Вы находитесь на странице: 1из 14

Documentao sobre a Tecnologia RAID

Enquanto especialista no armazenamento de dados, a LaCie reconhece que quase todos os utilizadores de computadores iro necessitar de uma soluo de cpia de segurana ou armazenamento e que as pessoas utilizam e armazenam os dados de formas diferentes. Dependendo dos respectivos requisitos, algumas pessoas podem dar prioridade ao desempenho e capacidade, enquanto que outras podem estar mais interessadas na segurana e velocidade. De forma a satisfazer as necessidades de armazenamento de uma grande variedade de utilizadores, os dispositivos de armazenamento profissionais da LaCie utilizam a tecnologia RAID. RAID (Redundant Array of Independents Disks) uma tecnologia simples que melhora o desempenho das solues de armazenamento externas. Permite optar pela melhor forma de utilizar o dispositivo, a fim de satisfazer as suas necessidades. De uma forma simplificada, a tecnologia RAID divide ou duplica a tarefa de um disco rgido entre vrios (ou apenas dois) discos, de forma a melhorar o desempenho ou a criar redundncia de dados, em caso de uma avaria na unidade. O utilizador pode decidir a forma como o dispositivo processa os dados atravs da definio do respectivo modo RAID. Este documento descreve os diferentes nveis RAID utilizados nos dispositivos de armazenamento profissionais da LaCie, bem como as caractersticas utilizadas por cada modo para optimizar a velocidade, segurana ou capacidade de armazenamento das unidades de disco rgido no conjunto de discos RAID.

Importante:
Nenhuma configurao RAID ir proteger a fiabilidade dos dados contra danos no sistema de ficheiros ou software. Consequentemente, a LaCie recomenda que efectue sempre cpias de segurana regulares para proteger os dados.

Terminologia RAID
Para uma melhor compreenso do funcionamento RAID, comece por se familiarizar com a seguinte terminologia: Distribuio corresponde diviso dos dados entre vrias unidades. Os conjuntos de discos RAID distribudos tm como objectivo, geralmente, reunir o mximo de capacidade num nico volume. Replicao corresponde cpia dos dados para vrios discos. Os conjuntos de discos RAID replicados permitem, normalmente, a avaria de pelo menos um disco do conjunto sem ocorrer qualquer perda de dados, dependendo do nvel RAID do conjunto. Tolerncia a falhas permite que um conjunto de discos RAID continue em funcionamento (isto , os dados armazenados no conjunto continuam disponveis para o utilizador), em caso de avaria de um disco. Nem todos os conjuntos de discos RAID replicados so fceis de utilizar. Por exemplo, alguns dispositivos RAID tm de ser encerrados antes da substituio de um disco avariado, enquanto que os dispositivos LaCie RAID permitem uma substituio do disco em funcionamento, mantendo o dispositivo ligado e os dados acessveis durante a substituio do disco avariado.

Documentao sobre a Tecnologia RAID da LaCie

Nveis RAID padro


RAID 0
RAID 0 (tambm denominado modo FAST em alguns dispositivos LaCie) corresponde ao modo RAID mais rpido. Necessitando de pelo menos 2 unidades, o RAID 0 distribui dados em cada disco. As capacidades disponveis de cada disco so adicionadas em conjunto para que um volume lgico seja adicionado ao computador. Se um disco fsico no conjunto falhar, os dados de todos os discos tornam-se inacessveis, uma vez que determinadas partes dos dados foram gravadas em todos os discos.

Aplicaes
O RAID 0 ideal para os utilizadores que necessitam do mximo de velocidade e capacidade. Os editores de vdeo que trabalham com ficheiros de grande dimenso podem utilizar o RAID 0 durante a edio de sequncias de vdeo para obter o melhor desempenho em termos de reproduo. Um conjunto de discos RAID 0 mais adequado para trabalhar activamente com ficheiros (na edio de vdeo, por exemplo) e no deve ser utilizado como uma soluo de cpia de segurana de armazenamento nica ou em sistemas cruciais para o negcio.

