Вы находитесь на странице: 1из 11

MTODO DE RECONSTITUIO DO DESENHO DOS MOTIVOS DA CERMICA GUARANI DA REA DO VALE DO RIO PARANAPANEMA COMO FONTE DE INFORMAO 1 Eduardo

Pereira Matheus edu_dida13@hotmail.com Bolsa PROEX BAE II FCT/UNESP Hiuri Marcel di Baco hiuridibaco@gmail.com Bolsa CNPq MAE/USP Walter de Freitas Vieira walterf.vieira@hotmail.com Bolsa PROEX BAE II FCT/UNESP Roberto Roncolato Soares beto_alphabits@hotmail.com Aluno de graduao em Geografia FCT/UNESP Juliana Aparecida Rocha Luz juliluzz@Yahoo.com.br Membro do LAG/FCT/UNESP Neide Barroc Faccio nfaccio@terra.com.br DPUA/FCT/UNESP RESUMO O artigo trata da apresentao de uma metodologia para reconstituio grfica dos motivos presentes em cermicas arqueolgicas Guarani. A metodologia consiste na digitalizao e vetorizao das decoraes presentes na cermica, utilizando o Programa de Computador Corel Draw. Essa uma forma de restaurar os motivos da cermica, sem comprometer a integridade da pea arqueolgica.Tal trabalho foi desenvolvido no Laboratrio de Arqueologia Guarani, da FCT/UNESP, no mbito do Projeto Paranapanema (PROJPAR), com o objetivo de disponibilizar esses motivos para anlise do Sistema de Ocupao Regional Guarani do Vale do Rio Paranapanema. Os motivos da cermica Guarani constituem-se em vetores de

Eixo Temtico: Geografia Ambiental e da Sade.

informao dos grupos Guarani, tendo em vista o fato de que cada ocupao apresenta uma forma prpria de apresent-los sobre a superfcie da cermica. Palavras-Chave: Grafismo Guarani Cermica Arqueolgica Projeto

Paranapanema Programa Corel Draw.

INTRODUO

Este resumo expandido apresenta o mtodo utilizado para a reconstituio de grafismos presentes em cermicas de stios arqueolgicos guarani, localizados na regio do Vale do Rio Paranapanema. Essa metodologia foi desenvolvida no mbito do LAG (Laboratrio de Arqueologia Guarani), da Faculdade de Cincias e Tecnologia (FCT), Universidade Estadual Paulista (UNESP). A reconstituio do grafismo Guarani presente na cermica foi possvel por meio da vetorizao dos traos presentes nas peas, pelo software Corell Draw, com o objetivo de restaurar os desenhos dos motivos da cermica Guarani. Esta tcnica constitui-se em importante estratgia de restaurar o grafismo Guarani sem interferir na pea arqueolgica. O Museu de Arqueologia e Etnologia da USP vinha restaurando o grafismo Guarani utilizando a prpria pea. Contudo, demonstramos que possvel o restauro do grafismo sem interferir na pea arqueolgica. A elaborao de um mtodo para a realizao da reconstituio grfica do desenho dos motivos da cermica Guarani da rea do ProjPar (Projeto Paranapanema), tem permitido que sejam realizados estudos na rea dos grafismos Guarani. O grafismo Guarani relacionado por arquelogos e etngrafos cosmologia, religio e a cenas do cotidiano dos ndios guarani, como a caa e o abatimento de animais. Esse ProjPar foi criado na dcada de 1960, pela Profa. Dra. Luciana Pallestrini, que o coordenou at 1987, quando a coordenao foi passada para o Prof. Dr. Jos Luiz de Morais, tambm do MAE/USP. Esse projeto possui vrias linhas de pesquisa, entre elas o grafismo Guarani, coordenado, na regio do Baixo Paranapanema, pela Profa. Dra. Neide Barroc Faccio. At o momento foi realizado o restauro dos motivos Guarani de 132 fragmentos cermicos e de oito peas inteiras (FACCIO, 2011). A partir do restauro desses motivos foi possvel identificar uma srie motivos mnimos. Esses motivos mnimos quanto associados na superfcie das vasilhas cermicas formam cenas do cotidiano dos indgenas Guarani.

