Вы находитесь на странице: 1из 11

Manual com Diretrizes para Professores de Crianas com Diabetes

ndice
Pgina 1. Aprendendo a conviver com o diabetes. 2. O que diabetes? 3. Hiperglicemia e Cetoacidose. 4. Planeje com antecedncia. 5. Refeies e Lanches 6. Atividades Fsicas e Esportivas 7. Eventos Especiais 8. Teste de Glicemia 9. Injeo de Insulina 10. Informaes de contato 3 4-5 6 6 7 7 8 8 9 10

1. Aprendendo a conviver com o Diabetes

1. Aprendendo a conviver com o Diabetes


Como educador, seu trabalho dirio dar a seus alunos recursos de aprendizagem que melhor os ajudem a atingir seu potencial. Se voc tem crianas com diabetes sob seus cuidados, pode ser que voc venha a sentir-se desafiado por suas necessidades. Essas crianas procuraro voc e a escola como apoio e incentivo em sua vida diria com o diabetes. Este manual d um apanhado sobre como voc pode ajud-las a aprender e a se desenvolver em um ambiente seguro e acolhedor.

2. O que Diabetes?

2. O que Diabetes?
Diabetes uma condio que torna o organismo incapaz de processar a glicose, um acar presente na maioria dos alimentos que comemos, e a principal fonte de energia do organismo. O hormnio chamado insulina, produzido pelo pncreas, converte a glicose em energia vital. Pessoas com diabetes ou no produzem insulina, ou produzem muito pouco, em quantidade insuficiente para que o organismo realize a converso de glicose em energia. Se a glicose no for devidamente processada, ela vai-se acumulando no sangue, ocasionando inmeros sintomas que afetam a sade e o bem-estar das pessoas com diabetes. Existem dois tipos de diabetes: Diabetes Tipo 1, na qual o pncreas no produz insulina; e Tipo 2, na qual o pncreas no produz insulina suficiente, e a quantidade produzida ineficaz. Normalmente, o diabetes Tipo 2 ocorre mais tarde, na vida. Em geral, crianas com diabetes tm o Tipo 1 e dependem de tratamento dirio com insulina, para que seus organismos assimilem os alimentos que elas ingerem. O diabetes ainda no tem cura. Porm, com controle adequado, com um planejamento saudvel das refeies, exerccios fsicos, medicamento e monitoramento frequente da glicemia (taxa de glicose no sangue), as crianas com diabetes podem aprender a evitar complicaes, tendo uma vida normal e participando de todas as atividades escolares. Planos bem-sucedidos de tratamento do diabetes ajudam as crianas a se desenvolverem normalmente, tanto de forma fsica quanto emocionalmente, mantendo o controle de seus nveis de glicemia. A melhor maneira de ajudar crianas quando o diabetes lhes causa problemas, ter a segurana de que voc sabe reconhecer os sintomas, e agir rapidamente para controlar a situao. Os principais problemas que podem ocorrer so hipoglicemia, que so nveis muito baixos de glicose no sangue, e hiperglicemia, que so nveis muito elevados de glicose no sangue. A hipoglicemia ocorre quando a quantidade de glicose no sangue cai a nveis abaixo de 60 mg/dL. Essa queda pode ocorrer se a criana tiver feito mais exerccios fsicos do que de costume, se no se alimentou na hora correta, se deixou de fazer ou atrasou alguma refeio, ou se aplicou excesso de insulina. Hipoglicemia, o problema mais frequente de crianas com diabetes, uma situao de emergncia. Pode acontecer em minutos, numa criana com aparncia saudvel e normal, por isso, importante agir imediatamente. Crianas em idade escolar podem, normalmente, identificar seus prprios sintomas e sabem como avisar um adulto ou um cuidador, quando sentem que esto com uma queda de glicemia. Contudo, em crianas muito pequenas que no conseguem expressar como se sentem, importante monitorar cuidadosamente o comportamento, em busca de sintomas.

2. O que Diabetes?

Sintomas de hipoglicemia: Tremedeira, tremores Fome excessiva Fadiga, sonolncia Palidez Irritabilidade, choro Tontura Falta de concentrao, disperso Desmaio e perda de conscincia Suor excessivo Falta de coordenao Fala pastosa Pulso acelerado Viso embaada Dor de cabea Nervosismo Ansiedade

O qu voc pode fazer...


