Вы находитесь на странице: 1из 7

(SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA/RJ 2010 ESAF) 1 - Em relao s ideias do texto, assinale a inferncia correta.

A informao do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributrio sobre a arrecadao de impostos no pas, atravs do instrumen to denominado Impostmetro, mais um elemento de transparncia da democracia brasileira. bom para o pas que instituies independentes faam este tipo de acompanhamento do poder pblico. Mas seria importante, tambm, que os prprios governos mantivessem constante atualizao pblica do que arrecadam e gastam, para que os cidados se sintam efetivamente representados pelos governantes que elegem. O sistema de impostos a maneira histrica com que o poder pblico, no pas e no mundo, arrecada recursos para sustentar-se, para promover os servios essenciais e para investir em obras de sua responsabilidade. Neste sentido, o sistema imprescindvel, integrando de maneira fundamental a estruturao do Estado e da sociedade. Assim, numa sociedade organizada, pagar imposto faz parte dessa espcie de contrato social que garante ao pas o funcionamento adequado, a promoo da sade, da segurana e da educao e a manuteno das instituies e dos poderes. O controle social dos gastos pblicos e a fiscalizao dos cidados em relao ao uso adequado dos recursos so questes bsicas para a qualidade do crescimento do pas.
(Zero Hora, RS, Editorial, 28/7/2010) (A) O Instituto Brasileiro de Planejamento uma instituio oficial pblica. (B) O acompanhamento do poder pblico por instituies independentes prejudica o desenvolvimento do Pas, porque elas tm seus prprios interesses. (C) A qualidade do crescimento do pas est relacionada com o controle social dos gastos pblicos realizado pelos cidados. (D) Se os governos mantivessem informaes disponveis sobre seus gastos e sua arrecadao, a administrao ficaria prejudicada. (E) O sistema de impostos dispensvel para a estruturao do Estado e da sociedade.

Considere o texto abaixo para responder questo a seguir:

De teor histrico-filosfico, os livros de M. Foucault investigam, em determinadas sociedades e em determinados perodos, quais os modos efetivos e historicamente variveis de produo de verdade. Uma considerao que se estende para a sociedade moderna, a partir das suas instituies, diz respeito ao que podemos identificar como o trao fundamental, comum a todas elas e que, certamente, aplicvel a toda so ciedade. Trata-se do princpio da visibilidade. A um tempo global e individualizante, a visibilidade constitui uma espcie de princpio de conjunto. primeira vista sinal de transparncia e de revelao da verdade, pode-se contudo questionar se o gesto de mostrar-se, de deixar-se ver, significaria uma postura despojada de desvelamento da verdade de cada um ou se o desnudamento de si mesmo no seria uma injuno, se a exposio de si no encobriria uma certa imposio decorrente das regras que regem nosso modo de produo da verdade. Acrescentemos que a investigao que quer melhor compreender nossa poca no pretende apenas situ-la pela sua diferena com o que a precede, mas tambm, e sobretudo, instigar mudanas que, a partir e do interior do nosso presente, possam inaugurar perspectivas outras na direo do que est por vir.
(Salma T. Muchail, A produo da verdade. Filosofi a especial, n. 08, p. 7, com adaptaes)

(SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA/RJ 2010 ESAF) 2 - De acordo com a argumentao do texto, o princpio da visibilidade. (A) encobre diferenas entre passado e futuro. (B) refora a produo de uma falsa verdade. (C) significa uma atitude individual e ousada. (D) est presente em todas sociedades. (E) questiona a verdade das instituies sociais.

Considere o texto abaixo para responder questo a seguir:

Entrevistador - O que caracteriza o capitalismo brasileiro atual, que explica os rumos que ele vem tomando desde a crise financeira internacional em 2008? Ladislau Dowbor O capitalismo brasileiro descobriu o mercado interno e a importncia de responder s necessidades internas do pas. O segundo eixo que ele descobriu que ns no podemos explorar indefinidamente os recursos naturais sem prejudicar a sustentabilidade a md io e longo prazo. Essa tomada de conscincia na rea do grande capital, de que h necessidades da populao insatisfeitas - e isso pode ser um problema, mas pode ser uma oportunidade em termos de expanso de fronteiras -, e a tomada de conscincia da problemtica ambiental so os principais eixos de mudana. lgico do ponto de vista do capitalista individual pensar que o aumento do salrio mnimo tornar a mo de obra mais cara. S que, ao multiplicar em todas as empresas essa atitude, no teremos desenvolvimento do mercado interno e todo mundo entra em crise. Quando se pensa fora de um a unidade empresarial, entendemos que esse aumento do salrio mnimo e dos direitos sociais gera capacidade de compra por parte dos trabalha dores. E essa capacidade de compra dinamiza o mercado. Todos vo poder produzir mais. justamente esse o casamento estranho que as pessoas no imaginavam,