RAID 0

A1 B1 C1 D1 Disk 1

A2 B2 C2 D2 Disk 2

A3 B3 C3 D3 Disk 3

A4 B4 C4 D4 Disk 4

Produtos LaCie com RAID 0


LaCie 2big quadra RAID 0 RAID 1 RAID 3
RAID 3+Spare

LaCie 4big quadra LaCie big disk quadra (incorporado) LaCie little big disk quadra (incorporado) LaCie 5big network

Como calcular a capacidade do RAID 0


Todos os discos num sistema RAID 0 devem ter a mesma capacidade. A capacidade de armazenamento numa configurao RAID nvel 0 calculada atravs da multiplicao do nmero de unidades pela capacidade do disco ou C = n*d, em que: C = capacidade disponvel n = nmero de discos d = capacidade do disco Por exemplo, num conjunto de discos RAID 0 com quatro unidades cada e uma capacidade de 1000 GB, a capacidade total do conjunto seria 4000 GB: C = (4*1000)

RAID 5
RAID 5+Spare

RAID 6 RAID 0+1 RAID 10


Concatenao

JBOD Seleco RAID

Pgina 2

Documentao sobre a Tecnologia RAID da LaCie

RAID 1
RAID 1 (tambm denominado modo SAFE em alguns dispositivos LaCie) corresponde a um modo RAID seguro que requer, pelo menos, 2 unidades e funciona com pares de unidades. Um volume lgico adicionado ao computador e a capacidade combinada disponvel de ambas as unidades limitada capacidade do disco de menor capacidade. Se um disco fsico falhar, os dados ficam imediatamente disponveis no segundo disco. No existe perda de dados se um disco falhar.

Aplicaes
O RAID 1 fornece o mximo de segurana dos dados em caso de avaria de um disco, mas, uma vez que os dados so gravados duas vezes, o desempenho ligeiramente reduzido durante a gravao. O RAID 1 uma boa opo se a segurana for mais importante do que a velocidade.

RAID 1

A1 B1 C1 D1 E1

A1 B1 C1 D1 E1

Produtos LaCie com RAID 1


LaCie 2big quadra LaCie 2big network

RAID 0 RAID 1 RAID 3


RAID 3+Spare

Como calcular a capacidade do RAID 1


Todos os discos num sistema RAID 1 devem ter a mesma capacidade. A capacidade de armazenamento numa configurao RAID nvel 1 calculada atravs da multiplicao do nmero de unidades pela capacidade do disco e diviso por 2, ou C = n*d/2

RAID 5
RAID 5+Spare

em que: C = capacidade disponvel n = nmero de discos d = capacidade do disco

RAID 6 RAID 0+1 RAID 10


Concatenao

Por exemplo, num conjunto de discos RAID 1 com quatro unidades cada e uma capacidade de 1000 GB, a capacidade total do conjunto seria 2000 GB: C = (4*1000)/2

JBOD Seleco RAID

Pgina 3

Documentao sobre a Tecnologia RAID da LaCie

RAID 3
O RAID 3 utiliza a distribuio a nvel de bytes com um disco de paridade dedicado (Disco 4 nas figuras, direita), para que um volume seja adicionado ao computador. Um conjunto de discos RAID 3 pode tolerar a avaria de um disco sem ocorrer qualquer perda de dados. Se um disco fsico falhar, os dados do mesmo podem ser reconstrudos num disco de substituio. Se um segundo disco falhar antes da reconstruo dos dados numa unidade de substituio, todos os dados no conjunto sero perdidos.

Aplicaes
O RAID 3 proporciona uma boa segurana dos dados para ambientes onde efectuada a leitura de ficheiros sequenciais grandes, tais como ficheiros de vdeo. A avaria de um disco no provoca a interrupo do servio, uma vez que a leitura dos dados efectuada a partir de blocos de paridade. O RAID 3 til para as pessoas que necessitam de um bom desempenho e acesso constante aos respectivos dados, tais como editores de vdeo. O RAID 3 no recomendado para uma utilizao intensiva com ficheiros no sequenciais, uma vez que o desempenho de leitura aleatrio prejudicado pelo disco de paridade dedicado.

