Вы находитесь на странице: 1из 12

A TRAMA AUTOBIOGRFICA DE AMKOULLEL, O MENINO FULA: IMAGENS DE SI NAS HISTRIAS MALINESAS1

Allisson Esdras Fernandes de Oliveira 2 Eumara Maciel dos Santos

Resumo: Analisou-se, neste artigo, a tecedura autobiogrfica das narrativas de Amkoullel, o menino fula, do malins Amadou Hampt B ao passo que se delineou a multifuno da escrita de si. A pesquisa, de cunho bibliogrfico, teve como fios condutores: os estudos de Amossy (2005), ao discutir sobre a construo de uma imagem de si no discurso; de Arfuch (2010) quando reflete sobre os desdobramentos do eu na narrao de si; de Foucault (1992), ao tratar da relao do eu com o mundo; Lejeune (1975) com o conceito de pacto autobiogrfico; e outros. Ao perfazer seu percurso pela escrita de si, B caminha, sobretudo, para o autoconhecimento, v-se e faz com que seja visto quando personifica seu passado ao comunicar a presena de Amkoullel: o smbolo da sua viagem de volta s terras do Mali, de onde sempre iro emergir mesmo in memorian, as belas histrias do nosso eterno menino fula. Palavras-chave: Literatura Malinesa. Autobiografia. Memria. Discurso.

1 INTRODUO

A escrita deste artigo completa e encerra, temporariamente, a sequncia de estudos, iniciada no primeiro semestre do Curso de Graduao em Letras da UNEB, em torno das matrizes culturais malinesas na obra autobiogrfica de Amadou Hampat B. Essa sequencia pretende culminar no Trabalho de Concluso de Curso (TCC) e pode ser detalhada com o arrolar dos artigos: o inaugural, Amkoullel, o menino fula: pastoreando histrias e memrias na oralidade africana; o segundo, sobre a matriarcalidade, intitulado No colo de Kadidja: a matriarcalidade africana em Amkoullel, o menino fula; o terceiro, O maturar da ancianidade nas histrias de Amkoullel, o menino fula; o quarto, Entre laos e enlaces: a famlia na frica de Amkoullel, o menino fula; e o quinto, Nuances da religiosidade afro-islmica nas histrias de Amkoullel, o menino fula. A inquietao que faz pulsar essa pesquisa encontra-se nas razes culturais do Mali3, retratadas pela obra Amkoullel, o menino fula, de B: a autobiografia pelo vis da ressignificao da escrita de si, haja vista que uma maneira de trazer tona o

1 2

Artigo produzido sob orientao da Professora Mestra Lise Mary Arruda Dourado. Graduandos do VII semestre do curso de Licenciatura em Lngua Portuguesa e Literaturas, pela Universidade do Estado da Bahia UNEB, Campus Universitrio Professor Gedival Sousa Andrade, DCHT XXIV, Xique-Xique, Bahia. 3 Zona de referncia no anexo.

passado histrico de B, seu pertencimento cultural fula4, e envolver to ricas e belas narrativas num singular cenrio africano.

A pesquisa, de cunho bibliogrfico, tem como fios condutores: os estudos de Amossy (2005), ao discutir sobre a construo de uma imagem de si no discurso; de Foucault (1992), ao tratar sobre o eu na narrativa; de Arfuch (2010) quando reflete sobre os desdobramentos do eu na narrao de si; de Lejeune (1975), com o conceito de pacto autobiogrfico; e outros. Como suporte ao arcabouo terico supracitado, so tambm considerados os artigos sobre Amkoullel, o menino fula (B, 2003) construdos por Oliveira (2008, 2009, 2010), Santos (2008, 2009, 2010) e Oliveira e Santos (2010), desde o primeiro semestre do curso de Graduao em Letras, submetidos s avaliaes de bancas examinadoras nos Seminrios de Pesquisa da UNEB, ao crivo acadmico em eventos promovidos por outras Instituies de Ensino Superior - IES, e publicados em Anais e revista cientfica.

