Вы находитесь на странице: 1из 9

MAX WEBER E A SOCIOL OGIA D A SOCIOLOGIA DA EDUCAO

Carlos Eduardo Sell1

Resumo
Este artigo destaca a contribuio do socilogo Max Weber para os estudos educacionais, destacando sua tipologia das formas de educao(educao carismtica, especializada e humanstica) e sua viso da evoluo histrica das formas de educao, caracterizada como um progressivo processo de racionalizao, na qual a educao assume cada vez mais um aspecto tcnico.

Abstract
This article highlights the contribution of the sociologist Max Weber to the educational studies, presenting its typology of education forms(charismatic, specialized and humanistic education) and his view of the historic evolution of the education forms, characterized as a progressive process of rationalization, in which the education assumes always more a technical aspect.

Palavras - chave: alavrasMestre em sociologia poltica. Doutorando em sociologia poltica (UFSC). Professor do curso de pedagogia da FEBE (Fundao Educacional de Brusque) e do mestrado profissionalizante de gesto em polticas pblicas da Univali. E-mail: carlos@febe.edu.br
1

Max Weber, sociologia da educao, tipologia das formas de educao, racionalizao social.

Key-words:
Max Weber, sociology of education, typology of the education forms, social rationalization.

Contrapontos - ano 2 - n. 5 - p. 237-250 - Itaja, maio/ago. 2002

207

Ao contrrio do que ocorre na teoria social, Max Weber (1864-1920) um autor pouco conhecido nos estudos sobre educao. Situao curiosa, tendo em vista que ao lado de mile Durkheim (1858-1917) e Karl Marx (1818-1883) este pensador considerado um dos pais fundadores da sociologia2. Mas, enquanto os dois pensadores acima mencionados influenciaram consideravelmente a sociologia da educao, legando-nos as j conhecidas abordagens funcionalista e marxista da educao, existem raras tentativas de construo de uma abordagem weberiana sobre os fenmenos educacionais3. Partindo desta constatao, o objetivo deste breve ensaio destacar algumas categorias da obra weberiana que poderiam enriquecer o repertrio da sociologia da educao na sua tentativa de explicar o fenmeno educativo como comportamento social. O artigo divide-se em trs partes. Primeiramente, apresentam-se os principais elementos tericos e metodolgicos da sociologia weberiana. Na segunda parte, utilizamo-nos da teoria weberiana dos tipos ideais para apresentar a tipologia das formas de educao exposta pelo autor no texto A religio da China. Na terceira parte, por sua vez, utilizamo-nos da teoria weberiana da racionalizao social para desenhar um quadro de evoluo histrica da educao no Ocidente. Em nossas consideraes finais destacamos em que medida um aproche weberiano da educao ajuda a superar alguns limites das abordagens tradicionais sobre o assunto.

Sociologia weberiana
Neste tpico apresentamos ao leitor no familiarizado com a teoria sociolgica alguns elementos para entender em seus traos globais a sociologia de Max Weber. Por outro lado este tpico tambm nos permitir desenvolver os pontos seguintes, nos quais retomaremos alguns dos conceitos que sero expostos a seguir para pensar os fenmenos educacionais. Do ponto de vista metodolgico Weber deixou sua marca na sociologia por romper com os pressupostos tericos do positivismo e do funcionalismo, inaugurando uma nova forma de abordar a realidade social. Em primeiro lugar, Weber salienta que as cincias sociais distinguem-se das cincias da natureza pelo seu carter interpretativo ou hermenutico4. Em segundo lugar, o ponto de partida da anlise sociolgica, segundo este autor, reside no indivduo, e no nas estruturas sociais. Weber inaugura, assim, o chamado individualismo metodolgico que parte da premissa de que as estruturas sociais so explicadas a partir do sentido conferido pelos indivduos ao seu comportamento. Por isso, a sociologia parte da anlise da ao social que Weber divide em 4 tipos principais: ao racional com relao a fins, ao racional com relao a valores, ao afetiva e ao tradicional5.

