Вы находитесь на странице: 1из 12

Roteiro Primeiros Socorros |Aulas 6/9: Avaliao de vtimas Anlise primria teoria e prtica.

a. | Aulas 13/14: Avaliao de vtimas - Anlise Secundria - teoria e prtica. |Aulas 15/19: Reanimao 1 cardiopulmonar e desobstruo de vias areas para adultos, crianas e bebs - teoria e prtica. ESS 2011 4 BPM/I| 1Sgt PM GROSSI 12GB/SEO DE OPERAES Programao Primeiros Socorros Acesse o material didtico: - Aulas para visualizao na Internet: - Anatomia | Primeiros Socorros - Defesa Civil | Preveno e Combate a Incndio Material de apoio para acompanhamento das Aulas: Procedimentos Operacionais Padro DOWNLOAD Manuais do Participante DOWNLOAD Apostila ESS DOWNLOAD Boa respirao: (verificar se a vtima respira, e se no respirar, efetuar duas ventilaes de resgate); Circulao: verificao de sinais de circulao, que so tosse, movimentos e a prpria respirao. Verificar tambm a presena de grandes hemorragias. Os eventuais problemas devem ser observados pela ordem de importncia: 1) Conscincia Chamar pelo menos trs vezes, tocando simultaneamente no ombro da vtima com uma mo, enquanto a outra apoia a cabea, depois verificar se a vtima est ou no consciente.

Diferena: Urgncia/Emergncia
Aulas 06/09: Avaliao de vtimas - Anlise Primria Teoria e Prtica. Captulo V: Avaliao de vtimas anlise primria
Material de Distribuio

Objetivos: Ao finalizar o captulo, o aluno ser capaz de: 1. Efetuar a avaliao inicial de vtimas pelo mtodo da anlise primria; 2. Demonstrar numa simulao a anlise primria. 1. ANLISE PRIMRIA 1.1 Definio A anlise primria o exame rpido realizado pelo policial militar p ara detectar problemas que ameaam a vida de vtimas de acidente ou enfermidade imprevista, em curto prazo.

No se preocupar com o nvel de conscincia. Se a vtima no responde, abrir as vias areas por meio de uma das trs manobras (extenso da cabea, elevao da mandbula ou trao do queixo):

Extenso da cabea [1socorrista/clnico] 1.2 Passos para a realizao da anlise primria Comece pelo A B C da Anlise Primria: Alerta: (verifique nvel de conscincia da vtima), Acionar imediatamente o socorro se o adulto no estiver consciente e; Abrir vias areas: (liberao das vias areas para que a vtima respire adequadamente);

Elevao da mandbula [2socorristas/trauma]

Material de apoio para consultas: http://www.gliceugrossi.net [SENHA: ESS2011]

treinamento@gliceugrossi.net

Roteiro Primeiros Socorros |Aulas 6/9: Avaliao de vtimas Anlise primria teoria e prtica. | Aulas 13/14: Avaliao de vtimas - Anlise Secundria - teoria e prtica. |Aulas 15/19: Reanimao 2 cardiopulmonar e desobstruo de vias areas para adultos, crianas e bebs - teoria e prtica. ESS 2011 4 BPM/I| 1Sgt PM GROSSI 12GB/SEO DE OPERAES para que sejam tratados imediatamente os problemas que ameaam a vida d a vtima. Se detectados eventuais riscos vida da vtima, estes devero ser controlados antes de se proceder anlise secundria. O policial militar sempre deve chamar ajuda, caso a vtima esteja inconsciente. Trao do queixo [1socorrista/trauma] 2) Respirao - Procurar ver, ouvir e sentir a respirao da vtima 2. CUIDADOS ESPECIAIS PARA CASOS DE TRAUMA Posicionamento da vtima: A melhor maneira de se realizar a anlise primria com a vtima na posio de decbito dorsal. Caso seja necessrio, o policial militar dever posicion-la adequadamente. Nos casos de trauma, antes de se iniciar a anlise primria, o policial militar deve se preocupar em imobilizar manualmente a cabea da vtima para prevenir danos na medula espinhal. 3) Sinais de Circulao Observar se h sinais de circulao, tais como respirao, tosse, movimento e pulso carotdeo. Quando no houver informaes seguras sobre o que ocorreu com a vtima, esta deve ser tratada como sendo portadora de leso raquimedular. Poderemos movimentar vtimas com suspeitas de trauma se ela estiver em local de risco para si ou para a guarnio, estiver em posio que obstrua suas vias areas ou para acessar outra vtima mais grave. VI Avaliao de vtimas anlise secundria Aulas 13/14: Avaliao de vtimas - Anlise Secundria Teoria e Prtica. Objetivos: Ao finalizar o captulo, o aluno ser capaz de: 1. Descrever os passos para a realizao da anlise secundria; 2. Demonstrar numa simulao a anlise secundria. 1. ANLISE SECUNDRIA 1.1 - Definio o exame realizado pelo policial militar para descobrir leses ou enfermidades que podero ameaar a vida da vtima. A anlise secundria serve para obter informaes A anlise primria deve ser efetuada de forma rpida Material de apoio para consultas: http://www.gliceugrossi.net [SENHA: ESS2011] treinamento@gliceugrossi.net

