Вы находитесь на странице: 1из 4

FESO, A IGREJA QUE DEIXOU O SEU PRIMEIRO AMOR.

Pr. Eraldo Cavalcante Passos FESO poca dos apstolos, grande crescimento da doutrina pura.

INTRODUO feso era uma das mais importantes dentre as onze cidades que constituam a provncia romana da sia. Historiadores geralmente calculam a populao da cidade no primeiro sculo entre 500.000 e 1.000.000. Foi nomeada por Csar Augusto, capital da provncia romana. Era um centro comercial religioso (onde se encontrava o grande templo da deusa Diana). Seu ambiente estava pleno de materialismo, porque era uma cidade muito rica e imoral (no templo da deusa Diana haviam prostitutas sagradas onde eram realizados escandalosos bacanais). Os fiis acreditavam que a esttua de Diana, que ficava no meio do templo era um meteorito que havia cado de Jpiter diretamente naquele lugar. Alm de Diana, adoravam tambm entre outros a Heros (deus pago da sensualidade), Atenas (deusa da sabedoria), Esculpis (deus da medicina), e como no poderia deixar de acontecer, tambm adoravam o Imperador Romano, que tinha o seu altar e o seu templo. Lendo o livro de Atos, percebemos que esta cidade era realmente um grande centro de supersties, mgicas e espiritismo (Atos 19:19). A pesar de todo este ambiente contrario ali se levantou una Igreja Crist. feso significa desejo ardente. E descreve o primeiro sculo da histria da igreja, o qual se caracterizou por um profundo amor, um ardente zelo por Cristo e uma inflexvel oposio aos falsos mestres e doutrinas erradas. A nossa proposta, neste estudo analisar a mensagem que foi dada a igreja dos Efsios e sacar alguns exemplos que nos serviro para saber se tambm Temos perdido ou deixado o primeiro amor.

SOBRE A IGREJA DE FESO O que sabemos sobre a histria da igreja em feso, est registrado em outros livros do Novo Testamento, conforme vemos nos relatos a seguir: No final de sua segunda viagem, Paulo deixou quila e Priscila em feso, onde corrigiram o entendimento incompleto de Apolo sobre o caminho do Senhor (Atos 18:18-26). Na terceira viagem, Paulo voltou para feso, onde pregou a palavra de Deus por trs anos (Atos 19:1-41; 20:31). Quando voltou dessa mesma

viagem, passou em Mileto e encontrou-se com os presbteros de feso (Atos 20:17-38). Durante os anos na priso, Paulo escreveu a epstola aos efsios. Tambm deixou Timteo em feso para edificar os irmos (1 Timteo 1:3).

Destas diversas referncias aos efsios, podemos observar algumas coisas importantes sobre essa igreja. Desde o incio, houve a necessidade de examinar doutrinas e aceitar somente o que Deus havia revelado. Assim, quila e Priscila ajudaram Apolo (Atos 18:26); Paulo advertiu os presbteros do perigo de falsos mestres entre eles (Atos 20:29-31), e orientou Timteo a admoestar os irmos a no ensinarem outra doutrina (1 Timteo 1:3-7). A carta de Paulo aos efsios destacou a importncia do amor (5:2), um tema frisado, tambm, nesta carta no Apocalipse. 1.-CADA IGREJA TEM O SEU MENSAJEIRO OU PASTOR, QUE RESPONSAVEL DIANTE DE DEUS (2:1) 1.1.- A palavra anjo tambm significa mensageiro. 1.2.- A responsabilidade dos pastores se menciona em Hebreus 13:17 1.3.- Deus cuida dos seus mensageiros (Salmo 105:15) 2.-JESUS ANDA NO MEIO DO SEU POVO (2:1b) Segundo Apocalipse. 1:20, as estrelas so os pastores e os castiais so as igrejas. Enquanto Ele tem na sua destra as sete estrelas (pastores), simultaneamente anda no meio dos castiais (igreja) para cumprir a sua Palavra (Mt 18:20). 3.- O SENHOR SABE O QUE FAZEMOS (2:2-4) 3.1.- Conhece as nossas obras: o servio que prestamos ou deixamos de fazer. 3.2.- Conhece o nosso trabalho: a palavra grega que empregada aqui significa o trabalho que nos faz transpirar; o trabalho duro; o que nos deixa exaustos; que demanda toda nossa energia e concentrao mental. 3.3.- Conhece nossa pacincia: pacincia, no idioma original do N.T., significa permanecer debaixo; permanecer firme frente a qualquer dificuldade. a valentia que suporta os sofrimentos e as dificuldades, e sempre sai vitoriosa. Quanta falta nos faz a pacincia! 3.4.- Conhece a defesa que fazemos do evangelho: Paulo havia predito que lobos vorazes causariam dificuldades na igreja de feso (Atos 20:29,30) e aqui vemos o cumprimento dessa palavra.

