Вы находитесь на странице: 1из 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA DEPARTAMENTO DE LETRAS CURSO DE PS-GRADUAO/DOUTORADO DISCIPLINA: A CINCIA LINGUSTICA E O ENSINO DE LNGUA PROFESSORA DR.

GRAZIELA LUCCI DNGELO DOUTORANDA RAQUEL DA SILVA GOULARTE MELO, Gladstone.C. Vicos do nosso ensino gramatical. In: Iniciao filologia e Lingustica Portuguesa. Rio de Janeiro: Acadmica, 1971. (captulo IV, p.285 - 290) _________________. Como se deve estudar a lngua. In: Iniciao filologia e Lingustica Portuguesa. Rio de Janeiro: Acadmica, 1971. (captulo V, p.291 - 298)

DESCRIO DA OBRA: Texto editado pela primeira vez em 1949, depois em 1956, em 1965 e, por fim, em 1970.

Captulo IV - Vcios do nosso ensino gramatical Em outras tentativas, o autor buscou as causas para a decadncia da lngua literria e aponta como um dos fatores desse fracasso (descalabro) o emprego de mtodos defeituosos no ensino da lngua verncula. (p.285) O autor defende um combate (modesto e tenaz) contra a gramatiquice. Nesse senti do, afirma que o objetivo do livro denunciar os vcios do nosso ensino gramatical e propugnar mtodos racionais e altura da cincia lingustica atual (1970). (p.285) O autor destaca que a partir de 1816, com a publicao da monografia de Franz Bopp, novos horizontes se abriram emprica cincia da linguagem. Melo considera que a soma de materiais acumulados, sistematizados e estudados, os quais permitiram levantar poderosas snteses, representam um significativo avano dessa cincia. Esta deixa de pertencer Lgica para tornar-se uma cincia positiva e histrica. Apesar disso, em Portugal e no Brasil, conforme Melo, o estudo da lngua ainda formalstico e marcado pela obsesso do erro. Essa concepo falsa, na opinio de Melo, e s leva vaidade de saber o que os outros no sabem. As atividades dos seguidores dessa perspectiva, essa "triste gente, como refere Melo, provocam dois efeitos : os discpulos (que aceitam e praticam esse tipo de literatura gramatical prejudicial) e os sensatos e desorientados (que no se importam com o bem escrever, desprezando a lngua literria e inspirando-se exclusivamente na linguagem coloquial). Essa dualidade provocou uma reao contra a decadncia da lngua literria. Tal reao foi favorecida principalmente pelos concursos do DASP, os quais resgataram a conhecida gramatiquice, revestida de nova cara, a partir do processo de correo de textos. Quanto a isso, Melo defende que ningum pode aprender a manejar com firmeza a lngua depois de ter se debruado amorosamente sobre centenas de frases erradas ou monstruosas. Ou, ainda, afirma que a obsesso do erro s pode gerar insegurana, inquietao e, pior do que isso, perda do senso estilstico (p.287). Outro defeito apontado por Melo nessa metodologia a sistemtica ignorncia da situao lingustica, ou seja, algumas construes normais e certas que estejam entre as frases erradas, como refere o autor, devem ser corrigidas. Nesse caso, Melo questiona quem deveria ser reprovado o candidato que no corrigiu a frase ou o redator da frase. O autor destaca que , nos colgios e ginsios, o que se via