de que ajudar a parte de baixo da sociedade tambm ajuda na parte de cima. Entendemos que temos que generalizar o bem -estar para toda a sociedade e no s para alguns. E isso tem que ser feito de maneira sustentvel.
(Adaptado da entrevista de Ladislau Dowbor a IHU On-line. http://www.ihuonline.unisinos.br acesso em 20 de outubro de 2010)

(CVM 2010 ESAF) 3 - A argumentao do texto se organiza como uma tomada de conscincia em torno de dois eixos; assinale a opo que caracteriza, respectivamente, esses dois eixos. primeiro eixo (A) Descoberta de que o modelo capitalista atende s necessidades individuais e coletivas do pas. segundo eixo Descoberta de mecanismos econmicos que tornam possvel explorar os vastos recursos naturais brasileiros. (B) Utilizao da lgica do ponto de vista Utilizao da lgica do ponto de vista coletivo e social para aumentar os salrios e o poder de compra dos trabalhadores. Reconhecimento de que a expanso de

individual e empresarial para controlar os salrios e os direitos sociais. (C) Reconhecimento de que o atual modelo d importncia apenas s necessidades internas do pas individuais da populao. (D) Necessidade de o capital interno generalizar o bem estar tanto para as camadas de baixo como para a parte de cima da sociedade. (E) Dinamizao do mercado por meio de

fronteiras cria necessidades para a populao que o grande capital no satisfaz. Necessidade de explorao consciente dos recursos naturais em prol da valorizao do homem e no do capital. Dinamizao do capital interno por meio da valorizao do mercado e do setor de produo, para atender s necessidades da populao de modo generalizado.

revitalizao do grande capital, valorizando a produo e o poder de compra das camadas de baixo da sociedade.

Leia o texto a seguir para responder prxima questo:

Maldades contra Machado Entre os terrveis efeitos da crise econmica global est o de prejudicar as festividades relativas ao centenrio da morte de Machado de Assis, ocorrido na segunda-feira 29 de setembro, quando os mercados desabaram no mundo inteiro. No a primeira vez, nem a segunda, que Machado de Assis se v atropelado pelos eventos da economia. A primeira humilhao mais fundamental teve a ver com o patrimnio que deixou para seus herdeiros. Em julho de 1898, temendo por sua sade, escreveu um testamento, deixando para Carolina, sua esposa, entre outros bens, 7.000 contos em ttulos da dvida pblica do emprstimo nacional de 1895. Esses ttulos entraram em moratria pouco antes da data desse testamento. Em 1906, com a morte de Carolina, Machado escreveu um novo testamento, declarando possuir no mais 7, mas 12 aplices do emprstimo de 1895, ou seja, as sete originais mais ttulos novos que recebeu pelos juros e principal no pagos. A moratria perdurou at 1910, quando a nova herdeira, a menina Laura, filha de sua sobrinha, comeou a receber juros. Em 191 4, uma nova moratria interrompe os pagamentos at 1927, e novamente em 1931. Depois de alguns pagamentos em 1934, veio um calote completo em 1937. Nos 40 anos entre 1895 e 1935, menos de 18% do emprstimo foi amortizado, e os juros foram pagos apenas em 12 anos. O Estado a que Machado serviu e honrou ao longo de sua vida devastou-lhe a herana, a pecuniria ao menos, com essa sucesso de calotes. E, a partir de 1943, quando os pagamentos foram retomados, a inflao funcionou como uma crueldade superveniente, pois os ttulos no tinham correo monetria. Como se no bastasse a desfeita, ou para tentar uma compensao, em 1987, resolvemos homenagear Machado de Assis em uma cdula de mil cruzados. A cdula foi colocada em circulao em 29 de setembro de 1987, exatos 79 anos da morte do escritor, e nesse dia valia pouco menos de US$ 20. Em 16 de janeiro de 1989, em conseqncia do Plano Vero e da mudana do padro monetrio, Machado recebe um vergonhoso carim bo triangular cortando-lhe trs zeros: a cdula agora correspondia a um cruzado novo, que nascia valendo cerca de US$ 1, conforme a cotao oficial. No paralelo valia bem menos.

