Вы находитесь на странице: 1из 72

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.

br/obmep

O Romance das Equaes Algbricas (Grande vencedor do 40 Prmio Jabuti) Autor: Gilberto G. Garbi Editora: Livraria da Fsica
O Romance das Equaes Algbricas representa algo inovador no Brasil e h de exercer duradoura influncia nos mtodos de ensino da Matemtica em nosso Pas. Sem dvida, trata-se de uma obra que ser muito bem recebida por professores, alunos e aficcionados e est destinada a despertar em muitos jovens vocaes at ento desconhecidas para uma cincia que, ainda hoje injustificadamente, costuma ser envolta em um manto de mistrio e encarada com infundado temor.

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep

A Arte de Resolver Problemas Autor: George Polya Editora: Intercincia


Uma grande descoberta resolve um grande problema, mas h sempre uma pitada de descoberta na resoluo de qualquer problema. O problema pode ser modesto, mas se ele desafiar a curiosidade e puser em jogo as faculdades investidas, quem o resolver por seus prprios meios, experimentar a tenso e gozar o triunfo da descoberta. Experincias tais, numa idade susceptvel, podero gerar o gosto pelo trabalho mental e deixar, por toda a vida, a sua marca na mente e no carter.

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep


O Valor da Cincia Autor: Henri Poincar Editora: Contraponto
O Valor da Cincia d seguimento e aperfeioa as idias fundamentais esboadas em A Cincia e a Hiptese. Na primeira parte do livro, Poincar discute a psicologia da inveno matemtica, ressaltando a necessria interao da anlise lgica e da intuio. Depois, num de seus ensaios precursores da relatividade, discute que convenes esto presentes na medida do tempo, demonstrando que no h simultaneidade absoluta.

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep


Historia da Matemtica Autor: Carl B. Boyer Editora: Blcher
Revista para torn-la mais acessvel a um pblico geral, "Histria da Matemtica" apresenta um quadro vvido da relao da humanidade com os nmeros. Atualizada e expandida, oferece agora uma cobertura ampliada dos progressos do sculo vinte, em probabilidades e computadores, e referncias atualizadas para outras leituras. Um aspecto de interesse para todo leitor um apndice contendo uma tabela cronolgica extensa dos desenvolvimentos matemticos e histria em geral.

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep


A Filha de Galileu Autor: Dava Sobel Editora: Companhia das Letras
Pdua, 1609: Galileu aponta para o cu o telescpio que acaba de inventar e descobre um mundo jamais visto. o incio das descobertas astronmicas que confirmaro a heresia de Coprnico: a Terra se move em torno do Sol. Esta biografia de Galileu Galilei baseia-se sobretudo nas cartas - pouco conhecidas que sua filha mais velha escreveu-lhe ao longo de duas dcadas. Enclausurada num convento desde os treze anos, Virginia adotou o nome de sror Maria Celeste, em homenagem paixo do pai pelos mistrios do cu. Mesmo reclusa, era ela quem administrava a propriedade e os interesses de Galileu. Com rigor historiogrfico e um grande senso narrativo, Dava Sobel reconstitui tambm a Itlia renascentista, as aes da Inquisio, o ambiente das universidades, as intrigas palacianas e eclesisticas, a Guerra dos Trinta Anos, a Peste Negra. Foi nesse mundo que viveu o fundador da cincia moderna.

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep


O Teorema do Papagaio Autor: Denis Guedj Editora: Companhia das Letras
Suspense matemtico-policial (ou policial-matemtico) que tem incio em Paris, quando o menino Max resgata um papagaio seqestrado por gngsteres. Para armar a trama, o autor, que professor da Universidade Paris VIII, usa a histria da matemtica desde a Antigidade. Este livro um suspense matemtico-policial. Ou policial-matemtico. A histria tem incio em Paris, quando o menino Max resgata um papagaio seqestrado por gngsteres. Ao mesmo tempo, o sr. Ruche, dono da livraria As Mil e Uma Folhas, recebe uma carta de um amigo h muito desaparecido. Postada em Manaus, a carta lhe avisa que ele receber uma remessa surpreendente: a maior biblioteca de matemtica do mundo. Por que um papagaio despertaria o interesse de mafiosos? O que ele guarda na memria? Por que o amigo do sr. Ruche quer se desfazer de uma biblioteca to preciosa? Para armar e desarmar essas duas tramas paralelas, o matemtico Denis Guedj, professor na Universidade Paris VIII, lana mo de toda a histria da matemtica, desde a Antigidade at os nossos dias. Resultado: a matemtica vira literatura e a literatura vira matemtica, num jogo em que o leitor (ou o aluno) sempre vence.

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep


20.000 Lguas Matemticas Autor: A. K. Dewdney Editora: Jorge Zahar
Uma viagem ao mundo da matemtica a partir do pensamento pitagrico, buscando responder a pergunta: por que o cosmo regido pela matemtica? Conhecemos um especialista em astronomia islmica antiga no deserto rabe, aprendemos com uma fsica italiana a teoria atmica e, por fim, no vale do rio Tamisa, teorias inovadoras so apresentadas pelo matemtico Sir Jonh Brainard.

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep

Alice: Edio Comentada Autor: Lewis Carroll Editora: Jorge Zahar


As notas de Martin Gardner um dos maiores especialistas em Carroll do sentido a passagens nunca antes elucidadas, esclarecendo trocadilhos de poca, enigmas lgicos e referncias vida pessoal do autor, alm de tornarem possvel uma traduo mais prxima da verso original. Uma revoluo nas interpretaes das histrias de Alice, proporcionando a crianas e adultos do sculo XXI o caminho perfeito para penetrar no Pas das Maravilhas e no mundo invertido do Espelho. Cortem a cabea de quem ficar de fora desta!

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep

Alice no Pas dos Enigmas Autor: Raymond Smullyan Editora: Jorge Zahar
Alice, a Falsa Tartaruga, o Grifo, a Rainha de Copas, o Chapeleiro Louco- os personagens de Alice no Pas das Maravilhas e Alice atravs do espelho, de Lewis Carroll, esto de volta neste instigante livro de enigmas lgicos. Raymond Smullyan torna a lanar aqui seus fascinantes desafios, recriando com maestria o universo de Carroll. No apenas os personagens falam e se comportam exatamente como os originais; tambm os jogos de palavras, os problemas de lgica e metalgica (lgica da lgica) e os complexos paradoxos filosficos so tpicos do criador de Alice. Lidando o tempo todo com o nonsense e a lgica, esses enigmas nos aproximam prazerosamente do mistrio da vida, da dificuldade de distinguir verdadeiro e falso, real e irreal.

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep

Uma Breve Histria do Infinito Autor: Richard Morris Editora: Jorge Zahar
H aproximadamente 2.500 anos, ao propor seu famoso paradoxo envolvendo Aquiles e a Tartaruga, o filsofo Zeno de Elia tocou no cerne de um dos mais duradouros e enigmticos problemas da cincia: como definir o infinito? Desde ento nossos maiores filsofos naturais, lgicos, matemticos e cientistas, de Aristteles a Stephen Hawking, tm se visto aturdidos e provocados pelo tema. O aclamado autor de livros de divulgao cientfica Richard Morris nos guia aqui numa fascinante e divertida viagem atravs da histria, esclarecendo os esforos feitos at hoje para se compreender o conceito de infinito. Reconstituindo essa busca, nos mostra como cada novo confronto com a infinidade provocou o avano da fsica e da matemtica. Nesse trajeto, encontramos personalidades como Galileu e Newton, Tycho Brahe e Giordano Bruno, alm dos gigantes da fsica moderna: Planck, Einstein, Bohr, Feynman, Hawking e muitos outros.