Contudo, a interpretao dos motivos Guarani no fazem parte dos objetivos do presente artigo. OBJETIVOS

O objetivo deste artigo demonstrar uma metodologia para representar graficamente os desenhos presentes na cermica Guarani de sete stios arqueolgicos Guarani, localizados no Municpio de Iep, SP, com vistas a divulgao desses registros arqueolgicos no sentido de contribuir com o desenvolvimento de pesquisas arqueolgicas, que relacionam esses registros a relatos etnogrficos e com a curadoria desse material. METODOLOGIA

A metodologia, em tela, surgiu da necessidade de reproduzir os motivos da cermica Guarani, sem interferir no registro arqueolgico, bem como promover a curadoria desse material. O presente trabalho teve como procedimento metodolgico inicial a seleo das peas com grafismo. Aps a seleo, o primeiro passo foi digitalizar as peas. Aps a digitalizao, foi iniciado o trabalho de vetorizao, no software Corell Draw. O primeiro passo foi escanear ou fotografar as peas com cmera digital, para que assim fosse realizado o processo de vetorizao dos traos grficos existentes nas peas (Fotos 1 e 2).

Foto 1: Fragmento de cermica, com decorao, selecionado para realizao da reconstituio grfica do motivo da cermica Guarani e escaneados. Stio Lagoa Seca, Iep/SP.

Foto 2: Fragmento de cermica, com decorao, selecionado para realizao da reconstituio grfica do motivo da cermica Guarani e escaneados. Stio Lagoa Seca, Iep/SP.

O segundo passo consistiu em copiar digitalmente os traos presentes nas peas, da forma como se apresentavam, deixando em branco as partes que foram apagadas com o tempo pelo processo de intemperismo. Alguns dos grafismos estavam muito apagados, impossibilitando o reconhecimento para digitalizao. Sendo assim, essas peas no puderam ser trabalhadas (Figuras 1 e 2).

Figura 1: Desenho vetorizado da forma como se apresentava. Stio Lagoa Seca, Iep/SP.

Figura 2: Desenho vetorizado da forma como se apresentava. Stio Lagoa Seca, Iep/SP.

Concluda a vetorizao digital dos esboos grficos visveis na pea, passamos para a terceira fase, com o processo de reconstituio dos grafismos, procurando reproduzir a sua forma original (Figuras 3 e 4).

Figura 3: Motivos Guarani reconstitudos. Stio Lagoa Seca, Iep/SP.

Figura 4: Motivos Guarani reconstitudos. Stio Lagoa Seca, Iep/SP.

Nesse processo valido ressaltar a importncia de retratar os traos das peas, sem alterar os originais. Para isso, foi preciso ter o artefato em mos, durante todo o trabalho de reconstituio. OS NDIOS GUARANI

O grupo indgena Guarani surgiu de um grande grupo na Amaznia, que migrou para outras regies, seguindo a direo dos rios. Dentre as regies para onde os Guarani foram, est a regio do vale do Rio Paranapanema, onde esto localizados os sete stios Guarani, dos quais se originam as 140 peas cermicas alvo deste artigo.

