Вы находитесь на странице: 1из 2

RITORNA A NAVE, SCHETINO!

CMPaulo Csar Fiuza Lima BARSLSRegenerao Catarinense, n. 138 - REAA Florianpolis(SC)

O que ser que me leva efetivamente, no domino?

escrever

sobre

um

tema

que,

Divagar sobre um assunto que me quase totalmente desconhecido? Que fora ser esta que me impulsiona em direo a lucubraes sobre as quais jamais imaginara enveredar? Aprofundar-me em direo a mistrios que jamais desvendarei? Refiro-me renncia do Papa Bento XVI. Se nem aqueles prximos a ele se atrevem a tentar explicar as razes que levaram Joseph Ratzinger a esta atitude extrema, petulncia a minha em tecer qualquer anlise sobre o assunto. Mas, permitam-me externar minha mais humilde e inconsequente opinio: Que ser um marco divisrio na histria da igreja catlica, parece-me no restar nenhuma dvida. A renncia, imagino, ter sido uma espcie de imolao. o Papa despindo-se de seus poderes, abandonando as pompas e circunstncias, deixando que se lhe quebrem o anel pontifcio, na esperana de que este ato extremo enseje o surgimento de uma nova igreja. No uma igreja totalmente incorrupta, pois os canalhas sempre existiro; no uma igreja sem pedfilos pois as taras, infelizmente, so inerentes ao ser humano e esto presentes onde ele estiver. Tambm no imagino uma igreja sem escndalos, pois o prprio Cristo afirmou que eles haveriam de ocorrer(Mateus,18,7). O que se deseja no uma igreja com as costas voltadas modernidade, desatualizada, fechada em si mesma. Este tempo passou. Espera-se, a partir de agora, menos hipocrisia religiosa, como citou Bento XVI, no sentido de que no adianta pregar sem dar exemplos. O que se deseja uma igreja que, se no moderna, pelo menos encare os temas atuais com olhos de quem queira ver e no o contrrio. Mas, em que pesem essas divagaes, levaram a esboar estas linhas. no foram elas que me

Desde o dia em que Bento XVI anunciou sua renncia, h uma frase que vem martelando minha mente e que no para de martelar... Ritorna a nave, Schettino. Ritorna a bordo!

Esta foi a ordem recebida da Capitania dos Portos pelo comandante do transatlntico Costa Concordia, Francesco Schetino, que abandonara seu navio indo a pique e, com ele, seus passageiros e sua tripulao. Algum ser capaz de inocentar o comandante? Haver algum que justifique sua atitude? Algum desesperado passageiro daquele luxuoso navio apoiar tal gesto? E o que dizer de um pastor que, ao chegar a tempestade, abandona suas ovelhas, j aturdidas pelos troves, no exato momento em que mais necessitavam de sua liderana? Atnitos, mais de 1 bilho de catlicos procuram, at agora, o sentido real de tal gesto. Enquanto ruminavam, sem conseguir renncia, o Papa, j emrito, seguia noite, com seu rebanho vagando incerteza e da incredulidade, Joseph engolir, os mistrios da para sua casa de frias e sozinho pelas relvas da Ratzinger tocava piano.

A renncia tem um significado ambguo: pode ser um gesto de extrema magnitude, como pode ser uma atitude de profunda covardia. Esperemos que igreja melhor que Bento XVI ter valido a EM TEMPO: Muito me admira que ainda no tenha surgido algum para responsabilizar a Maonaria pela renncia do Papa. Quando comearem a citar as tais foras ocultas, tenham a certeza de que nossa Ordem ser lembrada novamente. ERITORNA A NAVI, SCHETINO! RITORNA A NAVE, SCHETINO!
SCHETINO! RITORNA A NAVE,

a deciso do Papa sirva para o surgimento de uma e que seu sucessor possa transpor os obstculos no conseguiu. S assim, um gesto to extremado pena.

(*) O autor jornalista aposentado

Вам также может понравиться