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep

A Dama ou o Tigre? Autor: Raymond Smullyan Editora: Jorge Zahar


Um conjunto de histrias enigmticas inspiradas no famoso conto do escritor norte-americano Frank Stockton, em que uma princesa deve escolher o destino de seu enamorado o quarto em que se encontra a dama ou aquele onde est o tigre cria uma excelente oportunidade de ver a matemtica sem a implicncia habitual. Ao longo do livro, o autor prope de modo fascinante diferentes problemas que vo se tornando cada vez mais complexos sem que o leitor perceba essa progresso, tamanho o envolvimento que se estabelece. Os desafios podem ser resolvidos por meio de raciocnios que dependem tanto da matemtica quanto do bom senso. Para mostrar como se pensa com a mais sofisticada das lgicas matemticas, Smullyan povoa suas histrias com personagens divertidos loucos de um asilo, habitantes da Ilha dos Perguntadores e da Ilha dos Sonhadores, vampiros da Transilvnia. Mestre em enigmas, o autor aprimora antigos problemas e reinventa variaes sobre um mesmo tema, sendo considerado por alguns o Lewis Carrol dos nossos tempos. Ao final de cada captulo encontram-se as solues dos enigmas, ou, no caso das questes de probabilidade, as orientaes para equacionar os problemas levantados.

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep

Histria Ilustrada da Cincia Vol.1 Autor: Colin A. Roman Editora: Jorge Zahar
A obra, composta de quatro volumes, proporciona um panorama geral do desenvolvimento da cincia e do pensamento cientfico em todo o mundo. Ao tratar de todas as cincias puras e das principais civilizaes cientficas, desde o antigo Oriente at o presente, demonstra com clareza como a cincia est intrinsecamente ligada sociedade de seu tempo. Os textos sucintos e precisos e as quase 300 fotos, desenhos e mapas que ilustram a obra tornam a leitura fcil e atraente mesmo para o leitor pouco afeito leitura de obras do gnero.

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep

Histria Ilustrada da Cincia Vol.2 Autor: Colin A. Roman Editora: Jorge Zahar

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep

Histria Ilustrada da Cincia. Vol.3 Autor: Colin A. Roman Editora: Jorge Zahar

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep

O Jogo Imortal Autor: David Shenk Editora: Jorge Zahar


O xadrez existe h quase 1.500 anos e exerceu um efeito profundo sobre culturas de todo o mundo. isso o que o autor nos revela, mostrando como o xadrez contribui com as mais diversas reas a arte, a guerra, a cincia e at o desenvolvimento do crebro. O leitor ainda vai encontrar deliciosas histrias sobre grandes personalidades, como Marcel Duchamp e Benjamin Franklin, e as suas partidas memorveis.

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep

Mania de Matemtica Autor: Ian Stewart Editora: Jorge Zahar


Em "Mania de Matemtica", o autor rene uma grande variedade de desafios, todos eles construdos em torno de um incrvel relato ficcional. Ao longo do livro, somos apresentados a importantes problemas matemticos e personagens bem curiosos, em histrias atraentes, incitantes e muito divertidas. Hbil na escrita, Ian Stewart consegue envolver o leitor em raciocnios complicados, utilizando para isso desafios, contos de mistrio ou problemas com os quais lidamos no cotidiano. Praticamente em cada pgina h uma descoberta brilhante, um ingrediente novo, uma sugesto a seguir. O leitor no habituado aos temas correntes da matemtica no deve se assustar. Embora os problemas propostos no sejam triviais, possvel acompanhar e sobretudo se interessar pelos raciocnios apresentados. Alis, esse mesmo o objetivo de Stewart: "Quero que voc se divirta com algumas amostras dessa inveno humana notvel que a matemtica." Enfim, esse um livro para quem ama os nmeros e tambm para quem no os ama - ainda!

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep

Matemtica Ldica Autor: Leon Battista Alberti Editora: Jorge Zahar


Escrita em meados do sculo XV, essa obra ilustra uma convico caracterstica do Renascimento: a de que a cincia era capaz de ampliar o domnio do homem sobre a natureza. Ao demonstrar a possibilidade de medir grandezas aparentemente inapreensveis sem o auxlio de instrumentos e aparelhos lanando mo apenas de relaes matemticas, o sbio e artista renascentista Leon Battista Alberti nos brinda com um singular testemunho de poca, que permite reconstituir o tipo de problema que um homem do sculo XV enfrentava em seu cotidiano. Como medir a altura de uma torre da qual s se consegue avistar o topo? Como calcular a largura de um rio? No mar, como saber quanto um barco faz por hora? Em Matemtica ldica, Alberti responde a essas e a muitas outras questes e oferece ao leitor moderno, em uma narrativa singularmente fcil e agradvel de ler, um rico reflexo das tradies pr-renascentistas que tanto iriam se desenvolver com Leonardo da Vinci.

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep

A Msica dos Nmeros Primos Autor: Marcus du Sautoy Editora: Jorge Zahar
O mistrio dos nmeros primos passou a ser considerado o maior problema matemtico de todos os tempos. Em meados do sculo XIX, o alemo Bernhard Riemann formulou uma hiptese: possvel uma harmonia entre esses nmeros primos, semelhana da harmonia musical. A partir de ento, as mentes mais ambiciosas da matemtica embarcaram nessa procura que parece no ter fim. Atualmente, estipulou-se o prmio de um milho de dlares para quem provar a hiptese. O relato desse verdadeiro Santo Graal da matemtica, feito pelo brilhante professor de Oxford Marcus du Sautoy, tambm pesquisador da Royal Society, aparece aqui pontilhado de casos interessantes e retratos pitorescos dos personagens que, desde Euclides, se envolveram nesse estranho mistrio.

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep

Novas Aventuras Cientficas de Sherlock Holmes Autor: Colin Bruce Editora: Jorge Zahar
Nesse livro, o fsico Colin Bruce elucida mistrios matemticos que fazem parte da atmosfera de jogadores ambiciosos, empresrios distrados e vigaristas sem escrpulos. Por meio de seus profundos conhecimentos de probabilidade, estatstica e teorias dos jogos, Sherlock Holmes resolve crimes e protege inocentes. Episdios intrigantes apresentam de maneira acessvel questes de diversas reas da matemtica, lgica e teoria dos jogos, lembrando que s vezes podemos tropear em escolhas aparentemente simples, sobretudo quando envolvem probabilidade ou estatstica. Ao mesmo tempo, Bruce mostra como situaes cotidianas que nos cercam, como a oferta irresistvel de assinar uma revista cientfica ou a anlise contbil de uma empresa, exigem muita ateno e algum conhecimento para evitar decises erradas. O mestre dos detetives londrinos Sherlock Holmes e seu fiel escudeiro Watson so aqui revividos pelo fsico Colin Bruce, em pequenos e divertidos casos nos quais criminosos e espertalhes tm seus planos frustrados com a ajuda da estatstica e da teoria dos jogos. Eric Powell, Discover

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep

A Revoluo Cientfica e as origens da cincia moderna Autor: John Henry Editora: Jorge Zahar
Os mais importantes aspectos da revoluo cientfica entre os quais o mtodo cientfico, o desenvolvimento matemtico, a influncia da religio e das tradies mgicas no estabelecimento da cincia moderna so os temas abordados nesta obra. Tendo como alvo o pblico leigo, John Henry professor da Science Studies Unit da Universidade de Edimburgo evita uma anlise puramente tcnica sobre os avanos da cincia, detendo-se na construo de um cenrio mais complexo, onde teorias e experimentos so, em primeiro lugar, reflexos de um momento histrico. O volume traz ainda uma vasta bibliografia sobre o tema e um glossrio com os termos tcnicos, sendo acessvel a um amplo pblico de leitores.