Para uma abordagem introdutria a respeito dos clssicos da sociologia, vide o texto de Sell (2002).
3

Uma notvel exceo so as referncias desenvolvidas por Rodrigues (2000).


4

Uma apresentao bastante cuidadosa dos aspectos metodolgicos da obra de Weber pode ser encontrada em SaintPierre (1994). Os textos de Weber que tratam do assunto esto reunidos na obra Metodologia das Cincias Sociais (1992 e 1995).
5

A tipologia das formas de ao apresentada por Weber em sua obra Economia e Sociedade (1994, p. 15-16).

208

Waldir Loureno Gonalves - UMA CONTRIBUIO DA PSICANLISE EDUCAO: o desenraizamento e o multiculturalismo

Todavia, no somente pelas suas anlises tericas que Weber conhecido na sociologia. Neste autor encontramos uma das mais primorosas anlises do nascimento e do desenvolvimento da sociedade moderna. Tomando como fio condutor o estudo das religies, este terico de Heidelberg vai afirmar que a marca especfica da civilizao ocidental a RACIONALIZAO6, como ele mesmo deixa claro em sua Introduo tica econmica das religies mundiais que abre o volume um de seus Ensaios de Sociologia da Religio: Racionalizaes tem existido em todas as culturas, nos mais diversos setores e dos tipos mais diferentes. Para caracterizar sua diferena do ponto de vista da histria da cultura, deve-se primeiro ver em que esfera e direo elas ocorrem. Por isso, surge novamente o problema de reconhecer a peculiaridade especfica do racionalismo ocidental e, dentro deste moderno racionalismo ocidental, o de esclarecer a sua origem. (1996, p. 11). Os estudos de sociologia da religio de Max Weber podem ser divididos em dois momentos. Na primeira fase de sua obra Weber analisa a realidade ocidental e busca verificar em que medida a tica de vida do protestantismo asctico teria sido uma das principais causas da origem do moderno capitalismo ocidental7. Na segunda fase, seus estudos se deslocam do Ocidente para o Oriente, para analisar a ligao entre economia e religio na China (confucionismo e taosmo) e na India (hindusmo e budismo), sem esquecer ainda do judasmo e at do islamismo.
6 Para uma abordagem introdutria ao assunto, conferir o excelente texto de Jess de Souza (2000, p. 19-42).

7 Pertencem a esta fase as seguintes obras de Weber: As seitas protestantes e o esprito do capitalismo(1904) e o seu texto mais famoso A tica protestante e o esprito do capitalismo (1905).

Portanto, estudando de forma comparativa as grandes religies mundiais que este pensador busca entender os processos de evoluo ou transformao social. De acordo com esta abordagem, o processo de transformao social caracterizase por um longo processo mediante o qual as foras da razo (a cincia e a tcnica) vo substituindo as foras da religio. Deste modo, a sociologia da racionalizao de Weber desemboca em uma teoria da secularizao, ou, para utilizar uma expresso clebre na obra do autor, em uma teoria do desencantamento do mundo8 . Todavia, longe de aderir aos ideais iluministas e positivistas de exaltao da razo, Weber tambm enxerga as contradies envolvidas neste processo9. Para ele, a expanso do Estado (burocracia) e do mercado (capitalismo), ou seja, as grandes foras racionalizadoras da sociedade moderna, trazem como conseqncia a perda de sentido e a perda de liberdade, como ele mesmo demonstra neste trecho clebre, no qual o pensador refere-se explicitamente ao capitalismo: O puritano queria tornar-se um profissional, e todos tiveram que segui-lo. Pois, quando o ascetismo foi levado para fora dos mosteiros e transferido para a vida profissional, f-lo contribuindo poderosamente para a formao da moderna ordem econmica e tcnica ligada produo em srie da mquina, que atualmente determina de maneira violenta o estilo de vida de todo o indivduo nascido sob este sistema (...), e quem sabe o determinar at que a ltima tonelada de combustvel tiver sido gasta(1996, p. 131).