... se uma criana sob seus cuidados apresentar sintomas de hipoglicemia? fundamental, no primeiro sinal de hipoglicemia, dar acar imediatamente, para ajudar a controlar o nvel de glicemia. ... D criana, uma das seguintes coisas: Sach de glicose (15g) 15 mL (3 colheres de ch) ou 3 tabletes de acar em copo d'gua 175 mL (3/4 xcara) de suco de fruta ou refrigerante comum 15 mL (1 colher de sopa) de mel Espere 10-15 minutos. Se no houver melhora, repita o tratamento. Se faltar mais de uma hora para a prxima refeio, ou se a criana for fazer alguma atividade fsica, d-lhe um lanche, como meio sanduche ou queijo e biscoitos (algum alimento com 15 g de carboidratos e uma fonte de protena). No deixe a criana sozinha, at que ela esteja completamente recuperada. muito importante que a criana esteja acompanhada por uma pessoa responsvel, se tiver que voltar para casa. No deixe de informar aos pais sobre a ocorrncia da hipoglicemia, para que eles possam resolver o problema com o mdico. Se voc no tiver certeza de que o aluno(a) est com hipoglicemia, na dvida d acar! Um excesso temporrio de acar no perigoso para a criana, ao passo que a hipoglicemia pode ser potencialmente sria. Se a criana perder a conscincia, tiver convulso, ou no conseguir engolir, deite-a de lado e no lhe d bebida nem alimento. Se houver uma enfermeira na escola, chame-a imediatamente, e se tiver glucagon aplique-o imediatamente, na dose de 0,5mg SC, a menores de 5 anos, e 1mg, a maiores de cinco anos e ligue para os pais da criana e/ou para um mdico.
Fonte: Diretrizes SBD 2009

3. Hiperglicemia e Cetoacidose
Normalmente, a hiperglicemia causada por insuficincia de insulina ou por excesso de alimento. Ela tambm pode ocorrer quando o organismo est sob estresse causado por um resfriado, gripe ou infeco. Em geral, no h necessidade de tratamento de emergncia, mas voc precisa conversar com os pais da criana ou com seu(sua) cuidador(a) sobre o que fazer, pois eles devem ter instrues dadas pelo mdico. Se a hiperglicemia no for controlada, ela pode levar cetoacidose, uma condio sria, que exige cuidados mdicos imediatos. Os sintomas da hiperglicemia podem incluir sede excessiva, fadiga, fraqueza, urinar frequentemente e viso embaada pela hiperglicemia, desidratao, vmito e dor abdominal pela cetoacidose.

4. Planeje com Antecedncia


H muita coisa que pode ser feita na escola para ajudar as crianas a controlar o diabetes. Crianas com diabetes devem ser incentivadas a fazer parte de todos os aspectos da vida escolar, desde a aprendizagem na sala de aula, at a socializao e a prtica de esportes. No entanto, pode ser necessrio algum planejamento para evitar situaes crticas. importante trabalhar em equipe, com outros professores, pessoal da administrao, e enfermeira(s) da escola, para traar um plano de ao.

Plano de ao
Identificar as crianas com diabetes, na escola, e pedir-lhes que usem identificao de que tm diabetes, pelo menos enquanto estiverem em dependncias da escola. Conhecer seus medicamentos e necessidades alimentares. Conhecer a rotina diria e tomar conhecimento de quaisquer variaes. Familiarizar-se com os sintomas de baixo teor de acar no sangue (hipoglicemia). Ter mo informaes sobre os pais e/ou mdico, e saber quando cada um deve ser contatado. Ter sempre mo glicose para emergncia, na forma de alimentos base de acar, especialmente em passeios ou eventos especiais (i.e.: 175 mL (3/4 xcara) de suco de fruta ou refrigerante comum, 15 mL de mel, etc). Saber sempre onde cada criana com diabetes guarda seu medicamento de emergncia.
6

Recapitular periodicamente os procedimentos de tratamento e de emergncias com os colegas. Permitir que o(a) aluno(a) faa medies de sua glicemia e se automedique, se for preciso, durante o horrio de aulas.

5. Refeies e Lanches
Refeies e lanches so um tema especial para crianas com diabetes. A alimentao deve ser regulada visando fornecer a quantidade correta de acar e carboidratos, nas horas certas. Elas tambm devem ter permisso de comer lanches conforme recomendao mdica (frequentemente isso significa um lanche no meio da manh e outro no meio da tarde), e devem ter permisso de levar lanche para a classe, se for necessrio.

6. Atividades Fsicas e Esportivas


Os benefcios dos exerccios fsicos no tratamento do diabetes j foram estabelecidos h tempos. Crianas com diabetes precisam exercitar-se regularmente pois isso ajuda a equilibrar sua ingesto de alimentos e insulina, e pode ajudar a baixar os nveis de glicose no sangue. Fazer exerccios fsicos, por meio de esportes organizados pode ser especialmente benfico, pois os esportes coletivos ajudam as crianas a sentirem-se integradas com os colegas. Todavia, crianas com diabetes devem ter atividades fsicas planejadas, incluindo ingesto de alimento antes, depois e, s vezes, durante os exerccios fsicos. O momento e a quantidade de alimento podem ser determinados fazendo testes de glicemia antes de iniciar uma atividade. Os pais precisam ser informados se algum evento ou atividade especial for afetar os horrios das refeies as crianas no podem fazer exerccios fsicos caso apresentem sintomas de hipoglicemia.

