Вы находитесь на странице: 1из 12

A Utilizao das TICS no processo de Ensino e Aprendizagem da Fsica

Ruth Brito de Figueiredo Melo


Resumo Com a evoluo dos computadores, e conseqentemente da tecnologia, a sociedade tem vivido constantemente os impactos desses avanos tecnolgicos em seu cotidiano. No podendo o ensino ficar alheio a essa realidade, o professor tem o principal papel de contribuir para a disseminao das TICS no contexto escolar. Dentro deste contexto este artigo tem o objetivo de mostrar a importncia da utilizao dessas tecnologias no processo de ensinoaprendizagem da fsica, atravs da utilizao do software educativo Modellus. Palavras Chave: TICS, Ensino de Fsica, Software Modellus. Abstract: With the evolution of computers, and therefore the technology, the company has consistently lived the impact of these technological advances into their daily lives. Education may not be unaware of this reality, the teacher has the key role in contributing to the spread of ICTs in the school context. Within this context this article aims to show the importance of using these technologies in the teaching and learning of physics through the use of educational software Modellus. Keywords: TIC'S, Physics Teaching, Software Modellus.

UEPB

1. Introduo
De acordo com Hestenes apud Santos (2006), a fsica uma cincia de carter experimental, a qual apresenta conceitos abstratos, e apenas o uso do ensino tradicional, se torna inadequado, ou seja, quando os conceitos so apresentados atravs de uma metodologia unicamente verbal ou textual, costumam apresentar falhas no processo de ensinoaprendizagem. Sendo assim, o nosso objetivo , dentro dessa perspectiva, refletir sobre a importncia das TIC`S no

UniversidadeFederaldePernambucoNcleodeEstudosdeHipertextoeTecnologiasnaEducao

Ensino de Fsica, atravs da utilizao do software educacional Modellus, o qual se utiliza de simulao e modelagem computacional. Ainda dentro deste contexto:
Os cursos de Comunicao precisam refletir e estimular seus alunos a compartilhar o questionamento sobre essas questes. Somos todos parceiros, relutantes ou entusiasmados, necessitando adquirir novas habilidades (literacy digital) para alcanar velhas metas (informao, conhecimento). medida que o mundo caminha para tornarse uma rede de fibras ticas, interconectando pessoas e mquinas, novas formas de colaborao tendem a aparecer, de modo que nossos conceitos sobre comunicao e informao precisaro ser reavaliados. A convergncia de tecnologias, pedagogias e teorias cientficas e literrias indica a complexidade e a riqueza da revoluo digital. (LEVACOV, 2008, p.29).

So conhecidas as dificuldades e os problemas que afetam o sistema de ensino em geral e particularmente o ensino de Fsica, as quais no so recentes e tm sido diagnosticados h muitos anos, levando diferentes grupos de estudiosos e pesquisadores a refletirem sobre suas causas e conseqncias. De acordo com Pereira (2000), fora da escola, professores e alunos, esto permanentemente em contato com tecnologias cada vez mais avanadas. Eles vivem e atuam nesta realidade como cidados participativos, mas no conseguem introduzilas dentro do contexto educacional por diversos motivos. Foi diante desta realidade de reconhecer o valor e a importncia das tecnologias de informao e comunicao (TIC`s), que o presente artigo trata de um trabalho de pesquisa onde se investiga a utilizao da simulao e da modelagem computacional como ferramenta auxiliar ao ensino da fsica, atravs do software Modellus, como forma de minimizar as dificuldades referentes ao ensino dessa cincia. A populao alvo desta pesquisa foi constituda de duas turmas do 3 ano do ensino mdio, de uma escola pblica da rede estadual de ensino em Campina Grande, PB. Feito um levantamento nas turmas supracitadas, observouse a necessidade de investigar de que forma o software de simulao e modelagem computacional poderia vir a contribuir no ensino de fsica.

UniversidadeFederaldePernambucoNcleodeEstudosdeHipertextoeTecnologiasnaEducao

Tendo em vista que o contedo de eletricidade no ensino mdio tido pelos alunos como contedo de grande complexidade, o estudo focou o software

Modellus, atravs dos contedos de eletricidade em especifico a lei de ohm,


observando a sua eficcia bem como a sua possvel contribuio na construo do conhecimento de fsica, para os alunos do 3 ano do ensino mdio.