8 Para uma discusso crtica sobre o conceito de secularizao, ver o texto de Pierucci (1998).

Embora, sob certo aspecto, Weber seja um crtico do racionalismo ocidental, isto no enquadra o autor dentro das teorias ps-modernas. Maiores esclarecimentos, vide a obra de Souza (1997, p. 59-74).

Contrapontos - ano 2 - n. 5 - p. 237-250 - Itaja, maio/ago. 2002

209

Tipologia das formas de educao


Mas, alm de falar da modernidade como um todo, teria Weber se dedicado a analisar especificamente o fenmeno da educao? De fato, este tema nunca foi exaustivamente desenvolvido pelo autor. Todavia, no texto conhecido como A religio da China, quando Weber trata do papel dos letrados ou mandarins chineses naquela sociedade, encontramos uma explcita meno do pensador a diferentes tipos ideais de educao. Mas, antes de entrar diretamente no assunto, preciso esclarecer que a expresso tipos ideais possui um significado bem preciso na teoria weberiana. Atravs desta categoria que de ordem epistemolgica Weber chama a ateno para o fato de que a construo de conceitos sociolgicos implica em um processo de abstrao e recorte da realidade a partir de um ngulo especfico. Portanto, os conceitos sero sempre tipos ideais na medida em que nunca se acham de forma pura na realidade. Ou, dito de outra forma, todo conceito apenas uma construo terica elaborada pelo socilogo que organiza a realidade social conforme determinadas categorias, como explica o prprio autor: Obtm-se um tipo ideal mediante a acentuao unilateral de um ou vrios pontos de vista, e mediante o encadeamento de grande quantidade de fenmenos isolados dados, difusos e discretos, que se podem dar em maior ou menor nmero ou mesmo faltar por completo, e que se ordenam segundo os pontos de vista unilateralmente acentuados, a fim de se formar um quadro homogneo de pensamento (1991, p. 106). No texto que estamos examinado, Weber muito claro e logo adverte que na verdade, no podemos, aqui, de passagem, dar uma tipologia sociolgica dos fins e meios pedaggicos, mas talvez possamos fazer algumas observaes (1982, p. 482). A seguir, aparecem ento trs tipos ideais de educao: Historicamente, os dois plos opostos no campo das finalidades educacionais so: despertar o carisma, isto , qualidades hericas ou dons mgicos; e transmitir o conhecimento especializado (...). So porm plos opostos dos tipos de educao e formam os contrastes radicais. Entre eles esto aqueles tipos que pretendem preparar o aluno para uma conduta de vida, seja de carter mundano ou religioso. De qualquer modo, a conduta de vida a conduta do estamento (idem, p. 482). A primeira observao a fazer que esta tipologia das formas de educao segue de perto a to famosa tipologia dos tipos de dominao de Weber, a saber: a dominao carismtica, a dominao racional-legal e a dominao tradicional10 . Alis, o prprio Weber que confirma isto: o primeiro tipo corresponde estrutura carismtica do domnio; o segundo corresponde estrutura (moderna) de domnio, racional e burocrtico (ide m, p. 482). 210
Waldir Loureno Gonalves - UMA CONTRIBUIO DA PSICANLISE EDUCAO: o desenraizamento e o multiculturalismo

Os tipos de dominao so apresentados por Weber em sua obra Economia e Sociedade (1994, p. 33).