3.5.- Conhece nosso sofrimento: Todo aquele que se prope de seguir a Jesus se expe ao sofrimento. Conforme disse Paulo em Atos 14:22. 3.6.- Conhece nossa constncia: ...no te cansastes de trabalhar. Meu irmo, a batalha ainda no terminou! (Hebreos 12:3,4) 3.7.- Conhece a nossa apatia: (2:4) Os crentes dessa igreja haviam deixado o seu primeiro amor Esta a terrvel repreenso lanada a igreja de feso. A palavra deixaste, pode ser traduzida por: abandonaste. Ser que ainda somos to ardentes e fervorosos no Senhor como ramos nos primeiros dias de nossa f?

4.- A VOLTA AO PRIMEIRO AMOR (2:5a) 4.1. O que significa deixar o primeiro amor? Significa que eles haviam deixado de fazer as primeiras obras, as coisas que um dia, no principio da igreja eram frequentes. Ainda que os crentes de feso mantinham os princpios da doutrina de Cristo e faziam oposio ao erro agora o seu zelo e amor fervente, que haviam mostrado no principio, j no estava no corao deles. Isto no deve acontecer conosco. (Rom. 12:11-12). 4.2.- Jesus nos apresenta trs passos de retorno ao primeiro amor: 4.2.1.- Recordar: (Tornar em si) Este o primeiro passo no caminho de regresso. Jesus no est falando a inconversos, mas sim aos membros da igreja que haviam deixado o caminho de regresso. Em um pas distante o filho prdigo se lembrou (recordou) do seu lar. No foram as alfarrobas dos porcos que levou o filho prdigo ao arrependimento; foi a lembrana da casa do pai. (Luc.15:17). 4.2.2.- Arrependimento: Esta una ordem dada em tempo, de forma tempestiva, isto , a imediata ruptura contra o mal. O crente nunca deve entreter-se com o mal. Arrependermos significa admitir, reconhecer que tivemos a culpa. a mudana de atitude. Quando decidimos deixar o pecado e fazer a vontade de Deus, ns nos arrependemos. 4.2.3.- Fazer as primeiras obras: significa que devemos produzir o fruto, indicando que na verdade estamos arrependidos e que temos mudado. Na verdade a mudana de atitude (o arrependimento) produzir frutos (Mateus 3:8). Pelas obras, a pessoa arrependida mostrar a sinceridade da sua deciso. A Igreja de hoje precisa voltar prtica do primeiro amor.

5. REVIVENDO O AMOR COMO NO PRINCIPIO (Jeremias 2:1-2).

a. Comear a ler a palavra de Deus como no principio; (Salmos. 1-3; 42:1-2). b. Orar como fazia no principio; (Efsios 6:18). c. Trabalhar arduamente como antes; (Apocalipse. 2:2-3). d. Ser ativos outra vez, consolando aos aflitos, levantando a os cados, e instruindo a os novos convertidos; (1 Tessalonicenses. 5:14-15). e. Abrir os coraes para ofertar como antes; (2 Corntios. 8:3-4; 9:6-7). f. Dispostos a ensinar a Palavra de Deus como antes; (Efsios. 4:11-12). 6.- ESTA MENSAGEM TAMBEM PARA NOSSOS DIAS (2:7) 6.1- Ao que vencer "dar-lhe-ei a comer da rvore da vida... "Esta "rvore da vida" nos faz recordar Gn 2:9; 3:22; e Ap 22:2,14. 6.2.- para todo aquele que tem ouvidos para ouvir. 6.3.- para todas as igrejas.

CONCLUSO Quando uma igreja deixa o seu primeiro amor, deixa de ser igreja, por isso o Senhor lhes disse que ia tomar (arrancar) o seu castial, porque esse era um smbolo da luz divina que a real caracterstica da igreja, a luz do mundo Jesus. Como vimos o Senhor oferece uma grande beno para aqueles que se arrependem e regressam ao seu primeiro amor. Comer da rvore da vida algo que somente os vencedores tero direito. A beno oferecida por Cristo o dom da vida eterna que s Ele pode outorgar. Jesus lhe convida a juntar-se a Ele caro irmo e praticar o amor. No amor fingido, que demonstrado exteriormente, mas distante do corao. necessrio voltar s origens do amor que o prprio Jesus, o prprio Deus.

Вам также может понравиться