Вы находитесь на странице: 1из 16

Jorge Fernandes Alves*

Resumo: A Lei da Separao do Estado das Igrejas, lei ditatorial da responsabilidade de Afonso Costa, em 20 de Abril de 1911, enquanto ministro da Justia do Governo Provisrio da Repblica, que visava introduzir um novo regime de cultos, tornou-se uma lei maldita, suscitando prticas que colidiam com o estatuto que a Igreja Catlica detinha na sociedade portuguesa e configurando-se como um dos principais alvos, tanto das foras contra-revolucionrias como das propostas republicanas conservadoras. O artigo procura equacionar os eixos temticos da Lei da Separao, bem como das interpretaes complementares clarificadoras da sua aplicao, integrando-a no processo de laicizao do Estado e da Nao, agora radicalizado, mas iniciado com algumas leis pombalinas e, sobretudo, com diversas medidas do liberalismo constitucional. Palavras-chave: Repblica; Religio; Cultos; Laicizao. Abstract: The Law of Separation of State and Church, a dictatorial law passed on 20th April 1911 by Afonso Costa, Minister of Justice of the Provisional Government, was intended to introduce a new regime of cults. However, it proved an ill-fated law, leading to practices which collided with the status detained by the Catholic Church in Portuguese society, to become one of the main targets of both counter-revolutionary forces and conservative republican proposals. This paper aims to analyse the main thematic lines of the Law of Separation, as well as explore enlightening complementary interpretations of its implementation, integrating it in the process of laicisation of State and Nation, now radicalised but which had been initiated with a few laws under the administration of the Marquis of Pombal, and particularly with several measures taken during the constitutional liberalism. Keywords: Republic; Religion; Cults; Secularization.

Em prefcio, datado de 11.3.1914, a uma edio anotada da Lei da Separao do Estado das Igrejas (Decreto de 20.4.1911 do Governo Provisrio da Repblica), Afonso Costa regozijava-se com o facto de o diploma estar ainda em vigor trs anos depois. Isso, na sua perspectiva, provaria o critrio de tolerncia que a enformara. Reafirmando a bondade da Lei, por oposio a fanticos ultramontanos que produziam a acusao de a mesma ser intolerante e sectria, Costa, assumido autor do diploma, sublinhava:
A Lei da Separao consagra e defende eficazmente contra todas as tentativas de reaco, actuais e futuras, semelhantes s j adoptadas no passado ou novamente ensaiadas, este superior patrimnio dos povos verdadeiramente progressivos a liberdade de conscincia com a correspondente liberdade de culto1.

Segundo Costa, diplomas complementares, providncias do executivo e decises dos tribunais no a tinham ainda beliscado, acreditando que a Lei continuaria como estava, porque, dizia, est bem. Enganava-se na previso, pois a Lei seria, em breve, esvaziada
* 1

Historiador, FLUP CITCEM. OLIVEIRA, 1914: V. 13

DE LEGIBUS

LIBERDADE DE CONSCINCIA, LIBERDADE DE CULTOS: O PAPEL DA LEI DA SEPARAO DO ESTADO DAS IGREJAS (1911)

CEM N. 3/ Cultura, ESPAO & MEMRIA

do contedo mais radical, mas o diploma ficaria como um marco da modernidade portuguesa, alterando a correlao de foras entre o Estado e a Igreja Catlica, como sublinham estudos recentes2. Revisitar a Lei da Separao e outros normativos conexos no perodo inicial da sua aplicao (1911-1914) o objectivo deste artigo, delineando as suas disposies fundamentais.

1. Republicanismo e as primeiras medidas anticlericais do Governo Provisrio


A Separao do Estado das Igrejas no se pode dissociar do seu lastro histrico, a saber, o antijesuitsmo e o crescente anticlericalismo que emergiram a partir de Pombal e se acentuaram com o liberalismo e a postura regalista de que os republicanos se arvoravam em herdeiros e continuadores. Mas seriam o cientismo e o positivismo a sustentarem o laicismo republicano no aprofundamento da secularizao, postulando-se a indiferena do Estado perante a religio, numa perspectiva de subtraco do poder poltico influncia religiosa3. Dada a prevalncia das posies ultramontanas e o controlo moral da Igreja sobre as populaes, os republicanos apontavam a convenincia de uma limpeza de ordem moral, como dizia Afonso Costa, o que inclua uma nova expulso dos jesutas, contra a influncia que, nos ltimos anos da monarquia, estes voltaram a desempenhar no pao real4, promovendo, alm disso, um novo ordenamento para a actividade eclesistica. A Maonaria, subjacente s redes republicanas, sublinhava o anticlericalismo como uma vertente fundamental da sua luta pela liberdade individual, contra o processo histrico de domnio da Igreja Catlica que, sob a forma aparente de catolicismo (...) suprimia pelo dogma os direitos da razo, vislumbrando nela um smbolo da intolerncia e da tirania, intimamente ligadas autocracia poltica. A luta pela liberdade movida pela Maonaria progredia pela afirmao civilizadora do livre exame, conforme relatrio do Grande Oriente Lusitano relativo aos anos 1910 e 19115. Nos relatrios das diversas lojas manicas refere-se a luta anticlerical como uma das vertentes das suas correntes civilizadoras, atravs de congressos sobre o livre pensamento e da aco militante. Algumas lojas promoviam jornais anticlericais (como a Unio e Liberdade, de Ponta Delgada, que sustentava, desde 1905, o dirio O Tempo, o qual combatia tenazmente em especial os jesutas e os jornais catlicos), outras lanavam manifestos, editavam livros para esclarecer o povo, promoviam palestras6. A Separao do Estado da Igreja era, pois, uma tarefa central para os principais sectores republicanos. Jos Barbosa, membro do Directrio do Partido que estivera exilado no Brasil, defendia, ao modo brasileiro, que se decretasse a Separao imediatamente no acto da proclamao da Repblica7. Essa proposta no se concretizou, mas na
NETO, 1998; MATOS, 1911. NETO, 1998: 265. CATROGA, 1991. 4 COSTA, 1976: 71 (Discurso Parlamentar de 22.VIII.1911). 5 GRANDE ORIENTE LUSITANO UNIDO, 1912: 5-6. 6 GRANDE ORIENTE LUSITANO UNIDO, 1912: 148 e seguintes. 7 RELVAS, 1977: 99.
2 3