1.2 ENTRE O TEMPO E O ESPAO: O CENRIO AUTOBIOGRFICO DE AMKOULLEL, O MENINO FULA

Amkoullel e B, dois nomes, uma s pessoa. Os nomes que confundem indicam os estreitos laos que envolvem o autor e a obra. Amkoullel, como chamavam carinhosamente a B, recebeu esse apelido por conta de sua afinidade com seu amigo Koullel, assim como descreve:

[...] o grande contador de histrias e tradicionalista Koullel, que na minha tenra infncia havia se ligado a mim a ponto de me apelidarem Amkoullel (quer dizer, o pequeno Amadou de Koullel ou filho de Koullel). (B, 2003, p.75).

No limiar entre Amkoullel e B firma-se, ento, um pacto de leitura, como se tomasse o leitor pelas mos para um passeio por sua vida e suas histrias. Para Leonor Arfuch (2010) que revisita as teorias de Lejeune (1985)5 sobre o pacto

Os fulas ou fulanis so um grupo tnico que compreende vrias populaes espalhadas pela frica Ocidental, mas tambm na frica Central e no Norte de frica sudans. (Wikipdia, a enciclopdia livre). 5 Phillips Lejeune (1985) fala sobre o pacto autobiogrfico como uma espcie de contrato entre autor/leitor em que so estabelecidas as fronteiras entre autobiografia e texto ficcional. Apesar de o

autobiogrfico, v um horizonte mais grandioso e sutil para definio deste espao biogrfico, quando desloca a possibilidade de identidade entre autor, narrador e personagem principal para um lugar mais instvel entretecido no discurso. Desta maneira, a ligao altervel existente entre o leitor e o autor, quando aquele se debrua e se prope a ler; esse elo que une quem escreve e quem l: eis um pacto autobiogrfico. Quem escreve se compromete a ser sincero e quem l passa a buscar acusaes que possam ser confirmadas cotejando com intertextos. Diante de tal perspectiva, B inscreve-se no espao biogrfico e lavra um contrato entre ele e o leitor no qual se compromete a uma apresentao sincera e bela da sua vida e dos que esto envoltos nela, histrias que se encontram impressas num cenrio singular da frica subsaariana.

Frente a essa afirmao, para que a escrita seja de vis autobiogrfico, preciso que se estabelea, por meio do texto e o que est em torno dele, o transparecer do elo entre o autor real e o discurso produzido por ele. Dessa maneira, o leitor cr na sua existncia face imagem de quem narra impressa no discurso. D-se a aliana firmada entre o leitor e o texto num pacto de leitura autobiogrfica: espao de liberdade para que B veja-se, leia-se e recrie-se. Ainda pelo fio conceitual do espao biogrfico, Arfuch diz que o autor desarticula as cronologias, mescla as vozes narrativas, desloca o eu para a terceira pessoa, desconstri o efeito de realidade (ARFUCH, 2002, p. 105) tornando, assim, hbrida a tomada da palavra para falar de si e, por hora, acaba concebendo o que a prpria vida no pode comportar, construindo uma cronologia causal das histrias no seu prprio tempo, edificando seus contos e cantos. B, ento, corrobora o

deslocamento causal dos textos africanos, a contrapelo da lgica ocidental:

Como a cronologia no uma grande preocupao dos narradores africanos ao tratarem de temas tradicionais ou familiares, nem sempre pude fornecer datas precisas. [...] Nas narrativas africanas, em que o passado revivido como experincia atual de forma quase intemporal, s vezes surge certo caos que incomoda os espritos ocidentais. Mas ns nos encaixamos perfeitamente nele. Sentimo-

pacto autobiogrfico ser necessrio, ele no suficiente, como se mostra nas discusses de Leonor Arfuch sobre o espao biogrfico.

nos vontade como peixes num mar onde as molculas de gua se misturam para formar um todo vivo. (B, 2003, p.14)

Pelo domnio da narrativa, B nos remete a outros campos e espaos, arrebata-nos de um tempo e um lugar de diferentes dimenses, fazendo-nos leitores-ouvintes, vivendo e revivendo com ele o deleite e o sofrimento das lembranas ao entregar-se a cada instante memorvel com a liberdade de quem laboriosamente usa o poder da palavra para narrar. Nesta mesma perspectiva, Sarlo (2007) acrescenta que A narrao inscreve a experincia numa temporalidade que no a de seu acontecer (ameaado desde seu prprio comeo pela passagem do tempo e pelo irrepetvel), mas a de sua lembrana. (SARLO, 2007, p.25).

