Вы находитесь на странице: 1из 3

Contedo Escolar.

com > Histria > Resumo sobre A Grande Depresso de 1929

Resumo sobre A Grande Depresso de 1929


Aps a 1 Guerra Mundial, que teve o seu final decretado no ano de 1918, o mundo moderno comeou a viver um perodo de recesso e problemas econmicos que culminaram em um processo que ficou conhecido como a Grande Depresso ou Crise de 1929.

Este evento consistiu na mais sria depresso econmica do mundo durante o sculo XX que iniciou no ano de 1929 e foi superada apenas com o incio da Segunda Guerra Mundial. Dentre as principais caractersticas deste perodo histrico esto a queda na produo das indstrias, reduo do PIB dos pases e altas taxas de desemprego. A data que marca o comeo da Grande Depresso o dia 24 de outubro de 1929 quando a Bolsa de Valores de Nova York quebra em decorrncia da cada drstica dos valores de suas aes como conseqncia da recesso econmica. Ao considerar as causas que levaram Grande Depresso, como a Europa estava arrasada economicamente em decorrncia da Primeira Guerra Mundial os Estados Unidos se tornaram o maior exportador de alimentos e produtos industrializados para estes pases.

Resumo sobre A Grande Depresso de 1929

Como conseqncia disso, os Estados Unidos viveu um perodo de prosperidade o american way of life com uma agricultura desenvolvida, expanso do crdito e um alto nvel de empregos. Mas esta situao no continuou para sempre. A partir de 1926 a economia europia iniciou a sua recuperao e passou a comprar cada vez menos produtos dos Estados Unidos. Isso levou as indstrias norte-americanas a terem cada vez mais produtos em estoque com uma oferta maior do que a demanda. Esta situao fez com que, em pouco tempo, os preos dos produtos diminussem, a produo industrial teve uma retrao e as suas conseqncias mais relevantes foram a paralisao do comrcio e o aumento drstico do desemprego. A partir da quebra da Bolsa de Valores muitos bancos fecharam, pois haviam emprestado muito dinheiro a fazendeiros e industririos que perderam tudo ficando, assim, sem condies de receber este valor reduzindo, ento, os seus lucros. O fechamento de aproximadamente 14.000 instituies bancrias nos Estados Unidos, fez com que a produo industrial dos Estados Unidos casse devido reduo dos fundos de investimentos disponveis diminuindo a cada ano a quantidade de produtos industrializados oferecidos no mercado. O pior ano da Grande Depresso foi em 1933 com um desemprego na casa de 25%, diminuio dos salrios de 30% dos trabalhadores que estavam empregados, reduo dos preos de forma geral causando ainda mais desemprego e problemas das famlias norte-americanas sem condies de se sustentar e pagar as dvidas contradas.

New Deal

Como resposta crise econmica, o governo dos Estados Unidos no ano de 1933 por

meio do seu presidente Franklin Roosevelt criou uma srie de medidas que ficaram conhecidas como New Deal o qual contava com reduo de gastos, estmulos econmicos e programas de ajuda social para a populao necessitada. Dentre as medidas feitas estavam um auxlio, dado pelo governo, para as famlias que precisassem o fornecimento de empregos e a reforma da economia dos Estados Unidos para evitar uma nova crise econmica no futuro. Para atender a estes objetivos, foram criados rgos para oferecer empregos, distribuir ajuda social aos mais necessitados, realizar programas de recuperao para fazendeiros, fazer o controle do comrcio e da bolsa de valores, dentre outros. Com estas medidas do New Deal, a economia norte-americana iniciou no ano de 1933 uma lenta recuperao, mas o seu final ocorre apenas com o incio da Segunda Guerra Mundial quando o Estado toma posse de todo o comrcio nacional e aumenta vertiginosamente as exportaes. Os efeitos da Grande Depresso foram sentidos em todo o mundo que tambm entrou em recesso econmica com o fechamento de bancos, indstrias, comrcios e o aumento do desemprego dentre os quais podem ser citados o Reino Unido, Austrlia, Alemanha, Itlia e Brasil. Como conseqncias da crise de 1929 podem ser citadas o incio de assistncia social e econmica a pessoas necessitadas. Alm disso, a Grande Depresso mudou a atitude do governo e empresrios com relao ao comrcio com o surgimento de um maior controle da economia por parte de governos que antes pouco intervinham neste setor. Referncias: http://www.conteudoescolar.com/resumo-sobre-a-grande-depressao-de-1929

Вам также может понравиться