14

Liberdade de conscincia, liberdade de cultos: o papel da Lei da Separao do Estado das Igrejas (1911)

primeira emisso de decretos do Governo Provisrio, a 8.10.1910, logo se aprovou um diploma mandando que continuassem em vigor as leis pombalinas de 3.9.1759 e de 28.8.1767, bem como a de 28.5.1834, sobre expulso dos jesutas e encerramento de conventos, anulando-se o decreto de 18.4.1901 que autorizara de novo a constituio de congregaes religiosas. O primeiro diploma considerava desnaturalizados e proscritos os jesutas e expulsava-os do pas e seus domnios e o segundo diploma reafirmava e ampliava essa lei. O diploma de 1834, promulgado pelo governo liberal na sequncia da guerra civil, extinguia todos os conventos, mosteiros, colgios e hospcios e quaisquer casas de religiosos, qualquer que fosse a sua denominao, instituto ou regra. A anulao do decreto de 1901 era justificada por ser contrrio ao esprito dos outros diplomas ao autorizar a constituio de congregaes religiosas a pretexto da dedicao exclusiva instruo, beneficncia ou propaganda da f e civilizao no Ultramar. Deste modo, segundo o decreto de 8.10.1910, eram imediatamente expulsos os jesutas, com as respectivas casas a reverterem para o Estado. Quanto aos membros de outras ordens, congregaes, conventos, colgios, misses ou outras casas de religiosos seriam expulsos se fossem estrangeiros; caso fossem portugueses, seriam compelidos a viver vida secular ou, pelo menos, a no viver em comunidade religiosa (ou seja, em nmero superior a trs), sendo obrigados a declararem ao ministrio da Justia, por ofcio registado, a localidade onde estabeleceriam o seu novo domiclio, sob pena de desobedincia qualificada e/ou de associao ilcita ou ainda de associao de malfeitores. As casas e bens destas congregaes eram arrolados pelas autoridades e seriam objecto de posterior deciso (regulamentada depois por decreto de 31.12.1910). Outra legislao teria repercusso no domnio religioso. A 12 de Outubro, publicava-se o decreto sobre os feriados, que seriam a 1 de Janeiro (consagrado fraternidade universal), 31 de Janeiro (precursores e mrtires da Repblica), 5 de Outubro (heris da Repblica), 1 de Dezembro (autonomia da Ptria Portuguesa), 25 de Dezembro (famlia), permitindo ainda um feriado municipal por ano relacionados com festas tradicionais locais, desaparecendo, a nvel nacional, os feriados religiosos e/ou sua invocao. Novo decreto, em 18 de Outubro, abolia o juramento com carcter religioso nos actos oficiais, estabelecendo novas frmulas para o efeito. Acresce ainda a extino do ensino da doutrina crist nas escolas primrias e normais primrias, por decreto do ministrio do Interior (Antnio Jos de Almeida), de 22.10.1910, em cujo prembulo se afirmavam os novos princpios que justificavam essa extino:
Para satisfazer ao esprito liberal e s aspiraes dos sentimentos republicanos da Nao Portuguesa: Tendo em vista que o Estado no pode obrigar as famlias, e, portanto, as crianas a determinada crena religiosa; Considerando que o ensino dos dogmas incompatvel com o pensamento pedaggico que deve regular a instruo educativa das escolas primrias (...)
8

DIRIO DO GOVERNO, n. 16, 24.10.1910. MOURA, 2010: 497-542. 15

CEM N. 3/ Cultura, ESPAO & MEMRIA

O ensino da moral passava a ser feito sem auxlio de livro, intuitivamente, pelo exemplo da compostura, bondade, tenacidade e mtodo de trabalho do professor e pela explicao de factos de valor cvico e moral que imprimam no carcter dos alunos o sentimento da solidariedade social8. Outros diplomas se podem considerar como tendo repercusso no campo tradicional do domnio religioso: por exemplo, a Lei do divrcio, de 3.11.1910, ou o do registo civil obrigatrio (Decreto de 18.2.1911)9. A Separao no mexia apenas com as congregaes, agora residuais e em processo de reinstalao, como parecia inicialmente, mas tambm com o clero secular. No esqueamos que o Estado, na monarquia liberal, continuava a manter relaes profundas com a Igreja atravs do clero secular, quer assegurando-lhe o pagamento de um imposto especial obrigatrio para a sua manuteno, a cngrua, quer considerando os clrigos cuja nomeao fosse sancionada pelo Estado como elementos fundamentais da estrutura pblica. O Cdigo Administrativo de 1842 reconhecia o proco como vogal nato e presidente da junta de parquia; o Cdigo de 1878 retirou-lhe esse estatuto, mantendo-o na junta com direito a voto; o Cdigo de 1896 voltou a consider-lo vogal nato e presidente, situao que se manteve at Repblica, quando as juntas de parquia foram substitudas pelas comisses paroquiais10. A Lei de 28.4.1845 considerava que os bispos das dioceses, apresentados, desempenhavam, sem dvida, funes pblicas, estatuto tambm apontado para os procos no Decreto de 2.4.1862 sobre registo paroquial11.

