Вы находитесь на странице: 1из 27

Notas para a cultura:

http://viewer.zoho.com/gettempcontent.do?genurl=i9862b19...

1 - Apresentao

Esta nota destinada apenas como uma mera compilao de vrios textos encontrados na Internet, em alguns casos, traduzido, que reformulou as informaes e no foram confirmadas, atravs da eliminao dos dados, discrepncias e incoerncias.

Alm disso, ele tambm incluiu algumas apreciaes pessoais, que s deve ser considerada como comentrios, bem como fotos tiradas durante o cultivo de uma Dionaea Muscipula. Todas as fotos includas nestas pginas so para uma nica cpia da Dionaea Muscipula.

1.1 - Introduo

H alguns dias atrs, em 7 de fevereiro de 2004, ganhei uma planta carnvora.

Na plaqueta pregada terra do pote dizia que se tratava de uma Dionaea muscipula, assim como os meus conhecimentos de plantas carnvoras, em geral, e sobre esta espcie particular quase nula, eu decidi me preparar estas notas com aqueles que aspiram em manter viva a Papamoscas.

Ela vive quanto tempo?

Essa foi a primeira pergunta que eu queria responder. Inicialmente eu no sei se esta uma planta de temporada ou se, pelo contrrio, poderia viver por mais de um ano. Depois de fazer algumas perguntas, recebi uma resposta rpida que eu gostei: 25 anos! Parece que, se devidamente cultivada, pode acompanhar o dono por mais de um quarto de sculo.

1.2 - Classificao

Outra curiosidade foi a razo para o seu nome: Dionaea, porqu? Muscipula, Porqu? Vnus, porque?... Embora, no mnimo, eu acho que "Papamoscas" no precisa de mais explicaes!

Parece que foi Lineu (http://www.uv.es/~jaguilar/histrias/linneo.html), o pai do sistema de classificao para todas as espcies animais, vegetais e minerais, que determinou classificar esta planta que anteriormente tinha sido nomeado por Britain's John Ellis como "Dionaea", em homenagem a Diana, deusa grega da Apollo irm e amante das florestas e da caa. Comeamos bem!

1 de 27

21/05/11 04:23

Notas para a cultura:

http://viewer.zoho.com/gettempcontent.do?genurl=i9862b19...

O apelido "Muscipula", tambm decidido por Ellis, obviamente um latinajo, tanto aqueles que os botnicos gostam de usar, que inicialmente no encontramos sentido, mas, aps muito pedir uns aos outros, chegaram concluso de que em latim "MUSCI" significa "voar" enquanto "pula", significa "armadilhas" e que Muscipula nada mais do que "flycatchers" escrito em latim.

No que se refere ao nome comum em castelhano - "Venus Atrapamoscas" - parece basear-se em duas palavras brusco: de um lado o nome de outra deusa grega, "Venus", deusa do amor e da beleza que possua uma sedutora beleza. A segunda palavra "Atrapamoscas", que remete para a peculiar forma em que esta planta complementa sua nutrio.

Em qualquer caso, se quisermos classific-la cientificamente, devemos ter em mente que a Dionaea Muscipula pertence a:

Reino: Plantae (plantas);

Subreino: de plantas vasculares (plantas vasculares);

Superdivisin: Spermatophyta (plantas com sementes);

Diviso: Magnoliophyta (plantas com flores);

Classe: Dicotilednea (dicotyledonous plantas);

Subclasse: Dilleniidae;

Ordem: Nepenthales;

Famlia: Droseraceae;

Gnero: Dionaea Ellis;

Espcie: Dionaea muscipula Ellis

2 de 27

21/05/11 04:23

Notas para a cultura:

http://viewer.zoho.com/gettempcontent.do?genurl=i9862b19...

1.3 - Habitat da planta

E quanto ao seu habitat, a Dionaea muscipula se origina da plancie costeira de os EUA, estados da Carolina do Norte e Carolina do Sul, no sudeste do Estados Unidos, portanto, esta espcie de planta carnvora exige um clima de relativamente frio.

No entanto, a Dionaea muscipula necessidade de passar por uma fase anual "Dormncia", que, no seu ambiente natural, ocorre no meio do inverno, quando os dias no so muito frios durante a noite, com temperaturas muito baixas, mas no chegando ao congelamento.

3 de 27

21/05/11 04:23

Notas para a cultura:

http://viewer.zoho.com/gettempcontent.do?genurl=i9862b19...

A dormncia certamente uma das fases dos elementos fundamentais para prolongar a vida da Dionaea. Sem passar por essa fase em que a atividade da planta minimizada, a "hiperatividade" acabar por afetar at ao ponto de prejudicar significativamente o seu crescimento e pode at mesmo causar a morte da planta.