Para se instalarem, os Guarani escolhiam ambientes perto de rios que permitissem a captao de gua para o consumo, a pesca e suas necessidades cotidianas (FACCIO, 2011). Buscavam lugares apropriados para o desenvolvimento da agricultura de subsistncia, da caa, da coleta de frutas, de ervas medicinais e de matrias-primas que faziam parte de seus costumes. A alimentao do grupo guarani era baseada na coleta de frutas, razes de vegetais no cultivados, na pesca, coleta do mel, ovos de pssaros; na caa de animais como capivara e algumas aves. A agricultura era praticada utilizando o sistema de coivara, que consistia na queima da vegetao. Os principais alimentos cultivados eram a mandioca, o milho, o amendoim, a batata doce, alm de ervas medicinais. Para os Guarani o territrio apresenta um significado de relaes sociais, reconhecimento, identidade de um povo, repleta de signos, tradies, rituais, costumes e prticas socioculturais. Para que possam sobreviver e se reproduzir, necessitam de muito mais terras do que as que utilizam simplesmente para morar. Dias (1994/95), ao discorrer sobre os Tupiguarani expe que:
No sculo da chegada dos europeus, este grupo dominara e se expandira por vasta extenso do territrio americano, especialmente nas reas onde se constituiriam o Brasil e as repblicas vizinhas do Uruguai, Argentina e Paraguai, atingindo ainda parte do Peru e provavelmente mesmo a Amaznia equatoriana. Embora com inmeras variantes locais, expressas tanto nos aspectos da sua cultura material quanto nos dialetos em uso, constituam, sem dvida, uma grande sociedade, unida por incontveis aspectos sociais, sejam nas suas estruturas mentais, estando tambm vinculadas a uma lngua padro (DIAS, 1994/95, p. 113-114).

De acordo com o autor, os estudiosos dividiram a lngua Tupi-Guarani em dois grupos falantes diferenciados: Tupi ou Tupinamb (no norte do territrio) e Guarani (no sul). No entanto, estas variantes no impediram a compreenso geral da lngua Tupi-Guarani. Alm da lngua, outros fatores desta tradio, como a confeco e pintura da cermica, foram marcantes em sua cultura. As caractersticas dessa cultura foram materializadas em seus artefatos que foram repetidos nos variados grupos locais e permitiram a sua identificao como um complexo social distinto e peculiar, capaz de ser reconhecido em qualquer ponto do espao por eles ocupado (DIAS, 1994/95, p.114).

Desse modo, os Tupiguarani puderam ser agrupados dentro de uma extensa macroorganizao cultural, em que as variaes entre os grupos desse complexo s poderiam ser visualizadas nas micro diferenciaes resultantes de adaptaes locais. Nesse contexto que surge a importncia de estudos regionais sobre o Guarani arqueolgico. As peculiaridades regionais desta cultura so explicadas por Scatamacchia (1990) como resultado de contatos com portadores de outras regies e adaptao a diferentes ambientes. Estes dois tipos de interferncia ocasionaram algumas mudanas, que foram, entretanto, de carter superficial, pois a tradio permaneceu reconhecvel como tal, pelo menos por mil anos (SCATAMACCHIA, 199 0, p. 44). Dias (1994/95) aponta duas teorias, que segundo ele so mais aceitas, sobre a origem e continuidade do complexo Tupiguarani em territrio brasileiro. Estas teorias so as apresentadas por Schmitz e Brochado. Segundo Dias a teoria ou modelo de Schmitz (1991) concorda com a origem amaznica. Para Schmitz os Tupiguarani j deveriam estar fixados nas florestas subtropicais em reas correspondentes ao sul e repblicas vizinhas ao redor do nascimento de Cristo. Alguns sculos depois j haveriam duas populaes diferenciadas, uma do Paranapanema para o norte, de fala tupi, caracterizando a Sub-Tradio Pintada e outra daquele vale para o sul, constituindo a Sub-Tradio Corrugada, de fala guarani. Entre os dois grupos haveria variveis tecnolgicas e econmicas, como exemplo o autor cita o formato do vasilhame e a preferncia agrcola: mandioca doce pelos Guarani, no sul, e mandioca amarga pelos Tupi no norte. O modelo de Brochado (1980, 1984 e 1989) caracterizado, por Dias, como mais complexo, resultante de uma viso desenvolvida por Lathrap e seus seguidores. Neste modelo a Amaznia seria o principal centro de desenvolvimento e difuso cultural das tradies produtoras de cermica. A partir de ondas originadas internamente, a cermica indicaria a disperso de populaes que teriam se espalhado por diversas direes, aproveitando a extensa rede fluvial da regio. Nesta perspectiva, Brochado defende que os Proto-Guarani descenderam de um ramo da Sub-Tradio Guarita que aps uma longa e descaracterizadora viagem atingiu os sul do pas. Os Proto-Tupi teriam sua origem em ramos da Sub-Tradio Miracanguera que aps colonizar a ilha de Maraj, teria se expandido do norte para o sul pelo litoral atlntico. Neste modelo o autor destaca que tanto o Proto-Tupi quanto o Proto-Guarani estariam vinculados Tradio Policrma da Amaznia.

