Вы находитесь на странице: 1из 32

OSHO

Quem Osho?
Rajneesh Chandra Mohan Jain ( ) (ndia, 11 de Dezembro de 1931 - 19 de Janeiro de 1990); Ele era o irmo mais velho de uma famlia de 11 crianas; Relatos contam que ele era uma criana independente e rebelde, questionando toda a sociedade, crenas religiosas e filosficas.

Quem Osho?
Aos 21 anos de idade, no dia 21 de maro de 1953, Osho alcanou a "iluminao" (estado de conscincia livre, tambm chamado de "samadhi" no oriente), enquanto ensinava filosofia na Universidade de Jabalpur; A iluminao alcanada por Osho seria o mesmo estado em que viviam Jesus, Buda e outros mestres.

No estou mais buscando, procurando por alguma coisa. A existncia abriu todas as suas portas para mim. Nem ao menos posso dizer que perteno existncia, porque sou simplesmente uma parte dela... Quando uma flor desabrocha, desabrocho com ela. Quando o Sol se levanta, levanto-me com ele. O ego em mim, o qual mantm as pessoas separadas, no est mais presente. Meu corpo parte da natureza, meu ser parte do todo. No sou uma entidade separada. (Osho)

Quem Osho?
Graduou-se em Filosofia na Universidade de Sagar, com as honras de "primeiro lugar; At 1966, foi professor Filosofia na Universidade Jabalpur; de de

Viajava por toda a ndia, dando palestras, desafiando lderes religiosos em debates pblicos e desconcertando as crenas tradicionais.

Que Osho?

Depois de nove anos de ensino, ele deixa a universidade para se dedicar inteiramente elevao da conscincia humana; Organizava e liderava na ndia campos de meditao, onde introduziu a sua revolucionria Meditao Dinmica e Meditao Kundalini; marcas registradas, protegidas por direitos autorais, que tm sido utilizadas por mdicos, terapeutas e outros profissionais por todo o mundo.

Quem Osho?
Osho, em 1970, comeou a iniciar seus seguidores e outros a Neo-Sannyas; Neo-Sannyas um caminho de autoexplorao e meditao que no envolve a renncia ao mundo; Para Osho no era o mundo material que deveria ser renunciado, mas sim nosso passado e seus condicionantes, crenas e ideologias do sistema que as geraes anteriores impunham para as geraes vindouras; The worlds finest growth and therapy center.

Quem Osho?
Tendo em vista a possibilidade de que fosse necessria uma cirurgia de emergncia, Osho foi levado aos Estados Unidos; Seus discpulos americanos compraram um rancho no deserto do Oregon e convidaram-no a ir para l, onde recuperou-se rapidamente; Formao da cidade de Rajneeshpuram:
5.000 habitantes; 15.000 visitantes anuais; Se tornou a maior e mais controvrsia comunidade espiritual e pioneira dos EUA.

Quem Osho?
Sociedade fervorosa de anti-cultura; Governos local, estadual e federal explanaram discurssos inflamados contra Osho; Algumas agncias americanas que gastaram milhes de dlores com investigaes e assdios contra a comuna:
The Immigration and Naturalization Service (INS); Federal Bureau of Investigations (FBI); The Treasury Department, and the Alcohol, Tobacco and Firearms Agency (ATF).

Em 1985 a comunidade foi destruda; A secretria pessoal de Osho, Ma Anand Sheela, e muitos outros membros da administrao da comuna, somem repentinamente, sendo acusados de um conjunto de atos ilegais, tais como envenenamento, incndio, escutas telefnicas e tentativa de homicdio; Em 29 de outubro de 1985, Osho foi preso em Charlotte, Carolina do Norte, sem um mandado de priso. Sua viagem de volta ao Oregon, onde seria julgado - normalmente um vo de cinco horas - demorou oito dias;

Quem Osho?
Em meados de novembro, seus advogados aconselharam-no a confessar-se culpado por duas das trinta e quatro "violaes de imigrao" das quais era acusado, para evitar que sua vida corresse maiores riscos nas garras do sistema jurdico americano. Osho concordou, temendo por sua vida e pelo bem-estar de seus seguidores. Foi multado e obrigado a deixar os Estados Unidos, com retorno proibido pelos prximos cinco anos.

Quem Osho?
Em 1985; O governo indiano tenta isol-lo de seus seguidores e pessoas prximas, cancelando seus vistos; Ele viaja para Kathmandu, Nepal. Mas o governo nepalense tambm recusa os vistos de seus visitantes e seguidores; Grcia o concede um visto de turista por 30 dias, mas aos 18 dias a polcia grega invade sua casa o deportando do pas, por presses polticas e religiosas.