2. As TICS e o Ensino de Fsica


Vivemos atualmente em uma sociedade guiada por avanos tecnolgicos, onde o computador tem sido ferramenta de principal utilizao. De acordo com Schuhmacher et al (2002), a evoluo dos computadores nas ltimas dcadas, trouxeram mudanas significativas em diversas reas, mostrando a imensa capacidade que os mesmos oferecem. Os computadores se encontram inseridos no desenvolvimento da Fsica nos ltimos anos, independentemente da sua natureza terica ou experimental, sendo claramente perceptvel a sua imensa influncia na resoluo de grandes problemas. Este desenvolvimento tecnolgico tem modificado profundamente o

cotidiano das pessoas, e a escola no pode ficar alheia a essa realidade, ela precisa se adaptar e ensinar ao aluno como conviver com essas novas tecnologias (TIC`S) tambm dentro da escola, para que ele possa atuar como cidado participante dentro e fora do contexto educacional. (MORAN, 2000 APUD OLIVEIRA & FISHER, 2007) ressaltam que o uso das tecnologias de informao e comunicao na educao pode proporcionar processos de comunicao mais participativos, tornando a relao professoraluno mais aberta, interativa. Estudos recentes mostram que a utilizao de novas tecnologias no ensino em geral, e em especifico no ensino da fsica, tem contribudo de forma significativa, para a compreenso por parte dos alunos dos contedos fsicos.

UniversidadeFederaldePernambucoNcleodeEstudosdeHipertextoeTecnologiasnaEducao

Mas quando falamos das escolas pblicas, muitas delas no h os recursos mnimos necessrios. E quando h a presena desses recursos, muitas vezes, os professores no conseguem apliclos por falta de capacitao e planejamento tanto por parte deles, como tambm por falta das escolas, em utilizar as novas tecnologias no processo educacional. O uso das tecnologias de informao e comunicao (TIC`s), no espao escolar faz resignificar o conceito de conhecimento. atravs das ferramentas tecnolgicas, e a partir de mediaes atuantes que as potencialidades se afloram (SANTOS 2006). As TIC`s tm provocado grandes mudanas em novas vidas, elas tm o importante papel de viabilizar novas formas de produo do conhecimento (MORAN, 1995).

3. Dificuldades no Ensino de fsica e o uso do Software de simulao e modelagem computacional Modellus


Para Moreira (2002), apesar do grande avano da pesquisa acadmica sobre o ensino de Fsica no Brasil, no sentido da compreenso dos problemas relativos ao ensino dessa cincia, e da existncia de um sistema de divulgao, ainda h pouca aplicao desses resultados em sala de aula. Para Santos (2006), As dificuldades que os alunos possuem na aprendizagem dos conceitos da Fsica so conhecidas, e os mtodos tradicionais de ensino e a ausncia de meios pedaggicos modernos e de ferramentas que auxiliem a aprendizagem constituem as causas deste problema. (MARANDINO, 2001 APUD MOREIRA, 2002) afirma que os resultados dessas pesquisas em ensino de fsica ainda encontram resistncias sua aplicao na prtica pedaggica, visto que a prtica concreta dos professores na rea ainda marcada por perspectivas tradicionais de ensino e aprendizagem, seja por motivos polticos e econmicos da prpria educao, seja por problemas na prpria formao do professor de Cincias.

UniversidadeFederaldePernambucoNcleodeEstudosdeHipertextoeTecnologiasnaEducao

Quando falamos da utilizao das TIC`S atravs do uso de softwares Educacionais no Ensino de Fsica, ainda h poucos trabalhos desenvolvidos na rea de Simulao e Modelagem Computacional com aplicao nos ambientes de aprendizagem. Para Cavalcanti (2006), A insero da informtica nas aulas de Fsica, bem como, o uso de programas de simulao, proporciona realizar experimentos que s seriam viveis em laboratrio, alm de reproduzir com preciso situaes reais, oportunizando ao professor e ao aluno um trabalho rico em possibilidades. Para Ferreira (2000), softwares que trabalham Simulao e modelagem promovem uma maior viabilidade do processo de ensinoaprendizagem da fsica, pois atravs de situaes observveis da vida real e modelveis por programas computacionais, o aluno poder correlacionar os conceitos vistos em sala de aula e apliclos com o uso do software. Etimologicamente falando, um modelo uma representao, uma