Do exposto, Dias (1994/95) acrescenta, em concordncia com os autores citados, que o atual Estado de So Paulo seria o foco de disperso dos dois conjuntos ou o ponto convergente das extremidades do suposto movimento. Prous (1992) respalda a teoria, de origem amaznica para a cultura Tupiguarani, dizendo que vrios autores, desde o sculo XIX at Lathrap e os Evans sustentam a hiptese de que o centro original de disperso deve ser procurado na Amaznia, j que uma tradio dessa regio equatorial apresenta decorao policrmica sobre fundo branco. O autor apresenta que: Existindo indcios de um recuo da floresta na bacia, entre 3500 e 2000 BP, que poderia ter impelido grupos silvcolas a se deslocarem para novas terras, haveria uma explicao para a emigrao da stima famlia do tronco para o sul: seria de origem dos tupiguarani (sem hfen) arqueolgicos, os nicos responsveis pela cermica policrmica no-amaznica (PROUS, 1992, p.410). Tal como Dias, Prous apresenta o modelo de Brochado, acrescentando alguns detalhes:
Brochado, seguindo Lathrap, tenta explicar a diferena entre as duas subtradies a partir de movimentos populacionais oriundos do baixo e mdio curso do rio Amazonas (...) considera que a separao entre falantes prototupis e protoguaranis teria acontecido por volta de 500 BC entre a foz do rio Madeira e a ilha de Maraj, onde j existiria uma tradio ceramista com decorao policrma. Alguns portadores da subtradio policrma Guarita premidos por uma forte presso demogrfica, ter-se iam deslocado pelos rios Madeira e Guapor: sua cermica teria perdido alguns traos tradicionais (...) pouco depois antes da era crist, este grupo teria chegado bacia dos rios Paran e Uruguai. Mais tarde, os grupos prototupis teriam se individualizado a partir da cultura Marajoara entre 500 e 1000 AD, margeando o litoral para o sul antes de iniciar tardiamente a penetrao do planalto. Os ceramistas das duas ondas migratrias ter-se-iam finalmente encontrado no limite entre os estados do Paran e So Paulo (PROUS, 1992, p. 413).

As mudanas climticas poderiam ter acarretado a disperso dos Tupiguarani no territrio. Estas mudanas climticas com intensidade suficiente para causar grandes alteraes na vegetao afetaria seriamente a subsistncia destes grupos que partiam em busca de outros ambientes.

RESULTADOS E DISCUSSES

A vetorizao por meio do software Corell Draw foi desenvolvida LAG, buscou contribuir com estudos realizados sobre Grupos Guarani na regio do vale do Rio Paranapanema. Dessa forma, a realizao de uma pesquisa, em fontes bibliogrficas,

ajudou a esclarecer aspectos sobre os Guarani.


Nesse contexto, o mtodo de digitalizao e vetorizao da decorao presente nas peas foi desenvolvido com o objetivo de realizar a reconstituio do grafismo da cermica Guarani, de forma a representar, o mais fiel possvel, os traos originais presentes nos fragmentos cermicos.