7. Eventos Especiais
O calendrio escolar pontilhado por eventos, de aniversrios a feriados. Em muitos desses casos, os cardpios so planejados com pratos especiais que incluem grande quantidade de acar e carboidratos. Para crianas com diabetes, isso significa um monitoramento cuidadoso da ingesto e horrio dos alimentos, ajustando a dose de insulina para evitar hiperglicemia, se a criana consumir doces. A oferta de guloseimas sem acar, como pipocas, e guloseimas diet (sem adio de acar) e apropriada para pessoas com diabetes, so opes ao cardpio festivo.

8. Teste de Glicemia
Aperfeioamentos recentes na tecnologia de monitoramento da glicemia tornaram os testes mais fceis, rpidos e seguros. A maioria das crianas podem realizar os testes sozinhas e devem ser incentivadas a testar em horrios diferentes do dia. Com o lancetador Accu-Chek Multiclix, no h necessidade de manusear lancetas, e com os monitores de glicemia Accu-Chek Active , Accu-Chek Performa ou AccuChek Performa Nano, o teste muito simples: uma gota de sangue, normalmente da ponta de um dos dedos da mo, aplicada tira de teste Accu-Chek. Os resultados aparecem poucos segundos depois. Os nveis de glicemia recomendados, para antes das refeies, so:

Objetivos Glicmicos e de hemoglobina glicada por idade


IDADE PR-PRANDIAL (mg/dL) PS-PRANDIAL (mg/dL) HEMOGLOBINA GLICADA (%)

Menos de 6 anos De 6 a 12 anos De 13 a 19 anos

100 a 180 90 a 180 90 a 130

110 a 200 100 a 180 90 a 150

Mais de 7,5 e menos de 8,5 Menos de 8 Menos de 7 a 7,5


Fonte: Diretrizes SBD 2009

9. Injeo de Insulina

9. Injeo de Insulina
Normalmente, as crianas com diabetes precisam de trs ou mais injees de insulina em horrios determinados, diariamente, para manter a glicemia dentro da faixa determinada pelo mdico. Muitas crianas aprendem a auto aplicar. Um mtodo alternativo de aplicao, muitas vezes preferido por crianas mais velhas e adolescentes, o sistema de infuso contnua de insulina, como a Accu-Chek Combo, que fornece uma dose baixa contnua de insulina. Caros professores, Em caso de dvida, s ligar para nossa Equipe de Atendimento ao Cliente Accu-Chek Responde - 0800 77 20 126. Estamos disposio de segunda a sexta-feira das 8h s 19h, e sbado das 9h s 15h.

10. Informaes de contato

10. Informaes de contato


Me:
Telefone casa: Telefone trabalho: Celular:

Pai:
Telefone casa: Telefone trabalho: Celular:

Outro contato de emergncia


Nome: Telefone casa: Telefone trabalho: Relao com a criana: Celular:

TESTE DE GLICEMIA
Glicemia Alvo: Quantidade de testes necessrios: Outras situaes nas quais precisar efetuar um teste:
Antes da Educao Fsica Depois da Eduao Fsica Quando o estudante estiver com sintomas de hiperglicemia Quando o estudante estiver com sintomas de hipoglicemia Antes do estudante entrar no transporte escolar

mg/dL

O estudante pode fazer o teste de glicemia sozinho?


Sim No

Onde o teste de glicemia deve ser feito?


Sala de aula Enfermaria Outro

ADMINISTRAO DE INSULINA
Caneta de Insulina: Nome do produto:

Fabricante:

Tipos: Lispro (Humalog ), Aspart (NovoLog e Glulisina (Apridra )

DOSE DE INSULINA
de responsabilidade dos pais informar a dose correta de insulin a ser administrada.

HABILIDADES DO ESTUDANTE
Conta carboidratos?
Sim No

Relao carboidratos/insulina: Fator correo:

UI para UI para baixar

g de CHO mg/dL

CONSIDERAES FINAIS
Instrues em caso de festa de comemorao especiais (ex. Aniversrios, Festa Junina, Halloween, etc):

10

ACCU-CHEK uma marca registrada Roche. 2012 Roche.

0800 77 20 126 www.accu-chek.com.br brasil.accuchekresponde@roche.com

Вам также может понравиться