Вы находитесь на странице: 1из 1

viver culturas

dirio as beiras | 25-07-2013

6 Em 2014 o tema do Festival

das Artes ser Coimbra e o Patrimnio da Humanidade. A nossa ideia fazer do festival, no prximo ano, um excelente momento de afirmao de Coimbra na cena internacional, afirma Jos Miguel Jdice.

6 No Festival das Artes de 2014 gostaria que a Cmara de Coimbra convidasse todos os presidentes da cmara de todas as cidades do mundo onde existe Patrimnio Mundial. Sero muitos, mas a mensagem fica, sublinha o presidente do festival.

Festival das Artes foi um sucesso que ultrapassou o que espervamos


Jos Miguel Jdice tem o desejo de envolver toda a cidade no Festival das Artes, que j marca julho em Coimbra

Concertos no anfiteatro da Colina de Cames


111 O Festival das Artes contribui tambm para desvendar ao pblico os espaos magnficos de Coimbra (no foto, a leitura encenada do Sermo de Padre Antnio Vieira aos Peixes, pelo ator Joo Reis). Grande parte dos concertos e iniciativas culturais teve um cenrio deslumbrante, o anfiteatro da Colina de Cames. Assim, o festival tem tambm a virtude de aliar grande qualidade das iniciativas culturais a magnificncia dos espaos de Coimbra.

Pblico aderiu qualidade da programao


111 O pblico aderiu aos espetculos, que em alguns casos registaram enchentes maiores do que as esperadas (na foto, concerto da Orquestra Metropolitana de Lisboa). Num ano marcado pela instabilidade e pela crise econmica, a grande adeso do pblico de Coimbra, mas tambm de todo o pas e do estrangeiro, leva Jos Miguel Jdice, presidente do Festival das Artes, que o sucesso ultrapassou as expetativas.

Festival das Artes foi o sucesso que esperava? Acho que o festival foi um sucesso que ultrapassou o que espervamos. Foi uma opo fazer um festival com grande qualidade, mas mais concentrado. Mas tnhamos receio que a atuao de quatro orquestras, em quatro dias seguidos, e ainda um concerto de piano e um programa de fado fosse excessivamente concentrado. E a surpresa foram as enchentes de pblico, apesar dessa concentrao. A qualidade no foi uma surpresa, porque sabamos quem tnhamos convidado. Posso dar um exemplo: no concerto de piano do Antnio Rosado estava na assistncia uma pianista, e professora de piano em Frana, e o marido, ligado venda de filmes no festival de Cannes, que vieram de propsito, dois dias, a Coimbra. Ouvia-a dizer ao Antnio Rosado que nunca na vida dela tinha assistido a uma interpretao do Oberon, de Liszt, que a tivesse comovido tanto, no aenas pela excelente qualidade, como tambm pelo enquadramento. O objetivo de levar o festival a ser reconhecido alm fronteiras parece estar a cumprir-se? Claro, mas um processo lento, at porque ns no temos recursos. A Fundao Ins de Castro uma pequena fundao que vive das receitas das visitas aos jardins da Quinta das Lgrimas, pelo que no temos condies para fazer a promoo deste festival. Por exemplo, o festival de teatro de Avignon tem um oramento de 15 milhes de euros, mais de 100 vezes o nosso oramento total. Estamos gradualmente, com a ajuda excecional do pblico de Coimbra e da zona Centro, e tambm do resto do pas, a fazer um festival que vai, se tivermos fora e condies para continuar, colocar Coimbra no mapa dos concertos de vero europeus.

DB-Lus Carreg

Jos Miguel Jdice, presidente do Festival das Artes

No prximo ano a classificao de Coimbra como patrimnio mundial ser o tema do festival? Posso anunciar, em primeira mo, que esta minha proposta foi aceite numa reunio da direo realizada segunda-feira. Em 2014 o tema do Festival das Artes ser Coimbra e o Patrimnio da Humanidade. Ser um festival volta da cidade de Coimbra e de outros lugares onde h o mesmo reconhecimento, de Patrimnio Mundial. E uma oportunidade de este festival de Coimbra se afirmar? Coimbra tem excelentes pblicos e temos que responder a essa qualidade do pblico, temos que ser cada vez mais exigentes em termos de qualidade. Tem pedido que o poder central d mais ateno cultura em Coimbra? Nunca me cansarei de o dizer. Tivemos, no festival, o apoio da Direo Regional da Cultura. Mas os apoios cultura em Portugal privilegiam inevitavelmente duas zonas do pas, que j tm muita coisa: Lisboa e Porto. Estes

apoios pblicos deveriam ser direcionados para zonas onde h menos condies de ter a qualidade que se consegue em Lisboa e no Porto. O Estado j apoia fortemente o Museu de Serralves ou a Casa da Msica, no Porto, e muitos museus e eventos culturais em Lisboa, como o Festival de Sintra, o Festival de Jazz de Cascais ou a programa de msica da Fundao Gulbenkian. No digo que os concursos no so rigorosos, mas penso que deveria haver o compromisso de apoiar zonas mais desfavorecidas e a regio Centro , claramente, uma das mais desfavorecidas do pas. No me canso de tentar que haja uma mudana do paradigma dos apoios cultura do Estado. Para afirmar Coimbra no panorama cultural? Continuo a lutar, ainda no desisti, para que, durante os dias do Festival das Artes, Coimbra se encha de iniciativas, para que as pessoas saibam que se vierem cidade tm muito para escolher, mas at agora no consegui. Os grandes destinos turstico-culturais da Europa e do mundo so

aqueles que isto acontece assim. preciso que no prximo ano os grupos de teatro, de msica, os restaurantes, concentrem durante aqueles dias uma grande intensidade de eventos de cultura, para que todos saibam que em julho Coimbra incontornvel. E h pblico para isso? H, e as pessoas tambm vm de fora. Os hotis podem fazer programas em torno do festival junto das agncias especializadas. Temos todos que nos unir e fazer em conjunto um esforo de promoo de Coimbra. H agora uma oportunidade grande por causa do Patrimnio Mundial, isto , Coimbra vai ter de lutar muito, porque mais dif cil do que obter a classificao mantla, preciso lutar, e a cidade tem que ser um grande destino cultural. E se o for, vai consolidar-se como Patrimnio Mundial. Da a escolha do tema para o prximo ano, para envolver a universidade, a cmara, as entidades culturais da cidade, para fazer de julho de 2014 um grande momento de afirmao de Coimbra.  | Dora Loureiro

Вам также может понравиться