interpretao simplificada da realidade, ou uma interpretao de um fragmento de um sistema segundo uma estrutura de conceitos. No caso da fsica, a modelagem computacional, trata de utilizar modelos com variveis fsicas e manipular e controlar essas variavis, para a melhor compreenso de uma teoria, postulado ou teorema fsico, para a busca da soluo de problemas fisicos. A simulao e modelagem computacional juntas, fazem com que o aluno compreenda melhor os problemas fisicos, controlando as variaveis, estabelecendo relaes entre essas variavis e o contedo ministrado pelo professor em sala de aula, objetivando assim um maior entendimento do contedo. O software Modellus um software que trabalha com Simulao e modelagem computacional, e que permite ao aluno fazer experimentos conceituais utilizando modelos matemticos. Alm disso, ele uma ferramenta computacional onde podemos trabalhar com a interpretao dos conceitos, no se detendo apenas nos clculos, mas tambm na representao destes.

UniversidadeFederaldePernambucoNcleodeEstudosdeHipertextoeTecnologiasnaEducao

Escolhemos o Modellus visto que o mesmo um software que direcionado ao ensino de fsica, qumica e matemtica, e que permite a alunos e professores realizarem experincias com modelos matemticos, controlando variveis como tempo, velocidade, distncia, e etc., tambm sendo possvel analisar a variao de uma funo, bem como sua representao grfica, utilizar exerccios j propostos, ou ainda, criar o seu prprio exerccio. Tambm reconhecemos nele a importncia de resgatarmos o ensino das aplicaes da Matemtica. A utilizao de tecnologia e a nfase na modelao podem contribuir para a superao ou minimizao das dificuldades existentes. Muitas vezes os alunos no conseguem compreender de uma forma mais objetiva os conceitos fsicos, por no apresentarem requisitos mnimos de matemtica, os quais so obtidos nas series anteriores. Feito um levantamento com duas turmas de 30 alunos do 3 ano do ensino mdio, das principais dificuldades encontradas por eles, referentes aos contedos de fsica, observouse a grande dificuldade que eles possuem na compreenso de conceitos bsicos como os de corrente eltrica, voltagem e associao de resistores, descritos pela lei de ohm. Assim, durante a utilizao do software Modellus, alm de exemplificarmos e mostrarmos a eles que circuitos eltricos, nos dias de hoje, so elementos bsicos de qualquer aparelho eltrico e eletrnico, como rdios, TV,

computadores, automveis, aparelhos cientficos, etc., podemos mostrar atravs de uma simulao, o calculo da resistncia equivalente de um circuito, bem como do calculo das respectivas tenses e correntes de cada resistor. Na figura 1, temos o exemplo do software Modellus, trabalhando a simulao e a modelagem de formas conjuntas, onde observamos que o Modellus possui ferramentas amplas e modernas, deixando o aluno livre para criar e modificar o modelo quantas vezes ele quiser. Esse exemplo foi obtido na internet, e foi possvel a sua modificao e a utilizao. uma atividade exploratria sobre a lei de ohm.

UniversidadeFederaldePernambucoNcleodeEstudosdeHipertextoeTecnologiasnaEducao

Figura 1 Exemplo de simulao e modelagem computacional (software modellus ) aplicao da Lei de Ohm

Fonte:<http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S01027442006000400011&script=sci_arttext> Acesso em 07/01/2009.

4. Aprendizagem Significativa
Mas para trabalharmos com qualquer ferramenta no contexto educacional, sendo ela computacional ou no, precisamos investigar de que forma o aprendiz relaciona e compreende os conceitos fsicos trabalhados, com o uso do computador, e como ele relaciona os conceitos e clculos por ele j conhecidos com os novos conceitos a ele apresentados (VEIT et al, 2002). De acordo com a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, citada por (DORNELES et al, 2006), a aprendizagem significativa medida que o novo contedo incorporado s estruturas de conhecimento de um aluno e adquire significado para ele a partir da relao com seu conhecimento prvio, existente na sua estrutura cognitiva. Neste processo, a nova informao interage em comum estrutura de conhecimento especfico, que Ausubel chama de subsunores.

