Вы находитесь на странице: 1из 26

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA: ANALISTA ADMINISTRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI Ol aluno(a)!

Como esto? Firme e forte nos estudos? Essa nossa quinta aula desse curso, sobre as Competncias Ambientais (Lei Complementar n. 140/2011) e o Cadastro Tcnico Federal (Instruo Normativa IBAMA n. 31/2009). Animados e preparados? Ento vamos comear:

AULA 4: LEI COMPLEMENTAR N. 140, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2011 E INSTRUO NORMATIVA IBAMA N. 31, DE 3 DE DEZEMBRO DE 2009

I - LEI COMPLEMENTAR N. 140, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2011

A LC n. 140/2011 uma norma super recente que trouxe uma srie de mudanas nas competncias ambientais. Alm disso, definiu formas e instrumentos de cooperao entre os entes federados para buscar a proteo do meio ambiente, como dispe a Constituio Federal de 1988. Antes dessa LC, as competncias ambientais eram definidas apenas pela Constituio, com exceo das competncias para licenciamento ambiental que eram tratadas parte na PNMA e parte na Resoluo Conama n. 237/1997 (que no cai na nossa prova, pelo menos na minha parte). Os artigos da PNMA que tratavam das competncias licenciatrias foram revogados pela LC n. 140/2011. Assim a PNMA deixou de tratar sobre as competncias licenciatrias. Portanto essa norma trouxe grandes mudanas no cenrio do licenciamento ambiental e eu acredito que, por esses motivos, essa lei pode ser cobrada com mais nfase que as outras na nossa prova. A LC n. 140/2011 parte do princpio que a proteo ao meio ambiente e s paisagens naturais, o combate poluio e a preservao das florestas, da fauna e da flora so atividades de competncia comum da Unio, Estados Distrito Federal e Municpios. Para alcanar esses objetivos, deve haver cooperao entre os entes federados (art. 1).

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA: ANALISTA ADMINISTRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI Vamos ver ento alguns conceitos trazidos por esta LC, segundo o art. 2:

I - licenciamento ambiental: o procedimento administrativo destinado a licenciar atividades ou empreendimentos utilizadores de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidores ou capazes, sob qualquer forma, de causar degradao ambiental; II - atuao supletiva: ao do ente da Federao que se substitui ao ente federativo originariamente detentor das atribuies, nas hipteses definidas nesta Lei Complementar; III - atuao subsidiria: ao do ente da Federao que visa a auxiliar no desempenho das atribuies decorrentes das competncias comuns, quando solicitado pelo ente federativo originariamente detentor das atribuies definidas nesta Lei Complementar.

O conceito de licenciamento ambiental ns j conhecemos. A novidade est na ao supletiva e ao subsidiria. Vamos ver ento quais so as hipteses que a LC n. 140/2011 apresentou para ocorrer atuao supletiva e atuao subsidiria:

Art. 15. Os entes federativos devem atuar em carter supletivo nas aes administrativas de licenciamento e na autorizao ambiental, nas seguintes hipteses: I - inexistindo rgo ambiental capacitado ou conselho de meio ambiente no Estado ou no Distrito Federal, a Unio deve desempenhar as aes administrativas estaduais ou distritais at a sua criao; II - inexistindo rgo ambiental capacitado ou conselho de meio ambiente no Municpio, o Estado deve desempenhar as aes administrativas municipais at a sua criao; e III - inexistindo rgo ambiental capacitado ou conselho de meio ambiente no Estado e no Municpio, a Unio deve desempenhar as aes administrativas at a sua criao em um daqueles entes federativos.

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA: ANALISTA ADMINISTRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI Art. 16. A ao administrativa subsidiria dos entes federativos darse- por meio de apoio tcnico, cientfico, administrativo ou financeiro, sem prejuzo de outras formas de cooperao. Pargrafo nico. A ao subsidiria deve ser solicitada pelo ente originariamente detentor da atribuio nos termos desta Lei Complementar.

Vamos ver algumas questes sobre isso:

1 - (CESPE) IBAMA (2012) Tcnico Administrativo Acerca da competncia ambiental, regulada pela Lei Complementar n. 140/2011, julgue o item abaixo. Em caso de emisso de autorizao ambiental, inexistindo rgo ambiental capacitado ou conselho de meio ambiente no municpio, o estado deve desempenhar as aes administrativas municipais. Essa questo acabou de sair do forno do CESPE. No fazem dois meses que essa prova foi aplicada! Como de costume, a banca cobrou a letra da lei! Ela praticamente copiou o texto do art. 15, inciso II, que fala da competncia supletiva. Item CERTO. Prxima:

2 (FCC) MPE/AP (2012) Promotor de Justia (Adaptada) A atuao supletiva ou subsidiria aquela pela qual o ente da Federao se substitui ao ente federativo originariamente detentor da competncia para exercer o licenciamento ambiental. Ao supletiva e ao subsidiria no so sinnimos. A ao na qual o ente da Federao se substitui ao ente federativo originariamente detentor da competncia para exercer no s o licenciamento ambiental, mas tambm as autorizaes ambientais, a ao supletiva. A ao subsidiria o auxlio de um ente a outro no desempenho de suas atribuies, quando solicitado por quem tem a competncia originria. Item ERRADO. Prof. Giancarlo Chelotti www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA: ANALISTA ADMINISTRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI Outra novidade trazida por essa LC so os objetivos fundamentais da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, no exerccio da competncia ambiental comum que possuem. Vamos ver quais so esses 4 (quatro) objetivos fundamentais, segundo o art. 3:

I - proteger, defender e conservar o meio ambiente ecologicamente equilibrado, promovendo gesto descentralizada, democrtica e eficiente; II - garantir o equilbrio do desenvolvimento socioeconmico com a proteo do meio ambiente, observando a dignidade da pessoa humana, a erradicao da pobreza e a reduo das desigualdades sociais e regionais; III - harmonizar as polticas e aes administrativas para evitar a sobreposio de atuao entre os entes federativos, de forma a evitar conflitos de atribuies e garantir uma atuao administrativa eficiente; IV - garantir a uniformidade da poltica ambiental para todo o Pas, respeitadas as peculiaridades regionais e locais.

