Вы находитесь на странице: 1из 6

Roteiro de estudo Muitas pessoas se sentem perdidas ao entrar no site pela primeira vez, sem saber como dar

o primeiro passo e como prosseguir com os estudos. Para resolver este problema aqui est o roteiro completo para estudo no site. Lembre-se de instalar o suporte idiomas asiticos antes de comear a estudar as lies. Caso tenha problemas, visite a seo ajuda para resolver. Gostaria ainda de lembrar que nem eu nem os colaboradores deste site somos professores de japons. Ns somos simples otakus assim como voc. A diferena que ns sabemos um pouco de japons e tentamos passar adiante o que aprendemos. Posso garantir que tudo aqui feito com muita dedicao e seriedade pensando em voc, e o mais importante, de graa. Ento, sinta-se livre para retribuir de alguma forma ou fazer uma doao, se voc puder. Sinceramente eu espero que voc goste do site e o aproveite melhor maneira possvel e se quiser conversar e para dar sugestes sinta-se vontade para usar o frum. Primeira etapa:

Introduo Escrita - Hiragana Escrita - Katakana Escrita - Kanjis

Contedo: Voc aprender sobre a escrita em japons, a diferena entre os silabrios e os ideogramas, seus usos e como escrev-los corretamente. Material de apoio: Audio, exerccios de memorizao e caligrafia e provas para avaliao. Ao completar esta etapa: Ser capaz de ler e escrever usando hiragana, katakana e alguns kanjis, mas ainda no saber o significado das palavras. Prxima etapa: Adquirir vocabulrio! Segunda etapa:

Vocabulrio Vocabulrio - Kanji passo a passo Cultura Japonesa

Contedo: Palavras e expresses em hiragana e kanji, informaes e curiosidades sobre diversos aspectos da cultura japonesa. Material de apoio: Audio e exerccios para fixao. Para complementar seus estudos use livros e programas de apoio.

Ao completar esta etapa: Conhecer expresses e ter um vocabulrio simples que servir de base para entender e criar frases. Aprender mais kanjis seguindo a ordem dos traos. Prxima etapa: Aprender a gramtica! Terceira etapa:

Gramtica Vocabulrio - Jouyou Kanji Multimdia

Contedo: Verbos, pronomes, partculas e outras estruturas gramaticais. Avano no estudo dos kanjis. Treino da compreenso sonora. Material de apoio: Exerccios para fixao, msicas. Para complementar seus estudos use livros e programas de apoio. Ao completar esta etapa: J saber a gramtica essencial e muitos kanjis, podendo assim ler e escrever frases objetivas e ainda entender bastante do idioma falado. Quarta etapa: Aperfeioamento. Faa um curso presencial, treine lendo material 100% em japons, veja animes sem legenda e mangs em japons, oua J-music diariamente, converse com japoneses via Skype... um longo caminho que s depende da sua fora de vontade! Se possvel, faa o JLPT. Este teste de proficincia te permitir testar seus conhecimentos e ver quais suas dificuldades, alm de indicar onde voc deve concentrar seus estudos. Espero que siga esses conselhos e se divirta aprendendo o japons, pois vale pena no final. E visite o frum, l existe muito contedo exclusivo, links recomendados, lies extras, sem falar que voc pode fazer novos amigos e ainda treinar seu japons!

#01: O IDIOMA JAPONS


A primeira coisa que voc precisa aprender que no Japo existem 3 sistemas de escrita que so usados simultaneamente. Voc certamente j ouviu falar do "ideograma" ou kanji, mas talvez ainda no conhea esses: O hiragana um silabrio usado para as palavras naturais da lngua japonesa, tambm so usados como auxiliares gramaticais chamados de "partculas" ou ainda como complementos verbais, indicando o tempo (passado, futuro), por exemplo. O outro chamado de katakana usado para palavras de origem estrangeira ou onomatopias (descrio de sons como "tic-tac", "toc-toc"). Normalmente em um texto, tambm utiliza-se esse silabrio para dar destaque a uma palavra ou frase.

