Вы находитесь на странице: 1из 5

1

Texto: Salmo 100 Acredito de todo o corao que ns somos um povo que tem sido verdadeiramente abenoado por Deus. No somos melhores que os outros, mas, como estamos entre todos aqueles que do graas a Deus e louvam o seu nome, cada um, aqui presente, deve estar no topo da lista das atenes de Deus. Assim como eu, penso que voc tambm acredita no ser nada difcil elabora uma lista dos desejos que temos nas ocasies de festas; ou seja, no no incomum se pensar nas coisas que gostaramos que se realizassem na nossa histria de vida. Mas h uma coisa que muita gente se esquece de colocar ou manter na sua lista de desejos: a ao de graas. Deixe-me ler uma parte da lista de agradecimentos que vrias pessoas fariam se fossem perguntas por a. Donas de casa: Pelas mquinas de lavar louas e roupas, porque elas fazem o possvel para que possamos sair da cozinha antes do incio da novela. Pelos os maridos que cuidam dos pequenos trabalhos de reparao em casa, porque eles evitam ter que ligar ou chamar os profissionais. Pelos alarmes e sinais dos eletrodomsticos na cozinha, porque eles permitem que voc saiba quando o alimento est pronto. Maridos: Pelos macarres instantneos, porque do um adianto quando a esposa no est em casa. Pais: Pelos filhos adolescentes, porque eles nos do a oportunidade de aprender uma segunda lngua. A sua lista pode no ser a mesma que a deles, mas estou convencido de que se comear a fazer uma lista, ver que tem muito mais para agradecer do que apenas pelos bens materiais. claro que eu incluiria na minha lista muitas coisas da vida como: sade, famlia, amigos, e da nao em que vivemos, mas, mais do que isso, eu sou grato por minha salvao, a nossa famlia da igreja, e a misericrdia que Deus derrama sobre ns a cada dia. Digo isso porque com Jesus temos muito para celebrar em Ao de Graas a Deus.

1. A BASE DA NOSSA GRATIDO O Salmo 100 foi escrito para o povo de Israel. Deus lhes disse (Deu 6.1-3 ARA): Estes, pois, so os mandamentos, os estatutos e os juzos que mandou o SENHOR, teu Deus, se te ensinassem, para que os cumprisses na terra a que passas para a possuir; para que temas ao SENHOR, teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida; e que teus dias sejam prolongados. Ouve, pois, Israel, e atenta em os cumprires, para que bem te suceda, e muito te multipliques na terra que mana leite e mel, como te disse o SENHOR, Deus de teus pais. Como sabemos Deus no demorou muito tempo para perceber que o povo de Israel precisava de um lembrete, assim como tem muita gente precisando ser relembrado das palavras dELE. Apesar de ter tanto tempo em que este salmo foi escrito, Deus tinha em mente o seu povo hoje tambm. Conforme o primeiro versculo, a ordem dirigida a "todas as terras", e o ltimo versculo inclui "de gerao em gerao". Isso quer dizer que a celebrao a Deus como ato de gratido foi estendido para todas as naes; ou seja, esta mensagem de agradecimento to profunda e ampla que se aplica a todas as pessoas em todas as pocas, em cada fase da vida. O triste, que muitas pessoas ao redor do mundo no prestam atos de Ao de Graas porque no sabem o bem que isso faz ou no querem fazer isso. AS vezes eu me pergunto como o nosso mundo seria se de repente todas as naes comeassem a observar a vida de Ao de Graas. H algo magnfico quando o povo de Deus se rene em comunho para agradecer, pois esse ato quebra as barreiras entre as pessoas e traz uma unidade. Mas tambm h um perigo real quando determinamos a base de nossa ao de graas nas coisas que temos. Porque como sabemos tem muita gente dizendo assim: Eu tenho o suficiente para me atender na hora que precisar! outros assim: meu dinheiro est num banco seguro; e outros afirmam: estou saudvel e sou assistido pelo melhor plano de sade". Pessoas que pensam assim no sabem que essas coisas podem mudar a qualquer momento. Porque eles deixam que o poder de aquisio determine se devem ou no agradecer a Deus. Eles se esquecem de que as coisas podem faltar ou acabar, ou algum pode roub-las. Esquecem-se de que a nica coisa que podemos ter, com certeza, o nosso relacionamento com o Senhor.

E isso que o Salmo 100 enfatiza, basta observar bem cada verso do Salmo. Em todos eles voc encontra o nome do SENHOR. Isso significa que a base de nossa ao de graas o SENHOR. ILUSTRAO: Alex Haley, autor de um best seller nos EUA chamado Roots (Razes em PT-BR), tem um quadro pendurado na parede de seu escritrio contendo a foto de uma tartaruga no topo de um poste. Quando perguntado por que ela se encontra l ele diz: Toda vez que eu escrever algo significativo, cada vez que leio as minhas palavras e acho que elas so maravilhosas e comear a me sentir orgulhoso, eu olho para a tartaruga em cima do poste e me lembro que ela no chegou l por conta prpria. Essa deve ser a base da nossa gratido, devemos nos lembrar que chegamos at aqui com a ajuda de Deus, e que Ele o provedor de todas as bnos que temos. 2. CINCO ORDENANAS DA NOSSA GRATIDO Agora, quando olhamos mais atentamente para este salmo, vemos que h uma srie de cinco ordens dadas. 2.1. O primeiro : "Celebrai com jbilo ao Senhor, todas as terras." Que significa gritar com a fora de um toque de trombeta, um grito de alegria ao Senhor que vem das profundezas do seu ser. Talvez ele tenha resolvido o seu problema. Talvez ele lhe deu a direo para onde ir. Talvez Ele providenciou uma bno, e voc percebe que o que tem vem de Deus. Assim, a partir das profundezas do seu ser, voc deve proclamar o teu louvor. ILUSTRAO: Um mdico-missionrio por muitos anos na ndia serviu em uma regio onde havia cegueira progressiva. Pessoas nasceram com a viso saudvel, mas havia algo no lugar que levou as pessoas a perder sua viso medida que cresciam. Mas esse missionrio tinha desenvolvido um tratamento para a cegueira progressiva. Ento, as pessoas se aproximaram dele e ele realizou tratamento restaurando a viso de muitas pessoas. Uma palavra que no havia no dialeto daquele povo era obrigado, ento eles resolveram, onde quer que fossem, dizer o nome do missionrio que tratou a cegueira deles. Se Deus tem sido to bom para voc, por que no bendizer e se agradecer pelo seu amor.