Em 31 de outubro de 1990, depois de trs anos de militncia, a cdula com Machado deixa de circular por valer menos de um cen tavo de dlar. S se pode imaginar o que Machado diria disso tudo.
(Gustavo Franco. Folha de So Paulo, 4 de outubro de 2008.)

(SENADO FEDERAL 2008 FGV) 4 - A respeito do texto, assinale a afirmativa incorreta. (A) possvel inferir que Machado de Assis morreu em 29 de setembro de 1908. (B) A economia mais uma vez atrapalhou Machado de Assis. (C) vlida a afirmao de que o Estado, ao longo da histria, no agiu favoravelmente a Machado de Assis. (D) A homenagem feita a Machado de Assis, por ocasio de seu aniversrio de morte, acabou se transformando em uma desfeita. (E) Com a morte de Carolina, Machado foi beneficiado com mais cinco ttulos da dvida pblica.

(SENADO FEDERAL 2008 FGV) 5 Leia o quadro a seguir:

A respeito do quadrinho acima, analise as afirmativas a seguir: I. A percepo do humor da tirinha s completa se o leitor conhecer a fbula da tartaruga e a lebre. II. possvel afirmar que o guarda tem uma interpretao equivocada a respeito do motorista. III. Pode-se prever que o guarda tambm parar as tartarugas. Assinale: (A) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. (B) se nenhuma afirmativa estiver correta. (C) se todas as afirmativas estiverem corretas. (D) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. (E) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

As 4 questes a seguir baseiam-se no texto apresentado abaixo.

Sobre a efemeridade das mdias Um congresso recente, em Veneza, dedicou-se questo da efemeridade dos suportes de informao, desde a tbua de argila, o papiro e o pergaminho at o livro impresso e os atuais meios eletrnicos. O livro impresso, at agora, demonstrou que sobrevive bem por 500 anos, mas s quando se trata de livros feitos de papel de trapos. A partir de meados do sculo XIX, passou -se ao papel de polpa de madeira, e parece que este tem uma vida mxima de 70 anos (com efeito, basta consultar jornais ou livros dos anos de 1940 para ver como muitos se desfazem ao ser folheados). H muito tempo se realizam estudos para salvar todos os livros que abarrotam nossas bibliotecas; uma das so lues mais adotadas escanear todas as pginas e passlas para um suporte eletrnico. Mas aqui surge outro problema: todos os suportes para a transmisso e a conservao de informaes, da foto ao filme, do disco memria do computador, so mais perecveis que o livro. As velhas fitas cassetes, com pouco tempo de uso se enrolavam todas, e saam mascadas; as fitas de vdeo perdem as cores e a definio com facilidade. Tivemos tempo suficiente para ver quanto podia durar um disco de vinil se m ficar riscado demais, mas no para verificar quanto dura um CD-ROM, que, saudado como a inveno que substituiria o livro, ameaa sair rapidamente do mercado, porque podemos acessar on line os mesmos contedos por um custo menor. Sabemos que todos os suportes mecnicos, eltricos ou eletrnicos so rapidamente perecveis, ou no sabemos quanto duram e provavelmente nunca chegaremos a saber. Basta um pico de tenso, um rai o no jardim para desmagnetizar uma memria. Se houvesse um apago bastante longo, no poderamos usar nenhuma memria eletrnica.

Os suportes modernos parecem criados mais para a difuso do que para a conservao das informaes. possvel que, dentro de alguns sculos, a nica forma de ler notcias sobre o passado continue sendo a consulta a um velho e bom livro. No, no sou um conservador reacionrio. Gravei em disco rgido porttil de 250 gigabytes as maiores obras primas da literatura universal. Mas estou feliz porque os l ivros continuam em minha biblioteca uma garantia para quando os instrumentos eletrnicos entrarem em pane.
(Adaptado de Umberto Eco UOL Notcias NYT/ 26/04/2009

(TRT/16 REGIO FCC) 6 - Analisando diferentes mdias, o autor tem sua ateno voltada, sobretudo, para (A) o grau de obsolescncia dos livros antigos, mormente os centenrios. (B) a conservao dos livros, que se vem revelando cada vez mais precria. (C) o conservadorismo de quem rejeita os suportes modernos de informao. (D) a preservao das informaes, quaisquer que sejam seus suportes. (E) a fidedignidade das informaes que circulam em suportes eletrnicos.