A origem do solo pantanoso influencia significativamente o comportamento de uma espcie que exige: muito solo pobre e cido, isto , sem cal e sais minerais; muita umidade, muito luminosidade, um perodo de hibernao, e tambm para compensar os solos pobres onde ela cresce, tem o prazer de saborear, ocasionalmente, um suculento inseto para fornecer o que a terra no lhe d.

Depois de ler as caractersticas descritas no pargrafo anterior eu disse a mim mesmo: "Esquea o tema! Reproduzir esse habitat em sua sala de estar definitivamente impossvel. "Mas tambm eu li que Dionaea muscipula relativamente fcil de cultivar. Para resolver esta aparente contradio eu tinha apenas uma opo: Ler.

4 de 27

21/05/11 04:23

Notas para a cultura:

http://viewer.zoho.com/gettempcontent.do?genurl=i9862b19...

1.4 - A surpreendente descoberta

A primeira referncia desta planta encontrada em uma carta manuscrita por John Ellis, dirigida ao Sr Charles Linnaeus, e intitulada "Uma descrio botnica da Dionaea muscipula, ou Vnus da mosca armadilha. Uns vegetais sensveis recm-descobertos".

Nesta carta, alm de uma completa descrio botnica das principais caractersticas da Dionaea muscipula, tambm est includa figuras ilustrando o aspecto da planta. Portanto, apesar de existir e da prpria planta ter evoludo ao longo dos sculos, sua descoberta foi devido ao botnico John Ellis, que marcou a primeira vez no final do sculo XVIII.

2 - Regras bsicas de Cultivo

Fazer um resumo das informaes mais confiveis encontrados na Internet, os cuidados com a

5 de 27

21/05/11 04:23

Notas para a cultura:

http://viewer.zoho.com/gettempcontent.do?genurl=i9862b19...

Dionaea muscipula deve ser baseada nos seguintes princpios bsicos da cultura:

2.1 - Substrato do cultivo

Todos concordam com este ponto: a terra deve ser usada muito pobre em nutrientes e, semelhante ao que no seu habitat natural. Felizmente, existe um produto comercial chamado Musgo Sphagnum que pode ser encontrada em viveiros especializados. Voc pode at ter dificuldade de encontrar musgo, mas vale a pena fazer um esforo, porque este um dos elementos fundamentais para um bom cultivo. Na Espanha, esse musgo comercializado sob o nome de Turfa loiro (ou turfa cida).

Por isso, muito importante no usar um terreno convencionail, j que o excesso de sais minerais terminaria por queimar as razes da planta. Precisamente o musgo um substrato com PH cido, que retm muita gua, mas, ao mesmo tempo no se espalha, de modo que produz um encharcamento excessivo. Justamente o que a nossa planta precisa!

Como terrenos de cultivo no pode ser usado simplesmente musgo, v-se que o musgo retm muita gua, podendo assim ser misturado com areia ou fibra de coco (entre 3 e 5 mm), para evitar um excessivo encharcamento do substrato. A proporo pode variar de 1/3 areia ou fibra de coco e 2/3 de musgo, at 1/2 de areia ou fibra de coco e 1/2 de musgo, dependendo da porosidade do musgo adquirido.

Em qualquer caso, a areia ou fibra de coco deve ser usado muito bem lavado para remover todos os tipos de sais.

Claro que no deve adubar a planta: Seria uma contradio em utilizar um solo pobre de nutrientes

6 de 27

21/05/11 04:23

Notas para a cultura:

http://viewer.zoho.com/gettempcontent.do?genurl=i9862b19...

e em seguida, usar adubo! Em alguns textos indicam que, se a planta fraca pode optar por utilizar um fertilizante especfico para orqudeas.

H dois elementos que so altamente prejudiciais para a Dionaea muscipula: sais minerais e nitrognio. Por isso, com dvida, prefervel no usar qualquer tipo de fertilizante (tendem fornecer nitrognio) e temos de assegurar que o solo cultivado no termine salinizado com a gua da irrigao.

No que diz respeito quantidade de substrato a ser utilizado, em princpio, pode ser usado um pote de entre 10 e 15 cm preenchido com a mistura que temos preparado. O substrato deve ser constantemente mido, especialmente durante a poca de crescimento (primavera/vero).

