Вы находитесь на странице: 1из 6

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE UNESC CURSO DE ARTES VISUAIS (LICENCIATURA)

ROBERTA GERLING MORO

CONFRONTOS NA SALA DE AULA: UMA LEITURA INSTITUCIONAL DA RELAO PROFESSOR-ALUNO JLIO GROPPA AQUINO

CRICIMA, 2013.

ROBERTA GERLING MORO

CONFRONTOS NA SALA DE AULA: UMA LEITURA INSTITUCIONAL DA RELAO PROFESSOR-ALUNO JLIO GROPPA AQUINO

Fichamento apresentado para complementao de crdito da disciplina de Psicologia da

Aprendizagem do curso de Artes Visuais na Universidade do Extremo Sul Catarinense,

solicitado pela professora Elenice de Freitas Sais.

CRICIMA, 2013

Em seu livro, Aquino afirma ser a relao professor-aluno o pilar de uma instituio. Essa relao sempre teve grande soberania sobre as outras. No cruzamento de relaes distintas mas interdependentes a relao professoraluno parece-nos um ncleo potencialmente aglutinador [...] (p.15). Conforme o autor, a prtica institucional seria resultante do confronto entre essas diversas relaes e posies ocupadas dentro de uma instituio (p.18). Dentro de uma sala de aula, professores e alunos se encontram, assim defrontando-se, comunicando-se, numa influncia mtua. Mesmo sendo guiados pelo contedo, tempo, normas, esto sempre em interao. Independentemente dos fatores de conduta, [...] a figura do professor invariavelmente aquela que imprime fora e sentido relao (p.25). O professor seria o responsvel pelo caminho desta relao. Na pedagogia encontra-se o conceito de que o professor aquele que ensina, dominante de um conhecimento especfico, sendo capaz de transmitir este conhecimento. Bohoslavsky (1981) explicita ser o aluno um sujeito submisso, frgil. O professor o determinante de suas aes e decises. protetor, de modo a evitar que o aluno cometa erros, ele que define a comunicao com o aluno. Entretanto, Ricoeur (1969) aponta que esta relao um duelo, ocorre um confronto, o professor no apenas o ensinante, ele um pensador, fornecendo mais que apenas o saber, um sujeito pensante, gosta de discutir, de saber mais. Sendo que para este professor conflitante de ideias, o ensino o seu poder, nascendo a uma relao de domnio. Para tais teorias serem concretas, Aquino aponta no livro entrevistas com alunos e professores de seis diferentes escolas (trs pblicas e trs particulares), de ensino fundamental, mdio e superior, na cidade de So Paulo, totalizando trinta e dois depoimentos.

Os professores entrevistados acreditam que podem ordenar ou at decidir as atitudes de seus alunos, porm os alunos tambm acreditam que podem regular as atitudes dos professores. Tanto no contexto pblico e privado, o trabalho docente seria o de ordenao e controle, na tentativa de colocar todos os alunos sentados e quietos. Alguns docentes, em seus depoimentos, deixam transparecer que o trabalho do professor o de corrigir as deficincias de seus pupilos, alm de demonstrarem a necessidade de seu papel modelador, mostrando as atitudes desejveis (p.55). Depara-se com a dificuldade em saber qual a relao professor-aluno. O que um aluno ideal? E ainda, onde est o bom professor? So essas discusses que se encontram ao longo do livro, percebendo-se uma forte imagem idealizada por alunos e professores, o que um deveria fazer para o outro, a fim de ter-se uma boa comunicao? Configura-se a partir da quarta srie, que o aluno um regulador da conduta docente e este, por conseguinte, tenta disciplinar o corpo do aluno. Os professores esperam que seus alunos sejam interessados, estudiosos, independentes, exploradores do conhecimento e um fato importante, esperam ser respeitados. Neste mesmo caminho, o aluno espera que o professor o estimule e d maior liberdade nas aulas e, o que est fortemente presente nos depoimentos: que saibam ensinar e que gostem de seu trabalho. Deve-se, portanto, saber conviver com personalidades diferentes e que nunca dominaremos o conhecimento por completo. O professor pode ser um condutor do conhecimento, ele abre caminhos para o aluno escolher onde encontrar o seu objetivo, no deseja que o aluno absorva tudo o que diz. A relao professor-aluno marcada por desafios e riscos:

No interior da sala de aula, legitima-se a rigidez e o controle. Fora dela, os alunos, tanto da escola privada quanto da pblica, investem na imagem do professor amigo, com quem dialogam, interlocutam; ambos embalados por uma suposta mutualidade (p.150).

Sem o aluno, o professor um ser incompleto. O lugar docente sem a companhia efetiva do aluno, pode tornar-se um deserto sem fim (p. 154). O professor se sente abandonado diante do desinteresse do aluno. No entanto, os alunos diante da ausncia de estimulao e do autoritarismo do professor, sentem-se amedrontados nas provas, avaliaes e cobranas e veem dificuldade para superar estes obstculos. Nos depoimentos, pode-se observar a facilidade que os professor e alunos tm ao falar do lugar do outro, de seus deveres e atribuies. Reconhecem o lugar do outro muito mais que o prprio. Professores ensinam, mas no apenas aquilo que est programado. Querem compartilhar com seus alunos sua vontade de conhecer ou de sua paixo por determinadas ideias (p.157). So, portanto, eternos aprendizes, em busca do saber, uma busca sem fim. Ensinam o amor que possuem pelo seu trabalho, seu modo de pensar, um amor que se confunde com o prprio conhecimento. Todos os dias, todas as semanas, na vivncia escolar, professores e alunos entram em contato com desafios, algumas vezes conduzidos pelo erro. Desse modo, um encontro humano, pois todos ns somos humanos e estamos suscetveis ao erro. Esse encontro pode ser potencialmente prazeroso.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

AQUINO, Jlio Groppa. Confrontos na sala de aula: uma leitura institucional da relao professor-aluno. 3. Ed. So Paulo: Summus, 1996. 160 p.

Вам также может понравиться