Quem Osho?
Durante as duas semanas prximas, ele pede permisso para visitar 17 pases da Europa e da Amrica, mas todos negam. Dos pases que ele conseguiu entrar, foi expulso; nem mesmo seu avio tinha permisso de aterrizar; Finalmente o Uruguai o concede residncia permanente, mas o governo americano ameaa o presidente uruguaio a debitar 6 milhes de dlares que o mesmo devia aos EUA, alm de cortar todas as possibilidades de futuros emprstimos. Osho deportado do Uruguai, retornando para Mumbai, ndia. Osho deixa seu corpo em 19 de janeiro de 1990.

Algumas de Suas Ideias

Osho Sobre Deus


Eu no acredito que deus exista; eu tenho certeza; e graas a deus, ele no existe! Pois a existncia de deus teria criado tantos problemas, dificuldades, que a vida teria sido praticamente impossvel. Vocs podem no ter olhado por este ngulo que irei falar. Talvez ningum tenha tentado olhar por este ngulo. Os cristos dizem que deus criou o mundo. De fato a hiptese de deus necessria para criao, e o mundo est a, algum deve t-lo criado; quem algum dia o criou? Este criador deus. Mas vocs percebem a implicao? Se o mundo criado, ento no pode haver evoluo. A evoluo significa a criao contnua. Pense na histria crist. Deus criou o mundo em 6 dias. E, no stimo, ele descansou. Desde ento ele tem descansado. E toda a criao estava completa. Em 6 dias! A partir da, onde h possibilidade de existncia para a evoluo? Criao significa finalizao. O ponto final. Aps isso, no h possiblidade de evoluo (...) A evoluo implica que a criao no esteja completa. Mas deus no pode criar um mundo incompleto. Isso iria contra a natureza de deus. Ele perfeito, e tudo aquilo que ele faz perfeito. Nem ele est evoluindo, nem o mundo est evoluindo. Tudo est parado. Morto (...)

Osho Sobre Deus (continuao)


(...) Esta a razo dos sacerdotes serem contra Charles Darwin. Pois este homem trouxe esta ideia, que iria mais cedo ou mais tarde matar deus. Esses sacerdotes foram de certo modo perceptivos, eles puderam ver as implicaes a longo prazo da ideia da evoluo. Normalmente voc no iria conectar criao e evoluo. Qual conexo h entre deus e Charles Darwin? H sim conexo. Darwin est dizendo que a criao um processo em andamento, que a existncia imperfeita, que nunca ser perfeita e somente assim ela poder continuar evoluindo, atingindo novos picos, novas dimenses, abrindo novas portas, novas possibilidades. Deus terminou seu trabalho em 6 dias. E deve ter sido num primeiro de janeiro, numa segundafeira, porque ns damos sempre um jeito de encaixar deus em tudo que NS criamos. Ele tem que seguir nossos calendrios. Se voc me perguntasse, eu diria que deve ter sido numa segunda-feira, primeiro de abril, o dia da mentira; porque este dia parece ser certamente o mais apropriado para praticar tal fato de criar uma existncia completamente j pronta. Se evoluo se tornar impossvel, a vida perde todo o seu sentido.

Osho Sobre Amar


Eu estou ensinando vocs a serem egostas. Deixe-me repetir, porque a palavra egosmo tem sido muito condenada. H uma grande possibilidade de vocs no me entenderem. Mas a palavra realmente bonita. Ser egosta simplesmente significa ser voc mesmo. Eu digo para vocs: no considerem ningum no mundo. S considerem vocs mesmos. E, nessa considerao, vocs consideraro o mundo inteiro. Sendo egosta, vocs encontraro todo o altrusmo que tm buscado e buscado, mas no tm encontrado. Toda a coisa est de cabea para baixo. Vocs so ensinados a amar o prximo, mas vocs nunca amaram a si prprios! E uma pessoa que nunca amou a si mesma, como pode amar o prximo? (...) A total insanidade est acontecendo no mundo. Pessoas, que no sabem nada sobre o amor, esto amando umas as outras. como mendigos mendigarem uns com os outros. (...) Vocs devem comear consigo mesmos, individualmente. Vocs tm sido ensinados a si sacrificar por uma ideia idiota. Eu quero que vocs sejam apenas simplesmente egostas. E vocs ficaro surpresos. Se vocs forem egostas, vocs descobriro muitos prazeres dentro de si, to mais cedo quanto vocs comearem, compartilhando eles. Pois encontrar o tesouro proporciona menos alegria que compartilh-lo.

