Вы находитесь на странице: 1из 3

PELE A pele o maior rgo de revestimento do corpo, membrana flexvel e resistente, representando 16% do peso corporal de um adulto mdio.

. Possui funes mltiplas e precisas, vital para o nosso organismo. FUNES DA PELE Proteo contra ao mecnica, solar e impermeabilizao em relao gua e medicamentos; Defesa/Termoregulao; Percepo ; Secreo; Excreo e Metabolizao.

ESTRUTURAS DA

PELE no

Ao examinarmos um corte transversal da pele principais:

microscpio, veremos que esta dividida em dois teros

A epiderme ( tecido epitelial estratificado , mais externo); Um tecido conectivo composto da derme e da hipoderme( tecido adiposo, camada inferior que contm gordura);

EPIDERME um epitlio pavimentoso e estratificado, compreendendo a camada mais externa, compactada e impermevel , perfurada apenas por poros dos folculos pilos sebceos e das glndulas , que se originam na derme. A principal funo da epiderme atuar como uma barreira protetora contra o ambiente externo, evitando a entrada de substncias ao organismo, ao mesmo tempo em que retm o contedo interno- principalmente gua , eletrlitos e nutrientes . Os principais componentes da epiderme so : queratincitos, melancitos , clulas de Merkel, clulas de Langerhans.

A epiderme constituda por quatro camadas distintas: 1. Camada Basal ou Estrato Germinativo : As clulas so altas , cilndricas e se dividem em um ciclo de aproximadamente 19 dias, podendo levar de 26 a 42 dias at atingir o estrato crneo. Nessa camada encontramos outras clulas com funes diferentes: melancitos , clulas de Langerhans e as clulas de Merkel. 2. Camada Espinhosa ou Malpighi : Composto por clulas espinhosas , poligonais. Os poros existentes entre as clulas espinhosas permitem passagem de nutrientes e conferem a esta camada um aspecto esponjoso. 3. Camada Granulosa : caracterizada pela rica presena de grnulos de queratina nas clulas . O estrato espinhoso e o estrato granular possuem estruturas filtrantes , conhecidas como corpos lamelares, que contm uma mistura de lipdios . 4. Camada Lcida : Camada intermediria entre o estrato crneo e o estrato granuloso , presente apenas em regies de pele mais espessa- como, por exemplo, a sola dos ps. 5. Camada Crnea : Parte mais externa da epiderme, constituda por uma membrana nica , sendo perfurada apenas pelos orifcios das glndulas sudorparas e dos plos. 6. Camada Basal ou Germinativa: Faz a interface entre a derme e a epiderme . formada por quatro regies principais: Membrana celular dos queratincitos da camada basal; Lmina lcida; Lmina densa; Lmina fibrosa sub-nasal ( rede fibrorreticular ).

DERME a camada do tecido conjuntivo que forma a parte estrutural do tegumento do corpo. Dentro da derme, alm dos apndices da epiderme( pelos e glndulas sudorparas e

sebceas), h tambm vasos sanguneos, nervos e componentes celulares contendo clulas matrizes, fibroblastos e macrfagos. Tem como funo a termorregulao , pelo suporte da rede vascular e pela defesa imunolgica, em associao com as clulas de Langerhans da epiderme.

Вам также может понравиться