RAID 3

A1 A4 B1 B4 C1 C4 Disk 1

A2 A5 B2 B5 C2 C5 Disk 2

A3 A6 B3 B6 C3 C6 Disk 3

Ap(1-3) Ap(4-6) Bp(1-3) Bp(4-6) Cp(1-3) Cp(4-6) Disk 4

Produtos LaCie com RAID 3


LaCie 4big quadra RAID 0 RAID 1 RAID 3
RAID 3+Spare

Como calcular a capacidade do RAID 3


Todos os discos num sistema RAID 3 devem ter a mesma capacidade. A capacidade de armazenamento numa configurao RAID nvel 3 calculada atravs da subtraco de um ao nmero de unidades e multiplicao pela capacidade do disco, ou C = (n-1)*d em que: C = capacidade disponvel n = nmero de discos

RAID 5
RAID 5+Spare

RAID 6 RAID 0+1 RAID 10


Concatenao

d = capacidade do disco Por exemplo, num conjunto de discos RAID 3 com quatro unidades cada e uma capacidade de 1000 GB, a capacidade total do conjunto seria 3000 GB: C = (4-1)*1000

JBOD Seleco RAID

Pgina 4

Documentao sobre a Tecnologia RAID da LaCie

RAID 3+Spare
Num RAID 3+Spare, um dos discos no conjunto permanece vazio. Se uma unidade no conjunto falhar, os dados do disco avariado so automaticamente reconstrudos no disco vazio ou spare.

Aplicaes
Num RAID 3+Spare a avaria de um disco no requer uma ateno imediata, uma vez que o sistema efectua a prpria reconstruo utilizando a unidade sobresselente de troca em funcionamento, mas o disco avariado deve ser substitudo assim que possvel.

RAID 3+ Spare

A1 A3 B1 B3 C1 C3 Disk 1

A2 A3 B2 B4 C2 C4 Disk 2

Ap(1-2) Ap(3-4) Bp(1-2) Bp(3-4) Cp(1-2) Cp(3-4) Disk 3 Spare

Produtos LaCie com RAID 3+Spare


LaCie 4big quadra

Disk 4

Como calcular a capacidade do RAID 3+Spare


Todos os discos num sistema RAID 3+Spare devem ter a mesma capacidade. A capacidade de armazenamento numa configurao RAID 3+Spare calculada atravs da subtraco de dois ao nmero de unidades e multiplicao pela capacidade do disco, ou C = (n-2)*d em que: C = capacidade disponvel
RAID 3+Spare

RAID 0 RAID 1 RAID 3

n = nmero de discos d = capacidade do disco Por exemplo, num conjunto de discos RAID 3+Spare com quatro unidades cada e uma capacidade de 1000 GB, a capacidade total do conjunto seria 2000 GB: C = (4-2)*1000

RAID 5
RAID 5+Spare

RAID 6 RAID 0+1 RAID 10


Concatenao

JBOD Seleco RAID

Pgina 5

Documentao sobre a Tecnologia RAID da LaCie

RAID 5
O RAID 5 combina a distribuio do RAID 0 com a redundncia de dados num conjunto com um mnimo de trs discos. A diferena entre o RAID 3 e o RAID 5 consiste no facto de uma configurao RAID 3 fornecer melhor desempenho custa de um pouco menos de capacidade geral. Os dados so distribudos por todos os discos, sendo gravado um bloco de paridade (P) para cada bloco de dados na mesma faixa. Se um disco fsico falhar, os dados do mesmo podem ser reconstrudos num disco de substituio. No sero perdidos quaisquer dados em caso de avaria de um nico disco, mas, se um segundo disco falhar antes da reconstruo dos dados numa unidade de substituio, todos os dados no conjunto sero perdidos.

