Вы находитесь на странице: 1из 99

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito

MANUAL DE LEGIS.AAO
"..",
I ,

'J

E OLICIAMENT DE TRANSITO
I\.

...

CURSO DE SARGENTO
Paulo Csar Nasc-imento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente
0

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www-foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito

ARESENTAO

Este mais um passo da nossa vida profissional, importante para tanto iniciar-mos atualizando e reforando os nossos conhecimentos, pois, o Policial Militar no poder fazer ou deixar de fazer algo que no seja em virtude da lei. Com mais esse passo, cresce junto responsabilidade do agente multiplicador que estar frente de fraes de tropa em setores na operao, portanto, o conhecimento o fator importante para o suporte dessa misso. Este manual foi confeccionado para o Curso de Sargento da Polcia Militar da Bahia pelo Sargento Paulo Csar Nascimento dos Santos do Esquadro de Motociclistas guia da Polcia Militar da Bahia. Foram extrados a maior parte do contedo no manual de Policiamento e Legislao de Trnsito do CAP PM Franco e atravs de sua pgina na internet www.transitobr.com.br. Foi utilizado tambm como fonte a Coletnea de Legislao de Trnsito de Srgio de Bona Porto, pgina oficial do DENATRAN e do DETRAN - BA.

NDICE NO FOI INSERIDO

POR QUESTO DE REDUO DE CUSTOS DA ESCOLA

ABRIL - 2011
Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente
0

"

Generated by Foxit POF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito

l-ASPECTOS

JURDICOS

DO TRNSITO

indispensvel para quem exerce a atividade de Policiamento de Trnsito, taz-lo dentro de um campo de relacionamentos jurdicos bastante amplo e em conjunto com o Direito, tanto administrativo, quanto Civil e Penal.

1.1 DIREITO

CONSTITUCIONAL

bom administrador obrigatoriamente, deve observar permanentemente quatro regras estabelecidas pelos princpios bsicos da administrao pblica prevista no art.37 da Constituio Federal que so: LEGALIDADE, MORALIDADE, FINALIDADE, PUBLICIDADE e EFICINCIA.

LEGALIDADE: Significa que o administrador pblico est em toda sua atividade funcional, sujeito aos mandamentos da lei, e s exigncias do bem comum e deles no se pode afastar ou desviar, sob pena de praticar ato invlido e expor-se responsabilidade disciplinar, civil e criminal, conforme o caso. Na administrao pblica, no h liberdade nem vontade pessoal. Enquanto na administrao particular lcito fazer tudo que a lei no probe, na administrao pblica s permitido fazer o que a lei autoriza. A lei para o particular significa "pode fazer assim", para o administrador pblico significa "deve fazer assim". MORALIDADE: A moralidade administrativa constitui hoje em dia, pressuposto da validade de todo ato da administrao pblica. Ao atuar, no poder desprezar o elemento tico de sua conduta. Assim, no ter que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas tambm entre o honesto e o desonesto. Por consideraes de direito e de moral, o ato administrativo no ter que obedecer somente lei jurdica, mas tambm lei tica da prpria instituio, porque nem tudo que legal honesto. A moralidade administrativa est intimamente ligada ao conceito do bom administrador, que no dizer autorizado de Franco Sobrinho " aquele que usando de sua competncia legal se determina no s plos preceitos vigentes, mas tambm pela moral comum". FINALIDADE: O principio da finalidade impe que o administrador pblico s pratique o ato para o seu fim legal. E o fim legal unicamente aquele que a Desde que o princpio da finalidade exige que o ato seja praticado sempre com finalidade pblica, o administrador fica impedido de buscar outro objetivo ou de pratic-to no interesse prprio ou de terceiros. Pode, entretanto, o interesse pblico coincidir com o de particulares, como ocorre normalmente nos atos administrativos negociais ou nos contratos pblicos, casos em que lcito conjugar a pretenso do particular com o interesse coletivo. O que o principio da finalidade veda a pratica de ato administrativo sem interesse pblico ou convenincia para a administrao, visando unicamente satisfazer interesses privados, por favoritismo ou perseguio dos agentes governamentais, sob a forma de desvio de finalidade.
Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente
0

Generated by Foxit POF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito

PUBLICIDADE: Publicidade a divulgao oficial do ato para conhecimento pblico e incio de seus efeitos externos. Em princpio, todo o ato administrativo deve ser publicado, porque .pblica a administrao que o realiza s se admitindo sigilo nos casos de segurana nacional, investigaes policiais ou interesse superior da administrao a ser preservado em processo previamente declarado sigiloso. A publicao que produz efeitos jurdicos a do rgo oficial da administrao, e no a divulgao pela imprensa particular, pela televiso ou pelo rdio, ainda em horrio oficial. Por rgo oficial, entende-se, por exemplo, o Dirio Oficial das entidades pblicas. EFICINCIA: A administrao pblica tem que estar voltada sempre aos fins precpuos a que se destina e, alm disso, primar pela eficincia dos seus servios. A Emenda Constitucional nO. 19, de 04/06/1998, inseriu tal premissa no texto constitucional. Com isto, visa o legislador eliminar a burocracia reinante na administrao pblica brasileira, tornando as instituies mais atuantes' e geis no trato dos assuntos pblicos.

1.2

DIREITO

ADMINISTRATIVO

- (ATO ADMINISTRATIVO)

A administrao pblica realiza sua funo executiva por meio de atos jurdicos que recebem a denominao especial de atos administrativos. Tais atos, por sua natureza, contedo e forma se diferenciam dos que emanam do legislativo (leis) e do judicirio (decises judiciais) quando desempenham suas atribuies especficas de legislao e de jurisdio. Temos, assim, na atividade pblica geral, trs categorias de atos inconfundveis entre si: atos legislativos, atos judiciais e atos administrativos.

CONCEITO: Ato administrativo toda manifestao unilateral de vontade da administrao pblica, que agindo nessa qualidade, tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos, ou impor obrigaes aos administrados ou a si prpria. 1.2.1 PODER DE POLCIA

Dentre os poderes administrativos figura, com especial destaque, o poder de polcia administrativa, que a Administrao Pblica exerce sobre todas as atividades e bens que afetam ou possam afetar a coletividade.

=>

CONCEITO:

Poder de Polcia faculdade de que dispe a Administrao Pblica para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais, em beneficio da coletividade ou do prprio Estado. . Podemos dizer que o Poder de Polcia o mecanismo de frenagem de que dispe a Administrao Pblica, para conter os abusos do direito individual.

=> ATRIBUTOS

DO PODER DE POLCIA

Poder de Polcia administrativa tem atributos especficos e peculiares ao seu exerccio, e tais so: a DISCRICIONARIEDADE, a AUTO-EXECUTORIEDADE e a COERCIBILIDADE. Paulo. Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente
0

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http.z/www.foxtsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito

DISCRICIONARIEDADE:
Discricionariedade no se confunde com arbitrariedade. Discricionariedade a liberdade de agir dentro dos limites legais; arbitrariedade a ao fora ou excedente a lei, com abuso ou desvio de poder. O ato discricionrio, quando se atm aos critrios legais, legtimo e vlido; o ato arbitrrio sempre ilegtimo e invlido, portanto, nulo.

AUTO-EXECUTORIEDADE:
executar diretamente Judicirio.

a faculdade da Administrao de decidir e a sua deciso por seus prprios meios, sem interveno do

COERCIBILIDADE:

a imposio das medidas adotadas pela Administrao,

constitui tambm atributo do poder de polcia. Todo ato de polcia imperativo, admitindo at o emprego da fora pblica para o seu cumprimento, quando resistido pelo administrado.

OBJETIVO

E FINALIDADE

O objeto do poder de polcia administrativa todo bem, direito ou atividade individual que possa afetar a coletividade ou pr em risco a segurana nacional. A finalidade do poder de polcia, a proteo ao interesse pblico no seu sentido mais amplo.

1.3 DIREITO CIVIL 1.3.1 RESPONSABILIDADE

CIVIL

a obrigao que se impe ao funcionrio, de reparar o dano causado administrao, por culpa ou dolo no desempenho de suas funes. No h, para o servidor, responsabilidade objetiva ou sem culpa. A sua responsabilidade nasce com o ato culposo e lesivo, e exaure com a indenizao.

1.3.2

REPARACO

DE DANOS

A reparao de dano causado pela administrao a terceiros, se obtm amigavelmente, ou por meio da ao de indenizao, e uma vez indenizada a leso da vtima, fica a entidade pblica com o direito de voltar-se contra o servidor culpado, para haver dele o desprendido, atravs da ao de regresso.

1.4 - DIREITO 1.4.1

PENAL PENAL

RESPONSABILIDADE

No desempenho de sua misso punitiva, o estado, para salvaguardar a ordem social e proteger os interesses jurdicos, traa normas de conduta, as quais no campo do direito penal indicam o comportamento considerando desfavorvel convivncia e ao progresso coletivo. Essa conduta, penalmente considerada, constitui o que se denomina genericamente, infrao penal. No Brasil as infraes penais dividem-se em crimes ou delitos e contravenes.

Paulo Csar Nascimento dos Santos ~ 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente


0

Generated by Foxit POF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito

1.4.2 - CRIME DE TRNSITO a infrao penal praticada culposa ou dolosamente pelo usurio de via terrestre,
aberta livre circulao pblica, enquanto se locomove num veculo, individualmente ou para transporte de pessoas ou carga. Os crimes em espcie esto definidos nos artigos 302 ao 312 do CTB Os acidentes de trnsito no tocante a rea judicial se dividem em acidentes com danos materiais e danos pessoais.

Os danos materiais se subdividem em:


- Ao cvel de reparao de danos; - Ao cvel de reparao de danos; - Processo criminal por leses corporais; - Processo criminal por homicdio; - Ao cvel de indenizao.

Os danos pessoais se subdividem em:

2. NORMAS

LEGAIS QUE REGEM O TRNSITO

No poderia ser diferente com o Cdigo de Trnsito Brasileiro. Toda lei necessrio um ordenamento das Normas Legais para que se possa constitu-Io e no Brasil em ordem decrescente o que regem o trnsito seguimos:

1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) 9)

CONSTITUIO FEDERAL, suas emendas e Leis complementares; CONVENO SOBRE TRNSITO VIRIO DE VIENA; REGULAMENTAOBSICA UNIFICADA DE TRNSITO (1993); CDIGO DE TRNSITO BRASILEIRO; LEIS E DECRETOS no incorporveis ao CTB; DECRETOS no incorporveis ao CTB; CONSTITUIO ESTADUAL, suas emendas e Leis complementares; Resolues, Pareceres, Decises do CONTRAN e CETRAN. . LEIS MUNICIPAIS DA REPUBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

2.1 CONSTITUIO

de competncia da Unio legislar sobre trnsito e transportes (Art. 22 XI CFj88). Tal regulamentao no impe que os Estados Federados e os Municpios legislem sobre matria correlata, que venha a ter direta ou indireta relao com o trnsito. Importante salientar a possibilidade da existncia de Emendas e Leis complementares que tratem sobre a matria trnsito Ex.: Transportes coletivos urbanos e Transporte individual de passageiros (txi e moto-txi). Por ser da Unio a competncia privativa para legislar sobre trnsito e transporte, O Supremo Tribunal Federal (STF) tem considerado inconstitucional, leis estaduais e municipais que transgridem e invadem esta competncia privativa a exemplo, sobre sinalizao, valores e anistia de multas. Inclusive os legisladores de um municpio que no vale apenas salientar, criaram seu cdigo municipal de trnsito querendo reconhecimento legal. Este dispositivo constitucional no afasta a competncia complementar comum Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios, com base no (Artigo 23, VI)
Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente
0

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software htlp://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito de protegerem o meio ambiente e combater poluio, de estabelecerem e implantarem a poltica de educao para segurana do trnsito (Artigo 23, XII) e de promoverem, no que Ihes couber,adequado ordenamento territorial, mediante planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupao do solo (Artigo 30, VIII). "De um modo geral, pode-se dizer que cabe unio legislar sobre os assuntos nacionais de trnsito e transporte, ao Estado-membro compete regular e prover os aspectos regionais e a circulao intermunicipal em seu territrio, e ao municpio cabe a ordenao do trnsito urbano, que de seu interesse local (CF, Art. 30, I e V)". Vale a lio de Hely Lopes Meirelles (1992, p.319):

. 2.2

CONVENO

SOBRE TRNSITO

VIRIO

Tratado internacional assinado pelo Brasil na cidade de Viena (ustria). Buscou uniformizar padres de contedo nas legislaes especficas de cada pas membro. Foi aprovada atravs do Decreto Legislativo nO. 033, de 13 de maio de 1980, e promulgada pelo Decreto nO. 86.714, de 19 de dezembro de 1981, do executivo federal. A CTV introduziu diversas inovaes: - Definio especifica de termos tcnicos; - Introduo de novos equipamentos obrigatrios; - Prevalncia entre sinais de trnsito etc. Obs.: Prevalece sobre o CTB; naquilo que for conflitante. A CTV visa facilitar o trnsito virio internacional e de aumentar a segurana nas rodovias mediante a adoo de regras uniformes de trnsito. De acordo com a CTV, um veculo estar em "circulao internacional em territrio de outro pas quando: Pertencer a uma pessoa fsica ou jurdica que tem sua residncia normal fora desse pas;
fi

2.3 - REGULAMENTAO

BSICA

UNIFICADA

DE TRNSITO

- RBUT

r'"\

Surgiu como uma necessidade face s diferenas existentes entre os pases integrantes do MERCOSUL. Foi aprovada em Decreto de 03 de agosto de 1993 e dispem sobre a execuo do Acordo sobre a Regulamentao Bsica Unificada de Trnsito, entre Brasil, Argentina, Bolvia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai. O acordo unifica procedimentos para o trnsito nestes pases, inclusive quanto obrigatoriedade recproca de se reconhecer os documentos originais de habilitao dos condutores oriundos de outro pas contratante, bem como as licenas dos veculos: importante observar que o condutor estrangeiro est obrigado a cumprir as leis e regulamentos vigentes no pas que se encontra.

2.4 - CDIGO

DE TRNSITO

BRASILEIRO

E o instituto basllar sobre trnsito no pas, substituindo o antigo CNT, trazendo uma srie de novidades no seu bojo, como por exemplo, os crimes de trnsito, muito mais moderno que seu antecessor, carece ainda de adequaes e regulamentaes, de forma que possa atender as necessidades do trnsito existente. Foi institudo pela Lei nO. 9.503, de 23 de setembro de 1997 e alterado pela Lei n>. 9.602, de 21 de janeiro de 1998 (referente a artigos vetados), lei nO. 10.517/02 (sernireboques em motocicletas e motonetas), lei nO.11.275j06 (embreagus), lei n>. Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente
0

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito 11.334/06 (velocidade), nO.Iei 11. 705/08(lei taxi-rnoto-frete), dentre outras. seca Alcoolemia), lei nO. 1209/10 (moto-

2.5 LEIS E DECRETOS INCORPOR VEIS AO CTB


So leis que incluem e modificam diretamente o texto original do CTB. Como exemplos, podem ser citadas as Leis 9602/98 (altera redao original e inclui novos incisos e pargrafos); Lei 9792/99 (revogou o artigo 112 que tratava sobre 0 materiais de 1 socorros).

2.6 - LEIS E DECRETOS NO INCORPORVEIS AO CTB


Dentre eles esta: - O que dispe sobre a regulagem de motor a leo diesel; - O que aprova o Regulamento para Transporte de Produtos Perigosos; - O que regulamenta os servios rodovirios interestaduais de transporte passageiros etc.

coletivo de

2.7 - RESOLUES, PARECERES, DECISES DO CONTRAN E CETRAN


O CONTRAN, de acordo com Art. 12 do CTB, estabelecer as normas regulamentares referidas no CTB. Essas normas sero editadas atravs de Resolues, pareceres e decises. Do total, existem aquelas que alteram, acrescentam ou revogam parcialmente outras resolues, que versam sobre os mais variados assuntos, tornando complexo e difcil o estudo da legislao de trnsito. . Alem das Resolues do CONTRAN, podero ser baixadas ainda Resolues dos Conselhos Estaduais e do Distrito Federal, ou Instituies Normativas, como tambm so publica das. O CTB em seu Art. 14, II, d competncia aos Estados para adotar normas pertinentes s peculiaridades locais, complementares ou supletivas da lei federal.

3.SISTEMA NACIONAL DE TRNSITO


O Sistema Nacional de Trnsito o conjunto de rgos e entidades da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios que tm por finalidade o exerccio das atividadesde: Planejamento, administrao, normatizao, pesquisa, registro e licenciamento de veculos; formao, habilitao e reciclagem de condutor. (Art. 50 do CTB)

3.1-0BJETIVOS

BSICOS (Art. 6 do CTB).

fluidez, ao conforto,

da Poltica Nacional de Trnsito (PNT) com vistas segurana, defesa ambiental e educao para o trnsito, fixao de normas e procedimentos e a definio da sistemtica de fluxos de informao entre os membros participativos.

Estabelecer diretrizes

3.2 COMPOSIO 3.2.1 - DO CONSELHO NACIONAL DE TRNSITO (CONTRAN)


Ao Conselho Nacional de Trnsito deu-se a caracterstica de rgo mximo do sistema, cabendo-lhe coordenar a poltica de trnsito mediante a colaborao de 07 (sete) Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente
0

. e-,

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento

e Legislao

de Trnsito

membros, tecnicamente capacitados em assuntos de trnsito, com um mandato de 02 (dois) anos, admitida a reconduo. O rgo tem sede no Distrito Federal e subordinado diretamente ao Ministrio das cidades, no qual seu titular o coordenador mximo do Sistema Nacional de Trnsito. O CONTRAN deliberar mediante Resolues e Pareceres, por maioria de votos dos membros presentes. A competncia do CONTRAN se acha definida no Art. 12 do CTB. Alem desses, outros artigos dispem sobre a competncia do rgo mximo riormativo, coordenador do sistema e consultivo: - Estabelecer as normas regulamentares referidas no CTB e as diretrizes da Poltica Nacional de Trnsito; - Coordenar os rgos do Sistema Nacional de Trnsito, objetivando a integrao de suas atividades; - Criar Cmaras Temticas; - Normatizar os procedimentos sobre a aprendizagem, habilitao, expedio de documentos de condutores, registro e licenciamento de veculos; . - Aprovar, complementar ou alterar os dispositivos de sinalizao e os diapositivos e equipamentos de trnsito; - Apreciar os recursos interpostos contra as decises das instncias inferiores; - Responder s consultas que lhe forem formuladas, relativas aplicao da legislao de trnsito.

3.2.2 CONSELHO FEDERAL

DE TRNSITO

DOS

ESTADOS

E DO

DISTRITO

(CETRAN - CONTRANDIFE) So os rgos normativos, consultivos e coordenadores do Sistema Nacional de Trnsito, na rea do respectivo Estado ou Distrito Federal. Sero compostos por membros de reconhecida experincia em matria de trnsito, nomeados pelo chefe do poder executivo estadual, com um mandato de 02 (dois) anos, admitida reconduo.

3.2.3

RGO EXECUTIVO

DE TRNSITO

DA UNIO

(DENATRAN)

E o rgo mximo executivo do Sistema Nacional de Trnsito em todo Territrio Nacional, integrante da estrutura do Ministrio da Justia, tendo autonomia administrativa e tcnica. O DENATRAN dirigido por um Diretor-Geral, nomeado em comisso, pelo Presidente da Republica, dentre especialistas em trnsito e portadores de diplomas de nvel universitrio. A competncia do DENATRAN se acha prevista no Art. 19 do CTB, sendo o rgo encarregado da parte tcnica, cientfica, da estatstica nacional, elaborao de manuais e projetos diversos na rea de trnsito, estudos tcnicos entre diversas outras competncias.

3.2.4

DEPARTAMENTO

DE POLICIA

RODOVIRIA

FEDERAL

DPRF se constitui em rgo da estrutura regimental do Ministrio das cidades, a partir do Dec.n>. 11 de 18 de janeiro de 1991, integra o Sistema Nacional de Trnsito, exercendo com exclusividade o patrulhamento ostensivo nas rodovias federais do Pas, sem mais qualquer vinculao operacional com o DNER. Suas competncias esto definidas no Art. 20 do CTB.

Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente


0

'.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito

3.2.5

RGO EXECUTIVO DE TRNSITO DOS ESTADOS E DISTRITO

FEDERAL (DETRAN)
o rgo executivo, integrante do Sistema Nacional de Trnsito, com jurisdio sobre a rea do respectivo Estado ou Distrito Federal, dentre as suas competncias temos: 1. Realizar, fiscalizar e controlar o processo de formao, aperfeioamento, reciclagem e suspenso de condutores, expedir e cassar a Licena de Aprendizagem, permisso para Dirigir e CNH; 2. Coletar dados estatsticos e elaborar estudos sobre acidentes de trnsito e suas causas; 3. Aplicar as penalidades por infraes, exceto as relacionadas nos incisos VI e VIII do art. 24 do CTB; 4. Executar a fiscalizao de trnsito, autuar e aplicar as medidas administrativas cabveis pelas infraes previstas, exceto as relacionadas nos incisos VI e VIII do Art. 24 do CTB. 5. Vistoriar, inspecionar quanto s condies de segurana veicular, registrar emplacar, selar a placa e licenciar veculos, expedindo o Certificado de Registro e Licenciamento Anual. Com relao execuo do servio de fiscalizao e policiamento, o parecer nO. 119/89 CONTRAN, no deixa dvidas quanto, a propsito de consulta formulada pelo presidente do CETRAN/SC, esclarecendo a aplicao do Decreto-Lei n>. 667/79. O decreto-lei nO. 667/69, deu exclusividade para as Policias Militares realizarem o policiamento ostensivo e fiscalizao. Em conseqncia, no compete ao DETRAN realizar diretamente este policiamento e fiscalizao. " A competncia atribuda ao DETRAN se encontra prevista no Art. 22 do CTB.

3.2.6

CIRCUNSCRIES

REGIONAIS DE TRNSITO ( CIRETRAN )

Subordinadas ao DETRAN do respectivo Estado, as circunscries regionais so de criao facultativa. Sua competncia se acha estabelecida dentro da estrutura do rgo em que o Diretor do DETRAN, a delega os poderes da sua prpria competncia, s CIRETRAN de sua jurisdio.

3.2.7

RGOS RODOVIRIOS

OS rgos Rodovirios (da Unio, dos Estados, Municpios e do Distrito Federal), executaro a fiscalizao de trnsito sobre as vias de seu domnio, autuando, aplicando, as penalidades de advertncia por escrito, s multas e as medidas administrativas. As demais competncias encontram-se no Art. 21 do CTB.

3.2.8

RGOS EXECUTIVOS DE TRNSITO MUNICIPAIS

OS rgos executivos municipais possuem suas competncias estabelecidas no Art. 24 do CTB, dentre elas: 1. Implantar, manter e operar o sistema de sinalizao, os dispositivos e os equipamentos de controle virio; 2. Planejar, projetar, regulamentar e operar o trnsito de veculo, pedestres e de animais e promover o desenvolvimento da circulao de ciclistas; 3. executar a fiscalizao de trnsito, autuar e aplicar as medidas administrativas cabveis, por infraes de circulao, estacionamento e parada previstas no CTB; 4. Aplicar as penalidades de advertncia por escrito e multa por infraes de circulao, parada, estacionamento e arrecadando as multas que aplicar. Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente
0

10

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito

3.2.9 - DAS FEDERAL

POLCIAS

MILITARES

DOS

ESTADOS

E DISTRITO

Perdeu bastante espao no novo Cdigo que estabelece sua competncia no Artigo 23 inciso llI, que executar a fiscalizao de trnsito, quando e conforme convnio firmado, como agente do rgo ou entidade executivos de trnsito ou executivos rodovirios, concomitantemente com os demais agentes credenciados.

3.2.10

- JUNTA ADMINISTRATIVA

DE RECURSOS DE INFRAES-JARI

A IMPORTNCIA DAS CONDUTA PARA O PM


./ ./ ./ ./

NORMAS

GERIAS

DE CIRCULACO

Preservao de suas vida e demais usurio da via; Dirigir corretamente de modo a evitar acidentes; Preservar o patrimnio pblico; . Circunstncias da prioridade no trnsito (o que servios de Urgncia e Emergncia); ./ Em caso de acidente com viaturas, o responsvel em apurar o IT, ter como base, diligenciando, a fim de apurar conduta do condutor na dirigibilidade.

4 - NORMAS GERAIS

DE CIRCULACO

E CONDUTA

Algumas regras de circulao (do art. 26 ao 67 do CTB). Artigo 26 - Os usurios das Vias terrestres devem:
l - Abster-se de todo ato que possa constituir perigo* ou obstculo para o trnsito de veculos, pessoas, ou de animais, ou ainda causar danos propriedade pblicas ou privadas; II - - abster-se de obstruir o trnsito ou torn-lo perigoso, atirando, depositando ou abandonando na via objetos ou substncias, ou nela criando qualquer outro obstculo.

Artigo 27 -. Antes de colocar o veculo em circulao nas vias pblicas, o condutor


dever verificar a existncia e as boas condies de funcionamento dos equipamentos de uso obrigatrio, bem como assegurar-se da existncia de combustvel suficiente para chegar ao local de destino. .

Art. 28. O condutor dever, a todo momento, ter domnio de seu veculo, dirigindoo com ateno e cuidados indispensveis segurana do trnsito. Art. 29. O trnsito de veculos nas vias terrestres s seguintes normas:
abertas circulao obedecer

L A circulao far-se- sempre pelo lado direito da via, admitindo-se as excees devidamente sinalizadas. 11. O condutor deve guardar distancia lateral e frontal entre o seu e os demais veculos, bem como em relao ao bordo da pista, considerando a velocidade, local, da circulao e condies climticas. Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM 11 Curso de Sargento Combatente
0

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito Mesmo que indicao luminosa do semforo lhe seja favorvel, nenhum condutor pode entrar em uma interseo se houver possibilidade de ser obrigado a imobilizar o veculo na rea de cruzamento, obstruindo ou impedindo a passagem do trnsito transversal. IV. Quando transitando por direes que se cruzem, ao se aproximarem de local no sinalizado, ter preferncia de passagem: a) ser apenas um fluxo proveniente de rodovia, aquele que estiver circulando nela; b) no caso de rotatria, o que estiver circulando por ela; c)nos demais casos o veculo que vier pela direita. V. Quando a pista comportar vrias faixas no mesmo sentido, ficam as da esquerda destinadas as ultrapassagens e aos veculos de maior velocidade. VI. A ultrapassagem de outro veculo em movimento dever ser sempre pela esquerda, e o condutor dever: Para ultrapassar, certificar-se que dispes de espao e visibilidade suficiente, garantindo a segurana. Aps ultrapassar, retornar o veculo a direita da via com segurana. Ao ser ultrapassado, no acelerar o seu veculo. VII. Nas vias de mo nica com retorno ou entrada esquerda, permitida a ultrapassagem pela direita, se o condutor que estiver na esquerda, indicar e sinalizar que vai entrar para esse lado. VIII. Os veculos precedidos por batedores tero prioridade no trnsito, assim como os destinados a socorros de incndio, ambulncia, operao de trnsito e os da polcia, que gozaro tambm de livre trnsito e estacionamento, quando em servio de urgncia e devidamente identificados por dispositivo de alarma sonoro e luzes vermelhas intermitentes. IX. Nas intersees e suas proximidades, o condutor no poder efetuar ultrapassagem. X. Nenhum condutor dever frear bruscamente seu veculo, salvo por razes de segurana. XI. O trnsito de veculos sobre os passeios, caladas e nos acostamentos, s poder ocorrer para que se adentre ou se saia dos imveis ou. reas especiais de estacionamentos.

IH.

r=;

XII.

Os veculos prestadores de servios de utilidade pblica, quando em atendimento no leito da via, gozam de livre parada e estacionamento da prestao do servio, desde que devidamente sinalizado.

no local

Art. 30. Todo condutor, ultrapass-Io, dever:

ao perceber que outro que o segue tem o propsito de

I - se estiver circulando direita, sem acelerar a marcha;

pela faixa da esquerda,

deslocar-se

para a faixa da

H -: se estiver circulando pelas demais faixas, manter-se circulando, sem acelerar a marcha . . Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente
0

naquela na qual est

12

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For eva/uation on/y.

Policiamento e Legislao de Trnsito

Pargrafo nico. Os veculos mais lentos, quando em fila, devero manter distncia suficiente entre si para permitir que veculos que os ultrapassem possam se intercalar na fila com segurana. Art. 31. O transporte coletivo passageiros, dever veculo com vistas
condutor que tenha o propsito de ultrapassar um veculo de que esteja parado, efetuando embarque ou desembarque de reduzir a velocidade, dirigindo com ateno redobrada ou parar o segurana dos pedestres.

Art. 32. O condutor no poder ultrapassar veculos em vias com duplo sentido de direo e pista nica, nos trechos em curvas e em aclives sem visibilidade suficiente, nas passagens de nvel, nas pontes e viadutos e nas travessias de pedestres, exceto quando houver sinalizao permitindo a ultrapassagem. Art. 33. Nas intersees e suas proximidades,
ultrapassagem. de que pode execut-Ia sem perigo para os demais usurios da via que o seguem, precedem ou vo cruzar com ele, considerando sua posio, sua direo e sua velocidade. o condutor no poder efetuar

Art. 34. O condutor que queira executar uma manobra dever certificar-se

Art. 35. Antes de iniciar qualquer manobra que implique um deslocamento lateral, o condutor dever indicar seu propsito de forma clara e com a devida antecedncia, por meio da luz indicadora de direo de seu veculo, ou fazendo gesto convencional de brao. Pargrafo nico. Entende-se por deslocamento
faixas, movimentos lateral a transposio de converso direita, esquerda e retornos. de

Art. 36. O condutor que for ingressar numa via, procedente de um lote lindeiro a essa via, dever dar preferncia aos veculos e pedestres que por ela estejam transitando. Art. 37. Nas vias providas de acostamento, a converso esquerda e a operao de retorno devero ser feitas nos locais apropriados e, onde estes no existirem, o condutor dever aguardar no acostamento, direita, para cruzar a pista com segurana. Art. 38. Antes de entrar direita ou esquerda, lindeiros, o condutor dever:
em outra via ou em lotes

I - ao sair da via pelo lado direito, aproximar-se o maxirno possvel do bordo direito da pista e executar sua manobra no menor espao possvel;

Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente


0

13

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito o mximo possvel de seu eixo ou da linha divisria da pista, quando houver, caso se trate de uma pista com circulao nos dois sentidos, ou do bordo esquerdo, tratando-se de uma pista de um s sentido.

