas no se cansam de a celebrar. Quando eles passam juntos, fazendo barulho, os coraes mais cansados sentem estremecer alguma coisa dentro de si. A gente conhece-os por militares [...]
Unidade 1

29

Universidade do Sul de Santa Catarina

Coraes mesquinhos lanam-lhes em rosto o po que comem; como se os cobres do pr pudessem pagar a Liberdade e a Vida. Publicistas de vista curta achamnos caros demais, como se alguma coisa houvesse mais cara que a servido. Eles, porm, calados, continuam guardando a Nao do estrangeiro e de si mesma. Pelo preo de sua sujeio eles compram a liberdade para todos e defendem-na da invaso estranha e do jugo das paixes. Se a fora das coisas os impede agora de fazer, em rigor, tudo isso, algum dia o fizeram, algum dia o faro. E, desde hoje, como se o fizessem. Porque, por definio o homem da guerra nobre. E quando ele se pe em marcha, sua esquerda vai a coragem, e sua direita, a disciplina. BARRETO, Moniz. Carta a El-Rei de Portugal, 1893. Disponvel no Portal do Exrcito Brasileiro <www.exercito.gov.br> Instituio Profisso militar. Acesso em: 01out.2009.

Portugal se fez reino independente atravs da ao militar contra vizinhos e contra invasores. A alternncia entre perodos de paz e de guerras no permitiu ao povo portugus se desmobilizar nunca. Os regulamentos e as ordenanas que se sucederam ao longo do tempo mantiveram um trao comum: o povo em armas para a defesa do pas e de suas possesses. Nobres, clrigos, fidalgos, o que fossem, deveriam sempre fazer parte da populao, pronta ou para a defesa ou para responder ao chamamento do Reino: toda a populao deveria ter condies de assim se movimentar e expressar, se necessrio fosse. Com as expedies alm-mar, cultivou-se uma tradio de operaes anfbias e, ao mesmo tempo, de construo e defesa de redutos e fortificaes que definiam a presena e a posse de Portugal nas terras distantes. No foi diferente no Brasil. Capitanias foram formadas e doadas, a fim de garantir a presena e a posse, cabendo aos donatrios prover a sua defesa. Logo se mostraram incapazes de cumprir essa tarefa por razes todas. Portugal estabeleceu o Governo Geral e, com ele, inaugurou a fase de defesa sistemtica das terras do Brasil, fundando vilas em torno de redutos ou de fortificaes cujas organizaes militares lhes permitiam repelir tanto os invasores quanto os ataques dos indgenas, alm de manter a ordem na Colnia.

30

Histria Militar Brasileira I: do perodo colonial ao monrquico

Surgiram, ento, So Vicente, Salvador, Olinda e Recife, Rio de Janeiro e todas as outras que se tornaram as grandes cidades de hoje no litoral brasileiro.

Foi atravs de expedies para defesa do litoral que se expandiram as fronteiras martimas. Foram as Bandeiras que desbravaram o interior. Fizeram a expanso territorial, sempre resultado de expedies que, atravs da construo de redutos ou fortificaes e de vilas em seu entorno, marcaram a posse, mantiveram a presena, fizeram a defesa e mantiveram a ordem na Amrica portuguesa o Brasil que se formava. A atividade militar, mesmo intermitente, e a prontido para o conflito armado foram formando, na gente do Brasil-colnia, o esprito militar que, exercitado pelos corpos de tropa, fossem quais fossem, o era tambm pelo homem comum, dos senhores aos agregados e aos escravos, at pelas atribuies que lhes eram acometidas pelos regulamentos e ordenanas do Reino ou do Governador-Geral. No entanto no era apenas o esprito militar. Era tambm a ao militar no cumprimento de seu dever de defender a terra, o reino, a f e a ordem, e os exemplos se sucederam durante todo o perodo colonial, em toda parte. Vejamos estes exemplos: Os franceses foram rechaados no Rio de Janeiro e no litoral norte; os espanhis, contidos no sul; e os holandeses, expulsos do Nordeste, aps terem sido vencidos por duas vezes nos Montes Guararapes.
Os Montes Guararapes formam um conjunto de trs elevaes, separadas por vales estreitos, que dominam um desfiladeiro entre as suas encostas de sudeste e os alagados do litoral, ao sul de Recife. Essa foi a rea onde se travaram as duas Batalhas dos Guararapes.