UniversidadeFederaldePernambucoNcleodeEstudosdeHipertextoeTecnologiasnaEducao

Quando o contedo escolar a ser aprendido no consegue ligarse a algo j conhecido, ocorre o que Ausubel chama de aprendizagem mecnica, ou repetitiva, ou seja, as novas informaes so aprendidas sem interagir com conceitos relevantes existentes na estrutura cognitiva prvia. Assim, se a pessoa decora as frmulas, as leis, os conceitos, mas esqueceos aps a avaliao, houve uma aprendizagem mecnica e no significativa, pois o novo contedo passa a ser armazenado isoladamente ou por meio de associaes arbitrrias na estrutura cognitiva. (PELIZZARI et al, 2002). Para haver uma aprendizagem significativa, Ausubel detalha que so necessrias duas coisas primordiais: a primeira que o aluno deve ter a vontade e a disponibilidade de aprender, e a segunda, que o conteudo a ser ministrado ao aluno tem que ser potencialmente significativo ( PELIZZARI et al, 2002). Devese salientar que isso muda de pessoa pra pessoa, pois um contedo pode ser significativo pra um aluno, mas no ser necessariamente significativo para o outro. A aprendizagem descoberta,como significativa pode ser obtida tanto por meio da

por meio da repetio. E de acordo com Ausubel, o

conhecimento que obtido de maneira significativa retido e lembrado por mais tempo, aumentando a capacidade de aprender novos contedos de maneira mais fcil, como tambm, facilitando a reaprendizagem, uma vez se a informao original for esquecida. Diante destes pressupostos, podemos dizer que as animaes interativas utilizadas em softwares de simulao e Modelagem Computacional a exemplo do software Modellus podem ser mediadoras da aprendizagem significativa dos conceitos de Fsica. Burak & Barbiere (1994), cita que uma das principais relaes entre a modelagem matemtica e a teoria Ausubeliana e a de aproveitar os conhecimentos j adquiridos pelos alunos possibilitandolhes formas de encontrar significados matemticos no seu cotidiano, para participarem da construo de conceitos matemticos no s de maneira formal como tambm de forma a interferir e interagir com o seu meio.

UniversidadeFederaldePernambucoNcleodeEstudosdeHipertextoeTecnologiasnaEducao

claro que para tornar a aula realmente significativa, o docente necessita antes de tudo planejar e organizar os objetivos e os pontos a serem trabalhados naquela aula, trabalhando por etapas, fazendo em primeiro lugar uma sondagem com seus alunos para determinar alguns conhecimentos que os mesmos j tenham, para possibilitar a tomada de decises.

Algumas reflexes e busca por respostas


Para Arajo et al (2004), dentre as varias possibilidades de uso da informtica no ensino da fsica, simulao e modelagem computacional juntas, possibilita um enriquecimento do ensino da fsica, levando os estudantes a trabalhar com o processo de construo e analise do conhecimento, partindo de conceitos mais gerais, para os mais especficos, proporcionando uma aprendizagem mais significativa. Foi dentro deste contexto, que ressaltamos a importncia de utilizarmos esse tipo de ferramenta de maneira a auxiliar o processo educativo, mas sabemos que o professor possui papel fundamental nesse processo como incentivador da utilizao das TICS na educao, pois atravs delas, o aluno pode ser levado a criar e construir com eficcia, o seu prprio conhecimento, no s na escola, mas no seu cotidiano, oportunizandolhe a ampliao do seu prprio conhecimento, como um ser polticosocial. Atravs da utilizao do Modellus, os alunos

mostraram mais motivao as aulas, bem como relataram que o software proporciona uma aprendizagem mais dinmica e interativa, pois trabalha com simulao e modelagem matemtica, apresentando os princpios da teoria de Ausubel sobre a aprendizagem significativa, uma fez que o mesmo aproveita os conhecimentos prvios dos alunos, levandoos a relacionar os conhecimentos adquiridos com o seu cotidiano e tornando mais fcil o entendimento de conceitos mais especficos, incentivando a tomada de decises, bem como a interao social.

UniversidadeFederaldePernambucoNcleodeEstudosdeHipertextoeTecnologiasnaEducao

Para Burak & Barbiere (1994), abordagens que enfatizem a simulao e a modelagem matemtica propiciam uma aprendizagem significativa, como uma ferramenta capaz e eficaz para a compreenso e interpretao da realidade, trazendo benefcios aos alunos no desenvolvimento do pensamento lgico matemtico, tornando mais rico e interessante o processo de ensinoaprendizagem e contribuindo de forma significativa para com esse processo. Assim, o aluno aprende participando, tomando atitudes diante de fatos, vivenciando sentimentos e escolhendo procedimentos para atingir seus objetivos, assimilando ento com maior profundidade os contedos. claro que a utilizao do software educativo de simulao e modelagem computacional deve ser uma ferramenta de maneira a auxiliar o processo didtico, e nunca como um fim em si mesmo. O professor deve incentivar o aluno a opinar, debater e questionar sobre os resultados que vo sendo encontrados.

