Вы находитесь на странице: 1из 30

Captulo 11

Irrigao e fertirrigao na cultura do abacaxi


Otvio Alvares de Almeida Luiz Francisco da Silva Souza

Introduo
Nos ltimos anos, a rea de cultivo de abacaxi em condies de irrigao tem aumentado consideravelmente no Brasil. Isso se deve ao acirramento da competio nos mercados, que tm dado relevncia cada vez maior ao emprego de tcnicas modernas de cultivo que resultem na elevao da produtividade e da qualidade da produo, somado ao fato de a irrigao permitir o deslocamento das colheitas para perodos de entressafra, com preos mais favorveis do produto. Dessa forma, o uso da irrigao pode tornar a oferta de abacaxi mais uniforme ao longo do ano, o que fundamental para a conquista e a manuteno de novos mercados. Alm disso, a fruticultura tropical, incluindo o cultivo do abacaxi como uma das principais opes, tem-se tornado uma alternativa muito procurada para projetos agroindustriais, sobretudo no Semirido e no Cerrado, onde a pluviosidade insuficiente, em volume e em distribuio, inviabiliza a explorao econmica do abacaxi sem irrigao.

Necessidades hdricas
Aspectos morfofisiolgicos
O abacaxizeiro (Ananas comosus (L.) Merrill) tido como uma planta com necessidades hdricas relativamente reduzidas, se comparada a outras plantas cultivadas. Asua adaptao a condies de deficincia hdrica decorre de uma srie de caractersticas morfolgicas e fisiolgicas tpicas de plantas xerfilas, tais como: a capacidade de armazenar gua na hipoderme das folhas, de coletar gua eficientemente, inclusive o orvalho, por meio de suas folhas em forma de canalete (Figura 1), e de reduzir bem as perdas de gua por transpirao. Entre os mecanismos de resistncia transpirao, destaca-se a reduo da carga trmica sobre as folhas em virtude da alta reflexo da superfcie inferior das folhas, por conta da presena dos tricomas (pelos de cor prateada). Alm disso, a distribuio espacial e o porte ereto das folhas permitem, respectivamente, uma ventilao adequada e uma reduo do ngulo de incidncia dos raios solares. A transpirao minimizada ainda pelo revestimento da epiderme foliar por uma cutcula espessa, pelo fechamento dos estmatos durante grande parte do dia, pela baixa densidade estomtica e pela localizao dos estmatos ao longo de sulcos pequenos e paralelos protegidos por tricomas na face inferior (abaxial) das folhas (ALMEIDA; REINHARDT, 1999).
Captulo 11 | Irrigao e fertirrigao na cultura do abacaxi

341

Foto: Otvio Alvares de Almeida

Figura 1. Captao e armazenamento de gua nas folhas pelo abacaxizeiro.

A reduzida taxa de transpirao (0,3mg a 0,5mg de gua cm-2 de rea foliar h-1), cerca de dez vezes menor que aquela de plantas mesofticas, e o metabolismo cido das crassulceas (MAC), de assimilao predominantemente noturna de gs carbnico (CO2), caracterstica nica do abacaxizeiro em comparao s demais plantas cultivadas em grande escala, conferem planta uma alta eficincia no uso de gua, assim, ela consome menos de 100g de gua para cada grama de matria seca acumulada (EKERN, 1965; PY etal., 1984). Apesar de altamente eficiente quanto ao consumo de gua, esse tipo de metabolismo, ao limitar a perda de vapor dgua por meio dos estmatos, tambm limita a entrada de CO2 por eles, resultando numa taxa de assimilao fotossinttica inferior das plantas mesofticas com metabolismo C3 ou C4. OMAC , portanto, uma adaptao que permite a continuao do crescimento, embora lento, e a sobrevivncia do abacaxizeiro em condies de deficit hdrico severo, porm, nessas condies, resulta numa baixa produtividade da planta (ALMEIDA; REINHARDT, 1999). O abacaxizeiro , no entanto, uma planta de MAC facultativo, podendo mudar para a fixao fotossinttica do tipo C3 quando as condies ecolgicas, sobretudo o suprimento hdrico, so favorveis ao seu desenvolvimento. Assim, para a obteno de produtividade elevada, necessrio um suprimento hdrico adequado, via irrigao quando necessria, de forma que as plantas no sejam impelidas a acionar o seu principal mecanismo de economia de gua, o MAC (ALMEIDA; REINHARDT, 1999).

342

Irrigao e fertirrigao em fruteiras e hortalias

Aspectos quantitativos e fenolgicos


Um cultivo comercial de abacaxi exige em geral uma quantidade de gua equivalente a uma precipitao mensal de 60mm a 100mm (PY etal., 1984). Segundo Neild e Boshell (1976), em reas com pluviosidade anual inferior a 500mm, o abacaxizeiro s deve ser cultivado com irrigao. Conforme o mesmo autor, mesmo em reas com pluviosidade total anual acima desse limite, a irrigao necessria se ocorrer um perodo de 3 meses consecutivos com chuvas inferiores a 15mm ms-1 ou se ocorrer um perodo de 4 meses com menos de 25mm ms-1, ou ainda 5 meses com chuvas inferiores a 40mm ms-1. Souto etal. (1998) e Almeida etal. (1999), em trabalhos realizados, respectivamente, com as cultivares Prola e Smooth Cayenne em Jaba, norte de Minas Gerais, verificaram que a parcela irrigada com cerca de 780mm durante o ano, mas recebendo lminas de gua menores que 15 mm durante 6 meses, no produziu ou os frutos produzidos no tinham nenhum valor comercial. Numa outra parcela, que recebeu 980mm de gua, porm com ocorrncia de cinco meses com lminas menores que 40mm, a produo foi, para as cultivares Prola e Smooth Cayenne, respectivamente, 133% e 106% menor que as parcelas que no tiveram problemas de deficit hdrico (Figura 2). A demanda de gua do abacaxizeiro varia ao longo do ciclo da planta e, a depender do seu estdio de desenvolvimento e das condies de umidade do solo, a demanda diria de gua pode ser de 1,3mm a 5,0mm (COMBRES, 1983; MEDCALF, 1982; PINON, 1978; PY etal., 1984). Em geral, a demanda hdrica da planta
Foto: Otvio Alvares de Almeida

Figura 2. Abacaxizeiros com deficit hdrico (frente) e sem deficit hdrico (fundo), variedade Prola (direita) e variedade Smooth Cayenne (esquerda).

Captulo 11 | Irrigao e fertirrigao na cultura do abacaxi

343

aumenta com a idade e o grau de desenvolvimento vegetativo atingido. As necessidades hdricas so, portanto, menores durante o incio do ciclo vegetativo. No entanto, o suprimento hdrico crtico durante os primeiros 2 meses aps o plantio, fase de emisso de razes (COMBRES, 1983; DU PLESSIS, 1989), quando um deficit hdrico pode causar uma desuniformidade no crescimento das plantas, prejudicial ao manejo e ao rendimento da cultura. Apartir do segundo ms, as necessidades hdricas crescem continuamente, em razo do desenvolvimento da planta, at atingirem o sexto ms aps o plantio. Apartir da, o consumo de gua mximo e constante, permanecendo nesse patamar at a formao total do fruto, mais ou menos 60 dias antes da colheita, quando o consumo volta a decrescer. Nesse perodo, a planta e sobretudo a qualidade organolptica do fruto so bastante sensveis a um excesso de gua, com um pico de sensibilidade a um ms da colheita (INSTITUT DE RECHERCHES SUR LES FRUITS ET AGRUMES, 1984), por isso, aconselha-se a suspenso da irrigao mais ou menos 10 dias antes da colheita. Por sua vez, um perodo de deficincia de gua na fase de desenvolvimento do fruto pode tambm afetar seriamente o peso do fruto, que pode cair em at 750g na cv. Smooth Cayenne (COMBRES, 1983). Na Figura 3, so apresentados os diferentes estdios de desenvolvimento do abacaxizeiro e os respectivos valores provveis de Kc, segundo Almeida (2001). Uma vez conhecidos os perodos fenolgicos mais importantes para a irrigao, deve-se definir a frequncia dessa prtica. Existem diversos parmetros que podem ser utilizados isoladamente ou, de forma mais segura, conjuntamente para

Figura 3. Estdios de desenvolvimento do abacaxizeiro com os seus provveis coeficientes de cultivo (Kc).
(1) A fase de maturao do fruto e colheita completa-se mais ou menos 6 meses aps o tratamento de induo floral. Fonte: Almeida (2001).