II - ao sair da via pelo lado esquerdo, aproximar-se

Pargrafo nico. Durante a manobra de mudana de direo, o condutor dever ceder passagem aos pedestres e ciclistas, aos veculos que transitem em sentido contrrio pela pista da via da qual vai sair, respeitadas as normas de preferncia de passagem. Art. 39. Nas vias urbanas, a operao de retorno dever ser feita nos locais para isto determinados, quer por meio de sinalizao, quer pela existncia de locais apropriados, ou, ainda, em outros locais que ofeream condies de segurana ~ fluidez, observadas as caractersticas da via, do veculo, das condies meteorolgicas e da movimentao de pedestres e ciclistas. Art. 40. O uso de luzes em veculo obedecer. s seguintes determinaes:
I - o condutor manter acesos os faris do veculo, utilizando a noite e durante o dia nos tneis providos de iluminao pblica;
luz baixa, durante

II - nas vias no iluminadas o condutor deve usar luz alta, exceto ao cruzar com
outro veculo ou ao segui-Ia; e por curto perodo de tempo, com o objetivo de advertir outros motoristas, s poder ser utilizada para indicar a inteno de ultrapassar o veculo que segue frente ou para indicar a existncia de risco segurana para os veculos que circulam no sentido contrrio;

III - a troca de luz baixa e alta, de forma intermitente

IV - o condutor manter acesas pelo menos as luzes de posio do veculo quando sob chuva forte, neblina ou cerrao;
V - O condutor utilizar o pisca-alerta nas seguintes situaes: .

a) em imobilizaes ou situaes de emergncia; b) quando a regulamentao


da via assim o determinar;

VI -

durante a noite, em circulao, o condutor manter acesa a luz de placa;

VII - o condutor manter acesas, noite, as luzes de posio quando o veculo . estiver parado para fins de embarque ou desembarque de passageiros e carga ou descarga de mercadorias.

Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente


0

14

Generated by Foxit POF Creator Foxit Software http://wW\iv.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito

Pargrafo nico. Os veculos de transporte coletivo regular de passageiros,


quando circularem em faixas prprias a eles destinadas, e os ciclos motorizados devero utilizar-se de farol de luz baixa durante o dia e a noite.

Art. 41. O condutor de veculo s poder fazer uso de buzina, desde que em toque breve, nas seguintes situaes: I - para fazer as advertncias necessrias a fim de evitar acidentes;
II - fora das reas urbanas, quando for conveniente advertir a um condutor que se tem o propsito de ultrapass-to.

Art. 42. Nenhum condutor dever frear bruscamente seu veculo, salvo por
razes de segurana.

Art. 43. Ao regular a velocidade, o condutor dever observar constantemente as condies fsicas da via, do veculo e da carga, as condies meteorolgicas e a intensidade do trnsito, obedecendo aos limites mximos de velocidade estabelecidos para a via, alm de:
I - no obstruir a marcha normal dos demais veculos em circulao sem causa justificada, transitando a uma velocidade anormalmente reduzida; II - sempre que quiser diminuir a velocidade de seu veculo dever antes certificar-se de que pode faz-lo sem risco nem inconvenientes para os outros condutores, a no ser que haja perigo iminente;

III - indicar, de forma clara, com a antecedncia devida, a manobra de reduo de velocidade.

necessria e a sinalizao

de qualquer tipo de cruzamento, o condutor do veculo deve demonstrar prudncia especial, transitando em velocidade moderada, de forma que possa deter seu veculo com segurana para dar passagem a pedestre e a veculos que tenham o direito de preferncia.

Art. 44. Ao aproximar-se

Art. 45. Mesmo que a indicao luminosa do semforo lhe seja favorvel, nenhum condutor pode entrar em uma interseo se houver possibilidade de ser obrigado a imobilizar o veculo na rea do cruzamento, obstruindo ou impedindo a passagem do trnsito transversal.
de um veculo no leito virio, em situao de emergncia, dever ser providenciada a imediata sinalizao de advertncia, na forma estabelecida pelo CONTRAN.

Art. 46. Sempre que for necessria a imobilizao temporria

Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente


0

15

'.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito

Art. 47. Quando proibido o estacionamento na via, a parada dever restringirse ao tempo indispensvel para embarque ou desembarque de passageiros, desde que no interrompa ou perturbe o fluxo de veculos ou a locomoo de pedestres. Pargrafo nico. A operao de carga ou descarga ser regulamentada pelo rgo ou entidade com circunscrio sobre a via e considerada estacionamento.
Art. 48. Nas paradas, operaes de carga ou descarga e nos estacionamentos,
o veculo dever ser posicionado no sentido do fluxo, paralelo ao bordo da pista de rolamento e junto guia da calada (meio-fio), admitidas s excees devidamente sinalizadas.

lONas vias providas de acostamento, os veculos parados, estacionados ou em operao de carga ou descarga devero estar situados fora da pista de rolamento.
dos veculos motorizados de duas rodas ser feito em posio perpendicular guia da calada (meio-fio) e junto a ela, salvo quando houver sinalizao que determine outra condio.

20 O estacionamento

30 O estacionamento .dos veculos sem abandono do condutor poder ser feito


somente nos locais previstos neste Cdigo ou naqueles regulamentados especfica. . por sinalizao

Art. 49. O condutor e os passageiros no devero abrir a porta do veculo,


deix-Ia constitui aberta ou descer do veculo sem antes se certificarem perigo para eles e para outros usurios da via. e o desembarque de que isso no

Pargrafo nico. O embarque lado da calada, exceto para o condutor.

devem ocorrer sempre do

Art. 50. O uso de faixas laterais de domnio e das reas adjacentes s estradas e rodovias obedecer s condies de segurana do trnsito estabelecidas pelo rgo ou entidade com circunscrio sobre a via.

Art. 51. Nas vias internas pertencentes a condomnios constitudos por unidades autnomas, a sinalizao de regulamentao da via ser implantada e mantida s expensas do condomnio, aps aprovao dos projetos pelo rgo ou entidade com circunscrio sobre a via. . Art. 52. Os veculos de trao animal sero conduzidos pela direita da pista, junto guia da calada (meio-fio) ou acostamento, sempre que no houver faixa especial a eles destinada, devendo seus condutores obedecer, no que couber, s normas de circulao previstas neste Cdigo e s que vierem a ser fixadas pelo rgo ou entidade com circunscrio sobre a via.

Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente


0

16

Generated by Foxit POF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito

Art. 53. Os animais isolados ou em grupas s padem circular nas vias quando.
conduzidos par um guia, observado a seguinte:

I - para facilitar as deslacamentas, as rebanhos devero. ser divididas em grupas de tamanha moderado e separadas uns das outros par espaas suficientes para no. obstruir a trnsito: 11 - as animais que circularem junta ao. bardo. da pista. pela pista de rolamento. devero. ser mantidos

Art. 54. Os condutores


circular nas vias:

de motocicletas,

motonetas

e ciclornotores

s podero

I - utilizando. capacete de segurana, com viseira ou culos protetores:


11 - segurando. a guidam cam as duas mas;

111 - usando. vesturio.


CONTRAN.

de proteo,

de acordo

com as especificaes

da

Art. 55. Os passageiras de matacicletas,


ser transportados: I - utilizando. capacete de segurana; .

motonetas

e ciclomotores

s podero

11 - em carro. lateral acaplada aas veculos condutor:

ou em assenta suplementar

atrs da

111 - usando. vesturio.


CONTRAN.

de proteo,

de acordo

cam

as especificaes

da

Art. 56. (VETADO) Art. 57. Os ciclomotores devem ser conduzidos pela direita da pista de rolamento, preferencialmente na centro. da faixa mais direita au na bardo. direita da pista sempre que no. houver acostamento au faixa prpria a eles destinada, proibida a sua circulao. nas vias de trnsito. rpida e sobre as caladas das vias urbanas.
Quando. uma via comportar duas trnsito. e a da direita for destinada ao. uso exclusivo de outra ciclamotares devero. circular pela faixa adjacente da direita.

Pargrafo

nico.

ou mais faixas tipo de veculo,

de as

Art. 58. Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulao de bicicletas
dever acorrer, quando. no houver ciclavia, ciclafaixa, ou acostamento, ou quando no for possvel a utilizao destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente
0

17

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito de circulao automotores. regulamentado para a via, com preferncia sobre os veculos

Parqrafo nico. A autoridade


poder autorizar automotores, a circulao de bicicletas

de trnsito com circunscnao sobre a via no sentido contrrio ao fluxo dos veculos

desde que dotado o trecho com ciclofaixa. e devidamente sinalizado pelo rgo ou sobre a via, ser permitida a circulao de bicicletas nos

Art. 59. Desde que autorizado


entidade com circunscrio passeios.

Art. 60. As vias abertas


classificam-se em:

circulao,

de

acordo

com

sua

utilizao,

I - vias urba nas: - Ruas, avenidas, vlelas, ou caminhos e similares abertos circulao pblica, situados na rea urbana, caracterizados principalmente por possurem imveis edificados ao longo de sua extenso. a) via de trnsito rpido - aquela caracterizada por acessos especiais com trnsito livre, sem intersees em nvel, sem acessibilidade direta aos lotes lindeiros e sem travessia de pedestres em nvel. b) via arterial - aquela caracterizada por intersees em nvel, geralmente controlada por semforo, com acessibilidade aos lotes lindeiros e s vias secundrias e locais, possibilitando o trnsito entre as regies da cidade. c) via coletara - aquela destinada a coletar e distribuir o trnsito que tenha necessidade de entrar ou sair das vias de trnsito rpido ou arteriais, possibilitando o trnsito dentro das regies da cidade. d) via local - aquela caracterizada por intersees em nvel no semaforizadas, destinada apenas ao acesso local ou a reas restritas. II - vias rurais:
(Estradas e Rodovias)

a) rodovias - vias pavimentadas. b) estradas - vias


rurais no pavimentadas

Art. 61. A velocidade mxima permitida para a via ser indicada por meio de
sinalizao, obedecidas suas caractersticas tcnicas e as condies de trnsito. a velocidade mxima . ser

10 Onde no existir sinalizao regulamentadora,


de:

I - nas vias urbanas:


Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente
0

18

Generated by Foxit POF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito

a) oitenta quilmetros por hora, nas vias de trnsito rpido: b) sessenta quilmetros por hora, nas vias arteriais; c) quarenta quilmetros por hora, nas vias coletoras;
d) trinta quilmetros
II por hora, nas vias locais;

nas vias ru rais:

a) nas rodovias: 1) 110 (cento e dez) quilmetros


motocicletas; por hora para automveis, (Redao dada pela Lei nO 10.830, de 2003) por hora, para nibus e micronibus; camionetas e

2) noventa quilmetros

3) oitenta quilmetros por hora, para os demais veculos; b) nas estradas, sessenta quilmetros por hora. 20 O rgo ou entidade de trnsito ou rodovirio com circunscrio sobre a
via poder regulamentar, por meio de sinalizao, velocidades superiores ou inferiores quelas estabelecidas no pargrafo anterior.

Art. 62. A velocidade mnima no poder ser inferior metade da velocidade mxima estabelecida, respeitadas as condies operacionais de trnsito e da via. Art.
transportadas

64. As crianas com idade inferior a dez anos devem ser nos bancos traseiros, salvo excees regulamentadas pelo CONTRAN.

Art. 65. obrigatrio o uso do cinto de segurana para condutor e passageiros


em todas as vias CONTRAN .. do territrio nacional, salvo em situaes regulamentadas pelo

Art. 67. As provas ou competies desportivas, inclusive seus ensaios, em via aberta circulao, s podero ser realizadas mediante prvia permisso da autoridade de trnsito com circunscrio sobre a via e dependero de:
I - autorizao expressa da respectiva confederao estaduais a ela filiadas; desportiva ou de entidades

II - cauo ou fiana para cobrir possveis danos materiais via; III - contrato de seguro contra riscos e acidentes em favor de terceiros; Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente
0

19

Generated by Foxit POF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito

IV - previo recolhimento do valor correspondente que o rgo ou entidade permissionria incorrer.

aos custos operacionais

em

Pargrafo nico. A autoridade com circunscrio sobre a via arbitrar valores mnimos da cauo ou fiana e do contrato de seguro.

os

5- ESTATSTICA DE ACIDENTES
importante antes de tudo, entender o conceito de trnsito, os direitos e deveres de todos e a funo' do PM diante do assunto trnsito aps ter estudado as regras de circulao e conduta. O trnsito j est sendo visto como questo de sade pblica diante de tantos acontecimentos. Vale salientar que sou um PM e preciso garantir o direito de ir e vir com segurana, portanto:

Art. 10 10 Considera-se trnsito

a utilizao das vias por pessoas, veculos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou no, para fins de circulao, parada, estacionamento e operao de carga ou descarga.

2 O trnsito, em condies seguras, um direito de todos e dever dos rgos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trnsito, a estes cabendo, no mbito das respectivas competncias, adotar as medidas destinadas a assegurar esse direito.
do Sistema Nacional de Trnsito respondem, no mbito das respectivas competncias, objetivamente, por danos causados aos cidados em virtude de ao, omisso ou erro na execuo e manuteno de programas, projetos e servios que garantam o exerccio do direito do trnsito seguro.

30 Os rgos e entidades componentes

Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente


0

20

.:]

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito Muitos PMs em servios ou em folgas fizeram ou fazem tiveram suas vidas ceifadas ou algumas seqelas. Diante do quadro apresentado sou um PM: parte desta estatstica e

o que?

- Devo fazer;

O que? - Posso fazer; Por qu? - Devo fazer; Para quem? Devo fazer; Como? - Devo fazer.
Lembre do trip do trnsito (Engenharia, Educao e Fiscalizao). O que voc pode fazer executando o Policiamento Ostensivode Trnsito?

6 - POLICIAMENTO 6.1 - Conceito

OSTENSIVO

DE TRNSITO

Funo exercida pelas Polcias Militares com o objetivo de prevenir e reprimir atos relacionados com a segurana pblica e de garantir obedincia s normas relativas segurana de trnsito, assegurando a livre circulao e evitando acidentes. Salientando que essas normas e regras so as estabelecida pela autoridade competente de acordo com o previsto no CTB e legislao pertinente.

6.2-

OBJETIVO:

Fazer fluir com segurana o trnsito nas vias terrestres abertas a circulao, fiscalizando, controlando, orientando os condutores e pedestres que utilizam a via urbana. A prioridade de trnsito ser sempre do pedestre em relao aos veculos e a segurana dever prevalecer sobre a velocidade de trafego. A prioridade de trnsito ser sempre do pedestre em relao aos veculos e a segurana dever prevalecer sobre a velocidade de trafego.

6.3.

ABRANGNCIAS

E LIMITAES

Vias Terrestres ..: So consideradas vias terrestres as ruas, avenidas, logradouros, estradas, rodovias, caminhos, passagens, praias abertas a circulao pblica e as vias internas pertencentes aos condomnios constitudos por unidades autnomas. Recintos Fechados - No esto sujeitos s normas estabelecidas pela legislao vigente, portanto, no pode o PM disciplinar a circulao de veculos ou tomar qualquer providncia relacionada ao trnsito. No caso da ocorrncia de acidente de transito, o PM poder lavrar a ocorrncia se solicitado e autorizado pela central de rdio ou ordem superior. Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM 21 Curso de Sargento Combatente
0

Generated by Foxit POF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito

6.4. OBSTCULOS CIRCULAO Qualquer obstculo livre circulao ou a segurana de pedestres e veculos no leito
da via ou caladas, devem ser imediatamente sinalizadas. Nos casos necessrios, o PM poder usar os meios de fortuna a seu alcance para prevenir acidentes e acionar o rgo competente a seguir. A entidade que executa obra na via responsvel pela sinalizao no local, e essas obras s podem iniciar aps autorizao da autoridade com jurisdio sobre a via.

6.5. FATORES ADVERSOS A SEGURANA E A CIRCULAO


So obstculos que impedem a livre circulao de veculos e pedestres, causem riscos a segurana ou a ordem do trnsito. A primeira providncia a ser adotada pelo PM ser sempre socorrer vtimas, caso existam, e em geral, sua ao frente a um fator adverso dever visar: ~ Prevenir - Evitar mal maior, sinalizando o local e impedindo o acesso de curiosos. ~ Descongestionar - Aliviar a situao de trfego, efetuando cortes e desvios necessrios, orientando os condutores e pedestres. ~ Solucionar - Remover o obstculo ou providenciar a sua remoo, acionando o rgo competente.

6.5.1 FATORES MAIS FREQENTES: a) Semforo defeituoso


Quando estiver com lmpadas queimadas ou falta de energia eltrica, o PM deve passar a controlar o trfego, substituindo a lmpada queimada atravs de gestos e apito, ou semforo quando defeituoso ou por falta de energia, ou outro caso qualquer, acionando sempre o rgo competente para o devido conserto. .

b) Obras
Deve-se observar a sua interferncia no trfego, tratores, operrios e correta sinalizao. autorizao, trnsito de mquinas,

c) Cargas na pista
Sinalizar e identificar o causador do derramamento, para que ele providencie a remoo da carga (leo, materiais, etc.), se for o caso de material inflamvel, explosivo ou txico, afastar as pessoas do local, informando a situao a central e Centel, acionar o rgo competente.

d) Veculos com defeito


Sinalizar seguro. e providenciar a sua remoo para fora da pista, deixando-o em local

e) Quedas de rvores
Sinalizar e acionar o rgo competente para a sua remoo.

f) Quedas de fios
Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente
0

22

-cr"

Generated by Foxit POF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito Sinalizar e no permitir o acesso de pessoas, acionando o rgo competente, solicitando o imediato desligamento da rede eltrica. Ter muito cuidado e evitar ficar circulando pelo local.

g)Animais mortos
Sinalizar, remover da pista ou solicitar o rgo competente para efetuar remoo do animal. Quando vivos e circulando soltos em reas urbanas, os animais de grande porte (cavalos, burros, boi) devem ser apreendidos pelo rgo competente aps solicitao do PM.

h) Incndio, Desabamentos e Inundaes


Socorrer as vtimas, solicitar a presena dos Bombeiros, coordenar o trnsito, impedir o acesso de veculos e curiosos, solicitar a retirada de veculos do local para facilitar o acesso e trabalho das equipes de socorro.

i)

Lama e leo

Sinalizar o local, impedindo a circulao de veculos se necessrio, e acionar o rgo competente para que efetue a limpeza do local. Se o PM aplicar corretamente o Policiamento Ostensivo de Trnsito, observando pelo menos algumas situaes apresentadas acima alm da fiscalizao, certamente estar cumprindo o seu dever como integrante do Sistema Nacional de Trnsito e contribuindo para um trnsito tranqilo e seguro.

6.6. - PROCESSOS DE POLICIAMENTO OSTENSIVO DE TRNSITO


O policiamento Ostensivo de Trnsito pode motorizado (2 e 4 rodas), areo e montado. 6.6.1. - A P ser executado nos processos a p,

O processo a p o mais empregado dentro do policiamento Ostensivo de Trnsito Urbano e consiste em ernpreqar o agente em um local determinado, que ser o seu posto de servio. O local ou ponto da via terrestre onde o agente de trnsito ou PM escalado para trabalhar chamado de PCTRAN, Posto de Controle de Trnsito, nele, o PM ou agente, ir exercer o controle do trnsito e executar as instrues recebidas, por meio de sinalizao sonora e gestos. A grande vantagem do policiamento ostensivo de trnsito a p que o homem passa a conhecer de perto, os problemas do local, como tambm passa a ser conhecido no local pelos condutores e pedestres, inibindo o cometimento de infraes, mas, a desvantagem do processo a p, a pouca mobilidade do homem, o que implica em uma pequena rea coberta. No PCTRAN o PM deve postar-se da seguinte forma: a) em local que oferea destaque; b) de forma que possua boa visualizao por todos;
0

das vias e seja bem visualizado

Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente

23

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evalualion only.

Policiamento

e Legislao

de Trnsito

c) que permita o melhor domnio do fluxo; d) que oferea segurana prpria.

6.6.1.1) Emprego:
Em locais no sinalizados ou de travessia de pedestres (escolas, hospitais, etc.); Em postos de fiscalizao de trnsito (PFTRAN); Em locais com alto ndice de acidentes de trnsito; Em local com fluxo elevado de veculos e pedestres; Em local que seja difcil o estacionamento viaturas; Em eventos jogos, etc.); Em situaes que sejam necessrias a presena do homem a p. que sejam plos atrativos de veculos e pedestres (shows, para o Ponto Base (PB) de

6.6.1.2) Vantagens:
Identificao do homem como a comunidade local;

O homem passa a ser fator de inibio de infraes de trnsito e delitos em geral;

Ao imediata frente a uma ocorrncia de trnsito; e melhor identificao dos problemas particulares do

. Maior conhecimento local;

Ao corretiva aos infratores de trnsito; Fiscalizao servio); constante sobre a rea de atuao do PCTRAN (posto de

6.6.1.3) Desvantagens:

homem esta sujeito s intempries;

Pouca mobilidade e rea de abrangncia; Dificuldade e impossibilidade de utilizao de vrios equipamentos e

materiais de trnsito; Stress a que o homem esta sujeito; Pouca capacidade de visualizao;
Paulo Csar Nascimento dos Santos - 10 SGT PM Curso de Sargento Combatente

24

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito Sinalizao empregada limitada basicamente aos sons e gestos; Necessidade de carregar aparelho de comunicao.

6.6.2.

- MOTORIZADO (VECULOS)

processo motorizado tem vantagens sobre o processo a p, pois a mobilidade aumenta, podendo cobrir uma rea de atuao maior e chegar a causa do problema com maior rapidez. O processo motorizado pode ser efetuado por veculos de 2 (motocicletas) ou 4 (automveis, camionetas) rodas, devendo ser escolhido o emprego do tipo de veculo, de acordo com o local, circunstncias de fluxo e via. I - MOTOCICLETAS As motocicletas possuem grande facilidade e mobilidade de circulao, podem facilmente transitar por entre veculos presos em congestionamentos, permitindo dessa forma que o agente ou PM chegue rapidamente ao local da ocorrncia. O ideal, que seja escalado sempre uma dupla de motociclistas para trabalharem juntos, pois alm da questo de segurana pessoal, dois' homens conseguem interceder e agir melhor em uma ocorrncia, pois o trabalho ser facilitado com a presena de um outro PM ou agente do que um homem sozinho. Pela sua facilidade de circulao e baixo consumo de combustvel, a motocicleta alm de fazer a fiscalizao esttica em um local, poder realizar varreduras constantes na via, massificando a fiscalizao e identificando possveis problemas na via. Durante o deslocamento, a velocidade desenvolvida pelo motociclista, ter que ser menor que a velocidade mdia desenvolvida pelos outros veculos na via. Os motociclistas; quando em dupla devero andar em fila pelo lado direito da via e dentro da faixa, prximo ao seu bordo, dessa forma, o PM ou agente ter condies de visualizar as ruas, cruzamentos, sinalizao existente, veculos estacionados irregularmente, etc. .

1) Emprego:
Utilizao em PCTRAN; Utilizao acidentes; Apoio ao policiamento a p; postos de fiscalizao e operaes de blitz; em regies consideradas crticas ou de elevados ndices de

Locais onde o policiamento for insuficiente; Carto programa; Escolta de dignitrios, Atendimentos de bens e valores;

em ocorrncias.

2) Vantagens:
Paulo Csar Nascimento dos Santos - l" SGT PM Curso de Sargento Combatente 25

'",

Generated by Foxit POF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito

Grande

mobilidade

e fcil

deslocamento

por

locais

de difcil

acesso,

congestionamentos, causa do problema;

engarrafamentos,

podendo

chegar

rapidamente

Possibilidade de utilizao e guarda de alguns equipamentos, mveis, (giroflex), bafmetros, etc. rdio comunicador, sirene, luzes

conio radares intermitentes

Facilidade de estacionamento; Essencial no servio de escoltas Menor custo de manuteno.

3) Desvantagens:
Maior preparo do homem para a pilotagem; Maior risco de acidente, Sofre com as intempries Oferece pouco conforto; Normalmente Vulnerabilidade devem ser empregados em dupla; em decorrncia do estado da via (buracos, leo, etc.) climticas;

Conduo de um s homem.

II - AUTOMVEIS

o policiamento motorizado .em automvel permite a formao da patrulha de trnsito, que o emprego de mais de um homem no veculo, podendo ser empregada em fiscalizao, controle, apoio, emergncia e observao do trfego. O emprego da viatura 4 rodas, permite a instalao e utilizao de praticamente todos os equipamentos disponveis, desde sirenes, luzes intermitentes (giroflex), luzes auxiliares, rdios, at a conduo, no seu interior, de cones e cavaletes, alm de outros materiais. Devido ao seu tamanho ser maior que motocicleta, o automvel ser mais visto facilmente pelos condutores, o que inibe o cometimento de infraes, mas para isso necessrio que a viatura se posicione em local de destaque, permitindo que seus ocupantes vejam e sejam vistos pelos condutores. Durante o patrulhamento, a velocidade desenvolvida ter que ser menor que a velocidade mdia desenvolvida pelos outros veculos na via, no podendo ser muito lenta para evitar o engarrafamento de veculos atrs da viatura, dessa forma, o comandante ter condies de visualizar as ruas, cruzamentos, sinalizao existente, veculos estacionados irregularmente, etc.
Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente
0

26

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito

1) Emprego:
Utilizao em PCTRAN; Utilizao acidentes; Apoio ao policiamento a p; em regies consideradas crticas ou de elevados ndices de

Postos de fiscalizao de trnsito - PFTRAN Operaes de blitz: Locais onde o policiamento Carto programa; Atendimentos em ocorrncias. for insuficiente;

Apoio aos outros tipos de policiamento

2) Vantagens: (exceto quadriciclos)


Grande mobilidade e autonomia; Possibilidade bafmetros, intermitentes de utilizao e guarda de equipamentos, comunicador, como sirene, radares, luzes

materiais (giroflex),

diversos,

rdio

cones, cavaletes, etc.;

Maior visualizao por parte dos condutores e pedestres; Capacidade de conduzir vrios PM de trnsito; Menor risco de acidentes; Maior conforto aos seus ocupantes; Menor exposio. dos homens s intempries; Capacidade de socorrer vtimas.

3) Desvantagens: (exceto quadriciclos)


Maior custo de manuteno; Maior dificuldade de estacionamento; Impossibilidade de circulao em engarrafamentos e congestionamentos.

6.6.3 - AREO
Dentro do Policiamento de trnsito, um tipo que vem ganhado destaque a utilizao de helicpteros no patrulhamento de trnsito. Esse tipo de aeronave se Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente
0

27

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito caracteriza pela grande facilidade de execuo de manobras de pouso e decolagem em qualquer local (desde que tenha espao) e manobras areas (deslocamento lateral, de r, parado no mesmo local), podendo acompanhar qualquer situao de perto, com grande facilidade de visualizao, identificao do problema e chegada ao local.

1) Emprego:
Apoio s demais modalidade de patrulhamento; Operaes de busca, salvamento e socorro s vtimas; Transporte rpido de patrulheiros para locais de acidentes;

Locais que apresentam pontos crticos de congestionamento Locais que necessitam de um acompanhamento mais detalhado

e amplo.

2) Vantagens:
Rapidez no deslocamento, espao de tempo; Permite identificar situaes com maior rapidez e preciso; Amplitude Permite de visualizao do local, rea e regio; acompanhar a movimentao dos fluxos de trnsito mais podendo cobrir grandes reas em um curto

rapidamente; Permite virio; Permite coordenar e passar informaes para os outros tipos de uma melhor compreenso da movimentao e comportamento.

policiamento; Permite preciso. 3) Desvantagens: Alto custo de manuteno; Dificuldades de patrulhamento em dias de chuva e noite; do piloto e equipe; o acompanhamento de veculos infratores com segurana e

Alto grau de especializao e adestramento

Restries quanto aos locais para pouso (espao e sem obstculo elevado); Restries quanto ao vo noturno. o cuidado entre o policiamento areo e terrestre, de 28

Em operao importante devendo, portanto

seguir alguns procedimentos


0

em caso de necessidade

Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente

',..

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito disparo pelos PMs que esto na aeronave, mantendo boa e clara comunicao na informao transmisso aeronave:
Estou s nove horas se tiver no lado esquerdo
.

do local que se encontra para no ser alvejado. como se estivesse observando o seu relgio

Utilize a fala na e o ponteiro a

~
"-Estou ao meio dia ou 12 horas se estiver frente

Estou s seis horas se tiver no fundo

Estou s trs horas se tiver no lado direito

6.6.4 - MONTADO (EQUINO)


um tipo de policiamento que no muito comum, mas pode ser realizado em locais que possa ser empregado e/ou permitido o uso de cavalos. utilizado eventualmente em locais de pouco fluxo de trnsito e para travessia de pedestres, podendo eventualmente ser empregado na fiscalizao A vantagem, que o homem montado esta num patamar mais alto, possuindo uma melhor viso;' assim como facilmente ser visto pelos condutores e passa a ter mais mobilidade do que o homem a p, mas essa mobilidade menor que o policiamento motorizado e pode encontrar obstculos tpicos de reas urbanas (tipo de pavimento, concentrao de pessoas, etc.) que dificulte a movimentao do animal. Pode ser empregado em eventos de mdio e grande porte e em grandes reas de. estacionamento de veculos, onde a misso principal seria de orientao de trfego, nesses casos, tanto o homem como o animal devem usar equipamento ou material com cores vivas e que seja refletivo.

1) Emprego:
Em eventos e grandes reas de estacionamento; Em locais que seja permitido animal; Em situaes de orientao de fluxo e sentido de veculos. e tenham condies de circulao para o

2) Vantagens:
Impacto infraes; Fcil visualizao por parte do homem e condutores; Patamar elevado em relao ao plano da via; rea mais abrangente a ser coberta que o policiamento Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente
0

psicolgico

causado

pelo animal,

inibindo

o cometimento

de

a p.

29

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito

3) Desvantagens:
Dificuldades para o transporte dos animais;

Possibilidade de descontrole do animal; Sujeira deixada pelo animal nas ruas; Desconforto para o homem; Impossibilidade ou dificuldade de transporte de equipamentos;

Homem sujeito s intempries; Pelo impacto do animal, as pessoas sentem-se ao PM; receosas em solicitar apoio

Limitaes quanto ao emprego em todos os tipos de ocorrncias; Cuidados particulares com o animal.

6.7 - EQUIPAMENTOS
Para a boa execuo do. policiamento de trnsito, faz-se necessrio a existncia de equipamentos e petrechos indispensveis para a fiscalizao, segurana ou que facilitem essa execuo do policiamento de trnsito. A Possibilidade de acontecer fatos no rotineiros e alheios a qualquer tipo de preveno faz com o agente se depare com situaes inusitadas em que a presena desses equipamentos ir facilitar e tornar mais rpido a concluso da ocorrncia; imagine o agente de trnsito trabalhar em um PCTRAN sem equipamento de comunicao e acontece um acidente envolvendo 6 veculos, (5 automveis e um nibus) com 5 vtimas, sendo duas delas fatais e todos os veculos ficaram sem condies de trfego aps o acidente, causando o impedimento da circulao dos veculos na via, parece difcil de acontecer?, ledo engano se voc acha assim, o certo que o agente de trnsito teria srias dificuldades at para pedir reforo e o apoio necessrio. Esta sendo considerado que o PM esta uniformizado corretamente e portando armamento e equipamentos de segurana.

6.7.1. - Materiais bsicos


Caneta; Talonrio de Auto de Infrao de Trnsito (AIT); Formulrio de Registro de Acidente de Trnsito (RAT); Prancheta (plstica ou madeira) de anotaes com papel rascunho; Formulrio de Relatrio de Servio; Codificao das infraes ou enquadramento das infraes); um CTB de bolso (para correto

Formulrios de Recibo de recolhimento

de documentao;
0

Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente

30

..

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito Formulrio de conduo de veculo (apreenso e remoo).