Aplicaes
O RAID 5 combina a segurana dos dados com a utilizao eficaz do espao em disco. A avaria de um disco no provoca a interrupo do servio, uma vez que a leitura dos dados efectuada a partir de blocos de paridade. O RAID 5 til em termos de arquivo e para as pessoas que necessitam de um bom desempenho e acesso constante aos respectivos dados, tais como editores de vdeo.

RAID 5

A1 B1 C1 Dp Disk 1

A2 B2 Cp D1 Disk 2

A3 Bp C2 D2 Disk 3

Ap B3 C3 D3 Disk 4

Produtos LaCie com RAID 5


LaCie 4big quadra LaCie 5big network RAID 0 RAID 1 RAID 3
RAID 3+Spare

Como calcular a capacidade do RAID 5


Todos os discos num sistema RAID 5 devem ter a mesma capacidade. A capacidade de armazenamento numa configurao RAID nvel 5 calculada atravs da subtraco de um ao nmero de unidades e multiplicao pela capacidade do disco, ou C = (n-1)*d em que: C = capacidade disponvel n = nmero de discos d = capacidade do disco Por exemplo, num conjunto de discos RAID 5 com quatro unidades cada e uma capacidade de 1000 GB, a capacidade total do conjunto seria 3000 GB: C = (4-1)*1000

RAID 5
RAID 5+Spare

RAID 6 RAID 0+1 RAID 10


Concatenao

JBOD Seleco RAID

Pgina 6

Documentao sobre a Tecnologia RAID da LaCie

RAID 5+Spare
RAID 5+Spare um conjunto de discos RAID 5 no qual um disco utilizado como unidade sobresselente para reconstruir o sistema assim que um disco falhar. So necessrios pelo menos quatro discos. Se um disco fsico falhar, os dados permanecem disponveis, uma vez que a respectiva leitura efectuada a partir dos blocos de paridade. Os dados de um disco avariado so reconstrudos no disco sobresselente de troca em funcionamento. Quando um disco avariado substitudo, a substituio torna-se na nova unidade sobresselente de troca em funcionamento. No sero perdidos quaisquer dados em caso de avaria de um nico disco, mas, se um segundo disco falhar antes do sistema reconstruir os dados na unidade sobresselente de troca em funcionamento, todos os dados no conjunto sero perdidos.

Aplicaes
A principal vantagem do RAID 5+Spare consiste no facto dos utilizadores poderem continuar a aceder aos dados mesmo durante a reconstruo dos mesmos na unidade sobresselente. O RAID 5+Spare proporciona uma boa segurana dos dados, mas o espao em disco est limitado pela presena da unidade sobresselente de troca em funcionamento, a qual no utilizada at um dos outros discos falhar. A avaria de um disco no requer uma ateno imediata, uma vez que o sistema efectua a prpria reconstruo utilizando a unidade sobresselente de troca em funcionamento, mas o disco avariado deve ser substitudo assim que possvel.

RAID 5+Spare

A1 B1 Cp D1 Disk 1

A2 Bp C1 D2 Disk 2

Ap B2 C2 Dp Disk 3 Spare

Disk 4

Produtos LaCie com RAID 5+Spare


LaCie 4big quadra RAID 0 RAID 1 RAID 3
RAID 3+Spare

LaCie 5big network

Como calcular a capacidade do RAID 5+Spare


Todos os discos num sistema RAID 5+Spare devem ter a mesma capacidade. A capacidade de armazenamento numa configurao RAID 5+Spare calculada atravs da subtraco de dois ao nmero de unidades e multiplicao pela capacidade do disco, ou C = (n-2)*d em que: C = capacidade disponvel n = nmero de discos d = capacidade do disco Por exemplo, num conjunto de discos RAID 5+Spare com quatro unidades cada e uma capacidade de 1000 GB, a capacidade total do conjunto seria 2000 GB: C = (4-2)*1000