O desenvolvimento de tal metodologia proporcionou a representao e o conhecimento das decoraes presentes na cermica, produzida pelos ndios Guarani, na regio do vale do Rio Paranapanema. A utilizao dessa metodologia possibilitou a gerao de um registro importante para o conhecimento de caractersticas do modo de vida dessa populao. Verificamos que as 140 peas trabalhadas apresentavam semelhanas, quando pertenciam a um mesmo stio arqueolgico. Dessa forma, ficou claro que os motivos da decorao da cermica Guarani servem para identificar diferentes grupos guarani que ocuparam a rea hoje conhecida como municpio de Iep. Isso ficou claro quanto contrastamos os motivos de um mesmo stio com os demais. Essa afirmao encontrou respaldo nas dataes feitas para as cermicas dos sete stios em anlise. Essas dataes esto em dentro de um perodo de 700 a 1668 AP (FACCIO, 2011).
CONSIDERAES FINAIS A metodologia de reconstituio dos grafismos presentes na cermica Guarani, da rea do ProjPar, foi desenvolvida a partir de um mtodo digital, por meio de um programa de computador, possibilitando uma melhor interpretao dos desenhos presentes nas cermicas. Essa tcnica apresentou to bons resultados que j possibilitou as primeiras interpretaes do grafismo da cermica Guarani, do Municpio de Iep. Essas interpretaes, aliadas a dataes das cermicas tem possibilitado o conhecimento do Sistema Regional de Ocupao Guarani do Vale do Rio Paranapanema, lado paulista, tendo em vista que temos verificado que ocupaes diferentes apresentam diferentes motivos mnimos, bem como diferentes reformas de associar esses motivos em uma mesma vasilha.

Sabemos que esses motivos refletem aspectos do cotidiano desses ndios, mas no nosso objetivo fazer este tipo de discusso, no momento de desenvolvimento que se encontra esta pesquisa. Nesse artigo apresentamos resultados preliminares e acreditamos que a partir de tais resultados, ser possvel divulgar os motivos utilizados nas peas. Nessa rea, certamente, traro novos conhecimentos a respeito da cultura Guarani, bem como para a populao em geral, por meio de Programas de Educao Patrimonial. Procuramos relacionar a geografia e a informtica aos estudos arqueolgicos, utilizando os instrumentos que as duas oferecem para obter conhecimento sobre particularidades do modo de vida dos povos que habitaram o Vale do Rio Paranapanema no passado. A arqueologia analisando e interpretando a cultura material resgatada, a geografia analisando o ambiente escolhido como territrio do grupo que foi o cenrio da produo desses artefatos e a informtica reconstituindo graficamente caractersticas importantes das peas que constituem a cultura material. Com isso procuramos demonstrar a importncia da cultura material como instrumento para o conhecimento de aspectos do modo de vida dos ndios Guarani na pr-histria do Brasil.

Assim, o estudo do grafismo Guarani vai alm da simples tcnica de restauro de motivos hora apresentada.
BIBLIOGRAFIA DIAS, O, F. Consideraes a respeito dos modelos de difuso da cermica Tupi-Guarani no Brasil. Revista de Arqueologia, So Paulo, 8:2, (1994/95). FACCIO, N. B. Arqueologia Guarani na rea do Projeto Paranapanema: estudos dos Stios de Iep, SP. Vol. 1. 401p. Tese de Livre Docncia, Museu de Arqueologia e Etnologia, Universidade de So Paulo, So Paulo, 2011. PROUS, A. Arqueologia Brasileira. Braslia: 1992. 613 p.

SCATAMACHIA, M. C. M. A tradio policrmica no leste da Amrica do Sul videnciada pela ocupao guarani e tupinamb: fontes arqueolgicas e etno-histricas.1990. Tese Doutorado em Antropologia Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas da Universidade de So Paulo, So Paulo, 1990, 310f.

SCHMITZ, P. I. O aparecimento da cermica como indicador de mudana do padro de subsistncia. Revista de Arqueologia. SOCIEDADE BRASILEIRA DE ARQUEOLOGIA, v. 6, p. 32-40. 1991.

Вам также может понравиться