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep

Ser que Deus joga dados? Autor: Ian Stewart Editora: Jorge Zahar
"Deus no joga dados!" a frase de Einstein, sobre o carter probabilstico da realidade quntica, torna-se agora uma pergunta para quem estuda a matemtica do caos, e aqui analisada pelo autor de algumas obras-primas de divulgao cientfica.

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep

Turing e o Computador em 90 Minutos Autor: Paul Strathern Editora: Jorge Zahar


Sem dvida o computador um dos maiores feitos do sculo XX. Mas quantos de ns sabemos como ele funciona? E quantos conhecem Alan Turing, pioneiro no desenvolvimento do computador e que ajudou a decifrar os cdigos Enigma durante a II Guerra? Esse livro um delicioso instantneo de Turing e dos progressos da computao.

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep

O Enigma de Sherazade Autor: Raymond Smullyan Editora: Jorge Zahar


Nesta divertida pardia das Mil e uma Noites, o renomado matemtico e lgico Raymond Smullyan transporta os leitores para o mundo dos enigmas e das charadas. Assim como no clssico rabe, Sherazade uma encantadora jovem de fantstica engenhosidade lgica se v em apuros com o sulto. Para no ter sua cabea decapitada, desafia-o a solucionar os mais deliciosos e mirabolantes problemas matemticos e lgicos. O volume traz incrveis anedotas e 225 enigmas, todos com as solues. Contm problemas lgicos e jogos com nmeros, meta-enigmas (enigmas sobre enigmas), exerccios de verdade/mentira, charadas, paradoxos desconcertantes e uma incurso, sob orientao segura de Sherazade, a um divertido e novo domnio criado por Smullyan, chamado lgica coercitiva, no qual a resposta a um problema pode efetivamente mudar o destino do jogador!

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep

Janela de Euclides Autor: Leonard Mlodinow Editora: Gerao


Leonard Mlodinow, Phd em fsica e matemtica, parceiro e co-autor de Stephen Hawking na seqncia de Uma Breve Histria do Tempo, narra em A Janela de Euclides A Histria da Geometria, das Linhas Paralelas ao Hiperespao, de maneira incrivelmente clara e divertida, a histria fascinante da geometria ao longo do tempo. O livro fez enorme sucesso nas escolas norte-americanas, tornando-se uma coqueluche entre estudantes. O autor tambm roteirista de cinema e TV, como da srie Jornada nas Estrelas. Mlodinow mostra que a geometria uma cincia que permeia todo o mundo em que vivemos. Ela afeta as nossas percepes de arte e msica. A pintura e a escultura seguem princpios geomtricos bsicos de proporo e simetria; as relaes definem as escalas musicais e as composies clssicas so altamente matemticas em sua natureza. A arquitetura busca na geometria as bases do que possvel construir. At o corpo humano tem uma elegncia geomtrica em si: o famoso desenho de Leonardo da Vinci de um homem em p dentro de um crculo uma demonstrao de com nossa fisiologia se harmoniza com a natureza e suas leis. Tudo isso revelado de forma divertida e clara, como num romance cheio de aventura e emoo, o que torna o livro de leitura muito fcil e agradvel.

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep

ATIVIDADES COM CABRI-GOMTRE II Autor: Yuriko Yamamoto Baldin e Guillermo Antonio Lobos Villagra Editora: EdUfscar
Este livro apresenta atividades de matemtica para o ensino mdio e os cursos de licenciatura, com a utilizao do programa Cabri-Gomtre II, em um formato passo a passo que facilita sua execuo e acompanhamento. O contedo abrange, entre outras reas, geometria euclidiana plana, construes geomtricas com a metodologia da rgua e do compasso, geometria analtica plana, trigonometria e nmeros complexos.

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep

Inteligncia Artificial no Ensino Autor: Pedro Luiz Aparecido Malagutti Editora: EdUFSCar
Ser que no futuro, talvez no muito distante, as mquinas iro dominar o mundo? Ser possvel construir um crebro eletrnico que realize todas as tarefas intelectuais humanas? A tecnologia realmente tem fascinado principalmente os jovens, a ponto de muitos adorarem trabalhos com tarefas complicadas de computao e paradoxalmente odiarem a Matemtica, sem perceberem a estreita unio que h entre as duas reas. Este livro discute como ensinar sobre computadores e seu funcionamento lgico, visando esclarecer o papel do ensino com computadores.

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep

Introduo Teoria dos Nmeros Autor: Joo Carlos Vieira Sampaio e Paulo Antonio Silvani Caetano Editora: EdUFSCar
Este livro tem sido usado, com sucesso, como material instrucional de uma disciplina de introduo teoria dos nmeros nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemtica da Universidade Federal de So Carlos. O texto pode ser explorado, em sua totalidade, em um curso semestral de 60 horas. Em cada captulo, problemas selecionados complementam o estudo da teoria. Os problemas propostos mais exigentes so acompanhados de sugestes. Para problemas selecionados, envolvendo clculo aritmtico, so providas respostas. Os temas tratados iniciam-se em uma introduo axiomtica aos nmeros inteiros enfatizando os princpios de induo finita e suas aplicaes , e se desenvolvem at o conceito de congruncia mdulo m, passando por temas como divisibilidade, representao posicional de inteiros, fatorao de inteiros em fatores primos, algoritmo euclidiano para o clculo do mximo divisor comum e equaes diofantinas lineares.

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep

Mgica, Matemtica e outros mistrios Autor: Joo Carlos Vieira Sampaio e Pedro Luiz Aparecido Malagutti Editora: EdUFSCar
A arte de adivinhar ou prever nmeros e clculos aritmticos faz parte de nossa cultura matemtica desde a primeira infncia. Este livro apresenta truques aritmticos de efeitos mgicos, dirigidos a todas as idades, baseados em propriedades advindas da teoria dos nmeros. Por outro lado tambm, o manuseio com barbantes, para se construir figuras, parte do folclore de quase todas as culturas. O livro apresentado na forma de pequenas oficinas, com vrias brincadeiras envolvendo geometria, topologia geomtrica e lgica, com o objetivo de trazer ao pblico alternativas para o ensino de Matemtica, a fim de tornar as atividades de estudo desta disciplina mais prazerosas. As oficinas visam fornecer aos leitores propostas de atividades matemticas com elementos ldicos, aliando o prazer ao ato de aprender.