RAID 5
RAID 5+Spare

RAID 6 RAID 0+1 RAID 10


Concatenao

JBOD Seleco RAID

Pgina 7

Documentao sobre a Tecnologia RAID da LaCie

RAID 6
No RAID 6 os dados so distribudos por todos os discos (quatro, no mnimo), sendo gravados dois blocos de paridade para cada bloco de dados (p e q no diagrama direita) na mesma faixa. Se um disco fsico falhar, os dados do mesmo podem ser reconstrudos num disco de substituio. Este modo Raid pode suportar a avaria de dois discos, no mximo, sem qualquer perda de dados. O RAID 6 permite a reconstruo rpida dos dados a partir de um disco avariado.

Aplicaes
O RAID 6 assegura a fiabilidade dos dados juntamente com uma reconstruo eficaz em caso de avaria de uma unidade. Deste modo, o RAID 6 til para as pessoas que necessitam de uma segurana eficaz com menos nfase no desempenho.

RAID 6

A1 B1 C1 Dp Disk 1

A2 B2 Cp Dq Disk 2

A3 Bp Cq D2 Disk 3

Ap Bq C3 D3 Disk 4

Aq B3 C3 D3 Disk 5

Produtos LaCie com RAID 6


LaCie 5big network

Como calcular a capacidade do RAID 6


Todos os discos num sistema RAID 6 devem ter a mesma capacidade. RAID 0 RAID 1 RAID 3
RAID 3+Spare

A capacidade de armazenamento numa configurao RAID 6 calculada atravs da subtraco de dois ao nmero de unidades e multiplicao pela capacidade do disco, ou C = (n-2)*d em que: C = capacidade disponvel

RAID 5
RAID 5+Spare

n = nmero de discos d = capacidade do disco Por exemplo, num conjunto de discos RAID 6 com cinco unidades cada e uma capacidade de 1000 GB, a capacidade total do conjunto seria 3000 GB: C = (5-2)*1000

RAID 6 RAID 0+1 RAID 10


Concatenao

JBOD Seleco RAID

Pgina 8

Documentao sobre a Tecnologia RAID da LaCie

Nveis RAID imbricados


RAID 0+1
O RAID 0+1 um modo RAID seguro constitudo por uma replicao de conjuntos distribudos. Os conjuntos de discos RAID 0+1 devem conter discos em mltiplos de quatro. Para os produtos LaCie com cinco discos, num conjunto de discos RAID 0+1, o quinto disco ser uma unidade sobresselente ou no ser utilizado. No diagrama, direita, o conjunto B uma replicao do conjunto A. Pode ocorrer uma avaria em dois discos, no mximo, num conjunto de discos RAID 0+1 sem se verificar qualquer perda de dados, desde que os discos avariados no faam parte de pares RAID 0 diferentes. No que diz respeito ao diagrama, pode ocorrer uma avaria no disco 1 e no disco 2 que os dados sero preservados nos discos 3 e 4.

Aplicaes
O RAID 0+1 proporciona velocidades satisfatrias devido distribuio RAID 0, mas diminui a capacidade disponvel de um dispositivo para metade (partindo do princpio que todos os discos no conjunto tm a mesma capacidade).

RAID 0+1
RAID1 RAID0 A A1 B1 C1 D1 Disk 1 A2 B2 C2 D2 Disk 2 A1 B1 C1 D1 Disk 3 RAID0 B A2 B2 C2 D2 Disk 4

Produtos LaCie com RAID 0+1


Actualmente, no existem produtos LaCie

RAID 0 RAID 1 RAID 3


RAID 3+Spare

Como calcular a capacidade do RAID 0+1


Todos os discos num sistema RAID 0+1 devem ter a mesma capacidade. A capacidade de armazenamento numa configurao RAID 0+1 calculada atravs da multiplicao do nmero de unidades pela capacidade do disco e diviso por 2, ou C = n*d/2 em que: C = capacidade disponvel n = nmero de discos