344

Irrigao e fertirrigao em fruteiras e hortalias

determinar essa prtica. De acordo com Py et al. (1984), deve-se irrigar o abacaxizeiro quando os tensimetros colocados a 15 cm de profundidade do solo estiverem marcando 15kPa. A relao estreita observada entre a umidade do solo e a elongao foliar do abacaxizeiro sugere a possibilidade do uso de mensuraes do crescimento da folha em comprimento como meio para determinar a necessidade de irrigao (MEDCALF, 1982). Um outro modo de avaliar a necessidade de gua do abacaxizeiro pelo exame visual do tecido aqufero (MEDCALF, 1982) aps o corte transversal da folha D, a um tero da altura da sua base, considerando-se que essa folha a adulta mais jovem, que praticamente terminou seu crescimento e traduz o estdio fenolgico da planta do abacaxi (SOUZA etal., 2001). Amaior ou a menor espessura do tecido aqufero (faixa aquosa translcida) indicar a necessidade de irrigao. Medcalf (1982) recomendou uma relao de 1:2 entre a espessura desse tecido translcido e a espessura dos tecidos verdes da folha para plantas em fase de crescimento vegetativo e uma relao 1:1 para plantas na fase reprodutiva (Figuras 4a e 4b).
Fotos: Nilton Fritzons Sanches

Figura 4. Tecido translcido de uma planta de abacaxi sem estresse hdrico (A) e com necessidade de irrigao (B).

Salinidade e o cultivo do abacaxi


As espcies vegetais podem ser classificadas em relao sua sensibilidade salinidade do solo com base em determinados critrios, como a tolerncia concentrao do on cloreto no solo com umidade prxima capacidade de campo (WINTER, 1976), o nvel de salinidade no qual ocorre uma reduo em 50% da produtividade da cultura (RICHARDS, 1954) e o nvel mximo de salinidade sem haver perdas da produtividade (MAAS, 1984).
Captulo 11 | Irrigao e fertirrigao na cultura do abacaxi

345

A qualidade da gua usada na irrigao de fundamental importncia para o sucesso dessa prtica no cultivo do abacaxi. Agua proveniente de fontes superficiais (rios, lagos, etc.) est sujeita a contaminaes de todos os tipos de poluentes, como descargas no tratadas de fbricas, fazendas e cidades. Alm dos resduos orgnicos, o teor de sais dissolvidos na gua deve ser uma preocupao constante do agricultor, pois a adio contnua de sais ao solo pode contribuir para a elevao dos seus teores na soluo do solo, alcanando nveis prejudiciais ao desenvolvimento das plantas (MEDEIROS; GHEYI, 1994). Segundo Daker (1984), as guas usadas na irrigao podem conter de 200kg a 5.000kg de sal por hectare na aplicao de uma lmina de 300mmano-1. Como lminas de at 1.500mm so comumente aplicadas, podem-se considerar entre 1.000kg e 25.000kgha-1ano-1 as quantidades de sais levadas ao solo pelas guas usadas na irrigao, sendo por isso necessria uma constante lavagem do solo para drenar o excesso de sais e no o tornar salino progressivamente. Poucas informaes existem sobre a tolerncia do abacaxizeiro salinidade. Sideris (1955) relatou a ocorrncia de necroses nas pontas das folhas de abacaxizeiros plantados num raio de 2,5km do mar, em ilhas do Hava, expostos brisa martima contendo gua salina. Os sintomas dos danos so faixas alternadas de colorao marrom-escura e marrom-clara, sendo mais intensos em folhas velhas, sujeitas a perodo mais longo de absoro de cloreto, do que em folhas jovens. Adeposio do sal e a severidade dos sintomas diminuram com a distncia do mar. Aplicaes de solues de cloreto em plantas localizadas em campos fora do alcance dos ventos martimos produziram sintomas similares queles causados pela gua marinha, alm de reduzirem o rendimento e a qualidade dos frutos. Os danos foram atribudos ao cloro e no ao sdio, outro elemento predominante na gua marinha. Os efeitos inibidores e txicos do cloreto foram mais acentuados em plantas deficientes em nitrognio e sobretudo potssio (SIDERIS; YOUNG, 1954). Aelevao dos nveis desses nutrientes disponveis s plantas permitiu amenizar consideravelmente a inibio do crescimento e a perda de peso do fruto do abacaxi. Wambiji e El-Swaify (1974) estudaram em casa de vegetao o comportamento de mudas do tipo filhote e de plantas de abacaxi Smooth Cayenne transplantadas aos 8 e 12 meses de idade, em solo franco-argiloso, com salinidade correspondente condutividade eltrica do extrato de saturao do solo de 0dSm-1 a 8dSm-1 (equivalentes a 0mgL-1 a 5.000mgL-1 de sais totais dissolvidos ou concentraes molares de 0mM a 88mM de NaCl, sendo esse o sal mais comum na maioria dos

346

Irrigao e fertirrigao em fruteiras e hortalias

solos agrcolas). Redues em peso seco e fresco de folhas e plantas em resposta aos nveis crescentes de salinidade permitiram concluir que o abacaxizeiro pode ser classificado como planta de alta tolerncia salinidade, com comportamento similar ao das culturas consideradas as mais tolerantes salinidade, como a cevada, o algodo e o aspargo. Observou-se ainda que a tolerncia do abacaxizeiro salinidade cresce com a idade da planta. Tais resultados, apesar de dependerem de confirmao para o cultivo do abacaxi em condies de campo, indicam a possibilidade do uso dessa cultura como uma opo para a agricultura em solos com problemas de salinidade (Figura 5).
Foto: Otvio Alvares de Almeida (A), Waldir Aparecido Marouelli (B)

Figura 5. Lavouras de abacaxi com sintoma caracterstico de clorose frrica, em razo da salinidade do solo (A), e sem sintoma de deficincia nutricional (B).

Para Maas (1984), o abacaxizeiro est includo entre as espcies moderadamente tolerantes, entretanto no apresentou qualquer ndice relacionando produo e nveis de salinidade. Em trabalho desenvolvido em casa de vegetao, com mudas de abacaxi da variedade Smooth Cayenne, plantadas em vasos e em material de solo de textura franco-arenosa, utilizando nveis de salinidade da gua de irrigao variando de 0dSm-1 (gua destilada) a 7dSm-1, Marinho etal. (1998) concluram que o crescimento e o desenvolvimento do abacaxizeiro so afetados com o aumento da concentrao salina na gua de irrigao, com efeitos mais drsticos a partir de 4dSm-1. Tambm observaram a ocorrncia crescente de necrose na extremidade do limbo das folhas das plantas, a inibio do enraizamento das mudas e a reduo da rea foliar e da fitomassa, quando os nveis de salinidade esto acima de 3dSm-1. Alm disso, verificaram que o metabolismo da planta se mantm ativo mesmo quando irrigada com gua de salinidade maior que 6dSm-1.
Captulo 11 | Irrigao e fertirrigao na cultura do abacaxi