Ao valer-se da palavra, Amadou Hampt B descreve, transcreve e transv suas histrias. Amkoullel, a imagem do eu do discurso, caminha com preciso pela cultura malinesa, percorre o Mali pela sua artria e em cada veia v pulsar as manifestaes das matrizes culturais africanas. Os tons e sons embalam a narrativa autobiogrfica que, ao evocar o passado para faz-lo presente, inicia a escrita do tomo com um belo passeio pela sua linhagem:
[...] seria impensvel para o velho africano que sou, nascido na aurora deste sculo na aldeia de Bandiagara, no Mali, iniciar o relato de minha vida pessoal sem evocar primeiro, ainda que apenas para situ-las, minhas duas linhagens, a paterna e a materna. Ambas so fulas e estiveram ligadas, se bem que em campos opostos, aos acontecimentos histricos, por vezes trgicos, que marcaram meu pas ao longo do sculo passado. (B, 2003, p.23)

Ento, seus avs, seus pais, seus irmos, enfim, toda a abrangncia daquela acolhedora famlia africana est traada nas linhas da vida de Amkoullel. Aquele menino fula que corria as savanas de Bandiagara, catando no vento, nos gestos e nas palavras fios para tecer belssimas histrias que vieram tona num espao e num tempo de 80 anos, deita sobre as folhas de papel a reconstituio de suas reminiscncias infanto-juvenis.

O escritor, ao recordar, constri um novo espao onde elucubra sobre a vida, as crenas e os costumes, assim reafirmando e reinventado sua identidade. V-se descortinar o nascimento de Amkoullel, que contado por B, transcende a prpria existncia, j que ressignifica o valor da escrita de si como uma forma de

rememorao e reconstruo da histria por meio da trama existente entre as narrativas e a cultura do Mali.

Ao esquadrinhar as palavras de B, v-se demarcado o narrador-personagem ilustrando, por meio do universo amplo da criao literria, a fluida fronteira entre a fico e a experincia dita real. O autor, o escritor, o personagem e o leitor: seres cmplices, interligados pelo enredo das memrias do menino fula, aquele que volta ao passado e recria, pelas linhas traadas, novos signos para o Mali, para Bandiagara, para os fulas e para si e, sem inocncia alguma e grande responsabilidade, cogita inmeras incertezas em torno de seu prprio nascimento a reinveno de si:

Se acreditarmos no que diz minha certido de nascimento, nasci em Bandiagara, por volta de 1901; mas as pesquisas que realizei mais tarde me inclinam a pensar numa data entre dezembro de 1899 e janeiro ou fevereiro de 1900 (porque foi no auge da estao fria), mais provavelmente no incio do ano de 1900 parece que nasci no ano em que o rei Aguibou Tall viajou Frana, o que ocorreu em 1900. Tudo leva a crer, portanto, que me cabe um honroso lugar no peloto dos filhos mais velhos do sculo. (B, 2003, p.55)

Eis o renascimento de si no discurso. Cabe, aqui, trazer baila o pensamento de Arfuch (2002) quando fala da lembrana na reconstituio da infncia como sendo a memria dos outros que, unida s reminiscncias familiares, sociais e culturais recriam o ficcional no ato de escrever-se, posto que as narrativas de B sejam relatos escritos em primeira pessoa, impossvel transpor qualquer realidade fielmente quando assentadas nas pginas escritas (FOUCAULT, 1992). Sendo assim, os gneros confessionais so produes humanas embebidas de fico e reflexes em torno da existncia: literatura. E a obra autobiogrfica de B, ento, uma rica literatura malinesa.