10

Resumindo, podemos apresentar os tipos ideais de educao de Max Weber da seguinte forma: a) educao carismtica: conforme explica Weber isto significa que eles [os educadores] simplesmente desejavam despertar e testar uma capacidade considerada como um dom de graa exclusivamente pessoal, pois no se pode ensinar nem preparar um carisma (idem, p. 482). Entre os exemplos citados por Weber esto os mgicos (ou feiticeiros) e os heris guerreiros. b) educao especializada: de acordo com a explicao de Weber trata-se das tentativas especializadas de treinar o aluno para finalidades teis administrao na organizao das autoridades pblicas, escritrios, oficinas, laboratrios industriais, exrcitos disciplinados (idem, p. 482). Weber esclarece ainda que este treinamento pode ser realizado com qualquer pessoa. c) educao humanstica: retomando os termos weberianos temos que a pedagogia do cultivo, finalmente procura educar um tipo de homem, cuja natureza depende do ideal de cultura da respectiva camada decisiva. E isto significa educar um homem para certo comportamento interior e exterior (idem, p. 483). Entre os exemplos citados pelo autor est a camada dos guerreiros no Japo, no qual a educao visar a fazer do aluno um cavalheiro e um corteso estilizado, que despreza os homens que usam a pena, tal como os samurais japoneses os desprezaram (idem, p. 483). Depois destas definies conceituais Weber se dirige para a realidade, perguntando-se pelo carter da educao chinesa: o importante, no caso, definir a posio da educao chinesa em termos dessas formas (idem, p. 482). Partindo dos seus tipos ideais Weber assinala que a educao chinesa no se tratava de uma educao carismtica nem especializada: os chineses no comprovavam habilitaes especiais, como os nossos modernos e racionais exames burocrticos para juristas, mdicos, tcnicos. Nem comprovavam os exames chineses a posse de carismas, como o fazem os julgamentos tpicos dos mgicos e das ligas de solteiros (idem, p. 483-484). Logo, a educao chinesa faz parte do terceiro tipo ideal (educao para uma conduta de vida): os exames da China comprovavam se a mente do candidato estava embebida de literatura e se ele possua ou no os modos de pensar adequados a um homem culto e resultantes do conhecimento da literatura (...). Era uma educao literria altamente exclusiva e livresca (idem, p. 484). Entre os outros traos importantes da educao chinesa, Weber esclarece que a literatura chinesa tratava especialmente de hinos, contos picos e casustica em ritual e cerimnia. Portanto, ela quase no possua um carter tcnico. Outro dado importante que a escrita chinesa era (e ainda ) essencialmente visual ou pictrica. Isso impediu que o pensamento chins evolusse para uma filosofia racional, como aconteceu com o pensamento helnico: apesar das qualidades lgicas da lngua, o pensamento chins continuou apegado ao pictrico e descritivo. O poder do lgos, da definio e raciocnio, no foi acessvel aos chineses (idem, p. 487). Alm disso, Weber lembra ainda

Contrapontos - ano 2 - n. 5 - p. 237-250 - Itaja, maio/ago. 2002

211

que o objetivo da educao chinesa era formar quadros burocrticos para o Estado Chins. Assim, ainda que esta educao desconhecesse o clculo, isto determinou o carter mundano do sistema educacional chins, embora os mandarins fossem vistos pelo povo de forma mgico-carismtica.

Educao e racionalizao social


No texto que estamos utilizando, Weber tambm faz vrias referncias educao ocidental, mostrando suas diferenas para com a educao chinesa. Mas, como estas menes de Weber so feitas sempre de modo casual e assistemtico, pretendemos interpretar estes fragmentos luz da teoria weberiana da racionalizao. Importa destacar que, de forma geral, as teorias sociolgicas da educao costumam adotar um procedimento semelhante. Ou seja, a maioria dos estudiosos buscam deduzir da teoria social dos clssicos da sociologia (especialmente Durkheim e Marx) elementos para pensar o processo educativo. Assim, sob a tica funcionalista, a escola desenvolve-se no decorrer do processo de diferenciao social tendo como funo social especfica reproduzir a ordem social. J sob a tica marxista, a educao interpretada a luz da luta de classes, ora como elemento de dominao ideolgica, ora como elemento de transformao social (neste caso, destacam-se especialmente os estudos inspirados em Gramsci)11 . Neste tpico, adotamos uma estratgia semelhante, destacando como a tese da racionalizao (que foi exposta em tpico anterior) pode nos fornecer uma nova perspectiva para pensar a evoluo scio-histrica da educao ocidental. Comecemos pelas referncias de Weber educao helnica. O autor destaca que, de forma semelhante educao chinesa, o processo educativo entre os gregos tambm era de carter essencialmente literrio. Mas, ao contrrio de outras civilizaes, onde a educao estava na mo de sacerdotes ou clrigos, a educao literria grega era realizada por camadas leigas: O carter literrio da educao na ndia, judasmo, cristianismo e isl, resultou do fato de que estava completamente nas mos dos brmanes e rabinos dotados de conhecimentos literrios, ou de clrigos ou monges de religies livrescas, profissionalmente treinados em literatura. Enquanto a educao foi helnica, e no helenstica, o homem de cultura helnica era, e continuou sendo, principalmente, efebo e hoplita. (idem, p. 484). Outro trao da educao helnica foi seu carter racionalista, principalmente por causa das caractersticas da lngua grega, que adotou a formulao silbica: (...) a lngua chinesa foi incapaz de oferecer seus servios poesia ou ao