6.7.2. - Equipamentos Bsicos Homem:


Coletes ou suspensrios refletivos; Punho refletivo; Apito (com cordo); Lanterna; Rdio porttil (Hand Talk); Giz de cera ou tinta spray (marcao de veculos)

Viatura: Rdios transceptores; Luz intermitente Sirene; Cones (mnimo de 10); Equipamento bsico de 10 socorros; Refletor manual (cabo com, no mnimo, 15 metros); Fitas coloridas de isolamento de local. (giroflex);

7. SINAIS

DE TRNSITO

Provavelmente, esse seja o assunto mais importante - sinalizao de trnsitodentro do Policiamento de trnsito. Quando queremos transmitir alguma informao aos usurios, podemos usar diversas formas de comunicao, sejam gestos, sons, figuras, formas convencionadas, sinais, cones, etc., e dessa forma que a sinalizao de trnsito feita, quando a autoridade de trnsito quer regulamentar o uso da via, quando o agente de trnsito que alertar o condutor sobre uma situao qualquer, enfim, quando se quer transmitir informaes no trnsito, so usados os sinais previstos no CTB.

7.1 - CLASSIFICAO So seis os sinais de trnsito e classificam-se em: (Art.87 CTB)


a) Verticais;

b) Horizontais; c) Dispositivos de sinalizao auxiliar; d) Luminosos; e) Sonoros;


Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente
0

31

Policiamento

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. e Legislao de Trnsito

f) Por gestos do agente de trnsito ou do condutor

7.2 - SINALIZAO VERTICAL


A sinalizao vertical a sinalizao que se utiliza de placas de trnsito, meio de comunicao esta na posio vertical. .

onde o

As placas de acordo com sua funo podem ser: a) De Regulamentaco


Tem por finalidade informar aos usurios as condies, obrigaes, permisses, pro.ibies ou restries no uso da via, cujo desrespeito constituir infrao de trnsito. A tarja que corta a placaindica proibio.

b)

Parada obrigatria De Advertncia

. :.,-.

180\.,'
~

;,

Velocidade mxima ermitida

D a preferncia

Proibido estacionar

Destinam-se a avisar os usuanos da existncia alguma situao e risco e perigo que ele vai encontrar ateno.

e natureza

de perigo na via,

sua frente, devendo ter mais

Curva acentuada a es uerda

Pista escorregadia

Semforo frente

Cruz de Santo Andr

c) De Indicao
Visam fornecer ao usurio informaes teis ao seu deslocamento. Dividem-se em: - Placas indicativas de direo: - Identificao, sentidos e distncias, via interrompida e sentido de circulao.; - Placas de localizao; - Servios auxiliares; - Placas educativas - Placas de atrativos turstico:

'li r.~: ..
.' ...

~ Museu Regional

-+

Paulo Csar Nascimento dos Santos - 10 SGT PM Curso de Sargento Combatente

32

'.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www,foxitsoftware,com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito

'Indicao Servios. Placa de auxiliares educativa sentidos 7.3 - HORIZONTAL (Marcas)

".

Localizao

Indicao de distncia

A sinalizao horizontal aquela que se utiliza de linhas, marcaes, smbolos e legendas que so pintados ou apostos sobre a via (pavimento), ao qual chamaremos de marcas virias e possuindo a funo de complementar os sinais verticais, organizar os fluxo de veculos e pedestres, controle e orientao aos usurios, Utiliza-se variados tipos de cores e padres, os quais esto associados a determinados conceitos, para enunciao de suas mensagens especficas,

7.3.1-QUANTO AO POSICIONAMENTO EM SENTIDO DE CIRCULAO DOS VECULOS

RELAO AO

Linhas: Longitudinais - ordenam as correntes de trfego e os deslocamentos


dos veculos, dando idia de limites laterais;

laterais

Transversais - ordenam os deslocamentos


deslocamentos de outros veculos e pedestres;

frontais

e os harmonizam

com os

Outras - completam informaes fornecidas por outro tipo de sinalizao; Continuas - so associadas idia de proibio aos movimentos dos veculos em
transp-Ias, da dizer-se que proibida a ultrapassagem (como consequncia) quando a faixa estiver contnua;

Tracejadas ou interrompidas - esto associadas idia de permisso aos


movimentos dos veculos em transp-Ias, da a permisso (como conseqncia) de ultrapassagem,