RAID 5
RAID 5+Spare

RAID 6 RAID 0+1 RAID 10


Concatenao

d = capacidade do disco Por exemplo, num conjunto de discos RAID 0+1 com quatro unidades cada e uma capacidade de 1000 GB, a capacidade total do conjunto seria 2000 GB: C = (4*1000)/2

JBOD Seleco RAID

Pgina 9

Documentao sobre a Tecnologia RAID da LaCie

RAID 10
O RAID 10 (tambm denominado RAID 1+0) outro nvel RAID que combina os atributos dos outros nveis, especificamente o RAID 1 e o RAID 0. Corresponde a uma faixa de conjuntos replicados, na qual os dados so distribudos por dois conjuntos replicados. A distribuio efectuada entre conjuntos e a replicao efectuada no mesmo conjunto, tornando a reconstruo extremamente rpida. Os conjuntos de discos RAID 10 devem conter discos em mltiplos de quatro. Para os produtos LaCie com cinco discos, num conjunto de discos RAID 10, o quinto disco ser uma unidade sobresselente ou no ser utilizado. Consulte o diagrama direita. Num conjunto de discos RAID 10, pode ocorrer a avaria de um disco em cada par replicado sem qualquer perda de dados. Contudo, o disco de trabalho num conjunto com um disco avariado torna-se no ponto fraco de todo o conjunto. Se ocorrer uma avaria no segundo disco de um par replicado, ser perdido todo o conjunto.

Aplicaes
O RAID 10 proporciona velocidades satisfatrias devido distribuio RAID 0, mas diminui a capacidade disponvel de um dispositivo para metade (partindo do princpio que todos os discos no conjunto tm a mesma capacidade).
A1

RAID 10
RAID 0 RAID 1 A1 A3 A5 A7 Disk 2 A2 A4 A6 A8 Disk 3 RAID 1 A2 A4 A6 A8 Disk 4

Produtos LaCie com RAID 10


LaCie 4big quadra LaCie 5big network

A3 A5 A7 Disk 1

RAID 0 RAID 1 RAID 3


RAID 3+Spare

Como calcular a capacidade do RAID 10


Todos os discos num sistema RAID 10 devem ter a mesma capacidade. A capacidade de armazenamento numa configurao RAID 10 calculada atravs da multiplicao do nmero de unidades pela capacidade do disco e diviso por 2, ou C = n*d/2 em que:

RAID 5
RAID 5+Spare

RAID 6 RAID 0+1 RAID 10


Concatenao

C = capacidade disponvel n = nmero de discos d = capacidade do disco Por exemplo, num conjunto de discos RAID 10 com quatro unidades cada e uma capacidade de 1000 GB, a capacidade total do conjunto seria 2000 GB: C = (4*1000)/2

JBOD Seleco RAID

Pgina 10

Documentao sobre a Tecnologia RAID da LaCie

Outras configuraes
Concatenao
Quando os discos so concatenados, as respectivas capacidades so combinadas e os dados so gravados no disco principal do conjunto at o mesmo estar cheio e, em seguida, nos discos sucessivos. A concatenao no fornece qualquer tipo de vantagem em termos de desempenho ou medida adicional de segurana de dados. apenas um mtodo de combinao de dois discos fsicos num nico volume para obter uma melhor capacidade geral. A concatenao permite uma utilizao total da capacidade de todos os discos no conjunto e a maioria dos dados resiste avaria de um disco. Apenas so perdidos os dados no disco avariado e os dados parcialmente gravados no mesmo e num disco activo.