Narrar um fato ou ouvi-lo se faz uma tradio muito antiga para B: a necessidade humana de se encontrar, perceber-se, perpetuar a tradio. Quando se ouve uma histria, d-se-lhe ou no crdito, no entanto, ao escutar um relato de um homem que fala de suas prprias vivncias, remete-se a credibilidade do orador como o efeito de seu discurso (AMOSSY, 2005). J que ele viveu, ento no um fato longnquo, , sim, um relato vivo. Dessa maneira, ao imprimir imagens de si no

discurso, B inspira a confiana do leitor por meio dos argumentos na maneira de dizer-se, neste caso, o narrar-se do texto autobiogrfico; o que pressupe um grau de conhecimento, de intimidade e de propriedade com que relata suas vivncias. Todo discurso pressupe a construo de uma imagem daqueles que esto envolvidos no processo interativo. Amossy (2005, p.9) assegura sobre a construo da imagem do enunciador:

Para construir tal imagem, no necessrio que o enunciador fale sobre si ou apresente para os ouvintes suas caractersticas, suas qualidades e defeitos, pois, no momento do discurso, lanam-se pistas acerca desta imagem: seu estilo, sua viso de mundo, seu conhecimento acerca de determinados assuntos, dentre outros, que permitiro aos ouvintes realizarem a construo da imagem do enunciador.

O ato de contar se fazia presente no dia-a-dia de B, por isso, ao retomar as suas experincias, ao constituir sua autobiografia, faz-se meticuloso e detalhista na descrio das memrias pelas quais perpassam a sua identidade individual e coletiva. Dessa forma, deu-se a manuteno memorial de um corpo coletivo como a busca da preservao de uma identidade individual e/ou coletiva para que no se perca, mas se transforme em narrativa.

No que concerne o tecido da memria, chama-se para essa discusso os ideais de Jaques Le Goff. Para este autor, A memria, onde cresce a histria, que por sua vez a alimenta, procura salvar o passado para servir o presente e o futuro. ( LE GOFF, 1994, p.477). Assim, a experincia pessoal de Amkoullel acaba fundindo-se s histrias simultneas dos outros, os personagens que circularam em sua vida, e da sociedade africana; sem imolar o carter individual. Amkoullel, como narrador, d uma existncia ao mundo malins pelo vis da literatura, onde so encontradas ricas manifestaes da cultura do seu povo os fulas cujas vidas, que pulsam quando se abre o livro de B, vociferam, de dentro de um pas africano, os sons da sabedoria atravs dos tempos, revivendo e alimentando a histria.

No delinear da histria e da cultura africana, a narrativa est diretamente ligada ao indivduo. As histrias esto imbudas de valores que representam a ligao entre o sujeito e sua comunidade, e esto preenchidas de ensinamentos e tradies que

conduzem o comportamento de cada um. Muitas vezes, tais enredos esto umbilicalmente ligados vida, para colacionar com tal noo as palavras de Rosrio:
As narrativas de tradio oral so o reservatrio dos valores culturais de uma comunidade com razes e personalidade regionais, muitas vezes perdidas na amlgama da modernidade. Na sociedade africana, em particular a campesina, onde a tradio oral o veculo fundamental de todos os valores, quer educacionais, quer sociais, quer poltico-religiosos, quer econmicos, quer culturais, apercebese mais facilmente que as narrativas so a mais importante engrenagem na transmisso desses valores. [...] Quer isto dizer que nas narrativas que se encontram veiculadas as regras e as interdies que determinam o bom funcionamento da comunidade e previnem as transgresses. Essas regras e interdies formam conjuntos que variam segundo as culturas, mas apresentam algumas constantes demonstrando que as narrativas na tradio oral, em geral, esto ligadas prpria vida. (ROSARIO, 1989, p.40)

neste pacto de rememorao que se estabelecem regras na temporalidade discursiva na escrita de si; o que acaba por permitir a descoberta de aspectos singulares da vida e da cultura de um povo. Ento, no h como constituir uma linha divisria entre a memria e a autobiografia; ambas esto interligadas e sempre se encontram em um sentido: o eu no mundo e o mundo do eu. No assobiar dos ventos, ao cair da noite, na comunidade fula, as marcas captadas atravs dos olhos e ouvidos so levadas para a mente apreendendo, assim, cada detalhe que forma os signos importantes para a constituio do resgate da memria, para serem eternizados atravs das expresses orais. Tais marcas esto intimamente ligadas ao cotidiano do homem. Na poesia da vida, o autor central da sua prpria histria o homem africano, ele ser o expoente maior para narrar e contar sua vida.