2. A Lei da Separao
O diploma da Separao no surgiu de sbito. Houve um esforo de negociao com os bispos por parte do ento ministro da Justia, Afonso Costa, no perodo psrevoluo, mas a hierarquia catlica reagiu mal, face aos sinais crescentes do anticlericalismo do Governo, processo que culminou na leitura, pelas parquias, da Pastoral Colectiva, em Fevereiro e Maro de 1911, sem recurso ao tradicional beneplcito, ou seja, sem prvia autorizao governamental12. A Lei da Separao do Estado das Igrejas, publicada em 20.4.1911, culminou esse processo de afrontamento mtuo e de ruptura negocial. Entretanto, por portaria de 18.5.1911, foi nomeada a Comisso Central de Execuo da Lei da Separao, qual presidia inicialmente Francisco Jos de Medeiros (incluindo ainda como vogais Jos de Castro, Alberto Aureliano da Silveira Costa Santos, Daniel Jos Rodrigues e, como secretrio, Artur Augusto Costa). A Comisso, entidade de carcter transitrio, sediada no ministrio da Justia, viu o seu regimento interno aprovado a 22.8.1911, que inclua a formao de comisses municipais.

MATOS, 2011. MOURA, 2010: 62-66. 11 OLIVEIRA, 1914: 98. 12 MOURA, 2010; MATOS, 2011.
9 10

16

Liberdade de conscincia, liberdade de cultos: o papel da Lei da Separao do Estado das Igrejas (1911)

2.1. A

LIBERDADE DE CULTOS

O articulado do captulo I da Lei da Separao dava a garantia da liberdade de conscincia e de cultos aos cidados, objectivo que assumia desde logo no artigo primeiro. Com a publicao da lei, a religio catlica apostlica romana deixava de ser a religio do Estado e todas as confisses religiosas eram igualmente autorizadas, enquanto agremiaes particulares, desde que no ofendessem a moral pblica ou os princpios do direito poltico portugus (artigo 2.). Definia-se que ningum podia ser perseguido por motivo de religio, nem perguntado por autoridade sobre a religio professada. Seriam suprimidas dos oramentos do Estado e dos corpos locais quaisquer despesas com o exerccio de cultos, do mesmo modo que eram extintas as cngruas e outras imposies anteriores e obrigatrias do culto catlico. O culto particular ou domstico era livre, assim como o culto pblico de qualquer religio nas casas para isso destinadas, que podiam tomar a forma de templo, mas o culto pblico deveria obedecer s condies legais do direito de reunio (na altura, regulado por leis de 29.3.1890 e 26.7.1893) e do direito de associao (segundo lei de 14.2.1907). Culto pblico era no s o exercido nos lugares destinados especificamente ao culto, como o realizado noutro lugar com a interveno ou assistncia de mais de 20 pessoas (nestes casos, nos termos do Cdigo Penal, era exigida autorizao administrativa). A visita pascal com hbitos talares, apesar da tradio, implicava tambm prvia autorizao da autoridade administrativa (Portaria de 1.7.1911)13. Procisses e outras manifestaes de culto s poderiam ocorrer onde e enquanto constiturem um costume inveterado da generalidade dos cidados da respectiva circunscrio (artigo 57.). No entanto, esta interpretao nem sempre era uniforme, na articulao com a componente secular das festas religiosas, segundo o parecer da Comisso Central de Execuo da Lei de Separao, de 1.5.1912:
Guardadas as disposies policiais relativas ordem pblica, nada obsta a que se realizem como dantes as romarias ou arraiais e outros folguedos populares, muito embora acompanhados de funes religiosas realizadas adentro de templos ou capelas, pois que os referidos festejos, de natureza especialmente profana ou laica, no colidem com a Lei da Separao e servem de salutar desafogo vida agreste e canseirosa das populaes rurais. Quanto s procisses e outras exibies cultuais na via pblica, que de uso realizarem-se por ocasio das romarias, deve a autoridade ter em vista o disposto neste artigo [57.] e no seguinte e na portaria de 6 de dezembro de 1911, limitando-se a levantar auto de desobedincia e remetendo-o para juzo, sempre que, efectuando-se as referidas procisses ou congneres actos cultuais, os seus promotores ou dirigentes no hajam obtido a respectiva licena14.

Neste quadro normativo, o ensino da catequese era considerado como uma forma de culto pblico, pelo que devia circunscrever-se aos lugares de culto, ou seja, s igrejas, no podendo ocorrer no interior de edifcios escolares. Sublinhe-se que instrues (de
13 14

OLIVEIRA, 1914: 60. OLIVEIRA, 1914: 62. 17

CEM N. 3/ Cultura, ESPAO & MEMRIA

11.2.1913, do ministro do Interior, Rodrigo Rodrigues) para cabal cumprimento da Lei da Separao mandavam observar uma rigorosa vigilncia em todas as escolas, colgios e institutos de ensino pblico e particular, a fim de verificarem se o ensino neles ministrado isento de preocupaes religiosas e se proceder, em caso de abuso, na conformidade da Lei, cassando-se a licena aos institutos particulares, que sero encerrados, e punindo-se disciplinarmente os professores de instruo pblica15. Do mesmo modo, a concesso de certificado moral de indivduos que pretendessem estabelecer institutos particulares de instruo ou solicitassem diplomas para ensino deveria ter em conta, para alm do requisito de capacidade, a garantia de neutralidade no ensino de matria religiosa (Dec. de 20.12.1913)16. Entretanto, as conferncias, ainda que apologticas de uma determinada religio, podiam ocorrer em qualquer lugar, desde que enquadradas nos preceitos legais do direito de reunio. Eventuais actos de violncia para perturbar ou tentar impedir o exerccio legtimo do culto de qualquer religio merecia priso correccional at um ano e multa. Multa seria ainda aplicada a indivduos que praticassem actos de dissuaso ou presso sobre outro indivduo para o determinar a exercer ou levar a abster-se de um qualquer culto ou a quem tentasse convencer algum da obrigatoriedade de subscrio de despesas para um culto.