Os objetivos acima so, na pratica, os objetivos dessa LC. Ela foi editada justamente para tentar promover a gesto descentralizada, harmonizar as polticas e aes, evitar sobreposio de atuao, evitar conflitos de competncia e garantir a uniformidade da poltica ambiental no Brasil.

I.I Instrumentos de Cooperao Os Instrumentos de Cooperao Institucional so a forma dos entes federados exercerem suas competncias comuns. Qualquer ente pode usar esses instrumentos. Vamos ver quais so os Institucional, segundo o art. 4: 6 (seis) Instrumentos de Cooperao

I - consrcios pblicos, nos termos da legislao em vigor; II - convnios, acordos de cooperao tcnica e outros instrumentos similares com rgos e entidades do Poder Pblico, respeitado o art. 241 da Constituio Federal; Prof. Giancarlo Chelotti www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA: ANALISTA ADMINISTRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI III - Comisso Tripartite Nacional, Comisses Tripartites Estaduais e Comisso Bipartite do Distrito Federal; IV - fundos pblicos e privados e outros instrumentos econmicos; V - delegao de atribuies de um ente federativo a outro, respeitados os requisitos previstos nesta Lei Complementar; VI - delegao da execuo de aes administrativas de um ente federativo a outro, respeitados os requisitos previstos nesta Lei Complementar.

A Comisso Tripartite Nacional, as Comisses Tripartites Estaduais e a Comisso Bipartite do Distrito Federal ainda no foram formadas. Quando forem formadas tero a misso de fomentar a gesto ambiental compartilhada e descentralizada entre os entes federativos. Sero 1 (uma) comisso nacional, 26 comisses estaduais e 1 (uma) comisso distrital. Na comisso nacional h representantes da Unio, Estados e Municpios de todo Brasil. Nas estaduais cada uma ter representantes da Unio, do Estado da comisso e dos municpios desse Estado. J da Bipartite, apenas Unio de DF fazem parte. Em todos os casos a representao paritria, ou seja, todos os entes so igualmente representados. A delegao (inciso V) pode ocorrer de um ente para outro desde que o destinatrio da delegao possua rgo ambiental capacitado para as aes administrativas a serem delegadas e conselho de meio ambiente. Vamos ver uma questo sobre esse assunto:

3 (FCC) MPE/AP (2012) Promotor de Justia (Adaptada) A cooperao dos entes federativos no licenciamento ambiental se dar apenas por meio de convnios. A LC n. 140/2011, definiu, em seu art. 4, 6 (seis) instrumentos de cooperao, sendo que os convnios apenas um deles. Por mais que a questo esteja restringindo as aes ao tema licenciamento ambiental, isso no impede o uso dos outros instrumentos. Item ERRADO.

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA: ANALISTA ADMINISTRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI I.II Aes de Cooperao Para garantir o desenvolvimento sustentvel e harmonizar e integrar todas as polticas governamentais relativas ao meio ambiente, a LC n. 140/2011 definiu quais so as aes administrativas inerentes Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios. Observe que essa LC usou o termo aes administrativas ao invs de competncias administrativas. No meu entendimento esses termos so praticamente sinnimos, mas como quem realmente define as competncias ambientais a Constituio Federal e como o intuito da LC melhorar a eficincia da atuao dos entes federados com relao ao meio ambiente, acredito que o legislador usou o termo aes administrativas para evitar qualquer conflito de competncias com a CF ou outras normas. Outra sacada dessa LC foi atribuir essas aes administrativas Unio, Estados e Municpios ao invs de atribuir ao rgo federal de meio ambiente, rgos estaduais de meio ambiente e rgos municipais de meio ambiente. Dessa forma, essa norma conseguiu abarcar todos os rgos que de alguma forma podem ter atuao na rea de meio ambiente, no exclusivamente os rgos de meio ambiente. Podemos dar como exemplo a atribuio de controle ambiental de transporte (art. 7, incisos XXIV e XXV) que podem ser feitos tanto pelo IBAMA, quanto pela Marinha do Brasil, quanto pelas Polcias Federal e Rodoviria Federal. Vamos ver ento quais so as (25) vinte e cinco aes administrativas da Unio, segundo o art. 7:

I - formular, executar e fazer cumprir, em mbito nacional, a Poltica Nacional do Meio Ambiente; II - exercer a gesto dos recursos ambientais no mbito de suas atribuies; III - promover aes relacionadas Poltica Nacional do Meio Ambiente nos mbitos nacional e internacional; IV - promover a integrao de programas e aes de rgos e entidades da administrao pblica da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, relacionados proteo e gesto ambiental;