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep

Meu Professor de Matemtica e outras histrias Autor: Elon Lages Lima Editora: SBM
Esse livro um texto de apoio utilizado nos Cursos de Aperfeioamento para Professores de Matemtica do Segundo Grau, um programa organizado pelo IMPA, Instituto de Matemtica Pura e Aplicada, com patrocnio de VITAE, Apoio Cultura, Educao e Promoo Social. Ele uma coleo de crnicas e comentrios, mais ou menos independentes, em torno de um tema comum: a Matemtica que se estuda nos ltimos trs anos que antecedem a Universidade. Ele foi pensado e escrito para ser til aos professores de Matemtica do segundo grau, aos alunos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemtica e, mais geralmente, a todos aqueles que apreciam e cultivam a Matemtica. Os tpicos aqui abordados so expostos de forma clara e amena, porm com a devida seriedade, de modo a situar a Matemtica num contexto cultural, histrico e pedaggico.

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep

Anlise Combinatria e Probabilidade Autores: Augusto Csar de Oliveira Morgado, Joo Bosco Pitombeira de Carvalho, Paulo Cezar Pinto Carvalho, Pedro Fernandez Editora: SBM
A Anlise Combinatria costuma causar perplexidade a alunos e professores. De um lado, tem-se a variedade de problemas interessantes, de simples enunciados, que se enquadram no seu mbito. Do outro lado, o grande desafio imaginao que a soluo desses problemas representa, sendo aparentemente cada um deles um caso em si, no enquadrvel numa teoria geral. Essa idia aparente, contudo, no correta. H princpios gerais que permitem submeter muitos desses problemas a tcnicas organizadas de resoluo. Expor alguns desses princpios e ensinar, mediante diversos exemplos, como aplic-los, uma das finalidades desse livro.

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep

Trigonometria e Nmeros Complexos Autores: Manfredo Perdigo do Carmo, Augusto Csar Morgado Eduardo Wagner. Notas histricas de Joo Bosco Pitombeira de Carvalho Editora: SBM
Esse livro um texto de apoio utilizado nos Cursos de Aperfeioamento para Professores de Matemtica do Segundo Grau, um programa organizado pelo IMPA, Instituto de Matemtica Pura e Aplicada, com patrocnio de VITAE, Apoio Cultura, Educao e Promoo Social. O livro apresenta elementos de Trigonometria e de nmeros complexos, dando destaque s relaes naturais entre esses tpicos. No obstante esse destaque, a Trigonometria tratada de maneira independente de modo a adequar o texto aos programas atuais de ensino mdio. O livro inclui um captulo sobre tipos mais simples de equaes trigonomtricas.

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep

Progresses e Matemtica Financeira Autores: Augusto Cesar Morgado, Eduardo Wagner, Sheila C. Zani Editora: SBM
O livro trata de Progresses e de Matemtica Financeira. Ele pretende mostrar que Matemtica Financeira matemtica simples e til, que pode e deve ser ensinada a todos os estudantes, independentemente da profisso a que se destinam, e no apenas a estudantes de Economia, Contabilidade e Administrao. Ela aqui tratada como aplicao natural das Progresses Geomtricas, o que a torna acessvel a alunos da srie inicial do Segundo Grau. A Matemtica Financeira no um conjunto de frmulas exticas para o clculo de juros, mas sim um mtodo de deciso entre alternativas de investimento e de financiamento. O uso de calculadoras estimulado e a abordagem das Progresses Geomtricas enfatiza o conceito de taxa de crescimento. O livro contm uma grande quantidade de problemas e, neles, vrias aplicaes so ensinadas. Em particular, uma teoria de equaes de recorrncia lineares de segunda ordem esboada.

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep

Construes Geomtricas Autores: Eduardo Wagner com colaborao de Jos Paulo Q. Carneiro Editora: SBM
As Construes Geomtricas tiveram enorme importncia no desenvolvimento da Matemtica. Esse livro pretende mostrar ao professor do ensino secundrio que as construes so instrumento de grande utilidade no ensino da Geometria e da lgebra. O texto explora amplamente as duas idias bsicas utilizadas nas solues dos problemas: a explorao das propriedades geomtricas das figuras ou a construo a partir da soluo algbrica. A exposio feita de forma simples e informal tendo em vista o pblico a que se destina: alunos do segundo grau, alunos de licenciatura em Matemtica e professores do Ensino Mdio.

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep

A Matemtica do Ensino Mdio Volume 01 Autores: Elon Lages Lima, Paulo Cezar Pinto Carvalho, Eduardo Wagner, Augusto Csar Morgado. Editora: SBM
O programa de Matemtica da primeira srie do Ensino Mdio tem como tema central as funes reais de uma varivel real estudada sob o ponto de vista elementar, isto , sem o uso do Clculo Infinitesimal. Como preliminar a esse estudo e preparao para as sries subseqentes, so apresentadas noes sobre conjuntos, a idia geral de funo e as diferentes categorias de nmeros: naturais, inteiros e, principalmente, reais. O livro cobre esse programa. Ele foi escrito para professores de Matemtica do Ensino Mdio e para estudantes de Licenciatura em Matemtica. Sua principal mensagem de que os conceitos abstratos da Matemtica servem de modelos para situaes concretas, permitindo analisar, prever e tirar concluses em circunstncias onde uma abordagem emprica insatisfatria. Afim de saber que espcie de funo se deve empregar para resolver um determinado problema, necessrio conhecer as propriedades caractersticas de cada funo, pois a situao da vida real, quer no cotidiano, quer na Tecnologia, quer na Cincia, no surgem acompanhadas de frmulas explcitas. Esse um ponto de fundamental importncia, freqentemente ignorado no ensino formal tradicional, onde os conceitos matemticos so introduzidos para resolver problemas que se referem a eles mesmos. Nesse livro, as funes dos vrios tipos apresentados so caracterizadas por meio de propriedades simples, permitindo, desse modo, ao professor empreg-las conscientemente.

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep

A Matemtica do Ensino Mdio Volume 02 Autores: Elon Lages Lima, Paulo Cezar Pinto Carvalho, Eduardo Wagner, Augusto Csar Morgado. Editora: SBM
Esse livro, escrito para professores do Ensino Mdio e estudantes de Licenciatura em Matemtica, cobre os principais assuntos estudados na segunda srie do Ensino Mdio. O livro tem duas partes bem distintas. A primeira parte dedicada Matemtica Discreta, contendo o estudo de Progresses (com aplicaes Matemtica Financeira), Anlise Combinatria e Probabilidade. Um cuidado sempre presente nessa parte o de evitar o uso excessivo de frmulas. Na maioria dos casos, elas so desnecessrias e substitudas, com vantagem, pelo uso consciente das definies e dos princpios fundamentais. Por exemplo, os professores so aconselhados a ensinar os alunos a fazer uso inteligente do princpio da multiplicao em Anlise Combinatria, ao invs de recorrer a uma profuso de frmulas, cujo uso muitas vezes confuso para o aluno ("Professor, aqui eu uso arranjos ou combinaes?"). A segunda parte do livro dedicada Geometria Espacial e tem duas preocupaes principais. A primeira oferecer uma boa fundamentao do assunto para o professor, discutindo diversas formas de levar esses fundamentos para os alunos. A segunda apresentar, em cada tpico, sugestes de atividades em sala de aula que visam a tornar o assunto mais interessante para o aluno e facilitar o desenvolvimento de sua viso e intuio espaciais. Para tal, sempre que possvel, so apresentados exemplos de objetos do mundo real que ilustrem conceitos importantes.