A autobiografia de B como um novelo, cujo fio condutor da memria vai tramando as histrias para que no se percam no emaranhado da linha do tempo. E no desenrolar da narrao que, com maestria, B fala desde sua primeira viagem. O que certamente seria perdido pela sua memria, dada a sua condio de beb, retomado pelas lembranas de relatos de sua me:

Eu era muito pequeno para ser transportado nas costas maneira das mulheres africanas. Minha me procurou ento uma grande cabaa que encheu de panos e tecidos macios e quentes e ali me deitou como num bero. Nil, minha serva-me 6, ps a cabaa na cabea e tomamos a estrada. E foi assim que, com apenas quarenta e um dias de presena neste mundo, comecei a viajar. (B, 2003, p.55)

Ecoaram, assim, os sons das vozes outras encontradas na escrita de si que fortificam os laos entre a relao do eu com o universo que o cerca. J no delinear final do livro, ressoa, com tom de despedida, o ltimo retrato da sua juventude: sua tomada de conscincia de si num mundo mais distante ao se lanar no rio rumo ao horizonte incgnito o orbe de sua vida de homem:
Olhei para frente. A proa da embarcao fendia as guas sedosas e lmpidas do velho rio cuja corrente nos levava, como que para me arrastar mais depressa em direo ao mundo desconhecido que me esperava, grande aventura de minha vida de homem. (B, 2003, p.343)

Eis o elo entre a infncia e a juventude que liga Amkoullel a Hampt B. Mais tarde, depois de muitos anos, deixadas para trs as guas cortadas pela embarcao da saudade, estaria entre a caneta e o papel um ancio a recolher, nos recnditos de si, prolas preciosas, que, com grande estima e amor, guardou-as. No limiar entre a criana e o homem, o ancio embala as palavras numa cano de si, cadenciando, tambm, histrias malinesas.

2 CONSIDERAES FINAIS

A necessidade de registrar marcos, memrias e histrias sempre foi uma necessidade da humanidade, deixar sua marca, firmar um legado assinar um pacto entre o homem, tempo e a histria.

Na escrita autobiogrfica de Amkoullel, tem-se um solo frtil para estudos histricoculturais da frica Subssariana, j que ele estava em meio a uma sociedade em
6

Frequentemente uma moa bem jovem que cuidava da criana a partir de seu nascimento ou tenra idade, auxiliando a me. (B, 2003, p.32)

que havia a importncia crescente da representao da prpria cultura, da prpria histria individual e coletiva. Em seu livro, B reverbera o Mali pelo sopro da palavra tecida, anos a fio, pela reconstituio das memrias infanto-juvenis e, por conseguinte, a histria dos fula, pela escrita de si.

Destarte, em Amkoullel, o menino fula, podem-se encontrar ricas contribuies para a educao dos seus leitores no tocante a uma viso menos equivocada das culturas africanas em dilogo com o que reza a Lei 10.639/03, que torna obrigatrio, nos estabelecimentos de ensino fundamental e mdio, oficiais e particulares, o ensino da Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana, incluindo as muitas contribuies do povo negro para a concretizao da trajetria sociopoltica e histrica do Brasil, haja vista que Hampt B se vale das palavras urdidas na autobiografia para chamar cena as riquezas culturais malinesas quando descortina a vida de Amkoullel: aquele que, quando mirava as falsias de Bandiagara, via sua vida pintada na tela marrom irradiada por riscos verdes e risos constantes. O menino fula guardava cada lembrana em sua cabea habituada recordao. Agora, suas memrias so uma fonte de onde jorra arte, cultura e histria malinesa, e, por conseguinte, um manancial para o estudo da Histria e Cultura Africana. Nota-se, em Amkoullel, o menino fula, como marcante a fora da palavra ao envolver o leitor no esboo traado pelo autor-personagem ao revelar as belezas estampadas quando tece as peas dos fatos no enunciado, cosendo, assim, o ficcional. A trama se fia na jovem imagem de B, ora correndo nas savanas de Bandiagara, ora debruado sob a aquarela noturna do cu malins para ouvir as narrativas da sua genealogia. Ao perfazer seu percurso pela escrita de si, B caminha, sobretudo, para o autoconhecimento, v-se e faz com que seja visto quando personifica seu passado ao comunicar a presena de Amkoullel: o smbolo da sua viagem de volta s terras do Mali, de onde sempre iro emergir, mesmo in memorian, as belas histrias do nosso eterno menino fula.

