Вы находитесь на странице: 1из 10

Administrao Central Unidade de Ensino Mdio e Tcnico - CETEC

Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Tcnico


ETEC da Zona Sul So Paulo Classe Descentralizada do Cu Vila do Sol Cdigo: 134.03 Municpio: So Paulo

Eixo Tecnolgico: GESTO DE NEGCIOS Habilitao Profissional: TCNICO EM ADMINISTRAO Qualificao: AUXILIAR ADMINISTRATIVO Componente Curricular: TCNICAS ORGANIZACIONAIS C.H. Semanal: 2,5 Professor: Carlos Aparecido Arajo Mdulo: I

Centro Paula Souza 2013

Administrao Central Unidade de Ensino Mdio e Tcnico - CETEC

I Atribuies e atividades profissionais relativas qualificao ou habilitao profissional, que justificam o desenvolvimento das competncias previstas nesse componente curricular.
Desenvolver e preparar expedientes administrativos que se fizerem necessrios nas diversas unidades; Controlar a entrada e sada de materiais diversos, Inteirar-se dos trabalhos desenvolvidos em cada setor, visando orientar e facilitar a obteno de dados, documentos ou outras solicitaes dos superiores. Atualizar agendas de servio tanto manuais como eletrnicas; Localizar, organizar, classificar e manter atualizado a documentao da organizao. Realizar servios auxiliares no processo de arquivamento de documentos administrativos; Atender ao pblico em geral, averiguando suas necessidades para orient-los e/ou encaminh-los s pessoas e/ou setores competentes. Trabalhar em equipe e capacidade de organizao. Elaborar relatrios de atividades a serem apresentados direo da empresa.

Centro Paula Souza 2013

Administrao Central Unidade de Ensino Mdio e Tcnico - CETEC

II Competncias, Habilidades e Bases Tecnolgicas do Componente Curricular. Componente Curricular: N Competncias


1. Identificar o perfil profissional/ pessoal da sua rea de atuao. 2. Incorporar tcnicas de atendimento ao cliente, de gesto documental e do arranjo fsico do ambiente de trabalho. 3. Executar atividades compatveis com a cultura organizacional.

Mdulo: N Bases Tecnolgicas


1. Perfil Profissional e Pessoal do Tcnico em Administrao: responsabilidades, comportamento e atitudes do profissional em Administrao. 2. Tcnicas de atendimento (presencial e a distncia) ao cliente interno e externo: - Tcnicas de triagem, organizao e registro fluxo documental; - Planejamento e organizao do ambiente de trabalho/ leiaute; - Fundamentos e prticas ergonmicas na organizao do ambiente de trabalho; - Tcnicas de arquivamento e suas fases; - Tcnicas de arquivos de prosseguimento (follow up); - Tcnicas em agendas: o manual e eletrnica - Programas de qualidade/ atendimento ao cliente NBR ISO 10002:2004 Gesto da Qualidade satisfao do cliente, excelncia no atendimento; Housekeeping 3. Administrao do tempo: conceitos e aplicao.

Habilidades
1.1. Apresentar postura profissional no desenvolvimento das atividades e nos relacionamentos interpessoais. 1.2. Aplicar os objetivos, as atividades e procedimentos em sua rea de atuao. 2.1. Atender clientes (presencial e a distncia). 2.2. Triar, organizar, classificar, registrar e encaminhar correspondncias. 2.3. Identificar e desenvolver no ambiente de trabalho um leiaute organizado, ergonmico e acessvel. 2.4. Selecionar, organizar, classificar e arquivar documentos. 2.5. Executar, coordenar, controlar e organizar agendas: manual e eletrnica. 2.6. Praticar atendimento ao cliente interno e externo em concordncia com programas de gesto da qualidade ao atendimento. 2.7. Organizar o ambiente de trabalho, conservar os equipamentos e utilizar recursos pautando-se na sustentabilidade. 3.1. Aplicar tcnicas de administrao do tempo em ambientes administrativos. 3.2. Executar com responsabilidade as prticas administrativas.

Centro Paula Souza 2013

III Procedimento Didtico e Cronograma de Desenvolvimento Componente Curricular: Tcnicas Organizacionais Habilidade Bases Tecnolgicas / Competncias
1. Identificar o perfil profissional/ pessoal da sua rea de atuao. 1.1. Apresentar postura profissional no desenvolvimento das atividades e nos relacionamentos interpessoais. 1. Identificar o perfil profissional/ pessoal da sua rea de atuao. 1.1. Apresentar postura profissional no desenvolvimento das atividades e nos relacionamentos interpessoais. 1. Identificar o perfil profissional/ pessoal da sua rea de atuao. 1.2. Aplicar os objetivos, as atividades e procedimentos em sua rea de atuao. 1. Identificar o perfil profissional/ pessoal da sua rea de atuao. 1.2. Aplicar os objetivos, as atividades e procedimentos em sua rea de atuao.

Mdulo: I Procedimentos Didticos


Aula inaugural com a apresentao das bases tecnolgicas e mtodos de avaliao.