2.2. AS

COMISSES CULTUAIS

O culto s podia ser exercido e sustentado por quem livremente pertencesse respectiva religio, mas de forma oficialmente organizada, atravs de comisses cultuais. Estas entidades encarregadas do culto assumiam um papel central, devendo ser reconhecidas pelo ministrio da Justia, com aprovao de estatutos, mostrando o legislador uma clara preferncia pelas misericrdias ou confrarias j constitudas ou outras entidades anlogas para assumirem esse novo papel. Enquanto a organizao dessas associaes no se verificasse, podiam as pessoas religiosas de uma freguesia quotizar-se para o culto pblico, atravs de uma subscrio, e constituindo, por essa via, um agrupamento cultual transitrio. Se atendermos a que a maioria da populao era catlica e tinha o seu culto organizado h sculos, percebe-se que este reordenamento burocrtico, interferindo com um mundo disciplinado a seu modo, no deixaria de ser polmico, suscitando desde logo uma recomendao dos bispos para resistncia criao das cultuais. Em circulares dirigidas aos administradores dos concelhos a Comisso Central de Execuo da Lei da Separao procurou controlar esse processo, de forma a desempenhar-se da sua melindrosa tarefa, para facilitar o exacto entendimento da lei e para evitar a propaganda de desleais e sofsticas interpretaes, tendentes a suscitar contra as suas benficas disposies a repugnncia do clero e das pessoas religiosas17. Procurava incentivar a criao das
OLIVEIRA, 1914: 8. OLIVEIRA, 1914: 9. 17 Circular de 23.6.1911. OLIVEIRA, 1914: 18.
15 16

18

Liberdade de conscincia, liberdade de cultos: o papel da Lei da Separao do Estado das Igrejas (1911)

comisses, divulgava as formas previstas das novas organizaes, lembrava que igrejas e mobilirios de culto s podiam entregar-se s cultuais, sob pena de se fecharem as igrejas. Com os governos constitucionais, este controlo ganhava um registo mais moderado, perdendo a radicalidade dos tempos do Governo Provisrio! Em Portaria de 29.9.1911, o ministro da Justia, Diogo Tavares de Melo Leote, invocava o ideal republicano da felicidade dos povos, sublinhava que as autoridades pblicas so constitudas menos para reprimir o mal do que para promover o bem, aplicando na sua aco um carcter paternal, num esforo para acalmar paixes que a revoluo tenha porventura excitado e promover a fraternidade entre os cidados. Neste sentido, ordenava que todas as autoridades, e especialmente as administrativas, com a maior mansido e tenacidade provoquem, estimulem e persuadam a formao de associaes cultuais ou que, como tais, passem a funcionar irmandades j existentes, reconhecendo que indivduos entregues ao ministrio pastoral se achavam em penria, esperando, assim, que as irmandades resolvessem esse problema18. E aproveitava para lembrar que, nos termos legais, nada impedia a administrao dos sacramentos em casa do enfermo, uma acusao popular que ajudava a diabolizar a Lei da Separao. A verdade que a Lei dispunha de um articulado minucioso sobre a legalizao das cultuais nas diversas situaes possveis, desde as condies de nmero de crentes at diversidade religiosa, declaraes e registos autoridade, publicaes discriminativas no Dirio do Governo das corporaes encarregadas dos cultos, apresentao de contas e inventrios de bens, bem como atribuies de gesto, construo de edifcios e obrigao de aplicarem um tero das receitas anuais a actos de assistncia e benemerncia (podendo descer a um sexto em caso de encargos com o ministro do culto). Nesse articulado se inclua a determinao de que os ministros de qualquer religio so absolutamente inelegveis para membros ou vogais das juntas de parquia e no podem fazer parte da direco, administrao ou gerncia das corporaes que forem encarregadas do exerccio de culto (artigo 26.). Seriam extintas, com bens a passarem para o Estado, as corporaes que tivessem entre os seus membros ou empregados quaisquer indivduos que tivessem pertencido s ordens ou congregaes declaradas extintas pelo decreto de 8.10. 1910 (artigo 40.).

2.3. FISCALIZAO

DO CULTO PBLICO

A garantia de no dependncia de autorizao prvia do culto pblico, desde que exercido nos lugares habituais e realizado entre o nascer e o pr-do-sol, estava consagrada no artigo 43. da Lei da Separao. E o culto subjacente administrao dos sacramentos em caso de urgncia presumia-se autorizado a toda a hora (artigo 45.). Mas os equvocos e argumentaes contra a Lei, em compreensveis actos de resistncia, eram frequentes. Em 30.6.1911, o ministro interino da Justia (Bernardino Machado) enviava instrues a todos os administradores do concelho, recordando os artigos do Cdigo Penal que
18

Portaria de 29.09.1911. OLIVEIRA, 1914: 21. 19

CEM N. 3/ Cultura, ESPAO & MEMRIA

puniam o ministro da religio que recusar a administrao dos sacramentos ou a prestao de qualquer acto do seu ministrio. E acentuava:
De facto, esta obrigao do clero no desapareceu com a separao do Estado da Igreja, antes se tornou mais instante sob o regime da liberdade da conscincia e dos cultos, que ao Estado cumpre assegurar, obstando a que, num propsito de revolta contra as leis do pas, os ministros da religio ofendam o sentimento dos prprios fiis, incitando-os perfidamente a alterar a ordem pblica. Nestas circunstncias, recomendo vivamente a v. exc. que, nas localidades desse concelho, onde o povo solicitar do proco qualquer acto do seu ministrio, incluindo a missa conventual, v. exc. o persuada e, sendo preciso, o intime a prest-lo, sob pena de desobedincia e das demais responsabilidades que no caso couberem19.