Para garantir que o solo est constantemente mido voc pode utilizar um pires de cerca de 5 cm altura, o que se colocar o pote, encher o pires de gua a uma altura de cerca de 3 cm e de repor gua para quando ela tiver desaparecido do prato. Inicialmente eu sempre mantive o pires cheio de gua e o resultado foi to ruim, provavelmente por excesso de umidade, pois apareceu bolor no topo do substrato. Em geral, apenas quando se verifica que o topo do substrato est um pouco seco, quando dever encher o pires com gua.

essencial nunca descuidar da umidade do substrato, pois se deixarmos sem rega durante um longo perodo de tempo, as razes vo morrer rapidamente.

O pote utilizado para cultivo prefervel que no seja de argila. Neste caso, os minerais contidos no pote acabam afetando o substrato sendo dissolvido na gua e, assim, afetar negativamente a planta. Para o cultivo de Dionaea muscipula prefervel a utilizao potes plsticos que, alm de no ter qualquer tipo de minrio, contribuem na reteno de gua por mais tempo.

2.2 - Irrigao

Como j foi referido no pargrafo anterior, a irrigao no deve proceder de uma forma convencional, mas atravs de gua em um pires, a fim de que o substrato "chupe" atravs do orifcio no pote, a gua que a planta precisa. Dado o habitat pantanoso natural da Dionaea muscipula, esta forma de gua "de baixo para cima" perfeitamente natural para esta planta.

Dependendo do local de cultivo, a gua da torneira pode no ser adequada, pois muito grande a presena de cloro e pode acabar afetando a planta. Provavelmente o que mais adequada a utilizao de guas da chuva, o que pode ser armazenado em recipientes hermeticamente fechados, mas, como isso pode ser trabalhoso, pode ser uma alternativa aceitvel utilizar gua destilada ou gua da torneira, deixando esta descansar por 48 horas para a retirada do cloro.

7 de 27

21/05/11 04:23

Notas para a cultura:

http://viewer.zoho.com/gettempcontent.do?genurl=i9862b19...

A princpio utilizava gua mineral e a planta foi se desenvolvendo bem, mas s depois de algumas semanas que mudei para gua destilada. Como eu li em vrios lugares, em caso de uso de gua mineral ou torneira aconselhvel fazer transplante, a fim de ser trocado o substrato por causa do cloro e sais minerais que prejudicam a planta.

A planta precisa de gua muito limpa. Claro que no aconselhvel a recuperao de gua da chuva que cai das goteiras, uma vez que pode conter muitas impurezas.

Em qualquer caso, se voc dispe de um medidor de pH, a melhor coisa que pode ser feito controlar do pH da gua de irrigao, tentando manter-se entre 5,5 e 6, uma vez que outros valores, maior ou menor pode afetar negativamente o crescimento da planta.

Em princpio, se as armadilhas so verdes demais, muitas vezes um sinal de que voc est usando uma gua muito alcalina, enquanto que, se forem vermelhas demais um sinal de que a gua utilizada muito cida. No entanto, na maior parte dos textos que foram consultados, foi negado a existncia deste tipo de relao entre tipo de gua com a cor das armadilhas da planta e indicou que o que realmente influencia o tipo de iluminao recebida.

Para confirmar empiricamente a diferena entre usar gua de diferentes tipos, fiz um simples experimento. Eu comprei um produto qumico que me permitiu descobrir o valor aproximado do pH da gua e usei em trs diferentes tipo de gua.

Primeiro eu tentei com gua corrente (tirado diretamente da torneira) e obteve um valor aproximado de pH 7 e, em seguida, repetir a experincia com gua mineral, e o resultado foi de cerca de pH 6,5; finalmente tentei com gua destilada e, neste caso, o valor obtido foi pH 5,7, justo o que a Dionaea Necessita! Concluso: No uso qualquer tipo de gua a no ser a destilada.

Em qualquer caso, que ele iria fazer mais danos a uma planta carnvora gua fornecida que ela est contaminada por produtos qumicos ou que possuem grandes quantidades de minerais, conseqentemente, alm de controlar o pH, seria interessante fazer um estudo chamado PPM (partculas por milho) de modo que possamos saber a quantidade de sais minerais que contm na gua e, portanto, saber se a gua aconselhvel (poucos minerais) ou no (muitos minerais).

8 de 27

21/05/11 04:23

Notas para a cultura:

http://viewer.zoho.com/gettempcontent.do?genurl=i9862b19...

2.3 - Iluminao

Definitivamente a Dionaea muscipula gosta do sol e portanto, deve estar em um local onde recebe os raios de sol diretamente durante cerca de 6 horas por dia, o melhor lugar para que ela cresa perto de uma janela onde "entre" sol.

A cor das folhas e armadilhas depende diretamente da qualidade da iluminao que a planta receber e por isso que prefervel que o seja sol do incio da manh e do final da tarde, mas sempre que possvel, melhor evitar o sol forte do meio dia.