Marcas de canalizao
direcionando

- Orientam

os fluxos

de trfego

em

uma

via,

a circulao, tambm chamada de "zebrado" ou "sargento",

Tracejada

Contnua

Contnua Ou Ia

Contnua e

traceiada
0

Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente

33

'.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito

jP;...!!L.~P-A..S~~

PR:O!lBfJ:3JA..iI?"~"ICIrS

.1

i k~~'i'
~

!;;team==Ju:,i a ,====,:l1!!r;6'

~~~-' i s==tt

=,"

~o:rs

~T.u::lICJS

.1.' lro";: '.-

.+

7.3.2
Amarela

- QUANTO A COR UTILIZADA


- esta associada regulao de fluxos de sentidos opostos e aos
e parada;

controles de estacionamento

Branca - esta associada regulao de fluxos de mesmo sentido, e delimitao


das pistas destinadas

circulao de veculos;

Vermelha - esta associada regulao de limitao de espao para deslocamento


de biciclos leves (ciclovias).

Azul - Utilizada nas pinturas de smbolos em reas especiais de estacionamento


rea de embarque e desembarque de~~~"~
"

OBS: Pode ser usada a cor preta, combinada" com as demais cores, nos

locais onde o pavimento no proporcionar disso, as marcas podem ser refletivas.

contraste suficiente

e, alm

7.4 - LUZES
Os sinais luminosos sero usados para controle de fluxos de veculos, para controle de fluxo de pedestre e de advertncia; em que a luz na cor verde significa trnsito livre; na cor amarelo- alaranjado, de advertncia e na cor vermelha, de pare. Tambm significa o sinal de parada obrigatria, o agito de uma luz vermelha, para os usurios da via aos quais a luz est sendo dirigida (CTV, Art. 60 3 c). O instrumento que mais se utiliza na sinalizao luminosa o semforo, ele possui 3 funes bsicas a saber: Controle do fluxo de veculos - utilizado o semforo quando se tm o objetivo de controlar a circulao dos veculos, so colocados, normalmente, em cruzamentos de vias.

Controle do fluxo de pedestres - utilizado quando se tm o objetivo de


controlar a circulao (passagem) de pedestres, normalmente,
0

nesses casos, existe 34

Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito a parada do veculo para a travessia do pedestre, mas no sendo essa a finalidade do semforo, e sim o do controle da travessia do pedestre. Controle do fluxo de veculos e pedestres - utilizado quando se tem o objetivo de se controlar, ao mesmo tempo, a circulao de veculos e pedestres, so empregados em locais onde h o conflito veculo X pedestre e grande circulao de ambos. Nos grandes centros urbanos so os mais comuns . . Para o policiamento de trnsito, o PM ou agente deve conhecer e saber como Vamos ver, de maneira resumida, o funcionamento de um .

funciona um semforo.
semforo:

O semforo possui um ciclo de funcionamento que o tempo gasto desde o incio de funcionamento de uma luz, passando pelas outras at o acionamento da luz inicial, ou seja, o tempo entre a sua abertura, fechamento e abertura novamente, esse tempo ns chamaremos de ciclo do semforo, um exemplo: voc observa a luz verde acender, ela ficou acesa por 1 minuto, quando apagou, acendeu a luz amarela por 5 segundos e ao apagar acendeu a luz vermelha por 30 segundos, ento, ao final, o ciclo do semforo (tempo do semforo) de 1 minuto e 35 segundos, que o tempo gasto para ele completar um ciclo completo. Podemos dividir essa situao e dizer de outra forma: que o tempo de semforo tem 1 minuto de tempo de verde; 5 segundos de tempo de amarelo e 30 segundos de tempo de vermelho, ou seja, o ciclo do semforo a soma dos tempos de verde + amarelo + vermelho. Isso ser muito importante para o PM ou agente, pois em caso de pane do semforo ou falta de energia, o PM ou agente de trnsito, atravs de gestos e sons, substituir o semforo, de acordo com o tempo de cada luz, sem interferir muito na sua programao. O tempo em que cada luz ficar acesa (ciclo) no escolhido aleatoriamente, um tcnico em trnsito faz estudos preliminares sobre a via e o fluxo de veculos e/ou pedestres por dia da semana, horrio, ms, etc., para estabelecer a programao, por esse motivo, importante que o agente de trnsito conhea o funcionamento do semforo (ciclo), basta apenas usar o relgio para se saber essa programao. Existem semforos com capacidade de mudar automaticamente a programao (estabelecida pelo tcnico) em funo do dia e/ou horrio, so chamados de semforos inteligentes, existe ainda os semforos burros, que so aqueles sem a capacidade de possuir mais de uma programao e os semforos de botoeiras, que so aqueles que ficam sempre na luz verde, s mudando de luz quando acionado, atravs de um boto, pelo pedestre. (esta em teste um semforo com mais de 3 luzes, tipo da frmula 1, entre as luzes verde e vermelha existem vrias amarelas que a medida que acendem, se . aproximando do vermelho, indica que o tempo para a luz vermelha acender esta mais perto).

~.

Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente


0

35

Generated by Foxit POF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito

Cruzamento semaforizado 7.5 - GESTOS E SONS

semforo para pedestres

A sinalizao de trnsito tambm pode ser feita atravs de gestos e sons, so os sinais mais utilizados pelo PM ou agente de trnsito. Existem os gestos (6) . regulamentares do agente de trnsito e os gestos (3) dos condutores de veculos (vide figuras). No se pode falar em gestos e sons separadamente, pois devero ser utilizados em conjunto pelo agente municipal de trnsito ou Policial Militar de trnsito, para isso, deve-se treinar bastante a sincronia de ambos, para evitar o acontecimento de acidentes de trnsito, por causa de um emprego errado dos sinais sonoros e gestos, por parte do agente de trnsito. A correo no emprego dos sinais sonoros e gestos pode determinar ou no a ocorrncia de um acidente. Os gestos dos condutores e dos agentes da autoridade de trnsito, bem como os sinais sonoros (apito), so os constantes do anexo I do CTB. O agitar de uma luz vermelha significa "Pare" para os usurios da via aos quais a luz dirigida. Dentro dos sinais sonoros, existe ainda o sinal sonoro produzido por buzinas, que devem restringir-se a um toque breve, com finalidade somente de advertncia para se evitar acidentes, e, fora das reas urbanas, quando for conveniente advertir um condutor que se tem o propsito de ultrapass-Io. Podero, ainda, sofrer restries em determinadas reas (hospitais, escolas e etc.), ficando a cargo da autoridade de trnsito, que dever providenciar sinalizao adequada, a sua regulamentao por meio de placas.

7.5.1- GESTOS DO AGENTE DE TRNSITO


Esses so os nicos gestos regulamentares do agente de trnsito previstos no CTB, qualquer outro gesto utilizado, por mais que seja facilmente entendido, no poder ser configurado como um sinal de trnsito. Normalmente os condutores no sabem ou no se recordam mais do significado dos gestos (e sons tambm), portanto, ao execut-Ios, deve-se ter ateno com os provveis condutores que no os obedecero, causando situaes de risco como por Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente
0

36

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://wwwJoxitsoftware.com For evafuation onfy.

Policiamento e Legislao de Trnsito exemplo da interdio temporria para travessia de pedestres, alguns condutores podem frear seus veculos abruptamente e outros podem desobedecer ao sinal, causando risco de acidente ou atropelo. Antes de executar os gestos, deve-se escolher um bom momento, como um intervalo maior entre veculos em deslocamento para parar o fluxo.

':-:-

'>:=" ~
. t

...... : . ..
,

::
"

'

:"1'

I,

I
'~.'

,',

',t .

','i,

. ;~~, :... .;.~. _;..

~ I

i ;,

I
I

I I~
.'

'~~~~'
, '.

,"
," ,

, .. ~ ,~! :: .:,:. ~'1 ~

,:. ..

.-

'.:

:'

..

.... '.

",

Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente


0

37

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito

7.5.2-

GESTOS DOS CONDUTORES

A legislao de trnsito s reconhece oficialmente os 3 gestos dos condutores (abaixo), os gestos realizados por passageiros, apesar de serem muito teis em determinados momentos, no tm valor legal, e em alguns casos, podem at criar situaes embaraosas para o prprio condutor e outros usurios. Deve ser destacado que o condutor ser sempre o responsvel pela sua segurana, dos passageiros e dos outros usurios (condutores, passageiros e pedestres). Quando o condutor utilizar-se dessa forma de sinalizao, poder momentaneamente estar sem uma das mos ao volante. Essa situao no ser configurada como infrao de trnsito, pois prevista pelo Cdigo de trnsito Brasileiro.
SignificadO Sinal

Oqbrar

e$Quer~:a

Dirninu,lr ou parar

a rnarcl"la

7.5.3

- SINAIS

SONOROS

~i:Yf'ar~~~
dimtllll1t

niatcha,dO'$-

v#oo.lo's.

7.6 - DISPOSITIVOS

AUXILIARES

So aqueles constitudos de materiais de cornposiao, formas, cores e refletividade diversos, aplicados em obstculos, no pavimento ou na via. Sua funo Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente
0

38

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento

e Legislao

de Trnsito

bsica incrementar a visibilidade da sinalizao ou de obstculos a circulao, alertando os condutores quanto situao de perigo ou que requeiram maior ateno. Podem ser: balizadores; tachas; taches; prismas, marcadores de perigo; marcadores de alinhamento; defensas; ondulaes transversais; cones; cavaletes; tapumes; etc. (Anexo II do CTB)

Ex:
::,,:.
.:

.- -

,-::r .

'.

i
.
\

'?i!"'~" ':"',
-'

"'.'

-~. ~

DEFENSAS

CONES

TACHES

7.7 - IMPORTNCIA

DA SINALIZAO

r>

atravs da sinalizao de trnsito, que a autoridade de trnsito com jurisdio sobre via regulamenta O' seu uso, indicando as restries, proibies, permisses, condies de utilizao da via, etc., sendo atravs dela que os usurios (condutores e pedestres) so informados dessa regulamentao. Da mesma forma, os condutores e pedestre so munidos de diversas informaes que o auxiliaro durante a circulao, com informaes sobre localizao, sentido, distncia, advertncias de perigos existentes, servios de teis, etc. . Sempre que a sinalizao for necessria, ser obrigatria; a sinalizao deve ser colocada em posio e condio que a torne visvel e legvel durante o dia e a noite (Art. 80 do CTB); qualquer obstculo livre circulao e segurana de veculos e pedestres, tanto no leito da via terrestre como nas caladas deve ser imediata e devidamente sinalizada (Art. 94 CTB); nenhuma via poder ser entregue ao trnsito sem estar devidamente sinalizada (Art.88 do CTB). A realizao de obras ou eventos no leito da via, s poder ser feito aps autorizao do rgo de trnsito com jurisdio sobre a via, ficando o responsvel pela obra ou evento, com a obrigao de sinalizar o local (Art. 95 do CTB). Na falta, insuficincia ou incorreta colocao de sinalizao especfica, no se aplicaro sanes pela inobservncia dos deveres e proibies, cuja observncia seja indispensvel sinalizao (Art. 90 CTB). Este artigo tambm se aplica aos sinais emanados pelos agentes de trnsito (gestos e sons), que se forem executados de maneira incorreta ou sejam executados sinais inexistentes no CTB, no obrigar o condutor a obedec-Ios, visto que ele s tem a obrigao de obedecer aqueles sinais previstos na legislao. . O rgo ou entidade com jurisdio sobre a via fica responsvel pela implantao da sinalizao, respondendo pela' falta, insuficincia ou incorreta colocao de sinalizao.

Paulo Csar Nascimento dos Santos - 10 SGT PM Curso de Sargento Combatente

39

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito

Situaes de " perigo

Queda de rvores

Pistas danificadas

Buracos na pista

Animais soltos

Falta de visibilidade

7.8 - PREVALNCIA ENTRE OS SINAIS DE TRNSITO De acordo com o Art. 89 do CTB, os sinais de trnsito, entre si, tm a seguinte prevalncia: 1) Ordens dadas pelo aqente da autoridade
de trnsito sobre as normas de

circulao e outros sinais, 2) As indicaes do semforo, sobre os demais sinais; 3) As indicaes dos sinais sobre as demais normas de trnsito.

8- CLASSIFICAO DOS VECULOS O CTB no Art. 96, classifica os veculos de acordo com a trao, a espcie e a categoria. . 8.1. - QUANTO TRAO:
Refere-se propulso do veculo ou seu tipo de locomoo. fora que o faz se movimentar. a) Automotor - possui seu prprio motor; Seria algo sobre a

b) Eltrico - a fora eltrica o faz movimentar; c) De propulso humana - a fora do homem que o movimenta; d) De trao animal - a fora do animal movimenta
0

o veculo; 40

Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito e) Reboque e sernl-reboque - (ver captulo lII).

8.2. - QUANTO ESPCIE: Refere-se a sua finalidade e utilizao, podendo ser: a) De passageiros:
Tipos: Bicicleta, ciclomotor, motoneta, motocicleta, triciclo, quadriciclo, automvel, micronibus, nibus, bonde, reboque, semi-reboque e charrete;

b) De carga:
Tipos:
Motoneta, motocicleta, triciclo, quadriciclo, caminho, reboque, sernl-reboque, carroa e carro de mo; caminhonete,

c) Misto: Tipos: Camioneta; utilitrio; outros. d) De competio


Ex: kart, stock car, motocross, etc.

e} De trao: Tipos: Caminho-trator, f) Especial.

trator de rodas, trator de esteiras e trator misto;

So aqueles que no se enquadram em nenhuma espcie aqui descrita. Ex: Trio eltrico

g} Coleo
So os veculos antigos com caractersticas h 30 anos conservadas

8.3. - QUANTO CATEGORIA: Refere-se a sua classe e pode ser:

Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente


0

41

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito

CA.TEGORIA DO \rEfeULQ ..
Prtic~

. PLACA E'T.ARJET.

Apr.endiial<eln Coleo-

Preto

olidal

Org,ani~Jl:ro COtisularlIntetnacitil
Acordo, -c.o"peia~p-lniorUi<)n'll

a)oficial;
ex: Veculos da PM, do Estado, Governo Federal.

b) de aluguel;
ex: txi, nibus coletivo urbano.

c) de aprendizagem.
Ex: veculos de auto-escola (CFC)

roR
OINZA1501:6

~Oll

r<

8.4- PESOS E DIMENSES DOS VECULOS


8.4.1012/98) Dimenses mximas autorizadas para veculos com ou sem carga (Res.

a) Largura mxima: c) Comprimento

2,60m;

b) Altura mxima: 4,40m; total: Veculos simples: 14m; . Veculos articulados; 18,15m; Veculos com reboque: 19,80m. Art. 30 Para a concesso da Autorizao Especial de Trnsito - AET devero ser observados os seguintes limites: I - poder ser admitida, a critrio dos rgos executivos rodovlrlos, a altura mxima do conjunto carregado de 4,95 (quatro metros e noventa e Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente
0

42

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software htlp://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito cinco centmetros) para configurao que transite exclusivamente em rota especfica; II - largura - 2,60 m (dois metros e sessenta centmetros); III - comprimentos - medido do para-choque dianteiro extremidade posterior (plano inferior e superior) da carroceria do veculo: a) - veculos simples - 14,00 m (quatorze metros); b) - veculos articulados at - 22,40 m (vinte e dois metros e quarenta centmetros), desde que a distncia em entre os eixos extremos no ultrapasse a 17,47m (dezessete metros e quarenta e sete centmetros); c) veculo com reboque - at 22,40m (vinte e dois metros e quarenta centmetros); IV - os limites legais de Peso Bruto Total Combinado - PBTC e Peso por Eixo previstos na Resoluo nO. 210/2006 - CONTRAN; V - a compatibilidade do limite da Capacidade Mxima de Trao - CMT do caminho trator, determinada pelo seu fabricante, com o Peso Bruto Total Combinado - PBTC (Anexo Il): VI - as Combinaes devero estar equipadas com sistemas de freios conjugados entre si e com o Caminho Trator, atendendo o disposto na Resoluo nO. 210/2006 - CONTRAN; VII - os acoplamentos dos veculos rebocados devero ser do tipo automtico conforme NBR 11410/11411, e estarem reforados com correntes ou cabos de ao de segurana;

EX:

.,

EQUIPAMENTOS

OBRIGATRIOS

Por questes de segurana, alguns equipamentos, definidos pelo legislador, devem fazer parte obrigatoriamente do veculo para que estes possam circular nas vias terrestres, esses equipamentos j devem estar presentes no veculo desde a sua fabricao, (obrigao do fabricante), mas dever dos condutores ou proprietrios mant-tos em perfeita ordem. O importante, a saber, que no basta o equipamento fazer parte e estar no veculo, ele tem que estar funcionando perfeitamente. Antes de colocar o veculo em circulao nas vias pblicas, o condutor dever verificar a existncia e as boas condies de funcionamento dos equipamentos de uso obrigatrio (art. 27, CTB).

Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente


0

43

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito

o artigo 105 do CTB mais as resolues 014, 034, 043, 046/98, 092/99 do CONTRAN, estabelecem quais so os equipamentos obrigatrios para cada tipo e veculo. No se aplicam aos veculos de coleo.
12.1. AUTOMOTORES reboque) E NIBUS ELTRICO: (R= reboque e semi-

1) Pra-choques dianteiro e traseiro (R, s o traseiro); 2) Espelhos retrovisores internos e externos; (facultativo em nibus, caminhes quando possurem os externos direito e esquerdo) 3) Encosto de cabea (automveis-assentos fabricados a partir de 01/99) 4) Limpador de para-brisa: 5) Lavador de pra-brisa: 6) Velocmetro; 7) Buzina; 8) Luzes de posio (farolete) de cor branca ou amarela; na cor vermelha (R); dianteiros e traseiros micronibus e

para os modelos

(velocirnetero)

9) Lanternas de posio traseiras

10) Lanternas de freios de cor vermelha (R); 11) Lanternas indicadoras de direo (pisca): dianteiras cor rnbar ou vermelha (R, somente as traseiras); 12) Lanterna de marcha r, de cor branca; 13) Retrorefletores (catadiptrico) traseiros, de cor vermelha; de cor mbar e traseiras de

14) Lanterna de iluminao da placa traseira, de cor branca (R); -----. "15) Pala interna de proteo contra o sol 16) Faris principais dianteiros de cor branca ou amarela; 17) Freios de estacionamento e de servio, com comandos capacidade acima de750 Kg a partir de 1997); 18) Pneus que ofeream condies mnimas de segurana (R); 19) Protetores das rodas traseiras nos caminhes; 20) Dispositivo de sinalizao luminosa ou" refletora sistema de iluminao do veculo (tringulo); 21) Extintor de incndio; 22) Registrador instantneo de velocidade e tempo, nos veculos de transporte e conduo de escolares, nos de transportes de passageiros com mais de 10 lugares e nos de carga com capacidade mxima de trao superior a 19 t; (Res) 092/99); 23) Cinto de segurana para todos os ocupantes do veculo; Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente
0

independentes

(R com

de emergncia,

independente

do

44

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software htlp://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito

24) Dispositivo destinado ao controle de rudo do motor, naqueles dotados de motor a


combusto;

25) Roda sobressalente,


conforme o caso;

compreendendo

o aro e o pneu com ou sem cmara de ar,

26) Macaco compatvel com o peso e a carga do veculo; 27) Chave de roda 28) Chave de fenda ou outra ferramenta apropriada para a remoo de calotas; 29) Lanternas delimitadoras 30) Cinto de segurana
coletivo e carga. OBS: conforme aRes. 028/98, os itens 25, 26, 27 no sero exigidos circulao entre o fabricante ou encarroador at o municpio de destino. Veja dispositivos obrigatrios: quando da e lanternas laterais nos veculos de carga, quando suas dimenses assim o exigirem; (R) para a rvore de transmisso em veculos de transporte

silenciador faris e lanternas dianteiras, retrovisores (interno e externos), limpadores de para. brisa, pra-choques, lanternas traseiras (luz de freio, luz de r, luz de posio retrorefletores e mudana de direo), luz da placa.

12.2. MOTOCICLETAS,MOTONETAS, Clclornotor)


1) Espelhos retrovisores

TRICICLO

E QUADRICICLO

(C=

de ambos os lados; (C);

2) Farol dianteiro na cor branca ou amarela (C) 3) Lanterna na cor vermelha, na parte traseira (C);
4) Lanterna de freio, de cor vermelha;

5) Iluminao da placa traseira; 6) Indicadores luminosos de mudana de direo, dianteiro e traseiro; 7) Velocmetro (C);
Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente
0

45

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito 8) Buzina; (C);

9) Pneus que ofeream condies mnimas de segurana; (C); 10) Dispositivo destinado ao controle de rudo do motor (C); 11) Protetor das rodas traseiras, apenas para os quadriciclos; 12) Capacete com viseira ou culos protetores passageiro.
para condutor e capacete para o

12.3. TRATORES DE RODAS, ESTEIRAS E MISTOS:


1) Faris dianteiros, de luz branca ou amarela; 2) Lanternas de posio traseira, de cor vermelha; 3) Lanternas de freio, de cor vermelha;
4) Indicadores luminosos de mudana de direo, dianteiros e traseiros; de

5) Pneus que ofeream condies mnimas de segurana, exceto os tratores esteira: 6) Dispositivo destinado ao controle de rudo do motor.

12.4 - CONSIDERAES
1) Com base em manifestao do CONTRAN, os condutores de veculos que transitarem com falta ou defeito em equipamento obrigatrio, cometem uma s infrao, ainda que haja irregularidade com dois ou mais equipamentos, devendo ser constado no auto os equipamentos defeituosos ou faltosos. (art. 230, IX)
2) Com relao aos pneus, deve-se observar:

a) Quando o sulco da banda de rodagem do pneu estiver com profundidade


inferior a 1,6 mm ou quando forem atingidos os indicadores de desgaste, colocados perpendicularmente banda de rodagem (TWI ou desenho de um tringulo invertido), s nsito.

b) Quando o pneumtico apresentar solta, faltando pedao, lonas e borr laterais cortadas, quebradas ou outra enquadramento dever ser' feito p equipamento obrigatrio (pneu).
3) Com relao aos extintores de incndio, deve-se observar se esta provido de Marca de Conformidade do INMETRO, se a recarga ocorreu a menos de um ano ou o ponteiro do manmetro indica que est carregado e se est fixado no compartimento interno destinado a passageiros, com as seguintes capacidades:

Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente


0

46

Generated by Foxit POF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito a) Automveis e mistos (at 10 passageiros ou 6,0 toneladas de carga) extintor de 01 kg de p qumico seco (PQS) ou gs carbnico (C02), ainda que transporte GLP em botijes; b) Caminhes, reboques e semi-reboques, para mais de 6,0 toneladas de carga: extintor de 02 kg de PQS ou de C02, ainda que transporte GLP em botijes; c) nibus, micronibus, reboques e semi-reboques extintor de 04 kg de PQS ou de C02; d) Veculo transportando gases inflamveis: extintor de passageiros:

produto perigoso das classes lquidas e de 08 kg de PQS ou dois de 06 kg cada de C02.

4) Com relao aos limpadores de pra-brisa, apesar de comum a existncia de limpadores com dois braos (duas palhetas), permitido o uso de uma s (ex.: UNO), desde que a rea atingida pela palheta seja ampla, atendendo ao disposto na Res. 463/73 CONTRAN e permitindo boa visibilidade ao condutor, tanto no campo principal da viso como na viso perifrica. 5) veicular, deciso trnsito pra-brisa no equipamento obrigatrio, mais sim requisito de segurana conforme Res. 463/73 CONTRAN, exceto no caso de veculos JEEP, em que a 01/72 do CONTRAN considerou falta ou defeito em equipamento obrigatrio o desses veculos sem o pra-brisa ou com ele deitado sobre o cap.

r'

6) Com relao ao Registrador instantneo de velocidade (tacgrafo) o equipamento que substitui o velocmetro quanto posslbitidade de se fiscalizar a velocidade do veculo, atravs das informaes registradas no disco diagrama. A infrao tem enquadramento especfico no Art. 230, XIV do CTB. Se estiver fora das especificaes (Res. 092/99) o enquadramento ser pelo art. 230, X. Atualmente a fiscalizao pode exigir sua existncia e funcionamento correto nos seguintes casos: 7) obrigatrio o uso do dispositivo de controle de velocidade e tempo - TACGRAFO: No transporte de produtos perigosos fracionados (carga embalada), obrigatrio somente para veculos com Capacidade Mxima de Trao - CMT acima de 19 toneladas, fabricados at 31Dez98. No transporte de produtos perigoso a granel, o tacgrafo e obrigatrio independente do CMT, conforme Art. 5 do Regulamento para o Transporte de Produtos Perigosos RTPP. Tambm obrigatrio nos veculos de transporte e conduo de escolares, no transporte de passageiros com mais de 10 (dez) lugares e nos demais veculos de carga, com CMT acima de 19 toneladas, fabricados at 31Dez98. No exigido o uso de tacgrafo nos veculos de transporte de passageiros ou de uso misto, registrados na categoria PARTICULAR e que no realizem transporte remunerado de pessoas (Art. 2, inciso lII, letra b, da Resoluo nO 14/98 do CONTRAN). Para os veculos fabricados partir de OlJan 99, o tacgrafo obrigatrio quando o Peso Bruto Total - PBT for superior a 4.536 kg, inclusive para o transporte de produtos perigosos fracionados. Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente
0

47

Generated by Foxit POF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito

8) Com relao aos equipamentos obrigatrios, roda sobressalente (estepe), macaco, chave de roda e chave para calotas (algumas chaves de roda possuem uma extremidade na forma de chave de fenda, eliminando a presena da chave de calota), nibus urbanos e metropolitanos, caminhes de lixo e valores, esto isentos desses equipamentos, a troca de pneus em caso de necessidade, pode ser muito mais eficiente quando feita por equipe de socorro apropriada. Assim, sempre que o veculo pertencer a uma empresa que opere numa rea de percurso limitado, com equipe de socorro funcionando no mesmo horrio de operao dos veculos, o PM no deve fazer autuao por falta desses equipamentos obrigatrios.

Espelho retrovisor interno

Pala de proteo contra

Art.3

o CONTRAN.

Os semi-reboques tracionados por motocicletas e motonetas devem ter as seguintes caractersticas: 10 Elementos de Identificao: I) Nmero de identificao veicular - VIN gravado na estrutura do semi-reboque II) Ano de fabricao do veculo gravado em 4 dgitos III) Plaqueta com os dados de identificao do fabricante, Tara, Lotao, PBT e dimenses (altura, comprimento e largura). 2 Equipamentos Obrigatrios: I) Pra-choque traseiro; II) Lanternas de posio traseira, de cor vermelha; III) Protetores das rodas traseiras; IV) Freio de servio; V) Lanternas de freio, de cor vermelha; VI) Iluminao da placa traseira; VII) Lanternas indicativas de direo traseira, de cor mbar ou vermelha; VIII) Pneu que oferea condies de segurana. IX) Elementos retrorefletivos aplicados nas laterais e traseira, conforme anexo. 30 Dimenses, com ou sem carga: I) Largura mxima: 1,15 m; II) Altura mxima: O,gOm; IIl) Comprimento total mximo (incluindo a lana de acoplamento): 2,15 m; Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente
0

48

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito Art. 40 Cabe autoridade de trnsito decidir sobre a circulao de motocicleta e de motoneta com semi-reboque acoplado, na via sob sua circunscrio. Art.5 O descumprimento das disposies desta Resoluo sujeitar ao infrator s penalidades do artigo 244 do Cdigo de Trnsito Brasileiro. Pargrafo nico. Dirigir ou conduzir veiculo fora das especificaes contidas no anexo desta Resoluo, incidir o condutor nas penalidades do inciso X do art. 230 do Cdigo de Trnsito Brasileiro. (Fim mdulo I)

MDULO - 11

9 - PROCESSO

ADMINISTRATIVO

Seo I
Da Autuao

E importante para a lavratura do auto de infrao, que o PM tenha conhecimento como funciona o processo administrativo, no s para o preenchimento correto dos autos, como o tempo requerido para os devido processos bem como, ser um agente multiplicador orientando e evitando as insubsistncias dos autos.
7.1 .: Art. 280. Ocorrendo infrao prevista na legislao de trnsito, lavrar-se- auto de infrao, do qual constar: (Complemento Portaria 59/07 DENATRAN). I - tipificao da infrao; da infrao; sua marca e espcie, e

II - local, data e hora do cometimento

III - caracteres da placa de identificao do veculo, outros elementos julgados necessrios sua identificao; IV - o pronturio do condutor, sempre que possvel; e da autoridade

V - identificao do rgo ou entidade equipamento que comprovar a infrao;

ou agente autuador

ou

vi - assinatura do infrator, do cometimento da infrao.


1 (VETADO)

sempre que possvel, valendo esta como notificao

20 A infrao dever ser -cornprovada por declarao da autoridade ou do agente da autoridade de trnsito, por aparelho eletrnico ou por equipamento audiovisual, reaes qumicas ou qualquer outro meio tecnologicamente disponvel, previamente regulamentado pelo CONTRAN. Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente
0

49

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito 30 No sendo possvel a autuao em flagrante, o agente de trnsito relatar o fato autoridade no prprio auto de infrao, informando os dados a respeito do veculo, alm dos constantes nos incisos I, II e III, para o procedimento previsto no artigo seguinte. 40. O agente da autoridade de trnsito competente para lavrar o auto de infrao poder ser servidor civil, estatutrio ou celetista ou, ainda, policial militar designado pela autoridade de trnsito com jurisdio sobre a via no mbito de sua competncia. .

7.2 - Do Julgamento das Autuaes e Penalidades

Art. 281. A autoridade de trnsito, na esfera da competncia estabelecida neste Cdigo e dentro de sua circunscrio, julgar a consistncia do auto de infrao e aplicar a penalidade cabvel.
Pargrafo insubsistente: nico. O auto de infrao ser arquivado e seu registro julgado

I - se considerado inconsistente ou irregular; II - se, no. prazo mximo de trinta dias, no for expedida autuao. (Redao dada pela Lei nO. 9.602, de 1998). a notificao da

Veja o Organograma do percurso feito pelo Auto de Infrao de Trnsito desde a lavratura pelo Agente/PM at a ultima instncia na esfera administrativa de defesa a que tem direito os infratores.

Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente


0

50

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito

AlPiR.ESE!NrA<Ao

DO C.O'NDII!J""I'iba U4FiRATOR

.I:l!ILG"'M~'Il!JTlO

<:>h<_ ~--

_"'<raoI

. ,'.:ii.U;1';E:R.llJ6,.;!~'
-'

1~~DEFIER1[JoQ

RIECURS9

JRiI
liNIDEfERl!J)oO

(0l\M 'DD 5.1::_ P.r.:.GAM5:HTO' lOA >$!;ml1f-A,.

iR E(;-U RS.O
CC<iJl!O .",...

CEliRAN ...,...,.Q.,' " _,

MANUAL DE FISCALIZAO FISCALIZAO:

- Resol.271/10

Ato de controlar o cumprimento das normas estabelecidas na legislao de trnsito, por meio do poder de polcia administrativa de trnsito, no mbito de circunscrio dos rgos e entidades executivos de trnsito e de acordo com as competncias definidas neste Cdigo. A fiscalizao, conjugada s aes de operao de trnsito, de engenharia de trfego e de educao para o trnsito, uma ferramenta de suma importncia na busca de uma convivncia pacfica entre pedestres e condutores de veculos. As aes de fiscalizao influenciam diretamente na segurana e fluidez do trnsito,contribuindo para a efetiva mudana de comportamento dos usurios da via, e de forma especfica, do condutor infrator, atravs da imposio de sanes, propiciando a eficcia da norma jurdica. Nesse contexto, o papel do agentejPM de trnsito desenvolver atividades voltadas melhoria da qualidade de vida da populao, atuando como facilitador da mobilidade urbana ou rodoviria sustentveis, norteando-se, dentre outros, pelos princpios constitucionais da legalidade, impessoal idade, moralidade, publicidade e eficincia. Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente
0

51

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito

4.

AGENTE DA AUTORIDADE

DE TRNSITO

agente da autoridade de trnsito competente para lavrar o auto de infrao de trnsito (AIT) poder ser servidor civil, estatutrio ou celetista ou, ainda, policial militar designado pela autoridade de trnsito com circunscrio sobre a via no mbito de sua competncia. Para que possa exercer suas atribuies como agente da autoridade de trnsito, o servidor ou policial militar dever ser credenciado, estar devidamente uniformizado e no regular exerccio de suas funes nos locais de fiscalizao ou por veculo devidamente caracterizados na forma do ato 29 inciso VI! do CTB. O agente de trnsito, ao presenciar o cometimento da infrao, lavrar o respectivo auto e aplicar as medidas administrativas cabveis, sendo vedada a lavratura do AlT por solicitao de terceiros. A lavratura do AIT um ato vinculado na forma da Lei, no havendo discricionariedade com relao a sua lavratura, conforme dispe o artigo 280 do CTB. O qgente de trnsito deve priorizar suas aes no sentido de coibir a prtica das infraes de trnsito, porm, uma vez constatada a infrao, s existe o dever legal da autuao, devendo tratar a todos com urbanidade e respeito, sem, contudo, omitirse das providncias que a lei lhe determina.

,-

INFRAO

DE TRNSITO

---- Constitui infrao a inobservncia a qualquer preceito da legislao de trnsito, s normas emanadas do Cdigo de Trnsito, do Conselho Nacional de Trnsito e a regulamentao estabelecida pelo rgo ou entidade executiva de trnsito. O infrator est sujeito s penalidades e medidas administrativas previstas no CTB. As infraes classificam-se, de acordo com sua gravidade, computados, ainda, os seguintes nmeros de pontos: I - infrao de natureza gravssima, 7 pontos; I! - infrao de natureza -grave, 5 pontos; Hl - infrao de natureza mdia, 4 pontos; IV - infrao de natureza leve, 3 pontos. em quatro categorias,

As penalidades s podem ser aplicadas pela Autoridade de trnsito e o responsvel pela infrao, ficar sujeito s seguintes penalidades (art. 256 do CTB):
Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente
0

52

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito

4.

AGENTE DA AUTORIDADE

DE TRNSITO

agente da autoridade de trnsito competente para lavrar o auto de infrao de trnsito (AIT) poder ser servidor civil, estatutrio ou celetista ou, ainda, policial militar designado pela autoridade de trnsito com circunscrio sobre a via no mbito de sua competncia. Para que possa exercer suas atribuies como agente da autoridade de trnsito, o servidor ou policial militar dever ser credenciado, estar devidamente uniformizado e no regular exerccio de suas funes nos locais de fiscalizao ou por veculo devidamente caracterizados na forma do ato 29 inciso VI! do CTB. O agente de trnsito, ao presenciar o cometimento da infrao, lavrar o respectivo auto e aplicar as medidas administrativas cabveis, sendo vedada a lavratura do AlT por solicitao de terceiros. A lavratura do AIT um ato vinculado na forma da Lei, no havendo discricionariedade com relao a sua lavratura, conforme dispe o artigo 280 do CTB. O qgente de trnsito deve priorizar suas aes no sentido de coibir a prtica das infraes de trnsito, porm, uma vez constatada a infrao, s existe o dever legal da autuao, devendo tratar a todos com urbanidade e respeito, sem, contudo, omitirse das providncias que a lei lhe determina.

,-

INFRAO

DE TRNSITO

---- Constitui infrao a inobservncia a qualquer preceito da legislao de trnsito, s normas emanadas do Cdigo de Trnsito, do Conselho Nacional de Trnsito e a regulamentao estabelecida pelo rgo ou entidade executiva de trnsito. O infrator est sujeito s penalidades e medidas administrativas previstas no CTB. As infraes classificam-se, de acordo com sua gravidade, computados, ainda, os seguintes nmeros de pontos: I - infrao de natureza gravssima, 7 pontos; I! - infrao de natureza -grave, 5 pontos; Hl - infrao de natureza mdia, 4 pontos; IV - infrao de natureza leve, 3 pontos. em quatro categorias,

As penalidades s podem ser aplicadas pela Autoridade de trnsito e o responsvel pela infrao, ficar sujeito s seguintes penalidades (art. 256 do CTB):
Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente
0

52

Generated by Foxit POF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito a) Advertncia por escrito; b) Multa; c) Suspenso do direito de dirigir; d) Cassao da CNH; e) Cassao da Permisso para dirigir; f) Apreenso do veculo. g) Freqncia obrigatria em curso de reciclagem

6. RESPONSABILIDADE PELA INFRAO


As penalidades sero impostas ao condutor, ao proprietrio do veculo, ao embarcador e ao transportador, salvo os casos de descumprimento de obrigaes e deveres impostos a pessoas fsicas Ou jurdicas expressamente mencionadas no CTB.

6.1 Proprietrio
Ao proprietrio caber sempre a responsabilidade pela infrao referente previa regularizao e preenchimento das formalidades e condies exigidas para o trnsito do veculo na via terrestre, conservao e inalterabilidade de suas caractersticas, componentes, agregados, habilitao legal e compatvel de seus condutores, quando esta for exigida, e outras disposies que deva observar.

6.2 Condutor
Ao condutor caber a responsabilidade praticados na direo do veculo. pelas infraes decorrentes de atos

6.3 Embarcador

o embarcador responsvel pela infrao relativa ao transporte de carga com excesso de peso nos eixos ou no peso bruto total, quando simultaneamente for o nico remetente da carga e o peso declarado na nota fiscal, fatura ou manifesto for inferior quele aferido.
6.4. Transportador

o transportador o responsvel pela infrao relativa ao transporte de carga com excesso de peso nos eixos ou quando a carga proveniente de mais de um embarcador ultrapassar o peso bruto total.
6.5 Responsabilidade Solidria
6.5.1 Aos proprietrios e condutores de veculos sero impostas concomitantemente as penalidades, toda vez que houver responsabilidade solidria em infrao dos preceitos que Ihes couber observar, respondendo cada um de per si pela falta em comum que Ihes for atribuda. 6.5.2 O transportador e o embarcador so solidariamente responsveis relativa ao' excesso de peso bruto total, se o peso declarado na Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente
0

pela infrao 53

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito nota fiscal, fatura ou manifesto for superior ao limite legal.

6.6 Pessoa Fsica ou Jurdica expressamente


A pessoa fsica ou jurdica veculo ou sua conduo, expressamente mencionada

mencionada no CTB
no CTB.

responsvel por infrao de trnsito, no vinculada a

7.

AUTUAO

Autuao ato administrativo da Autoridade de Trnsito ou seus agentes quando da constatao do cometimento de infrao de trnsito, devendo ser formalizado por meio da lavratura do AIT.

o AIT

que subsidia a Autoridade de Trnsito na aplicao das penalidades e sua consistncia est na perfeita caracterizao da infrao, devendo ser preenchido de acordo com as disposies contidas no artigo 280 do CTB e demais normas regulamentares, com registro dos fatos que fundamentaram sua lavratura. Quando a configurao de uma infrao depender da existncia de sinalizao especfica, esta dever revelar-se suficiente e corretamente implantada de forma legvel e visvel. Caso contrrio, o agente no dever lavrar o AIT, comunicando Autoridade de Trnsito com circunscrio sobre a via a irregularidade observada. Quando essa infrao dependa de informaes complementadas estas devem constar do campo de observaes. O AIT no poder conter rasuras, emendas, uso de corretivos, ou qualquer tipo de adulterao. O seu preenchimento se dar com letra legvel, preferencialmente, com caneta esferogrfica de tinta preta ou azul. Poder ser utilizado o talo eletrnico para o registro da infrao conforme regulamentao especfica. O agente s poder registrar uma infrao por auto e, no caso da constatao de infraes em que os cdigos infracionais possuam a mesma raiz (os trs primeiros dgitos), considerar-se- apenas uma infrao. Exemplo: condutor e passageiro sem usar o cinto de segurana, lavrar somente o auto de infrao com o cdigo 518-51 e descrever no campo 'Observaes' a situao constatada (condutor e passaqeiro sem usar o cinto de segurana). As infraes simultneas podem ser concorrentes ou concomitantes: So concorrentes aquelas em que o cometimento de uma infrao, tem como conseqncia o cometimento de outra. Por exemplo: ultrapassar pelo acostamento (art. 202) e transitar com o veculo pelo acostamento (art. 193). Nestes casos o agente dever fazer um nico AIT que melhor caracterizou a manobra observada. evidente que para ultrapassar pelo acostamento o condutor necessariamente transitou pelo mesmo. So concomitantes aquelas em que o cometimento de uma infrao no implica no cometimento de outra na forma do art. 266 do CTB.