Osho Sobre Drogas


Entrevistador: Osho, o que voc acha sobre o problema das drogas na Amrica? Cocana, herona... Osho: De fato, todos os governos deveriam ajudar os cientistas a encontrar drogas melhores, com menos efeitos colaterais. Ao invs de reprimir o uso delas. estpido, sempre que voc comea a proibir algo, voc d grande importncia a isso. Particularmente os jovens ficam provocados. O governo responsvel por todos os jovens que esto sendo destrudos pelas drogas. No h razo, motivo. Na minha cidade natal, logo na frente da minha casa, havia um bonito templo. Eu convenci o sacerdote que, por causa do grande muro ao redor do campo, as pessoas usariam aquele lugar para urinar. (...) Ento, o sacerdote escreveu no muro em grandes letras: fazer xixi aqui absolutamente proibido. Antes disso, ningum tinha urinado l. Aps isso voc poderia contar fileiras de pessoas. O sacerdote ficou chateado e foi at meu pai. E disse seu filho perigoso. Qualquer proibio perigosa. Mas o deus cristo comeou com toda essa coisa, proibindo Ado e Eva, dizendo para no comerem o fruto da arvore do conhecimento e da vida. Agora, no jardim do den devem existir bilhes de rvores. Se deus no tivesse feito a proibio, eu acho que at hoje no teramos encontrado esse fruto. (...) Deus provocou. Todos esses governos deveriam fazem um esforo para que drogas melhores estivessem disponveis, para proporcionar mais euforia, mais alegria e nenhum efeito colateral. A cincia capaz de fazer isso. Entrevistador: Mas voc permite drogas aqui em Rajneeshpuram?

Osho Sobre Drogas (continuao)


Osho: No. Entrevistador: Ento voc est dizendo que drogas fora de Rajneeshpuram esto ok? Osho: No. Estou dizendo que estas drogas no esto ok, e a razo que os governos probem. De outra maneira, a cincia poderia resolver isso facilmente. LSD poderia ser mais pura e ento poderia ser disponibilizada sem prescrio, em farmcias e hospitais. Na verdade, todos hospitais deveriam ter um quarto. Quem quisesse uma experincia com drogas aos cuidados mdicos, deveria t-la, porque vale a pena ter. E eu acho que esse o nico modo de tirar todo o charme das drogas. Na ndia, eles tm tentado muitas vezes proibir o lcool. E, toda vez que probem, mais pessoas comeam a beber. E bebem todo o tipo de lcool, feito pelas prprias pessoas. Todos os tipos de envenenamento e acidentes acontecem, centenas de pessoas morrem, pois beberam algo que no conheciam. Novamente a mesma estupidez. Ento eles acabaram com a proibio, e o percentual de pessoas que bebiam caiu significantemente. De fato, o jeito que voc forma a sociedade torna as pessoas tristes. Elas precisam esquecer o que est acontecendo com suas vidas; o que suas esposas esto fazendo a eles, o que seus chefes esto fazendo a eles, o que seus maridos esto fazendo a elas, o que seus filhos esto fazendo a eles. Essas pobres pessoas precisam de algo para ter algumas horas de relaxamento. Meu povo no precisa, por isso que eu no permito aqui. Ns temos melhores mtodos. Nossas meditaes so nada mais que drogas, drogas perfeitas, sem qualquer qumica. (...) A meditao lhes d tanta paz, que a droga destruiria isso.

Osho Sobre Casamento


Entrevistador: Voc j chegou perto de se casar? Osho: No, nunca. Eu sempre fui contra o casamento, pois ele significa cortar sua liberdade, estar apegado legalmente a uma mulher. Liberdade o valor maior que existe. No h nada mais importante que liberdade. Eu lutei desde o incio; meus pais foram contra, minha famlia foi contra, mas eu falava para eles com total clareza que eu no iria me casar. Ento eles ficariam felizes se eu me tornasse um monge celibatrio. Eu falei no, eu no serei um monge celibatrio. E isso foi um outro problema. Se eu me tornasse um monge celibatrio, eles estariam felizes. De fato, eles estariam orgulhosos. Eu disse no, ambas as opes so valas. Eu vou passar pelo meio, pelo fio da navalha. E eu aproveitei todo o caminho tremendamente. Entrevistador: Ento o que voc dir, agora, para todas as pessoas no mundo que so casadas? Osho: Todos deveriam se divorciar, sem exceo. As pessoas deveriam se encontrar e amar umas as outras, ocasionalmente, assim quando a oportunidade viesse. No deve existir nenhuma ocasio em que uma mulher tenha que fazer amor com um homem o qual ela no ama mais, que ela tenha que fazer seu dever. Ou o marido tenha que fazer o seu dever. Enquanto ele est fazendo amor com a mulher, ele pode estar pensando em outra. Ou ela pode estar pensando em outro homem. Que tipo de sociedade neurtica vocs criaram? Se voc no ama mais, ao menos seja humano e diga francamente que foi lindo estar junto, mas agora acabou. Diga adeus. (...)