4) Grandes hemorragias Observar e verificar se existem grandes hemorragias que possam ameaar a vida da vtima a curto prazo e necessitem ser controladas de imediato.

Roteiro Primeiros Socorros |Aulas 6/9: Avaliao de vtimas Anlise primria teoria e prtica. | Aulas 13/14: Avaliao de vtimas - Anlise Secundria - teoria e prtica. |Aulas 15/19: Reanimao 3 cardiopulmonar e desobstruo de vias areas para adultos, crianas e bebs - teoria e prtica. ESS 2011 4 BPM/I| 1Sgt PM GROSSI 12GB/SEO DE OPERAES sobre o estado da vtima, por meio de uma avaliao fsica feita no sentido da cabea aos ps, anlise dos dados obtidos durante a entrevista e observao dos sinais vitais. Quando o estado da vtima for crtico, o exame poder ser realizado durante o transporte. 1.2 Finalidade da anlise secundria Descobrir qual o problema (leso ou enfermidade) que afeta a vtima, para determinar o tratamento de primeiros socorros mais adequado, por meio da observao dos sinais e sintomas. 1) Sinal o reconhecimento objetivo do que se v, se sente, se ouve, se palpa ao examinar uma vtima. 2) Sintoma Sensao manifestada pela vtima que pode corresponder a uma enfermidade fsica ou mental, real ou imaginria. o que a vtima relata sentir. 1.3 - Etapas da anlise secundria A realizao da anlise secundria deve seguir 3 etapas inter-relacionadas: 1) Entrevista - a obteno de informaes atravs do questionamento direto da vtima, de testemunhas ou familiares acerca da natureza da enfermidade ou tipo de leso. Poder ser seguido o roteiro abaixo, para sua aplicao: a) Nome e idade da vtima (se menor, contatar os pais ou um adulto conhecido); b) O que aconteceu, qual a natureza da enfermidade ou leso? c) O que pode ser observado? d) O que aconteceu antes? e) Existe algum outro problema ou enfermidade atual? f) A vtima est fazendo algum tratamento mdico? g) A vtima toma algum remdio ou alrgica alguma substncia? h) Qual a ltima refeio da vtima? 2) Observao dos sinais vitais: Em princpio, os sinais vitais que devem ser observados pelo policial militar so apenas a existncia de sinais de circulao (tosse, movimentos) e de respirao normal. 3) Exame da cabea aos ps: Finalmente, o policial militar deve proceder a uma avaliao no sentido da cabea para os ps da vtima, observando, palpando, sentindo e ouvindo sinais e sintomas, com o objetivo de procurar deformidades, assimetria, rudos e odores anormais, etc. que possam identificar a leso ou a enfermidade sofrida. Para orientar o exame, poder se utilizar do seguinte roteiro: a) Examinar a cabea procurando cortes, deformidades, afundamentos ou outros sinais de trauma, etc.

a) Anlise do crnio

b) Anlise da face
b. Inspecionar as orelhas e o nariz (sada de sangue e ou lquido cefalorraquidiano, hematomas atrs da orelha, etc.); c. Examinar a face, verificando a cor e temperatura da pele (quente, fria ou normal), os olhos (dimetro das pupilas), plpebras descoloridas, equimoses (arroxeados) ao redor dos olhos; d. Inspecionar o interior da boca, procurando corpos estranhos, sangue, vmito; avaliar a presena de odores anormais, como no caso de coma diabtico, alcoolismo etc.; e. Avaliar a coluna cervical, procurando