pea informativa

r>

Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente


0

54

Generated by Foxit POF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito Por exemplo: deixar de reduzir a velocidade do veculo de forma compatvel com a segurana do trnsito ao ultrapassar ciclista (art. 220, XIII) e no manter a distncia de l,SOm ao ultrapassar bicicleta (art. 201).

AIT dever ser impresso equipamento eletrnico.

em,

no mnimo,

duas vias,

exceto

o registrado

em

Uma via do AIT (DETRAN-BA P via cor Branca), ser utilizada pelo rgo ou entidade de trnsito para os procedimentos administrativos de aplicao das penalidades previstas no CTB.Outra via dever ser entregue ao condutor (2a via cor verde ou azul), quando se tratar de autuao com abordagem, ainda que este se recuse a

assin-lo ,
Sempre que possvel, o agente de trnsito dever abordar o condutor do veculo para constatar a infrao, ressalvado os casos onde a infrao poder ser comprovada sem a abordagem. Para esse fim, o Manual estabelece as seguintes situaes:

Caso 1: "possvel sem abordagem" - significa que a infrao pode ser


constatada sem a abordagem do condutor.

Caso 2: "mediante
constatada

abordagem"

- significa que a infrao s pode ser - significa


que, em alguns casos, h

se houver a abordagem do condutor.

Caso 3: "vide

procedimentos"

. situaes especficas para abordagem do condutor. Quando da autuao de veculo estacionado irregularmente, o agente dever fixar uma via do AIT no parabrisa do veculo e, no caso de motocicletas e similares, preferencialmente no banco do condutor. Na impossibilidade de deixar a via do auto de infrao dever ser informado no campo 'Observaes' o motivo: Ex: "condutor retirou o veculo", "condutor no aguardou a sua via do AIT". r-- Nas infraes cometidas com combinao autuada a unidade tratora. de veculos, sempre que' possvel, ser

8. MEDIDAS ADMINISTRATIVAS
Medidas administrativas so providncias de carter complementar, exigidas para a regularizao de situaes infracionais, sendo, em grande parte, de aplicao momentnea, e tm como objetivo prioritrio impedir a continuidade da prtica infracional, garantindo a proteo vida e incolumidade fsica das pessoas e no se confundem com penalidades.

As Medidas Administrativas

so as seguintes:

a) Reteno do veculo b) Remoo do veculo c) Recolhimento da CNH d) Recolhimento da Permisso para Dirigir e da ACC e) Recolhimento do CRLV f) Transbordo do excesso de carga Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente
0

55

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito g) Realizao de teste de dosagem de alcoolemia ou percia de entorpecentes h) Recolhimento de animais que se encontrem soltos nas vias ou faixas domnio.

de

Compete autoridade de trnsito com circunscrio sobre a via e seus agentes aplicar as medidas administrativas, considerando a necessidade de segurana e fluidez do trnsito. A impossibilidade de aplicao de medida administrativa prevista para infrao no invalidar a autuao pela infrao de trnsito, nem a imposio das penalidades previstas. rA remoo do veculo no ser aplicada se o condutor, regularmente habilitado, solucionar a causa da remoo, desde que isso ocorra antes que a operao de remoo tenha sido iniciada ou quando o agente avaliar que a operao de remoo trar ainda mais prejuzo segurana e/ou fluidez da via. Este procedimento somente se aplica para o veculo devidamente esteja em condies de segurana para sua circulao. A restitulodos 8.3-Recolhimento veculos removidos s ocorrera aps o pagamento do Documento de Habilitao licenciado e que

dos impostos.

recolhimento do documento de habilitao tem por objetivo imediato impedir a conduo de veculos nas vias pblicas enquanto perdurar a irregularidade constatada. Cessada a irregularidade, o documento de habilitao ao condutor sem qualquer nus ou condies. ser imediatamente restitudo

_____ Caso o condutor no comparea ao rgo responsvel pela autuao, o documento de habilitao dever ser encaminhado ao rgo executivo de trnsito responsvel pelo seu registro. recolhimento do documento de habilitao deve ser efetuado mediante recibo, sendo que uma das vias ser entregue, obrigatoriamente, ao condutor(DETRAN-BA 1avia cor Branca).

8.4 Recolhimento (CLA/CRLV)

do

Certificado

de

Licenciamento

Anual

Consiste no recolhimento do documento que certifica o licenciamento do veculo com o objetivo de garantir que o proprietrio promova a regularizao de uma infrao constatada. Deve ser aplicada nos seguintes casos:

Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente


0

56

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito - Quando no for possvel sanar a irregularidade, medida administrativa de reteno do veculo; - Quando houver fundada suspeita quanto nos casos em que esteja prevista a

inautenticidade

ou adulterao;

- Quando estiver prevista a penalidade de apreenso do veculo na infrao. De acordo com a Resoluo do CONTRAN nO. 61/1998, Registro e Licenciamento de Veculos (CRLV). o CLA

o Certificado

de

Todo e qualquer recolhimento de CLA deve ser documentado por meio de recibo, sendo que uma das vias ser entregue, obrigatoriamente, ao condutor. Aps o recolhimento do documento pelo agente, a Autoridade de Trnsito do rgo autuador dever adotar medidas destinadas ao registro do fato no RENAVAM. 8.5 - Transbordo do Excesso de Carga

o transbordo do excesso de carga consiste na retirada exceda o limite de peso ou a capacidade mxima proprietrio, sem prejuzo da autuao cabvel.

da carga de um veculo que de trao, a expensas do

. Se no for possvel realizar o transbordo, o veculo recolhido ao depsito, sendo liberado depois de sanada a irregularidade e do pagamento das despesas de remoo e estada. 8.6 - Recolhimento de Animais Domnio das Vias de Circulao que se Encontrem Soltos nas Vias e na Faixa de

r-

Esta medida administrativa consiste no recolhimento de animais soltos nas vias ou nas faixas de domnio, com o objetivo de garantir a segurana dos usurios, evitando perigo potencial gerado segurana do trnsito. O animal dever ser recolhido para depsito fixado pelo rgo ou entidade de trnsito competente, ou, excepcionalmente, para instalaes pblicas ou privadas, dedica das guarda e preservao de animais. O recolhimento deixar de ocorrer se o responsvel, retirar o animal. presente no local, se dispuser a

9.

HABILITAO

Para a conduo de veculos automotores obrigatrio o porte do documento de habilitao, apresentado no original e dentro da data de validade. O documento de habilitao no pode estar plastificado para que sua autenticidade possa ser verificada.

Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente


0

57

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito

Do Processo de Habilitao do Condutor


candidato obteno da Autorizao para Conduzir Ciclomotor - ACC, da Carteira Nacional de Habilitao - CNH, solicitar ao rgo ou entidade executivo de trnsito do Estado ou do Distrito Federal, do seu domiclio ou residncia, ou na sede estadual ou distrital do prprio rgo ou entidade, a abertura do processo de habilitao para o qual dever preencher os seguintes requisitos: I - ser penalmente imputvel; II - saber ler e escrever; III - possuir documento de identidade; IV - possuir Cadastro de Pessoa Fsica - CPF. 10 processo de habilitao do condutor de que trata o caput deste artigo, aps o devido cadastramento dos dados informativos do candidato no Registro Nacional de Condutores Habilitados - RENACH, dever realizar Avaliao Psicolgica, Exame de r: Aptido Fsica e Mental, Curso Terico-tcnico, Exame Terico-tcnico, Curso de Prtica de Direo Veicular e Exame de Pratica de Direo Veicular, nesta ordem. 2 candidato poder requerer simultaneamente a ACC e habilitao na categoria "B", bem como requerer habilitao em "Ali e "B" submetendo-se a um nico Exame de Aptido Fsica e Mental e Avaliao Psicolgica, desde que considerado apto para ambas. 30 processo do candidato habilitao ficar ativo no rgo ou entidade executivo de trnsito do Estado ou do Distrito Federal, pelo prazo de 12 (doze) meses, contados da data do requerimento do candidato. 4 A obteno daACC obedecer aos termos e condies estabelecidos para aCNH nas categorias "A", "8" e, "A" e "8". Art. 30 Para a obteno da ACC e da CNH o candidato devera submeter-se a realizao de: I - Avaliao Psicolgica; II - Exame de Aptido Fsica e Mental; III - Exame escrito, sobre a integralidade do contedo programtico, desenvolvido em Curso de Formao para Condutor; ,,-- IV - Exame de Direo Veicular, realizado na via pblica, em veculo da categoria para a qual esteja se habilitando. Art. 40 Exame de Aptido Fsica e Mental ser preliminar e renovvel a cada cinco anos, ou a cada trs anos para condutores com mais de sessenta e cinco anos de idade, no local de residncia ou domiclio do examinado. O condutor que exerce atividade de transporte remunerado de pessoas ou bens ter que se submeter ao Exame de Aptido Fsica e Mental e a Avaliao Psicolgica de acordo com os parqrafos 20 e 30 do Art. 147 do Cdigo de Trnsito Brasileiro. Quandohouver indcios de deficincia fsica, mental ou de progressividade de doena que possa diminuir a capacidade para conduzir veculo, o prazo de validade do exame poder ser diminudo a critrio do perito examinador. condutor que, por qualquer motivo, adquira algum tipo de deficincia fsica para a conduo de veculo autornotor, dever apresentar-se ao rgo ou entidade executivo de trnsito do Estado ou do Distrito Federal para submeter-se aos exames necessrios.

9.1 - So documentos de habilitao:


Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente
0

58

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http.z/www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento

e Legislao

de Trnsito

9.1.0 - Autorizao para Conduzir Ciclomotores (ACe) - habilita o condutor somente


para conduzir ciclomotorese cicloeltricos:

9.1.2 - Permisso para Dirigir (PPD) - categorias A e B


- Carteira Nacional de Habilitao (CNH) - categorias A, B, C, D e E.

' Todos .cs vecufos automotores e-eltricos, de d~s;o1.J:trs rodas, com :eu sem carro lateral,

.' Ciclemctor;

caso o condutorno-pssua.At'X; .

No se-aplica a quadeiciclos . J:Uja categoria

a.

. Vecutos auzomotores e ~l~tricos de. quatro ro:qfl:Sct;tioP~so; Bruto TOfuct ().?~l') no=exseda, a 3,.~Q(} .~g,ec:m?l ;Jo-taqr UI}q exceda a oito. lugares, ext~uido"O' d' motorsta, comemptan<tq .a: ~om~ifia,~Q de unidade alad~" ;r:efJ~que.'S'~mi-y.eb;Oqtfe ~< . tq:cpl}i(da. desde 'que atetda ,l~faQ e-capacdade depesq p1tta , .' 1"odl,~, p.'& y~Jqtilo.:s, au1op;lotQl"~~ e el~trCQ'S< u.tilizad,os: transporte de ;rtg~.C'lL.~ PBT'exc-ed'a a 3.500kg~ , em

..''1l:ato.tes, m"J.uins a~rl(}fus e de movrnesrraode Cttas3 motor-casa, combinao de1ref017..1ds.em'qu a unidade a<?opIacl'aj reboque, semi-reboque ou attic4taf1~.:P~:~~xced.,a~,..,~()O~.a de

P:J.lT. . Todos.os y,ecolbs abrangidos p.ela cate~t ''B'''.


-.

VeiutQS; autometares

pas$;g.ei'lios,
cerrduror, D

cu,ia:

e- &l.'fri6$. :Qtliz-ag0S n: .transporte lotao exceda a oit lugares, e.XC1:lldu:

de
Q

do

Veculos .destinados ao transperfs d~ escolares idep,epden,t~ d~


lotao,

Todos os vefenlos.abrangidos tias categorias '''B'~e C".


Y',
J.

..t

..

~m15itittQ! de v:W'culfSem q;q-~~ unidade ftatQt~se-:(~t<luadfenM


,Ca{~otisiB. C ori,lle; .: A unm'deacoplada:,. reboque, semi-reboques ou articulada;
tenha' 6'!O'0' Kg oU.r;:UiJS d~P:B-:t

. A lotao. da unidde :acb~lada,X.Ceda'~ lu~a:'es


' A unidade acopUtd:aseJil'di'l:'t,git.l ttilfter .

. S~a uma CQftiQ,4TQ .de. v(}fG!J.Tos cojn mais; de ~


trasenada, ndependenreraente Pa'1'. ~ Todos <1S,'/.ldClllos,abraugidOs:

unidadeda capacidade dfrao- ,C1l1 do

ns categorias '<ff'; "'<0'~ :e'<"D'~

9.1.3 Condutor oriundo de pas Estrangeiro.


Paulo Csar Nascimento dos Santos - 10 SGT PM Curso de Sargento Combatente 59

Generated by Foxit POF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito

o condutor de veculo automotor, oriundo de pas estrangeiro e nele habilitado, poder dirigir com os seguintes documentos: Permisso Internacional para Dirigir (PID) ou Documento de habilitao estrangeira, quando o pas de origem do condutor for signatrio de Acordos ou Convenes Internacionais, ratificados pelo Brasil, respeitada a validade da habilitao de origem e o prazo mximo de 180 dias da sua. estada regular no Brasil. Documento de identificao.
Pases: frica do Sul, Albnia, Alemanha, Anguila (Gr Bretanha), Angola, Arglia, Argentina, Arquiplaqo de San Andres Providncia e Santa Catalina (Colmbia), Austrlia, ustria, ,-. Azerbaidjo, Bahamas, Barein, Bielo-Rssia, Blgica, Bermudas, Bolvia, BsniaHerzegvina, Bulgria, Cabo Verde, Canad, Cazaquisto, Ceuta e Melilla (Espanha), Chile, Cingapura, Colmbia, Congo, Coria do Sul, Costa do Marfim, Costa Rica, Crocia, Cuba, Dinamarca, EI Salvador, Equador, Eslovquia, Eslovnia, Espanha, Estados Unidos, Estnia, Federao Russa, Filipinas, Finlndia, Frana, Gabo, Gana, Gergia, Gilbratar (Colnia da Gr Bretanha), Grcia, Groelndia (Dinamarca), Guadalupe (Frana), Guatemala, Guiana, Guiana Francesa (Frana), Guin-Bissau, Haiti, Holanda, Honduras, Hungria, Ilha da Gr-Bretanha (Pitcairn, Cayman, Malvinas e Virgens), Ilhas da Austrlia (Cocos, Cook e Norfolk), Ilhas da Finlndia (Aland), Ilhas da Coroa Britnica (Canal), Ilhas da Colmbia (Gergia e Sandwich do Sul), Ilhas da Frana (Wallis e Futuna), Indonsia, Ir, Iri Ocidental, Israel, Itlia, Kuweit, Letnia, Lbia, Litunia, Luxemburgo, Macednia,Martinica (Frana), Marrocos, Mayotte (Frana), Mxico, Moldvia, Mnaco, Monglia,Montserrat (Gr Bretanha), Nambia, Nicargua, Nger~ Niue (Nova Zelndia) Noruega, Nova Calednia (Frana), Nova Zelndia, Nueva Esparta (Venezuela), Panam, Paquisto, Paraquai, Peru, Polinsia Francesa (Frana), Polnia, Porto Rico, Portugal, Reino Unido (Esccia, Inglaterra, Irlanda do Norte, Esccia e Pas de Gales, Repblica Centro Africana, Repblica Checa, .--... Repblica Dominicana, Republica Eslovaca, Reunio (Frana), Romnia, Saara Ocidental, Salnt-Plerre e Miquelon (Frana), San Marino, Santa Helena (GrBretanha), So Tom e Principe.. Seichelles, Senegal, Srvia, Sucia, Sua, Svalbard (Noruega), Tadjiquisto, Tunsia, Terras Austrais e Antrtica (Colnia Britnica), Territrio Britnico no Oceano ndico (Colnia Britnica), Timor, Toquelau (Nova Zelndia), Tunsia, Turcas e Caicos (Colnia Britnica), Turcomenisto, Ucrnia, Uruguai, Uzbequisto,Venezuela e Zimbbue. . Observaes: Os veculos motocicleta, motoneta e ciclomotor, quando desmontados e/ou empurrados nas vias pblicas, no se equiparam ao pedestre, estando sujeitos s infraes previstas no CTB. O simples abandono de veculo em via pblica, estacionado em local no proibido pela sinalizao, no caracteriza infrao de trnsito, assim, no h previso para sua remoo por parte do rgo ou entidade executivo de trnsito com circunscrio sobre a via.

Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente


0

60

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito

Os rgos e entidades executivos do SNT podero celebrar convnio delegando as atividades previstas no CTB, com vistas maior eficincia e segurana para os usurios da via.

CANALIZAO

O

ato de sinalizar obstculos livre circulao de veculos:

Carros quebrados; Defeito na pista; Queda de rvore; Lama na pista; Queda de fios, etc.)

OPERAES ASPCTOS
o monitoramento

DE TRNSITO DA OPERAO DE TRNSITO

GERAIS

r=-;

tcnico baseado nos conceitos de engenharia de trfego, das condies da via, de forma a reduzir as interferncias tais como veculos quebrados, acidentados, estacionados irregularmente atrapalhando o trnsito, prestando socorros imediatos e informaes aos pedestres e condutores" Para entender melhor o que representa "operao de trnsito" para a vida urbana moderna fundamental o entendimento do conceito de mobilidade

CASA - TRABALHO - CASA TRABALHO - RESTAURANTE - TRABALHO TRABALHO E~TE O . CASA - TRABALHO - ESCOLA ~FI HOS - CASA CASA - ESCOLA DOS FILHO - C A CASA - LASER - CASA LASER 1 - LASER 2 ... CASA ESCOLA - CASA ESCOLA - LASER - CASA
Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente
0

61

Generated by Foxit POF Creator Foxit Software htlp://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito

CASA - PADARIA - CASA CASA - FARMCIA - CASA

A CULTURA DE SE CORRER CONTRA O RELGIO TRANSFORMA HOMENS BONS EM MAQUINAS INSENSIVEIS ... Portanto:

precisa haver quem ordene ... , Quem gerencie ... , Quem oriente ... ,Quem fiscalize ....
Problemas que iremos enfrentar . O aumenta da populao das cidades; O aumenta da frota de veculas; O aumenta da densidade demagrfica; A baixa velacidade de adequao. e expanso. da sistema viria; A falta de planejamento. estrutural para as cidades; A deficincia de transportes pblicas; O aumenta da extenso. da rea urbana.

OPERAES ROTINEIRAS
So. as operaes executadas diariamente e tem como objetivo principal acampanhar a desempenha da sistema de trnsito. Ex: Orientar a fluxo. de veicula e pedestre na dia a dia, eliminar au administrar interferncias prejudiciais ao. sistema de trnsita,caibir posturas que desrespeitam a legislao. de trnsito., preveno. de acidentes etc.

OPERAES PROGRAMADAS
So. as operaes executadas programadamente peridicas e tem cama objetivo principal ordenar para situaes preventivamente ocasionais a sistema ou de

trnsito.
Tem cama caractersticas a planejamento. antecipada e a edio. de parta ria reguladara divulgada com na mnima 48 horas de antecedncia. Tem cama principais procedimentos tcnicas a Isolamento atravs de barreiras, a varredura para garantir a liberao. da espaa e a otimizaa da trnsito. nas adjacncias. Joqos de futebol, shaws, competies autamabilsticas, natal, carnaval e outras "festas populares" etc.

OPERAES EMERGENCIAIS
So. as operaes executadas quando. da ocorrncia de acantecimentas intempestivas e imprevistas que necessitem a regulaa da sistema de trnsito.

Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SOT PM Curso de Sargento Combatente


0

62

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito Ex: Desabamentos, incndios, grandes acidentes automobilsticos, alagamentos etc.

"BLITZ" importante antes de sair para realizar uma operao blitz ainda na sede reunir os
integrantes a fim de definir as estratgias, checar todos os materiais pertinentes e a funo que ser desencadeada por cada um. Essa reunio no dever ser feita no local programado para operao para no haver desgaste, pois, em poucos minutos as informaes se propaga tornando a operao sem xito, principalmente os motociclistas que so muitos e fcil de leva as informaes. Chegando ao local onde ser realizado a blitz, a canalizao deve ser montada o mais rpido possvel.

PLANEJAMENTO
A definio do objetivo; A seleo do local onde ser instalada e a definio do modelo de blitz; . Adequao dos procedimentos operacionais; Projeo de possveis problemas.

A DEFINIO DO OBJETIVO
li Fiscalizao de trnsito? ou Preveno e represso a delitos praticados com uso de veculos? Fiscalizao de trnsito? ou Preveno e represso a delitos praticados com uso de veculos?

SELEO DO LOCAL ONDE SER INSTALADA

Caractersticas:
Local estratgico de acordo com a possvel circulao de praticantes de delitos; Local que possibilite ao condutor comum perfeita visualizao da Blitz, preferencialmente sem acesso via de escape. Caso haja controle-o. CUIDADO COM CURVA antecedendo a blitz, Caso exista, SINALIZE ANTES. Via que possua recuo, ou seja, larga o suficiente para a instalao segura de BAlAS ou BOXES.

FUNES NA BLITZ:

-+ Comando;
~ Subcomando; ~ Sinalizao; -+ Seleo; -+ Segurana Fuga e Evaso; -+ Abordagem (BAlAS OU BOXES);
Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente
0

63

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito

-+ Escriturao; -+ Custdia; -+ Estatstica; -+ Mensageiro; -+ Grupo de Escolta.


Obs:No existindo efetivo para o atendimento especfico das funes, estas devero ser redistribudas pelo efetivo empregado na blitz, sendo que provavelmente haver perda de qualidade. COMANDO OU COORDENAO
Pressupe controle e deciso; Necessita para isso de viso ampla do que est ocorrendo na blitz e informaes fiis sobre os casos particulares de maior complexidade, bem como, os anormais ou que gerem desdobramentos ou repercusso para o rgo. No aconselhvel que assuma a administrao direta dos problemas bsicos, pois poder perder o controle visual da blitz, como um todo. Os problemas, inicialmente devem ser administrados diretamente pelo sub crnt/ coordenador que o acionar nas ocorrncias mais significativas.

SUB COMANDO OU COORDENAO


Administrar os problemas bsicos, considerados normais de uma blitz; Informar ao Cmt, de imediato, os problemas de maior complexidade, que possibilitem trazer. alguma espcie de repercusso para a PMBA e que necessitem de deciso especfica do Cmt da blitz.

SINALIZAO
'" o maior fator de segurana dos usurios da via e deve ser montada visando perfeito entendimento ao condutor: Primeiro, o alerta de anormalidade, para que reduza a velocidade e fique atento . Depois, sinalizao que deixe evidente se trata de uma blitz policial ou de agentes de fiscalizao, indicando claramente como 0 condutor dever proceder (no pode, a sinalizao, em hiptese alguma gerar dvida ao condutor, se ele deve prosseguir ou acessar o local para abordagem). Para a perfeita montagem devemos nos colocar no lugar dos condutores, em especial, verificando se h tempo de reao de segurana na direo do veculo ao se deparar com a blitz; aconselhvel uma viatura com giroflex ligado e ou agente/policial militar com sinalizador luminoso alertando situao de anormalidade. Para tanto recomendamos a colocao de cones, com EFEITO REDUTOR DE VELOCIDADE, de forma bastante visvel, colocados em fileiras ao solo, sobre as' faixas divisrias de pistas, a aproximadamente 100 m do acesso s baias, dando
Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente
0

64

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito sentido de canalizao, sem interromper seqenciados em cada faixa). o fluxo (mnimo indicado de 4 cones

SELEO
A equipe de seleo a grande responsvel pelo alcance do objetivo da blitz, pois selecionando veculos realmente suspeitos, otimizar o emprego do efetivo e possibilitar eficcia na operao. Deve, para tanto possuir informaes privilegiadas, como "Alerta" do dia, sobre veculos roubados ou furtados e as caractersticas dos veculos mais usados para definir os elementos de suspeio. A equipe se tornar mais eficiente, se possuir prepostos avanados e meio de comunicao rpida, que lhe permita observar com antecedncia as reaes dos condutores ao visualizarem a blltz e informar os veculos mais suspeitos, antecipando ainda os casos mais crtcos.

SEGURANA FUGA E EVASO


A tropa em especial a equipe de segurana, fuga e evaso e a de abordagem, j dever estar treinada como proceder em caso de acesso de mais um veculo a rea de "balas", quando estas estiverem ocupadas, bem como em caso de acesso de veculo suspeito, de ocorrncia de acidentes, tentativa de fuga, ocorrncia de disparo de arma de fogo contra AGENTE/PM, PMs feridos ou fuga realizada. Os procedimentos devem ser estabelecidos antecipadamente pela UOp e treinados. A postura da segurana atua como agente inibidor; Cuidado especial para no sofrer acidente de trnsito, pois por ficar em pontos estratgicos fica tambm mais exposto; Alerte sempre que o tiro no o instrumento tcnico para parar um veculo em fuga, pois no temos uma viso clara da situao; Ou se utiliza o "jacar" ou obstculos somados a equipe de perseguio.

CUSTDIA
O responsvel pela custdia dever ficar atento guarda no sofrer nenhum dano nem ser regularizado. para os veculos que est sob sua retirado sem est devidamente

ESCRITURAO uma funo muito importante e dever ser executada por:


Pessoas que tem a letra legvel; Escreve rpido; Tem conhecimento da legislao de trnsito; Sabe preencher os documentos pertinentes. Ao receber do responsvel pela abordagem a apresentao do condutor exija que escreva seu nome e o motivo em um papel e prenda os documentos com um clipe, pois; se ficar solto pode misturar. Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente
0

65

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito Obs: Ao encerrar a operao importante enquanto uma parte desmonta a canalizao aqueles que tiverem livre de suas funes, ajudar no preenchimento dos documentos, pois, configUra a pior parte se no houver contribuio a equipe ficar mais tempo no local. Deve-se tambm atentar para no perder ou trocar os documentos.

BAlA
Funo de abordar os veculos e dever ser feita de forma cordial, porm atento . para no ser surpreendido. Cada integrante dever est com cortes de papel e clipe em seu puder onde dever anotar a placa do veculo, a infrao e seu nome, levar o veculo para custdia informar ao responsvel em custodiar da ao, solicitar ao condutor que deixe o veiculo destravado e convida o mesmo a deslocar at a escriturao, apresentando e entregando o papel com os dados e a documentao, importante no largar na mesa e sim entregar a um integrante da escriturao.

ESTATISTICA
Todo veculo que for abordado dever ser anotado horrio, marca/modelo, placa e o procedimento final adotado como: liberado, retido, removido, retido e liberado, retido autuado e liberado. No final da operao dever ser contabilizado e feito o extrato da blitz.

MENSAGEIRO
Tem a funo de levar o condutor at a custodia aps liberado para retirada veculo no setor de custdia da blitz. do

GRUPO DE ESCOLTA
Funo de escoltar os veculos que sero removidos ao depsito (ptio) e ou a delegacia. importante quando juntar um quantitativo de veculos (05) j se tem a certeza pela irregularidade que vai ser removido, este grupo o fazer, pois, evitar situaes por menores e no acumula muito veculo no local. Ao deslocar o veculo importante segurar as documentaes, bem com solicitar que todos liguem o alerta para serem facilmente identificados caso queira sair do alinhamento.

Esttica ou Fixa;

66

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For eva/uation on/y.

Policiamento e Legislao de Trnsito

..-

11
ESCITURA(O

I I
Volante;

I I

Mista
A operao tem um ponto definido com um grupo onde o outro grupo percorre os corredores abordando ou escoltando at o local esttico para os devidos procedimentos.

AUTUAO
SEM USO DE ETILMETRO

- AlCOOlEMIA
POR RECUSA DO CONDUTOR
VER MODELO ABAIXO.

(A'NEXAR TERMO DE CONSTATAO)

Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente


0

67

Generated by Foxit POF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware,com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito

GOVERNO,pi)

ESTADO OAliIAHIA T'Rr-J51ra,AlTj ,

s'ECR-C'fARI DA A.OMfNlST-RAJl.Q OETRAN BA ~m..G..Q.QQQBQ!Q~!I

~ OErlfolFRA'O<UE' _~~;:w.t:,,-I;~)'

Bairro?

SE PREENCHER NOME COLOCAR COMPLETO NO OBR1GATORJA

Mais o termo de constatao

abaixo e anexar ao AlT.

Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente


0

68

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito

Diretriz

Op n'i cccrcoc

004/07 !200fJ

Terrno Oueeuonano entorpecente 1 j Condutor: a ~

POLIcIA MILITAR DA BAHIA COORDENADORIA DE OPERAES POLICIAIS MILITARES de constataco de ingesto de bebida alcolica ou outra substancia

psjeoativa

com oa requisitos necessrios para consrateo do consumo e estar sob a influncia de lcool, suostncta txica ou de efeito anlogo ao organiSMO humano. conforme Resoluao nO 206 de 20 de outubro de 2006.

. ~olo~~
b. ~ereo.

r-....ls:,~~e

Numero

do Pronturio

da CNH. ou do documento

de identificao

.-''Pb ... l2.~La.=-_____

O;:;.

't"'9~potsivel_

_)(00.

OCL..J.::O:IDZ

5Y'0<!:lJQ.f
c.

1:;:51J.) ~

Attn

"'400_ OQO~~ . :I 0.0 (2T1<.~ ~

. .. \ 8?J()0\0!0't'\.
<'>

2) Veculo: a. PlaeaIUF-JK""--,GilLl.K,,,--,3D~L-"OOo!.3.o~_ b. Marca/Modelo. 3) Quanto ao fato:

PREENCHENDO F -xl _

O AUTO
\)210

k..lte
o.

11;; N do
auto

a. Dat~.l!(/..L.L

b.

Hora:ctL.:~

Local

~ua do

\:t:!ti.Ul~

de

infrao

PO

:pe,o,SS

4) Relato. a. O condutor: Envotve o-s e em ocroente de trnsito: ( )-Slm (;4-Nao, Declara ter ingerido bebia a alcolica: (x)-Sim ()-No, Dec,ara ter reuo uSO de substncia txica. entorpecente ou de efeito anlogo: ( Em caso positivo para bebi a alcolica ou s u bs t ncia pei oa tjv e, quando:

"00
b. Quanto ap ar o c ia , o condutor (,.c) Snno'nd , (,c) 01l10S ve.rmelhos; (1"-) Outros/Obs
c. Qunto

l-Sim (,cJ)-No: (descrio sumr'

.li

'f'" \. 'f"h' ida ~ o c.ondutor apresenta:

apresenta: ( ) Vmito;

) Soluos;

(,..) Desordem

nas vestes:

(!id Odor de lcoot no hlito.

atitude, ) Are s srvtdace-.' ) OLitrosIObs

} ArroQncia' ( .

I Exaitao:

(}C-) trorua: (}'Q) Falante;

Vc-) Disperso. _

U. Quanto orterrra o , se o condutor: (}rOJ no sabe onde esta; ()l:) no sabe a data e a hora: ( ( ) Outros/Obs e. Quanto memria, se o condutor: ( ) no sabe seu endereo. ()4 nao lembra ( ) OutroslObs 'fie

) no sabe de onde vem; (

) no sabe para onde "ai.

err

ooh.,

beber,

dos atos corneuoos: '270 go,yKc:m

ba>-.

e>o

conzerml.ll'}?''5
matara;

oQon(I~,_.,..

O??

f. Quanto capacidade motara e verbal, se o condutor apresenta: (~) OJlculdade no eCluilibno: (. ) Faha alterada; {)I::) Falta de coordenao ( ) Ourros/Obs v. Afirmao expressa de que: De acordo com as car acic r ita tic.e s

acima

descritas,

constare!

:--...

-c--:-:,,-::--:---:_77"_~-: _ _,__:_;___,-[nome do condutor] do veiculo


e Influncia (e tilrneu-o), de lcool ecoe tocte txica. entorpecente exames co pericia que permitiriam certificar

Que o condutor de placa Is!G!.<!?QQO ou de efeitos anlogos e se recusou o seu estado.

~'

G... '_~, ~~
(placa do veiculo]. est sob
a submeter se aos testes

Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente


0

69

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evafuation onfy.

Policiamento e Legislao de Trnsito

AUTO DE INFRAO
(OS CAMPOS DESTACADOS EM VERDE SO DE PREENCHIMENTOS OBRIGATRIOS ART.2BO CTB E PORTARIA 59/07)

COM USO DO ETIlMETRO


.~_-"'-~""""-- __ ""-..tbl=llj'lC-AM;> <GOVEkNOiGO ESTAObOASAH1A" . ~~ Se.~ETAR1A DA ADM!N1S'TRAD .' PE'rRA"N/aJ?-;I)jGO QRGP.,f~ DOAn

~..m.,~~~~.d

'Jje."lRNSITO'.{;

D E N A T R A N

MOTIVOU A AIlORDAGEM: OlJrROS INoiCloS DE SUSPeiTAS os EMBRCAGUCZ. eNCONTRAM.Se NA RESOLUO 206/06 DO CONTRAN. J NO MODELO 00 TeRMO DE CONSTATAO EM ANEXO

UTILIZANDO O BAFMETRO

- Transmitir ao examinado sensao de higiene e segurana: Inform-Ias que descartvel, o bocal e de uso individual que est sendo aberto em sua presena; Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente
0

70

Generated by Foxit POF Creator Foxit Software http://www-foxitsoftvliare.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito

PROCEDIMENTO

APS

REALIZAO

DO EXAME

*Preencher o Auto de Infrao de Trnsito (AIT) anexando cpia do resultado; (Ver Modelo) *Recolher a Carteira Nacional de Habilitao do Condutor mediante recibo (RRO) *Solicitar ao condutor que apresente o Condutor habilitado para retirada do veculo; *De posse do comprovante extrado do etilmetro (igualou superior a trs dcimos de miligramas), apresentar o condutor na delegacia com circunscrio sobre a rea para o auto de priso em flagrante, (artigo 306 CTB); * Se for aferido menor que trs e maior que um dcimos de miligrama, infrao administrativa, aps a lavratura do AIT e recolhimento da CNH mediante recibo, libera o condutor com apresentao de outro condutor habilitado, fazendo constar no campo de observao e orientar no entregar a direo ao infrator para
no incorrer no crime previsto no artigo 310 do CB.

* No apresentando condutor ou outros meios para retirada do veculo, remover o veiculo ao ptio do rgo de trnsito fazendo constar no campo de observao do Termo de Remoo do Veculo. (Pargrafo
/">.

40 do artigo 270 CB ou no apresentou o condutor) e recolher o CRLV entregando junto com o veculo no depsito (ptio), (Pargrafo 1 do art.262 e inciso III do artigo 274 do CB)

I'ROCEDIMENTO

APS

REALIZAO

DO EXAME
e incentiv-Io a sempre dirigir com

Se o resultado for negativo, o PM deve elogiar o examinado segurana, sendo assim, est garantindo uma circulao segura. RECUSA DO CONDUTOR A REALIZAR O TESTE DE ALCOOLEMIA

(Ningum poder ser obrigado a constituir prova contra si prprio).

*Preencher

O Auto de Infrao

de Trnsito

(AIT),

(no esquecer de constar o que motivou a abordagem);

*Preencher O termo de constatao e anexar ao AIT. (modelo em anexo na outra pgina) *Recolher a Carteira Nacional de Habilitao do Condutor mediante recibo (RRD) *Solicitar ao condutor que apresente o Condutor habilitado para retirada do veculo; *Aps apresentao do condutor habilitado, estando este com condies de conduzir, consta seus dados no campo de observao do AIT, libera o veculo e o condutor infrator, orientando que se ele permitir, confiar ou entregar para o condutor infrator passar a conduzir o veculo estar incorrendo no crime previsto no artigo 310 do CTB. (Pena: Deteno de seis meses a um ano ou multa); * No apresentando condutor ou outros meios para retirada do veculo, remover o veiculo ao ptio do rgo de trnsito fazendo constar no campo de observao do Termo de Remoo do Veculo. (Pargrafo 4 do artigo 270 CTB ou no apresentou condutor) e recolher o CRLV entregando junto com o veculo no depsito (ptio), (Pargrafo 1 do art.262 e inciso III do artigo 274 do CTB). (Modelo de preenchimento do AIT na outra pgina); *A Carteira Nacional de Habilitao dever ser apresentado na unidade (OPM) que o agente da autoridade responsvel pelo recolhimento trabalha, a fim de ser enviada atravs de ofcio ao DETRAN, informando ao condutor o prazo mnimo de 72 horas teis a disponibilidade no DETRAN; * Quando houver outras infraes esta devem ser preenchidas em outras folhas do AIT, isto , uma folha para cada infrao, observando um tempo para cada uma. (Ex:1a-10:00,2L10:03, 3a- 10:06) *A entrega do AIT e os documentos devem ser entregue no trmino do servio, pois, o AIT tem at 30 dias a partir da data de preenchimento da infrao para ser expedida pelo rgo de trnsito, ultrapassando est data ser anulada (Art.281 inciso Ir do CTB); * No precisa encher o talo, a cada folha preenchida esta deve ser destacada e entregue; * A P via ser entregue na OPM que enviar atravs de ofcio ao DETRAN; * A 2a via para ser entregue ao infrator mesmo que ele recuse a assinar; * Caso o condutor recuse a receber ou outra impossibilidade de entrega, se o veculo for removido ao deposito (ptio), dever anexar a 2a via junto ao TRRAV, no sendo removido o veculo entregar na OPM juntamente com a primeira via, assinalando no campo de observao o motivo pela qual no entregou para ser enviada ao DETRAN junto com a ia via; * O Termo de Reteno, Remoo e Apreenso de Veculos a P via destinada ao condutor, a 2a via fica no rgo que receber o veculo e a 3a via Arquivo da OPM;

Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente


0

71

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only .

. Policiamento e Legislao de Trnsito


*Recibo de Recolhimento de Documentos a Ia via destinado ao condutor, a 2aVia a OPM que ir enviar ao DETRAN atravs de ofcio juntamente com o documento recolhido e a 3aVia a OPM arquiva. ( lembre que usado com carbono o faa de forma a sair nas trs vias); * Todo documento deve ser preenchido de preferncia com letra de forma e bem legvel; Observar os campos obrigatrios os destacados na outra pgina para no torn-Ia nulo; * Sempre que possvel o condutor deve assinar, no assinando justifique (Art.280 inc. VI do CTS

ACIDENTE 18.1. CONCEITO:

DE TRNSITO

E DE VECULO

todo evento danoso que envolva o homem, o veculo, e / ou animais numa via pblica, e para caracterizar-se necessrio no mnimo dois desses fatores. um conceito bastante amplo e genrico, onde podem acontecer acidentes que no envolvam o veculo, e, nesses casos, o agente de trnsito no ser chamado para o local, como o exemplo de uma pessoa andando pela calada e cai ou tropea num buraco, pelo conceito ser um acidente de trnsito, mas o PM no ser chamado para registrar o fato.
Obs: Como causa de acidentes podemos considerar "veculo - homem - via - meio ambiente". 04 (quatro) fundamentais:

:l8.2. ACIDENTE

DE VECULOS

qualquer evento ocorrido numa via pblica, envolvendo um ou mais veculos, sendo que, pelo menos um deles, dever se encontrar em deslocamento no momento do fato e que venha a causar danos materiais e/ou pessoais. o conceito que mais se aproxima da atividade policiamento de trnsito, pois, sempre haver, pelo menos, um veculo envolvido e ser com base nesse conceito que os tipos de acidentes sero descritos e comentados adiante. Normalmente, na prtica, vrios rgos se utilizam a denominao acidente de trnsito se referindo a acidente de veculo, mesmo sabendo da diferena de conceitos entre ambos.
18.3. CAUSAS DE ACIDENTES Existem dois tipos de acidentes: o evitvel e o no evitvel. O primeiro aquele em que voc deixou de fazer tudo que razoavelmente poderia ter feito para evit-Io, enquanto o segundo aquele em que se esgotando todas as medidas para irnpedi-lo, este veio a acontecer. Normalmente, as pessoas perguntam quem o culpado, onde a pergunta correta : quem poderia ter evitado o acidente? Uma das maiores causas dos acidentes chama-se condutor de veculo. Estatisticamente, 75% dos acidentes foram causados por falha humana (condutor), 12% por problemas nos veculos, 6% por deficincias das vias e 7% por causas diversas! ou seja! podemos dizer que o homem, no mnimo! responsvel! direta ou indiretamente! por 93% dos acidentes. Na atualidade! o Brasil participa com apenas 3,3% do nmero de veculos da frota mundial, mas responsvel por 5!5% dos acidentes com vtima fatal! registrados em todo mundo. No ano de 1998! oficialmente! aconteceram aproximadamente 29.000 mortes no trnsito e cerca de 330.000 feridos, mas especialistas acreditam que esse Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente
0

72

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evafuation only,

Policiamento e Legislao de Trnsito nmero seja acidente. maior, se forem computados os bitos ocorridos 24 horas aps o

Entre as diversas causas mais comuns, podemos citar:


ti

Imprudncia Desrespeito

dos condutores;

Excesso de velocidade; .,
e

sinalizao ou falta dela;


indevidas; m visibilidade (chuva, neblina, cerrao, noite);

Ingesto de bebidas alcolicas; Ultrapassagens

Falta de ateno; --.... Defeitos nas vias;


e

Falta de manuteno

adequada dos veculos; (rdio, passageiro, celular, objetos soltos no interior