347

Respostas da planta irrigao


O crescimento foliar um dos processos fisiolgicos mais sensveis deficincia hdrica. Areduo do crescimento das folhas, em largura, primeiro das folhas jovens e depois das folhas mais maduras (folhas D) do abacaxizeiro, observada pouco tempo aps o incio do estresse hdrico (PY etal., 1984). Com o prolongamento do perodo de deficincia hdrica, outros componentes do crescimento foliar so afetados na sequncia seguinte: peso da folha, comprimento da folha e emisso foliar. No caso de estresse hdrico muito severo, o crescimento foliar da planta pode ser nulo ou at podem ser constatadas redues da largura, do peso e do comprimento. Quando o suprimento hdrico retomado, a recuperao mais rpida nas folhas jovens, sobretudo quanto expanso da largura dessas folhas (PY etal., 1984). Sideris e Krauss (1928) observaram que o abacaxizeiro paralisa o seu crescimento se a umidade do solo for apenas 15% acima da sua umidade higroscpica. Abaixo desse nvel de umidade, observaram o definhamento do sistema radicular, a diminuio do teor de gua nos tecidos foliares, a inibio da assimilao fotossinttica e mudanas da colorao das folhas (Figura 6). Ocrescimento da planta foi adequado quando a umidade do solo esteve na faixa de 20% a 30% acima da umidade higroscpica. Segundo Bartholomew e Kadzimin (1977), o deficit hdrico reduz o nmero e o comprimento das razes, as quais, mesmo aps a retomada do crescimento, continuam finas e frgeis.
Fotos: Otvio Alvares de Almeida

rea no atingida pelo piv/rea molhada

Figura 6. Folhas avermelhadas e murcha generalizada dos abacaxizeiros afetados por estresse hdrico em razo do planejamento inadequado do projeto de irrigao (A) e caracterstica da planta com estresse hdrico (B).

348

Irrigao e fertirrigao em fruteiras e hortalias

Ao estudar lminas de irrigao de 0mm, 8mm, 16mm e 24mm de equivalncia de precipitao, com frequncias diria, semanal e mensal, Tay (1974) concluiu que o crescimento vegetativo do abacaxizeiro respondia significativamente a nveis crescentes de irrigao. Almina de 8mm foi a melhor para o crescimento da planta em altura ao passo que a de 16mm deu a melhor resposta para o nmero de folhas emitidas independentemente da frequncia. Almeida etal. (1999), Almeida (2001), Almeida etal. (2003) verificaram, respectivamente, no Municpio de Jaba, em Cruz das Almas, BA, em rea de tabuleiros costeiros, e na rea F do Projeto Jaba (Semirido de Minas Gerais), que os pesos verdes e seco da folha D foram influenciados pelo aumento das lminas de irrigao. Tambm Souto etal. (1998) fizeram as mesmas observaes no Semirido mineiro. As respostas positivas do crescimento vegetativo da planta irrigao refletemse, em geral, em rendimentos maiores da cultura. No Hava, a irrigao durante a fase de frutificao proporcionou plantas maiores e mais nutridas em fsforo e potssio, o que resultou em ganhos expressivos na produtividade da cultura, com aumento de 450g no peso por fruto (MEDCALF, 1982). Na Costa do Marfim, a irrigao nessa mesma fase do ciclo da planta permitiu aumento de at 700g no peso mdio do fruto (COMBRES, 1983). Estudos realizados naquele pas africano de clima tropical mostraram ainda que, com irrigao, o peso seco da folha D atingiu 75g aos 6 meses e meio de idade das plantas da cv. Smooth Cayenne e, sem irrigao, apenas 70g aos 9 meses aps o plantio. Com a folha D pesando 95g, podem-se obter 75tha-1 de frutos para exportao in natura, enquanto com 70g colhem-se apenas 55tha-1 (COMBRES, 1983). A prtica da irrigao, ao garantir um suprimento hdrico timo s plantas, tambm favorece um melhor aproveitamento dos nutrientes minerais colocados em disponibilidade para as plantas por meio de adubaes. Em trabalho conduzido em condies ambientais controladas, Tay (1974) demonstrou a importncia das condies de umidade do solo para o aproveitamento dos nutrientes pelo abacaxizeiro, com reflexos positivos sobre a produo e a produtividade da cultura. Ao variar o teor de umidade do solo conforme a maior ou menor proximidade do lenol fretico em relao superfcie, a acumulao de macronutrientes nas folhas da planta foi alterada. Os teores foliares de nitrognio, fsforo, potssio e magnsio foram baixos, quando a umidade na rizosfera foi prxima saturao. Os teores desses nutrientes cresceram com a reduo da umidade do solo pelo abaixamento do nvel fretico para 30cm a 50cm de profundidade. Um abaixamento ainda maior do nvel fretico resultou em redues dos teores foliares dos nutrientes.
Captulo 11 | Irrigao e fertirrigao na cultura do abacaxi

349

Em estudo realizado na Nigria, Asoegwu (1987) observou que o uso da irrigao permite reduzir as doses de adubo nitrogenado aplicado cultura do abacaxi, obtendo-se produtividades semelhantes quelas alcanadas com doses maiores de nitrognio na cultura em condies de sequeiro. Adose de 150kgha-1 de nitrognio, com irrigao a cada 7 dias, para atender a 50% do uso consuntivo, descontada a precipitao efetiva, foi a mais vantajosa com base na relao custo/benefcio. Em outro estudo, Asoegwu (1988) constatou uma interao da irrigao com a fertilizao potssica do abacaxizeiro, que afetou tanto o crescimento vegetativo da planta (nmero de folhas) como a durao do ciclo da cultura e o peso do fruto. Nas condies ecolgicas da Nigria, concluiu-se que a produo de frutos para o mercado in natura mxima com a combinao de 150kgha-1 de nitrognio, 200kgha-1 de potssio e irrigao com uma lmina de gua de 20mm a cada 7 dias. Em trabalho realizado em rea do Projeto Jaba, em Mocambinho, MG, nas condies semiridas, utilizando-se as cultivares Prola, Smooth Cayenne, Perolera e Primavera, plantadas em espaamento de 0,80mx0,30m e irrigadas por asperso convencional, Cunha e Rocha (1993) verificaram que apenas a cultivar Perolera no apresentou um crescimento vegetativo satisfatrio e que, na colheita, os frutos da cultivar Prola variaram de 800g a 1.300g e os frutos da cv. Smooth Cayenne tiveram peso mdio de 1.000g. Souto etal. (1998) e Almeida etal. (1999), em estudos conduzidos na rea experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuria de Minas Gerais (Epamig), em Jaba, utilizando as cultivares Prola e Smooth Cayenne respectivamente, trabalhando com lminas de irrigao crescentes de 980 mm, 1.328 mm e 1.576mmpo ano, informaram que a produtividade e o peso mdio dos frutos para a variedade Prola foram de 18,1 tha-1, 42,1 tha-1 e 49,1tha-1 e de 524 g, 859 g e 990g, enquanto para a variedade Smooth Cayenne foram de 26,0 tha-1, 53,5 tha-1 e 53,6tha-1 e de 658 g, 1.241 g e 1.390g, respectivamente. Em estudos realizados na rea experimental da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Souza etal. (2002a), trabalhando com lminas de gua variando de 334 mmano-1 a 608mmano-1, adicionadas precipitao efetiva de 671mmano-1, utilizando a cultivar Prola, determinaram que o ponto de mxima eficincia da lmina de irrigao com relao funo de produo foi de 596mmano-1 e 54,7tha-1. Por sua vez, Almeida etal. (2002a), em trabalho realizado em tabuleiros costeiros com a cultivar Prola, utilizando lminas de irrigao crescentes, concluram que a irrigao teve efeito significativo sobre o desenvolvimento e as produes quantitativa e qualitativa nas condies edafoclimticas do local onde se realizou

350

Irrigao e fertirrigao em fruteiras e hortalias

a experimentao. J em trabalhos realizados na estao experimental de Mocambinho, da Epamig, no norte de Minas Gerais, Souza etal. (2002b) e Almeida etal. (2002b), repondo gua ao solo sempre que as plantas consumiam 20%, 40%, 60% e 80% da gua disponvel, concluram que houve efeito significativo para nveis de umidade do solo com relao aos pesos verde e seco da folha D e com relao ao rendimento, ao peso mdio do fruto e porcentagem mdia dos frutos respectivamente, caracterizando para os autores que a reposio de gua ao solo, quando as plantas haviam consumido 80% da gua disponvel, foi o melhor tratamento aplicado.