Cronograma / Dia e Ms 04/02

1. Perfil Profissional e Pessoal do Tcnico em Administrao: responsabilidades, comportamento e atitudes do profissional em Administrao.

Aula expositiva para definio Comportamento Organizacional e sua importncia;

19/02

1. Perfil Profissional e Pessoal do Tcnico em Administrao: responsabilidades, comportamento e atitudes do profissional em Administrao. 1. Perfil Profissional e Pessoal do Tcnico em Administrao: responsabilidades, comportamento e atitudes do profissional em Administrao. 1. Perfil Profissional e Pessoal do Tcnico em Administrao: responsabilidades, comportamento e atitudes do profissional em Administrao.

Aula expositiva com discusso sobre a situao atual do mundo do trabalho, enfocando as rpidas transformaes ocorridas durante os ltimos anos e refletindo sobre a sua dinmica. Aula expositiva com o objetivo de iniciar a anlise dos fundamentos do comportamento individual nas organizaes e suas possveis influncias sobre o desempenho. Aula expositiva para anlise dos conceitos de crena, valor e atitude; Discusso sobre a satisfao no trabalho;

26 /02 a 04 / 03

11/03

18/03

Administrao Central Unidade de Ensino Mdio e Tcnico - CETEC

2. Incorporar tcnicas de Aula expositiva sobre o objetivo principal do atendimento ao cliente, de gesto atendimento que encantar o cliente, documental e do arranjo fsico do permitindo torn-lo um parceiro da instituio, ambiente de trabalho. capaz de agregar desenvolvimento e 2.1. Atender clientes (presencial e aprimoramento. a distncia). 2. Incorporar tcnicas de atendimento ao cliente, de gesto documental e do arranjo fsico do ambiente de trabalho. 2. Tcnicas de triagem, 2.2. Triar, organizar, classificar, organizao e registro fluxo Aula expositiva sobre Aspectos necessrios registrar e encaminhar documental. para um bom atendimento. correspondncias. 2.3. Identificar e desenvolver no ambiente de trabalho um leiaute organizado, ergonmico e acessvel. 2. Planejamento e organizao 2. Incorporar tcnicas de Aula expositiva sobre Ergonomia fsica e a do ambiente de trabalho/ atendimento ao cliente, de gesto preocupao com caractersticas humanas leiaute; fundamentos e prticas documental e do arranjo fsico do anatmicas, antropomtricas, fisiolgicas e ergonmicas na organizao ambiente de trabalho. biomecnicas e como estas relacionam-se com do ambiente de trabalho. 2.4. Selecionar, organizar, as atividades fsicas. classificar e arquivar documentos. 2. Incorporar tcnicas de atendimento ao cliente, de gesto documental e do arranjo fsico do 2. Tcnicas de arquivamento e ambiente de trabalho. suas fases; tcnicas de 2.5. Executar, coordenar, controlar arquivos de prosseguimento e organizar agendas: manual e Aula expositiva sobre mtodos de arquivamento (follow up); tcnicas em eletrnica. e guarda de documentos. agendas: 2.6. Praticar atendimento ao o manual e eletrnica. cliente interno e externo em concordncia com programas de gesto da qualidade ao atendimento. 2. Tcnicas de atendimento (presencial e a distncia) ao cliente interno e externo.

25/03

01/04

08/04

15/04

Centro Paula Souza 2013

Administrao Central Unidade de Ensino Mdio e Tcnico - CETEC

2. Programas de qualidade/ atendimento ao cliente NBR ISO 10002:2004 Gesto da Qualidade satisfao do cliente, excelncia no atendimento; Housekeeping.

2. Incorporar tcnicas de atendimento ao cliente, de gesto documental e do arranjo fsico do ambiente de trabalho. 2.7. Organizar o ambiente de trabalho, conservar os equipamentos e utilizar recursos pautando-se na sustentabilidade.

Aula expositiva sobre tcnicas de arquivamento: mtodo numrico simples, cronolgico, digito-terminal e mtodo ideogrfico ou temtico. Avaliao individual sobre contedo aplicado at o momento.

22/04

29/04 06/05

3. Administrao do tempo: conceitos e aplicao

3. Administrao do tempo: conceitos e aplicao

3. Administrao do tempo: conceitos e aplicao

3. Administrao do tempo: conceitos e aplicao

3. Executar atividades compatveis com a cultura organizacional. Aula expositiva sobre administrao do tempo e 3.1. Aplicar tcnicas de os trs princpios da Metodologia Trade. administrao do tempo em ambientes administrativos. 3. Executar atividades compatveis Aula expositiva com a discusso sobre a o com a cultura organizacional. 3.1. Aplicar tcnicas de administrao processo de comunicao nas empresas. do tempo em ambientes administrativos. 3. Executar atividades compatveis com a cultura organizacional. Aula expositiva sobre as Mudanas 3.1. Aplicar tcnicas de administrao Organizacionais no Mundo Atual do tempo em ambientes administrativos. 3. Executar atividades compatveis Aula expositiva com reflexo a respeito da com a cultura organizacional. influncia dos novos paradigmas 3.2. Executar com responsabilidade as organizacionais com consequncias nas prticas administrativas. relaes de trabalho. Reviso de contedo e correo de questionrio base para a avaliao. Avaliao individual abrangendo todo contedo passado durante o curso.