10

REFERNCIAS

AMOSSY, Ruth (Org). Imagens de si no discurso: a construo do ethos. Trad. Dilson Ferreira da Cruz, Fabiana Komesu, Srio Possenti. So Paulo: Contexto, 2005.

ARFUCH, Leonor. O espao biogrfico: dilemas da subjetividade contempornea. Rio de Janeiro : EdUERJ, 2002.

B, Amadou Hampt. Amkoullel, o menino fula. Trad. Xina Smith Vasconcellos. So Paulo: Casa das fricas/Palas Athena, 2003.

______. A palavra, memria viva na frica, 1973. In: Correio da UNESCO: frica e sua histria. Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas, 1979.

BRASIL. MEC/SECAD. Educao anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal n 10.639/03. Braslia: Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade. SECAD. MEC/BID/UNESCO, 2005, p.21-37.

BRASIL. MEC/SEPPIR. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnico-Raciais e para o Ensino de Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Braslia: MEC/SEPPIR, 2005.

FOUCAULT, Michel. O que um autor? Trad. Antnio Fernando Cascais, Eduardo Cordeiro. Rio de Janeiro: Vega, 1992.

LE GOFF, Jacques. Memria.In: Histria e Memria. Campinas: Ed. UNICAMP,1994.

LEJEUNE, Phillips. Le pacte autobiographique. Paris: Seuil, 1985.

OLIVEIRA, Allisson Esdras Fernandes de; SANTOS, Eumara Maciel dos. Amkoullel, o menino fula: pastoreando histrias e memrias na oralidade africana. Trabalho apresentado VIII Seminrio Interdisciplinar de Pesquisa, na Universidade do Estado da Bahia, DCHT XXIV, Xique-Xique, 2008.

11

______. No colo de Kadidja: a matriarcalidade em Amkoullel, o menino fula. Trabalho apresentado no IX Seminrio Interdisciplinar de Pesquisa, na Universidade do Estado da Bahia, DCHT XXIV, Xique-Xique, 2009.

______. O maturar da ancianidade em Amkoullel, o menino fula. Trabalho apresentado no X Seminrio Interdisciplinar de Pesquisa, na Universidade do Estado da Bahia, DCHT XXIV, Xique-Xique, 2009.

______. Entre laos e enlaces: a famlia na frica de Amkoullel, o menino fula. Trabalho apresentado no XI Seminrio Interdisciplinar de Pesquisa, na Universidade do Estado da Bahia, DCHT XXIV, Xique-Xique, 2010. ______. Nuances da religiosidade afro-islmica em Amkoullel, o menino fula. Trabalho apresentado no XII Seminrio Interdisciplinar de Pesquisa, DCHT XXIV, Xique-Xique, 2010. OLIVEIRA, Allisson Esdras Fernandes de. Amkoullel, o menino fula: pastoreando histrias e apascentando memrias na oralidade africana. In: Anais do 17 Congresso de Leitura do Brasil, 2010. Disponvel em: http: //www.alb.com.br/ anais17/txtcompletos/ sem05/ COLE_496.pdf ______; SANTOS, Eumara Maciel dos. A ancianidade nas histrias de Amkoullel, o menino Fula. Revista frica e Africanidades, Rio de Janeiro, ano 3, n. 9, maio 2010. ROSRIO, Loureno Joaquim da Costa. A Narrativa Africana de expresso oral: transcrita em portugus. Lisboa: Instituto de Cultura e Lngua Portuguesa; Luanda: Angol, 1989. SANTOS, Eumara Maciel dos. No colo de Kadidja: a matriarcalidade africana em Amkoullel, o menino fula. In: Anais do 17 Congresso de Leitura do Brasil, 2010. Disponvel em: http://www.alb.com.br/anais17/txtcompletos/sem19/COLE_491.pdf SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memria e guinada subjetiva. Trad. Rosa Freire dAguiar. So Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte: UFMG, 2007. WIKIPDIA. Fulas. Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fulas. Acesso em 05 de fevereiro 2011 s 12h:37min.

12

ANEXOS

Вам также может понравиться