frequentemente era o tempo desperdiado com regras porque se partia da terminologia, da armao ou das muletas para os conceitos e funes. Ele conclui que a lngua vai sendo esquecida e espezinhada, acrescenta, ainda, que a maior parte das pessoas ditas cultas, incluindo at escritores, escreve mal porque so incapazes de encontrar a forma adequada expresso do pensamento ou do sentimento. Para o autor, preciso fazer renascer o culto da lngua, com inteligncia e bons mtodos, renovados verdadeiros, numa palavra, altura dos progressos da Filologia e da Lingustica modernas. Ele justifica isso com o exemplo de Machado de Assis que soube imitar a pureza dos antigos, mas com gosto, com arte, originalidade e senso do atual. (p.289) Captulo V - Como se deve estudar a lngua O autor destaca a distino entre Lngua transmitida e lngua adquirida. Lngua transmitida - a lngua que recebemos do nosso meio social, por herana, o nosso dialeto ou variante local, com seu acento particular, seu sotaque. Lngua adquirida - a lngua culta, que aprendemos na escola por esforo consciente, a lngua literria com suas leis, suas normas, sua tradio, suas riquezas. Lngua transmitida /adquirida, lngua familiar / lngua culta integram a mesma unidade lingustica, mas so diferentes no modo e no fim. Nunca haver superposio perfeita, porque a dicotomia repousa em condies naturais do viver social e em situaes psicolgicas reais e permanentes. A lngua culta representa o ideal lingustico da comunidade (...), o ponto de encontro das variedades dialetais. H, portanto, um fundo comum entre a fala popular e a fala culta. (291) O gnio de uma lngua o que nela existe de mais ntimo, de mais difcil de penetrar para um estranho e que o nacional possui instintivamente. (291- 292) Exemplo: emprego de ser e estar. Possuir o gnio da lngua ter o sentimento da linguagem e da vernaculidade. Eis o elemento positivo de onde deve partir e por onde deve continuar, para os nacionais, a aprendizagem da lngua culta, da lngua adquirida. (292) Para Melo, o verdadeiro mtodo de estudo da lngua deve partir do gnio da lngua. Como feito o nosso ensino gramatical? parte, continua e termina, tendo em vista, excessivamente, o lado negativo, o erro, os aleijes. Escrever bem seria escrever sem erros. (conceito pobre) (292) Como deve ser o nosso ensino? todo ensino de lngua deve consistir em apurar o sentimento da linguagem. Mostrar o que est certo, chamar a ateno para o que est bem. [...] fazer sentir as tonalidades semnticas, fazer apreciar a justeza, a propriedade das diversas construes, seja no domnio da palavra esttica, seja no domnio da palavra lgica. Aprimorar o gosto, despertar e fomentar o senso de distino, exercitar a plasticidade da inteligncia, a fim de ela descobrir que para cada uso lingustico h uma linguagem

especial, de tal modo que no possvel estabelecer esquemas rgidos, grosseiramente aplicveis a todos os casos, como se faz invariavelmente com a bitola em qualquer ponto da via frrea. Fazer, enfim, compreender a fundo que a lngua participa do homem e que, portanto, chora com ele, ri com ele, com ele hesita, gagueja, se corrige, com discreteia serenamente, procura angustiada a verdade, ama, odeia, pragueja, bendiz, se liberta e se escraviza, muda inopidamente de sentir, canta o seu triunfo, celebra a paz de alma ou se entrega soturnamente ao desespero. (292) O autor questiona levar tanto a srio as regras e no poder apreciar a beleza de versos literrios como os de Fagundes Varela ou de Herculano. Ele conclui que o ensino de lngua deve ser positivo, construtivo e inteligente. Para isso, deve visar a fortalecer e requintar o sentimento da linguagem e jamais a deforml ou a enfraquec-lo, como acontece quando se desperta no discente a obsesso do erro. (294) Como fazer o ensino dessa forma? 1 fazer conhecer com segurana as flexes da lngua (verbos, plurais, feminino); o exerccio de composio de frases; para que o aluno exercite a palavra (no sentido saussuriano) e tambm para ele crer na realidade da coisa. As noes de tcnica e nomenclatura se vo dando aos poucos, sempre vista do exemplo e racionalmente; Necessrio combater o vcio do palpite (jogo do bicho - evitar a decoreba); Na opinio do autor, preciso que o aluno se habitue a refletir, a transportar a teoria para os casos concretos. Por isso, importncia capital deve ser dada s aulas de leitura e comentrios de textos. O autor defende o exerccio de leitura em voz alta: necessrio insistir na leitura corrente e expressiva, com os termos devidamente compreendidos em procurados no dicionrio pelo prprio aluno. O texto (inteligentemente escolhido) passa a ser o centro de interesse e ponto de partida para mil comentrios relativos: prosdia, grafia, a vocabulrio analgico, formao de palavras, ao flexionismo, sintaxe, estilstica, etimologia e semntica. Ministram-se conhecimentos assistemticos, mas vivos [...] mediante a um paralelo ensino discreto e racional de gramtica. (296) O intuito convencer o aluno de que o texto literrio um instrumento de expresso, de libertao e nunca um aparelho inibitrio. Muito cuidado h de merecer o professor de redao. Fazer redigir coletando material primeiro,pensando no que vai se escrever, selecionando, planejando e dispondo o material segundo o plano. Insistir na naturalidade e na verdade da expresso. Incurtir horror ao lugar-comum, aos clichs, aos adjetivos fatais, s frases de medalho. (metade eu escrevi metade peguei do resumo)

Para o autor, nem todos podem escrever bem, escrever com arte (...) um dom; mas todos devem escrever decentemente, coisa que hoje se tornou virtude heroica. Tratemos de sentir, amar e cultivar esta bela lngua portuguesa, que recebemos por herana e que nos integra no mundo civilizado. (296) Assim, apurando o senso lingustico, desenvolvendo o que j existe de positivo e de bom, ho de vir resultados satisfatrios e compensadores. (297)

Вам также может понравиться