Mtodos de irrigao
No h informaes sobre restries aos mtodos usuais de irrigao para a cultura do abacaxizeiro. Entretanto, a escolha criteriosa de um sistema de irrigao para uma determinada rea envolve uma adequada caracterizao de recursos hdricos, solos, topografia e clima, a cultura que ser irrigada e o prprio elemento humano. Todos esses fatores associados determinam as condies que o sistema de irrigao dever atender, permitindo estabelecer as alternativas que melhor se adaptam quelas condies e, pelas anlises tcnica e econmica apropriadas, conduzir a uma escolha plenamente satisfatria. Existem basicamente quatro formas de aplicao de gua que caracterizam os principais mtodos de irrigao: subsuperfcie, superfcie, localizada e asperso.

Irrigao por superfcie e subsuperfcie


De modo geral, os sistemas de irrigao por subsuperfcie e por superfcie no so utilizados na cultura do abacaxi. O primeiro, porque, ao necessitar da elevao do nvel fretico at muito prximo da superfcie em virtude da pouca profundidade do sistema radicular do abacaxizeiro, pode provocar encharcamento da rea caso o terreno no esteja bem sistematizado, prejudicando o crescimento e o desenvolvimento da planta e, consequentemente, a produo, alm do risco de salinizao do solo. Osegundo porque, tambm em razo de o sistema radicular do abacaxizeiro estar 70% localizado a 20cm de profundidade do solo e a cultura exigir solos bem drenados, a utilizao dos sistemas superficiais (sulcos, faixas, bacias em nvel e tabuleiro) acarreta uma perda excessiva de gua, alm da possibilidade de saturao do solo, causando danos cultura.
Captulo 11 | Irrigao e fertirrigao na cultura do abacaxi

351

Irrigao localizada
Dos sistemas de irrigao localizados, o gotejamento o mais utilizado na cultura do abacaxi, principalmente onde a disponibilidade de gua limitada, os custos de mo de obra so altos e as tcnicas culturais so avanadas. utilizado comumente no Hava, associado ao uso de filme de polietileno para cobertura do solo nas linhas de plantio (Figura 7). Segundo Combres (1983), essa tcnica tem muitos inconvenientes na cultura do abacaxi: 1) Necessidade de gua limpa de impurezas, a qual deve ser submetida, geralmente, a filtraes sucessivas, demandando ainda uma rigorosa manuteno e a limpeza frequente do equipamento. 2) Custo excessivamente elevado em razo da alta densidade de plantio da cultura do abacaxi. Para um hectare de abacaxi plantado em fileira dupla com espaamento de 0,90mx0,40mx0,30m, seriam necessrias 77 linhas de gotejadores espaados de 0,30m, totalizando 7.700mha-1. 3) A difuso da gua no solo dificultaria a utilizao do sistema na cultura do abacaxi sem o uso da cobertura do solo com o filme de polietileno. No sistema de irrigao por gotejamento (Figura 8), a absoro da gua pela planta ocorre apenas pelas razes, necessitando, portanto, que o seu sistema radicular esteja bem desenvolvido e livre de pragas e doenas para que ocorra a eficincia
Foto: Aristteles Pires de Matos

Figura 7. Irrigao por gotejamento de abacaxi, cv. Smooth Cayenne, utilizando-se cobertura do solo com filme de polietileno, no Hava.

352

Irrigao e fertirrigao em fruteiras e hortalias

desejada. As mudas convencionais de abacaxi so normalmente plantadas antes do enraizamento (Figura 9), dependendo fundamentalmente da gua para a emisso de razes. Aaplicao localizada da gua nos dois primeiros meses aps o plantio, mesmo que seja no p da planta, pode dificultar o seu aproveitamento pela planta nova, prejudicando o pleno enraizamento. O sistema de irrigao por microasperso (Figura 10) tem como inconveniente a necessidade de elevao frequente e continuada das hastes-suporte dos microaspersores a fim de atingir uma rea maior de asperso de gua, medida que as plantas crescem, alm de precisar de filtragem da gua, como no gotejamento. Esse sistema de irrigao vem sendo utilizado quando o abacaxizeiro plantado como cultura secundria nas entrelinhas de pomares de manga, acerola, coco, etc., num processo de introduo da cultura no Semirido nordestino.

Figura 8. Irrigao por gotejamento em fileiras duplas (A) e em fileiras simples (B).

Gema

Figura 9. Sistema radicular de uma muda de abacaxizeiro (A), vista de uma gema (B) e vista de uma gema e incio do enraizamento (C).

Captulo 11 | Irrigao e fertirrigao na cultura do abacaxi

353

Fotos: Otvio Alvares de Almeida

Fotos: Otvio Alvares de Almeida

Fotos: Otvio Alvares de Almeida

Figura 10. Irrigao por microasperso em abacaxizal, Cruz das Almas, BA.

Irrigao por asperso


Trata-se de um sistema de irrigao que permite um perfeito controle da lmina de gua aplicada e um ajuste bastante satisfatrio s condies de solo-climaplanta envolvidas no processo, possibilitando uma adaptao excelente em quase todas as situaes existentes na agricultura irrigada (BERNARDO, 1989; DAKER, 1984; OLITTA, 1984). A irrigao por asperso adapta-se melhor ao abacaxizeiro por causa do formato e da distribuio de suas folhas, o que possibilita uma melhor captao de gua, aumentando a absoro por meio das razes adventcias superiores. Os sistemas de irrigao por asperso mais representativos so: asperso convencional (Figura 11); linhas laterais autopropelidas com deslocamento linear (lateral rolante) ou radial (piv central) (Figura 12); aspersores autopropelidos (com ou sem cabos de trao) (Figura 13); e montagem direta.
Foto: Otvio Alvares de Almeida

Figura 11. Abacaxizal com irrigao por asperso convencional.

354

Irrigao e fertirrigao em fruteiras e hortalias

Figura 12. Abacaxizal, cv. Prola, com irrigao por piv central, Barreiras, BA.
Fotos: Otvio Alvares de Almeida

Figura 13. Abacaxizal, cv. Prola, com irrigao por aspersor autopropelido.

No h restries utilizao de nenhum dos sistemas de irrigao supracitados desde que sejam dimensionados corretamente, evitando-se que, por meio dos respingos, as partculas do solo atinjam a roseta foliar (olho da planta) (Figura 14a), o que poder resultar na inibio do desenvolvimento da muda ou no surgimento de um novo rebento (Figura 14b) e at na morte da planta e consequente falha nas linhas de plantas (Figura 14c).
Fotos: Otvio Alvares de Almeida

Figura 14. Respingo de terra na roseta foliar (olho da planta) (A); surgimento de nova muda (B); e reduo do nmero de plantas (C).
Captulo 11 | Irrigao e fertirrigao na cultura do abacaxi

355

Foto: Otvio Alvares de Almeida

Outro fator importante e que deve ser considerado quando se utilizarem os sistemas de irrigao por asperso a velocidade de infiltrao de gua no solo. Ela determina o tempo em que se deve manter a gua na superfcie do solo ou a durao da asperso, de modo que se aplique uma quantidade desejada de gua sem provocar escoamento superficial e, consequentemente, a perda do solo agricultvel e o excesso de gua no solo. Oconhecimento da velocidade de infiltrao bsica (VIB) em um tipo de solo proporciona a definio da escolha dos aspersores ou emissores, cuja intensidade de aplicao de gua (IA) seja menor ou igual VIB.