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep

A Matemtica do Ensino Mdio Volume 03 Autores: Elon Lages Lima, Paulo Cezar Pinto Carvalho, Eduardo Wagner, Augusto Csar Morgado. Editora: SBM
Em continuao aos dois volumes anteriores, esse livro completa a exposio dos principais tpicos matemticos estudados no Ensino Mdio. Os assuntos que ele aborda so a Geometria Analtica (plana e espacial), vetores, matrizes, determinantes, sistemas de equaes lineares, nmeros complexos, polinmios e equaes algbricas. A matria aqui apresentada, como a dos demais volumes, foi objetivo de vrios cursos oferecidos no IMPA a professores do Ensino Mdio, dentro do programa Procincias, da CAPES.

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep

Temas e Problemas Elementares Autores: Elon Lages Lima, Paulo Cezar Pinto Carvalho, Eduardo Wagner, Augusto Csar Morgado. Editora: SBM
Este livro aborda alguns dos principais tpicos ensinados na 7 e 8 sries do Ensino Fundamental (ou que, em nossa opinio, deveriam ser abordados nestas sries). A teoria apresentada de modo inteligvel, porm breve, sendo logo acompanhada de problemas contextuais, que ilustram variadas aplicaes dos temas estudados a situaes concretas, procurando assim motivar e justificar a presena dos mesmos no currculo. Solues completas de todos os problemas propostos so apresentadas ao final do livro.

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep

A Matemtica e a Mona Lisa - a Confluncia da Arte com a Cincia Autor: Atalay, Bulent Editora: Mercuryo
A matemtica e a Mona Lisa - A confluncia da arte com a cincia, livro do fsico turco, radicado nos Estados Unidos, Blent Atalay, 'apresenta a cincia por meio da arte, e a arte por meio da cincia', como explica o prprio autor. Para isso, o autor utiliza as obras de Leonardo da Vinci, cujas obras freqentemente apresentavam o que os artistas e cientistas chamam de razo urea - a razo 1,618, que traduz a perfeita proporo e est presente no corpo humano, na natureza e no universo em geral. O autor nos conduz a um passeio pelos milnios e continentes, combinando arte, arquitetura, cincia e matemtica sob a gide do gnio Leonardo da Vinci. Nesse passeio, anlises minuciosas da razo urea, encontrada tanto nas pirmides do Egito como na Mona Lisa.

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep

Os nmeros Autor: Georges Ifrah Editora: Globo


Resumida mas completa histria da matemtica, acompanhando a evoluo do raciocnio de nossos ancestrais desde a pr-histria, passando por civilizaes como a dos egpcios, babilnios, fencios, gregos, romanos, hebreus, maias, chineses, hindus e rabes.

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep

Tio Petros e a conjuntura de Goldbach Autor: Doxiadis, Apostolos Editora: Editora 34


O tio Petros uma anedota de famlia. Um idoso solitrio, vive sozinho num subrbio de Atenas, a jogar o estranho jogo do xadrez e a cuidar do jardim. Se no se soubesse, pensar-se-ia seguramente que ele era um dos fracassados da vida. Mas o seu jovem sobrinho suspeita do contrrio, pois a certa altura descobre que o tio Petros foi em tempos um matemtico famoso. Um matemtico suficientemente brilhante e audacioso para apostar tudo na resoluo de um problema que tinha desafiado todas as tentativas de prova durante quase trs sculos.

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep

Cincia Hoje na Escola Tempo e Espao Vol.07 Autor: Instituto Cincia Hoje Editora: Global
Lidamos com as noes de tempo e espao no nosso cotidiano sem nos darmos conta delas. E, no entanto, essas noes foram se construindo ao longo da histria, em funo de exigncias sociais e tcnicas. Nas nossas prprias sociedades, convivem diferentes concepes determinadas por caractersticas regionais e sociais. Assim, esto presentes neste volume diferentes maneiras de pensar sobre tempo e espao. O livro prope a construo de vrios aparatos, como relgios de sol, gua e areia, bssola e gnmon.

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep

Cincia Hoje na Escola Matemtica: Porqu e para Qu? Vol.08 Autor: Instituto Cincia Hoje Editora: Global
Vrios aspectos da lgebra, da geometria e da matemtica aplicada so abordados neste volume, e quase todos os artigos contm propostas de exerccios sobre os temas apresentados. O caderno do professor sugere como organizar uma olimpada de matemtica na escola, que favorea o trabalho coletivo e o esprito de equipe. Uma das propostas apresentadas incentiva a formulao de cdigos de ciframento por uma equipe e a construo de chaves de deciframento por outra. Os estudantes podero, tambm, realizar medies de objetos e realizar um concurso sobre padres que obedecem ou no razo urea. Outras atividades envolvem o estudo de coordenadas cartesianas e porcentagens. A histria da matemtica e a questo da comprovao tambm esto presentes neste volume.

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep

Divertimentos Matemticos Autor: Martin Gardner Editora: Ibrasa


Este livro uma introduo alegria da Matemtica. Dele disse o eminente cientista Vanevar Bush, um dos organizadores do grande esforo cientfico e tcnico dos Estados Unidos na ltima guerra: "Um grande livro! Apreciei-o imensamente. Gardner consegue o que parecia impossvel, escrevendo um livro que ser apreciado tanto pelos leigos quanto pelos matemticos".

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep

Como a Matemtica Explica o Mundo Autor: James D. Stein Editora: Elsevier


Vivemos em um mundo matemtico, mesmo que isso nem sempre seja bvio. Cada vez que usamos o celular, a internet, ou nos organizamos para realizar mais de uma tarefa estamos "fazendo" Matemtica. "O qu?" - pode se perguntar um leitor que teve a tradicional experincia de ver a matria como um bicho de sete cabeas - "Eu nunca gostei de matemtica!" Ento, prepare-se, tudo isso est prestes a mudar! Em Como a Matemtica Explica o Mundo, James Stein realiza a proeza de explicar grandes resultados da Matemtica do sculo XX de uma forma bem-humorada, precisa e acessvel. Passando por tpicos to variados como sistemas eleitorais, Fsica Quntica e Caos, a sensao que se tem a de estar sentado com um velho amigo, excelente contador de histrias, que decidiu nos contar sobre o fascnio da Matemtica, unindo idias abstratas ao cotidiano. No decorrer dessa conversa Stein nos oferece um pouco da histria da Matemtica e da sua prpria histria, e apresenta suas opinies, sempre tendo o cuidado de deixar claro o que opinio e o que consolidado. Alm disso, o autor tambm consegue escrever de uma forma com que at os leitores com conhecimento matemtico tenham algo para aprender. Neste livro, os exemplos utilizados so rigorosamente selecionados e ilustram idias abstratas, muitas vezes aparentemente paradoxais, de forma clara e concisa. Stein respeita a inteligncia do leitor e oferece um desses livros, nos quais, no final, tem-se a sensao de que aprendemos muito mais e de que o mundo se tornou mais cristalino.