No entanto, a cor das armadilhas da Dionaea muscipula um assunto muito delicado, porque, segundo os conhecedores, alm da iluminao, outros fatores podem influenciar. Existe uma grande coincidncia na seguinte relao: mais luz = armadilhas mais vermelha; menos luz = armadilhas mais verdes. No entanto, tambm existem aqueles que dizem que, para alm de fatores externos, o prprio patrimnio gentico da planta pode afetar a cor que suas armadilhas apresentam.

Claro que a recomendao indicada nos nmeros anteriores deve ser diferenciada em funo das condies climticas onde se cultivam as Dionaea. Alm disso, a recomendao da abundncia da luz vlida apenas para o perodo de plena atividade da planta, uma vez que durante a dormncia, a luminosidade desejvel dever ser muito mais baixa.

Na ausncia de um local onde as plantas podem receber luz natural, tambm possvel usar luz artificial, mas, sempre que possvel, usar luz natural, pois a Dionaea cresce melhor recebendo luz natural.

9 de 27

21/05/11 04:23

Notas para a cultura:

http://viewer.zoho.com/gettempcontent.do?genurl=i9862b19...

2.4 - Clima

As plantas adquiridas em viveiros e floristas no provm de cultivo no local onde foi comprada, mas de "estabelecimentos industriais", que as reproduzem de uma forma macia atravs de cultura de tecidos. Por isso, quando a Dionaea finalmente chega para a casa onde ela ser cultivada, pode haver um problema de aclimatao j que a planta vem de condies ambientais muito especiais.

Em qualquer caso, cautelosamente, deve ser instalado o mais rapidamente possvel um local que tem um clima semelhante ao que existe no seu habitat original. Isto , constante umidade e temperaturas quentes. Durante as primeiras semanas necessrio observar as plantas regularmente para estar alerta para eventuais incidentes.

Para obter um ambiente mido a melhor opo colocar o pote em um recipiente com gua destilada, enquanto que a melhor maneira de obter uma temperatura quente a utilizao do sol. Em qualquer caso, temos que usar o aquecimento solar, que essencial para aumentar controle sobre a umidade.

difcil estabelecer de forma inequvoca uma temperatura ideal para cultivar Dionaea, mas pode se ver que, durante o Vero, a Dionaea cresce bem entre 18C e 26C durante o dia e, uma vez que a planta gosta das mudanas de temperatura, desejvel que as temperaturas a noite, variem entre 5C e 10C.

10 de 27

21/05/11 04:23

Notas para a cultura:

http://viewer.zoho.com/gettempcontent.do?genurl=i9862b19...

3 - Uma planta que a caa

Sem dvida a principal atrao do Dionaea muscipula a sua capacidade para caar insetos. No final do sculo XIX foi divulgada esta caracterstica e as notcias causaram um impacto real a nvel mundial. Agora, bem conhecido da sua existncia, mas quando voc olha diretamente, ainda hoje continua a causando um grande impacto.

3.1 - A descoberta

O livro: "Insectivorous Plants" publicado por Charles Darwin, no ano de 1875, popularizou um tipo de planta que, de algum modo, desempenhou um papel importante como a prova viva de sua teoria da evoluo das espcies: Plantas capazes de comer insetos!

Ento Darwin gastou um bom nmero de anos de estudo destas plantas, conduzindo exaustivos experimentos para caracterizar seu comportamento e chegar a uma concluso de que, de uma forma muito simplificada, podemos resumir que estas plantas tm evoludo de modo a que chegou a completar a sua dieta comendo insetos.

A comunidade cientfica no final do sculo XIX, apesar da evidncia do trabalho de Darwin, duvidou do desenvolvimento das capacidades evolutivas de certas plantas, no entanto, a imaginao popular rapidamente consolidou-se com a idia, tanto assim que a influente revista americana Weekly intrigou seus leitores com uma srie de artigos que ostentam o ttulo provocativo "El rbol come-hombres de Mindanao".

Hoje em dia, ningum pe em questo o trabalho de Charles Darwin, mas continua havendo certa fascinao de que algumas plantas podem evoluir a ponto de se alimentam de insetos. Algumas das vezes em uma forma passiva (atraindo os insetos para eles prprios carem na armadilha) e, por vezes, de forma ativa (participando diretamente no processo de caa).

11 de 27

21/05/11 04:23

Notas para a cultura:

http://viewer.zoho.com/gettempcontent.do?genurl=i9862b19...