Dessas instrues foi enviada cpia a todos os prelados, recomendando-lhes o envio de uma circular ao governador-civil no mesmo sentido, para depois ser enviada telegraficamente aos procos, para que ningum possa atribuir a v. exc. a responsabilidade de qualquer falta de assistncia espiritual aos catlicos do seu episcopado, pelos quais cumpre ao Estado velar, em nome da prpria liberdade de cultos, que hoje lei da nao. Paralelamente, foi enviada cpia aos governadores civis para solicitarem junto do prelado da respectiva diocese ordem imediata aos procos para cumprirem fielmente os deveres do seu ministrio20. Sobressai, assim, a preocupao, aparentemente contraditria, do governo em assegurar o culto catlico, tentando evitar a greve s missas, depois de publicar uma lei para implementar a Separao, mas o que estava em causa era o eventual descontentamento popular e a atribuio das culpas da ausncia de culto aos republicanos. A injria a autoridades pblicas e os ataques forma de Governo e s leis da Repblica, bem como a negao da Lei da Separao e demais legislao relativa s igrejas estava previsto como crime, nos termos do artigo 137. do Cdigo Penal. Procurando suavizar este registo e tentando apagar o fogo que lavrava, Bernardino Machado (como responsvel interino pela Justia), emitiu circulares aos prelados e governadores de dioceses, em 1.7.1911, no sentido de os convidar a fazerem representaes ao Governo ou Assembleia Constituinte para melhoria da Lei da Separao, pois, o governo no poderia consentir que, como ministros da religio que devem dar o exemplo de respeito para com os poderes pblicos, estando sob um regime de discusso e de opinio, dentro do qual a razo ser sempre reconhecida a quem a tenha, em vez de representarem contra qualquer lei, para sua modificao e aperfeioamento, se levantem em rebelio, protestando hostilmente contra ela, lembrando-lhes que representar no significaria, neste contexto, dar solidariedade, ou seja, legitimar21. A 25 de Julho, Bernardino Machado insistia com os prelados, convidando-os a declararem os seus sentimentos para com as instituies republicanas:
OLIVEIRA, 1914: 50. OLIVEIRA, 1914: 50. 21 OLIVEIRA, 1914: 53.
19 20

20

Liberdade de conscincia, liberdade de cultos: o papel da Lei da Separao do Estado das Igrejas (1911)

A Repblica no um regime sectrio, hostil a qualquer confisso religiosa, antes s ela que assegura e defende a liberdade de todas as crenas e cultos. E por isso tambm s ela que tem incontestvel autoridade moral para exigir de todos os crentes a mais leal adeso e solidariedade. Se o clero de alguma igreja se julgar ofendido seja porque lei for da Repblica, que represente, porque no prprio regime republicano, que um regime de razo e de Justia, encontrar todos os meios legais para obter satisfao s suas reclamaes22.

No entanto, o quotidiano religioso dos procos passou a ser marcado por mltiplos conflitos, levados a tribunal, o que originou uma larga jurisprudncia em funo da aplicao da Lei. Surgem situaes reconhecidas como crime cometido em sermo ou discurso pblico e outros actos de culto, como, por exemplo, negarem a validade ao casamento civil, quando este passara a ser a nica forma de matrimnio reconhecida pelas leis portuguesas, por apontarem como roubo o no pagamento das primcias aos procos (anuladas pelo art. 156 da Lei e punidas pelo artigo 13.), por no entregarem os livros de registo paroquial, etc. Por outro lado, numerosas decises do tribunal mostravam que no era crime ameaar de excomunho ou outras penas cannicas os membros das associaes cultuais, os pretendentes ao arrendamento de passais ou candidatos arrematao de bens das igrejas ou outros actos, pois, nestes casos, os procos no tm competncia para fulminar excomunhes, e apenas referem doutrina da igreja, a que cada um d o valor ou o desprezo que quer, segundo um acrdo da Relao do Porto, de 4.5.191323. Tornou-se proibido realizar reunies polticas nos lugares de culto pblico de qualquer religio, incluindo as reunies para eleies (excepto se na localidade no houvesse outro edifcio (artigos 50. a 52.), sendo que as igrejas eram anteriormente o lugar habitual das mesas de voto. Sublinhe-se que os delitos e transgresses relativos Lei da Separao foram objecto de amnistia atravs da aplicao do artigo 6. da Lei n. 144, de 22.2.1914.

2.4. PROPRIEDADE

E ENCARGOS DOS EDIFCIOS E BENS

O Estado chamou a si a propriedade de todas as catedrais, igrejas e capelas, bens imobilirios e mobilirios aplicados ao culto da religio catlica e sustentao dos ministros dessa religio e de outros funcionrios, empregados e serventurios, incluindo ttulos de dvida pblicas, excluindo apenas os casos de propriedade bem determinada de pessoa particular ou de corporao com individualidade jurdica, como era o caso das misericrdias, ordens terceiras, irmandades e confrarias com estatutos aprovados (artigo 62.). Esses bens a estatizar deviam ser arrolados e inventariados, mas sem avaliao nem imposio de selo. Contudo imagens, ornamentos, custdias, clices e afins no eram retirados dos respectivos lugares de culto. Criaram-se para o efeito comisses concelhias de inventrio, que incluam o administrador do concelho e o escrivo da fazenda, subordinadas Comisso Central de Execuo da Lei da Separao, a quem competia dirigir
22 23