Unidade 1

31

Universidade do Sul de Santa Catarina

Os holandeses invadiram o Brasil por duas vezes, desembarcando primeiro na Bahia, em 1624, e, depois, em Pernambuco, no ano de 1630. A presena holandesa foi resultado da Guerra dos Trinta Anos na Europa. Durou tambm trinta anos, durante os quais o Nordeste brasileiro experimentou violento choque de civilizaes em prolongada e mortfera guerra de conquista, com matizes religiosos, mas, sobretudo, de fundo comercial. De parte dos holandeses, predominaram operaes anfbias para dominar o litoral e as rotas martimas que por ali passavam. De parte dos luso-brasileiros, de incio, aes de guerrilha, que culminaram em operaes regulares. avanada ttica do poderoso exrcito da Companhia das ndias Ocidentais, ops-se a improvisao de nova modalidade de guerra a guerra braslica , durante a qual buscou-se consolidar a unio entre todos aqueles que defendiam a sua terra, o seu rei, a sua f e a sua cultura.
um exrcito composto tanto de soldados como de moradores, mamelucos, ndios e negros, relataram os holandeses.

As foras luso-brasileiras achavam-se organizadas, de acordo com o modelo portugus vigente em 1640, em tropas de linha (regulares) e companhias de ordenanas (reserva). A unidade de combate era o tero (a tera parte de um regimento), cujo efetivo oscilava entre 300 e 1.200 homens, comandado por um mestrede-campo (Coronel) assessorado por uma espcie de estadomaior, constitudo de um Sargento-mor (Major) e dois ajudantes (capites). Cada tero era composto de troos ou companhias, respectivamente com 100 ou 150 soldados sob o comando de um Capito, que tinha, como subalternos, um Tenente (10 tenentes) e um Alferes. Um Mestre-de-campo-general exercia o comando de todos os teros de Infantaria de cada provncia. O armamento dos luso-brasileiros era bastante heterogneo e precrio. Constava de os seguintes tipos de armas:

de fogo; adagas;

32

Histria Militar Brasileira I: do perodo colonial ao monrquico

dardos; faces; paus tostados; e, principalmente, de espadas.

No havia artilharia. Arcabuzes e mosquetes, recebidos da Bahia ou tomados dos holandeses, constituam o armamento individual de todos os combatentes, inclusive dos ndios e dos negros. Os independentes revelavam grande disciplina de tiro, deixando o inimigo acercar-se bem, para disparar queima-roupa, por volteio, em ordem dispersa, a fim de no desperdiar munio. Os homens no venciam soldo algum. No raro, a rao diria limitava-se a uma espiga de milho e um pouco de farinha de mandioca. As tropas independentes no envergavam uniformes nem usavam calados; cada soldado trajava o vesturio que possusse. At mesmo muitos oficiais andavam descalos. Os luso-brasileiros contavam com boa rede de informaes, que se estendia Europa. Fizeram constante uso da contrainformao. O moral do combatente luso-brasileiro era elevado. Em 1647, o Comando geral das foras luso-brasileiras foi entregue ao Mestre-de-Campo-General Francisco Barreto de Menezes, portugus, conceituado profissional das armas. Barreto de Menezes participara da epopeia de Luiz Bezerra Barbalho, feito prisioneiro dos holandeses em decorrncia de naufrgio no litoral, conseguira escapar. testa dos quatro teros sob seu comando estavam os mestres-de-campo Andr Vidal de Negreiros, brasileiro natural da Paraba, Joo Fernandes Vieira, mestio nascido na Madeira, Antnio Felipe Camaro (Poti), ndio potiguar, capitomor dos silvcolas, e Henrique Dias, negro pernambucano, feito governador dos pretos. Em ambas as batalhas, os luso-brasileiros optaram pela ao ofensiva, a fim de destruir o poder de combate do inimigo.

Retirada de 2.400 km do Rio Grande do Norte Bahia, dando combate ao inimigo, a ndios hostis e a animais selvagens.

Unidade 1

33

Universidade do Sul de Santa Catarina

Buscaram posicionar-se de forma vantajosa no terreno e usaram, com critrio e oportunidade, as informaes e os reconhecimentos. Esperaram as melhores oportunidades para os ataques decisivos. Usaram a manobra para desequilibrar o combate a seu favor. Sistematicamente, praticaram os seguintes princpios:

do objetivo; da massa; da economia de meios; da ofensiva; da segurana; da manobra; da unidade de comando; e, da simplicidade.

Tudo isso, com o mximo aproveitamento do terreno e das formas de combate desenvolvidas ao longo de toda a campanha da restaurao pernambucana. O combatente luso-brasileiro demonstrou rusticidade, astcia, e, sobretudo, vontade. Testemunho disso est na durao da campanha e pode ser compreendido na resposta dada ao Rei de Portugal, quando lembrou aos luso-brasileiros a trgua firmada com a Holanda. Responderam os independentes: Combateremos at o fim, e, somente depois de expulso o invasor estrangeiro, iremos a Portugal receber o castigo pela nossa desobedincia. Desconhecendo os princpios da arte da guerra e sem doutrina de emprego da tropa, ao final da restaurao pernambucana, as foras luso-brasileiras comprovaram ter alcanado um elevado grau de treinamento militar, sendo capazes de executar manobras complexas em operaes regulares.