No caso da Dionaea muscipula o processo de caa totalmente de forma ativa e um verdadeiro milagre da evoluo. A Dionaea pertence famlia da Drosera que, na verdade, so todas elas plantas insetvoras, porm, geneticamente falando, a relao entre a Drosera e Dionaea muscipula pode ser comparvel relao entre as diversas espcies macacos e seres humanos.

3.2 - As armadilhas

A Dionaea muscipula possui folhas modificadas, formada por dois lbulos sob a forma de mandbula com espinhos alargados e pontiagudos em sua extremidade (dentes).

No centro de cada um de seus dois lbulos, tem trs pequenos plos sensveis que ajudam a detectar as presas que chegam atradas pelo nctar doce que produzido pela planta.

Quando uma presa toca dois plos de uma s vez, ou duas vezes o mesmo plo, ativa a um processo de mudana na presso da gua no interior da planta, o que leva a compresso dos lbulos, fechando-os a fim de que o inseto se encontra no interior dos lbulos no fuja.

Em seguida, o prprio movimento da presa estimula a secreo de sucos digestivos que servir para que o inseto seja digerido por algumas glndulas por vrios dias, dependendo do tamanho do inseto.

Depois que o processo de digesto finalizado, os lbulos se re-abrem e a armadilha volta posio para capturar novas presas.

Simplesmente maravilhoso! No admira que houvesse pessoas que no podiam acreditar quando
12 de 27 21/05/11 04:23

Notas para a cultura:

http://viewer.zoho.com/gettempcontent.do?genurl=i9862b19...

Darwin descreveu este comportamento.

3.3 - Relao custo/benefcio

Todo este processo de captura e digesto benfico para as plantas, porque esta alimentao suprime os escassos nutrientes fornecidos pelo substrato onde habita. Mas, embora o movimento da planta durante a caa relativamente pequeno, o gasto energtico grande, por isso totalmente desaconselhvel forar o fechamento das armadilhas artificialmente.

Tambm no se preocupe se a planta cultivada no caa por seus prprios meios. A Dionaea muscipula pode sobreviver por meses sem perfeitamente capturar insetos e, claro: Nunca devemos aliment-la com carne, gemas de ovos, ou qualquer outro alimento a no serem insetos!

Os insetos que servem de alimentos para a planta especialmente til quando a planta est em perodos de forte crescimento, mas, se a Dionaea no caa por conta prpria, nada acontece porque ele utiliza o alimento produzido por fotossntese, como qualquer outra planta. Ela pode crescer mais lentamente ou produzir menos sementes, mas isto ser muito menos prejudicial para

13 de 27

21/05/11 04:23

Notas para a cultura:

http://viewer.zoho.com/gettempcontent.do?genurl=i9862b19...

ela do que uma dieta inadequada.

4 - Reproduo e Transplantes

Na natureza a Dionaea muscipula, como todas as plantas, s podem garantir a sua sobrevivncia mediante sua reproduo. Quando cultivadas em vasos, a subsistncia da planta passa por um processo mais ou menos igual, tendo-se o cuidado de substituir o substrato provavelmente deteriorado.

4,1 - Reproduo da Dionaea muscipula

A Dionaea muscipula pode se reproduzir naturalmente, isto , atravs de um processo em que ocorrer na polinizao da parte feminina de uma flor procedente da parte masculina da outra, inclusive da mesma flor; forma assexuada: atravs de tecidos ou de reproduo vegetativa da cultura. Nos pargrafos seguintes, veremos as principais caractersticas de ambos os procedimentos.

4.1.1 - Reproduo sexual

14 de 27

21/05/11 04:23

Notas para a cultura:

http://viewer.zoho.com/gettempcontent.do?genurl=i9862b19...

A reproduo sexual de Dionaea muscipula se baseia em duas etapas: em primeiro lugar temos de obter a flor que produza sementes e, em seguida, necessrio alcanar a germinao das sementes.

4.1.1.1 - Produo de sementes

A Dionaea muscipula uma erva perene e carnvora, mas quanto a sua reproduo sexual, comporta-se exatamente como qualquer outra planta. Por isso, consideramos que qualquer umas das suas flores existe tanto uma parte masculina, chamada estambres e tambm uma parte feminina, denominado pistilo.

Se nos concentrar-mos nos ESTAMBRES:

Cada flor da Dionaea muscipula normalmente tem cerca de 15 estambres (entre 10 e 20), e cada um est dividido em dois elementos principais:

I - O filamento uma seo taluda, cuja nica misso de colocar o plen a uma altura adequada para permitir que seja feito o processo de polinizao por insetos, ou mesmo simplesmente por via area.