Monitoramento da irrigao
Clculo da lmina de irrigao
O excesso de gua prejudica bastante o abacaxizeiro, principalmente por asfixiar as razes das plantas e por favorecer o ataque de pragas e doenas (GREEN, 1963; PINON, 1978). Segundo Neild e Boshell (1976), dificilmente haver expectativa de colheita se o abacaxizeiro for plantado em solos de textura argilosa, com problemas de drenagem, onde a precipitao mdia anual exceder 3.000mm. J o deficit hdrico afeta o desenvolvimento do sistema radicular, o crescimento da planta, a qualidade do fruto e o rendimento da cultura, como descrito anteriormente. Como foi visto, tanto a falta como o excesso de gua prejudicam o bom desenvolvimento da cultura do abacaxi. Por isso, para um bom manejo da irrigao e uma boa conduo do abacaxizeiro, devem ser determinadas e/ou conhecidas as caractersticas fsico-hdricas do solo, como a capacidade de campo (CC), o ponto de murcha (PM), a densidade do solo (Ds), a profundidade efetiva do sistema radicular (Pr) e a eficincia do sistema de irrigao, os quais permitem o clculo da capacidade de armazenamento de gua no solo. importante que a primeira irrigao alcance a profundidade efetiva do sistema radicular, visto que, no perodo de desenvolvimento das plantas, as lminas de irrigao utilizadas so para repor a gua que foi evapotranspirada pela cultura, no havendo nenhum acrscimo para compensar o no atingimento da profundidade efetiva das razes pela irrigao no momento em que foi implantada. Em consequncia disso, muitas culturas desenvolvem-se com o sistema radicular

356

Irrigao e fertirrigao em fruteiras e hortalias

muito superficial, dificultando as prticas culturais, principalmente a capina, e at ocorrendo o tombamento de plantas.

Manejo da irrigao pelo mtodo do turno de rega calculado


Quando no se dispe de dados e/ou equipamentos que permitam a utilizao de um mtodo mais eficiente, define-se o turno de rega (TR) utilizando o fator de disponibilidade de gua no solo (f), que varia de 0,2 a 0,8 a depender da cultura, sendo os valores menores usados para as culturas mais sensveis ao deficit de gua no solo e os maiores para as culturas mais resistentes. O turno de rega determinado pela relao expressa na equao 1. (1) em que TR o turno de rega (dia) e ETc a evapotranspirao da cultura (mmdia -1). Como o turno de rega calculado a partir de dados histricos da evapotranspirao mdia mensal, que por sua vez tambm distribuda ao longo do ms em questo, existe a possibilidade de as lminas de irrigao serem deficientes ou excessivas ao longo do tempo. Assim, a lmina de gua necessria para cada irrigao pode ser calculada utilizando a equao 2 e considerando a ETc como a efetivamente ocorrida no intervalo de tempo entre as duas irrigaes. Lmi = TR x ETci (2)

em que Lmi a lmina de manuteno no intervalo entre duas irrigaes (mm) e ETci a evapotranspirao do cultivo entre duas irrigaes (mm).

Manejo da irrigao com base na evaporao do tanque Classe A


Tendo o produtor um tanque Classe A instalado na fazenda ou mesmo uma estao agroclimatolgica nas cercanias, onde possa obter os dados dirios da evaporao, e estando de posse dos valores de coeficientes do tanque (Kp) e do coeficiente da cultura (Kc), pode estimar a quantidade de gua de irrigao utilizando a equao 3.
Captulo 11 | Irrigao e fertirrigao na cultura do abacaxi

357

ETc = Kp x Ev x Kc

(3)

em que Kp o coeficiente do tanque Classe A, Ev a evaporao do tanque Classe A (mm) e Kc o coeficiente da cultura (Tabela 1).
Tabela 1. Coeficiente de cultivo (Kc) em razo do estdio de desenvolvimento da cultura.
Estdio de desenvolvimento Inicial Caracterizao do estdio Da germinao at a cultura cobrir 10% da superfcie do terreno Do final do primeiro estdio at a cultura cobrir 70% ou 80% da superfcie do terreno ou atingir 70% a 80% do seu desenvolvimento vegetativo Do final do segundo estdio at o incio da maturao (estdio de produo) Do incio da maturao at a colheita ou final da maturao Kc 0,4 a 0,6

Secundrio ou de desenvolvimento vegetativo Intermedirio ou de produo Final ou de maturao


Fonte: Bernardo (1989).

Varia linearmente entre os valores no primeiro e terceiro estdios

1,0 a 1,2 Varia linearmente entre o terceiro estdio e 0,4 a 0,6

Adotando-se a frequncia de irrigao ou turno de rega fixo ou mvel, a lmina de reposio definida pelo somatrio da evapotranspirao potencial da cultura no decorrer do intervalo entre duas irrigaes. Consequentemente, a irrigao deve ser efetuada com a lmina determinada pelas equaes 4 e 5. (irrigao total) (4)

(irrigao suplementar)

(5)

Manejo da irrigao com uso de tensimetro


O manejo da irrigao por meio desse mtodo relativamente simples desde que se disponha da curva de reteno de gua do solo. Ocontrole da umidade do solo

358

Irrigao e fertirrigao em fruteiras e hortalias

feito por tensimetro com tensmetro digital ou de puno ou vacumetro, e as irrigaes so efetuadas a todo o momento em que a tenso de gua no solo atingir um valor mnimo que no prejudique o desempenho da cultura (tenso crtica). Mesmo tendo o limite de operao entre 0kPa e 70kPa, o tensimetro um instrumento bastante til para o controle da irrigao, visto que esses valores correspondem faixa tima para o desenvolvimento da maioria das culturas (entre elas o abacaxizeiro), cobrindo de 25% a 75% da gua disponvel no solo, dependendo da sua textura e estrutura. Tomando-se como plano de referncia o que passa pelo centro da cpsula porosa, para um tensimetro com manmetro de mercrio, o potencial matricial ser obtido utilizando a equao 6.

(6)

em que Ym o potencial matricial (kPa), h a leitura da altura do mercrio (cm), h1 a altura do nvel de mercrio na cuba em relao superfcie do solo (cm) e h2 a profundidade do centro da cpsula porosa em relao superfcie do solo (cm). J no tensimetro com vacumetro, o potencial hdrico lido diretamente no manmetro e, para se obter o potencial matricial, subtrai-se do valor lido o potencial gravimtrico (Yg). Na Figura 16, o Yg = h1 + h2, que igual ao comprimento do tensimetro l, e o potencial matricial do solo so obtidos com a seguinte equao:

(7)

em que Ym o potencial matricial do solo (kPa), Lma a leitura do manmetro (kPa), Yg o potencial gravimtrico (kPa) e l o comprimento do tensimetro (cm). Os valores de tenso podem ser dados tambm em centmetro de mercrio, centmetro de H2O, bar e Pascal (Pa) de acordo com a seguinte converso. 1 atm = 76 cm de Hg = 1.033 cm de H2O =1,013 bar = 101,3 kPa
Captulo 11 | Irrigao e fertirrigao na cultura do abacaxi