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA: ANALISTA ADMINISTRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI V - articular a cooperao tcnica, cientfica e financeira, em apoio Poltica Nacional do Meio Ambiente; VI - promover o desenvolvimento de estudos e pesquisas direcionados proteo e gesto ambiental, divulgando os resultados obtidos; VII - promover a articulao da Poltica Nacional do Meio Ambiente com as de Recursos Hdricos, Desenvolvimento Regional, Ordenamento Territorial e outras; VIII - organizar e manter, com a colaborao dos rgos e entidades da administrao pblica dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, o Sistema Nacional de Informao sobre Meio Ambiente (Sinima); IX - elaborar o zoneamento ambiental de mbito nacional e regional; X - definir espaos territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos; XI - promover e orientar a educao ambiental em todos os nveis de ensino e a conscientizao pblica para a proteo do meio ambiente; XII - controlar a produo, a comercializao e o emprego de tcnicas, mtodos e substncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente, na forma da lei; XIII - exercer o controle e fiscalizar as atividades e empreendimentos cuja atribuio para licenciar ou autorizar, ambientalmente, for cometida Unio; XIV - promover o licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades: a) localizados ou desenvolvidos conjuntamente no Brasil e em pas limtrofe; b) localizados ou desenvolvidos no mar territorial, na plataforma continental ou na zona econmica exclusiva; c) localizados ou desenvolvidos em terras indgenas; d) localizados ou desenvolvidos em unidades de conservao institudas pela Unio, exceto em reas de Proteo Ambiental (APAs); e) localizados ou desenvolvidos em 2 (dois) ou mais Estados;
Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA: ANALISTA ADMINISTRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI f) de carter militar, excetuando-se do licenciamento ambiental, nos termos de ato do Poder Executivo, aqueles previstos no preparo e emprego das Foras Armadas, conforme disposto na Lei Complementar no 97, de 9 de junho de 1999; g) destinados a pesquisar, lavrar, produzir, beneficiar, transportar, armazenar e dispor material radioativo, em qualquer estgio, ou que utilizem energia nuclear em qualquer de suas formas e aplicaes, mediante parecer da Comisso Nacional de Energia Nuclear (Cnen); ou h) que atendam tipologia estabelecida por ato do Poder Executivo, a partir de proposio da Comisso Tripartite Nacional, assegurada a participao de um membro do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), e considerados os critrios de porte, potencial poluidor e natureza da atividade ou empreendimento; XV - aprovar o manejo e a supresso de vegetao, de florestas e formaes sucessoras em: a) florestas pblicas federais, terras devolutas federais ou unidades de conservao institudas pela Unio, exceto em APAs; e b) atividades ou empreendimentos ambientalmente, pela Unio; licenciados ou autorizados,

XVI - elaborar a relao de espcies da fauna e da flora ameaadas de extino e de espcies sobre-explotadas no territrio nacional, mediante laudos e estudos tcnico-cientficos, fomentando as atividades que conservem essas espcies in situ; XVII - controlar a introduo no Pas de espcies exticas potencialmente invasoras que possam ameaar os ecossistemas, habitats e espcies nativas; XVIII - aprovar a liberao de exemplares de espcie extica da fauna e da flora em ecossistemas naturais frgeis ou protegidos; XIX - controlar a exportao de componentes da biodiversidade brasileira na forma de espcimes silvestres da flora, microorganismos e da fauna, partes ou produtos deles derivados; XX - controlar a apanha de espcimes da fauna silvestre, ovos e larvas; XXI - proteger a fauna migratria e as espcies inseridas na relao prevista no inciso XVI;
Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA: ANALISTA ADMINISTRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI XXII - exercer o controle ambiental da pesca em mbito nacional ou regional; XXIII - gerir o patrimnio gentico e o acesso ao conhecimento tradicional associado, respeitadas as atribuies setoriais; XXIV - exercer o controle ambiental sobre o transporte martimo de produtos perigosos; e XXV - exercer o controle ambiental sobre o transporte interestadual, fluvial ou terrestre, de produtos perigosos.

A maior parte dessas competncias j estavam definidas no texto constitucional, mas quero chamar a ateno para as competncias do licenciamento ambiental (inciso XIV). A alnea d) excluiu as APAs do rol de unidades de conservao institudas pela Unio onde o licenciamento ambiental competncia federal, mais na frente vou explicar o porqu. J a alnea h) desse mesmo inciso permite que a Comisso Tripartite Nacional defina mais tipologias a serem de competncia federal de licenciamento, desde que definidas por ato do Poder Executivo (Decreto). Isso quer dizer que a Unio pode aumentar seu rol de competncias de licenciamento, se entender que conveniente. Vamos ver agora quais so as (21) vinte e uma aes administrativas dos Estados, segundo o art. 8:

I - executar e fazer cumprir, em mbito estadual, a Poltica Nacional do Meio Ambiente e demais polticas nacionais relacionadas proteo ambiental; II - exercer a gesto dos recursos ambientais no mbito de suas atribuies; III - formular, executar e fazer cumprir, em mbito estadual, a Poltica Estadual de Meio Ambiente; IV - promover, no mbito estadual, a integrao de programas e aes de rgos e entidades da administrao pblica da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, relacionados proteo e gesto ambiental; V - articular a cooperao tcnica, cientfica e financeira, em apoio s Polticas Nacional e Estadual de Meio Ambiente;
Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA: ANALISTA ADMINISTRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI VI - promover o desenvolvimento de estudos e pesquisas direcionados proteo e gesto ambiental, divulgando os resultados obtidos; VII - organizar e manter, com a colaborao dos rgos municipais competentes, o Sistema Estadual de Informaes sobre Meio Ambiente; VIII - prestar informaes Unio para a formao e atualizao do Sinima; IX - elaborar o zoneamento ambiental de mbito estadual, em conformidade com os zoneamentos de mbito nacional e regional; X - definir espaos territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos; XI - promover e orientar a educao ambiental em todos os nveis de ensino e a conscientizao pblica para a proteo do meio ambiente; XII - controlar a produo, a comercializao e o emprego de tcnicas, mtodos e substncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente, na forma da lei; XIII - exercer o controle e fiscalizar as atividades e empreendimentos cuja atribuio para licenciar ou autorizar, ambientalmente, for cometida aos Estados; XIV - promover o licenciamento ambiental de atividades ou empreendimentos utilizadores de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidores ou capazes, sob qualquer forma, de causar degradao ambiental, ressalvado o disposto nos arts. 7 o e 9o; XV - promover o licenciamento ambiental de atividades ou empreendimentos localizados ou desenvolvidos em unidades de conservao institudas pelo Estado, exceto em reas de Proteo Ambiental (APAs); XVI - aprovar o manejo e a supresso de vegetao, de florestas e formaes sucessoras em: a) florestas pblicas estaduais ou unidades de conservao do Estado, exceto em reas de Proteo Ambiental (APAs); b) imveis rurais, observadas as atribuies previstas no inciso XV do art. 7o; e

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA: ANALISTA ADMINISTRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI c) atividades ou empreendimentos licenciados ou autorizados, ambientalmente, pelo Estado; XVII - elaborar a relao de espcies da fauna e da flora ameaadas de extino no respectivo territrio, mediante laudos e estudos tcnico-cientficos, fomentando as atividades que conservem essas espcies in situ; XVIII - controlar a apanha de espcimes da fauna silvestre, ovos e larvas destinadas implantao de criadouros e pesquisa cientfica, ressalvado o disposto no inciso XX do art. 7o; XIX - aprovar o funcionamento de criadouros da fauna silvestre; XX - exercer o controle ambiental da pesca em mbito estadual; e XXI - exercer o controle ambiental do transporte fluvial e terrestre de produtos perigosos, ressalvado o disposto no inciso XXV do art. 7o.