Material de apoio para consultas: http://www.gliceugrossi.net [SENHA: ESS2011]

treinamento@gliceugrossi.net

Roteiro Primeiros Socorros |Aulas 6/9: Avaliao de vtimas Anlise primria teoria e prtica. | Aulas 13/14: Avaliao de vtimas - Anlise Secundria - teoria e prtica. |Aulas 15/19: Reanimao 4 cardiopulmonar e desobstruo de vias areas para adultos, crianas e bebs - teoria e prtica. ESS 2011 4 BPM/I| 1Sgt PM GROSSI 12GB/SEO DE OPERAES sangramentos, deformidades, pontos dolorosos palpao, etc.; f. Avaliar a regio do pescoo, verificando se h desvios de traqueia. g. Examinar o trax, procurando por fraturas, ferimentos, assimetria:

j. Examinar a costas, quando conveniente, procurando hemorragias ou leses bvias. k. Examinar os membros superiores desde o ombro at a clavcula, e desta at a ponta dos dedos, procurando por ferimentos, fraturas, deformidades, pontos dolorosos, etc.; 1.4 Regras para realizao da anlise secundria Durante a anlise secundria, o policial militar dever ter em m ente as seguintes regras: 1) No provocar danos adicionais; 2) Suspeitar de leso cervical em toda vtima de trauma consciente e tambm em toda vtima inconsciente; 3) Observar o que pode ser considerado anormal na conduta da vtima; 4) Estar atento mudana de estado de conscincia da vtima; 5) Estar atento mudana na cor da pele da vtima; 6) Observar eventuais deformidades e posies anormais ou inusuais; 7) Sempre que possvel, informar a vtima sobre a avaliao que est sendo feita; 8) No se esquecer de observar os sina is vitais; 9) Realizar o exame da cabea aos ps; 10) Considerar como sinal de leso na medula a falta de reflexos ou resposta apropriada a qualquer funo e a falta de movimentos e ou sensibilidade em membros. SOCORRISTA! Tais procedimentos so complexos. No se demore em acionar o socorro especializado ao detectar que adultos estejam inconscientes. Para crianas inconscientes, primeiro d o devido atendimento (RCP, etc) antes de acionar via fone o socorro especializado.

h. Examinar o abdome, procurando ferimentos, pontos dolorosos, rigidez, etc.

[Lembrar-se dos quadrantes abdominais] i. Examinar a deformidades. pelve, procurando fraturas e

Aulas 15/19: Reanimao cardiopulmonar e desobstruo de vias areas para adultos, crianas e bebs - Teoria e Prtica. Examinar os membros inferiores, procurando fraturas, sinais de hemorragia, pontos dolorosos. VII Reanimao cardiopulmonar e desobstruo de vias areas

Material de apoio para consultas: http://www.gliceugrossi.net [SENHA: ESS2011]

