Вы находитесь на странице: 1из 6

1 - Fatores biolgicos e sociais 1.

1 -Piaget Criticado injustamente por "desprezar" os fatores sociais no dese nvolvimento humano, mas o que justo afirmar que ele no se deteve longamente nesta questo. " A inteligncia humana somente se desenvolve no individuo em funo de interaes sociais que so, em geral, demasiadamente negligenciadas." (pg 11) " O homem um ser essecialmente social, impossvel, portanto, de ser pensado fora do contexto da sociedade em que nasce e vive. Em outras palavras, o homem no social, (...), o homem visto como imune aos legados da histria e da tradio, este homem simplesmente no existe." (idem) Para Piaget, o adulto social se d quando sure a qualidade da "troca" intelectual, o grau timo de socializao se d quando tal troca atinge o equilibrio. "No total, o equilibrio de uma troca de pensamentos supe: 1 - um sistema comum de signos e de definies 2 - uma conservao das proposies vlidas obrigando aqueles que as reconhece como tal 3 - uma reciprocidade de pensamentos entre os interlocutores." (pg. 14) ser social = agrupamento = pensamento operatrio Para Piaget, segundo Yves, as etapas do ser social acompanha as etapas do desenvolvimento: Sensrio motor (0 2 anos )=zero social Pr-operatrio (2 7 anos)= faltam elemntos para ser um ser plenamente social Operatrio (8 em diante)= j um ser plenamente social capaz de realizar trocas ntelectuais)

Relao de Coao= visto por Piaget como caminho ao empobrecimento das relaes sociais e representa um freio ao desenvolvimento da inteligncia, porm, destaca importante e dominante na vida da criana pequena (pai/filho, adulto/criana) "Deter pura e simplesmente uma verdade, mas sem poder provla ou demonstr-la, ainda no ser racional." (pg. 19) Relao de Cooperao= representam justamente aquelas que vo pedir e possibilitar desenvolvimento de ser racional. > discusso/"troca" de pontos de vista. para Piaget, a cooperao trata-se de um mtodo. > cooperao - noo de igualdade e respeito mtuo. A cooperao, necessrio ao desenvolvimento das operaes mentais tem seu incio, segundo Piaget, nas relaes entre crianas, da a simpatia que ele sempre teve pelos trabalhos em grupo como alternativa pedaggica.

"(...) Piaget pensa o social e suas influncias sobre os indivduos pela perspectiva da tica!" (pg. 21) ~ser coercitivo ou ser cooperativo para Piaget, depende de atitude moral. O indivduo deve querer ser cooperativo. Ser cooperativo no to fcil, necessrio ter condies intelectuais e postura tica. A teoria de Piaget uma grande defesa do ideal democrtica, mas uma defesa de carter cinetfico, uma vez que ele procura demonstrar que a democracia a condio necessria ao desenvolvimento e contruo da personalidade.

1.2 - Vygotsky - Processos de formao de conceitos - estudou os fatores biolgicos e sociais no desenvolvimento psicolgico e a questo da formao de conceitos. v REMETEM A DISCUSO V ~relao pensamento e linguagem, mediao cultural, processo de internalizao e papel da escola.

O ser humano um ser social e a acultura molda o funcionamento psicolgico do homem Vygotsky deu importncia ao substrato material do desenvolvimento psicolgico, especificamente o crebro. " As concepes de Vygotsky sobre o funcionamento do crebro humano fundamentam-se em sua ideia de que as funes psicolgicas superio res so construdas ao longo da histria social do homem." (pg. 24)

CREBRO: SISTEMA ABERTO, MODIFICVEL, DE GRANDE


PLASTICIDADE, CUJA ESTRUTURA E MODOS DE FUNCINAMENTO SO MOLDADOS AO LONGO DA HISTRIA DA ESPCIE E DO DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL. Nos estgios iniciais do desenvolvimento, as atividades mentais apoiam-se principalmente em funes mais elemntares, enquanto es estgios subsequentes a participao de funes superiores torna-se mais importante. Criana= regies do crebro responsvel pelos processos mais elementares Adulto= regies do crebro ligados a pensamentos mais complexos. " Assim sendo, leses em determinadas reas corticais podem levar a sndromes completamente diferentes, dependendo do estgio de desenvolvimento psicolgico do indivduo em que a leso ocorra." pg. 26) Processo de Internalizao "Ao longo de seu desenvolvimento o indivduo internaliza formas culturalmente dadas de comportamento, num processo em que atividades externas, fues interpessoais, transformamse em atividades internas, intrapsicolgicas. O processo de internalizao, assim, fundamental no desenvolvimento do funcionamento psicolgico humano." (pg. 27)

DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CONCEITUAL (SEGUNDO VYGOTSKY)

1 ESTGIO = criana forma conjuntos sincrticos, agrupando objetos com base em nexos vagos, subjetivos e baseados em fatores perceptuais, como a proximidade espacial por exemplo. 2 ESTGIO = "pensamentos por complexos", pensamentos concretos e factuais 3 ESTGIO = levar formao dos conceitos propriamente ditos, a criana agrupa objetos com base num nico atributo, sendo capaz de abstrair caractersticas isoladas da totalidade da experincia concreta. ~ o percurso gentico no linear pois o 3 estgio no aparece necessriamente quando o 2 estgio completou todo seu desenvolvimento. " A trajetria de desnvolvimento de um conceito j est predeterminada pelo significado que a palavra que o designa tem na linguagem dos adultos." ( pg. 30)

" O desenvolvimento dos conceitos espontanos da criana ascendente, enquanto o desenvolvimento dos seus conceitos cientifcos descendente para um nvel mais elementar e concreto." (pg 31) A aprendizagem fundamental para o desenvolvimento desde o nascimento da criana = a interveno pedaggica provoca avanos que no ocorreriam espontaneamente. 1.3 - Wallon Do ato motor ao Ato mental: a gnese da inteligncia segundo Wallon A sua matria prima para o estudo foram crianas doentes, casos de retardom epilepsia, anomalias psicomotoras em geral. Utilizou o mtodo da psicologia, a observao. Para Wallon, o conhecimento extra-cortical, isto est " fora do crebro". como se fosse uma parte do corpo humano.

" Para Wallon, o ser humano organicamente social, isto , sua estrutura orgnica supe a interveo da cultura para se atualizar." (pg.36) os temas mais pensados por Wallon foram o movimento, emoo, inteligncia e personalidade. Seu grande eixo de pesquisa foi a motricidade. A relao com o ato motor igualado ao ato psicomotor. ~ ato mental se desenvolve a partir do ato motor ETAPA IMPULSIVA DA MOTRICIDADE _ aps o nascimento _ perodo medulobulbar, motricidade disponibiliza alm de reflexos, apenas movimentos impulsivos, globais, incoordenados. A partit destes evoluiro os movimentos expressivos. esta etapa dura aproximadamente 3 meses. ETAPA EXPRESSIVO EMOCIONAL _ 3 meses ao final do 1 ano_ amadurecimento das estruturas mesonceflicas do sistema extrapiramidal, aliado resposta social do ambiente, sob forma de interpretao do significado ( bem-estar e mal-estar) dos movimentos. Maior parte so apelos s pessoas. > 6 meses aos 1 ano e 12 meses _ marcha, preenso, capacidade de investigao ocular sistemtica, gestos instrumentais. >Preenso em pina _ por volta dos 9 meses. Perodo Sensrio- Motor - consiste em movimentos que contm ideias ( pegar + olhar + andar). indica que se trata de movimentos que contm idias. O movimento, a princpio, desencadeia e conduz o pensamento. O controle do gesto pela ideia inverte-se ao longo do desenvolvimento. ETAPAS DA INTELIGNCIA > 1 ANO DE VIDA - fase afetiva - trata-se nitidamente de um afase de construo do sujeito, onde o trabalho cognitivo est latente e ainda indiferenciado da atividade afetiva. > 2 ANO DE VIDA - fase da inteligncia prtica ou das situaes ( tambm conhecida como sensrio motora) explorao intensa e sistemtica do ambiente > + ou - 3 ANO DE VIDA - fase projetiva - as falas e as condutas representativas so inegveis, confirmando uma nova forma de relao com o real, que emancipar a intelig~encia do quadro perceptivo imediato. > + ou - 5 ANO DE VIDA - fase sincretismo - com afuno simblica e a linguagem. inaugura-se o pensamento discursivo - dilogos sustentados. ( "O sol o cu, mas no so a mesma coisa.) > + ou - dos 5 AOS 9 ANOS - fase categorial - reduo do sincretismo, permitindo o aparecimento de uma forma mais diferenciada de pensamento. S o pensamento categorial permitir, a atribuio das qualidades especficas de um objeto, tornando-o assim distinto de outros, sem carregar consigo os demais atributos do objeto em que aparece. Enquanto o " pesado" do barco, por exemplo,

estiver confundido com as suas outras caractersticas, como " grande", ser impossvel chegar soluo do problema do afundamento da faca. " A palavra carrega a ideia, como o gesto carrega a inteno." (pg 44)

Вам также может понравиться