Referncias bibliogrficas
ARAJO, et al . Atividades de modelagem computacional no auxlio interpretao de grficos da cinemtica. Revista Brasileira de Ensino de Fsica, v. 26, n.2, So Paulo, 2004. Disponvel em <HTTP: // WWW. Scielo.br/pdf/rbef/v26n2/allv26n2.pdf>. Acesso em 26/01/09.

BURAK & BARBIERE. Artigo sobre: Modelagem Matemtica e suas implicaes para uma Aprendizagem significativa, 1994. Disponvel em <HTTP: // www.dionisioburak.com.br/CNMEMDaniela.pdf>. Acesso em 28/02/09.

CAVALCANTI, F. O uso das simulaes computacionais no ensino da Fsica. Revista Brasileira de Ensino de Fsica, v. 28, n.4, 2006, disponvel em

UniversidadeFederaldePernambucoNcleodeEstudosdeHipertextoeTecnologiasnaEducao

10

<HTTP://WWW.cet.ucs.br/ eventos/outros/egem/cientificos/cc13.pdf..pdf>. Acesso em 12/02/09.

DORNELES, et al. Simulao e modelagem computacionais no auxilio a aprendizagem significativa de conceitos bsicos de eletricidade: parte I circuitos eltricos simples. Revista Brasileira de Ensino de Fsica, v. 28, n.4, 2006, disponvel em <HTTP: // WWW. Scielo.br/pdf/rbef/v28n4/allv28n4.pdf>. Acesso em 26/01/09.

FERREIRA, A. Estratgias Pedaggicas Fsica e a Teoria

em de

Aulas de Ausubel, 2000.

Cincias

e de

Disponvel em

<HTTP://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xvii/sys/resumos/t04841.pdf>. Acesso em 25/02/09.

LEVACOV, M. Do analgico ao digital: A comunicao e a informao no final do milnio. FABICO UFRGS. Disponvel em: Http://www.filomenamoitamoodle.com/file.php/3/do_analogico_ao_virtual_2.pdf . Acesso em 03/06/09.

MOREIRA, M.A. Investigaes em Ensino de Cincias, 2002. Disponvel em <HTTP: // WWW. if.ufrgs.moreira 2002>. Acesso em 16/07/08.

MORAN, J.M. Os novos espaos de atuao do educador com as tecnologias, 1995. Disponvel em <HTTP: // WWW.eca.usp.br/prof/Moran/espaos. htm >. Acesso em 18/06/08.

OLIVEIRA, E; FISHER, J. Tecnologia Na Aprendizagem:A informtica como alternativa no processo de ensino. Revista de divulgao tcnicocientfica do ICPGVol. 3 n. 10 jan.jun./2007.

UniversidadeFederaldePernambucoNcleodeEstudosdeHipertextoeTecnologiasnaEducao

11

PEREIRA, S. O computador na escola, 2000. Disponvel em <HTTP: // WWW.geocities.com/Spereira>. Acesso em 26/05/08.

PELIZZARI et al. Teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. Revista PEC, bomjesus. BR, Curitiba, v.2, n.1, p.3742, jul. 2002. Disponvel em <HTTP: // WWW.adriananap@bomjesus.com. htm >. Acesso em 27/01/09.

SANTOS, R. TIC`s uma tendncia no ensino da matemtica, 2006. Disponvel em <HTTP: // WWW.meu artigo.brasilescola.com/educao/tics. htm >. Acesso em 15/06/08.

SCHUHMACHER, et al. Experincias Virtuais Aplicadas em Aulas de Teoria de Fsica, 2002. Disponvel em :< HTTP: //inf.unisul.br/~ines/workcomp/cd/pdfs/2810.pdf>. Acesso em 20/01/09.

VEIT, E.A. Modelagem no ensino de Cincias e os parmetros curriculares, 2002. Disponvel em <HTTP: // WWW.if.ufrgs.br/cref/ntef/publica. htm >. Acesso em 20/06/08.

UniversidadeFederaldePernambucoNcleodeEstudosdeHipertextoeTecnologiasnaEducao

12

Вам также может понравиться