treinamento@gliceugrossi.net

Roteiro Primeiros Socorros |Aulas 6/9: Avaliao de vtimas Anlise primria teoria e prtica. | Aulas 13/14: Avaliao de vtimas - Anlise Secundria - teoria e prtica. |Aulas 15/19: Reanimao 5 cardiopulmonar e desobstruo de vias areas para adultos, crianas e bebs - teoria e prtica. ESS 2011 4 BPM/I| 1Sgt PM GROSSI 12GB/SEO DE OPERAES Objetivos: Ao finalizar o captulo, o aluno ser capaz de: 1. Aplicar manobra de reanimao cardiopulmonar em vtimas de parada cardiorrespiratria; 2. Realizar manobras de desobstruo de vias areas em vtimas inconscientes; 3. Realizar manobras de desobstruo de vias areas em vtimas conscientes. 1. PARADA CARDIORRESPIRATRIA A ausncia de movimentos cardacos e respiratrios (parada cardiorrespiratria) denominada morte clnica. Nesse estado, possvel que uma vtima ainda possa ser recuperada, devido a uma espcie de reserva vital de oxignio que possumos em nosso organismo. O corpo humano pode permanecer alguns minutos sem respirao e circulao de sangue; nesse tempo, que varia de pessoa para pessoa, devem ser imediatamente aplicadas as manobras de reanimao. O tempo crtico para iniciar as manobras est relacionado a fatores diversos, como a causa da parada cardiorrespiratria, compleio fsica da vtima, sua condio de sade, meio ambiente e outros, porm deve estar entre 4 a 6 minutos aps a morte clnica. Passado esse perodo, inicia-se a chamada morte cerebral, que a degenerao das clulas cerebrais pela falta de oxigenao. A morte cerebral definitiva e irreversvel. A parada cardiorrespiratria poder ser consequncia de uma obstruo da respirao. Uma vtima poder deixar de respirar devido a vrios fatores, como: distrbios neurolgicos ou musculares, intoxicao, afogamento, obstruo das vias areas por corpos estranhos ou pela prpria lngua, etc. fundamental que haja o atendimento imediato de uma vtima com parada respiratria, para evitar a parada cardaca e a morte cerebral. 1.1 Obstruo Respiratria por diversos fatores, tais como a prpria lngua da vtima, doenas do sistema respiratrio, corpos estranhos, leses das mucosas por inalao de fumaa, edema de glote. A obstruo poder ser parcial ou total. Nos casos simples (obstruo parcial), a desobstruo das vias areas poder ser feita por qualquer pessoa, manualmente ou apenas o incentivo tosse. Tais procedimentos podero ser suficientes para salvar a vida de uma vtima, entretanto a liberao manual das vias dever ser feita por uma das manobras abaixo: 1) Manobra de extenso da cabea Indicada para situaes em que no h a possibilidade de leso cervical. Colocar os dedos (indicador, mdio e anular) no queixo da vtima, empurrando-o suavemente para cima, enquanto a palma da outra mo apoia a testa, estendendo a cabea da vtima para trs, em seguida com o dedo indicador e polegar efetuar a abertura da boca da vtima e inspecionar visualmente. 2. REANIMAO CARDIOPULMONAR - RCP A reanimao cardiopulmonar (RCP) a manobra de recuperao indicada para os casos de parada cardiorrespiratria. Consiste na combinao da compresso torcica com a ventilao artificial. A interveno de um policial militar com conhecimento de RCP no atendimento de uma vtima de parada poder significar a diferena entre vida e a morte. A aplicao correta da manobra de RCP poder, portanto, salvar uma vida. O conhecimento da tcnica, a prtica e a dedicao podero tornar um policial militar diferente dos demais. Segundo a American Heart Association, no perodo de um ano, nos Estados Unidos, as doenas cardiovasculares provocam cerca de 900.000 mortes, e destas quase 500.000 ocorrem em consequncia de treinamento@gliceugrossi.net

Poder ocorrer obstruo das vias areas superiores

Material de apoio para consultas: http://www.gliceugrossi.net [SENHA: ESS2011]

Roteiro Primeiros Socorros |Aulas 6/9: Avaliao de vtimas Anlise primria teoria e prtica. | Aulas 13/14: Avaliao de vtimas - Anlise Secundria - teoria e prtica. |Aulas 15/19: Reanimao 6 cardiopulmonar e desobstruo de vias areas para adultos, crianas e bebs - teoria e prtica. ESS 2011 4 BPM/I| 1Sgt PM GROSSI 12GB/SEO DE OPERAES ataques cardacos fulminantes. Aproximadamente dois teros dessas mortes acontecem antes que as vtimas cheguem a um centro hospitalar. Muitas poderiam ser evitadas se elas tivessem recebido atendimento imediato ou alguma pessoa com conhecimento de RCP tivesse efetuado as manobras antes do socorro mdico de finitivo. Segundo a reportagem jornalstica de agosto de 2002, o mdico cardiologista, Dr. Agnaldo Pspico, informou que em torno de 700 (setecentas) mortes sbitas ocorrem no Brasil, diariamente, devido a complicaes cardacas. Conforme a Sociedade Brasileira de Cardiologia, em pesquisa realizada em 2005, a cada minuto uma pessoa morre vtima de problemas cardacos, sendo que este nmero dobrar em 2020. 2.1 Corrente da Sobrevivncia ATENO SOCORRISTA! Conforme a American Heart Association, Cadeia de Sobrevivncia para adultos engloba: A) acesso rpido do Servio Mdico de Emergncia, B) RCP rpida, C) Desfibrilao rpida D) Atendimento cardiovascular avanado rpido. Esta cadeia de sobrevivncia se modifica para o suporte bsico de vida em pediatria: A) Preveno; B) RCP rpida (cerca de cinco ciclos de compresso e ventilao), o que gira em torno de dois minutos de RCP, antes de deixar a criana/beb/RN sozinha para telefonar para o SME; C) Acionar o SME local; D) Atendimento cardiovascular avanado rpido. 2.2 Tcnicas para realizao de RCP por um socorrista: Aplicar a sequncia de procedimentos abaixo, para a correta execuo da RCP: 1) Posicionar a vtima deitada de costa s sobre superfcie rgida; 2) Liberar as vias areas utilizando-se da manobra adequada. Constatar a ausncia de respirao. Realizar duas ventilaes pelo mtodo boca a boca, com o uso de barreira facial:

A aplicao da RCP deve ser imediata aps a constatao da parada cardiorrespiratria, e, embora ela por si s no seja suficiente para salvar uma vida, constitui-se um elo fundamental da chamada corrente da sobrevivncia. Corrente da sobrevivncia a denominao dos recursos humanos e materiais necessrios para manter a vtima em condies de receber tratamento mdico e suporte avanado de vida. Compreende desde o acionamento dos servios de emergncia, passando pelas manobras de RCP, desfibrilao realizada no prprio local e finalmente a ateno de um especialista num hospital. Para um policial militar, a participao nos primeiros elos da corrente, ou seja, o acionamento do servio de emergncia mdica e a realizao da manobra de RCP podem ser to importantes quanto o tratamento hospitalar de suporte avanado de vida.

1) Iniciar imediatamente as compresses torcicas (e os ciclos de compresses e ventilaes de resgate) (AHA/2006). Para realizar a compresso, colocar as mos sobrepostas no centro do peito da vtima, entre os mamilos (para adultos isto obrigatrio, sendo que para crianas, isto facultativo).

Material de apoio para consultas: http://www.gliceugrossi.net [SENHA: ESS2011]

treinamento@gliceugrossi.net

Roteiro Primeiros Socorros |Aulas 6/9: Avaliao de vtimas Anlise primria teoria e prtica. | Aulas 13/14: Avaliao de vtimas - Anlise Secundria - teoria e prtica. |Aulas 15/19: Reanimao 7 cardiopulmonar e desobstruo de vias areas para adultos, crianas e bebs - teoria e prtica. ESS 2011 4 BPM/I| 1Sgt PM GROSSI 12GB/SEO DE OPERAES 2) Na ausncia de sinais de circulao, continuar com a RCP. Executar as compresses numa frequncia aproximada de 100 vezes por minuto. Alternar as compresses com as ventilaes, na razo de 30 compresses por 2 ventilaes (ciclo de 30x2) durante 02 (dois) minutos, antes de fazer nova anlise de sinais de circulao . (AHA/2006)

6) No interromper a RCP por mais de cinco segundos aps inici-la; 7) Somente interromper a RCP se a vtima recobrar os movimentos cardacos e respiratrios ou se algum (uma pessoa mais capacitada ou um mdico) assumir a vtima, mantendo a RCP; 2.4 Tcnicas para realizao de RCP por dois socorristas:

Detalhes que devem ser obrigatoriamente observados durante a realizao da RCP: 1) Colocar a vtima deitada de costas sobre uma superfcie rgida;

2) Abrir corretamente as vias areas para a entrada do ar e certificar -se que o ar est sendo enviado para o pulmo; 3) Cobrir totalmente a boca da vtima e prender o nariz para evitar que o ar saia durante a respirao boca a boca; 4) Posicionar corretamente as mos para a compresso torcica e execut-las com a intensidade correta para adultos de 3 a 5 cm de depresso no osso esterno

A RCP poder ser aplicada por dois socorristas. Nesse caso, todas as etapas de avaliao da vtima sero as mesmas. O primeiro socorrista a abordar a vtima efetua a anlise primria e, ao constatar a parada cardiorrespiratria, executa as ventilaes necessrias e permanece monitorando a respirao da vtima. O outro socorrista posiciona-se, sempre que possvel, do lado oposto e assume as compresses torcicas. A frequncia, intensidade e o ritmo das compresses e ventilaes so independentes do nmero de socorristas.