OLIVEIRA, 1914: 53. OLIVEIRA, 1914: 54. 21

CEM N. 3/ Cultura, ESPAO & MEMRIA

superiormente o arrolamento ou inventrio e exercer a guarda, conservao e administrao desses bens, enquanto no fossem incorporados nos Prprios da Fazenda Nacional. De acordo com o regulamento da Comisso Central, a tipologia dos bens a considerar inclua nove itens: 1. Edifcios, mobilirios e alfaias at a aplicados ao culto e j no necessrios; 2. Os edifcios em construo ou j construdos mas ainda no entregues ao culto ou no o terem sido durante o ano anterior publicao da Lei da Separao; 3. Edifcios (templo, igrejas, capelas) situados em freguesias em que no se constituiu comisso cultual; 4. Edifcios que, at 5 de Outubro de 1910, foram aplicados pelos jesutas ao culto catlico; 5. Os paos episcopais, presbitrios ou residncias paroquiais no aplicados nos termos dos artigos 98., 99., 100. e 102. da Lei da Separao; 6. Bens rsticos, anexos ou no aos prdios anteriores, conhecidos por quintas, quintais, cercas, passais, etc.; 7. Ttulos da dvida pblica e bens mobilirios e imobilirios averbados e consignados a procos, mitras, cabidos, colegiadas e demais instituies de carcter religioso e cultural; 8. A parte sobrante dos paos episcopais e presbitrios que a lei concedia gratuitamente para residncia dos prelados e procos, a estabelecer por acordo entre as comisses concelhias e os referidos ministros do culto, atravs de auto lavrado que devia ser homologado pela Comisso Central; 9. Os bens destinados ao culto catlico e cuja guarda no estivesse atribuda a uma entidade determinada24. As deliberaes das comisses concelhias careciam de parecer favorvel do Ministrio Pblico, sem o qual transitavam directamente para a Comisso Central. E os bens entregues guarda das comisses concelhias seriam arrendados em hasta pblica. Os inventrios deveriam comear em 1.7.1911 e conclurem no prazo de trs meses, mas o processo, notoriamente, arrastou-se no tempo, surgindo conflitos25. De sublinhar que a Lei da Separao tambm inclua uma referncia salvaguarda dos bens com valor histrico e artstico ainda no classificados como monumentos nacionais, os quais, alm do inventrio geral, constariam tambm de um inventrio especial a remeter ao governador civil no mbito do Decreto de 19.11.1910, relativo proteco de obras de arte nacionais (artigos 75. a 80.). Previa-se a criao de museus de arte regionais, considerando desde logo o museu de arte religiosa anexo catedral de Coimbra como museu nacional, mas continuando sob a direco do instituidor.

24 25

OLIVEIRA, 1914: 72-73. MOURA, 2010: 345-365.

22

Liberdade de conscincia, liberdade de cultos: o papel da Lei da Separao do Estado das Igrejas (1911)

2.5. DESTINO

DOS EDIFCIOS E BENS

Uma vez na posse do Estado, as catedrais, igrejas e capelas que serviam para o exerccio pblico do culto catlico eram cedidos gratuitamente s comisses cultuais (artigo 89.), as quais se poderiam constituir at 31.12.1912. Este exerccio de posse pelo Estado e posterior concesso s cultuais levantou celeuma pblica, como se perspectiva pelo edital com esclarecimentos que o novo ministro da Justia, Antnio Macieira Jnior, emitiu em 6.1.1912, procurando mostrar a bondade da Lei, comeando por afirmar:
Considerando que Lei da Separao tem sido atribudos intuitos que ela no teve em vista, nem resultam das suas disposies que so claras e precisas; Considerando que s inimigos das instituies, e que desejem perturbar a ordem e o progresso da Repblica, podem ter interesse em enganar o Povo, ensinando-lhe doutrina contrria consignada nessa Lei, que o emancipou da opresso poltico-religiosa, garantindo-lhe a mais completa liberdade de conscincia e prtica de culto26 (...)

Os edifcios e objectos em relao aos quais se considerasse no serem necessrios para o culto seriam destinados para fins de interesse social, nomeadamente assistncia, beneficncia, educao e instruo. Em 1913, perante igrejas que, legalmente, deveriam fechar, por falta de formao de cultuais, algumas juntas de parquia procediam em conformidade, mas o ministrio da Justia lembrava que deveriam continuar abertas ao pblico, pois s ao governo competia a deciso para o fecho (circular de 30.4.1913). A lei determinava, no entanto, que os edifcios aplicados ao culto catlico pelos Jesutas no poderiam voltar a ter essa utilizao. Note-se que, nas catedrais e igrejas com funes paroquiais, os ministros do culto poderiam continuar a ser os mesmos, mas deveriam obedecer aos requisitos de serem cidados portugueses, terem feito estudos teolgicos em estabelecimentos de ensino nacionais e no terem incorrido em perda de benefcios materiais do Estado, ou seja, no terem recusado as penses do Estado (artigo 94.). Eventuais substitutos no poderiam exercer enquanto no fossem autorizados para tal pelo ministrio da justia, a requerimento dos prprios, para verificao daqueles requisitos. O artigo 97. expressivo a este respeito, ao exprimir que as cautelas previstas nos artigos anteriores s vigorariam enquanto o Governo as reputar indispensveis para a manuteno da ordem e tranquilidade pblicas, e sempre sem a menor interveno sua ou dos seus agentes no exerccio do culto. O uso dos paos episcopais e presbitrios continuariam a ser usados para habitaes dos ministros do culto sem pagamento de renda, tal como os seminrios para o ensino teolgico, mas com a condio de os prelados e procos presidirem s cerimnias cultuais e continuarem a ter direito s penses do Estado. Nas partes sobrantes desses edifcios podiam ser instalados servios de interesse pblico. Um telegrama circular do ministrio da Justia, de 12.7.1912, lembrava aos governadores civis a faculdade dos administradores do concelho de fazerem despejar imediatamente os respectivos presbitrios aos procos
26

OLIVEIRA, 1914: 89. 23

CEM N. 3/ Cultura, ESPAO & MEMRIA

no pensionistas, que, pelo seu procedimento desleal para com a Repblica ou pelo seu esprito reaccionrio e rebelde a esta Lei, sejam indignos de to excepcional benefcio recebido do Estado27. As quintas, quintais, cercas e passais e outros terrenos anexos s residncias episcopais e paroquiais no eram, todavia, compreendidos na cesso gratuita das residncias (artigo 101.).