34

Histria Militar Brasileira I: do perodo colonial ao monrquico

Em 26 de janeiro de 1654, na Campina da Taborda, fronteira ao Forte das Cinco Pontas, no Recife, os holandeses assinaram a capitulao de todas as suas foras no Brasil. A esto as razes pelas quais o dia 19 de abril, dia da primeira batalha de Guararapes, hoje comemorado como o dia do Exrcito Brasileiro. Os Montes Guararapes viram, das suas encostas, o despertar da nacionalidade e o nascer de uma fora terrestre brasileira. Desde ento, de norte a sul e em toda parte do territrio da Colnia, seus habitantes, todos, foram construindo o Brasil: terra, povo e cultura que defenderiam com o sacrifcio da prpria vida.

Quando, em 1808, o Brasil se tornou Reino Unido e inaugurou o perodo monrquico tornando-se sede da Corte, a reorganizao das coisas militares feitas, aqui, por Dom Joo, primeiro Prncipe Regente e depois Rei, consolidou a influncia definitiva da organizao portuguesa no Exrcito e na Armada do Brasil. com essa organizao que as foras fiis a D.Pedro I vo consolidar a Independncia, para, em 1824, dar lugar organizao formal do Exrcito e da Marinha do Brasil. Quaisquer que sejam as influncias que as foras armadas de Portugal hajam sofrido de outros povos durante o perodo colonial, foram as caractersticas perenes da sua caserna que marcaram definitivamente as Foras Armadas brasileiras. Muito antes da ideia de exrcito nacional, a atividade militar era, aqui como l, dever de todos, o que tornava as milcias ou os corpos de tropa o prprio povo em armas, para defesa da vila, do reino, da f e da ordem. H mais de um sculo o Exrcito Brasileiro faz o recrutamento universal para todos os nveis da formao militar. H mais de um sculo ele integra e aparelha o territrio nacional. H mais de um sculo ele vetor de mobilidade social. H mais de um sculo ele presena nacional. H mais de um sculo ele brao forte e mo amiga. H mais, muito mais de um sculo, ele amostragem mais que perfeita da sociedade brasileira sujeito na ao de defender a integridade do Pas, a lei e a ordem. H j dois sculos, o Exrcito Brasileiro o herdeiro daquilo que, de mais puro, deixou Portugal: o seu esprito militar.
Unidade 1

35

Universidade do Sul de Santa Catarina

Esta ltima Seo apenas um insight sobre o tema do exrcito no perodo colonial. Para saber mais sobre o assunto, importante a leitura da primeira parte do Volume 1 Colnia, de O Exrcito na Histria do Brasil, citado no Saiba Mais seguinte s atividades de autoaprendizagem.

Sntese
O Brasil seria apenas mais um ponto de passagem das frotas portuguesas para a ndia? A histria mostrou que no foi assim. Portugal j sabia, ou logo soube, da grandeza da nova terra. No foi omisso nem se enganou. Ao contrrio, cuidou dela e lutou por ela. Tentou fazer com que seus nobres senhores a ocupassem e tratou de agir quando estes no o conseguiram. Usou para isto o seu poder martimo e transferiu para ela seu esprito militar, segundo o qual nativos e reinis iriam compor-se e combater para defend-la. uma saga diferente e instigante, que precisa ser estudada para se entender por que o Brasil sempre foi mais Brasil do que colnia.

36

Histria Militar Brasileira I: do perodo colonial ao monrquico

Atividades de autoaprendizagem
1. O Brasil, ao longo dos sculos XVI e XVII, foi invadido por estrangeiros no intuito de formar colnias. Qual era a nacionalidade deles e em que perodo eles ocuparam terras brasileiras?

2. Como foi estabelecida a fronteira Sul das terras portuguesas no continente americano?

Unidade 1

37

Universidade do Sul de Santa Catarina

3. Na sua opinio, qual foi a importncia das foras de mar para a manuteno de nossa unidade territorial, no perodo estudado?

Saiba mais
Acesse os seguintes textos para saber mais sobre o contedo abordado nesta unidade: AZEVEDO, Pedro Cordolino F. Histria militar. Rio de Janeiro: BIBLIEX, 1998. ESTADO-MAIOR DO EXRCITO. Histria do exrcito brasileiro. Braslia: IBGE,1972. . O Exrcito na histria do Brasil. Salvador: Odebretch, 1998. LORETO, Aliatar. Captulos de histria militar do Brasil (Colnia - Reino). Rio de Janeiro: Biblioteca Militar, 1946. MAGALHES, J.B. A evoluo militar do Brasil. Rio de Janeiro: BIBLIEX, 2001. No deixe de ler os captulos referentes a esses primeiros tempos em: Histria Naval Brasileira e O Exrcito na Histria do Brasil.

38

Вам также может понравиться