5) Utilizar a frequncia e o ritmo corretos

Material de apoio para consultas: http://www.gliceugrossi.net [SENHA: ESS2011]

treinamento@gliceugrossi.net

Roteiro Primeiros Socorros |Aulas 6/9: Avaliao de vtimas Anlise primria teoria e prtica. | Aulas 13/14: Avaliao de vtimas - Anlise Secundria - teoria e prtica. |Aulas 15/19: Reanimao 8 cardiopulmonar e desobstruo de vias areas para adultos, crianas e bebs - teoria e prtica. ESS 2011 4 BPM/I| 1Sgt PM GROSSI 12GB/SEO DE OPERAES 2.5 Troca de posio entre dois socorristas Os socorristas devem se revezar no papel de compressor, aproximadamente a cada 02 (dois) minutos ou 05 (cinco) ciclos de RCP-30X2 (AHA/2006). Nesse caso, o socorrista que ventila ao trmino de 01 (um) assume o posicionamento para a compresso torcica. 2.6 - Erros mais frequentes na execuo da RCP A realizao imprpria ou inadequada da RCP poder agravar a situao da vtima e prejudic-la seriamente. So erros mais frequentes: 1) No solicitar socorro especializado imediatamente ou retardar o transporte; 2) Posicionar incorretamente as mos, durante a compresso torcica, acarretando fraturas de costelas, leses em rgos torcicos e traumatismos abdominais; 3) Ventilar com fora ou rapidez excessivas, provocando a distenso do estmago, com consequente vmito e possibilidade aspirao pulmonar. 4) Comprimir o trax com fora e ritmo insuficiente para provocar a circulao sangunea; 5) Abrir de forma inadequada as vias areas, impossibilitando a correta ventilao; 6) Interromper desnecessariamente ou por tempo superior a 5 segundos as manobras de reanimao. 3. OBSTRUO DAS VIAS AREAS POR CORPO ESTRANHO OVACE 3.1 Obstruo das vias areas por corpo estranho em vtima consciente. No caso de obstruo parcial, a liberao manual das vias areas pelas tcnicas apresentadas ou o simples incentivo tosse podero resolver o problema. Indicado a ausncia dos sinais de circulao, o outro socorrista reinicia a RCP com as compresses torcicas. Se a vtima evoluir para uma obstruo total de vias areas, especialmente por restos de alimentos ou pequenos objetos, em vtimas ainda conscientes, a tcnica adequada para desobstruo das vias areas ser a Manobra de Heimlich.

Aquele que efetuava as compresses posiciona-se para as ventilaes e checa os sinais de circulao.

ATENO SOCORRISTA! Este procedimento (RCP com dois socorristas) requer mais experincia e treinamentos que a RCP sozinho, a qual mais fcil de executar. No se demore em iniciar a RCP. Mesmo que s, estando acompanhado.

Essa manobra consiste na compresso abdominal treinamento@gliceugrossi.net

Material de apoio para consultas: http://www.gliceugrossi.net [SENHA: ESS2011]

Roteiro Primeiros Socorros |Aulas 6/9: Avaliao de vtimas Anlise primria teoria e prtica. | Aulas 13/14: Avaliao de vtimas - Anlise Secundria - teoria e prtica. |Aulas 15/19: Reanimao 9 cardiopulmonar e desobstruo de vias areas para adultos, crianas e bebs - teoria e prtica. ESS 2011 4 BPM/I| 1Sgt PM GROSSI 12GB/SEO DE OPERAES executada pelo socorrista com a finalidade de promover uma tosse artificial pela elevao do msculo diafragma. Nesses casos, deve-se observar o seguinte: a) Constate a obstruo completa das vias areas; pergunte a vtima: Voc est engasgado? (AHA/2006); 3.2 Obstruo das vias areas por corpo estranho em vtimas conscientes gestantes, vtimas com trauma ou obesas. Para as vtimas gestantes ou muito obesas, que estejam conscientes, a desobstruo das vias areas dever ser realizada com a manobra de compresso torcica.

3.3 Obstruo das vias areas por corpo estranho em vtima inconsciente b) Se a vtima sinalizar afirmativamente, posicione-se por trs da vtima e apoie ambas as mos entre o umbigo e o processo xifide;

O socorrista iniciar a RCP para desobstruo das vias areas e sempre antes de fazer as ventilaes, tentar ver o objeto que esteja obstruindo as vias areas da vtima, removendo-o se conseguir v-lo. c) Comprima para dentro e em direo ao diafragma, sucessivamente, at que ocorra a desobstruo ou a vtima torne - se inconsciente.

O socorrista dever tambm, ao fazer uma ventilao com as vias areas da vtima j posicionadas, no obtendo a elevao do trax, o mesmo dever reposicionar a cabea da vtima com a manobra de elevao do queixo e extenso da cabea.