Distrao interna do condutor do veculo);

Ao evasiva inadequada, frente a um fator adverso (buraco, veculo parado, etc.): Tcnica inadequada ao dirigir veculo (no observar o retrovisor por exemplo); externo e esquerdo,

Avaliao errada de distncia e velocidade de um outro veculo, tanto no mesmo sentido (andar na "cola") como em sentido contrrio; Falta de cortesia no trnsito; No obedincia das normas de circulao e conduta para pedestres); Falta de conhecimento Impunidade dos infratores; advinda do comportamento inadequado ao dirigir; (tanto para condutores como

e obedincia das leis de trnsito (condutores

e pedestres);

Sensao de onipotncia,

Falta de educao para o trnsito; Travessia em locais perigosos e fora da faixa ou semforo. Sonolncia, falta etc.) e a fadiga. de descanso, drogas (remdios, psicotrpicos, tranquilizantes,

18.4. - CLASSIFICAO DOS ACIDENTES DE VECULOS

18.4.1.

QUANTO AO TIPO:

a) Coliso (Abalroamento):
Lateral - o tipo de acidente que se verifica quando um veculo, em movimento, colhido por outro veculo, sendo ambos atingidos nas suas partes laterais. um tpico acidente que envolve veculos transitando em sentidos opostos Transversal - o tipo de acidente que se verifica quando um veculo em movimento, colhido lateralmente pela parte frontal ou fundo de outro veculo. um acidente muito comum em cruzamentos. Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente
0

73

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://wwwJoxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito Frontal - o tipo de acidente que se verifica com o impacto de dois veculos em movimento, sendo a frente de um veculo com a frente do outro. Normalmente, um acidente grave e com elevados danos materiais e pessoais e muito comum nas rodovias. Posterior - o tipo de acidente que se verifica com o impacto de dois veculos em movimento, sendo a frente de um (causador) com fundo do outro, ou fundo de um veculo que transita em marcha a r (causador) com frente do outro veculo. Tpico acidente que ocorre em estacionamentos.

Coliso transversal

Acidente muito comum em cruzamentos.

b) Atropelamento
o tipo de acidente que se verifica quando um veculo em movimento colhe uma pessoa ou animal, causando danos materiais e/ou pessoais. Obs: 1- Nada impede que um policial registre uma ocorrncia em que um veculo tenha atropelado um co, cavalo, boi e etc., para que o proprietrio do veculo, ou do animal, possa com a certido de ocorrncia, recorrer na justia visando indenizao. Para isso, na ocorrncia dever constar todas as circunstncias relativas ao atropelo. 2- Ser atropelado equivale a cair do 450andar, se o veculo estiver a 120 Krn/h, do 200 andar se estiver a 80 Km/h e do 110 se estiver a 60 Km/h, 3- muito comum os policiais tipificarem como atropelo, o acidente de trnsito envolvendo um veculo e um ciclista (ambos em movimento), quando o correto classificar como coliso

r--.

c) Capotamento
o tipo de acidente que se verifica quando um veculo em movimento, gira em qualquer sentido, ficando com as rodas para cima, mesmo que momentaneamente, ou
Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente
0

74

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito seja, ele gira sobre seu eixo num ngulo de, no mnimo, 180 graus. Normalmente nesse tipo de acidente o veculo fica com sua parte superior (teto) danificada.

d) Choque
r-

o tipo de acidente que se verifica com o impacto de um veculo contra qualquer obstculo fixo. O choque ficar caracterizado tambm, com o impacto de um veculo contra outro veculo parado ou estacionado.

e) Incndio
o tipo de acidente que se verifica com a destruio parcial ou total de um veculo pelo fogo, para isso, o veculo dever estar em movimento ou que tenha parado em virtude do incio do incndio.

f) Precipitao o tipo de acidente que se verifica quando um veculo, em movimento,


via pblica e cai num abismo, despenhadeiro ou de um viaduto.

sai da

Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente


0

75

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito

g) Queda o tipo de acidente que se verifica quando uma pessoa estando em um veculo em movimento, vem a cair e sofrer ferimentos. Essa queda pode acontecer durante o embarque ou desembarque (ponga), ou mesmo quando, em funo do movimento do veculo, uma pessoa estando no seu interior, cai, sofrendo ferimentos. Muito comum em nibus.

h) Soterramento
o tipo de acidente em que o veculo encoberto parcial ou totalmente terra, pedra e etc., acarretando danos materiais e / ou pessoais. i) Submerso o tipo de acidente que se verifica quando um veculo aps sair de uma via pblica, cai num reservatrio liquido, natural ou artificial, submergindo parcial ou totalmente. No se pode considerar acidente de trnsito, se um veculo ficar submerso em razo da elevao do nvel da gua de uma enchente.
por

j) Engavetamento
uma seqncia de acidentes de veculos, aonde os veculos vo sucessivamente
se acopiando no veculo da frente. Normalmente se inicia com um choque

ou

coliso.

Paulo Csar Nascimento dos Santos - l" SGT PM Curso de Sargento Combatente

76

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito

g) Queda o tipo de acidente que se verifica quando uma pessoa estando em um veculo em movimento, vem a cair e sofrer ferimentos. Essa queda pode acontecer durante o embarque ou desembarque (ponga), ou mesmo quando, em funo do movimento do veculo, uma pessoa estando no seu interior, cai, sofrendo ferimentos. Muito comum em nibus.

h) Soterramento
o tipo de acidente em que o veculo encoberto parcial ou totalmente terra, pedra e etc., acarretando danos materiais e / ou pessoais. i) Submerso o tipo de acidente que se verifica quando um veculo aps sair de uma via pblica, cai num reservatrio liquido, natural ou artificial, submergindo parcial ou totalmente. No se pode considerar acidente de trnsito, se um veculo ficar submerso em razo da elevao do nvel da gua de uma enchente.
por

j) Engavetamento
uma seqncia de acidentes de veculos, aonde os veculos vo sucessivamente
se acopiando no veculo da frente. Normalmente se inicia com um choque

ou

coliso.

Paulo Csar Nascimento dos Santos - l" SGT PM Curso de Sargento Combatente

76

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software htip://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito

k} Tombamento
. o tipo de acidente que se verifica quando um veculo, em movimento tomba lateralmente. No acidente de veculo, o fato de um caminho estando parado ou estacionado, tombar lateralmente em funo apenas do peso da carga, a menos que ele tenha parado no inicio do tombamento.

I) Outros So os demais tipos de acidentes citadas.

que podem vir a ocorrer,

fora das definies

ACIDENTES

COMPLEXOS

So todos aqueles seguidos de um ou mais tipos em que seja possvel a caracterizao do acidente. Por exemplo: coliso traseira seguida de capotamento do veculo da frente (com vtima fatal), seguido de atropelo ou seguida de incndio, submerso e etc.

18.4.2.

QUANTO A NATUREZA:

Danos pessoais Quando existem apenas danos pessoais (acidente com vtima). Danos materiais; Quando existem apenas danos materiais.

(acidente sem vtima)


0

Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente

77

Generated by Foxit POF Creator Foxit Software http://wvvw.foxitsoftware.com For eva/uation on/y.

Policiamento e Legislao de Trnsito

Danos pessoais e materiais. Quando existem danos pessoais e materiais

no mesmo acidente.

18.4.3.

QUANTO AO CONTATO:

*
*

Direto Quando existe contato entre os veculos envolvidos ou entre o veculo e um obstculo fixo qualquer; Indireto Quando um veculo ou pedestre provoca o acidente, mas no se envolve com os veculos que sofreram o acidente . Semi-direta - Est relacionado com veculos estacionados em locais proibidos. A segunda via do auto de infrao destacada e colocada presa no para-brisa do veculo. O condutor ter o conhecimento da autuao to logo se aproxime do veculo. O PM deve ficar atento, pois muitas vezes o condutor coloca uma via antiga no pra-brisa para tentar dificultar a ao policial ou engan-Io, fazendo-o pensar que j foi atuado.

18.4.4.

QUANTO AO LOCAL:

* *
*

Em rodovias; Em estradas; Em vias urbanas.

18.4.5.

Quanto

aos Danos:

Pequena Monta; Mdia Monta; Grande Monta.

CLASSIFICAO

DOS DANOS

TABELA DE PONTUAO DAS PEAS DO VECULO

Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente


0

78

Generated by Foxi! PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito


A....-[XOI Relatrio de A. arlas para Classificao
Veiculo! ~ome do P'olicilll: Placar

de Danos - P\IG

Caixa de Roda traseira esquerda Asscethc porta-malas


f

Assualhu

caamba

-~---f--=:7-+L:;:o::;';"gari';;;;;'e"" -------1--6
7-

Ceixe de Roda traseira direita. d;re(ta

---

32 33
;4 ~5 )6

Suspenso traseira direita Lareral c-aseira direita


Coluna traseira externa direim COluna traseira extema.e Porta traseira direita Coluna central externa dircitA estrutera direita

9 :0 11 !2
13 14 IS

'37

38
~9

Coluna central externa e estrutura direita


Soleira externa direita Soleira externa e esrrerura Ere13

l6
17 JR J9 20

Assoalho cerural esquerdo


Coluna cemrai cxre rne es uerda

.;0 <I
CS

Assoetho cerural direito


Coluna dianteira Coluna-dianteira externa direita externa e estrutura direita

Coluna central externa c estrutura POria traseira esquerda


Coluna trascini externa esquerda

~3 4.f

"Sp.ra!aOl8. Longarina

dianteiro direito
completa!' Caixa de roda Dir,

2' 22
13 24 15

Coluna traseira externa e estruture esq. Lateral traseira esquerda


Suspenso rraaerra esquerda Tampa traseira Painel Traseiro ( drvisor

Pequeuo . at 20 poams . .\'I'dIo - de 21 a 30 pentes.


Grande - 31 pontos ou superior.

A classeao

da pea deve ocorrer. para dano mecnico danilcada, rransfer-lr no esteja. deuicada u nmero

e trmico

na mesma 0:3 eolnua

proporo

de peutuac.

QU:.1Hdo 3 pea estb-er

Caso a pea

ou no exista preencher com um

.,
SL~i - ltem d.,1ificado

..

que estiver

valor para a coluna pontos. "Xu a cohma ~ .. \O

'

NAo -Item no danftcadolNo Existente

!'U) - Item Que no foi po3siVd definir o dano

Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente


0

79

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito


Ai\F.XO li

1--~--_P_'-----R~i~~~~~;rt;;p;;;ci~-;fi~d;o;;~S~~~~icl~:S~f~~.~;~~---.. ----.--Veic,.IIo: :-;-omc do Policial: R.G.


.,'. 'j"E

Placa: "~BOAT: Dn(SI.:

Item;

--'---i(i;riA~,->~$ JiX3::S
! mstalados .

Ccmponemes N:l tSlr<HUf',S: ~ comeudos uebc B Arnoncccdorcsj dianrdro(s)

; Si!'!. de treio dianteiro hidf1ul~co) ou 11lle:cn!~o{xeea.msegueiras, cabos, i acronamencos, pinas, tambor; disco, '.!ICI . J ~i'Xodo rarfc eoseiro . Rode traseira (aro, cubo, retos, Ilenges, coroa, crc.] Eixo da rede dtacrcsranraseira, ~

G3rCo traseiro (deformaes, desalinbameruos, r~mrimcm\lS.ero.)

1--

Pedais de a A.letfSteira
i

Io do. condutor c assaeeiro

ir
12 13 14

ITanque
I

f,-ss~mo (flxayao-e iirmeLll) de ccmbuufve', tampa do runque e mangueiras. Roda dianteira (aro.cubo,

_o~-----l-'-+--+--+--+--+--------------+--+--+-+---1

raios. nanees. etc.)

f---I-----.------i---+---jl---l--+-f------------+---+-+_--!--1---~,O~~~!~(AC'l-------------------L----l---4---+---~l~.~~!~m~)-----------------------L----j---f---t--Obs:

Pequena MCJ1ta - menor ou: igual a 16 ponto desde que ilAo lidere nenhum componente estrutural. MdIa Grande
\1(lua -

acima de 16 pontos desde que eo afere dois ou mais: conrpcncntes esuutureie. iMcpenGcn~m(:fitc do iotl\arto. de pontos,

:\-(ont3. - quando afetar dois. ou uteis ccmponcutcs estruturais,

(~~~ &J::o=~o
I. .a.; .

o L"""<~'>--"j
0 00 0

QUlJ!'lrlo UpeJ esuver daniicada (!llha, de fixsl,'uj deformada, rrincedu ou queoeuda), rrnnsferr o cmerc que estiver rsa cctcee "Valor" peru a coluna "Pomos". CI.'lSOa. pea c esteja dimificeda ou tldo c.xis'..a no modelo, preencher com um "X' li cehma 'NO".

'o
5 rM - Item daniricadc
\10'"'- Item que no foi
jX1isf\'d

definir

11dano

Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente


0

80

'.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftvvare.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito

2.2 Danos no chassi tio veiculo:

Danos em componentes como: pOI12. estepe, perfis laterais .. do chassi quando existir, sem danos 2S longarinas (vigas) principais do chassi como: suspenso, eixos e sistema : Danos em componentes de freio Deformaes Torsional

Nenhum

tipo de dano trmico pode ter esta classificao

permanentes: (viga) {viga) 3 do na

de at IODo/., da maior altura da longarina - Figura I do Anexo 3 Vertical de at 100% da maior altura da longarina

Regio trmicarneate afetada com dimenses inferior ou igual a 213 do comprimento do chassi dou qualquer frao da regio da suspenso.

- Figura 2 do Anexo 3
Lateral de at 100% da largura do chassi - Figura Anexo 3 Deformaes classificao permanentes superiores de mdia monta as definidas

Regio termicamente afetada com dimenses do comprimento do chassi

superior

a 2/3

CRIMES DE TRNSITO 23.1- CONCEITO


Crime a infrao penal a qual a lei comina pena de recluso ou deteno, quer isoladamente, quer alternativamente ou cumulativamente com a pena de multa; j os Crimes de Trnsito, so os crimes cometidos na direo de veculos automotores, previsto no CTB. .

23.2 - DOS CRIMES EM ESPCIE - RESUMO (art. CTB)

302 ao 312 do

Art. 302 - Praticar homicdio culposo na direo de veculo automotor:


Penas - deteno, de dois a quatro anos, e suspenso ou proibio de se obter a permisso ou a habilitao para dirigir veculo automotor. Pargrafo UnlCO automotor, a pena No homicdio culposo cometido na direo aumentada de um tero metade, se o agente:
.

de

veculo

I - no possuir Permisso para Dirigir ou Carteira de Habilitao; Il - pratic-to em faixa de pedestres ou na calada; quando possvel faz-to estiver sem risco pessoal, conduzindo veculo de

Hl - deixar de prestar socorro, vtima do acidente;

IV - no exerccio de sua profisso ou atividade, transporte de passageiros.

INFRAO: As infraes previstas nos artigos 169, 170, 173, 175, 186, 187, 192, 193, 200, 203 podem, a depender do fato, constituir o crime previsto neste artigo. Art. 303 - Praticar leso corporal culposa na direo de veculo automotor: Penas - deteno, de seis meses a dois anos e suspenso ou proibio de se obter a permisso ou a habilitao para dirigir veculo automotor. Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente
0

81

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito Pargrafo nico - Aumenta-se a pena de um tero metade, se ocorrer qualquer das hipteses do pargrafo nico do artigo anterior.
INFRAO:

As infraes previstas nos artigos 169, 170, 173, 175, podem, a depender do fato, constituir o crime previsto neste artigo.

186,

187,

192,193,

200,

203

Art. 304 - Deixar o condutor do veculo, na ocasio do acidente, de prestar imediato socorro vtima, ou, no podendo faz-lo diretamente, por justa causa, deixar de solicitar auxlio da autoridade. pblica: Penas - deteno, de seis meses a um ano, ou multa, constituir elemento de crime mais grave. ~ se o fato no

Pargrafo nico - Incide nas penas previstas neste artigo o condutor do veculo, ainda que a sua omisso seja suprida por terceiros ou que se trate de vtima com morte instantnea ou com ferimentos leves. INFRAO: As infraes previstas nos artigos fato, constituir o crime previsto neste artigo.

176, I e 177 podem, a depender do


para fugir

Art. 305 - Afastar-se o condutor do veculo do local do acidente, responsabilidade penal ou civil que lhe possa ser atribuda: Penas - deteno, de seis meses a um ano, ou multa.
INFRAO:
neste artigo. A infrao prevista no artigo 305 pode, a depender do fato, constituir

o crime

previsto

Art. 306 - Conduzir veculo automotor, na via pblica, estando com concentrao de lcool por litro de sangue igualou superior a 6 (seis) decigramas, ou sob a influncia de qualquer outra substncia psicoativa que determine dependncia: (Redao dada pela Lei nO 11.705, de

19.06.2008)
Penas - deteno, de seis meses a trs anos, multa e suspenso ou proibio de se obter a permisso ou a habilitao para dirigir veculo automotor.

Parqrafo nico. O Poder Executivo Federal estipular a equivalncia entre distintos testes de alcoolemia, para efeito de caracterizao do crime tipifi cado neste artigo. (Includo pela Lei na 11.705, de 19.06.2008)
INFRAO:
, neste artigo. A infrao prevista no artigo 165 pode, a depender do fato, constituir o crime previsto

Art. 307 - Violar a suspenso ou a proibio de se obter a permisso ou a habilitao para dirigir veculo automotor imposta com fundamento neste Cdigo: Penas - deteno, de seis meses a um ano e multa, com nova imposio adicional de idntico prazo de suspenso ou de proibio.

Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente


0

82

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://W\I\.w.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito Pargrafo nico _.Nas mesmas penas incorre o condenado que deixa de entregar, no prazo estabelecido no 10 elo art. 293, a Permisso para Dirigir ou a Carteira de Habilitao. INFRAO: A infrao prevista no artigo 162, II pode, a depender do fato, constituir crime previsto neste artigo. . o

Art. 308 - Participar,

na direo de veculo automotor, em via pblica, de corrida, disputa ou competio automobilstica no autorizada pela autoridade competente, desde que resulte dano potencial incolumidade pblica ou privada: Penas - deteno, de seis meses a dois anos, multa e suspenso ou proibio de se obter a permisso ou a habilitao para dirigir veculo automotor.

,......... U<!FRAO: As infraes previstas nos artigos 173, 174 podem, a depender do fato,
constituir o crime previsto neste artigo. Art. 309 - Dirigir veculo automotor, em via pblica, sem a devida Permisso para Dirigir ou Habilitao ou, ainda, se cassado o direito de dirigir, gerando perigo de dano: Penas - deteno, de seis meses a um ano, ou multa. XNFRAO: A infrao prevista nos artigo 162 pode, a depender do fato! constituir crime previsto neste artigo. o

Art. 310 - Permitir, confiar ou entregar a direo de veculo automotor

a pessoa no habilitada, com habilitao cassada ou com o direito de dirigir suspenso, ou, ainda, a quem, por seu estado de sade, fsica ou mental, ou por embriaguez, no esteja em condies de conduzi-Io com segurana: Penas - deteno, de seis meses a um ano, ou multa.

r-

INFRAO: As infraes previstas nos artigos 163, 164, 166 podem, a depender do fato, constituir o crime previsto neste artigo.

Art. 311 - Trafegar em velocidade incompatvel com a segurana nas proximidades

de escolas, hospitais, estaes de embarque e desembarque de passageiros, logradouros estreitos, ou onde haja grande movimentao ou concentrao de pessoas, gerando perigo de dano: Penas - deteno, de seis meses a um ano, ou multa.

INFRAO: As infraes previstas nos artigos 174, 175, 218, 219, 220 podem, depender do fato, constituir o crime previsto neste artigo.

Art. 312-

Inovar artificiosamente, em caso de acidente automobilstico com vtima, na pendncia do respectivo procedimento policial preparatrio, inqurito policial ou processo penal, o estado de lugar, de coisa ou de pessoa, a fim de induzir a erro o agente policial, o perito, ou juiz: Penas - deteno, de seis meses a um ano, ou multa.

Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente


0

83

Generated by Foxit POF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito Pargrafo nico - Aplica-se o disposto neste artigo, ainda que no iniciados, quando da inovao, o procedimento preparatrio, o inqurito ou o processo aos quais se refere. INFRAO: A infrao prevista no artigo 176, III pode, a depender do fato, constituir crime previsto neste artigo. ()

ANEXO PADRES A SEREM ANALISADOS E FISCALIZADOS


. ., ~.:..._... ~~ .~
;.;. ~

. :F~~

==~~
,,",

..'

'~.

, F1.1ndo l

$'ef1$1yotl

~~;;~~~~i.

-.

-~

alta da:flni.o .;-

~-

!.: Cla~~~:o,
., ~

~ cl!taIlJcJof (Br3$Q o bando!G'

!
i' ,"

r-l!~;'-~~~~;1 ncQ(poror4~~
!

.'

t.

r,_~W. .. :~id .:

b~~~_

.l~

... .~ -", R.J1'\d()~..ot


":nut'J'.is::r1"tAOca
-~dj)h).x.oom bora.$dO'

!
:

Txt~ ~~ idenJifi'.caAQ e, nt,lIm9:ta:$o',

-;:;:~ . ...
"
,

'

.-

.,

- ,!

tii><>g<"lfco.:.
com dlgilo' . ~lCiLdor.: ~ Mft$lYC1 a J';'2.U~~OtLt ..

;-'-"~'-'.~
r

',';'

'-\

I
I

"t

FUrt)! anU-$CW'lnCi' ~_ .

fto~i~ soo:;1~;~1 posJ5va.ol


\ min)klofra ;- nQati'v.o 'CNH',
1 . ~ _,'.'

CRLV

Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SOT PM Curso de Sargento Combatente


0

84

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software htlp:l/www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito

CAPACETES PADRO

D[fI~IAo DE CULOS D[ PROHO .\lOTOCICUsnCA Slo C"lO! ~olIp'rrdil~':lOi USt'ltios, U!il".ro 'El,II"" di (,:uIJi em\o; ,U &'01, cuj1l16' iobrigttrio pm l ,1p>.~t"ql!e nU I"",JtIIl I;"ir>!, ''1M 'speclitosilo figum 02,05 e (6. proibida, ctiliuJotleculos de sol, OJ de segaillll~ oo~,b,11tJ (EPIJ dr r"nl 'l!1gul~. "";,, pilblic!J",,,,o.itui1o" &.!'" J, prole;;O ",,,,icll'jt,

CAPACETES

fNDEVIDOS

Uso iermieememenre proibido, nas vias pblicas, por no cumprirem com os requisiros estabelecidos na norma tcnica,

Ciciistieo

1::71 - &'l...q)lun{"o!() de Prole!io lmJio;;rdm.1 ('u.m'Umm~(' vIJli:&ildo no, ~hlJ,..il) ,ivll)

MOTO CARGA E MOTOFRETE


Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente
0

85

Generated by Foxit PDF Creaior Foxit Software http://www.foxitsoftware.coll1 For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito

r::-:::l ...

ANExorv
DISPOSITIVOS DE PROTE<;O DE MOTOR E PERNAS E APARADOR DE LiNHA

~:)

\~ - - .. '-Sl
.~~..,_?= ~--~
ANEXO I

:~.s:!.?cIQ dada vela R~solu ilo nO 2461Ql)

CARROCRIA PARA TRANSPORTE DE TORAS LONGITUDINAL COM ARRUMAO PIRAMIDAL (TRIANGUUlFl)

CATf'lACASOU SISTEMA PNGUMA

TlCO

I
I

AurcrA.!US rAv~L
COM CINTA De POI.IE$TGR OU CABO DE A o

Resoluo 204/06

SOM

Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente


0

86

Generated by Foxit POF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito

ANEXO

Nvel de Presso Sonora


Mxima - dB(A)
104

Dstna de medio
(m)

--------_.----------------------+----------------------------~ 98 1.0
92
86 80 7i
74

0,5

2,0

w,o
14.0

RECIBO DE RECOLHIMENTO

DE VECULO

TERMO DE REMOO RETENO E APREENSO

DE VEICULO

Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente


0

87

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsottware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito

~-". ~

CHASSI
Modelo de credeuctct
Fr-ente ela. Credcncd

.....

~ _~
_

..

..

,-

...

\ 'e~o da Credenciat

Paulo Csar ascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente


0

88

Generated by Foxit POF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito

FORMUlRIO COMPlEMENTAR AO REGISTRO DE ACIDENTES DE TRNSITO

(Or-lOOTOR

mID.lU,'It(A

OUlllQSIWlarw.

NOME PlACA DOVECUlO


vOO~

_ TElEfONE _
_

ASSINIITIJAADOCONOOTOR

[-w.-

PORTARIA
ANEXO IV l":Jbcl!l de CndiOea:to

59/2007

Yrt\l'~r:I.A rH! HNQUADitMP.NTOS de MatC:JS

CtlllJ.:ftd."I
IllrNliSo

Amparo l,...'pl (erR)

Inrrntor

(Jq:ilv
0.111111\.-0((,,1(1:

SOI-O S02V ~.Y I 2

IJiri8ir vci':ialO);cnl poo~ujrCNH

l'N. rerr""h'S:1o

J.~

Oiriifit

1t>2'
l!i2911 162" 11 l62'" II

Condlltot

7 (jl';).fri~)J( 7 nr,H'is__ 5X 7 . Gr;n'is,s 5X 1- Gr:l\'i!l5-5X

ESTADUAIJR(lDOV! H:\Tl\nllAl.nU

Uirigin'l.;l.'uIIl0l111 ('NU c~s...o;a:b Iliri!;ir Vl.-i,:UJo Ulnl Pcrmi:.~kl p!llll Oirigi, (.':1:&111:1

Cmtluh1f CondulUr Condfltr.H'

mov

l!STAI1t1t\'.IR{)DOV ESTADUr\IJROOOV

I . Sil2-"~ I J Diripr'Ai.:uloc('111 CNII ou i'rj) eoen :aJ:.pcns50 ootlin...'itodt.:diri.gir 1-;i:i:7~-t-!--'-- -i~~ti;t;J:;;;t-Nlld~I;_~~~~------~-

Condutor
I(.::!'" li! !(,2V 1(}2-VI ("{ll1dll'lol CondulO{ ('l)Illlutvl CondulQf ('ondulO" Conrnlll..... Prqprict.;liII f'fI)f'rictrio I'rOl'rlCl;,\llQ

1~ru\'~3X
7-(jm~'i~JX
1(;rJ\',iss 1(il;,\'jn

E m\DUl\l./ROnOV
l!STADUMJRO!)O~ r:srAD(JALfROI)OV! l;SlADlJAIJR(HlOV. FSTAmh\IJR(Jl>OV E$TAOUr\llROr)OV ~

r'
~7

1-,_--.:~5.J
50:;;3 516-1 .507-0

51).15

::! {I

IHrig;rvdcuh)ClJml'rO,1cc~~!!Ori;!tl.irercnle~dovclCulo ~;~.,:~daCNHfMIFI.Dvt:nci(bh.nl:Jis;dt:3fltli:Jli

t _2 __ ~~~'vci(.1Ih)St:lnosllrk'lliC'l~0fl'~')dlJv~ t, ,~::! l)m~lr\'dclllo~mus,1rop.lrelhoallxilulrtlc.:lI1di.'o I -~.i---t-J-' -r)i~ir-:0;;1;,~;;-;-;~Z;;~~~-;,;~-'------~


niri~rvdtulo li atlllpl.:l~ ilTlf'ostusnll COf'IC.nllkl/n:oo\'uil.o licen-u conduzir Ellln,gRr vcfcnlo ~ p. 'S~,}jIl('I1\ CNH nu P.:rmilclnpor::l Dirigir t:lflrel,!.'1r \6CIII.,3 2 pCHOOt:om CNlI Ct!I~;I

-r--I'(;l;VI
VI r 62" VI I(t]
de.

~~;;----~~1
7 vr,l\'j<;, 7 . (irnyjS) 7 Gnlvi~ JX 1!$TADlfAlJROOOV e.l:TAlJUAllkODOV CStAUUALlRODOV r-y~'rAIJllI\URUDOV_! ~X r:~TAl)tJ,\LJROrx)V IZSTADUAUROUOV tS1'A\1U,\t,!R.()O(JV __ l:srAI)l!AURODOV I~TAOU"I~'ROr)Ov' F!-iT,\D\I,\\.IROnV f11irADUr\IJRODOV i

1/)2," r
1(.2'"

163 c:/c

11 11

7 ~(,irJ\m.5X 7 UIll\'i~ s, 5X _~~~~~_

__ ~~_-='
f-~.~"
R,;

507.0

EullCl;.OIrvci(:Ltlollf'CS~ '\'O<llf'cllniS&iop:ilrtlDiril:Jl~

16JckH12'"

~I~:wu' Yl!icu]llfl ~~l:I~m

L:~.:!..~ pro ~~Iu.ilooodire~~J,rig~


djr~'(\'IJIi,} tb

1(.3 d(~.~_~~}('IriC(rio 16~ de !(.:: . 1II 163 ch:. 1'62" I11 163 de t{tl" 'v 1(IJclcI6Z"VI I ri;
de.

.~
O 1 2

r:n"C"~lr ~'l.'lculu" ,~so:t CUnI CNH rkcal(T,.ur)0 UflJrC};I\I' veiculo I f1C:Isoo('om rpntk EIlI":~J,r vdrnlu ~ pa:loOaCO"1CNf{

c.I,) \o.;c:lIl<l

I'Tnpri1.1;irio f'rO(lfitt\)!) ~~ct3rio rrof!rL13rll~_

7 Gm\';~

.JV

c."tCf.,>QfUdif.;rcn,lcdO! do vercclo "o'O)<.:itkt h:i 1J1i1~


Jc:1!1t$

7 v/3vlS;S 3X 7 ,r.l\'i~ ~_(;r;~vi~ 7 (ir,I\'1. 7 -Grn\'k<> 7 r.r.tvfsl

~}c)-li ~.~,O 510-<1


SI()..()

!
~

r!.lJltel:l.lr(I\l:killv;lp:~,." EIlIt..:~r11\'. kulal!

. rllUs:lrlc.nlcli<llm.:fUl'asclevisO
;1tlXlh'lf

pt:'>'SIlII. Ill:Inu.. ~r;zp~uclho

de ;wd~'"

If.2"

\o,

rrOl'ri~1lHm 1~{)l'riL'f~irif) I"rorrittrio

]lQrrc.)I)II'.Ivelculu u po,,'lN;Xl scnl lS{'Urclhttdcpnitl!.!IC IisiMl [lnl ... g.:u'vdc~~f3d:lpt3~imf'OSlucono.5MIUIO v-..I.'iolictn;31.u!\duzir

163.-JCl 1(,2'" VI
16~rJc

.J

SIO.o

1(~2Vl

512-6

rcnJ\j,jrllO>Ssdcoodu~odo,)vcbllo)3.

pcssoacsn CNJI C:lSSllt1:l

164 t/c 16'2 n

rropric1riu

7 OO\'jssSX

CSTADUAI JROnUV

SIf\,Q I "1/l9

Oiri&ir~nh a infll":nn:\

de: ,ilcnol stlh. 1CnkJfflCO-'t1ICOIJ 'I dctcnuiru.:dcpcnd I1sil.:;lIp~!lui\:;l

I f.S I (j')

Coot!Ulnr COndlJl1K

7 . rrr.lVi~5X 7 -(imvu.., SX

F.STADUAIJkODOV ESTAOllAl.JROOOV

89

; OirigirtoOhillfluCnc.jll

Generated by Foxii PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.colTI For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito

~I 541.a
~2~

Estactnar ,lml3doda guida C".tiada(m:io-fic)a


Estacion:u- em ESl:u.ionar Eslacinft1r
dC'DCOrdo

m.m<k-Im
no

181' UI 181'IV 181' V 181'V 181'V 181'V /KI'VI 181' VII 181' VIJI 1&1' VIII 181' VIII Igl' VHI 181' VIII tk
caJlilhza~~o

Condutor Condutor
('nmllltor

5(jr.1\'C

\iUMQPAURODOV MUNIOl'AURODOV MUNlCLP,IIIROOf)V ,iUt-:IC/PAIJROOf)V ~lUNICIPMJROOOV MU'10PAllROOOV k1UNIClPAU~OIXlV MUNICIPAIlROlXlV MIJ~~C1PAI)ROI)()V MUNIClI'.\/IROlJOV MUNICJeWROnOV MUIIIC/l~\lJRf)DOV MUliIC/PAl.IROnOV MUlllrll\\JJRI)lJDV

com 3S poS~:5 o:sl!lb!;krKl!$

em

4-Mcrlis
7 . (iraviss

naristtdcrobmcnlutla.. cs(r.xi~ na ,nstl


dCLOI;'tmCflrlld1S'nxIo\~:Js

.142-l1
__

CundulOr
Condutor .

7 (haviss 7 G~,;" 7 . Gtayiss 4Mw~


3 I.C\'C

;428
5424')

l!st..",iC'ftlI na j,istl derolemcuodas "ias de hrwto r"Pido


r~3CiOr:1ii1 113pistl J~lOlamcf1\od;tcl \'1:IsdOladas !~SI:;ci{Jl3riulllwsoll'C

-:'IJ.(1 -- ,1$2
"452

r.cacMtomcl1lo

CondUlOf Condulor CooriulO< Cendulor


Cnndulor Conuulor

hitir de ncC'lIdio. r~g de ~gua'tJrrJf{I 00 ptll visit ~d sutJ

1~3ciollar 110S3.COSl:m1Cn~
J:SlaLOllIT nl)~~scio

5 . (irayo
5 -Cowe
j

E5I3riOlJlr

sobre f."lix.adCSlilmdtl ;1 pedestre

:'152 5452 5452


~5-2 f-- .. ---;i46-{)

Estacionar sobre cirlcvi a ou cclofaixa E~;tti()i1ar na.~iUes ou rcfuSlos


f:.sJacjo(1<.1r

-Grave

CandulOr
CnndulO!"

;Grave

uo

lado tlU sobre caraciru ccenal

5 -Gravc
5 . Grave 5 Grave

E.'Itltion:u 00 ladoisubrc divisorl'S de Vl!lt!l dc::n)bmml(liIl1\Jn'<I~


-.---

m'VIII
f--"------

Condulor

5452

7 O

1-----_._-----_ .. _------------EsEadoflaT

E~3Co/1arac ladc ousoorc

gmOloooollj:trdimp6blico

lil'VIII 181'X m'xl

on ~ui<l dCCill;u1J

n:baixad" dC'$unada f.flirdda/salda de vcknlos


OIllm

I~I 'IX

----_.rOl1dlJlO<
ruodulor Condulor
tlmdulof CnndulOf
CClOuulO(

CondulOr

4,MMia 4 Midia
5-{jr.wc 5 . (jIi!Vc

--

__ MUN!..CI~~JROD~V_j MUNIClrAIJRODOV MUNIOPAJJRIlDOV MUNIOPAIJROOOV MU~1C1PAI/RO/)OV MIJNlllrAllRDOOV ~iU~ltlPAIJROOOV UUNICII\\URODOV MUNICIPAUROOOV MU~~CIPAI1RODOV MIJNIOP.-l/JRODOV MIIMOPAIlRIIIXlV MUNICIPAIlRODOV MUMClPWRODOV MUNICIPAIJ~OOOV ~1UNlCIPAlJRODOV WJMl1l'AIIR(}JX1V MONIOPAURODOV MUNICIPAUROOOV MlIMC/I'AIJRODOV MUN/OPAl1RODOV MU.NK111\URODOV MUNICIPAIlRODOV

r ~2.-L~_

5479

fi

E"iat;IMIiJr ilJlpt'dindo'l

rnovimenfru;1odc
dt vias

vtculo

H~U
j\QJ1

ao lado dcoulro vekulo cmfib dupb


E.g;v.:ionar na

arca de

CnJ7Jnrnltl

181' XII
de ('o1SSa~.ciros trnltiflcntt
(j)kfi\'O

E::.1aLiooar nu E~"ch"llpr

poeto de cmhi!rquclllc.<;crnb:lrquc

181' XIII IRI' XIV 181' XIV 181' XIV 181 'XV

4MldiJ
5
-r.lYC

~517

I 1 O O I

nO'-viadutos

~_

5jl:I_~_~ .\;1-7 I 5525 553-3 5\4.1 554-1 554-1 5)41 554-1 5.14-1

~~t:lfIl!lS'pUlJtt!$

C.ondutor COI1dUlor Condulor Condutor


COIldulor

5 -Gnvc 5 -Gnvc 4>1idrJ


S-Gm\'c 3 -I.eve

P..sucionJrn~ tcrn.;s f..st:rioou na tonll1lmio I..'cin.\~o


Es1:x:inlliu aciivddl.,'cIivc
Eq:lCimD" c 5C,;11I calo

fi rn-J(!o

~nronc,2, PB

r!ilI[D'lUf <I lm.~


pela sin."IIiu~...io

I~I' XVI m'xvlI ISI'XVII 181' XVII 181' XVII 181' X\1! 18/'XVII 181'X'VI11 181' XIX IS1'I 182' J1 182' UI 182 'IV

emdcsaccrdo com :l1"C'gl11amcr.13.50 ~iflcalb

Estacjonar \!mdCSi!cordocOtnu n,'glll1ll1au!t.to. C$l3<'ionalclZlllol robtivo E'*i"""


F.5i:J:ionJf

(ondulO< CondolO<
()muulor

J -Lcve
11=

<mdC$3Cordoc013~1;ubm~JlOOlOor>
em

"34:0d'll>i

desacordo

coma

rcgtlbmeri~.

\'IgatJec;uga.'dl!5ClrgiJ

J .Leve
3 Leve

i I
n

K'\l<JCiooar('IT1 desacordo com a


E.'Ot3ciOfU![ r'.Sl:JciOllar

regu!anll,t.1o - Vi!~J portiCOf nccL~d C:'rcciais


- Wl}l idoso

OmdUlor Condutor Omdulor Coudutor CundutoCO/ldlIlOf

em desacordo com a regubmcm~

:l-Leve 4-Mid;, 5 GI'Bve

m.o
556-S
j5)6

em 1tJC3l!floririo proihido L'SpCCrncafliCnle P~'~I simtlil'l!O c (lilrJUz proibidos pcln sinaJi1.alO


11V:fl0!~Sm

Esrncienar 100001lhvrJriodccslaciouamllllo
Parar n3S

esquinas c a

do bordo tio ulinhamentc da via transversal

4Ml'",
)-h:ve 4Mi!d~
).1.<'\"

~584 ~59,l

PiI,., ilfil~'dod,gui'd'c.li~""lmcilHio)dc50cmillm

-'soo-:(;-j-o
f- .. ~(~!=-'~_ 5r.1-4 %101

11

-----

.(l3r3J

;.slast3do

dl

guia Ua.'lIlld3 (1Iu..'o-liol,'\ m:li~de

1m

Condutor COlldoror

Parar em desacordo com as posics C'Silbclecidas. ro CTB

+_....2 __
.\

f'~~~r~~~~~:!!~c:.~~~
t'lIt"JJ

v ~::'
i:tlrjpid"

... _.

._.+-~!~
I
182"V ISl2 v

~ndulor_
c.mUuloc"

-..l_E~.~
S-Gra",.::
5 Grave

..~~~l!~~
MlrNlClPAl)RonOV MUNfclrilUROOOV MUNll1f'/URO{)(JV MUNI(lF'AtlROOQV

ml.l'iltalk1Ohml\

.. "f1lnda~vjll~tlclr.:n

';'.ol1
Sl,12

+
1

i'arot

M p~11IJC:fQfllnC11til"ro, dt'fllli:;vwdol3d.l.<:

X.lSUITI\I.'fI1O

Coodulor CN1dulQf

P:lr.lr no I'o.. .scin/da:m 1'3rJrr.OOtct".liK.1~llnMil3pcdcs1rS

I
T11l.2VJ

I~U" VI

3 -I.I..'"VC" 3~t~

Glndmor
11l2

~~

rmr

nos Clfl(aros

CQ"llr:U:(

VI
VI

Condllklr
l."oodulor

3 - Leve
l -Lcve

MUNIOrAl/ROIXJV MUNICIPAI.JI}flOV

5{,12

PQrnr nO!. div$i)fl!Sdc ~~"tlderol:tmentoC'Itl:lr~

dec:;m.1ti~o

182

!\(~

Par.sr nos limcii

I tl2. VIU

L"ondulof

4 - Mdi:a

MUNI(1PAL/R.ODQV

__~~_.+_' __
."i8-1 I O

5(11)

f:lQt iObrt l":\i'C3 de po.~" ~~'dc~ft'S Tmnsif:trr04liUx:Vpi~:td"dirdla ~~I~r Ikiurdc

n.l mlsOOnldc siu~llllminoso 11:1 ulUdJln~ Ik smalloroinosu(fisc rt:guJ Circ:II~,!ioO:C1tJ5iYa clt"lf"JI;a)

IRj

CoodIJ1Or Condulor CondukJf" Conduk>r Condu.or Coodulof COndulOf

4 .Mtdi.l 4 )<UiJ

MU"NICIPAllRODOV MUNIL1P.1\L1R1)OOV MUNlc...11'AIJltOOOV MUNU .. :.IrAf lROI)()\I MUJII'ClI'AIJRODOV ~fUNI(."V. \11KOt}()V MUNIClPAURODOV

dctcml vecnlo .. ticu/o regul

_ ~~ __ J__o__
.(.?()..l '711 .'i72..o

-+-.-!~__ i

--r
! I

n.., Jili:w'pi~I.:I lia csqUL.'fI!.1I. n:!;W cimlle.io cJtclllsiv~ctam elV\'ier\lllr (l veiculo na

--+I

1~

lI..Cl"C
5 Ur.:IVC 4 - ,"feda 4 -Mdb S

I~

-li

o O o

fsl.u.

de desllnada

peb sinali.-::t20dc TT\li..vpone

IH.'\ I ItI!l
6"

llcit.llldccon:scrvar

n:lS (lIix:1sd1(j"titlQ

veiculo

Icnlocd:

1--.-

573:$:--1--'0'- Tr;;I;;r-;b;~~~~i~~11 dcn:J;Ul ~II~;;;-I .-Js(;;n -----~~-7.~-514-6 "Irnnsitu em focaVbor.irio n10 pcrmllilkllJCfIl r-.!gul C"St1b...-Jc.::Kb reb at.nond:dc i ISi I Ccmdulor :i74-b rrnnsilar (.'f1l IDC:lVhot:ino 1.:10 p:onitido pela n:'gtll:IIUCflIIlJO . rodi7.io I ~7 1 Gondu\or _ 2.?:-~ -+--2-_ ~ar em I~,~~~opc~~ido pb ~U1;lm~'fltil~O .ycteuJo-OC~~_t_~2..: ~_.___ Com.llltt'\f _~-~~
~7c,...1. . O lruoSlar;)u Im.M.'o.k lllllHl . deulo. lIlh.. 'lIJllIllI. . kh' ou ('CtlurbamJo I) hiinsittl IAK CondlllOr

TnlDSlIrpci:!C"OsIlrumiodcdin:ioarni:aCOOldupluSltidollcdn:ub50

_+.

J8i,'

-Gnve

--~1Nit.jVJRjj()V-4 . M&b.:l 4 - M6:lis __ 4 MbJia MUNIl'II'AUR{)IJOV 1..1UNI('IrJ\IJROO()V I-!,iUNfqPAUROUOV MUNI(:fI'AllRonOV

SI)..()

Ocix!llgwutl:ar

disl~pU.l1.:lI:ltlffOOl

entre

seu cere.e

dCfn1is COOOOIOOr,at:t

191

Candulor

-Gravc

MUNICII'J\RODOV

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito


~~;:9-' r
5>11\) 5l-:j-Y

--1

~-

Tr;I:~\-;:C~-::I;;;;;;;~l~;;-;-b~~d;'-;ili;oo;--;'-~icos
'Tr;JIl~ir:.!,':0111n cinlt.l e'fI1 l'imlciru$ I r.U\!>lI:\fet'ltll
o \:l"nliuil

193
19~ 111)

OX!dulOf

7 (jm'l.'0.

3>0

MUNlC!l'hl)R{)D{)V MIJNlcn'A UROC)OV MLJNICII\fl.ljtUll~lJV

"

('uflduh.K
Condutor

7 . nro,b, .JX 1 - (jI"J\"iss)X

veicule em ilhas, IVrill;!i'JS

l ~_1 ~ _ ! TO

\;",1:<3n!t.:dC:\hlC;lf Odul' de dm

CI;\nl';"l-ul1I~'i<l

,'de

iH

Em.i!

n'rJi~;. diTl!itlqdlilt rolic.il:tdo

IlHU1(-.h()J

lY', 19R r--}99

Condutor c....,.-,dull'"

4 -MG1S;:I 4 . Medi .. '! 4M&liJ 7 Gr.l.I'i~

MlrNln!~"IJR(]DnV MUNlCJf>AjJRO()V MUNl(11)(\urH~ MUNICIP.\UROOOV'

'Ir- :'i~7:1.._...J...__~
_ S!oltt~

511.60

P~S.""L'\-'llllCl3

CSl{\JCltla

qu,IUdo

__

~'!.p:I~(r/Ch~dil\.;IU.s:!I\'oqd<>\'dI,:J~~nll!tJcr:;inttll\:c"lr'ilrC'>l.(ucrJ.:J ~~'I' pl:l:..~i~il!\ ."ck lh:


ir:lrop

Condutor
("{lIlf\tJJt

,1<9 ..1

--i.... ~-._.L I
I

_~
~I _ .-.

CQlcti\u {lo"\raoo par.:! ~nWd(~'nlb

r:lIl'>O:I::''('lroJS

200

~"""""''''''''=::C~I'''''_.\Om"""~~,A,'',"",,,,,,,bici'',L, Y1,-n'I'~,'-:,=:_"'(r-r:m~~io~::_I;l;_II,,:':"~_-; ._. __ . _._ ..

'''' ... ._._._.


~O):

--

... I

t=.~~-=-~
.. _ ~_~?O-"_I .."....

"','"~",... ..., .....


yv'""

! 2112 Jl

hrJf'~~~l~~~~ Ullr,lr- ... 'N1I


"di!

__ mlltmrnilo
Ir.JS

-~~~-_---_------_.
suflt'lCrtl!

201"11 W3'"
I

.~~1-4

our\'US$l"1II .. ':;ltlllit.l:Jdc

r-w;"", MIIN'CII'A1/ROI~ ! ---+-(-;;~f- .. - --S.G;;;c--- - '--~j;R()"v -1 ~_-p~r.i\'r


('.;.;;;;;;;;-COUdUIOf :. (ir ve

MUNICWAVRODOV

~UN'CII'Al!ROI>()V

Clllldll\!1f

7 .

(jrJ\'i~

)o,'flJN1ClI'AIlROD(lV

\",-1
59).;!

1)1'""", " pc'" """O",." "'" "di~, "" ""Iiv,,,, _" v"ihil"'k ,,,Ilei,,,,o
UlIt;III1),.~r

203'I
203" 203 11

."",,
(:\"ldulOf ',oolllHr

7 . G",-j"
7 . (ir.!\.>;:> 1 (jrJ\'~ __

Mlft"';lrA IJROOOV
MUNlCII~[}ROI lOV MIJN1CIPAI.JRODOV ~~.!~!?OV

i
, :

"da contramo pela conlr..nUo

n;n r:llxa.~de IK-i:~ltc n!~pllnlC".~ n.;nvi/l~~ ~~~.


plr:111o

f--J~ .. --i--1.._.51)).'1
SIJ".Q

~+_~
$Q4..0 ! !i%7 5975 ~9K3

rlllr"l""~v

nr

Uhl;.p;\sSJrpcloCOh!~m30 llhml;t;l~rrdiloolmln;lo
l/Jh-:lI"l:I$.'I U!Ir:I~l:."'>-lr

. .. rnl 1iI~jlPIIO
Slr.'ll

f---~.:.!!.!.
. _~':::_III 20J IV 203 IV

~~Jdal~ ~~Klu~_ Ct)O(lutiJ.l


CllmlHlor

2~~ -.Z..:~~
7 - Grn\"1S 1 . Gr;!\'iss

. MUNJ~~yR(~J)~
MUNlClJl .lJRODUV ;
!

relI! conlr:lnt5n ,'(:{culo 1>c1,1 o)nll";lll\,'k1 vdnllo ,-cicub

hAllil1l)!1,1

1"I,"\r:Il.l.) 1'111 li!;. ';111110 pamdo tIA fil:J


juutull

ll;mO:\;v'Pl.\(Il.!i.... crw.:uncot1!.-

MUNICIl'AI/~Of)OV

f--~Q~ .. __ .._---.:!..._
~~_~ __ 4 . O Il

IJhr:'p;1;'1.rpd.lconl'-:lflu

~'--*~
il ..:ir('"\J!aolo nm.,n:-19 203" 20;''' 204 "0$ IV V

~~1dnIOf CooduUir Coodolot" ("'.OlldutM C.(lndl,llt~

__ ~~~---~NIG1~~~~2..V~ 7 Gr.o:\'m. 1 . Cr.:I\iss; 5 6r\1n3 . Lt--.'C MUNICU~,I/HO[)(JV' MUNI(.1PAt/HOnOv MUNI('m.\I~ MUNICm ... UROOV

Ult.tPUS$:Ir

pela. CQnlm.roo

'-cl r..lmdo (,"11)fib jlll110 qq impedimclJl!)


f!1I.tOS

Ultrap:'~"'lr pd!l e("Il1lf1!TU<llinh."\ de .1ivi5:1o de

~Ot,

0'"111)1111

Dl.'1l1iU1"dcp:lll\rlKllICINi!I';~lllO:idin::iI:1. .. ll/cruntrpl~lll Ultmru~lr veiculu C!1\lI"lovicnc"ulnque in(L~

[XICllltJrit.csqll(,da

coI"lLioldcs.!ilc/ro"ntllh~ milil:lr

OO-9 (..009
t)()().t)

EXC(:U(;!fopt.'r.1l1o de rcco-co eos ccnvea 00 declives F.~t"t"l,ItOrol'1":l1odl!relomo IlnSroutd


E."(~'d.II3.t

"2:0{." 1I 206'" 1M. li

Condutor ("ol!1lllitlr Condcroe

7 ~ Grtl\'SS 7

MUNICW"AtJROOOV M~f('IPAI.IRnDOV MlJ1\1CINll.ROI::lOV

-Gnl.\"i",-","

! I
~

up<:rJ(""Jode rcromo

~l~ ",i:Jdufos

7 . Gf'J.... is..~

f-r

601.7 f,tllJ. 2 __

r!\(I,.'C(.u:tr opcr.t~

d<!"1>:lOmn p.J..'&lUdo ()OI""dm . de ca.l:"HitI, pllsscio . t.<N~JJdi'Porcil1l.1 J.:.iUln,lVrli<;lo

206'" IJJ l(>f>"UI

COIlJIIIOI' Culloukll'

. Gnl\'i!.S 1(jr.tviz

MIJNICII"AtJ!tcI1)OV )''1UN"JeWAlllHJDUV

~~u(arnp4.,,-n:loo~rcttll"1l(tP

~~i~{=~J~~~~:1S~~~f~!=-=tt!=~~J~~
!!02-S II Exccul~r re\omun~1iIlllcll!. ...... C1;. ~1)I~mkl n"tutuo ..:IprejuU:o ue
~in..'UI3iioll na.conlr.lfn:mdll

'oia

Ir..lllswr.>al

2(1(,"

IV

C('lIdIlIQl? COlldutor

. (iGvj:.;$

MUNIt:ll'.;\IJKC>I)UV

03-3

l~t'"CUIlI.r

c ):;Uf'1li. cillc1!1. \{O': "11 10('".111)\.'

nueido

206 V

7 . (jrol"'~

~1UN1Cll'AU.ROOOV

C.U50 61)<;{1 (,OlR ~. flO'X ~_

",:t.ntlro~jn::!
AV:In:Kr Tr:1I\)")"lOt

dt.' p.,!""3d:t;obr1i-ltria SC".m1/bro . flsr..1lizn.:\o elctn.'>nll"'.)


."J.$l.'1T>

208 2()j\
11I.ndllurts

COUlJUU>C"
("()ui!uhlf"

7 . Gr,l."i5I'l! 7 Gl"!1vi.......

MUNICtt'Al/RODOV Mu)\"'1c!l.'AURODOV! ESTNUNlt'lItOnoV r$In.-t\JNICIROOUV ~T/)yIUNI('nUIl>OV

11J:Jnnl1,."Cnndllo-do hloqucio vi.-trio


GOl';

:>nu!i:r 't\.lo \~ clisposilj"O$

20'> 2M

C.o"JUI(>f mdulllI' Cnmlulor:'i

5 Grnl'c 5 . (jr.s .. c Olavc

j)cil:l~dc.ldcl1lrar.-;oirro."dcslinad1:>;ip..."":;(bcnldovciculos

2~7:;,-'-=.1i
(-,O$:-4

T;;~~~iid-;I----'--'------"---UItr.J[XI,;.s:tr\'CiClllns nmlllri:r.. "ldO!:"CIn fila. par.tdos em razo di! ,;inalluminO&Cl UIlr.:tpusl:af

Ev;ttIir-::cpUr>lN"locrctUlU up;l:;onntlfllndupl'l1liWt.

_....L-~09

2W--'-.211

~;;J~-'
O"'dwor

7-:Q-;;I'~--F..STIMUN[IRixjY--i
-" vr.sve 1l.<;T/MUNI("I1<QIXJV

608-4

vete mOI~ado!:

em fila

parados

em r..v9o de bloqoejc virio


ft'fTUl

parciul

111
212 i __ 213"'1

Conduklf":S

. (jpv~

ESTf,\IUWICIROOOV

tlfl'J2

J.)clll.~rdcf'''f'"rfl

vclcclo urucs dc ln!ll:;purlinha

Cnndutm Lunduklf Cnmlulof.

-Gt"llyjJ:i

MU}.,ICIl'I\IJR.f)nUV . MUNICIPJ'IJ.ROD(~ MlfNfCll',\')R()l)(lV

t-~!~~'B~__ F.---~~~-~~I~~+~_ O __ O (014 ,) Ilcl~nrdc


nlU'

1).. i~lI.rdI.'Jlamr~lll"""l.'jllJc.u 1n;l,\.iJ:.I fllf il1.!Crcq7fLl:lpcril&I"UI"""t"lhJeJIL"'~I:I!>

7 GrnvlliS 5 (h:1.,.\":

'.. ,.}~!:~. __ .!.. __ --!~~_ ._-:-~~~E"2.~e:.c~~.!.'~~\:~~~!;'1~:!~JtlllL.lI"l.lt:-I~J~~~t.t~