No inciso XIV, ao tratar das competncias para o licenciamento ambiental, a LC afirma que a competncia para o licenciamento estadual, ressalvadas as competncias da Unio (art. 7) e dos Municpios (art. 8). Isso significa que, no caso de licenciamento ambiental, os Estados possuem a chamada Competncia Residual: o que no competncia da Unio nem dos Municpios, competncia Estadual. Em outros casos (inciso XVI, alnea b); inciso XVII e inciso XXI) a LC faz uma ressalva para as competncias da Unio. Isso quer dizer que tanto a Unio quanto os Estados tm competncia sobre a matria, mas os Estados devem restringir suas aes ao seu mbito de competncia (limite do estado). Assim a ao nacional da Unio. Vamos ver agora as 15 Municpios, segundo o art. 9: (quinze) aes administrativas dos

I - executar e fazer cumprir, em mbito municipal, as Polticas Nacional e Estadual de Meio Ambiente e demais polticas nacionais e estaduais relacionadas proteo do meio ambiente; II - exercer a gesto dos recursos ambientais no mbito de suas atribuies; III - formular, executar e fazer cumprir a Poltica Municipal de Meio Ambiente;
Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA: ANALISTA ADMINISTRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI IV - promover, no Municpio, a integrao de programas e aes de rgos e entidades da administrao pblica federal, estadual e municipal, relacionados proteo e gesto ambiental; V - articular a cooperao tcnica, cientfica e financeira, em apoio s Polticas Nacional, Estadual e Municipal de Meio Ambiente; VI - promover o desenvolvimento de estudos e pesquisas direcionados proteo e gesto ambiental, divulgando os resultados obtidos; VII - organizar e manter o Sistema Municipal de Informaes sobre Meio Ambiente; VIII - prestar informaes aos Estados e Unio para a formao e atualizao dos Sistemas Estadual e Nacional de Informaes sobre Meio Ambiente; IX - elaborar ambientais; o Plano Diretor, observando os zoneamentos

X - definir espaos territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos; XI - promover e orientar a educao ambiental em todos os nveis de ensino e a conscientizao pblica para a proteo do meio ambiente; XII - controlar a produo, a comercializao e o emprego de tcnicas, mtodos e substncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente, na forma da lei; XIII - exercer o controle e fiscalizar as atividades e empreendimentos cuja atribuio para licenciar ou autorizar, ambientalmente, for cometida ao Municpio; XIV - observadas as atribuies dos demais entes federativos previstas nesta Lei Complementar, promover o licenciamento ambiental das atividades ou empreendimentos: a) que causem ou possam causar impacto ambiental de mbito local, conforme tipologia definida pelos respectivos Conselhos Estaduais de Meio Ambiente, considerados os critrios de porte, potencial poluidor e natureza da atividade; ou b) localizados em unidades de conservao institudas pelo Municpio, exceto em reas de Proteo Ambiental (APAs);

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA: ANALISTA ADMINISTRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI XV - observadas as atribuies dos demais entes federativos previstas nesta Lei Complementar, aprovar: a) a supresso e o manejo de vegetao, de florestas e formaes sucessoras em florestas pblicas municipais e unidades de conservao institudas pelo Municpio, exceto em reas de Proteo Ambiental (APAs); e b) a supresso e o manejo de vegetao, de florestas e formaes sucessoras em empreendimentos licenciados ou autorizados, ambientalmente, pelo Municpio.

Ao Distrito Federal cabem tanto as aes administrativas dos Estados quanto as dos Municpios (art. 10). Observe que boa parte das aes administrativas so comuns Unio, Estados e Municpios, mudando apenas o mbito de suas competncias. Como so 3 (trs) listas grandes, tente memorizar da seguinte forma: 1 - As aes que se limitam a um municpio tm competncia Municipal; 2 - As aes que envolvem em dois ou mais municpios dentro de um mesmo estado so de competncia Estadual; 3 As aes que envolvem dois ou mais estados, aes regionais, nacionais, internacionais, martimas, nucleares e no patrimnio gentico so de competncia da Unio. A dica de memorizao que coloquei acima a regra geral da diviso de competncias ambientais. A grande exceo dessa regra o licenciamento ambiental e as autorizaes de manejo e supresso de vegetao em APAs. APA (rea de Proteo Ambiental) uma categoria de Unidade de Conservao (UC) de uso sustentvel de grandes dimenses que envolve terras pblicas e/ou privadas. a categoria de UC menos restritiva e mais abrangente em termos de permissionamento de uso. Por isso a LC n.o 140/2011 no contemplou essa categoria de UC no critrio de quem instituiu a UC responsvel pelas aes dentro dela, que a regra geral para o licenciamento ambiental em Unidades de Conservao. O que a LC n. 140/2011 quis dizer com a expresso exceto APAs repetida vrias vezes justamente isso: desconsidere a APA como critrio de definio de competncias ambientais.

