Вы находитесь на странице: 1из 5

A DIREO PROVIDENCIAL DE DEUS

A direo providencial de Deus est intimamente ligada ao governo divino e, ao mesmo tempo, quase que se confunde com ele. Ao mesmo tempo tambm parece-se intimamente com as provises divinas, embora possua pequenas nuanas diferentes. Tanto a direo como o governo e a proviso divinos so facetas muito proximamente entrelaadas do ensino geral da Escritura sobre a providncia divina. Na verdade, a direo providencial de Deus o exerccio do governo divino sobre o universo e sobre a raa humana. Neste captulo veremos a direo divina especialmente sobre os caminhos, os atos e as circunstncias que envolvem os seres humanos.

DEUS DIRIGE OS CAMINHOS DE TODOS OS HOMENS


Esta matria da direo de Deus , teoricamente fcil de se crer, mas na prtica ela tem sido difcil de aceitar, porque tem havido muitas pessoas que lutam contra a idia da soberania divina. Ela tremendamente controvertida nos crculos sinergistas, isto , nos lugares onde vigora uma idia de que o homem quem determina os seus caminhos.

Anlise de Texto
Jr 10.23 Eu sei, Senhor, que no cabe ao homem determinar o seu caminho, nem ao que caminha o dirigir os seus passos.

O contexto deste verso muito importante para que o entendamos. Era o tempo da invaso de Nabucodonozor. Jud era uma terra de desolao por causa da maldade do rei de Babilnia que tomou Jerusalm e a sitiou. Todos os acontecimentos narrados pelo profeta mostram o juzo de Deus atravs do monarca dos caldeus. O castigo era por causa da justia divina em razo dos pecados de Jud. Todavia, o modo como Deus usa as pessoas na consecuo dos seus planos produto da sua soberania. O destino das pessoas sempre foi determinado pela soberania de Deus. Essa era a tica de Jeremias quando escreveu estas palavras do verso em questo. Na verdade. Jeremias, que era um crente, reconheceu duas coisas ( e s os crentes as reconhecem!) com respeito aos seres humanos: o destino dos seres humanos e os seus caminhos esto no controle de Deus: Que no cabe ao homem determinar o seu caminho. O profeta Jeremias reconheceu que a determinao do destino dos homens no tarefa deles. Este aspecto tem a ver com o decreto divino. Nem sequer o homem sabe o seu dia de amanh. Toda a vida

dos seres humanos est nas mos de Deus. O destino deles designado inteiramente por Deus. As mos de Deus dirigem o nosso destino. Cremos que no existe acaso na teologia crist. Todas as cousas que acontecem na vida dos seres humanos produto do decises divinas. Isso no fatalismo! O nosso destino inteligentemente estabelecido pelo sbio conselho de Deus. Os caminhos que os homens seguem so, em ltima anlise, o traado feito de antemo pelo soberano Deus. Os decretos divinos sobre a nossa vida que ficam claros quando a nossa vida dirigida pelas mos de Deus. O profeta Jeremias teve uma viso muitssimo clara da providncia soberana de Deus na vida dos seres humanos. Ele entendeu que os afazeres das naes e dos indivduos esto sob o governo do Eterno. Como foi para Jeremiais, este um artigo de f que todos os crentes de origem reformada possuem e dele no podem abrir mo. Todavia, os incrdulos e mesmo alguns chamados evanglicos no conseguem reconhecer esta verdade. Para estes, o destino deles est nas suas prprias mos. O destino deles selado por atos que eles prprios praticam como expresso das suas prprias decises. Que no cabe ao homem dirigir o seu caminho. verdade que os seres humanos tomam decises, mas eles no so suficientemente capazes de executar todas as suas decises porque lhes falta o poder para faz-lo. verdade que os seres humanos fazem escolhas, mas nem sempre o que eles escolhem fazer conseguem fazer. A execuo dos planos dos homens esto condicionadas ao plano divino. Os passos dos homens so governados pela obra concorrente de Deus que guia os passos deles. Isto quer dizer que no podemos fazer absolutamente nada para aliviar os nossos problemas ou para aumentar os nossos prazeres, a menos que Deus opere conjuntamente conosco e ordene libertao deles para ns ou aumente o gozo de nossa vida. No somos donos e senhores de nossos prprios caminhos. No temos o poder de controlar todos os nossos desejos nem de realiz-los como pretendemos. Esta tambm foi a crena do Pregador, provavelmente Salomo. Ele creu na direo providencial de Deus:
Pv 20.24 Os passos do homem so dirigidos pelo Senhor; como, pois, poder o homem entender o seu caminho?

