Вы находитесь на странице: 1из 2

Daniel Nepomuceno Bastos Cincia e Sociedade

RA: 2010.2.25.014

Perguntas sobre os textos de Fleck e Captulo 6 de Fourez 1) A respeito das Diretrizes Curriculares Nacionais da Engenharia, marque a alternativa CORRETA a respeito do parecer 1.362/2001 (BRASIL, 2002b).

A (X) Fundamentou as DCNs apresenta o desafio educacional a ser enfrentado na formao de engenheiros numa outra perspectiva, em que fica muito ntido que ela no pode mais ser realizada do modo convencional ou hegemnico que privilegia a formao tcnica sem integr-la ao contexto social, poltico, econmico e cultural. B - ( ) Contradies histricas que povoam a EPT, especialmente a partir da prpria concepo de educao calcada na dualidade estrutural que a engendra e que estabelece a dicotomia entre Educao Profissional, voltada de modo mais imediatista para a insero no mercado de trabalho, e Educao Geral ou Acadmica. C ( ) A sociedade passa a desenvolver uma relao mais crtica em relao atividade cientfica e tecnolgica e exigir uma outra forma de interao mais dialgica e democrtica entre cientistas, engenheiros, tcnicos e a sociedade. D ( ) Alguns estudos sobre o ensino de engenharia vm demonstrando as dificuldades para se mudar as concepes e prticas enraizadas. 2) As DCNs de Engenharia enfatizam que o perfil de engenheiro a ser perseguido pelas instituies educacionais deve ser: A ( ) Formao especfica e crtica, capacitado a desenvolver tecnologias, considerando seus aspectos econmicos. B ( ) Formao generalista, humanista, crtica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, no considerando seus aspectos polticos,econmicos, sociais, ambientais e culturais, com viso tica e humanstica, em atendimento s demandas da sociedade. C ( ) Formao especfica e crtica, capacitado a desenvolver tecnologias, no considerando seus aspectos econmicos. D ( ) formao crtica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, considerando apenas aspectos tecnicistas, em atendimento s demandas da sociedade. E (X) Nenhuma das alternativas anteriores.

3) No universo burgus todas as alternativas so verdadeiras, exceto. A ( ) Esse comerciante antes de tudo um ser sem razes, vivendo boa parte da sua vida fora do universo onde nasceu. B ( ) Comea haver uma diferena enorme entre o interior, o que sempre acompanha o indivduo e subjetivo, e o exterior, mundo inanimado que comea a ser visto como um objeto. C ( ) Para eles os objetos no eram inanimados, pois faziam parte do universo humano no qual viviam. D ( ) o mundo moderno torna-se o da interioridade, mesmo que se trate de um exlio interior. 4) Todas alternativas abaixo esto corretas, exceto. A ( ) A lenta deriva da civilizao ocidental em direo a uma atitude cada vez mais cientfico-tcnico estruturou-se em torno de uma disciplina particular: a fsica. B ( ) Conhecer o fenmeno que constitui a cincia, se impem abordagens sociolgicas e histricas. C (X) As primeiras pesquisas no campo das Cincias Humanas relativas cincia sempre estiveram atreladas ao processo de produo dos resultados cientficos. D ( ) Os desenvolvimentos contemporneos da sociologia da cincia caminharam lado a lado com uma reflexo sobre a histria desta.

Вам также может понравиться