II A antera, localizado na ponta do filamento, que o elemento que produz plen que, de alguma forma, deve transportar-se para a parte feminina a fim de se produzir a polinizao.

O Plen normalmente tem cor amarela e constitudo por uma srie de gros muito pequenos que so as clulas reprodutivas masculinas da planta.

15 de 27

21/05/11 04:23

Notas para a cultura:

http://viewer.zoho.com/gettempcontent.do?genurl=i9862b19...

O Pistilo a parte reprodutora feminina e, portanto, mais complexa do que os estambres. Cada flor tem um nico pistilo, a qual formada por trs partes principais:

I - O Estigma da ponta pegajosa do pistilo tem como nica misso atrair e reter temporariamente plen.

II - O estilo a poro o fina localizada no meio do pistilo, por l que cair o plen preso pelo estigma.

III - O ovrio est na base do pistilo, e deve ser considerado como o elemento reprodutor da flor.

No interior do ovrio se encontra o vulo que, quando o plen chegue a ele estar fecundado e produzir sementes.

16 de 27

21/05/11 04:23

Notas para a cultura:

http://viewer.zoho.com/gettempcontent.do?genurl=i9862b19...

As flores da Dionaea muscipula crescem em inflorescncias (racimos) que nascem entre 3 e 10 cantos, chamados caules, que so responsveis por sustentar cada uma das flores do racimo.

As flores tm simetria radial, ou, em outras palavras, simetria ao redor de um ou mais centros (neste caso, 5 radios), e cada flor tem cinco ptalas, portanto, dito que so flores pentmeras.

Aproximadamente cinco semanas depois de terem flores secas, observamos os frutos-cpsula atingem o seu ponto de maturidade e produzem pequenas sementes negras.

17 de 27

21/05/11 04:23

Notas para a cultura:

http://viewer.zoho.com/gettempcontent.do?genurl=i9862b19...

4.1.1.2 - Germinao de sementes

O processo de germinao das sementes da Dionaea muscipula pode ser muito divertido, mas tambm pode ser muito frustrante, se tiver quantidade suficiente de sementes melhor utilizar apenas uma frao delas e reservar as outras para futuras tentativas.

Para garantir melhores resultados podem optar por utilizar algum tipo de hormnios ou outras solues qumicas, no entanto, esta nota vai limitar a descrever a germinao de sementes atravs de um procedimento simples, quase natural.

Vamos dizer que os trs elementos que mais influenciam a germinao das sementes so as seguintes:

-- Luz: Quanto mais o melhor, mas muita luz no significa necessariamente muito sol. -- Umidade: A semente precisa de muita umidade, mas no deve ser utilizado um recipiente muito encharcado, pois, dentre outras coisas, leva ao aparecimento de bolor. -- Nutrientes: Os nutrientes bsicos para a germinao das sementes se encontram em suas prprias sementes, logo, para germinar ser incluso um mtodo neutro.

O procedimento bsico para a germinao das sementes da Dionaea muscipula seme-la na superfcie do substrato escolhido (musgo ou simplesmente algodo/papel absorvente), e depois simplesmente deve molhar gotas de gua destilada, tornando o substrato molhado, mas sem chegar ao encharcamento.

18 de 27

21/05/11 04:23

Notas para a cultura:

http://viewer.zoho.com/gettempcontent.do?genurl=i9862b19...

Este processo de umidificao ser repetido sempre quando o substrato comear a ficar seco e manter o mtodo de germinao em um local bem iluminado (sem grande impacto direto do sol) e com uma temperatura entre 20C e 25C. O resultado ser de algumas sementes germinadas aps algumas semanas decorridas.

Quantas semanas? Quantas sementes? Depende!

O nmero de semanas em funo da iluminao, temperatura, umidade... E muitos outros fatores, por isso no possvel precisar exatamente quantas semanas sero necessrios para germinar as sementes. Em qualquer caso, aconselhvel ter pacincia!

No que diz respeito ao percentual de sementes que germinam, tambm no podemos dizer nada preciso, porm, se as sementes utilizadas so frescas, ou seja, recm colhidas, a taxa de sucesso no muito mais alto, digamos que s germinem entre 5% e 20% das sementes plantadas.

Se voc quer melhorar essa porcentagem, pode optar por implementar algo chamado de estratificao fria, em termos coloquiais, apenas para "enganar" as sementes para que creiam que tenha passado o inverno e germinem melhor (mant-las algumas semanas na geladeira).

19 de 27

21/05/11 04:23

Notas para a cultura:

http://viewer.zoho.com/gettempcontent.do?genurl=i9862b19...

