Вы находитесь на странице: 1из 3

Lei n 10.

101, de 19 de dezembro de 2000


Dispe sobre a participao dos trabalhadores nos lucros ou resultados da empresa e d outras providncias. Alterada pela Lei n 11.603, de 5 de dezembro de 2007. Fao saber que o Presidente da Repblica adotou a Medida Provisria n 1.982-77, de 2000, que o Congresso Nacional aprovou, e eu, Antonio Carlos Magalhes, Presidente, para os efeitos do disposto no pargrafo nico do art. 62 da Constituio Federal, promulgo a seguinte Lei: Art. 1 Esta Lei regula a participao dos trabalhadores nos lucros ou resultados da empresa como instrumento de integrao entre o capital e o trabalho e como incentivo produtividade, nos termos do art. 7, inciso XI, da Constituio. Art. 2 A participao nos lucros ou resultados ser objeto de negociao entre a empresa e seus empregados, mediante um dos procedimentos a seguir descritos, escolhidos pelas partes de comum acordo: I - comisso escolhida pelas partes, integrada, tambm, por um representante indicado pelo sindicato da respectiva categoria; II - conveno ou acordo coletivo. 1 Dos instrumentos decorrentes da negociao devero constar regras claras e objetivas quanto fixao dos direitos substantivos da participao e das regras adjetivas, inclusive mecanismos de aferio das informaes pertinentes ao cumprimento do acordado, periodicidade da distribuio, perodo de vigncia e prazos para reviso do acordo, podendo ser considerados, entre outros, os seguintes critrios e condies: I - ndices de produtividade, qualidade ou lucratividade II - programas de metas, resultados e prazos, pactuados previamente. da empresa;

2 O instrumento de acordo celebrado ser arquivado na entidade sindical dos trabalhadores. 3 No se equipara a empresa, para os fins desta Lei: I-a pessoa II - a entidade sem fins lucrativos que, cumulativamente: fsica;

a) no distribua resultados, a qualquer ttulo, ainda que indiretamente, a dirigentes, administradores ou empresas vinculadas; b) aplique integralmente os seus recursos em sua atividade institucional e no Pas; c) destine o seu patrimnio a entidade congnere ou ao poder pblico, em caso de encerramento de suas atividades; d) mantenha escriturao contbil capaz de comprovar a observncia dos demais requisitos deste inciso, e das normas fiscais, comerciais e de direito econmico que lhe sejam aplicveis.

Art. 3 A participao de que trata o art. 2 no substitui ou complementa a remunerao devida a qualquer empregado, nem constitui base de incidncia de qualquer encargo trabalhista, no se lhe aplicando o princpio da habitualidade. 1 Para efeito de apurao do lucro real, a pessoa jurdica poder deduzir como despesa operacional as participaes atribudas aos empregados nos lucros ou resultados, nos termos da presente Lei, dentro do prprio exerccio de sua constituio. 2 vedado o pagamento de qualquer antecipao ou distribuio de valores a ttulo de participao nos lucros ou resultados da empresa em periodicidade inferior a um semestre civil, ou mais de duas vezes no mesmo ano civil. 3 Todos os pagamentos efetuados em decorrncia de planos de participao nos lucros ou resultados, mantidos espontaneamente pela empresa, podero ser compensados com as obrigaes decorrentes de acordos ou convenes coletivas de trabalho atinentes participao nos lucros ou resultados. 4 A periodicidade semestral mnima referida no 2 poder ser alterada pelo Poder Executivo, at 31 de dezembro de 2000, em funo de eventuais impactos nas receitas tributrias. 5 As participaes de que trata este artigo sero tributadas na fonte, em separado dos demais rendimentos recebidos no ms, como antecipao do imposto de renda devido na declarao de rendimentos da pessoa fsica, competindo pessoa jurdica a responsabilidade pela reteno e pelo recolhimento do imposto. Art. 4 Caso a negociao visando participao nos lucros ou resultados da empresa resulte em impasse, as partes podero utilizar-se dos seguintes mecanismos de soluo do litgio: I - mediao; II - arbitragem de ofertas finais. 1 Considera-se arbitragem de ofertas finais aquela em que o rbitro deve restringir-se a optar pela proposta apresentada, em carter definitivo, por uma das partes. 2 O mediador ou o rbitro ser escolhido de comum acordo entre as partes. 3 Firmado o compromisso arbitral, no ser admitida a desistncia unilateral de qualquer das partes. 4 O laudo arbitral ter fora normativa, independentemente de homologao judicial. Art. 5 A participao de que trata o art. 1 desta Lei, relativamente aos trabalhadores em empresas estatais, observar diretrizes especficas fixadas pelo Poder Executivo. Pargrafo nico. Consideram-se empresas estatais as empresas pblicas, sociedades de economia mista, suas subsidirias e controladas e demais empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto.

Art. 6 Fica autorizado, a partir de 9 de novembro de 1997, o trabalho aos domingos no comrcio varejista em geral, observado o art. 30, inciso I, da Constituio. (Vide Medida Provisria n 388, de 5 de setembro de 2007) Pargrafo nico. O repouso semanal remunerado dever coincidir, pelo menos uma vez no perodo mximo de quatro semanas, com o domingo, respeitadas as demais normas de proteo ao trabalho e outras previstas em acordo ou conveno coletiva.(Vide Medida Provisria n 388, de 5 de setembro de 2007) Art. 6 Fica autorizado o trabalho aos domingos nas atividades do comrcio em geral, observada a legislao municipal, nos termos do inciso I do caput do art. 30 da Constituio Federal. (Redao dada pela Lei n 11.603, de 5 de dezembro de 2007) Pargrafo nico. O repouso semanal remunerado dever coincidir, pelo menos 1 (uma) vez no perodo mximo de 3 (trs) semanas, com o domingo, respeitadas as demais normas de proteo ao trabalho e outras a serem estipuladas em negociao coletiva. (Redao dada pela Lei n 11.603, de 5 de dezembro de 2007) Art. 6-A. (Vide Medida Provisria n 388, de 5 de setembro de 2007) Art. 6-B. (Vide Medida Provisria n 388, de 5 de setembro de 2007) Art. 6-A. permitido o trabalho em feriados nas atividades do comrcio em geral, desde que autorizado em conveno coletiva de trabalho e observada a legislao municipal, nos termos do inciso I do caput do art. 30 da Constituio Federal. (Includo pela Lei n 11.603, de 5 de dezembro de 2007) Art. 6-B. As infraes ao disposto nos arts. 6 e 6-A desta Lei sero punidas com a multa prevista no art. 75 da Consolidao das Leis do Trabalho, aprovada pelo DecretoLei n 5.452, de 1 de maio de 1943. (Includo pela Lei n 11.603, de 5 de dezembro de 2007) Pargrafo nico. O processo de fiscalizao, de autuao e de imposio de multas reger-se- pelo disposto no Ttulo VII da Consolidao das Leis do Trabalho. (Includo pela Lei n 11.603, de 5 de dezembro de 2007) Art. 7 Ficam convalidados os atos praticados com base na Medida Provisria n 1.982-76, de 26 de outubro de 2000. Art. 8 Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. Congresso Nacional, em 19 de dezembro de 2000; 179 da Independncia e 112 da Repblica.

Senador Presidente

ANTONIO

CARLOS

MAGALHES

Вам также может понравиться