(TRT/16 REGIO FCC) 7 - Atente para as seguintes afirmaes: I. No primeiro pargrafo, afirma-se que vem sendo processada a cpia eletrnica de livros para preservar a massa de informaes dos volumes que lotam nossas bibliotecas. II. No segundo pargrafo, considera-se no apenas a efemeridade dos ltimos suportes de mdia, mas tambm aspectos ticos envolvidos na transmisso de informaes on-line. III. No terceiro pargrafo, o autor sugere que informaes impressas em livro esto mais seguras do que as que se vem processando em suportes mais avanados. Est correto o que se afirma em (A) III, apenas. (B) II e III, apenas. (C) I, II e III. (D) I e II, apenas. (E) I e III, apenas.

(TRT/16 REGIO FCC) 8 - O autor nega que seja um conservador reacionrio negativa que pode ser justificada atentando-se para o segmento (A) consulta a um velho e bom livro. (B) Gravei em disco rgido porttil. (C) mais para a difuso do que para a conservao das informaes. (D) nica forma de ler notcias sobre o passado. (E) os livros continuam em minha biblioteca.

(TRT/16 REGIO FCC) 9 - correto deduzir das afirmaes do texto que (A) a confiabilidade de suportes simples pode superar a dos mais complexos. (B) a limitao da mdia eletrnica revela-se na transmisso de informaes. (C) j houve tempo suficiente para se precisar a durabilidade do disco rgido. (D) a obsolescncia de todos os suportes de informao tem a mesma causa. (E) os livros feitos de papel de trapo no resistem mais que cinco sculos.

As 5 questes a seguir baseiam-se no texto apresentado abaixo.

Caipiradas

A gente que vive na cidade procurou sempre adotar modos de ser, pensar e agir que lhe pareciam os mais civilizados, os que permitem ver logo que uma pessoa est acostumada com o que prescrito de maneira tirnica pelas modas moda na roupa, na etiqueta, na escolha dos objetos, na comida, na dana, nos espetculos, na gria. A moda logo passa; por isso, a gente da cidade deve e pode mudar, trocar de objetos e costumes, estar em dia. Como consequncia, se entra em contato com um grupo ou uma pessoa que no mudaram tanto assim; que usam roupa como a de dez anos atrs e respondem a um cumprimento com certa frmula desusada; que no sabem qual o cantor da moda nem o novo jeito de namorar; quando entra em contato com gente assim, o citadino diz que ela caipira, querendo dizer que atrasada e portanto meio ridcula. Diz, ou dizia; porque hoje a mudana to rpida que o termo est saindo das expresses de todo dia e serve mais para designar certas sobrevivncias teimosas ou alteradas do passado: msicas caipiras, festas caipiras, danas caipiras, por exemplo. Que, alis, na maioria das vezes, conhecemos no praticadas por caipiras, mas por gente que finge de caipira e usa a realidade do seu mundo como um produto comercial pitoresco. Nem podia ser de outro modo, porque o mundo em geral est mudando depressa demais, e nada pode ficar parado. Hoje, creio que no se pode falar mais de criatividade cultural no universo do caipira, porque ele quase acabou. O que h impulso adquirido, resto, repetio ou pardia e imitao deformada, mais ou menos parecida. H, registre-se, iniciativas culturais com o fito de fixar o que sobra de autntico no mundo caipira. o caso do disco Caipira. Razes e frutos, do selo Eldorado, gravado em 1980, que ser altamente apreciado por quantos se interessem por essa cultura to especial, e j quase extinta.
(Adaptado de Antonio Candido, Recortes)

(TRT/16 REGIO FCC) 10 - No primeiro pargrafo, estabelece-se uma contraposio entre as expresses (A) logo passa e estar em dia, destacando parmetros adotados pelos caipiras. (B) de maneira tirnica e est acostumada, enfatizando as crticas dos citadinos aos modos caipiras. (C) deve e pode mudar, sublinhando os impulsos a que os caipiras tm que se render. (D) atrasada e meio ridcula, acentuando a variabilidade que ocorre com as modas. (E) mais civilizados e frmula desusada, identificando pontos de vista adotados pelos citadinos.