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep


Arquimedes Autor: Jeanne Bendick Editora: Odysseus
Quem foi, afinal, Arquimedes? o que o livro da coleo Imortais da Cincia, Arquimedes - Uma porta para a Cincia, busca revelar. A autora e divulgadora cientfica Jeanne Bendick, formada pela Parsons School of Design, debrua-se sobre a fascinante personalidade e a mente brilhante do homem considerado por muitos um dos pais da Cincia, por outros o maior matemtico da Antigidade. Arquimedes notvel pela mente intuitiva, que o habilitou a ir alm dos limites de seu tempo (ele viveu por volta de 250 antes de Cristo, h mais de dois mil anos, portanto) para estabelecer princpios fundamentais da Matemtica pura. Seus trabalhos sobre volumes, parbolas, elipses e hiprboles, sobre o crculo e o famoso nmero, e sobre as bases matemticas da notao musical so fundamentais at hoje.

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep


Coprnico Autor: Ronaldo Rogrio de Freitas Mouro Editora: Odysseus
Um livro que mostra de quem e de onde vem nossa concepo matemtica do Sistema Solar. Esse o novo volume da Coleo Imortais da Cincia, da Odysseus Editora, que narra a vida e a obra do astrnomo polons Nicolau Coprnico (1473-1543), o primeiro a provar cientificamente que a Terra gira ao redor do Sol. Coprnico - Pioneiro da revoluo astronmica, escrito pelo conhecido astrnomo brasileiro Ronaldo Rogrio de Freitas Mouro, foca esse incansvel cnego polons, famoso em seu tempo como mdico e economista, e autor da obra que viria a modificar completamente a concepo do Sistema Solar. O texto, aliando um estilo inconfundvel abundncia de informaes, relata as contribuies cruciais de Coprnico para o surgimento da moderna Astronomia Cientfica.

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep


Einstein Autor: Cssio Vieira Leite Editora: Odysseus
O professor e jornalista Cssio Vieira Leite desvenda, neste livro, as teorias revolucionrias e a personalidade fascinante daquele que considerado o maior gnio cientfico da Era Moderna: Albert Einstein. O leitor de Einstein, o reformulador do Universo vai entender, atravs de uma linguagem clara e acessvel, por que o pensamento einsteiniano transformou completamente nossa concepo de tempo e espao.

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep


Euclides Autor: Carlos Tomei Editora: Odysseus
O professor Carlos Tomei relata de forma clara e divertida o que sabe sobre o pai da Geometria. O desenvolvimento da Matemtica desenvolveu todo um modo de ver o mundo e de qualific-lo atravs da identificao de padres geomtricos ou de relaes numricas. Euclides consolidou, com sua obra Elementos, a base dos princpios da Matemtica e da Geometria. Sem essa obra a Matemtica, e portanto a Cincia, no seria o que .

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep

Galileu Autores: Pablo R. Mariconda e Jlio Vasconcelos Editora: Odysseus


Pablo Mariconda e Jlio Vasconcelos contam a histria de Galileu e suas investigaes que colocaram em questo as posies filosficas defendidas pelos lderes da Igreja catlica, criando uma tenso que acabou provocando a condenao pela Inquisio daquele que muitos chamam de "pai" da cincia moderna. Ainda que Galileu no tenha sido o inventor da cincia moderna - como defendem alguns estudiosos -, ele certamente transformou profundamente a nossa viso de mundo.

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep

Kepler Autores: Ronaldo Rogrio de Freitas Mouro Editora: Odysseus


Ronaldo Rogrio de Freitas Mouro narra a vida e obra do astrnomo alemo Johannes Kepler (15711630). Kepler viveu num tempo de intolerncia religiosa. Apesar disso, transformou o estudo dos movimentos celestes em cincia. Levantou a hiptese da existncia de uma interao entre o Sol e os planetas, responsvel por suas rbitas, antecipando a Lei da Gravidade. Foi o primeiro a unir a Fsica Astronomia, e a buscar explicaes fsicas por trs dos fenmenos celestes. Seu maior mrito, alm da coragem, foi a concepo das Trs Leis que levam seu nome e que descrevem as rbitas planetrias em nosso Sistema Solar, assim como em todo o Universo.

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep


Newton Autores: Eduardo de Campos Valadares Editora: Odysseus
Descubra em Newton - a rbita da Terra em um copo dgua, por que o fsico ingls Isaac Newton, o criador da famosa Lei da Gravidade, considerado o maior cientista de todos os tempos. Seu autor, o fsico brasileiro Eduardo de Campos Valadares, mostra que, diferentemente da filosofia aristotlica e das teorias de Einstein, a fsica de Newton a do cotidiano. So suas leis de movimento que explicam como carros ou avies se movem. sua Lei de Gravitao que revela por que mas caem no cho, como os planetas giram em torno do Sol, por que existem duas mars por dia e qual a trajetria dos cometas. Seguindo o gosto do grande cientista pela experincia prtica, o autor incluiu instrues ilustradas de vrios experimentos de execuo fcil que esclarecem as idias e o modo de pensar de Newton e que podem ser reproduzidas. Com isso, a explorao da obra newtoniana ganha uma dimenso inusitada.

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep


A Histria de um Nmero Autores: Eli Maor Editora: Record
O autor, professor de histria da matemtica na Loyola University, em Chicago, apresenta a histria da criao de um algarismo que tem um papel central nos estudos de clculo, juros compostos e outras funes, explorando a histria da matemtica

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep


O Homem que Calculava Autores: Malba Tahan Editora: Record
A matemtica recreativa apresentada no livro , certamente, menos dolorosa que a fria ensinada nos colgios. Malba Tahan (pseudnimo do professor Jlio Csar de Mello e Souza) conseguiu realizar quase que um milagre, uma mgica: unir cincia e fico e acertar. Seu talento e sua prodigiosa imaginao so capazes de criar personagens e situaes de grande apelo popular, o que explica seu imenso sucesso O Homem que Calculava uma oportunidade para os aficcionados dos algarismos e jogos matemticos se deliciarem com os vrios captulos ldicos da obra. Tahan narra a histria de Bereniz Samir, um viajante com o dom intuitivo da matemtica, manejando os nmeros com a facilidade de um ilusionista. Problemas aparentemente sem soluo tornam-se de uma transparente simplicidade quando expostos a ele. Grficos facilitam ainda mais a leitura do livro. Uma pequena obra-prima da literatura infanto-juvenil.

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep


O Livro dos Cdigos Autores: Simon Singh Editora: Record
O segredo a alma do negcio e um vcio para a humanidade. Desde que passou a se comunicar, o homem tratou de arrumar formas de esconder o verdadeiro significado das mensagens atrs de cdigos e palavras dbias. Em O Livro dos Cdigos, Simon Singh - autor do bestseller O ltimo teorema de Fermat - descreve a histria da arte de escrever segredos desde o Antigo Egito. Singh narra, ainda, a luta entre criadores e decifradores de cdigos, comeando quinhentos anos antes de Cristo e chegando at hoje, quando a criptografia usada na Internet e em operaes bancrias. O Livro dos Cdigos analisa a importncia e o papel dos cdigos nas operaes militares, na poltica e nas intrigas palacianas. O tema central do livro a batalha entre o bem e o mal -codificadores e decodificadores - analisada, principalmente, nos captulos sobre a Segunda Grande Guerra. A criptografia se desenvolveu durante o conflito, quando o sigilo de comunicao se tornou crtico para a corrida pela vitria tanto para os Aliados quanto para o Eixo. Simon Singh mostra, em O Livro dos Cdigos, que a codificao de mensagens torna possvel e seguras transaes eletrnicas. Apesar de uma ou outra fraude ou quebra de sigilo, o autor prova que o desenvolvimento do segredo nas mensagens e na criptografia faz do uso do carto de crdito na Web mais seguro que deixar uma carteira dentro de um nibus.