J o kanji ou ideograma no um alfabeto silbico como hiragana ou katakana, e sim ideogrfico, cada kanji representa uma idia, conceito ou objeto . Existe um conjunto bsico de kanjis chamado Jouyou Kanji, que so os 1945 mais frequentes e que seriam de conhecimento indispensvel. Os kanjis foram inseridos no japo atravs dos chineses, e por sua prpria origem chinesa, os kanjis podem ser lidos de duas formas diferentes: a leitura on-yomi, que a chinesa e nos dicionrios aparece como letras maisculas e a leitura kun-yomi, que seria a japonesa q aparece como letras minsculas. Para finalizar temos o romaji, que a representao de palavras japonesas no alfabeto ocidental. Por exemplo, Brasil em em katakana seria , em romaji seria burajiru, ou seja, a transcrio da pronncia usando o alfabeto ocidental. Nas prximas lices vamos as caractersticas e funes de cada um desses sistemas, comeando pelo hiragana e katakana.

Lembre-se, japons diferente... Uma coisa que voc tem que ter em mente que japons no como o portugus ou o ingls. um esquema totalmente novo, o que de um jeito no portugus de outro no japons, voc tem que ter mente aberta e pacincia para aprender como as coisas funcionam. Ao contrrio do ingls, voc no vai usar japons no colgio, no vestibular, no cinema, ento o lugar para aprender aqui! Voc precisar de ajuda no incio para entender os "porqus". Por isso leia as lies com ateno, acesse a seo ajuda no site e tire suas dvidas atravs do frum. Sempre estamos de braos abertos para receber nossos novos estudantes!

#02: A FORMA DE ESCRITA


A idia era comear os exerccios mas eu estava me esquecendo de uma coisa muito importante, como se escreve um texto com vrias linhas em japons... Como meu amigo baka no-otaku Leandro diz, alm de usar esses desenhos engraados os japoneses escrevem ao contrrio... -_- Vamos analizar esse comentrio tosco: Escrita vertical: Em mangs, voc deve ter notado que os quadros e bales so lidos da direita para a esquerda, o contrrio dos quadrinhos ocidentais, e isso chamado leitura oriental. O mesmo acontece com um texto escrito em japons horizontalmente. A primeira linha aquela prxima a margem direita. A segunda linha fica mais esquerda e assim por diante. Veja o exemplo: ohayou gozaimasu. watashi wa keitarou desu. sayounara. Traduo: Bom dia. Eu sou Keitarou. At logo. (no sentido de me chamo) Ento, a escrita de cima para baixo, da direita para a esquerda. Escrita horizontal: Hmmmm... Ento no Japo eles usam o monitor do computador virado de lado? O_o Hehehehe... Nope! Em computadores usada a escrita horizontal que exatamente igual nossa!! Da esquerda para a direita e de cima para baixo, igualzinho ocidental. ^_^ Mas fique sabendo que o texto no formato horizontal no usado s em computadores, pode aparecer em quase qualquer lugar!

#03: Os 46 kana bsicos Ateno: HIRAGANA KATAKANA SLABA No tente decorar agora, apenas observe atentamente as diferenas entre eles, mais adiante ter exerccios para memorizao.

Como voc leu na primeira lio, existem 2 silabrios que tem usos e aparncia diferentes, embora gerem os mesmos sons. Esse incio bem bsico, apenas lembre-se que no Japo a ordem a, i, u, e, o. A pronncia similar do portugus:

Nada de estranho aqui tambm, vamos em frente:

KA

KI

KU

KE

KO

Aqui a primeira diferena. Note que ao invs de SI, este caractere SHI. Esse SHI soa como XIsto em portugus, por exemplo. Em frente:

SA

SHI

SU

SE

SO

O TI na verdade CHI porque esta a pronncia mais adequada. No som de XI, no som de TI (como falam no nordeste), som de TCHI. Note tambm que ao invs de TU, usa-se TSU.

TA

CHI

TSU

TE

TO

Este no tem nada diferente:

NA

NI

NU

NE

NO

Aqui note que se usa FU e no HU. O FU japons nos parece mais como um HU.

HA

HI

FU

HE

HO

Este no tem nada diferente:

MA

MI

MU

ME

MO

Apenas existem YA, YU e YO:

YA

YU

YO

Esta pronncia complicada pois algo entre R e L. Em japons no tem diferena entre "melon" e "meron", por exemplo.

RA

RI

RU

RE

RO

Encerrando:

WA

WO

Вам также может понравиться