(TRT/16 REGIO FCC) 11 - Atente para as seguintes afirmaes sobre o primeiro pargrafo: I. Com a expresso o que prescrito de maneira tirnica, o autor est qualificando modos de ser, pensar e agir, com cuja imposio os citadinos esto acostumados. II. A submisso dos citadinos aos valores da moda a causa de uma alternncia de valores que reflete uma clara hesitao entre o que velho e o que novo. III. No ltimo e longo perodo, a sequncia de pontos e vrgulas destaca uma enumerao de traos que identificam um caipira aos olhos do citadino. Em relao ao texto, est correto o que se afirma em: (A) II e III, apenas. (B) I e II, apenas. (C) I, II e III. (D) III, apenas. (E) I e III, apenas.

(TRT/16 REGIO FCC) 12 - Atentando-se para o 2o pargrafo, correto afirmar que o segmento (A) Diz, ou dizia sugere a velocidade com que um novo elemento da moda aprimora um anterior. (B) certas sobrevivncias teimosas ou alteradas designa a precria permanncia de costumes caipiras. (C) o termo est saindo das expresses de todo dia refere-se moda que deixa de ser seguida. (D) um produto comercial pitoresco traduz a maneira pela qual o citadino reconhece a moda que ele mesmo promove. (E) a realidade do seu mundo est-se referindo ao universo do citadino.

(TRT/16 REGIO FCC) 13 - Ao afirmar que o universo do caipira (...) quase acabou, o autor emprega o termo quase em funo (A) de remanescerem repeties e pardias que aludem ao mundo caipira. (B) de as mudanas do nosso tempo ocorrerem em alta velocidade. (C) de iniciativas culturais que reavivam e fortalecem os costumes caipiras.

(D) da fermentao cultural que se propaga criativamente nesse universo. (E) da autenticidade que o citadino ainda reconhece nos costumes caipiras.

(TRT/16 REGIO FCC) 14 - Considerando-se o contexto, constituem uma causa e seu efeito, nesta ordem, os segmentos destacados em: (A) (...) que ser altamente apreciado // por quantos se interessem por essa cultura to especial (...) (B) (...) uma pessoa est acostumada // com o que prescrito de maneira tirnica (...) (C) Nem podia ser de outro modo, // porque o mundo em geral est mudando depressa demais. (D) (...) hoje a mudana to rpida // que o termo est saindo das expresses de todo dia (...) (E) (...) conhecemos no praticadas por caipiras, // mas por gente que finge de caipira (...)

As prximas 6 questes baseiam-se no texto abaixo:

Bolsa-Floresta Quando os dados do desmatamento de maio saram esta semana da gaveta da Casa Civil, onde ficaram trancados por vrios dias, f icou-se sabendo que maio foi igual ao abril que passou: perdemos de floresta mais uma rea equivalente cidade do Rio de Janeiro. Ao rit mo de um Rio por ms, o Brasil vai pondo abaixo a maior floresta tropical. No Amazonas, visitei uma das iniciativas para tentar deter a destruio. O Estado do Amazonas o que tem a floresta mais preservada. O nmero repetido por todos que l 98% da floresta esto prese rvados, 157 milhes de hectares, 1/3 da Amaznia brasileira. A Zona Franca garante que uma parte do mrito lhe cab e, porque criou alternativa de emprego e renda para a populao do estado. H quem acredite que a presso acabar chegando ao Amazonas depois de desmatados os estados mais acessveis. Joo Batista Tezza, diretor tcnico-cientfico da Fundao Amazonas Sustentvel, acha que preciso trabalhar duro na preveno do desmatamento. Esse o projeto da Fundao que foi criada pelo governo, mas no governamental, e que tem a funo de implem entar o BolsaFloresta, uma transferncia de renda para pessoas que vivem perto das reas de preservao estadual. A idia que elas sejam envolvidas no projeto de preservao e que recebam R$ 50 por ms, por famlia, como uma forma de compensao pelos servios que prestam. [...] Tezza economista e acha que a economia que trar a soluo: A destruio ocorre porque existem incentivos econmicos; precisamos criar os incentivos da proteo. [...] Nas reas prximas s reservas estaduais, esto instaladas 4.000 famlias e, alm de ganharem o Bolsa -Floresta, vo receber recursos para a organizao da comunidade. Trabalhamos com o conceito dos servios ambientais prestados pela prpria floresta em p e as emisses evitadas pela proteo contra o desmatamento. Isso um ativo negociado no mercado voluntrio de reduo das emisses diz Tezza. Atualmente a equipe da Fundao est dedicada a um trabalho exaustivo: ir a cada uma das comunidades, viajando dias e dias pe los rios, para cadastrar todas as famlias. A Fundao trabalha mirando dois mapas. Um mostra o desmatamento atual, que pequeno. Outro projeta o que acontecer em 2050 se nada for feito. Mesmo no Amazonas, onde a floresta mais preservada, os riscos so visveis. Viajei po r uma rodovia estadual que liga Manaus a Novo Airo. beira da estrada, vi reas recentemente desmatadas, onde a fumaa ainda sai de troncos queimados. [...]
LEITO, Miriam. In: Jornal O Globo. 19 jul. 2008. (adaptado)