11 Entre os exemplos de manuais que adotam ou discutem estas perspectivas, podemos mencionar Meksenas (1993) e Petitat (1994).

212

Waldir Loureno Gonalves - UMA CONTRIBUIO DA PSICANLISE EDUCAO: o desenraizamento e o multiculturalismo

pensamento sistemtico (...). Isto contrasta acentuadamente com o helenismo, para o qual a conversao significava tudo, e a traduo no estilo do dilogo era a forma adequada de toda experincia e contemplao (idem, p. 486). Assim, tanto a camada social que se dedicava educao na Grcia (leigos) como a forma lingstica adotada por este povo so alguns dos fatores que explicam porque a Grcia conheceu o aparecimento de uma forma de filosofia racional, como podemos ver pelas referncias que Weber (idem, p. 489) faz ao assunto: A prpria filosofia chinesa no tem um carter especulativo, sistemtico, como a filosofia helnica, em sentido diferente, o ensino teolgico indiano e ocidental (...) A filosofia chinesa no deu origem ao escolasticismo porque no se dedicava profissionalmente lgica, como as filosofias do ocidente e do oriente mdio, ambas baseadas no pensamento helenista (...). Isto significa que os problemas bsicos a toda filosofia ocidental continuaram desconhecidos da filosofia chinesa (...). Outro modelo histrico de educao mencionado vrias vezes por Weber a educao medieval. Embora as universidade medievais fossem dominadas pelos clrigos catlicos, elas se caracterizavam pelas suas preocupaes prticas, seja no sentido de desenvolver uma doutrina jurdica, seja no sentido de desenvolver uma teologia racional: as universidades crists da Idade Mdia originaram-se da necessidade, prtica e ideal, de uma doutrina jurdica racional, mundana e eclesistica, e de uma teologia racional (dialtica) (idem, p. 488). Alm disso, preocupaes prticas tambm caracterizavam a educao dos cavaleiros e dos nobres: na Idade Mdia, a educao militar do cavaleiro, e mais tarde a educao nobre do salo da Renascena, proporcionaram um suplemente correspondente, embora socialmente diferente, educao transmitida pelos livros, sacerdotes e monges (idem, p. 484). Finalmente, falando da educao moderna, Weber toma como exemplo o caso da Alemanha, e constata o conflito entre uma concepo humanista de educao uma concepo tcnica de educao: Na Alemanha, essa educao [trata-se da educao humanista] foi, at recentemente e de forma quase exclusiva, uma condio preliminar para a carreira oficial que leva a posies de comando na administrao civil e militar. Ao mesmo tempo, essa educao humanista marcou os alunos que se preparavam para tais carreiras, como pertencendo socialmente ao estamento culto. Na Alemanha porm e trata-se de uma diferena muito importante entre a China e o Ocidente o treinamento racional e especializado foi acrescentado a essa qualificao educacional honorfica, que substituiu em parte (idem, p. 483). Portanto, todas as vezes em que discorre sobre a educao ocidental (helnica, medieval e moderna), Weber insiste nas caractersticas racionais desta ltima. Na Grcia, pelo seu carter leigo e filosfico; na Idade Mdia pelo seu carter prtico e; finalmente, na idade moderna pelo seu carter tcnico. Em suma, o processo histrico de desenvolvimento da educao no Ocidente tambm
Contrapontos - ano 2 - n. 5 - p. 237-250 - Itaja, maio/ago. 2002