Procedimento tambm adequado para vtimas obesas e gestantes. Conforme a Associao Americana do Corao, Material de apoio para consultas: http://www.gliceugrossi.net [SENHA: ESS2011] treinamento@gliceugrossi.net

Roteiro Primeiros Socorros |Aulas 6/9: Avaliao de vtimas Anlise primria teoria e prtica. | Aulas 13/14: Avaliao de vtimas - Anlise Secundria - teoria e prtica. |Aulas 15/19: Reanimao 10 cardiopulmonar e desobstruo de vias areas para adultos, crianas e bebs - teoria e prtica. ESS 2011 4 BPM/I| 1Sgt PM GROSSI 12GB/SEO DE OPERAES vtimas com obstruo das vias areas normalmente j se encontram em parada cardiorrespiratria. 4 ATENDIMENTO DE VTIMAS COM IDADE ENTRE 0 E 8 ANOS - BEBS E CRIANAS Devido a diferenas antomo-fisiolgicas entre adultos, crianas e bebs, as tcnicas de reanimao e de desobstruo de vias areas variam de vtima para vtima. Consideramos adulto as vtimas com idade superior a 8 anos; crianas, entre 1 e 8 anos; e bebs, os menores de 1 ano. 4.1 RCP em crianas e bebs Na execuo da RCP em crianas e bebs, o policial militar dever observar as seguintes diferenas: a) Para Crianas 1) A intensidade das compresses torcicas para crianas de 01 a 08 anos (depresso no esterno) deve ser de 1/3 a da profundidade do trax (AHA/2006); 2) Executar para crianas de 01 a 08 anos os mesmos ciclos de compresses, ventilaes e frequncia que so utilizadas nos adultos, utilizando uma ou duas mos se necessrio.

2) Fazer os mesmos ciclos de compresses, ventilaes e frequncia que so utilizadas nos adultos;

Para menores de 01 (um) ano, a depresso do trax a mesma medida estimada acima. (AHA/2006) b) Para Bebs (acima de 28 dias at 01 ano): 1) Depresso no osso esterno, realizando a compresso com os dedos mdio e anular apoiados no esterno da vtima, tangenciando a linha imaginria entre os mamilos;

3) A cada cinco ciclos de 30X2, verificar se h sinais de circulao; 4) O ar utilizado para a ventilao somente o contido nas bochechas do socorrista. 5) Para recm nascidos, devemos aplicar RCP em 30 massagens X 02 ventilaes por 02 minutos, simultaneamente (sem pausa), utilizando-se 02 (dois) dedos e ventilao com ar da bochecha do socorrista. 6) Em dois socorristas sero feitas 15 compresses por 2 ventilaes durante dois minutos no atendimento de bebs (at 1 ano de vida) e crianas (de 1 a 8 anos). Conforme a revista CURRENTS, publicada em 2005, volume 01, edio especial, prefervel efetuar

Material de apoio para consultas: http://www.gliceugrossi.net [SENHA: ESS2011]