2.2.

O segundo mandamento : Servi ao SENHOR com alegria

Ela no diz "servir a igreja." Ela no diz "servir o pregador, ou servir os lderes, ou servir a organizao". Ela diz: "servir ao Senhor." Em Mateus 25.40 Jesus disse: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmos, a mim o fizestes

Eu tenho certeza que muita gente no consegue entender isso. Talvez porque servimos, por vezes, de um sentimento de obrigao ou medo de culpa se no servir, ou talvez at mesmo porque queremos chamar a ateno para ns mesmos. natural para ns desejamos apreciao quando fazemos algo que vale a pena. Mas o salmista diz: "servir ao Senhor com alegria."

2.3. O terceiro mandamento : apresentai-vos diante dele com cntico Voc j reparou? Nestes primeiros trs mandamentos, Deus disse: Eu quero que voc seja feliz. Faa e sirva com alegria, e venha com canes alegres. Agora s tomar um momento e olhar para as pessoas ao seu redor. Ser que eles parecem felizes? Ou esto apenas sentadas ali com carrancas em seus rostos? O salmista nos diz: Celebrai com jbilo ao SENHOR, Servi ao SENHOR com alegria, apresentai-vos diante dele com cntico. 2.4. Sabei que o SENHOR Deus; foi ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio.

Deus deu a cada osso, cada junta, e ele uniu-os com tendes e msculos e os cobriu com a pele e nos deu olhos que veem, crebros que pensam, e os dedos que pode pegar as coisas. Deus nos fez, dentro e fora. Ele fez o caminho que queria fosse. E Ele me fez da maneira que Ele queria que eu fosse. Isso um mistrio, no ? Eu no entendo o porqu, mas de alguma forma na providncia de Deus, ele decidiu que queria um homem de tamanho mdio, no muito bonito, no excelente em qualquer coisa, mas apenas um fiel pai e marido que iria continuar em frente. Ento, Ele me fez. Em algum lugar ao longo do caminho tinha pensando em voc, e Ele te fez. E Ele ainda est nos fazendo. importante perceber tambm. Ele no est satisfeito com o produto inacabado. Ele no est satisfeito com o seu temperamento. Ele no est satisfeito com os pontos fracos de sua vida onde voc est dando lugar ao pecado. Ento, Ele ainda est

nos fazendo. Ele ainda est trabalhando em nossas vidas. Deus o criador, e voc criado Sua imagem. Portanto, dar-Lhe graas por quem voc . Sabem por que o salmista nos diz: somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio.? A maioria de ns quer ser pastores e no ovelhas. Muitos dizem: No nada divertido ser ovelha. Mas o problema que no sabemos onde as guas tranquilas e pastos verdes esto, quem sabe s o pastor. E cada vez que as ovelhas sem pastor sair procura deles, acabam se perdendo pelas estradas da vida. Deus sempre nos alerta dizendo: Voc a ovelha. Deixe-me ser o pastor, e eu vou lev-lo para junto das guas e os pastos verdes. Apenas deixe-me conduzir.

2.5. Entrai por suas portas com aes de graas e nos seus trios, com hinos de louvor; rendei-lhe graas e bendizei-lhe o nome. Porque o SENHOR bom, a sua misericrdia dura para sempre, e, de gerao em gerao, a sua fidelidade No A.T. o Templo simbolizava a presena de Deus. Assim, sempre que o povo vinha ao templo e entrava nos ptios eles sabiam que havia entrado na presena de Deus. Aquele lugar era chamado de "santurio". Agora que o templo no existe mais e sabemos que Deus est em toda parte. Ele est com voc enquanto voc dirige na estrada. Ele est com voc quando voc trabalha. Ele est com voc como voc cuidar de seus filhos. Ele est com voc a cada momento de sua vida. Essa a fonte de nossa gratido, no ? Mas eu estou preocupado. E se Deus comeou a tratar-nos como ns tantas vezes o tratamos? E se Deus atendesse s nossas necessidades, na mesma medida em que ns lhe dispomos nossas vidas? E se a gente nunca viu o sol porque resmungou quando Deus enviou a chuva? E se Deus deixasse de amar e cuidar de ns, porque no conseguimos amar e cuidar dos outros? E se Deus tirou de ns a sua mensagem porque no quisemos ouvir Seu mensageiro? E se Ele no nos abenoa hoje porque no agradecemos por ontem? E se Deus respondesse as nossas oraes da mesma forma que respondemos ao Seu chamado para o servio? E se Deus decidisse nos levar amanh porque no o seguimos hoje?

Вам также может понравиться