213

pensado por Weber em termos de um processo de racionalizao. Alm disso, a vitria da educao tcnica sobre a educao humanstica na Alemanha tambm demonstra como a fora avassaladora do processo de desencantamento e secularizao do mundo atinge todas as esferas da vida social, inclusive a educao.

Consideraes F inais Finais


Uma anlise retrospectica destes elementos gerais para a construo de uma sociologia weberiana da educao demonstra claramente que Weber um autor extremamente fecundo para pensar sociologicamente os fenmenos educacionais. Neste autor encontramos tanto uma formulao terica (os tipos ideais de educao) quanto uma formulao emprica(educao chinesa e educao ocidental) dos processos educativos. Assim, de um ponto de vista terico, a tipologia das formas de educao(educao carismtica, especializada e humanista) proposta por Weber representa um poderoso instrumento para pensar as caractersticas que definem diferentes espaos e formas de ensino-aprendizagem. J do ponto de vista emprico, Weber nos mostra como a educao ocidental vai sendo cada vez mais racionalizada e secularizada, perdendo aos poucos seus fundamentos religiosometafsicos. Com o seu olhar crtico, Weber aponta para o fato de que se ganha em especializao e produtividade, mas perde-se o contedo tico e valorativo da educao. Desta forma, os tericos da sociologia da educao ganhariam bem mais se deixassem de lado a abordagem dualista e dicotmica que costuma ser apresentada nos manuais de sociologia da educao e extrassem de Max Weber uma sociologia da educao que rene o que h de melhor na sociologia clssica: uma profunda anlise terica, emprica e crtica.

Referncias
MEKSENAS, P. Sociologia da Educao. So Paulo: Loyola, 1993. PIERUCCI, A. F. Secularizao em Max Weber: da contempornea serventia de voltarmos a acessar aquele velho sentido. Revista Brasileira de Cincias Sociais, n. 37, p. 43-73. 1998. PETITAT, A. Produo da escola: produo da sociedade. Porto Alegre: Artes Mdias, 1994. RODRIGUES, A. T. Sociologia da educao. Rio de Janeiro: DP &A, 2000. SAINT-PIERRE, H. Max Weber: entre a paixo e a razo. Campinas: Ed. da Unicamp, 1994. SELL, C. E. Sociologia Clssica: Durkheim, Weber e Marx. 2. ed. Itaja: Ed. da Univali, 2002.

214

Waldir Loureno Gonalves - UMA CONTRIBUIO DA PSICANLISE EDUCAO: o desenraizamento e o multiculturalismo

SOUZA, J. Patologias da modernidade: um dilogo entre Habermas e Weber. So Paulo: Annablume, 1997. ______. Max Weber e a singularidade da cultura ocidental. A modernizao seletiva. Braslia: Unb, 2000. WEBER, M. Os letrados chineses. In: Ensaios de sociologia geral. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1982. p. 482-490. ______. Religio e racionalidade econmica. In: COHN, G . Weber. 5. ed. So Paulo: tica, 1991. p. 142-159. (Coleo Grandes Cientistas Socias, n. 13). ______. Metodologia das cincias sociais. 2. ed. So Paulo: Cortez, 1992, v. 2. ______. Economia e sociedade. 3. ed. Braslia: Unb, 1994, v. 1. ______. Metodologia das cincias sociais. So Paulo: Cortez, 1995, v. 1. ______. A tica protestante e o esprito do capitalismo. 11. ed. So Paulo: Pioneira, 1996.

Contrapontos - ano 2 - n. 5 - p. 237-250 - Itaja, maio/ago. 2002

215

Вам также может понравиться