359

Quando se alcana o equilbrio do tensimetro com o terreno, o potencial hdrico (Y) ser igual no ponto de leitura e na camada do solo em que foi posicionado o instrumento. Nesse momento, a leitura registrada no tensimetro indica a fora com que a gua est retida nas partculas do solo, a qual ser maior ou menor com a reduo ou aumento da umidade, ou seja, a leitura do tensimetro indica o estado de umidade do solo. As leituras do tensimetro podem ser assim descritas: a) Leitura zero (0 kPa) indica que o solo est saturado e que as plantas podem at paralisar suas atividades fisiolgicas em razo da falta de oxignio no solo. b) De 0 kPa a 10 kPa indica que ainda h um excedente de gua. c) De 10 kPa a 20 kPa indica umidade e tambm ar no solo, necessrios ao crescimento e desenvolvimento das plantas. Para a grande maioria dos solos, essa faixa de umidade representa a capacidade de campo, no requerendo irrigao nos solos argilosos nem nos de textura mdia. J nos solos arenosos, as plantas podem comear a ter dificuldades de absorver gua a partir de 15kPa. d) De 20 kPa a 40 kPa indica gua disponvel e grande aerao para as plantas. Ainda no necessrio irrigar os solos argilosos e de textura mdia. Entretanto, na faixa de 20kPa a 30kPa, deve-se iniciar a irrigao dos solos de textura grossa; os de textura fina, na faixa de 30kPa a 40kPa. e) De 40 kPa a 60 kPa indica que o solo ainda tem umidade e grande aerao para as plantas em solos argilosos, de textura fina. Nos solos de textura mdia, deve ser iniciada a irrigao. f ) De 60 kPa a 80 kPa indica que h pouca umidade para todos os tipos de solos, excetuando-se os argilosos bastante pesados.

Fertirrigao
A fertirrigao consiste no processo de suprimento de nutrientes s plantas via gua de irrigao. Constitui-se, portanto, numa alternativa que s se aplica aos cultivos conduzidos sob aplicao artificial de gua. Apresenta vantagens e desvantagens em comparao ao fornecimento dos nutrientes pela via slida ou mesmo pela via lquida mediante outras formas de aplicao, conforme descrito por Coelho etal. (2002).

360

Irrigao e fertirrigao em fruteiras e hortalias

Caractersticas da planta
Diferentemente de muitas outras espcies epfitas da famlia Bromeliaceae, o abacaxizeiro, por ser de hbito terrestre, retira diretamente do solo, por meio do seu sistema radicular subterrneo, a maioria dos nutrientes de que necessita para o crescimento e produo. Contudo, o suprimento das suas necessidades nutricionais pode ser feito de modo eficiente pela via foliar, inclusive com a participao do sistema radicular axilar (razes localizadas nas axilas das folhas). Portanto, a fertirrigao pode ser usada com sucesso na cultura do abacaxi, seja conduzida sob irrigao por asperso, seja conduzida sob irrigao localizada de alta frequncia. Quanto aos aspectos nutricionais, o abacaxizeiro normalmente demanda quantidades de nutrientes que a maioria dos solos cultivados no conseguem suprir integralmente (exceo para alguns solos virgens, recm-desmatados ou em pousio prolongado). Esse nvel elevado de exigncias conduz quase obrigatoriedade da prtica da adubao, sobretudo nos plantios com fins comerciais. A extrao/acumulao de macronutrientes pelo abacaxizeiro ocorre na seguinte ordem decrescente: K>N>Ca>Mg>S>P. Em relao ao nitrognio (N), fsforo (P) e potssio (K), trabalhos realizados por vrios autores permitem estimar as quantidades mdias extradas pelo abacaxizeiro em 178kg de N, 21kg de P (48kg de P2O5) e 445kg de K (536kg de K2O) por hectare, que resultam numa relao mdia de extrao de 1,0:0,12:2,5 para N:P:K ou de 1,0:0,27:3,0 para N:P2O5:K2O. Quanto aos micronutrientes, a ordem decrescente de acumulao : Mn>Fe>Zn>B>Cu (SOUZA; ALMEIDA, 2002).

Recomendao de adubao para o abacaxizeiro


A definio inicial das doses de nutrientes a serem usadas na cultura do abacaxizeiro deve ser baseada nos resultados analticos do solo da rea de plantio. tambm possvel, a partir de pelo menos 4 meses aps o estabelecimento da cultura, a utilizao simultnea de resultados de anlises foliares das plantas para subsidiar decises sobre a adubao. Na Tabela 2, Souza etal. (2001) apresentam recomendaes para a adubao do abacaxizeiro irrigado com base em resultados analticos do solo. Oparcelamento da adubao em quatro vezes indicativo da aplicao dos adubos pela via slida. As adubaes pela via lquida so normalmente fracionadas num nmero maior de vezes, conforme ser visto posteriormente.
Captulo 11 | Irrigao e fertirrigao na cultura do abacaxi

361

A relao K2O/N na adubao importante, inclusive pela sua influncia na qualidade do fruto. Nos solos com baixos teores de K, recomendvel que essa relao seja sempre superior a 1,0 (de preferncia entre 1,5 e 2,5).
Tabela 2. Recomendaes de adubao para o abacaxizeiro irrigado nas regies semiridas, com base em resultados analticos de solo.
Em cobertura Aps o plantio Nutriente() 1. ao 2. ms 4. ao 5. ms 6. ao 7. ms 8. ao 9. ms N (kg ha-1) Nitrognio 60 80 P2O5 (kg ha-1) Fsforo no solo (Mehlich) mg P dm-3 At 5 6 a 10 11 a 15 120 80 60 K2O (kg ha-1) Potssio no solo (Mehlich) mg K dm-3 At 30 31 a 60 61 a 90 91 a 120
()

90

90

90 75 60 45

120 100 80 60

135 110 90 65
-1

135 115 90 70

As doses recomendadas nesta tabela pressupem densidades de plantio em torno de 40 mil plantas ha (variedades Prola e Jupi). Para densidades em torno de 50 mil plantas ha-1, recomendadas para a variedade Smooth Cayenne, as doses devem ser acrescidas em 25%. Fonte: Souza et al. (2001).

Marcha de absoro de nutrientes pelo abacaxizeiro


Normalmente, verifica-se uma baixa absoro/acumulao dos nutrientes pelo abacaxizeiro nos cinco primeiros meses aps o plantio. Entre o sexto e o nono ms, ocorre um aumento significativo da taxa de absoro, que se mantm crescente at o florescimento. Portanto, vital que no perodo compreendido entre o quinto ms ps-plantio e a induo artificial da florao, nas exploraes comerciais, a planta seja adequadamente suprida de nutrientes de modo a acumular reservas que sero importantes na fase de desenvolvimento e crescimento dos frutos.

362

Irrigao e fertirrigao em fruteiras e hortalias

Aplicaes de nutrientes na fase reprodutiva do ciclo da planta (aps o desencadeamento do processo de florescimento) no so normalmente recomendadas. Contudo, existem situaes especiais, como no caso de plantas induzidas em ms condies nutricionais, em que a aplicao de nutrientes pode resultar em efeitos positivos para o peso e/ou qualidade do fruto. Nessas circunstncias, recomendvel que a aplicao de fertilizantes seja feita pela via lquida at no mximo 60 dias aps a induo floral.