(TJ/RO 2010 FUNDAO CESGRANRIO) 15 - Bolsa-Floresta, ttulo do texto, o nome dado a um(a) (A) recurso adotado por empresas privadas para que a populao d suporte aos projetos de desmatamento. (B) mensalidade destinada aos moradores das cercanias de reas de preservao por sua ajuda. (C) medida social para apoio s populaes da floresta, que no tm de onde obter sobrevivncia. (D) doao governamental regular feita s pessoas que moram na floresta, como se fosse uma bolsa de estudos. (E) ajuda realizada por organizaes no governamentais para que a populao de baixa renda possa se manter melhor.

(TJ/RO 2010 FUNDAO CESGRANRIO) 16 - A expresso em destaque no trecho Quando os dados do desmatamento de maio saram esta semana da gaveta... (1 pargrafo) pode ser adequadamente substituda, sem alterao do sentido, por (A) foram finalmente examinados. (B) foram apresentados s autoridades. (C) foram tirados da situao de abandono. (D) encaminharam-se ao setor tcnico. (E) chegaram ao conhecimento pblico.

(TJ/RO 2010 FUNDAO CESGRANRIO) 17 - No 2 pargrafo, o mrito da Zona Franca na preservao florestal do estado do Amazonas deve-se ao fato de ter (A) oferecido oportunidades de ganho para a populao, afastando-a do desmatamento. (B) atrado compradores de todas as partes do Brasil com o seu comrcio florescente. (C) criado uma rea de comrcio de bens livres de impostos, o que favoreceu novas aquisies para a populao. (D) feito a promoo do desenvolvimento econmico da regio, melhorando sua contribuio para o PIB brasileiro. (E) aberto o mercado interno nacional para a entrada de produtos estrangeiros de alta tecnologia.

(TJ/RO 2010 FUNDAO CESGRANRIO) 18 - No Amazonas, visitei uma das iniciativas para tentar deter a destruio. (1 pargrafo). Tal iniciativa a(o) (A) manuteno da Zona Franca. (B) criao do Bolsa-Floresta. (C) expanso de 1/3 da Amaznia. (D) preservao da floresta. (E) comprometimento do governo estadual.

(TJ/RO 2010 FUNDAO CESGRANRIO) 19 - Com a leitura do pargrafo que contm a orao porque criou alternativa de emprego e renda para a populao do estado. pode-se inferir que, no texto, a outra alternativa seria (A) buscar outra fonte de renda. (B) desmatar a floresta. (C) emigrar para outro estado. (D) trabalhar na Zona Franca. (E) ser funcionrio pblico.

(TJ/RO 2010 FUNDAO CESGRANRIO) 20 - A destruio ocorre porque existem incentivos econmicos; precisamos criar os incentivos de proteo. (5 pargrafo). Avalie se as afirmativas apresentadas a seguir so verdadeiras (V) ou falsas (F), em relao ao trecho acima. ( ) Tanto a destruio da floresta quanto a sua proteo dependem de medidas econmicas. ( ) O conceito da palavra incentivos igual nas expresses incentivos econmicos e incentivos de proteo. ( ) Se houver incentivo de proteo, a destruio cessar. A seqncia correta : (A) V - V F (B) V - F - V (C) V - F - F (D) F - V - F (E) F - F - V

GABARITO 1 c 2 d 3 b 4 e 5 e 6 d 7 e 8 b 9 a 10 e 11 e 12 b 13 a 14 d 15 b 16 e 17 a 18 b 19 b 20 - a

Вам также может понравиться