treinamento@gliceugrossi.net

Roteiro Primeiros Socorros |Aulas 6/9: Avaliao de vtimas Anlise primria teoria e prtica. | Aulas 13/14: Avaliao de vtimas - Anlise Secundria - teoria e prtica. |Aulas 15/19: Reanimao 11 cardiopulmonar e desobstruo de vias areas para adultos, crianas e bebs - teoria e prtica. ESS 2011 4 BPM/I| 1Sgt PM GROSSI 12GB/SEO DE OPERAES massagens cardacas em vtimas abaixo de 01 (um) ano utilizando-se ambos polegares, com ambas mos do socorrista envolvendo o trax da vtima, desde que haja outro socorrista para efetuar as ventilaes. 4.2 Obstruo de vias areas em crianas e bebs conscientes. Na execuo das manobras de desobstruo de vias areas em crianas e bebs que estejam conscientes, o policial militar dever observar as seguintes diferenas: a) Para Crianas: As compresses abdominais da Manobra de Heimlich podero ser realizadas com apenas uma das mos. 4.3 Obstruo das vias areas por corpo estranho em crianas e bebs inconscientes 1 Mtodo: Para as vtimas beb inconscientes, o socorrista utilizar, para desobstruo das vias areas as mesmas manobras acima descritas iniciando cada manobra com a verificao (visual) das vias areas. 2 Mtodo: Tambm utilizado para crianas inconscientes, o socorrista poder iniciar a RCP correspondente para desobstruo das vias areas. ATENO SOCORRISTA! Para todas as manobras de verificao de respirao normal, no se demore nessa verificao! Para cada ventilao que deva ser feita na ausncia de respirao normal, o socorrista deve aplicar 01 (um) segundo de ventilao, sendo que cada ventilao deve provocar a elevao do trax. (AHA/2006) b) Para Bebs: 1) A manobra se inicia com 5 tapas nas costas, entre as escpulas, seguidas de 5 compresses do esterno; 2) Alternar manobras de tapas nas costas com compresses no esterno (manobras semelhantes s utilizada na RCP) at que o beb se torne inconsciente ou que o objeto saia, desobstruindo as vias areas. (Manual SBV para provedores de Sade da AHA/05) O socorrista deve respirar normalmente (no profundamente) antes de aplicar uma ventilao de resgate na vtima. 5. TCNICAS A SEREM APLICADAS PELO POLICIAL MILITAR EM VTIMAS COM PARADA RESPIRATRIA 5.1 PARADA RESPIRATRIA Chamamos de Parada Respiratria a ausncia dos movimentos respiratrios, no entanto, a vtima permanece com os movimentos cardacos, podendo ser recuperada pela aplicao de ventilaes. O Policial Militar socorrista deve estar atento para um possvel agravamento do quadro clnico desta vtima que se encontra em parada respiratria, podendo essa vtima sofrer uma parada cardiorrespiratria a qualquer momento. 5.2 - PROCEDIMENTOS A SEREM ADOTADOS Abrir as vias areas conforme o caso apresentado; Constate a respirao (ver, ouvir e sentir), Efetue 2 ventilaes, se no houver expanso torcica verificar se h obstruo e abrir a boca da vtima tentando remover com os dedos objetos visveis, em caso negativo tente efetuar novamente a Material de apoio para consultas: http://www.gliceugrossi.net [SENHA: ESS2011] treinamento@gliceugrossi.net

Roteiro Primeiros Socorros |Aulas 6/9: Avaliao de vtimas Anlise primria teoria e prtica. | Aulas 13/14: Avaliao de vtimas - Anlise Secundria - teoria e prtica. |Aulas 15/19: Reanimao 12 cardiopulmonar e desobstruo de vias areas para adultos, crianas e bebs - teoria e prtica. ESS 2011 4 BPM/I| 1Sgt PM GROSSI 12GB/SEO DE OPERAES abertura das vias areas e efetue mais 2 ventilaes. Havendo a elevao de trax e a presena de sinais de circulao, proceder da seguinte forma: Efetuar 1(uma) ventilao a cada: 5 segundos: vtimas com idade acima de 8 anos; 3 segundos: vtimas com idade baixo dos 8 anos. O Policial Militar deve checar sinais de circulao a cada 01 (um) minuto. Na presena de vmito, em casos clnicos, girar a cabea da vtima lateralmente; em casos de trauma, girar a vtima em bloco ou a prancha lateralmente, se devidamente fixada. Evitar ventilar excessivamente para prevenir distenso gstrica e consequentemente regurgitao. ATENO SOCORRISTA! Lembrar que somente os socorristas mais experientes devem verificar pulso, para se constatar existncia ideal de circulao sangunea. 6. REGRAS PARA UTILIZAO DE MSCARA PARA VENTILAO Sempre que o policial militar necessitar realizar manobras de ventilao artificial em uma vtima, dever fazer uso de barreira facial descartvel, mscara de bolso e outros dispositivos, visando sua proteo e da vtima. Segundo recomendaes da Associao Americana do Corao, se houver absoluta impossibilidade de efetuar a ventilao artificial (trauma de face, vmito, doena infectocontagiosa, etc.), dever o socorrista, no mnimo, executar as compresses torcicas, que tero efetividade apenas nos primeiros minutos aps a parada cardiorrespiratria. 1) Mscara de ventilao tipo barreira facial 2) Mscara de ventilao tipo de bolso:

Material de Apoio: Manuais REM: - Anlise de vtimas (Anlise Primria e Secundria) - Manual de Doutrina Anlise de Vtimas - Oxigenoterapia (Uso de Mscaras e Ventilao) - RCP; PR e OVACE (Procedimentos Especficos) Procedimentos Operacionais Padro: - GRUPO 04 - OBSTRUO RESPIRATRIA - GRUPO 05 - OXIGENOTERAPIA - GRUPO 06 - REANIMAO CARDIOPULMONAR

Material de apoio para consultas: http://www.gliceugrossi.net [SENHA: ESS2011]

treinamento@gliceugrossi.net

Вам также может понравиться