13/05 a 20/05

27/05

03/06 a 10/06 17/06 24/06

Centro Paula Souza 2013

Administrao Central Unidade de Ensino Mdio e Tcnico - CETEC

IV Procedimentos de Avaliao Componente Curricular: Tcnicas Organizacionais Instrumentos de Competncia Indicadores de Domnio (por extenso) Avaliao
1. Avaliar demandas e tcnico em administrao; situaes-problema no - Relaes interpessoais; mbito da rea profissional. 2. Propor solues parametrizadas por viabilidade tcnica e econmica aos problemas identificados.
- Postura profissional do Pesquisa e apresentao escrita / oral. Elaborao de Projetos Tcnicos. Relatrios de prticas ensaios / experimentos. Relatrio de trabalho de campo e de visitas tcnicas. Avaliao escrita individual. Estudo de caso. Pesquisa e apresentao escrita / oral. Elaborao de Projetos Tcnicos. Relatrios de prticas / ensaios / experimentos. Relatrio de trabalho de campo e de visitas tcnicas. Avaliao escrita individual.

Critrios de Desempenho
Clareza; Coeso; Exatido; Criticidade e preciso. Aplicar critrios aos dados da avaliao. Comparar os resultados com os critrios estabelecidos, feed-back, com os alunos. Correlao; Pertinncia. Clareza, objetividade, coerncia, organizao, observao direta, participao, interesse, frequncia e pontualidade.

Mdulo: I Evidncias de Desempenho


Apresentao de relatrios. Laudo; Fichamento; Desempenho prtico que evidencie: Apresentao de relatrios logstica. O aluno desenvolveu o projeto de acordo com a rea segundo o contedo apresentado em aula. - Registrar os dados da avaliao. - Interpretar resultados da avaliao. - Utilizar dados da avaliao no planejamento. - Comparar os resultados com os critrios estabelecidos (feed-back). - Sntese (oral ou escrita) da proposta de soluo do problema com: as fontes consultadas as informaes selecionadas organizadas em ordem de relevncia.

- Aplicao dos objetivos, as atividades e procedimentos em sua rea de atuao;

- Incorporao de tcnicas de atendimento ao cliente, de gesto documental e do arranjo fsico do ambiente de trabalho; 3. Correlacionar - Triar, organizar, classificar, formao tcnica s registrar e encaminhar demandas do setor correspondncias; - Identificar e desenvolver no produtivo. ambiente de trabalho um leiaute organizado, ergonmico 4. Identificar fontes de pesquisa sobre o objeto em e acessvel. - Executar, coordenar, controlar estudo. e organizar agendas: manual e 5. Elaborar instrumentos de eletrnica; pesquisa para - Praticar atendimento ao desenvolvimento de cliente interno e externo em concordncia com programas projetos. de gesto da qualidade ao 6. Constituir amostras para atendimento; - Organizar o ambiente de pesquisas tcnicas e trabalho, conservar os cientficas, de forma equipamentos e utilizar

Centro Paula Souza 2013

Administrao Central Unidade de Ensino Mdio e Tcnico - CETEC

criteriosa e explicitada. 7. Analisar dados e informaes obtidas de pesquisas empricas e bibliogrficas.

recursos pautando-se na sustentabilidade; - Aplicar tcnicas de administrao do tempo em ambientes administrativos.

Habilitao Profissional: Sem Habilitao

Centro Paula Souza 2013

V Material de Apoio Didtico para Aluno (inclusive bibliografia) Bibliografia: ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional So Paulo Prentice Hall, 2002 GONALVES, Jos Ernesto Lima Os novos desafios da empresa do futuro RAE, 1997 DRUCKER, Peter - Sociedade ps capitalista Nobel, 1992 NONAKA, Ikujiro A empresa criadora do conhecimento Harvard Business Review , nov.1991 KANAANE, Roberto. Comportamento humano nas organizaes. Atlas, 1995 VI Estratgias de Recuperao Contnua e Paralela (para alunos com baixo rendimento/dificuldades de aprendizagem)
Reviso da matria e desenvolvimento de trabalhos. Os alunos que apresentarem rendimento insatisfatrio e frequncia inadequada s aulas tero orientao de estudo e trabalhos extras.

VII Identificao: Nome do professor: Carlos Aparecido Arajo Assinatura: VIII Parecer do Coordenador de rea: Data: 18/02/2013

Nome do coordenador(a): Assinatura: Data:

Centro Paula Souza 2013

Administrao Central Unidade de Ensino Mdio e Tcnico - CETEC

Centro Paula Souza 2013

Вам также может понравиться