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA: ANALISTA ADMINISTRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI Na pratica, isso que dizer que quando se tratar de APA, devem ser usados os outros critrios, que so, basicamente, o esquema de memorizao que eu fiz para vocs. Vamos ver algumas questes sobre isso:

4 (COPUS-UEL) PGE/PR (2011) Procurador do Estado (Adaptada) A competncia material para agir sobre a maior parte das questes ambientais comum, o que significa que todas as entidades federadas podero, por meio de seus Poderes Executivos, atuar na proteo do meio ambiente. Todavia, em alguns casos, no possvel a atuao simultnea das trs esferas polticas, como ocorre com o licenciamento ambiental, em que h determinao de quando compete Unio, ou aos Estados ou aos Municpios licenciar atividades utilizadoras de recursos naturais ou que possam causar poluio ou degradao ambiental. Apesar de apresentar alguns termos mais complicados, esse item fez praticamente um resumo da LC n.o 140/2011. Competncia material (ou administrativa) o poder/dever do ente federado de agir sobre determinado assunto. As aes administrativas so formas de exerccio da competncia material. A execuo dessas aes administrativas fica a cargo do Poder Executivo de cada ente. O item afirma corretamente que a competncia ambiental comum, conforme prev o art. 3, caput, cada um dentro do mbito de sua competncia. O licenciamento ambiental (assim como as autorizaes ambientais) uma exceo a essa regra. Existem casos onde o licenciamento da Unio (art. 7, inciso XIV), casos em que o licenciamento dos Estados (art. 8, inciso XIV) e casos em que o licenciamento dos Municpios (art. 9, inciso XIV). Nesse caso no cabe ao simultnea, pois um empreendimento s pode ser licenciado por um nico ente federativo (art. 13). S existe a ao do ente competente ou as aes supletivas e subsidirias (arts. 2, 15 e 16). Item CERTO Prxima:

5 (FCC) MPE/AP (2012) Promotor de Justia (Adaptada)

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA: ANALISTA ADMINISTRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI A supresso de vegetao ser sempre autorizada pelo Estado. Todavia, se a Unio for o ente federativo competente para o licenciamento ambiental, a ela caber conceder a autorizao para a supresso da vegetao. Essa questo fez duas afirmaes. A primeira afirmao do item est incorreta. A supresso de vegetao, assim como outras aes administrativas, podem ser autorizadas tanto pela Unio, quanto pelos Estados, quanto pelos Municpios. Cada um no mbito de sua competncia. A Unio autoriza supresses de vegetao previstas no art. 7, inciso XV; os Estado autorizam supresses de vegetao previstas no art. 8, inciso XVI; e os Municpios autorizam supresses de vegetao previstas no art. 9, inciso XV. J a segunda est correta. Segundo o art. 7. Inciso XV, alnea b), ao administrativa da Unio aprovar a supresso de vegetao, de florestas e formaes sucessoras em atividades ou empreendimentos licenciados ou autorizados, ambientalmente, pela Unio. Se a Unio licenciou, ela que autoriza a supresso! Como o item possui uma afirmao verdadeira e outra falsa: Item ERRADO. Prxima:

6 - (FCC) MPE/AP (2012) Promotor de Justia (Adaptada) Cabe aos Municpios o licenciamento ambiental das atividades ou empreendimentos que causem ou possam causar impacto ambiental de mbito local, conforme tipologia definida pelos respectivos conselhos municipal do meio ambiente, segundo critrios fixados nesta Lei. A afirmao parece correta, no? Mas olha que peguinha safado desse item: Conforme o art. 9, inciso XIV, alnea a), observadas as atribuies dos demais entes federativos, cabe aos Municpios promover o licenciamento ambiental das atividades ou empreendimentos que causem ou possam causar impacto ambiental de mbito local, conforme tipologia definida pelos respectivos Conselhos Estaduais de Meio Ambiente, considerados os critrios de porte, potencial poluidor e natureza da atividade.

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA: ANALISTA ADMINISTRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI Quem define a tipologia dos empreendimento ou atividades causadoras de impacto ambiental local o Conselho Estadual de Meio Ambiente, no o municipal. Isso faz muito sentido. Imagina se cada municpio definisse, a seu modo, quais so os empreendimentos causadores de impacto local. Seria uma baguna! O item copiou o contedo da lei e apenas trocou a palavra estadual por municipal para tentar confundir o candidato. Por isso tenham toda ateno na hora de resolver as questes da prova para no cair nesse tipo de peguinha. Item ERRADO!

A grande mudana trazida pela LC n. 140/2011 foi a alterao das competncias do Licenciamento Ambiental, que anteriormente eram tratadas na PNMA. Ns j vimos, as competncias para o licenciamento ambiental esto definidas segundo os arts. 7, 8 e 9. Vamos ver o que mais essa norma fala sobre esse assunto. Os empreendimentos e atividades sujeitos ao licenciamento ambiental sero licenciados por um nico ente federativo (art. 13). Ou a atividade licenciada pela Unio, ou por um estado ou por um municpio. o chamado licenciamento em nico nvel de competncia. Em nenhuma hiptese o empreendimento ter que passar por dois licenciamentos em esferas diferentes. Os outros entes podem at se manifestar sobre o licenciamento ao ente responsvel pelo licenciamento, porm sua manifestao no vinculante, ou seja, o rgo licenciador no obrigado a acat-la. Vamos ver uma questo sobre isso:

7 (PGE/RO) PGE/RO (2011) Procurador do Estado (Adaptada) Um empreendimento pode ser licenciado em mais de um nvel de competncia, a depender da extenso do dano. Um empreendimento ou atividade no pode ser licenciado em mais de um nvel de competncia em hiptese nenhuma. Isso est claramente definido no art. 13. O que pode haver a ao supletiva, mas no conjunta. Outra alternativa a manifestao de outro ente sobre o licenciamento, mas essa manifestao no vinculante, pois a competncia originria deve ser respeitada.
Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA: ANALISTA ADMINISTRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI Outra coisa que deve ficar clara que a complexidade do empreendimento ou a extenso do impacto ambiental no critrio para definio de competncias para o licenciamento ambiental, pois no h essa previso na LC n.o 140/2011. Item ERRADO.

