Вы находитесь на странице: 1из 2

Lista de Exerccios de Banco de Dados IFES Campus Serra

1) Crie o modelo conceitual para um sistema de biblioteca com as seguintes entidades: Usurio, Livro, Autor, Editora. 2) Identifique a cardinalidade mostrada nos diagramas de ocorrncia:

a)

b) 3) Uma clnica deseja construir um banco de dados para registrar os pacientes consultados por seus mdicos. Os pacientes so identificados por um cdigo de paciente e tambm pelos atributos: nome, data de nascimento, naturalidade, filiao (pai e me), CPF, RG e endereo. Cada paciente pode realizar uma ou mais consultas. A consulta identificada pelo cdigo da consulta e possui os dados do paciente, do convnio, data da consulta e valor. Cada consulta pode possuir um ou mais Exames. O exame identificado pelo cdigo e tambm importante conhecer a sua descrio, diagnstico e mdico que efetuou o atendimento. Os mdicos so identificados pelo CRM, nome, endereo e fones de contato. Esses possuem uma especialidade. Cada especialidade identificada por um cdigo e descrio. Existem vrios tipos de exame: EXAME

CARDIOLGICO, EXAME DE SANGUE e etc.. Esses so identificados por um cdigo, descrio do tipo de exame e valor. Vale ressaltar que alguns pacientes possuem Convnio Mdico e podem utiliza-lo na consulta. O convnio identificado por um cdigo, nome do convnio, fone de contato. 4) Considere o DER a seguir. Para que a restrio de cardinalidade mnima seja observada, que ocorrncias de entidade devem existir no banco de dados, quando for includa uma ocorrncia de EMPREGADO? E quando for includa uma ocorrncia de MESA?

5) Uma biblioteca mantm um conjunto de livros, de diversas categorias. Conforme as suas categorias, eles esto dispostos em estantes apropriadas. Um livro tem vrios exemplares na biblioteca. So mantidos dados detalhados sobre autores e editoras dos livros para fins de consulta. Na biblioteca trabalham vrias bibliotecrias. Cada bibliotecria responsvel por organizar periodicamente sempre o mesmo conjunto de estantes e realizar emprstimos de exemplares para clientes. Emprstimos cadastrados no BD devem conter a data da devoluo e o valor dirio da multa, permanecendo no BD at o cliente entregar o exemplar. A bibliotecria que realizou o emprstimo tambm relevante de ser mantido no BD. Algumas bibliotecrias so estagirias. Uma bibliotecria estagiria est sempre sob a responsabilidade de uma bibliotecria efetiva. Deve-se saber tambm a instituio de ensino da qual a estagiria vem. Defina os atributos que julgares relevantes para os fatos identificados. 6) Em uma clnica trabalham mdicos e existem pacientes internados. Cada mdico identificado pelo seu CRM, possui um nome e recebe um salrio na clnica. Um mdico tem formao em diversas especialidades (ortopedia, traumatologia, etc), mas s exerce uma delas na clnica. Para todo paciente internado na clnica so cadastrados alguns dados pessoais: nome, RG, CPF, endereo, telefone(s) para contato e data do nascimento. Um paciente tem sempre um determinado mdico como responsvel (com um horrio de visita dirio predeterminado), porm vrios outros mdicos podem participar do seu tratamento. Pacientes esto sempre internados em quartos individuais, que so identificados por um nmero e ficam em um andar da clnica.

Вам также может понравиться