Parece que a aplicao deste procedimento de estratificao fria aumenta a taxa de germinao em at 80%.

Em resumo, a estratificao fria consiste nas seguintes quatro fases:

Fase I: semear as sementes na superfcie do ambiente mido para a germinao (eu uso o papel de cozinha), deixando entre 1 e 3 dias a uma temperatura de 20C.

Fase II: Colocar a cultura na geladeira a uma temperatura entre 0C e 5C durante 6 ou 8 semanas. Verificar se no parece fungos e se necessrio, aplicar um fungicida s sementes, com uma dose no muito alta para no danific-las.

Fase III: Aps este processo, colocar o recipiente em um lugar com muita luz a uma temperatura entre 20C e 25C e 100% umidade (sem encharc-las) por vrias semanas.

Fase IV: Transplantar quando as plantas tiverem 3 folhas autnticas (se for utilizado como meio de germinao papel absorvente ou algodo, o transplante deve ser feito antes, pois a nova planta pode morrer por falta de nutrientes).

4.1.2 - Reproduo assexuada

Em algumas ocasies a Dionaea muscipula produz brotos que do origem a novas plantas, que podem ser convertidas em plantas individuais distintas da planta me. O melhor momento para realizar a separao da planta no final do inverno ou no incio da primavera. Em qualquer caso, antes da separao, fundamental verificar se a nova planta tem o seu prprio sistema de razes ou ela no prosperar.

20 de 27

21/05/11 04:23

Notas para a cultura:

http://viewer.zoho.com/gettempcontent.do?genurl=i9862b19...

Outra possibilidade para reproduzir de forma assexuada uma Dionaea muscipula cortar uma folha na primavera ou incio do vero. Para garantir que a nova folha d origem a uma nova planta imprescindvel arranc-la por completo, ou seja, melhor dar um pequeno puxo na folha para garantir que a folha seja cortada com uma poro razovel do rizoma (parte inferior da planta).

Em seguida, coloque a folha em cima do substrato (com o topo para cima) cobrindo a base da folha com uma pitada de substrato. Literalmente plant-la.

Temos de manter a folha em um local com bastante luz e umidade elevada, pode ser usada uma cobertura plstica transparente para cobrir completamente o pote, mantendo assim sua umidade.

Depois de algumas semanas ser exibido um ou mais mudas na base da folha, ou at mesmo nas bordas da prpria folha. As novas mudas no devem ser transplantadas at ser visto que tenham crescido vrias folhas e que as razes foram desenvolvidas na nova planta. 4.2 - Transplante

O transplante se d por duas questes, a primeira quando o substrato estiver bastante velho, em torno de dois anos ou se a planta necessitar de um vaso maior.

H algumas formas de ser feito o transplante, a mais comum preparar o vaso com um substrato
21 de 27 21/05/11 04:23

Notas para a cultura:

http://viewer.zoho.com/gettempcontent.do?genurl=i9862b19...

novo, tirar a planta do vaso antigo, retirar o excesso do substrato antigo chegando bem prximo as razes, mas tendo o cuidado de no mexer nelas e pass-la pro vaso novo. H quem retira totalmente a planta e lava a raiz e torna a plant-la novamente num novo substrato.

No comeo devemos diminuir a quantidade de sol em que a planta exposta, at que ela se adapte novamente ao novo vaso.

5 - Hibernao

O perodo de hibernao da Dionaea muscipula uma das mais difceis fases do seu ciclo anual. Sem esta poca de "descanso" a planta ter uma vida muito curta e, na melhor das hipteses, no prximo ano ela vai estar menor.

Por isso, importante garantir que, seja natural ou artificialmente, a planta passe por um estado de hibernao a cada inverno.

5,1 - Hibernao natural

O perodo de hibernao da Dionaea muscipula ativado em funo das condies de luz e temperatura. Durante este perodo, registra-se um crescimento lento, muitas das armadilhas escurecem e morrem, outras secam, sem contar que pode acontecer de todas as armadilhas morrerem e as poucas armadilhas que sobrarem no iro fechar ou fecharo lentamente.

Todos estes sintomas, que parecem maus, so essenciais para o descanso da planta, que leva de trs a quatro meses para voltar ao estado saudvel, tendo assim seu renascimento na primavera seguinte.

22 de 27

21/05/11 04:23

Notas para a cultura:

http://viewer.zoho.com/gettempcontent.do?genurl=i9862b19...

No seu habitat, a planta entra num estado de hibernao de uma forma natural, mas, se ela cresce em um lugar onde Inverno frio no suficiente, pode-se forar a hibernao mantendo a Dionaea a uma temperatura entre 5C a 7C.