Outra novidade da LC n. 140/2011 foi trazer para o nvel de lei, dispositivos infralegais que eram tratados na Resoluo CONAMA n. 237/1997 (que no cai na nossa prova), vamos ver quais so eles, segundo o art. 14:

Art. 14. Os rgos licenciadores devem observar os prazos estabelecidos para tramitao dos processos de licenciamento. 1o As exigncias de complementao oriundas da anlise do empreendimento ou atividade devem ser comunicadas pela autoridade licenciadora de uma nica vz ao empreendedor, ressalvadas aquelas decorrentes de fatos novos. [grifei] 2o As exigncias de complementao de informaes, documentos ou estudos feitas pela autoridade licenciadora suspendem o prazo de aprovao, que continua a fluir aps o seu atendimento integral pelo empreendedor. 3o O decurso dos prazos de licenciamento, sem a emisso da licena ambiental, no implica emisso tcita nem autoriza a prtica de ato que dela dependa ou decorra, mas instaura a competncia supletiva referida no art. 15. 4o A renovao de licenas ambientais deve ser requerida com antecedncia mnima de 120 (cento e vinte) dias da expirao de seu prazo de validade, fixado na respectiva licena, ficando este automaticamente prorrogado at a manifestao definitiva do rgo ambiental competente.

O rgo ambiental s pode pedir uma nica complementao de estudo ambiental ao empreendedor e, enquanto isso, o prazo do licenciamento fica interrompido, s voltando a correr aps a apresentao da complementao por parte do empreendedor.

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA: ANALISTA ADMINISTRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI Se rgo ambiental no conseguir emitir a licena ambiental dentro do prazo, isso no significa emisso automtica de licena nem d direito ao empreendedor de agir como se a tivesse. A regra acima s vale para emisso. Na renovao, o empreendedor deve solicit-la com antecedncia mnima de 120 (cento e vinte) dias. Se, ao final desse prazo, o rgo ambiental no tiver renovado sua licena, essa fica prorrogada at a manifestao definitiva do rgo ambiental. O rgo ambiental responsvel pelo licenciamento de um empreendimento o responsvel pela fiscalizao, apurao de infraes e, conforme o caso autuao e instaurao de processo administrativo (art. 17). Isso no impede que outro rgo de outro ente federado atue na fiscalizao de um empreendimento. Se houver uma dupla autuao (uma do rgo licenciador e outra do outro ente federado) prevalece o auto de infrao lavrado pelo ente licenciador. Vou dar um exemplo para facilitar. O IBAMA (rgo federal de meio ambiente) licenciou uma industria de coleta e processamento de leo combustvel na zona de amortecimento do Parque Nacional de Braslia. Parque Nacional uma Unidade de Conservao federal, ou seja, instituda pela Unio, portanto a competncia do licenciamento da Unio. O rgo da Unio com atribuio para o licenciamento ambiental o IBAMA, ok? Aps 2 anos de funcionamento, um fiscal do IBRAM/DF, rgo de meio ambiente do Distrito Federal, contatou um vazamento de leo nessa indstria e lavrou auto de infrao contra ela, com base nos arts. 61. e 62 do Decreto n. 6.514/2008. Se o IBAMA no tiver autuado a indstria por esse fato, a autuao do IBRAM/DF ser legtima. Se o IBAMA j tiver autuado, cabe ao empreendedor, dentro do prazo de defesa, informar ao IBRAM/DF da autuao anterior para que ele no sofra dupla sano pelo mesmo fato. Vamos ver uma questo sobre isso:

8 (MPE/GO) MPE/GO (2012) Promotor de Justia (Adaptada) Extrai-se da Lei Complementar n 140/2011 dois princpios bsicos: 1) o licenciamento ambiental uno, sendo absolutamente vedada a duplicidade de licenciamento do mesmo empreendimento ou atividade; e, 2) somente quem licenciou o empreendimento ou atividade possui www.pontodosconcursos.com.br

Prof. Giancarlo Chelotti

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA: ANALISTA ADMINISTRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI competncia para lavrar auto de infrao em caso de infrao administrativa ambiental. O item fez duas afirmaes sobre o que pode ser extrado como princpios da LC n.o 140/2011. O primeiro princpio que Licenciamento uno, ou seja, o licenciamento em nico nvel de competncia, que j vimos que est expresso no art. 13. Portanto a primeira afirmao est correta. O segundo princpio que o item afirma que somente quem licenciou o empreendimento ou atividade possui competncia para lavrar auto de infrao em caso de infrao administrativa ambiental. Realmente o ente licenciador competente para lavrar auto de infrao ambiental, segundo o art. 17, caput, porm ele no o nico. O 3 desse mesmo artigo afirma que o disposto no caput do artigo no impede o exerccio pelos entes federativos da atribuio comum de fiscalizao da conformidade de empreendimentos e atividades efetiva ou potencialmente poluidores ou utilizadores de recursos naturais com a legislao ambiental em vigor, prevalecendo o auto de infrao ambiental lavrado por rgo que detenha a atribuio de licenciamento ou autorizao a que se refere o caput. Portanto a segunda afirmao est falsa. Item ERRADO. Agora vamos para a segunda parte da nossa aula.