Nutrientes para fertirrigao do abacaxizeiro


Quando se pretende utilizar a via lquida para aplicao de nutrientes, como no caso da fertirrigao, deve-se ter o cuidado de avaliar, alm da solubilidade do produto, as questes relacionadas a incompatibilidades com outros produtos e outros aspectos inerentes s suas caractersticas e qualidade, a fim de evitar possveis problemas, como elevada corroso de equipamentos, aumento da condutividade eltrica a valores superiores salinidade crtica do cultivo e entupimento de tubulaes e emissores. O nitrognio o nutriente mais aplicado via gua de irrigao na abacaxicultura. Aureia (45% N) a alternativa mais frequente para o suprimento do N por esse caminho. Outras alternativas seriam o sulfato de amnio (20% N), o nitrato de potssio (13% N) e o nitrato de amnio (33% N), devendo-se sempre atentar para a economicidade proporcionada por cada uma delas. No usual na abacaxicultura a aplicao do fsforo via gua de irrigao. Normalmente, a adubao fosfatada feita de uma s vez e na forma slida, antes do plantio, nas respectivas covas ou sulcos. Em algumas regies produtoras, utilizase a aplicao em cobertura, tambm na forma slida e de uma nica vez, decorridos 30 a 60 dias do plantio. Como fontes de fsforo tm sido mais utilizados o superfosfato triplo (42% P2O5), o superfosfato simples (18% P2O5), o fosfato monoamnico (MAP 48% P2O5) ou o fosfato diamnico (DAP 45% P2O5). Os termofosfatos magnesianos (17% P2O5) tm sido tambm utilizados como fonte de fsforo na abacaxicultura. H, contudo, a opo pela aplicao do fsforo via gua de irrigao, as fontes mais recomendadas so o DAP (45% P2O5), o MAP (48% P2O5) e o prprio cido fosfrico (40% ou 52% P2O5).
Captulo 11 | Irrigao e fertirrigao na cultura do abacaxi

363

muito frequente na abacaxicultura, principalmente nos sistemas produtivos de mdios e grandes produtores, a aplicao do potssio pela via lquida, normalmente associado ao nitrognio. As fontes mais utilizadas para tal suprimento so o cloreto de potssio (58% K2O) e o sulfato de potssio (50% K2O). Onitrato de potssio (44% K2O) tambm constitui-se em excelente fonte para o suprimento de potssio via fertirrigao. Havendo necessidade de suprimento de clcio e/ou magnsio pela via lquida, pode-se recorrer ao nitrato de clcio (17% a 19% Ca) e/ou ao sulfato de magnsio (16% a 20% Mg), conforme o caso. De modo alternativo, podem ser usados quelatos dos respectivos nutrientes. Osuprimento de enxofre feito normalmente por intermdio de fertilizantes que so ao mesmo tempo fontes de alguns dos macronutrientes principais, como o sulfato de amnio (23% a 24% S) e o sulfato de potssio (17% a 18% S). importante, na seleo dos fertilizantes a serem utilizados, que fique assegurado o suprimento do S sobretudo nos solos intensamente cultivados e pobres em matria orgnica. Em relao ao ferro, zinco, cobre e boro, micronutrientes evidenciados como mais importantes para a abacaxicultura, o suprimento pela via lquida pode ser feito mediante a utilizao dos sais correspondentes (sulfato ferroso 7H2O, com 20% Fe; sulfato de zinco 7H2O, com 22% Zn; sulfato de cobre 5H2O, com 24% Cu, ou oxicloreto de cobre, com 35% a 50% Cu; brax 10H2O, com 11,3% B) ou dos adubos foliares comerciais que contenham esses micronutrientes ou, ainda, recorrendose aos quelatos, no caso dos micronutrientes metlicos.

Esquemas de adubao com fertirrigao


Para o suprimento do nitrognio e potssio para a cultura do abacaxi pela via lquida, podem ser seguidas duas alternativas (aplicao de doses crescentes de N e K em intervalos de tempo equidistantes ou aplicao de doses iguais de N e K em intervalos de tempo decrescentes), conforme Souza e Almeida (2002). Tais alternativas esto exercitadas nas Tabelas 3 e 4, admitindo-se para tanto um plantio na densidade de 40milplantasha-1, com previso de induo do florescimento no dcimo ms aps a instalao, e para o qual tenha sido feita uma recomendao de adubao de 320kg de N e 480kg de K2O ha-1 ciclo. Em ambas as alternativas, as doses totais dos nutrientes foram parceladas em 16 aplicaes.

364

Irrigao e fertirrigao em fruteiras e hortalias

Tabela 3. Doses de nitrognio (N) e potssio (K2O) a serem aplicadas via fertirrigao na cultura do abacaxi, na fase vegetativa do ciclo da planta (doses crescentes razo de 10% e intervalos de tempo de 15 dias entre cada aplicao).
Dias (ps-plantio) 45 60 75 90 105 120 135 150
Fonte: Souza e Almeida (2002).

Kg ha-1 N 8,9 9,8 10,8 11,9 13,0 14,3 15,8 17,3 K2O 13,4 14,7 16,2 17,8 19,5 21,4 23,7 26,0

Dias (ps-plantio) 165 180 195 210 225 240 255 270

Kg ha-1 N 19,1 21,0 23,1 25,4 27,9 30,7 33,8 37,2 K2O 28,6 31,5 34,7 38,1 41,9 46,0 50,7 55,8

Tabela 4. Parcelamento de nitrognio (N) e potssio (K2O), via fertirrigao, na cultura do abacaxi (doses fixas de 20 kg N ha-1 e 30 kg K2O ha-1, aplicadas em intervalos de tempo decrescentes).
Aplicao 1 Dias (ps-plantio) 45 30 2 75 30 3 105 21 4 126 21 5 147 21 6 168 14 7 182 14 8 196 16 273 15 266 7 14 259 7 13 252 7 12 245 7 11 238 7 10 224 14 Intervalo (dias) Aplicao 9 Dias (ps-plantio) 210 14 Intervalo (dias)

Fonte: Souza e Almeida (2002).

Captulo 11 | Irrigao e fertirrigao na cultura do abacaxi

365

A escolha da alternativa a ser utilizada depende das caractersticas do sistema de produo adotado em cada propriedade, podendo at mesmo receber ajustes para melhor adequao a cada situao especfica. Ofato de aplicar doses fixas e, portanto, estar menos sujeito a erros de dosagens, confere mais praticidade segunda alternativa, que tem sido sempre mais aceita. Deve-se ressaltar tambm que existe a possibilidade de se aplicarem parte do nitrognio e potssio pela via slida e parte mediante a fertirrigao. Tal procedimento mais indicado quando se pratica a irrigao por asperso em quaisquer das suas modalidades. Nessas circunstncias, as aplicaes slidas nas primeiras fases do ciclo vegetativo, possibilitaro maior aproveitamento dos nutrientes pela planta, reservando-se as adubaes via gua de irrigao para as fases posteriores (a partir do sexto ms do plantio), quando uma maior expanso do sistema radicular e da cobertura foliar da planta permitir melhor aproveitamento dos nutrientes. Cabe destacar que a via lquida tambm indicada para aplicaes suplementares de clcio, magnsio e micronutrientes, quando recomendadas. Como se pode observar, as alternativas propostas no contemplam a adubao fosfatada, que deve ser efetivada de uma s vez, na forma slida, nas covas ou sulcos, por ocasio do plantio, ou, se conveniente para o produtor, em cobertura, tambm na forma slida, decorridos 30 a 60 dias do plantio.

Referncias
ALMEIDA, O. A. de. Irrigao na cultura do abacaxi: aspectos tcnicos e econmicos. Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2001. 35p. (Embrapa Mandioca e Fruticultura. Circular tcnica, 41). ALMEIDA, O. A. de; OLIVEIRA, L. A. de; SOUTO, R. F.; SOUZA, L. F. da S.; CALDAS, R. C.; MENEGUCCI, J. L. P. Efeito da irrigao sobre a produo e a qualidade do abacaxi no semi-rido de Minas Gerais. In: CONGRESSO NACIONAL DE IRRIGAO E DRENAGEM, 13., 2003, Juazeiro. Anais... Braslia, DF: Associao Brasileira de Irrigao e Drenagem, 2003. 1CD-ROM. ALMEIDA, O. A. de; REINHARDT, D. H. R. C. Irrigao. In: CUNHA, G. A. P. da; CABRAL, J. R. S.; SOUZA, L. F. da S. (Org.). Oabacaxizeiro: cultivo, agroindstria e economia. Braslia, DF: Embrapa Comunicao para Transferncia de Tecnologia, 1999. p.203-227. ALMEIDA, O. A. de; SOUZA, L. F. da S.; CALDAS, R. C.; REINHARDT, D. H. Efeito da irrigao sobre a produo e qualidade do abacaxi Prola em rea de Tabuleiros Costeiros do Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 17., 2002, Belm. Anais... Belm: Sociedade Brasileira de Fruticultura, 2002a. 1CD-ROM. ALMEIDA, O. A. de; SOUZA, L. F. da S.; REINHARDT, D. H.; CALDAS, R. C. Influncia da irrigao no ciclo do abacaxizeiro cv. Prola em rea de Tabuleiro Costeiro da Bahia. Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v.24, n.2, p.431-435, 2002b.