Osho Sobre Casamento (continuao)


(...) Eu gostaria que o casamento desaparece completamente do mundo. Com o casamento, o divorcio desapareceria; com o casamento, a prostituio desapareceria; com o casamento, a maioria dos trabalhos dos sacerdotes desapareceria; com o casamento, quase 99% do trabalho dos psicanalistas, terapeutas, psiquiatras desapareceriam. o casamento que est criando todo esse tipo de perverso e depresso, culpa. simplesmente humano voc ver uma linda mulher e querer ter um momento com ela. Voc no precisa de nenhuma permisso de deus para isso. At mesmo seu deus teve um momento com a virgem Maria, sem seu consentimento. Entrevistador: Voc acredita nessa histria? Osho: Eu s acredito nessa histria, porque ela prova que seu deus um violador! Caso contrario, eu no acreditaria nessa historia. Jesus deve ser o filho ilegtimo de Maria. Uma coisa certa: Jesus ele no era filho de Jos. E, s para cobrir a coisa toda, essa grande historia foi inventada. Entrevistador: E teve deus que fazer o trabalho? Osho: Eles dizem que deus uma trindade. Deus, o esprito santo e o filho. O esprito santo fez o trabalho. Mas ele parte de deus. como o meu brao que parte de mim. Caso contrrio, como ele poderia fazer uma garota virgem engravidar?

Osho Sobre Crianas


Entrevistador: E quanto s responsabilidades da famlia, a responsabilidade dos pais casados com as crianas? Osho: As crianas devem ser responsabilidade da comunidade, no da famlia. a famlia que cria tremendos problemas na mente das crianas. Ela lhes proporciona toda a doena, todas as supersties, todas as ideias estpidas, teolgicas, religiosas, de partidos polticos. As crianas devem que estar livres da famlia. Se voc quer um novo homem, ento a famlia uma instituio ruim. Seu tempo acabou. Ela deveria ser substituda pela comunidade. Ento fica tudo muito fcil, a comunidade cuida de todas as crianas. O pai e a me podem encontrar seus filhos. Os filhos podem encontr-los, mas so basicamente responsabilidade da comunidade. As crianas teriam muitos tios e tias. E elas teriam mais oportunidade de contato humano, de tipos diferentes de pessoas. Elas seriam imensamente enriquecidas. Nossas crianas so pobres, muito. Elas s conhecem um homem e uma mulher. E elas conhecem a briga constante entre os dois. A mulher censurando o homem. O homem batendo na mulher. E para isso que elas esto sendo treinadas. Seu garoto ir repetir voc. Ele ser sua copia, sabendo ou no sabendo. Sua filha repetir sua esposa, sabendo ou no sabendo. E por isso que nenhum filho pode jamais perdoar seu pai. E nenhuma filha pode perdoar sua me. Eles destruram suas vidas. E este um fenmeno psicologicamente provado. Mas, se a comunidade cuida, ento as crianas tero experimentado muitos tipos diferentes de pessoas. minha experincia; toda pessoa to nica que quanto mais contatos, mais intimidades, mais casos de amor voc tiver, mais rico voc ser.

O Que Dizem Sobre Osho


Osho um mestre iluminado que est trabalhando todas as possibilidades para ajudar a humanidade a superar toda a difcil fase de desenvolvimento da conscincia. (The Dalai Lama)

O Que Dizem Sobre Osho


Atravs do meu amigo Deepak Chopra, eu cheguei at os livros de Osho, que me proporcionaram outra grande mudana na minha vida. Eu lamento no ter conhecido ele. (Madonna)

O Que Dizem Sobre Osho


Quando estvamos escrevendo e preparando Vanilla Sky, eu constantemente checava as palavras de Osho. No era fcil apresentar a inconscincia da mente com imagens e palavras. Osho o nico que pode perfeitamente explicar tudo isso, o interior e o exterior. E isso ajudou a mim e a minha equipe imensamente. (Tom Cruise)

FONTES CONSULTADAS
http://www.oshouk.com/osho/who_is_osho/who_i s_osho_1.htm; http://pt.wikipedia.org/wiki/Rajneesh http://www.oshouk.com/osho/who_is_osho/what_ others_say_1.htm http://www.youtube.com/OSHOInternational

Вам также может понравиться