2.6. PENSES

AOS MINISTROS DA RELIGIO CATLICA

A atribuio de uma penso vitalcia anual estava prevista para os ministros de culto da religio catlica, enquanto cidados portugueses que exercessem data da proclamao da Repblica em igrejas catedrais ou paroquiais funes eclesisticas dependentes da interveno do Estado e desde que no tivessem praticado facto que importasse prejuzo para a sociedade. Essa penso atenderia a diversos factores, tais como a idade, tempo de exerccio, prestaes pagas para a caixa de aposentaes, fortuna pessoal, cngrua arbitrada na circunscrio, entre outras. E era parcialmente transmissvel aos herdeiros, incluindo viva e/ou filhos, aluso esta considerada provocatria num estatuto que estava obrigado a celibato (artigo 152.). A atribuio da penso seria legitimada posteriormente: um decreto de 17.8.1911 autorizava o governo a conceder provisoriamente uma penso mensal aos ministros da religio catlica, enquanto as comisses de penses eclesisticas distritais e nacionais, previstas na Lei e a criar, no fixassem as penses de cada um, a serem pagas como os ordenados dos empregados pblicos nas agncias do Banco de Portugal ou tesourarias de finanas. O processo para a arbitragem das penses, impugnao e verificao de direitos era complexo e estava minuciosamente previsto (note-se que o direito de aposentao dos funcionrios pblicos, por lei de 17.7.1886, fora ampliada aos procos por lei de 14.9.1890). Os empregados e serventurios das catedrais, cabidos, colegiadas, igrejas e capelas que, por via da aplicao da Lei, ficassem desempregados, ficariam como adidos do Estado, com penso reduzida, mas colocveis, a seu requerimento, em lugares pblicos que vagassem. Os ministros da religio que no cumprissem as obrigaes previstas ou desobedecessem Lei da Separao e diplomas afins poderiam ser punidos com pena disciplinar de proibio de residncia, que poderia acumular ou no com a suspenso da penso, mas nunca por tempo excedente a dois anos (artigo 146.). Neste quadro normativo, se antes da publicao da Lei da Separao j tinham sido destitudos das suas funes os bispos do Porto (decreto de 07.03.1911) e de Beja (Decreto de 18.04.1911), vrios outros se seguiram. Assim, foram proibidos de residirem nos respectivos distritos, o arcebispo da Guarda (dec. 24.11.1911), o patriarca de Lisboa, o governador do bispado do Porto e o arcebispo da Guarda, este agora enquanto bispo de Castelo Branco (dec. 28.10.1911), o bispo do Algarve (dec. 06.01.1912), o bispo de Viseu e o governador do bispado de Coimbra (dec. 14.01.1912), os bispos de Lamego, arcebispos de Braga e Portalegre (dec. 12.02.1912); o arcebispo de vora (dec. 30.03.1912).
27

OLIVEIRA, 1914: 99.

24

Liberdade de conscincia, liberdade de cultos: o papel da Lei da Separao do Estado das Igrejas (1911)

Esta escalada das penalizaes ao mais alto grau da hierarquia obrigou o governo a dar satisfaes pblicas, o que aconteceu a 28.12.1911, atravs de um texto intitulado Para o povo ler, profusamente distribudo:
O decreto com fora de lei de 20 de Abril de 1911 representa uma das maiores garantias que a Revoluo de 5 de Outubro trouxe ao povo portugus, quase sempre escravizado, at ento, ao livre capricho do clero, apesar das antigas prerrogativas do poder dos reis, algumas vezes, certo, feitas respeitar por forma bem violenta, que a Repblica ainda nem sequer pensou em reeditar. A Lei da Separao no foi um acto ad odium; foi o consequente produto, alis bem meditado, duma necessidade social que cimentara a aco revolucionria. Quem afirmar o contrrio desconhece as causas da Revoluo, e ou no leu a lei ou procede de m f. Assim , de facto, sabidas que sejam as suas disposies que giram todas em volta do mais completo respeito pela plena liberdade de conscincia. A m f predomina, sem dvida, nos ataques que se tm dirigido Lei da Separao; mas certo tambm que reclamaes existem neste Ministrio de certos padres que se queixam de ludibrio, uns porque, dizem, no leram a lei e se fiaram em informaes, cuja falsidade depois verificaram, outros porque tendo-a apenas ouvido ler, lho fizeram por forma capciosa, notando somente certas disposies, aparentemente desfavorveis, sem as combinarem com outras, benficas, que delas necessariamente resultam. Que interesses morais ou materiais uma tal lei podia ter em vista? Os do clero? O clero ficou garantido em sua subsistncia pelo regime de penses, que teve em vista a situao pecuniria dos ministros da religio catlica anterior Lei da Separao (art. 113. e seguintes). Nada o Estado ao clero exigiu. Somente quanto aos fiis dever do clero no abandonar o seu ministrio para que a penso subsista, visto que a prtica de infraces pode dar lugar perda dos benefcios materiais do estado. Ao clero o Estado garantiu ainda a cedncia gratuita, para habitao e ensino teolgico, dos paos episcopais, dos presbitrios e dos seminrios (art. 98.). Devia essa lei ter em vista os interesses morais e materiais dos fiis? Esses tm a mais absoluta liberdade no s de praticar o culto, que no depende de autorizao alguma prvia, nem da participao a que se refere a lei de 26 de Julho de 1893 (art. 45.), punindo-se mesmo os que o perturbam (art. 11. e seguintes), mas ainda o de contribuir para ele, simultaneamente que pelas corporaes encarregadas do culto prestam tambm um benefcio sociedade, coadjuvando a obra de assistncia e beneficncia com a certeza de que os seus donativos encontram a mais eficaz garantia de fiscalizao (art. 16. e seguintes). Os interesses morais e materiais do estado, os da sociedade em geral? Obtiveram eles igual defesa, emancipados como ficam da aco poltica da igreja, exercida no plpito, no confessionrio e na vida social, por processos que os princpios fundamentais da igreja repelem, os Estados modernos no podem permitir, e a sociedade condena como perigosos ao seu progressivo desenvolvimento. A lei, ao mesmo tempo que assim procedeu, libertou os cidados, o povo, da inexplicvel e opressora obrigatoriedade de socorrer os procos com prestaes em dinheiro ou gneros (oblatas ou obradas, primcias, sobejos de cera e demais benesses), que at aqui, com prejuzo da
25