366

Irrigao e fertirrigao em fruteiras e hortalias

ALMEIDA, O. A. de; SOUZA, L. F. da S.; SOUTO, R. F.; CALDAS, R. C. Niveles de humedad del suelo y de fertilizante en pia en semirido de Brasil. In CONGRESO NACIONAL DE RIEGOS, 17., 1999, Murcia. Actas... Murcia: AERYD, 1999. p.27-34. ASOEGWU, S. N. Effect of irrigation and nitrogen on the growth and yield of pineapple. Fruits, Paris, FR, v.42, n.9, p.505-509, 1987. ASOEGWU, S. N. Nitrogen and potassium requirement of pineapple in relation to irrigation in Nigeria. Fertilizer Research, The Hague, v.15, n.3, p.203-210, 1988. BARTHOLOMEW, D. P.; KADZIMIN, S. B. Pineapple. In: ALVIM, P. de T; KOZLOWSKI, T. T. (Ed.). Ecophysiology of tropical crops. New York: Academic, 1977. p.113-156. BERNARDO, S. Manual de irrigao. 5.ed. Viosa: UFV, 1989. 596p. COELHO, E. F.; OLIVEIRA, A. S. de; BORGES, A. L. Aspectos bsicos da fertirrigao. In: BORGES, A. L.; COELHO, E. F.; TRINDADE, A. V. (Org.). Fertirrigao em fruteiras tropicais. Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2002. p.9-14. COMBRES, J. C. Bilan nergtique et hidrique de lananas, utilisation optimale des potentialets climatique: compte-rendu dativits. Auqudedou: IRFA, 1983. 108p. CUNHA, G. A. P. da; ROCHA, S. L. Comportamento de cultivares de abacaxi sob irrigao no Norte de Minas Gerais. Cruz das Almas: Embrapa-CNPMF,1993. 2p. (Embrapa-CNPMF. Abacaxi em Foco, 95). DAKER, A. Irrigao e drenagem: a gua na agricultura. 6.ed. rev. ampl. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1984. v.3, 543p. DU PLESSIS, S. F. Irrigation of pineapples. In: PINEAPPLES. Pretoria, ZA: Department of Agriculture and Water Supply, 1989. 1p. EKERN, P. C. Evapotranspiration of pineapple in Hawaii. Plant Physiology, Bethesda, v.40, n.4, p.736-739, 1965. GREEN, G. C. The pineapple plant. In: WORLD METEOROLOGICAL ORGANIZATION (Geneva). The effect of weather and climate upon the keeping quality of fruit. Geneva: WMO, 1963. p.136-180. (Technical Note, 53). INSTITUT DE RECHERCHES SUR LES FRUITS ET AGRUMES. La culture de lananas dexportation en Cote dIvoire: manuel du planteur. Abidjan: Les Nouveles Editions Africaines, 1984. 112p. MAAS, E. V. Crop tolerance. California Agriculture, Oakland, v.38, n.10, p.20-24, 1984. MARINHO, F. J. L.; FERNENDES, P. D.; GHEYI, H. R. Desenvolvimento inicial do abacaxizeiro, cv. Smooth Cayenne, sob diferentes condies de salinidade da gua. Revista Brasileira de Engenharia Agrcola e Ambiental, Campina Grande, v.2, n.1, p.1-5, 1998. MEDCALF, J. C. Respostas do abacaxizeiro quando irrigado. In: SIMPSIO BRASILEIRO SOBRE ABACAXICULTURA, 1., 1982, Jaboticabal. Anais... Jaboticabal: FCAV, 1982. p.91-98. MEDEIROS, J. F.; GHEYI, H. R. Aqualidade da gua de irrigao. Mossor: ENA: Esam, 1994. 60p. (Boletim Tcnico-cientfico, 22). NEILD, R. E.; BOSHELL, F. An agroclimatic procedure and survey of the pineapple production potential of Colombia. Agricultural Meteorology, Amsterdam, NL, v.17, n.2, p.81-92, 1976. OLITTA, A. F. L. Os mtodos de irrigao. So Paulo: Nobel, 1984. 267p. PINON, A. Lananas de conserverie et sa culture. Cte DIvoire: Irfa, 1978. 82p.

Captulo 11 | Irrigao e fertirrigao na cultura do abacaxi

367

PY, C.; LACOEUILE, J. J.; TEISSON, C. Lananas, sa culture, ses produits. Paris, FR: Maisonneuve et Larose et ACCT, 1984. 562p. RICHARDS, L. A. (Ed.). Diagnosis and improvement of saline and alkali soil. Washington, DC: Salinity Laboratory-Usda, 1954. 160p. (USDA. Agriculture Handbook, 60). SIDERIS, C. P. Effects of sea water spray on pineapple plants. Phytopathology, Saint Paul, v.45, p.590-594, 1955. SIDERIS, C. P.; KRAUSS, B. H. Water relation of pineapple plants. Soil Sciences, Baltimore, v.26, p.305-315, 1928. SIDERIS, C. P.; YOUNG, H. Y. Effects of chlorides on the metabolism of pineapple plants. American Journal of Botany, Bronx, v.41, p.847-854, 1954. SOUTO, R. F.; ALMEIDA, O. A. de; SOUZA, L. F. da S.; CALDAS, R. C.; FARIA, F. H. de S. Nveis de umidade do solo e de adubao para o abacaxizeiro Prola no Norte de Minas Gerais. Revista Brasileira de Fruticultura, Cruz das Almas, v.20, n.3, p.332-342, 1998. SOUZA, L. F. da S.; ALMEIDA, O. A. de. Requerimento de nutrientes para fertirrigao: 1. Abacaxi. In: BORGES, A. L; COELHO, E. F.; TRINDADE, A. V. (Org.). Fertirrigao em fruteiras tropicais. Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2002. p.68-76. SOUZA, L. F. da S.; ALMEIDA, O. A. de; VILA, L. de O.; SOUTO, R. F. Effect of soil moisture content, N and K doses on growth factors and pineapple fruits quality in Semiarid Brazil. In: INTERNATIONAL PINEAPPLE SYMPOSIUM, 4., 2002, Veracruz. Abstracts Veracruz: Inifap, 2002b. 1CD-ROM. SOUZA, L. F. da S.; ALMEIDA, O. A. de; CALDAS, R. C.; REINHARDT, D. H. Effect of soil moisture and fertilization on Prola pineapple in Coastal Tableland areas of Brazil. Tropical Agriculture, Trinidad, v.79, n.2,p.83-87, 2002a. SOUZA, L. F. da S.; SOUTO, R. F.; MENEGUCCI, J. L. P. Adubao. In: REINHARDT, D. H.; SOUZA, L. F. da S.; CABRAL, J. R. (Org.). Abacaxi irrigado em condies semi-ridas. Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2001. p.54-59. TAY, T. H. Effect of water on growth and nutrient uptake of pineapple. MARDI Research Bulletin, Kuala Lumpur, v.2, n.2, p.31-49, 1974. WAMBIJI, H.; EL-SWAIFY, S. A. Effects of soil salinity status on pineapple: I. Growth parameters. Mnoa: University of Hawaii, 1974. 14p. (Hawaii Agricultural Experiment Station Paper, 22). WINTER, E. J. Agua, o solo e a planta. So Paulo: USP: EPU, 1976. 169p.

368

Irrigao e fertirrigao em fruteiras e hortalias

Вам также может понравиться