~~~u~_d.:rl'~f~cniJpOOt.:~~'-'::~.'~I!~r~,;:!~~~~~ ~~r(kd<\rrrcrcrcn~:.!:.':tblr~~:!~"IOf'Iuc.i'lh~J::II)I"lC!IIUk"'~I~~ pc-cfcttnc",
11rcdcsl~

.3~:!:!._~___

J
1

.2~:::'~_.
~lo1fI 114 + nl

C'wdulor ~.;-('ondulO( CtmduIC>r


Cnnt.hlulf"

_~~~~_MUNI(WAljROf)nV 7GOVfss lI.iI)N1C1J"AtfROllQV 1 . Gr" l.ss .S..GrJ."e


_':;~~~\'~ . __

portdcfic:l~nc . lisfrmlllJ/I6()w;:c:;tnl\lc

"'ltfI\l(;If'AlIROlJOV ~"UNlC1r"fJllODnV MUNIClPAI.lRQDOV MUNICIY"VKODOV MUNIOrAllRODOV ;l.1UM<.:JPII.LIROVV ..: I

~.':~

__ (dC..~

:_. __ O_~~d:1rru{'r~nc':.nrctlC~~~'OI.qlJOH1icWi~D-'~~_J ~ 1.1

'---'-(;11.)-'"
(1171 I7) 6ltsj

I -. ",' _.

j)cl~ltrt!cdaqlfcrCft!m:i:J:1 rCdc.~lr~dc n311I1il){~lm\'CR~andoa Villll""IlS\CI~1.t -1}~i~-II~~d;,;~',~,r~I;~~;;-~i~;;;jit";'1~;,-~i~1nti'~~';~~w~4~~,:';,;;d(;I'~-'---1 DC1;c.UII.kuar

z,~1;-0---'-'-~i5~
V 2J5 I'
II

214*IV

."'~~_lg!~J~I2.<2.:'_ ~

CondulOr CurnhlJOf.s Cvtu.lulU'J"" Cond.ul(If"

5 . Gr.lVe .fim\""" 5 . (l~\,..,. 5 GCl",?

r.Cr(.'fC11~'i;t ..... 1I1 ir.ICI1'C\-"C:lan . .mllli/.


ll1luq,ll'l5.o.>

\'dcC"il\.vb.'Hlo
!.

pnrl""()l.:JlllM ",i\,
di!

I
I

L>o:i.""rdll darrf\![.:;rc..'ll

"illali~(f-J.

n:cult}

i.lUC

din..ita

2 15 ~ I' b 215 U

Vci";lfudarpl'.:fcr\'n-.:i:lIl;l.~iIJIC-O;Cl'C~~OOl mlila;todc

U~<l rr~rc~cu

Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente


0

91

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito

!
I
I

6ZIl;

':.lltrur/J;;Jlrdl.: fila de vci(:lIf~

C-.bt;H)I\atltJo;.

SCn1l.bt pl~r l:Ilk.-d,:an:slV\.i\"tII~

217 21841* a

C(lndulor Ccnduicr
("omurlQr

4.Mwia 5 6.1"'C' 7 GflIvi",lX 5 . Gr.HlC'


7 (jf':lvi'i&3X

MUN'CIf~LJRO'X)V MUN1ap.~LJRODOV
{I.IUN1ClI"AUROJ)OV

"621_1 "'fI11-O
t"(2)...g

I I

,
i

"rroJr.sitJr \"1Uwtocidcde

supcr nn'( Ix:nrulida 1.'111 al~2oe!.inirJUc..os al~ lS.0.u6


L'fIIITl2i

rmn:;.il.lr \'1[1VdUC5UJM.:' n'Gh. pcnuitida Transimr {11l vrloc transitar


~II"H.,(

de 20%.

jllfr.",-{Jt~:IIC

2:'.O7.0l.

21"" 1'" li

11m
Il\U

Pl'nnifidiJ em :I(C de 50% iilfu.:s pcnnllidil

:11': 25.07.06

"'h24-(1 6254

em vctcc supcr

{:1l1mais de 50"/0 infrncs;)l' 25.01.U(.

21X" 11

218 U;. u

Condutor
Coeduror

MUNIClP,ILJP-OOOI:
MUNIUPAUKf)J)O'"

,I
!

"'0111

,
~:U(ldUI~r

CQfldul.or

no lU
220""lV 220" V 120" VI
220 c VlI

1- Condutor
!

Coodutor

Condnror
l.(}l'lduk)t'

!__ ~
'635\
~~~I:)(t1)

__

220' VII'
O D . -i1t.:lT (P":redU/.ir:. vdocitbdc: qUlmoo lloovcrm::a visihild<lJc

220" IX 22<)' X 220


clildecli\'C

-JI
I

('Gtt(/mor
.c'oodUlDr ('ondUlar CoodUIOf Coedoror c.:Olld.Wor Condutor Condutor S Gmvc ~__

::~~~!!R~_.!
MUNIClP.-\URODOV MUNlC'Il'AIJROf>0C} ~IUNI('IPt-'UROOOV
MUNICIP.I\!JIUmoV

O
O

IJI..'1X.'tTde ,cdu7,.\fvrloc

~do p:!'1!Jlcn'o.$C~I'CSl::nt;trc~dcfcicu~3v3ri3do

.5.

Gr.l\lC

I
I .1

!klxafdercJI1Zir"\lclOC:Jd"1dc~llproxim.\!.iiodc:lJIintai."ll..IJpisla

XI

!
I I ,
I

5-Umvc

~-8 'lIlX-b (1;\9-4


~ (,31'....

O O I
2

fJeix",r de rodunr:1 velocidade de tmu comp,alivcl com a segurnn:l,


ilt.-i.'t3.r

220' XII 120' XIII 220 XIV 220' XIV 220' XIV 220
xrv

.5 Cr.:t\lC
S (jr.dVC

de IL-Jw.ir

vdoe

de

formil cucnpJlvcl

d ~-gllr.ll,\.d lf Illlrtpaq:u

L-icli.q3

Deixar de reduzr a velocidade t


[)t:1.'t4lr de rctlw.ir:1 vlocidndc

n:15 p-eximidcdes nas

de escolas
de

7 . <lm.viso
7 (jrdvl$s.

t.,llJNJ<JPJ\UK()JX)V
MUNICJI~IJRtll)OV

rroxlJuidadcs

hoSpitilis

(,31}--4 6194 640 .. 8

Dcixa.rdcrct.lurirvclocnllpro;cimcsb~Clnlxtrqt:.c/dC':cmbul.J.uepa.~i'irui

CooUIllor

7 . Gml.iss 7 . Grolva.\ 4 MCrlIll 4


MCdiil

,\.IUNIOPAURODOV
MUNICIP.I\UkODOV

~T.carUc n.oduzir vclcc cede h:Jj:,illll'J"l'.:! IIKlvi1nc,-It:!o dt=pedestres l'Mar no veiculo


pkll'::l\

Condutor
Propnct:rio

de id.. -nttrra-:ir,

l"'I11 ,lc:i.'\cOrdoc:i cs.'lCCtrhnodclu

Coolr:m

221 221 nio 222 213


223

ESTAOUALJnOOCJV

bJ.1n
M24 MJ...2
I 643-1

COllfcrJdi~ribuirkoloc3f

vcic plprit.Vt~rccif\) placa wcr.f desacordo Conlrnn


vcrmelhJl inlcrmi1i!flIC.'IIIId.1

PF ou JUR ("OtldOfOf Conduicr

~"'AOUf'LIROOOV
MlINIt'IP. .. \IJK.tllX)V t;S rADUAL/I~OI)UV

pjo~~
I

I I

IX-.mrdc rnnn(cr Jl[trlOOl!'Incmcrg WiIiluro


rr.w.ir com rarul

~p3llhl0

4- Mdi.'! S
4

dw~ul:w 1001urbMi.kl \~!io OUIrocoudulOf Iw


Ilha fl(.'rwrhando vis:io uutro Co"UfllOr

GrJ\I\:

_l_~,Jn"1.tM curn o fndlll de

I
+_

Com/ulor

5 - (}mvc 1.c'o~__ 5 :Ur;lv

E.(';TAIJUAunOnOV ._~.~CW~ROI){)V MUNICIl'AIlI{ODOV MUNIClPAURODOV MUN1QPAUROOOV MUNICIB\URODQV MUNIClPA.1JROOOV MUNIUIlAUROnOV MUNIClr.-4.URODOV _~

I
i

~._.~.\7cr
I

(>4$., 64$-9

u.~daf.1~)_~~~~OS~~':~~...!~~~~ln3o I)ciurlk ~1Il.1hT..J(" via pi lomanish-cl kl(:ll qdo 11\1;;1"rcmu,Cf Dcixardcllil"l.1lizaraviapitornarvisvcl Deixer de:sinnli~ e via
f1I

~~~_ ~cJa
~a

22.:. 2:!,\' I "oS1 22..Cj, 11


226

5""o.?~~o~ __ ~~
Cur.dulor Coodulor

o local qdopCfll1:mcca'"oosLl'l1Crllo
d::CI:.trrodll da via

3('r.1vC 5 GJnYC 4 - Mdia


.~"C

l'

M(~7 M7-S 6-18-3


(41)-1

IOruarvisive:J O IIlO)I qdo 11C3~ for

'Comtlor
Coodulor Coooular)

O
O O

Dcixllr de rctir-oIrquulqucr Usar

objeto ll1~vJ!ldo 1>".1D silXllizllio tonpur.uLa a de- loque breve


come

buzina

que n50

"d . cnncia

2. pedestre OU coedutcrcs

217 I 227 11 127-111

Usar bU1.ln4prolongndo

c secessivemcmc 3 qualquer

pctcxrc

Coduror Condutor

3 - Leve J . Levo

6505

U~rbuzifl3."'rllro3.s,'inlOt,,:du:Jsc;\Ssc,isllor~

Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente


0

92

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento

e Legislao

de Trnsito
3 -lc~\'c
.. 1.<.-",,"\.1 ~ .. (jm\l~ <1.. M(,.li;1 <1 .. Mfllia

r---;:m--r---,,---ru:~~j;;;~:O-;;;lJ~;.i;~~;~;.;----'------r-1i~jv-.'----Cc~;

1
:

--'MNiCr!?>WRoo'\'--"l
MUNI('If'At.JRODOV MUN1C"II't\{jK(IDOV EST,\nUALJRODOV l!Xr,\1J1J,'\I.!IU)OflV

(.521 {.53-U {.S4.:{ (,s.t-x

U-":If

bIl7.il}:1

"":1 d, .. ~1l.'()nh.H:1 us p:llhi.\:S c rn..'(111rlll.;:I"l.~t..'''(b,;.ida:,: rd~


~lIirl"1

COfltr~"

227 12X 121' 22<)

I'r<lprid,mn:3 f'ro/lticl{lriu Prupricliuio Priljl,;cl:kl!l

1
I

U!tlr IIt. v .. -iculo

~I.,)mem vohnllt"1rnl,:lIciu

"lio

111I100if.atlo~ f'I..'IO('OlllfUn

1
'r'

--:'-;b~~'-.~~ . ~~ -(.~~4. __ (15:'"

__ -'-",-.:.._I--_-,.---:-I-,:.C<'~ __

=~=--1

tJ&lr IK' \'\.';1: tl . "I1' 110 "de

:11:1011\': \{ i'\:lhHI~

UJ;lUt>('I,.'O plblil:';', eU1 tk!;ll:omu IltwnHt!' ,I!. COf1Ir.1II m/midn pClllllhc _~n'-~'jlllhiic:
11~3cdl'nnll~m

:I1l."\I\'th..'11'I((,'kIlI7;1 o;

~?,~U'~~~IlI\~ :..~~~I~,lif)~~~~~~11ii~o

:2301.
230 230"
<O

I-~vj?riC"'~~_
Provlit,\Iio lroprtcl:.riu

7 GftI~
7 - Grlvi~s 7 . Gr.."iSl

~~lJA~~.~OV
E~"TAOUAl.IROl)(JV

.'d\l~ir
Cundll7.iro

o- ~Ult'<:()I'IH'

i,l$cri~lo <.Io("lI:u~ . jolad.'IIr~.lJ,;ific:lda

I I

-Ji
.1

_2...._.
4

Ctlf1d~~I.>

~\,m2 SI.-lI>vit.1:l(ln/ffllsiliG\\h;>
v e)culo~om:l pL,cavio!lll""il..lsiliC",L.-,

E;:rI,\DUAlJ.R01.lO"VI!
ESTt\n[JJ\{lRU{)OV (SI"A!)UAJ.)R(I()V!

r---(.s~~"--5-I I
-S-4 (.;7-2 (,51'-0
{,j')--!,I

1;;;\i;i;::-;;;~~~~;;u~J::i:;;ii~~~i~;--I-2.~~-'----COlH.luziro ,:(:icu}Qtrnn."-p<II"13ndo r!lss:l~cir()S em cOO\r~nimculOde C.!IQ;!l1


COJ)(kI;~iro vOt:ulooomdi.~posili\'n..,nli-r.LtI!lr Ccnrjuxirn cculo scm qu;dqw.-r UI1l:l das

.no-,
230'"
2JO'

_ rrnrrict:'.~_o_~~~~js.~
Prol'rll.'1.iU;I) Condurar Propncl:'u';o ~I~vjs-~

11 li!

1-Graviss
7 . (;nl"'{~~ 7 - (irulljs...

MUN1Clr,A.UR.O.DOV
E. "TADUAI.IJIOJ)()V

I
1

nlaces de

idclI!iJk::lr.iio

1.10 >l IV

I'rcpricrrio
"r,)flffcl:id()

ES'IADtJM.IRODt}V;
'~""'AnlJ,\ljRO[)i.IV

6SI.I..)

COll(hDil"O'i~lc"lorCGi~qlJl::n1l0~.c:j:t

dL'Vid:lnl;:1l1\! liccn.:.bdo

no ... v
230" VII

.(;(:l"'(~

~!~?----.-_. __.~__ .__ .I._-::_~~~_::~~':~_l~~JqU~"T~I.~~~~pl:t(.-as.,::~.I~~~~~~c_o~~.i~~ .2~~._ .._._.__ ._Pr.~~~~~,i~.~


(061-0. I __ (I " CUil\k:~ir"u ~~.ucfu7jr(l .. ckuJo c-um U Uf lll.lo:mlla clcllloc(Jm~I-;H.1cri. lit:a:JII=Ja Sllbtooli(\;);'. in~pco::.l:g . 'ttl(HlbriJ:j,>lluri.. obrigltlMO incfidcnlC'indpcr.lnlc wI'2.,lar. Cld obng.:1I6riol Pr<.Jprlcl;"rrio PrupncllJrin l'ropn("1:',rio:r.. Prvprklrio f>rnprictrio 230\'11 1.10 ~ VIII 230 230 'X IX C~l"IJr \'ciGllk-!sflu-sid" Co.\tJw.iro\t!K:ulvscrncquipanl

_2:..~\~
5 Gm ..; 5(ir:\vlJ {jrwo SGroV\} 5 Gnwc 5 _<"rnvc: 5 .
GIl1\1t!

!?:2'!U.?~.~~?E..~~._ ,I
ESTADUAUROOOV 1-'~"""'lll'.'L"'()['(JY ~~" . " ...

~--~f--~ L_ ....!~:..~ _"_2


~_6Ci2.')

'.

lmAl)ljl:,~{()(';''V-1
~TA1)tJ.\L!ROl)OV L<;TADUALfROI)OV .. , '

~'2-

__,
:!

(.6.\.7

Coneb..o:i. o v cl=uk"tcl.m'-"1Uipamcnlo

J--(~

-'I---i(-;"rl~I;;;~~p~l~(;ci~~~~;;;;;~~~i~-;.~----:D~-66.-0;-3 :;-3 w..-I CI)I",!u7.ir Il Vdl.UllOcum dl."sc;!IJYllivrc Cunduzir o veculo cem 2:\0 ~ Xi (.10.:: molm dcrcituo~dcll:iclllclinopcrollk:

:no XI 2JO'" XII

ITOpridinio Prupl'tliriQ I'rofJriclitrio Preprictrio

----r;=r;;;\)1,IA1.mell)(IV-,
f:-STJ\ IJUA1..JltOJ)OV

silcnciador

~ . t+ruvc 5
('r.I\IC

ES-rI\D\JA lJROI)()V
E..'lTADUAVRODOV

Condezir o veeute

com cquiparrcnto ou acessccic proit>ido

6"12..6 "72-6

('ul1dl.l:ro (;ondu~irQ
O

vec-ulo ctn mau ~IH.l() ele C()'I1~vllllcl vdeul


te.. 1'Covadl)lla;1\~..di;r~:Q(jc

230 230

XVIII
XVIII
XIX
o

Ilropl1CI!lrio I'ropriclrio

5Gewe
5 .

E~"'AlllIAIJHOI){)V

inspc;Wt!cscgurunD

Ornvc

ESTAJJlJAI.!RODOV r~~T;\lJu'\LlRonOV
~ " ~~ ..

(.73-4

CondllJi'.ir o . det1t)

sem

IJdQlwl'

,.limp!'JI.lor

de IXlt:l.hfis;I
p3~~~~~~~\")lah~

~lb

dlll\l.\
._"_.