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep


Matemtica Divertida e Curiosa Autores: Malba Tahan Editora: Record
Recreaes e curiosidades da Matemtica, que transformam a aridez dos nmeros e a exigncia de raciocnio numa brincadeira, ao mesmo tempo til e recreativa. Eis, em sntese, o que "Matemtica Divertida e Curiosa": o Professor Jlio Csar de Mello e Souza, sob pseudnimo de Malba Tahan, consegue um verdadeiro milagre: a unio da cincia com o ldico, transformando sua leitura num agradvel passatempo.

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep


Os Problemas do Milnio Autores: Keith Devlin Editora: Record
Os Problemas do Milnio, do matemtico e escritor Keith Devlin, fornece embasamento para cada um dos problemas, descreve como surgiram, o que torna cada um deles particularmente difcil e tenta esclarecer por que os matemticos os consideram to importantes.

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep


O ltimo Teorema de Fermat Autores: Simon Singh Editora: Record
Com esta anotao incompleta, feita em 1637 no livro Aritmtica, de Diofante, o matemtico francs Pierre de Fermat, que morreu antes de descrever seu teorema, lanava o desafio que iria confundir e frustrar os matemticos mais brilhantes do mundo por mais de 350 anos. O ltimo Teorema de Fermat, como ficou conhecido, tornou-se o Santo Graal da matemtica. Vidas inteiras foram devotadas algumas at mesmo sacrificadas demonstrao de uma equao aparentemente simples. O livro a histria da busca pica para resolver um dos maiores enigmas de todos os tempos. Um drama humano de grandes sonhos, brilho intelectual e extraordinria determinao.

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep


A Vida Secreta dos Nmeros Autores: George G. Szpiro Editora: EDC
Numa srie de pequenos ensaios, George G. Szpiro inventa o jornalismo matemtico. A vida secreta dos nmeros, finalista do Prmio Descartes para Pesquisa e Divulgao Cientfica, da Comisso Europia, prova que frmulas e equaes aparentemente ininteligveis podem ser transformadas em deliciosas sentenas e divertidas anedotas, mostrando como a matemtica capaz de afetar quase todos os aspectos da vida do direito geografia, das eleies botnica e ensina como essa cincia, to temida nas salas de aula, pode ser apreciada por todos ns. Imagine se seu advogado dissesse no saber ortografia, se seu dentista orgulhosamente declarasse no falar qualquer lngua estrangeira, se o gerente do seu banco admitisse, com alegria, sempre confundir Voltaire com Molire. Com muita razo, essas pessoas seriam consideradas ignorantes. O mesmo no se passa com a matemtica. Qualquer deficincia neste ramo do conhecimento aceita com compreenso por todos, afirma Szpiro. Sua idia , com este livro, livrar a matemtica do rtulo de cincia inatingvel e abrir os olhos do leitor para os prazeres cotidianos que ela pode proporcionar a qualquer pessoa.

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep


Ensaios Fundamentais Autores: Antonio Augusto Passos Videira (Org.), Ildeu de Castro Moreira (Org.) Editora: Contraponto
Ainda em vida, Henri Poincar (1854-1912) foi considerado por Bertrand Russell como a maior figura produzida pela Frana nos tempos modernos. A originalidade de suas idias e as metodologias que inventou no apenas marcaram profundamente a matemtica, a fsica e a astronomia, mas esto na origem de parte significativa dos atuais desenvolvimentos dessas disciplinas. Expunha suas idias com tal brilho, elegncia e clareza que terminou acolhido na Academia Francesa. Poincar publicou cerca de quinhentos trabalhos, principalmente em mecnica celeste, fsica, engenharia e em todas as reas da matemtica, pura e aplicada. Foi membro de 35 sociedades cientficas de todo o mundo e doutor honoris causa de diversas universidades. Recebeu inmeros prmios. ...

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep


Aprendendo e Ensinando Geometria Autores: Lindquist Editora: Atual
Este livro o primeiro anurio do Conselho Nacional de Professores de Matemtica (NCTM) dos EUA, que a Atual Editora publica, contendo a coletnea de artigos de 1987. Ele traz vinte artigos de alguns dos mais eminentes especialistas da rea. mais uma iniciativa da Atual no sentido de investir na formao de professores e educadores brasileiros, visando trazer novas contribuies para a melhoria do ensino.

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep


Introduo Histria da Matmatica Autores: Howard Eves Editora: Unicamp
Nesta obra clssica, Howard Eves narra a histria da matemtica desde antiguidade at os tempos modernos. Este livro um verdadeiro curso de matemtica, detendo-se no exame de obras importantes sem se limitar s pequenas histrias, notas biogrficas e amenidades. Alguns captulos so introduzidos por panoramas culturais da poca abordada. Uma das obras mais completas da rea da histria da matemtica pode ser utilizada por estudantes e professores tanto de matemtica quanto de histria ou educao.

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep


Nmeros Notveis Autores: Shokraniam, Salahoddin Editora: UNB
Este livro trata do tema de certos nmeros considerados interessantes: nmeros geomtricos (triangular, quadrado, pentagonal, hexagonal), e da possibilidade de que eles sejam primos. Na Segunda parte so apresentados os chamados nmeros perfeitos. O autor usou, com sucesso, os mtodos de abordagem deste livro em suas aulas de teoria dos nmeros na Universidade de Braslia.

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep


Um Convite Matemtica Autores: Daniel Cordeiro de Morais Filho Editora: EDUFCG
Diferentemente de outros livros do gnero, este livro apresenta a Lgica Matemtica dentro da prpria Matemtica, visando futura formao de professores para o magistrio e de alunos para disciplinas mais avanadas. Usando exemplos reais, os temas so apresentados com uma linguagem acessvel e abordam as principais dificuldades enfrentadas ao se estudar o assunto. Ao final da leitura, os leitores vo aprender como aplicar a Lgica Matemtica e como funcionam as idias matemticas. Vo ainda conhecer as tcnicas de demonstrao e como aplic-las, vo desenvolver o senso crtico e perceber a importncia de expressar-se com o devido rigor, entre outros assuntos de igual importncia.