Neste verso o autor sacro est tratando do fato de que Deus est envolvido com todos os nossos afazeres e os dirige a todos. Todos os nossos passos esto na dependncia direo de nosso Deus. Tudo o que fazemos, fazemos exatamente porque queremos, mas isto no significa que somos independentes do decreto nem da ao divina em nossa vida

guiando os nossos passos. Todas as nossas atividades esto debaixo da providncia e, quando falamos dos cristos, eles esto debaixo da sua providncia graciosa, de forma que, quer andemos por caminhos maus ou bons, estamos sob o controle gracioso de Deus que nos ensina com manifestaes deliciosas do seu amor ou com as manifestaes disciplinares desse mesmo amor. De qualquer forma, todos os nossos passos acabam sendo dirigidos por Deus. As nossas empreitadas no so realizadas porque sozinhos as desejamos e as fazemos, mas porque Deus est por detrs de tudo quanto planejamos e realizamos. No temos poder nem para vislumbrar o que ir nos acontecer amanh. Por isso o Pregador diz que o homem no pode entender o seu caminho. Os homens no podem saber nada sobre suas vidas at que os caminhos deles sejam revelados. Os homens no entendem os seus caminhos porque eles esto escondidos. Os caminhos dos homens so segredos escondidos em Deus e, por essa razo, eles no podem entender o que est acontecendo nem o que vai acontecer com eles. Porque o Senhor dirige os passos dos homens que eles nem sempre entendem o procedimento deles. As decises de fazer as coisas eles tomam, mas eles no compreendem porque tomaram aquelas decises. Somente os cristos entendem que os seus passos so dirigidos pelo Senhor e, seja o que for que possa acontecer, eles crem que, em ltima anlise, o Senhor est por detrs dos prprios atos deles. Eles tambm no entendem as razes ltimas de Deus ao dirigir os passos deles, mas entendem que Deus quem os dirige.

Anlise de Texto
Pv 16.1,2, 9 O corao do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lbios vem do Senhor. Todos os caminhos do homem so puros aos seus olhos, mas o Senhor pesa o esprito... O corao do homem traa o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos.

Estes dois versos de Salomo mostram diretamente os planos dos homens e indiretamente os de Deus. Estes versos ensinam que os seres humanos no so suficientes em si mesmos para planejar devidamente. Os seres humanos no so capazes de pensar e de falar de modo devido, isto , de tratar das coisas que so sbias e boas, porque tudo o que fazem corretamente porque foram capacitados por Deus, pois aprendem da Escritura que a nossa suficincia vem de Deus (2 Co 3.5). No mais secreto do nosso ser, o corao, arquitetamos planos, mas no somos sequer capazes de saber se os nossos planos so certos e bons. O nosso corao enganoso e no sbio. A preparao de todos os nossos atos est no corao dos homens, mas a resposta dos lbios vem do Senhor.

O texto de Provrbios 16.1 mostra duas verdades incontestveis sobre a direo providencial de Deus: O homem prope caminhos Os seres humanos em geral possuem a capacidade de agir livremente. Por isso eles so chamados de livres-agentes. Eles planejam as coisas e as fazem de acordo com as disposies dominantes dos seus coraes. Eles fazem tudo o que combina com a natureza interior deles. Eles possuem a liberdade de pensar conforme lhes agrada, formam os seus projetos, estabelecem as suas idias, fazendo o melhor que eles podem. Contudo, todas propostas dos homens esbarram em algo muito mais profundo e mais srio que a disposio de Deus em fazer as coisas que os homens propem. Deus dispe dos caminhos Os homens podem fazer todos os planos possveis, mas eles no podem dar continuidade a eles sem a anuncia do Senhor, ou sem que receba a sua assistncia bondosa. Os projetos dos homens somente se concretizam se eles esto de acordo com a resposta certa do Senhor que procede dos seus lbios. Deus que fez a boca dos homens e lhes dirige sobre o que falar. Os planos dos homens no do certo freqentemente porque eles no possuem mente e olhos para ver as coisas que elas no realidade so. O verso 2 diz que todos os caminhos so puros aos homens dos homens. Eles no tm olhos para ver corretamente o mundo, a histria e o futuro. Eles no sabem prever porque isto no lhes foi dado. Eles pensam que os caminhos deles so puros, mas freqentemente eles esto enganados. Porm o Senhor pondera e pesa o esprito. Isto quer dizer que o julgamento do Senhor correto, certo, de acordo com a verdade. Deus pesa o que est em ns e estabelece juzo sobre os nossos caminhos e no erra em seus juzos. Ele no somente v os caminhos dos homens, mas ele prova o esprito deles, colocando a resposta certa nos lbios dos homens, mesmo depois deles fazerem os seus prprios planos. O verso 9 diz mais ou menos a mesma coisa do verso primeiro: O corao do homem traa o seu prprio caminho. Em virtude da suas propriedades racionais e de ser um ser pessoal, o homem possui a faculdade de planejar e idear coisas. Isso prprio da sua natureza. Todavia, alm de sua natureza, ele possui uma natureza pecaminosa que no o deixa idear corretamente. Ele, portanto, tenta traar os seus prprios caminhos, numa tentativa de mostrar a si mesmos que possui a capacidade da independncia. Freqentemente ele no realiza os seus planos porque lhe faltam as cousas prprias do ser divino: faltam-lhe a oniscincia e a onipotncia. So estas coisa que tornam Deus capaz de guiar todos os caminhos dos homens. Ele conhece todas as coisas e pode todas as coisas. Por isso dito que o Senhor lhes dirige os passos.

Esta prerrogativa divina relacionada com todos os seres humanos e diz respeito consecuo dos seus planos eternos. Por isso, no podemos separar a doutrina dos decretos da doutrina da providncia em Deus.

Вам также может понравиться