130'f

Condulol _r~Jlficl:"I~~ ~ ~.

5 (;rnvc
(~l~'~

l .._. .!'!~~. __ J.__ .~_... _ ~~)~~~~(~~~~?~l~~:l~~~~


1
i !
~7 ri7S.o

~::x-~.
nO$" X.xl 230
$"

~~!~(!~.~

_1

Coudm:iJ ~

vcc de ~rp1.d

r~1t1.L n~cri\ii{tda

lar.! c clcmllis iluminao

previstos no

CTH

Prcpricrrio PropricUtriv I'ropriclrio Pcopric.1fuio


Condutor

4 MI..-;]i<,

ESTAD1JAURODOV

li76"?
~1b-t'1

Corrdlull (1 V<lkulo com deleito no.'il$etn de

XXJI

4 - M&Jia
4

ESTAfJUAL./RODOV I~TAOUAIIRODOV
J;~'tAOUAI.JROnOV

ConUtlziro Conduzir

vciculoeolllocf .. ;!n o vcicu)o;comlmpndas

no.si:dcmn

de sinalii'"..ll,:;io

2lO I. XXII
2lO c l."Cjui(1:lnlclllos

M&lja

676-Q

illlcirn:looS vin , !t.1~1.!i ill!(JalaHS

~,u

4 - Mdia
7 - Gr.lvi~~

Tr:lllsil~

com 1\ vdculll d:mili'..:D;do;,

231 ., J

t.NN1CIP;\ IJROOOV

(180-7

I
~".

O O' .-

6815

!
6$11 O
1

I J'r'"Jl~ill.f cI vcc dl.'fTuoumdu-'taupndoliltT3stmdo t 'T~t~t~-~;;~ \~i;11);ud~~~~ fu;Jl~.

'i'i
;~;

~lhjctucom

risco de ocidente
- . - -

131 .11" c

<":00<111101'

;;Pa-~i~tli",~~n Jc~'ciC;II;l~lt

-iJI.'j----231

--

Proprietrio

7 ("1TIvi.~ 5 (jI",JVc

MIJNI<..:IIArJHOD()V

~1M;PAi;({OOV
MUN1l-:rrAURODOV

TT1U1ltifMttllovc:icuJut"omC\cc~dcJ~o

"V
$"

EmliTr.msp
IlropriC1:\rio Propri~'tilJj():'i

4Mdia 5 .

{1t14-0

t_~~_~_2

__

Transitar un dcsaconfo
Transil3rcom

cJ

autorizao cxpcdlda ri

p/wklJlo \'cil,.'llI(H.1

cI

dllTl':JI$(l,:$

exccears
C:<CQlcnlC$

231 231

V]

f3VC

MUNICiPALJROIJOV MUNJCtPAURODOV J;ST/MU~lcnU?~~_J

uUI,ori7ll1,:<10 yCflcidn. c((k.'1.lidn

dil11(:11!>OC$

"V1

Gmvc

I I i

r I
!

;...~~:~ __ . t- .. _O __ 1 _ (lS6-~.t.-_' (~~~I ~


(i..~7-4
C!~74 6882

.~_:~sit:~~~~~~~~':~.?t..0_c~(.-d.;:n~ ~~:u~ol(uIl.~(lmtC'~ltr.UJodcpt!'>5I.)ll\fll~ 1 rrnnsil'lf CrCht..lntJofri)l15pml~ remuncrndQ

__ ._._.

._..__ ...
fun

__

~~.~.:'!.~_._~. __ ._Qlodul~
i__ ,-I',c:",!C.",,,"=nc':':...'
I'roprit:l~rin CuntJII!UC"
CondlllPl"

__

~.~..!:""d_"~_.~ __
~

li Ijc~~jado.I11e.-s:.~~_.....;:2:.;.lJ,-'_V-,-II::"
de bens <ido,,;}Q liCC11I;iado r/esse 231 ., VIU

.1k".d~

~VNIC~~~!:!~OD()V __ ~ l\WNICIJlAUrmnOV--i MONICIl?\UnOnOv--1


MUN1(WAURe)'1JOV MUNlClPAr.JRODOV '

4 - ~h\d~
4-MI..'-{111.

Tr'(lIsjl.:J."('/Uno ccolo

ccsligadocm dcclivc m~xrl).Ydc irac - media

231 "IX 231 IX


HI " X

lransit:ircomoveiculodCSl.:ngreoaoocmdcclivc
Tr.lOsll;Jr com () v dcclo excedendo n capacidndc

4 -Mdia
4 MCiI~1

1
O

Proprietrio

t ---'691=2'-'
t-~ l---~J
;

690-4

-- '0-"-

r-

"l'rnnsilarcc;movcicultlcxccdr:!do3C:tp:lc.idadcmaxmlidcUl3{}.I.{11I\'Ssima Coorluri; "t'Clllo

21t "X 232 233


_ 234 234

~~~c~"
CondUIOI'":1

7yravS!> -Lcvc ~~'


__ 7 Cit:~~~~ 7 Clr.rv.iss. __

...~NIClrAURODO~ HSTAIJUAUROnOv

__

;;;-;d(X"lln.::n';'>:

de porfr:-obnJ;llI~~

re(eri.,!,->:;c'To--'

.J
:

L
j

(193<)

693.11'
Mlf)

__ O_~~cfC(lUlJCCbiSl~:vClctJ10JlOr~~~s_____ _......:_._._~_~~~Cl.tt I,:h:iliilil:w,::'_, I ? ! Adultt:S"ardtx:unlt;nIU d\,:h:lhilila~ioJ) i Falsificardoclll1lcnlo didco1i1iC.1l\oJovci;uio


dOClllUt'r11u

Propricrrio
C'ulIlhlluC" CUfl\llll{ll' l'ropricrri<t lJropriCf;lrio

'I--:- l:~"Ii'\.OU!~_.~ 1- _~~T,\I)U~~~~_~J


r_"n"AOUAr.IROOOV BSl'AnUAl/fl-OllOV
ESTAOIJAI.I'RODOV . ~

234
2.14

7 ~ (;~i~
7 Grall.'i.-;'

; '\dulfcrJ(documcI1J\tLl.l!idCl11ifi~odovt:K."\llu

694-7

Condu.d,

ca'SiS

JIU,!; parll.:s

cstcnsss

do \'dl.!ull.

235

Conduto( Coodotoe

5 - Grave

MUN1CIJ'AURODOV MUNIC.II'J\LJRI)f)OV

MS.S!

Rclxx::UOUlrov.:iculocoJncarofi/JxivdOUalrrJa

Z;\6'

a M&lh

Paulo Csar Nascimento dos Santos - 10 SGT PM Curso de Sargento Combatente

93

'.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation oniy.

Policiamento e Legislao de Trnsito


(jI)7-' CNHX:RVlCRLVIcAJtm'idtll,:ulT1l,.'flk)S l'\1;uJuriz::'-,ijo,

RCCUS:lr~C:h':nln:WIf

'!38 se .. rn )k."m1l'>Si'iO :!3? 140

CutKllltor

7 Cir.l\-tss

F.STAnllAJJRO~ ES'fiMUNICIRO[XJV
r!':TADUAL

9g.() 69QR

Rcrer do local veicule Icl)S.llhCUIC 'dido"ltll

Condutor Prnprict~rio

7 - (irtl"is~ 5 . Gervc

Deixar responsvel de promover baixa registre ricvcic irrocupcm..cVJcsmontado

i __~:.?..._ _~_~_
7013
t----~Ol-~

D,-iur~~'lhJ.1Uz~ro~t1lJJ~liI3~-;jO
F!l1.l''''

dOi.:ondu!Or
Jt:

~_--242 141 .2-13


2'14 . I pI"04r.\:Jo

__

~~~!Ol.
Prupn\.'tril.

3 ll;w 7 . "Jviss
1 .

EST,J\DLA~ __ FST,\DUAI, ~ rAD~

.~

I'

r:"11s.1 d\..;:hlr:l~o
r.,ls:! dcc:I3r.13o

ti\!

t.km1H..ilip ~r.1 lill::'

n:gislrollin:nci.nn . "fllo

-2...
O
I

~ PIaCf

de. doQlkJio p:tl'l.t lin,;

Jeh3bilit.l~

Condutor I'Jur.lic:1

Graviss

]01.,
7QJ-O

_ DciurlCgo.ldl)f-a.Ic'1I'flHtniClrocJJiTnci"pcnI.110laIvciccdc\'oIvcrrl<1C'lsltW;1c <:onJu,J,
m'llocit...k:til.
mofOflclu c C'1domllOr )t.:m tapOcdC lJe ~t;~;'llr.lI1.a

~-Gr:lVC 7 - Gr:WiSl

f--~~---i
I:~TIMUNJCJROJXJV

j
I

703-0

C.Vllhll:ir rnNocickl:mOlQflCl:1/cie~"lmOtDl"cI

c..1plCde.Y ,,;scir.v6cuJos
.~n fnll

:!44 I _~~ 244 TI 144 . TI :!44 ., n ~t14'"l1J 2~ 111 clc '"


244 ,v

CunJuhx-

C.m:dutor

7-

D\'iss

r-.s I/MUNlC.J1l01X"lV
MUNIC,(>hIJRODc

-J

I-.l!3~--- __ -2__ ~ ...s:w~r m~.:k.ilI,


704-x
704--lt 704-1-:

I
.

(")flllu1lr motocidda. CorwltlT.irml)l(x:i( k1:v'


C.;!ndmcir

mot~~_c..:.id()fiM~ nmlOflcta {' donJO(Ol


InolOOctalcidll1l101or

vo.lu:U~~~~pcloCn~~ lfbndn p;ls':::l~ilo si o'p!lt.'CI~~ pus. Iorn

t-E.~!~__ ._~~ju
C\"lutnr
Condulm COlldtllnr

---f--- ESTIMU~IOIW~":::"_.~
lV ' MUNIClMIlROnOV
MUNIU!)A

7 - (;t3-.:!'!i
7 - <lfilvisS

tr.msp.p:usattslvi$Cim/cu!u5 pr;:Jll,~Jo
lr.:tnspur1:mdo do :.ass-,"I~lo

nmlOlicldalntOltlflct.:llcidvrnotvr
nf/{!Udo

7 - (ir3.\'in 7 . Gr.l\'~ 01. M~\D. 7 -Gf3'1ss 7 GDVls."

U!HJJ)OV

7056 705.1, 7064 7072

ConJut.ir nll'JIodmoloolCMlIOIor

IllilabarisllxwClluililJr.mtlo-fit:

em UIJ roda

Condul"t CoodlJlOf CondUIO( ConJIILur

MUNll1PAUROOOV Fo1UNlPAURUOI)V MUNICII'/\UROOOV MUN1Clrl\UROnOV

I'ceduzir celo fazcndo lllalDOOl'lSmOou i.'quihbrol>do-s('~n IJnl!l.roJa Coudl11.ir(l)ou::ci:kla. C~U7.ir


mOf.mcla('odOlllOlWCQ{tI!)!)

titisilpa;,:~d~~
oi;)03 ,n c:.u .

mOlocick:t.vmUtnnCfalc:.iclornnfOf

t~"Of1.Uldu

de i .:mus

244 .V

709-9 709-9
!

Coodutir mOlocidetnJmotnnel;VcicINnOl'Or.-.em s~'llf . vo Corsuzir ciclo sem seguraro !;uidom com ambas as mos

g,uidpntCOnl

iUnhilS:t.~mos

244 . VII 24:4 Vil c/c I

Condutor Condulor

4 . Mdia 4 - Mroi:s

MUN1CIP,\UROl)()\l MUNICJPAURODOV

___ 71~_ 71 [.o 112-9

.__

._:

l'1ldu~r':lc1() lr.msportando car.,':! ncOnlfllHvc1

--_._-f-.
dClilinado

244" VIII ele:. I" 144" I'" 244 . ~I u b

Condutor r.ltlldulQr
(,;MdulOf

4.. M~~ 4- MWin 4 - MdiD

~~"IPAUHODUV MUN1C'IPAIJROOOV MUNICIl'AIJRODOV

_ I I

~ Conclu"jrcido

tnlll:':(>'lltlulllo

r1as.sag....1mrvru 11/1 guruplf.Jw.:.1l11>a de

; Conduzir c elo ctn via de Idnsilo rpido/rooOVlI'I sem ilctNlmcnlolfhix:. prpria

1=
J

720..0 720-0 n/Ii . I 721.(1 2

Otlx:lrsJc:corn.lu:;>ir pelo hm$o riSt:! em (,I;)tini\:! me lr.l::Xll'pqrols5o humall2 D i6rdc coudulirpdo bordo d>!piSb (.'tu fila IlU veiculo dclr.l~
cxccd~llc

247 2-17 24R 249 249


250

Condutor Cout.!lIlOr.:(.
PrOl"'i~l.ri()

4 - Mt!dill - Medi:!
I) Gmvo

\.fUNIClJ-'AUROnOV ~ruNJClrA!JRODOV I~ ('AOUA liRe lI)()V __ _


'MlJNICIJ'AUnOov. __

~~

;urim:il

Tmn~()t){tur .. tn O),':lrde

vcic ck::ail1fldo jflll1!:ft~~II'OSCHl.t"

d~flC nrl.lOIJ

maul,)' 3l:~!
acesas

I,,,,ll\.' as lui'.c..'i (tOSiljiio qdoo vciC1l1o \:stiVCfIlJ_r.!do fi


nuuc

C:ocxlulor

4- . Md~l 4. Mt.\JiJ 4
M(~ .

fkixftr

dcmanlL'f

tIS luzes de pc:mll "l."lC fD:'cndoc.''1.!i!/dcSClrga

f=l -Tll.. -;--,--" --1bn~~~i',:;;,~;;;-;;~;;;-~ li hll ooi.u dural)~;j roOtc


l,
724-1 725-0 726-9 I:mmo\'imcntodcdia,deimdcm.mICf;lt:esalazooix:!tnclcumilumir.aorr:lbl .fJnmm',dclurdcm:mlcr<ICCWlloT.!xrix2YCfclranspc:ofctivoril::"riSlac.xcl Em mO\;nl.'11lO. dcixardc rmrncr ecesaluz baixa dc
ciclomotOf'

a.

Condub
~:t

)'~UNlt'II'AU'kOD(~! MUNIClrAlfl/0l>OV! MUN1Cil't\URODOV \tIJNICEl1AIJROIJ()V \fUNlCrPAURODOV

CotKluklr L"ondulOf (;.nluh' Cont1ub'

250'b 250"1< 150 J'I- d

4Mdi:l 4--Mtlia 4 - Mdia

nS-5

I:m mcvrrrcmo,

dci.. t:udc

manrct aplaca

lr.1ScirJ.llumin,1.da;i

Iloit\.,

250

JlI

Condutor Condutor4 CoodtUor


COIIIIUWl

4 ML~j.. Mtli:t 4- ML1fi:1 4 - M&Jja


,1 Mdia

U)1t\UUAI.!ROL)OV

729-.\ 7301

Ulilinlr o

ri~C<1-arcrta.l:,IIL'(IOCJII

ilJlohil~OcsuD siliccsdcCTllcrgncia
CAoclo

251 . J 151 .H 252


J

MUNICWAUJmDOV \-lUNICIMlJR.DOV MUNIClrALlRODOV i:Sl'ADUAURODUV

Utilizar luz alta c baixa intemitenc. Drig.r o

t/owl<o pcrmiliJo pelo Cl'B

731--5
7).2}

DiriGi, o veR.:uI.O,"OrtlotlJ:1Q.) dolllotJc rufO


Yciculotr.mspOO. pessoas i ~ \'SqUcnJ.. ou oolrc.os br.t{l)S
i'

pernas

251 Il

Coodulor

7H'

Dirigira vccvlo OJIIl inc::lp:tcidadc fislQ 00 rrental Icmputifi:l

251" ItI

Contflllor

-!

MW<l

ESTAOUAlftlODOV

716-6 731-4

Dirigir vclculo
Bklqul!arll. \;...

1IIilir.UlIio-!;;l!ocIcldoot!

edlll:u

25'2" VI
253

Condutor CoIklutof

4 - Mdr.:1
7

r:STfMUNIC*OOOV MUNICIl>,\URODOV :\~UNfCU',\URODOV ~IlJNlClPAtlR[)nOV \-fUNICll'I\lJRUDOV \.tIIJl/ICH"AlfROU<.W


MUNICWAIJROOOV

com \'Cicolf, pI (fUI'jbs911<k: p:fllltido

-(jravi;.."

7Jg-2

E proib eo p.:UCS!JC p'-"I'll-.an..:c(:(/a:nd,u pisra, cu:L1o

254 e I 254
n

Pcdcstn; Pedt:dre redestrc


PcLlCllI\!

3 Leve 50% J -1.MIc 50% ) - teve 50%


3-L~"Yc~""

1J9-0 739-0 7)<J.U

F. rrnihido flOp..rl~rc enJ1rtrpilita de rnt:mlCnln de \';1111,1110 c:tl! t'Wld~ pc:rmili.in


proibido\lOPI--d~~n: \'fUJarpi.\1:a dt:ro!;tn~nlO de pol.llce;,;ccfOoooe
pc!lllIllOO

25-).-li 2$4 "11 2S,taJlI 254 IV 254


6

E proibidll~) "l'(I~rc Cf\Il,Mri~!Ide roblfl!ntn

de

!UlIei)

CXCl.1oondcpcnniluJo JYsinali7.

r---7'44
741-0

r-!~:2-r I) -~~~111~
1112~

(J

I~proib;w

podc:-slrc 1:rnv~
llIili~:.Q

\'2

rt:l

all7.\ImC'rllOev.:conde p:hniloo
pt.-rtlllhc

I'e<k:ssrc
PCll~~~_

3 .Lcve

sm-<.

cmlgnllllln'luC (aDia

1r:ill)/rr~1c~1L1tll.;'-!~_.

I~proibido:l()pcd~rc ondu fOfa (b

prpri:s

I----~-

.; - Leve ~O%

MUNICJPAIJklll>OV

'1

Pedestre Ped~I'l'
Pcdcstl\:

,;-Lcv\! 5~1J ~-l.cvc:5()% 3


L,"Vc

~M'Nltii::.ftv-l
\.njN1C'Jf">i\JJROf)"'V

f. proibido

"O fl :tl~l'L'
rM.Jl~n:

ando'!rfor:llb

(l:iS. ".cl3
0'-1'\:'4\

254"V 254" V 2SPV ~cifi(.2 Jc:.ta 254 VI 255

I I

7420
742-0

proibido ao pmibido 00

!ndm roru da pan:l2J:.1n


andar

50%

MUNlClI't\URUOOV ),-tlJN1C1f'AlJRODOV MUNrClrAJJRODOV M UNlCJAAUROnOV

fi. proibido aI) pt.Ul"!>tn:


~c1csuc

(um da pUS:I.;.1n

!>lJblar.ircJ fritWl()

Pedcsne Pedestre

J -1.1..'Vc50"A. -;-le-v~5t)~. 4Mcdi:l

74.39 744i

d~dcccr;)

sin:llizs:iodc

CoudU1.lr bicrclcta em passeios one eec S(;a pcnnitda a circubio

(:on.Ju .

Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SOT PM Curso de Sargento Combatente


0

94

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Policiamento e Legislao de Trnsito ,---~7--1- .--;--_. ~td-;;;;'i~d';.J:cli"-;;-lI~\;----------"'------'-T--m-----r-(-;.~-~~~--~;.;_\7Ri)v-1


I i
745S
"J4(,)

Tr:ln!iL:lr.:m\,'l,:h)Cid::l.dcltul't:riclI"!llIci:tilTUlp(TmiIKb.:m:!~2U% Tr:I.IIs1l.. .. H m \'clr".;idalle $\ll"'-nor- m.i/l.imu pt:nllllt..,b em ma.i ..d.2O'Y all-50'~ .o Tr,In~lt" \.'fTIvclO\'i(~lllc SUf"rior li ,TlltiuHIJ"CS'l'a1.li,J;.1 Cll.I 11l(lis lIl',."O% eClin,;;'3(\ pln 3t/':lliyl) tr:'ln<;lIn fi .1uuociJ !'Nl}:Wcnli.1 u:ifl!'>iro

2181 :?I~" 11

ConrJuw Condutor CotlUIQI SCI'Vpi.hlil'o Scrv oiJblko Scrv r-hlil'n ~~!~liCl.' _

4MCilia 5 . <ir.I\'L' 7 (j1i,vS):

MUNICII';\UIWI)(W MIJNIClI';\UIWDOV

I
j

747-1 14R-O 14R.tl 749 . "l

Apm'fartw\"Ij

7,IX" 111 9) de. 9') O-\O


"3 q4

MUNI('lP.,\UROOOV
MUI"ICU',\JJ!WnOV MUNIClPi\UIUJJXJY MU .. 'ClPAliROnOV MUNI\lJ'/\ljROI)(JV lI.'UNICIP.-\UR()L>()V

f
~

Al)fO\Iur ~,\lj . .dilil':.l$o pkJ ;urnuvo IrlJl$ SI ~IJlC'h.!litldic:t~~()'11:1Sd.!;tCCS;O N .\in:t.liT.Jr th..'\id3limcd ohu.:iculo

ele 95"'

4"

tirr.ulIsCCt";u~

\"\!lcIpal.:!.q,.::

I'j~;t/(";d.1d3 p!t:on'r.JII sfp;:nniss:tn

7S"I)~ 7
""\I

Utilir.ll"OfI.JUI:'O Irnn;-.. crsallsOllOrlr.lm

foropadri'lN\.rilnc>~lllb

f--.

9( '" I'II~

Inicii\l"ofu::I pcr1urhclin~roInpo

circubJof"-"tcrana \"Cic!pc~

95 liSI"

Peou JUR
PFoIIJU~ PFuuJlIR ~.: . f'hlioo PF ouJtnt 1'1-Ult JLlK f'F!m JUR f'F uu JUK -----Inrntnr
rr.1I1Sf"OO

~._752=_

N!o,jnaJi.alr"cxceuo.-:looolnatlUl~od!obr!! 1:

__

I I

75~~ 75J-6 1544 ;54-4 7~..4

Nl\)!iil'l",lir.n'ac:((\:.~-;:;'~;;;::;;~;~~fo-------Nii.uav~ cUlnunld.ld1: c/-4Sh :lutcP,lcriliiio'Jjp indi.:::cnt!o c:uninho:tllC"~!ivu


U:'i(}

QS' ~'"
95 ao 2" ))0'" ~ 5'" 5"'

=Gr.n;ssima Oravlss.inu (iN\'jssinu Gr:I\iSloillCI

-~~~'-1
MU""OPAI/ROI)OV J.rUNICU'hlJftODQV eSTADUAL ES"D\nUAI, FSTA DUAl. ._~~~:,_. __ I I

I
I

Falta :; ~rilnr",50IivfU

rc-gis1r.J l.'IIF.Kl:Js.JKla e de

rl~il

,te cxf'CT"incia

A'rflS('o cSI."I;1I1m<;li\~ li. !\) I\~gistloclthnd;v,;ni"a F'':Il,lk cscrilllr~


RLOCUlia

(' J(. lISo'(11n\\nt.k-\"~ptllix;ia 1t.0t.) j)IXOl de cX(lCni:nd:t tIu


IW

;un"
JJO" .ia

l
-\ .~

li\"1\) rcti~1ro cnll::1d~l;llj\la cJc

5'"

l---2:-~

da c"i1.Ji$ du li"rtll"1!.isfr~~'lIrdt1:.kaill!._C

I'1:a: dc:llpcri:n

330_' ~

r(,dl~~~d; - -1-':':-"b I
lnrnl('Rn --

- ---------Ur~riill) d:::aln(nc:5n Trnn;q>Ol11lr prodtllO pcri!PlO Tmnspurl:1I pmJnlo

--------------.n ~.lf1cl qnc n:'lo CllI"Il:fC do ccnjfrc.. dcccrtific:l(Ju dCCllpacifaln

-A;IJ!tIilI..t1:;r(UC'trrfll %.1I-U/Ji8)

--------f-------------i
. Gnn'ht:::adr llrgJto Cml\f1t.'t!."tlh' MlJNl(,IMl1~OI)O\' MUl\IClMlJROO!)V Ml1l\lrU'.-\IJROUOV MllN)CII'AURODOV !\:1UNICIPAUR(lDOV MUNlcrrAURODOV MU~rC'IP,\11R.nf)Ov .

I'('
902.4

;}
O n I 903-2 9().1-0
9C~1

'fr.mqxrt1'pffxhnocujodcdoc..rndn ... !.C!.f.!pmibitlor.c-lo ... lil1i"Lrilnlornru:p.


flCngQSO 11bffiflcl d~ov. de ClIf'1l-;I ..Jillo d~in.;:J ~11::ibem 3 ~e; hcfl.'l

4Sla
45 I b 4S 1 IfS J d 4S I d 451 d 451.1

1
j
-;

Tr..mq>nn Trof1spur1 Trnnspol1 rrun.'q)O!t Tran:>port

I I
J

Tr:msporul jlllllOcJ ()foomo pcngo!>o, Trn.n!>panar junl{)d

pt.'i!>OoW!.-mbaJagens

[1rl)(lI:lOpL'fig.uso, :milT1.li9cl11b:ll:l.b'C1tS dL.~jl1, pt.';gOS(), alimcutos-d,,"I.

904--0 IJ04..()

Tr:lIIsporl:U jUnll) d produto 1 r.m<;p,n:lr jm:ll.el

ao .:onloun'.O helTl:lOol:ulim:tl

pnlllulllll...-ipl\:I'.

"Io.'diclnll. <k!J.llil("-'II tI1/lIll1ululn"l . lliul/11

910-~ 9:0-5

T'i1Ill\()Ot'1.11 pcxtmo

a gr.m..-l scrn tilili;.:'ll U llloogr,lfu

451/

Tr.mS(1nrt

MUNIClrAIJRODOV MIJ"'ICII'AIJROOOV

Tr.tIlS(lOrl.:lI pn;xJulO a

w,.:md e

11:" apre.:clI"lr

di~'H 11lIulu'ltbdl: COIlll'ch:1l1c'

4511 c

911-3 912-1 912-1


Q))..(}

O 2
O O

T ta nsportar carga ma l cativada


Transportar Transportar frausportar Transportar

4S 11I.
em

Transport Transport Trnnspon Transpcu Tmnsport ._l-_r_'"_n_s'-po_rt__ Tflln~pol!-.

Ml!N1 MUNI
MUNI MUNI MUNI

produto perigo", produto perigoso

veiculo desprovido

de equipamento
p/lr..rusponc

pI emergncia Indiv.
b'l1I1JcI

4S 111b 45 IJI b
45 Jl l c 45 HI d.

em veicule desprovido

dc cqmp, de protcc
11

prod. pcrig, dcsacornp.

de ccrtirlc, dc capac.

914--8

prod. pcrig. dc. ac .mlP' de declarao

de respousabilidadc

do cxpcdid.

915-6

'Iransportar

produto pongoso dcsacompanbado

de Hcha de emcrgncra
d" envelope p:l(J. l) uansportl! rtulos

._4_5_1_1_1 "_'
45 JlI c

-r+
._____

-t

~_~_U_N_f
MUNl

~.__ .~.!?::.)_.
~ __ ~
I

~
I
2 O I

~::~'q>Oft..'lr proouro pccigos.o dcsa(!ompo,oh:tdo Tr.lOsporl3r

pn:xh.j:toperigoso si uli1i7Jl('nas embalagens

e puil.lciS

_.1_5_f_'.I_f
45J1lf 45111g

+_T_,""--'spc.0_rl__ rrcnspon
Trauspon Transport

+____

MUNI
MIJNI MllNl MUNI _ MUNf MUNI MUNI MUNI MtlNI MUNI

')16-4 CJ I 7-2

Trnnsportnrpn.xfmopcrigososlulili7DroovdculorOlllloscl),1inisde.scgllr. Clrcllbrslpennis.soL'fTlvim.pblic.1SHl.nspornndoprodufopcrigoso NO

91~O
q I 8-0 919-9 920-2

dar imediata cincia da imobilzaao


cincia da imubillzac

do

veiculo em
em

CiSSO

de

emctgcucia . __

45 TlI h
45 ~~_______ 45 li J h 46

._~!~~____ ~ __
3

~_ao_dar_'_~l_c>d_i_"l_a ~~.:.~
Nc dar imediata Embarcar Embarcar Embuuasr No lanar no veiculo produtos

iIlK~>t_-J~_"'_~~_~~_2~_ul_o_~~H __ 'aso_ __ d._c __ ac_i_J"_"'_t"

_! rall~~____
Trnnsport Expcdidor Expedidor Expcditlor Rxpcdidor

do veculo crurc si

1:3SO

de avaria

o
I 2

incorupatfvcis

ra

produto perigoso produto pcrigcsu

1150

ele. do ccrtiticudo

de capacitacdo veiculo de capacitun 00 equipamento

46 I b 46 I h 4(, J c

no de, do certificado
31'

110 dccurreotoscal,

inionna0S

de que truta o item II de) :ItL 22

o
I

No comparecer Embarcar Embarcar


prWUlJ,1

ao local do acidente perigoso

quando
t!llt:

cxptes. L'HI1VtU:ado pela autcrid. no

comp.

46 46

J C' ri
:!

Expedior F..xpt!diur

MUNI

wn veiculo

disponha de equipam. de ~ml!!rg~m;a


de
1lt"01.

MUNI
MUNI r MUNl MUNI MUNI MUNI

2 l

produto

perigoso em veiculo 4U1.: no disponha de equipam.


a ficha de emergncia o envelope
pElru Q

indo

46 U a 4611 b 46 fi b 46 fi c 46 It d

Expcdidcr
Expedido Expcddcr l-xpedidnr Expcdidor -+_E::;x:!.pe=d:.:itl.::o.:..r_-+

No fornecer ao Transport Nc
fOf"lIlXCfUO

Trunspon perigoso

transporte

o o o
I 2.

Embarcar

produto

em vl!c.llUI.! IIfio ~cj<1 utili r:.ando nJluln.lI.c painis c/ embalagem cxtcma desprovida dos rtulos de risco

Expedir carga fracioncda tmbiJfQr prooulO

perigoso ~n VL;CUJo 00

t:qujpamt:nlo si COJldics.::d:.c.::m.::O.::"U::l:::cr:::l(l~':::o_+-_..:.4.6::.::jl..:.o=46 J}

I __ M.cl_JN~1
MUNI MUNI

No prestar os necessrios
No prestar os

esclareclrrenros tcnicos em sitaao de emergncia


esclarecimentos tcnicos em

EXpdi..tor
Expedulur

necessrios

~ilu.,;iu de acidente

16 "

Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente


0

95

Generaled by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation onfy.

Policiamento e Legislao de Trnsito


TABEU Argentina - J O DE CODlflCAO DE PASES

r------------------------------Guane - 20
Chile -30 Venezuela - ~O

Bolivia- I!

Uruguai - 80
Mxico- 90

Estados Unidos da Amrica - 9 j C"".d-92 Outros - 99

Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente


0

96

Generaled by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation onfy.

Policiamento e Legislao de Trnsito


TABEU Argentina - J O DE CODlflCAO DE PASES

r------------------------------Guane - 20
Chile -30 Venezuela - ~O

Bolivia- I!

Uruguai - 80
Mxico- 90

Estados Unidos da Amrica - 9 j C"".d-92 Outros - 99

Paulo Csar Nascimento dos Santos - 1 SGT PM Curso de Sargento Combatente


0

96

Вам также может понравиться