II - INSTRUO NORMATIVA IBAMA N. 31, DE 3 DE DEZEMBRO DE 2009

Assim como a Lei n. 7.735/1989 e o Decreto n. 6.099/2007 (objeto da nossa primeira aula), essa norma tambm muito especfica do IBAMA. No recente concurso para Tcnico Administrativo (2012) ela no foi cobrada e nos concursos anteriores do IBAMA ela ainda no havia sido editada. Portanto esse o primeiro concurso que cai essa norma. Por isso farei igual eu fiz na primeira aula: apresentarei questes elaboradas por mim sobre os pontos que achar mais relevantes, ok? Tenho certeza que isso no prejudicar em nada o nosso curso. Pelo contrrio! Pois terei liberdade de abordar de diferentes formas os temas sem ficar preso a uma questo. Sem mais conversa, vamos continuar:
Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA: ANALISTA ADMINISTRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI A IN IBAMA n. 31/2009 regulamentou o Cadastro Tcnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras ou Utilizadoras de Recursos Ambientais (CTF-Poluidor) e o Cadastro Tcnico Federal de Instrumentos Defesa Ambiental (CTF-Ambiental). So obrigados a se cadastrar no CTF-Ambiental os Consultores Tcnicos Ambientais (pessoa fsica ou jurdica); indstrias de equipamentos de controle de atividades poluidoras e quem realiza o comercio, manuteno e instalao desses produtos (Anexo I) (art. 1). A lista de obrigados a se cadastrar do CTF-Poluidor muito extensa e envolve grandes (industrias qumicas) e pequenos poluidores (proprietrio de motoserra e pescadores amadores). No vou list-los aqui, mas sugiro que vocs deem uma lida no Anexo II dessa IN (art. 2). O registro nos CTFs devem ser feitos pela internet no sitio eletrnico do IBAMA (art. 3). As atividades cadastradas no CTF-Poluidor so obrigados a apresentar Relatrio de Atividades, onde devem constar as atividades desenvolvidas no perodo, conforme Anexo IV (art. 5). A efetivao nos CTFs ocorre aps o lanamento dos dados cadastrais, classificao do porte da empresa (quando for pessoa jurdica) e lanamento das informaes sobre as atividades desenvolvidas e sobre as barragens porventura existentes (art. 7). Se a pessoa ou atividade cadastrada no CTF estiver cumprindo corretamente as exigncias ambientais, pode ser emitido Certificado de Regularidade. A posse do Certificado de Regularidade ou do Certificado de Registro, no desobriga da obteno de outras licenas ou autorizaes para o exerccios de suas atividades (art. 11). As pessoas fsicas ou jurdicas que desenvolverem atividades agrcolas ou pecurias, includas na categoria Uso de Recursos Naturais do anexo II devem apresentar anualmente o Ato Declaratrio Ambiental, no qual devem conter informaes sobre a rea de preservao permanente (APP); reserva legal; reas de manejo florestal e reflorestamento (quando houver), bem como informaes sobre a rea utilizada para cada atividade; captao de gua e defensivos agrcolas (art. 9). Ao encerrar suas atividades, a pessoa jurdica deve cancelar seu registro, informando os motivos dele (art. 12). A suspenso temporria de atividades no isenta o detentor do registro da entrega dos relatrios e do pagamento de taxas, alm do cumprimento das obrigaes relativas atividade suspensa (art. 13). O registro ser suspenso quando houver declarao de que a pessoa no exerce mais a atividade e seu cancelamento seja solicitado. www.pontodosconcursos.com.br

Prof. Giancarlo Chelotti

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA: ANALISTA ADMINISTRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI A falta do registro de quem esteja obrigado sujeita a multa (art. 14), mesma sano prevista para aquele que deixa de entregar o Relatrio Anual de Atividades. A prestao de informaes falsas ou enganosas crime previsto na Lei de Crimes Ambientais (art. 69-A) alm de ser infrao administrativa. Vamos ver questes sobre isso:

9 - (Elaborada) As indstrias de fabricao de bebidas alcolicas no esto obrigadas ao Cadastro Tcnico Federal de Atividades Poluidoras ou Utilizadoras de Recursos Ambientais pois no exercem nenhuma atividade relacionada com o meio ambiente. Segundo o Anexo II da IN IBAMA n. 31/2009, a Indstrias de Produtos Alimentares e Bebidas fabricantes de bebidas alcolicas esto sujeitos ao CTF Poluidor. Por mais que esse tipo de empreendimento no exera nenhuma atividade diretamente ligada ao meio ambiente, ele considerado como potencialmente poluidor. Por isso a necessidade do cadastro. Item ERRADO. Prximo:

10 - (Elaborada) s atividades sujeitas ao Cadastro Tcnico Federal de Atividades Poluidoras ou Utilizadoras de Recursos Ambientais obrigatria a apresentao do Relatrio de Atividades e, no caso das atividades classificadas como agrcolas ou pecurias, devem apresentar tambm o Ato Declaratrio Anual. A IN IBAMA n. 31/2009 estabeleceu que todas as atividades sujeitas ao CTF Poluidor devem apresentar o Relatrio de Atividades, segundo o art. 7. Alm disso, quem desenvolver atividade classificada como agrcola ou pecuria, includa na categoria Uso de Recursos Naturais do Anexo II, devem apresentar anualmente o Ato Declaratrio Anual. Item CERTO. Ento isso alunos! Esses foram os artigos mais importantes da Lei Complementar n. 140/2011, que definiu as competncias ambientais, e da IN IBAMA n. 31/2009, que regulamentou o Cadastro Tcnico Federal. Espero ter contribudo para o seu aprendizado e que voc obtenha sucesso nos seus estudos! 2 Prof. Giancarlo Chelotti www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA: ANALISTA ADMINISTRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI No se esquea de ler as normas na integra para no deixar nenhum ponto de fora, ok? Fiquem com Deus e at a prxima aula! Bons estudos!

Agora vamos revisar os pontos mais importantes:

REVISO:

I - LEI COMPLEMENTAR N. 140/2011 * A proteo ao meio ambiente e s paisagens naturais, o combate poluio e a preservao das florestas, da fauna e da flora so atividades de competncia comum da Unio, Estados Distrito Federal e Municpios. Objetivos da competncia comum na proteo do meio ambiente: promover a gesto descentralizada, harmonizar as polticas e aes, evitar sobreposio de atuao, evitar conflitos de competncia e garantir a uniformidade da poltica ambiental no Brasil Atuao Supletiva: ao do ente da Federao que se substitui ao ente federativo originariamente detentor das atribuies, nas hipteses definidas nesta Lei Complementar; 1 hiptese: Estado ou DF no possui rgo ambiental capacitado ou conselho de meio ambiente Ao supletiva da Unio 2 hiptese: Municpio no possui rgo ambiental capacitado ou conselho de meio ambiente Ao supletiva do Estado 3 hiptese: Nem Estado ou DF nem Municpio possuem rgo ambiental capacitado ou conselho de meio ambiente Ao supletiva da Unio Atuao subsidiria: ao do ente da Federao que visa a auxiliar no desempenho das atribuies decorrentes das competncias comuns, 2 Prof. Giancarlo Chelotti www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA: ANALISTA ADMINISTRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI quando solicitado pelo ente federativo originariamente detentor das atribuies definidas nesta Lei Complementar. Instrumentos de Cooperao Institucional: consrcios; convnios; acordos de cooperao tcnica; Comisso Tripartite Nacional, Comisses Tripartites Estaduais e Comisso Bipartite do Distrito Federal; fundos pblicos e privados; e delegao. Aes de Cooperao: 1 - As aes que se limitam a um municpio tm competncia municipal; 2 - As aes que envolvem em dois ou mais municpios dentro de um mesmo estado so de competncia estadual; 3 As aes que envolvem dois ou mais estados, aes regionais, nacionais, internacionais, martimas, nucleares e no patrimnio gentico so de competncia da Unio. *Licenciamento Ambiental de APA: Desconsiderar o critrio de Unidade de Conservao como definio da competncia para o licenciamento. * O licenciamento ambiental ocorre em um nico nvel de competncia. *O rgo ambiental s pode pedir uma nica complementao de estudo ambiental ao empreendedor. *O rgo ambiental responsvel pelo licenciamento de um empreendimento o responsvel pela fiscalizao. Isso no impede que outro rgo de outro ente federado atue na fiscalizao de um empreendimento. Se houver uma dupla autuao, prevalece o auto de infrao lavrado pelo ente licenciador

II - INSTRUO NORMATIVA IBAMA N. 31/2009

Obrigatoriedade do CTF-Ambiental: Consultores Tcnicos Ambientais (pessoa fsica ou jurdica); industrias de equipamentos de controle de atividades poluidoras e quem realiza o comercio, manuteno e instalao desses produtos. Obrigatoriedade do CTF Poluidor: Anexo II. *As atividades e empreendimentos cadastrados no CTF-Poluidor so obrigados a apresentar Relatrio de Atividades. 2 Prof. Giancarlo Chelotti www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA: ANALISTA ADMINISTRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI *Aquele que desenvolver atividades agrcolas ou pecurias, includas na categoria Uso de Recursos Naturais do anexo II deve apresentar anualmente o Ato Declaratrio Ambiental.

QUESTES:

1 - (CESPE) IBAMA (2012) Tcnico Administrativo Acerca da competncia ambiental, regulada pela Lei Complementar n. 140/2011, julgue o item abaixo. Em caso de emisso de autorizao ambiental, inexistindo rgo ambiental capacitado ou conselho de meio ambiente no municpio, o estado deve desempenhar as aes administrativas municipais.

2 (FCC) MPE/AP (2012) Promotor de Justia (Adaptada) A atuao supletiva ou subsidiria aquela pela qual o ente da Federao se substitui ao ente federativo originariamente detentor da competncia para exercer o licenciamento ambiental.

3 (FCC) MPE/AP (2012) Promotor de Justia (Adaptada) A cooperao dos entes federativos no licenciamento ambiental se dar apenas por meio de convnios.

4 (COPUS-UEL) PGE/PR (2011) Procurador do Estado (Adaptada) A competncia material para agir sobre a maior parte das questes ambientais comum, o que significa que todas as entidades federadas podero, por meio de seus Poderes Executivos, atuar na proteo do meio ambiente. Todavia, em alguns casos, no possvel a atuao simultnea das trs esferas polticas, como ocorre com o licenciamento ambiental, em que h determinao de quando compete Unio, ou aos Estados ou aos Municpios licenciar atividades utilizadoras de 2 Prof. Giancarlo Chelotti www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA: ANALISTA ADMINISTRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI recursos naturais ou que possam causar poluio ou degradao ambiental.

5 (FCC) MPE/AP (2012) Promotor de Justia (Adaptada) A supresso de vegetao ser sempre autorizada pelo Estado. Todavia, se a Unio for o ente federativo competente para o licenciamento ambiental, a ela caber conceder a autorizao para a supresso da vegetao.

6 - (FCC) MPE/AP (2012) Promotor de Justia (Adaptada) Cabe aos Municpios o licenciamento ambiental das atividades ou empreendimentos que causem ou possam causar impacto ambiental de mbito local, conforme tipologia definida pelos respectivos conselhos municipal do meio ambiente, segundo critrios fixados nesta Lei.

7 (PGE/RO) PGE/RO (2011) Procurador do Estado (Adaptada) Um empreendimento pode ser licenciado em mais de um nvel de competncia, a depender da extenso do dano.

8 (MPE/GO) MPE/GO (2012) Promotor de Justia (Adaptada) Extrai-se da Lei Complementar n 140/2011 dois princpios bsicos: 1) o licenciamento ambiental uno, sendo absolutamente vedada a duplicidade de licenciamento do mesmo empreendimento ou atividade; e, 2) somente quem licenciou o empreendimento ou atividade possui competncia para lavrar auto de infrao em caso de infrao administrativa ambiental.

9 - (Elaborada) As indstrias de fabricao de bebidas alcolicas no esto obrigadas ao Cadastro Tcnico Federal de Atividades Poluidoras ou Utilizadoras de Recursos Ambientais, pois no exercem nenhuma atividade relacionada com o meio ambiente.

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA: ANALISTA ADMINISTRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI 10 - (Elaborada) s atividades sujeitas ao Cadastro Tcnico Federal de Atividades Poluidoras ou Utilizadoras de Recursos Ambientais obrigatria a apresentao do Relatrio de Atividades e, no caso das ativdiades classificadas como agrcolas ou pecurias, devem apresentar tambm o Ato Declaratrio Anual.

GABARITO:

1- C; 2- E; 3- E; 4- C; 5- E; 6- E; 7- E; 8- E; 9- E; 10- C.

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

Вам также может понравиться