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep


O Dedo de Galileu Autores: Peter Atkins Editora: Gradiva (Loyola)
Por que o dedo de Galileu? O dedo mdio, conservado, da mo direita de Galileu foi separado do corpo um sculo aps a morte do cientista e encontra-se em exibio no Museu da Histria da Cincia, em Florena. Galileu foi responsvel por grande parte do mpeto da cincia moderna, afastando-a definitivamente do obscurantismo medieval. Assim, em ltima instncia, graas a Galileu e ao fato de ele nos ter apontado o caminho e o mtodo certos que temos hoje possibilidade de nos debruarmos sobre as grandes ideias da cincia. Destas, as dez maiores, segundo Peter Atkins, relacionam-se com a evoluo, o ADN, a energia, a entropia, os tomos, a simetria, os quanta, a cosmologia, o espao-tempo e a aritmtica. Neste brilhante relato das ideias centrais da cincia contempornea, o consagrado autor Peter Atkins celebra o poder do mtodo cientfico face mera especulao na revelao da natureza do nosso universo, do nosso mundo e de ns prprios.

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep


Dicionrio de Geometria Curiosa Autores: David Wells Editora: Gradiva (Loyola)
Este livro, que s deve ler-se de lpis e papel na mo, constitui um antdoto de comprovada eficcia contra o medo da matemtica. Medo que se instalou como resultado de dcadas de equvocos pedaggicos, afastando o homem comum do prazer da matemtica. Por ser inaceitvel privar algum do prazer -- da msica, da boa mesa, da literatura e outros --, delicie-se o leitor, no que geometria se refere, folheando livremente as pginas deste belo livro; se puder, leve-o para uma ilha deserta e console-se com as esferas de Dandelin, o carpete de Apolnio, a poeira de Fatou, os pontos de Fermat, as pavimentaes de Penrose e tantas outras maravilhas. Mas cuidado: pode viciar-se.

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep


Dicionrio de Nmeros Interessantes e Curiosos Autores: David Wells Editora: Gradiva (Loyola)
Pitgoras descobriu que a harmonia musical depende do quociente de pequenos nmeros inteiros, tendo concludo que tudo no universo um nmero. Este um dicionrio de nmeros interessantes e curiosos, que apresenta uma grande variedade de fatos numa linguagem acessvel.

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep


2 + 2 = 11 Autores: Natalia Bebiano de Provedencia Editora: Gradiva (Loyola)
Este livro uma obra de iniciao matemtica, destinado a jovens sem grupo etrio definido, e, assim, aberto a todos. Prope um conjunto de problemas que os professores podero explorar nas suas aulas e clubes de matemtica. uma compilao de temas matemticos de todos os tempos, que pretende motivar o encontro com a descoberta, a busca, o mistrio e o fascnio pelo universo matemtico. Proporcionar o conhecimento da diversidade deste universo, sensibilizando o leitor para a dimenso esttica da matemtica, o seu primeiro objetivo. Girando em torno de problemas e solues e privilegiando a ligao entre matemtica e jogo, a exposio tenta suscitar a curiosidade e o engenho do leitor e apelar sua participao ativa.

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep


Mais Atividades Matemticas Autores: Brian Bolt Editora: Gradiva (Loyola)
Em resposta entusistica recepo dada ao seu livro anterior, Actividades Matemticas, Brian Bolt publica agora uma nova coletnea de jogos e enigmas com o intuito de oferecer aos professores outras idias que os ajudem a enriquecer o ensino da matemtica. Com mais de cem atividades que estimulam a criatividade e desenvolvem o raciocnio matemtico em geral, este livro inclui uma srie de quebra-cabeas, concebidos de forma a encorajar a descobertas das respostas antes do recurso aos comentrios e solues presentes na segunda parte do livro. Todas as atividades propostas - desde a elaborao de fascinantes poliedros desdobrveis at construo de um computador com caixas de fsforos - foram testadas por alunos de um clube de matemtica e professores do ensino secundrio em formao, garantindo partida xito dos trabalhos numa sala de aula.

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep


Ns e Superfcies Autores: David W. Farmer, Theodore B. Stanford Editora: Gradiva (Loyola)
No h homens mais inteligentes do que aqueles que so capazes de inventar jogos. a que o seu esprito se manifesta mais livremente. Seria desejvel que existisse um curso inteiro de jogos tratados matematicamente. A matemtica aprende-se pelo estudo de exemplos, pela observao de padres, pela formulao de conjecturas e pelo exerccio de as testar. Uma vez descobertos, os resultados finais so organizados e publicados em manuais e os pormenores e a excitao da descoberta perdem-se consideravelmente. Mas este livro envolve o leitor na excitao da descoberta original. Atravs de uma grande variedade de tarefas, os leitores so levados a encontrar exemplos interessantes, a observar padres, a conceber regras que os expliquem e a descobrir a matemtica por si mesmos.

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep


Nmeros Surreias Autores: Donald E. Knuth Editora: Gradiva (Loyola)
A Teoria dos Nmeros Surreais foi criada pelo matemtico John H. Conway por volta de 1970. Curiosamente, a primeira publicao nesta rica rea de investigao foi uma novela, que aqui se apresenta aos leitores portugueses, pelo matemtico D. E. Knuth. Nas palavras do autor, o seu objetivo fundamental no consistiu em ensinar a teoria de Conway, mas sim em mostrar como uma pessoa a poderia ter descoberto. Portanto, ao mesmo tempo que as personagens desta obra exploram e constroem o sistema de nmeros de Conway, Knuth relata os seus passos em falso, as suas frustraes, mas tambm as suas alegrias. Knuth quis ilustrar ao leitor no especialista como as ideias matemticas surgem e se desenvolvem. Escolheu a teoria de Conway porque, como salienta, sendo auto-contida, est relacionada com diversas reas da matemtica, e se encontra ainda, em grande parte, por desenvolver.

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep


Os Relgios de Einstein e os Mapas de Poincar Autores: Peter Galison Editora: Gradiva (Loyola)
Um relato fascinante da aventura intelectual paralela de dois dos maiores cientistas de sempre em busca do domnio do tempo. Ou, como refere Paulo Crawford, professor da Universidade de Lisboa, um autntico deleite para o esprito. Cientistas, historiadores e filsofos da cincia e mesmo muitos no especialistas deliciar-se-o com esta refrescante e estimulante narrativa onde se entrelaam discusses de fsica, tecnologia, filosofia e poltica, medida que o autor reconstri a descrio do desenvolvimento da fsica do espao-tempo em estreita ligao com a inveno de mecanismos de sincronizao de relgios e de diviso das zonas horrias que hoje assumimos no dia-a-dia como resultados adquiridos.

www.mat.ufg.br/obmep

Acervo da Biblioteca do PIC-OBMEP-GOIS Sala 205 IME/UFG www.mat.ufg.br/obmep


As ltimas Recreaes Autores: Martin Gardner Editora: Gradiva (Loyola)
Mais do que quaisquer outros dos trabalhos de Martin Gardner, a coluna "Jogos matemticos", publicada na Scientific American, cimentou a sua fama e estabeleceu-o como o melhor autor de matemtica recreativa. notvel que, ao longo da sua carreira, Martin Gardner se tenha mantido infatigavelmente brilhante e divertido, enquanto as idias que conseguia transmitir aos leitores leigos aumentavam em variedade e profundidade. Sem nunca perder a leveza original, As ltimas Recreaes recolhem o melhor do material includo nessa coluna nos ltimos sete anos da sua publicao. Como sempre, Martin Gardner incluiu as cartas que recebeu dos leitores, bem como atualizaes e comentrios.

www.mat.ufg.br/obmep

Вам также может понравиться