Em qualquer caso, no bom alterar o ritmo biolgico da planta, uma vez que pode "desorient-la", e acabar gerando problemas. A planta, de uma maneira ou de outra, deve passar por um nico perodo de hibernao cada ano e, se possvel, desejvel que este perodo coincida com o inverno.

5. - Hibernao artificial

Se a Dionaea muscipula cultivada em um vaso, em um terrrio, no patamar de uma janela ou em um jardim, onde as condies meteorolgicas no permitem que a planta hiberne de uma forma natural, imprescindvel forar a hibernao da planta para evitar excesso atividade que acabar prejudicando ela a mdio/longo prazo.

5.2.1 - No exterior

Se a temperatura exterior varia substancialmente entre 5C e 15C, a hibernao pode ser feito de uma forma natural como no seu habitat, mas proteg-la sempre que possvel de geadas que podem ocorrer com o tempo. Ou seja, neste caso, o perodo dormncia ser feito no exterior da casa.

Durante a hibernao, a irrigao no deve ser excessiva, a nica coisa que tm a fazer durante esses meses cuidar para que o substrato no fique muito seco, mas nuca deix-lo encharcado.

23 de 27

21/05/11 04:23

Notas para a cultura:

http://viewer.zoho.com/gettempcontent.do?genurl=i9862b19...

5.2. - Em uma geladeira

Se a temperatura exterior principalmente inferior a 5C ou superior a 15C, deve ser extrado do vaso e da planta todas as folhas secas, mas apenas as folhas secas, e aplicar de um fungicida, para evitar o aparecimento de fungos. Coloc-la em um saco plstico transparente e bem fechado, mas tomando o cuidado de no deixar as armadilhas em contato com o plstico

Durante quatro meses do inverno, a planta dever ficar qualquer lugar da geladeira (mas nunca no congelador), mas garantindo sempre que a temperatura ser mantida permanentemente a 7C. preciso ter muito cuidado para que a temperatura no seja muito menor do que o indicado.

Deve verificar-se o interior da sacola a cada 10 ou 12 dias para olhar se no aparecem fungos e, se aparecer, deve-se re-aplicar fungicida.

Ao passar o perodo de dormncia, entre trs e quatro meses aps o incio hibernao, retirar a planta e recoloc-la novamente em seu lugar, lembrando que no se deve exp-la a sol direto at que a planta se adapte novamente.

6 - Pragas e Doenas

A Dionaea muscipula no uma planta muito delicada e, por tanto, se cultivada devidamente, nos ser freqentemente afetada por doenas ou pragas. No entanto, deve ser cuidadoso e acompanhar regularmente o seu estado de sade.

Fungos: Provavelmente, o problema que ocorre com mais freqncia so fungos. A umidade excessiva, sobretudo no Inverno, pode provocar o aparecimento de bolor que devem ser tratados em duas respectivas maneiras: em primeiro lugar, eliminando todas as partes afetadas e a segunda cuidar do arejamento do local, para evitar novas ocorrncias.

Alm disso, como regra geral, para evitar a presena de fungos altamente recomendvel manter as instalaes limpas, o que conseguido atravs da remoo das partes mortas o mais rpido possvel.

24 de 27

21/05/11 04:23

Notas para a cultura:

http://viewer.zoho.com/gettempcontent.do?genurl=i9862b19...

Insetos: Embora possa parecer uma contradio, uma planta que alimenta de certos insetos, como a Dionaea muscipula, tambm pode ser vtima de outros insetos. Em geral, estamos falando de grandes insetos como lagartas, que deve ser encontrada e simplesmente eliminadas uma a uma.

Mas tambm pode haver problemas com outros pequenos insetos como pulges ou cochonilhas que sugam a seiva das plantas e a enfraquecem. Se esta situao acontecer, no temos nenhuma outra escolha seno a aplicar um inseticida e uma vez que o problema seja resolvido, deve-se lavar a planta para remoo do inseticida.

Vrus: Outro problema muito mais grave vrus, cujo efeito foi observado quando se avalia deformidade da planta numa forma contnua. Felizmente, no freqente a sua ocorrncia, assim como no h solues para caso.

OUTRAS FOTOS

25 de 27

21/05/11 04:23

Notas para a cultura:

http://viewer.zoho.com/gettempcontent.do?genurl=i9862b19...

Material retirado e traduzido por Cabrini do site: http://www.geocities.com

26 de 27

21/05/11 04:23

Notas para a cultura:

http://viewer.zoho.com/gettempcontent.do?genurl=i9862b19...

/venusatrapamoscas/

27 de 27

21/05/11 04:23

Вам также может понравиться