Вы находитесь на странице: 1из 4

A NECESSIDADE DE UM CORAO AQUECIDO

Mas recebereis poder, quando o Esprito Santo descer sobre vs, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalm como em toda a Judia e Samaria e at aos confins da terra. Atos 1.8

John Stott disse certa feita: antes de mandar a igreja para o mundo, Cristo mandou o Esprito Santo para a igreja. A mesma ordem precisa ser observada hoje. No h misso sem capacitao. No h pregao sem poder. No h avivamento sem derramamento do Esprito. Leonard Havenhill, em seu livro Por que Tarda o Pleno Avivamento?, conta a experincia de um pastor que pregou uma tabuleta na porta da sua igreja: Esta igreja passar por um avivamento ou por um sepultamento. Ao longo da histria, Deus visitou o seu povo, irrompendo com grande poder e trazendo igreja tempos de refrigrio, atravs do derramamento do seu Esprito. Temos base, portanto, para buscar e esperar um Pentecoste, ou seja, um derramamento do Esprito nestes dias. POR QUE A NECESSIDADE DE UM CORAO AQUECIDO? 1) Por causa do baixo nvel espiritual do povo de Deus. Romrio dizia que continuava jogando futebol (com mais de 40 anos) porque o nvel estava muito baixo. O nvel tem sido muitas vezes superficial, raso, imaturo e mundano. Tem extenso, mas no profundidade. Tem nmeros, mas no vida. A igreja est grande, mas no causa impacto. Ela cresce, mas no amadurece. Tem quantidade, mas no qualidade. como a igreja de Sardes: tem nome de que vive, mas est morta (Ap 3.1). A igreja tem perdido ou pelo menos no tem o mesmo ardor de outrora. Quando a s teologia abandonada, a conduta entra em colapso. A teologia me da tica. A teologia determina a tica. O homem resultado da sua f. Voc s celebra o que cr. Como ele cr no seu corao, assim ele . Antes da vida vem a doutrina. A doutrina determina a qualidade de vida. No h santidade fora da verdade. No h cristianismo autntico se na sua base no est a Palavra de Deus.

Uma igreja apstata no pode gerar crentes genunos. Uma igreja em crise espiritual gera crentes doentes. Antes de falar do derramamento do esprito, o profeta Joel convocou a nao de Israel a se voltar para Deus. Antes do Pentecoste, o pecado precisa ser tratado. Antes de os cus se abrirem, o povo precisa acertar sua vida com Deus. Antes do derramamento do Esprito, o caminho para Deus precisa ser preparado. E Joel (2.12-16, 28) diz que essa volta para Deus precisa ser: a) Profunda ou seja, de todo o corao. No adianta fingir. No adianta tocar trombeta. Deus no se impressiona com a majestade dos nossos gestos e com a eloqncia das nossas palavras. Ele no aceita promessas vazias, votos tolos, compromissos pela metade; b) Quebrantamento ou seja, com lgrimas e pranto. Deus no despreza o corao quebrantado. As lgrimas de arrependimento no so esquecidas por Deus. Os que choram por seus pecados so bem-aventurados. impossvel ser cheio do Esprito sem antes esvaziar-se de todo o entulho que atrapalha a nossa vida. Essa faxina dolorosa, mas precisa ser feita, ainda que com lgrimas. c) Dedicao ou seja, com jejum. Precisamos jejuar para que Deus dobre o nosso corao e o torne sensvel. Precisamos jejuar para que Deus nos d percepo da malignidade do nosso pecado e da pureza da santidade divina. Precisamos jejuar para que todas as desculpas que arranjamos para no nos voltarmos a Deus caiam por terra; d) Com sinceridade ou seja, rasgando o nosso corao. No passado, as pessoas tinham o hbito de rasgar as vestes na hora do desespero. Deus, contudo, no se contenta com atos exteriores. Ele no se satisfaz com teatralizao. Diante dele no adianta gritar, gesticular, pois esses gestos no o impressionam. Ele quer um corao rasgado, sincero, autntico, determinado a voltar-se para ele. Quando a trombeta soou, o povo foi convocado a voltar-se para Deus, do sacerdote criana de peito, e houve restaurao e perdo. Como resultado, veio a gloriosa promessa: e acontecer depois que derramarei o meu Esprito sobre toda a carne (Jl 2.28).

Veja que o derramamento do Esprito vem depois e no antes do acerto de vida com Deus. Buscar avivamento sem antes tratar do pecado leviandade, pois querer que Deus compactue com o erro. preciso preparar o caminho para que Deus se manifeste. 2) Porque a igreja est trancada dentro de quatro paredes No Evangelho segundo Joo 20.19, 21,22 encontramos os discpulos reunidos com as portas trancadas, com medo dos judeus. Eles estavam acuados, acovardados, paralisados e sem nenhuma ousadia para sair pelas ruas. Haviam perdido a coragem para testemunhar. No queriam assumir os riscos do discipulado. Eles no tiveram coragem de assumir que eram de Jesus. Intimidaram-se diante das presses e da perseguio iminente. Arriaram as armas; enfiaram-se na caverna; enjaularam-se no cenculo. Eles se encolheram sob o manto do medo. Esse um retrato da igreja hoje. Muitas igrejas tm contedo, mas lhes falta ousadia. So ortodoxas, mas no tm paixo pelas almas. Tm conhecimento, mas no tm ardor evangelstico. Tm programa e organizao, mas no saem das quatro paredes. Outras igrejas tm contedo, boa teologia e excelente msica, mas toda a sua atividade voltada para dentro. So sal no saleiro. Nada fazem e pouca ou nenhuma influncia exercem na sociedade em que esto inseridas. Noventa por cento das atividades da maioria das igrejas destinam-se prpria igreja. So igrejas enroscadas e sufocadas pelo prprio cordo umbilical; Igrejas com a sndrome do mar Morto, que s recebem, s engordam; Igrejas que alumiam a si mesmas e sonegam a sua luz para o mundo, deixando-o em densas trevas. E, ao contrrio da mulher da parbola da moeda perdida, essas igrejas, em vez de buscar a moeda que se perdeu, passam o tempo todo polindo as moedas que tm nas mos. Realizam conferncias, congressos, encontros, palestras e seminrios apenas para polir moedas. Os crentes dessas igrejas reciclam-se em todos os congressos, participam de conferncias missionrias a mil quilmetros de distncia. So capazes de sair de casa mil vezes para ir ao templo, mas no tm coragem de atravessar a rua e falar de Jesus para o vizinho. So igrejas tmidas para investir na salvao dos perdidos. Pescam sempre em guas rasas e jamais lanam as redes em alto-mar. Temos medo de um corao aquecido? Queremos mesmo o corao aquecido? Se o corao for aquecido, perderemos algumas coisas? Voc est disposto?

Precisamos muito de fogo no nosso corao. Pr Antnio Jos de Souza

Вам также может понравиться