Produtos LaCie com modo de concatenao


LaCie 2big network LaCie Ethernet Disk LaCie 2big quadra LaCie 4big quadra
A B C D

Concatenation

E F G H Disk 2

I J K L Disk 3

M N O P Disk 4

Como calcular a capacidade de concatenao


RAID 0 RAID 1 RAID 3
RAID 3+Spare

Disk 1

A capacidade de armazenamento numa configurao de concatenao calculada atravs da multiplicao do nmero de unidades pela capacidade do disco, ou C = n*d em que: C = capacidade disponvel n = nmero de discos d = capacidade do disco Por exemplo, num conjunto de concatenao com quatro unidades cada e uma capacidade de 1000 GB, a capacidade total do conjunto seria 4000 GB: C = (4*1000)

RAID 5
RAID 5+Spare

RAID 6 RAID 0+1 RAID 10


Concatenao

JBOD Seleco RAID

Pgina 11

Documentao sobre a Tecnologia RAID da LaCie

JBOD
JBOD significa "Just a Bunch of Disks" (vrios discos). Todos os discos do conjunto, quer faam parte de dispositivos separados ou do mesmo dispositivo, so adicionados ao computador como um disco separado.

Produtos LaCie com modo JBOD


Actualmente, no existem produtos LaCie

JBOD

E F G H Disk 2

I J K L Disk 3

M N O P Disk 4

Como calcular a capacidade JBOD


A capacidade total de um conjunto JBOD corresponde soma das capacidades de cada um dos respectivos discos, ou C = n*d em que: C = capacidade disponvel n = nmero de discos d = capacidade do disco Por exemplo, num conjunto JBOD com quatro unidades cada e uma capacidade de 1000 GB, a capacidade total do conjunto seria 4000 GB: RAID 0 RAID 1 RAID 3
RAID 3+Spare

B C D Disk 1

C = (4*1000)

RAID 5
RAID 5+Spare

RAID 6 RAID 0+1 RAID 10


Concatenao

JBOD Seleco RAID

Pgina 12

Documentao sobre a Tecnologia RAID da LaCie

di sk qu ad ra

ad

ra

or k

tD isk

ad

ad

qu

tw

qu

qu

sk

ne

di

bi g

ig

ig

er

ne

ig

litt le

Et h

2b

4b

2b

C ie

C ie

C ie

C ie

C ie

La Ci e

La

La

La

La

La

RAID0 RAID1

H H

H*

H* H

RAID 0 RAID 1 RAID 3


RAID 3+Spare

RAID3 RAID3+Spare RAID5 RAID5+Spare

H H H H H H H

RAID 5
RAID6 RAID 5+Spare RAID0+1

RAID 6 RAID 0+1 RAID 10


Concatenao RAID10 Concatenao JBOD

H H H H H

JBOD Seleco RAID

* Incorporado

La

C ie

5b

bi

ig

ne

tw

or k

ra

ra

Pgina 13

SOBRE A LACIE
Atravs da combinao de uma engenharia inovadora e de vasta experincia numa esttica de concepo singular, a LaCie alcanou uma reputao excelente ao desenvolver produtos que constituem uma sntese perfeita entre forma e funcionalidade. Os nossos discos rgidos, solues RAID e de rede, unidades pticas, ecrs e acessrios destinam-se a melhorar e expandir o ambiente informtico do utilizador, independentemente da respectiva plataforma ou configurao. Equipados com os estilos exclusivos de designers de prestgio mundial, como Neil Poulton, Ora-to, Karim Rashid e Sam Hecht, os produtos premiados da LaCie tm um aspecto formidvel e demonstram uma fiabilidade e versatilidade incomparveis. A LaCie lder mundial na produo de ferramentas topo de gama que entram frequentemente no mercado em primeiro lugar, elevando constantemente as exigncias e restabelecendo novos padres na indstria. Visite o nosso stio da Web em: www.lacie.com, para obter especificaes actualizadas de produtos disponvel em vrios idiomas para que seja acessvel por todo o mundo. Utilize este endereo para comprar itens online, contactar o nosso excelente suporte tcnico ou localizar o representante ou revendedor da sua rea.

www.lacie.com

Embora tenham sido realizados esforos razoveis na preparao deste documento, de modo a garantir a respectiva exactido, a LaCie no assume qualquer responsabilidade resultante de erros ou omisses neste documento ou da utilizao das informaes no mesmo includas.

Вам также может понравиться