CEM N. 3/ Cultura, ESPAO & MEMRIA

liberdade individual, eram exigidos at aos livres pensadores por aco coercitiva, e que hoje no mais podero ser impostos. Estado e Igreja tm definidas as suas esferas de aco em matria religiosa. A conscincia civil e a religiosa no foram atacadas ou sequer melindradas. O cidado livre pensador no mais ser contrariado pela obedincia a uma religio que no professa, guardando todavia o respeito que deve ao crente. O crente catlico praticar a sua crena, socorrer o seu culto, sem atacar o livre pensamento ou qualquer outra confisso religiosa que tem igual razo de existncia. Mas no convm isso igreja! dir o esprito de reaco. O Estado, porm, no tem que olhar a convenincias especiais particulares e menos quando so ilegtimas; tem que defender os interesses gerais legtimos. Se a igreja no pode manter-se pelo exclusivo predomnio da sua aco espiritual, e essa -lhe garantida, no isso da responsabilidade do Estado. Se a igreja constitui uma societas perfecta, no dizer dos seus escritores e no dos seus papas, com o separatismo, hoje lei para cerca de 100 milhes de indivduos, que melhor pode demonstr-lo. Alimentar um estado de coisas religioso com sacrifcio da liberdade individual, fazer regime de teocracia, no de democracia28(...).

O texto continuava com a justificao das penas de proibio de residncia ao patriarca de Lisboa, Mendes Belo, e do arcebispo da Guarda, pela campanha que desencadearam contra a Lei, emitindo ordens para os procos no aceitarem as penses e contra a organizao das comisses cultuais, como antes tinham procurado evitar a publicao da Lei da Separao. Eram atitudes consideradas de desrespeito e tumulto, pois fizeram correr circulares condenatrias da nova legislao sem recurso ao beneplcito, ou seja, sem autorizao governamental, cujo direito histrico o texto reivindicava. Mostrava ainda como a Lei tinha ido ao encontro das corporaes religiosas tradicionais, em divergncia com a lei francesa de 9.12.1905, que suprimira os estabelecimentos pblicos de culto e cujos bens foram depois atribudos s novas associaes de culto de constituio obrigatria.

2.7. OUTROS

ASPECTOS DA

LEI

Com a publicao da Lei da Separao consideravam-se extintas e inexigveis em juzo as prestaes em dinheiro ou gneros que os paroquianos entregavam ao seu proco, incluindo-se, alm das cngruas, as oblatas ou obradas, as primcias, os sobejos de cera e demais benesses, bem como encargos de funerais, ofcios, bens de alma e outros sufrgios. Ficava reduzida dcima oitava parte a poro disponvel de bens, por testamento ou contrato entre vivos, para sufrgios e outros encargos cultuais, os quais ficavam restritos a um perodo de trinta anos e, de futuro, no poderiam onerar bens imveis (at a, o Cdigo Civil j limitava ao tero dos bens a possibilidade de legar bens em favor da alma do testador, numa restrio gradual que remontava ao Marqus de Pombal). Conti28

OLIVEIRA, 1914: 122-124.

26

Liberdade de conscincia, liberdade de cultos: o papel da Lei da Separao do Estado das Igrejas (1911)

nuavam em vigor as disposies j vigentes sobre encargos pios, no sendo considerados legtimos os que impusessem a quaisquer indivduo a obrigao de assistir a actos de culto ou de tomar parte em cerimnias religiosas, ou por outro modo diminuam ou embaracem a sua liberdade de conscincia (artigo 164.). Ficavam livres e desonerados e na propriedade dos seus detentores os bens em que se houvesse constitudo patrimnio eclesistico. Os bens afectos ao culto ficavam sujeitos s contribuies gerais ou locais, cabendo o seu pagamento s corporaes encarregadas do culto. Entre outras medidas transitrias, a Comisso Central deveria organizar uma listagem alfabtica, por nome de famlia, domiclios e funes de todos os ministros de culto de cada uma das religies existentes. Seria ainda proibido, a partir de 1.7.1911, a todos os ministros de culto, seminaristas, empregados e serventurios de qualquer religio o uso, fora dos templos e das cerimnias cultuais, de hbitos ou vestes talares. Esta questo, do domnio do simblico, estava ento muito acesa, com a hierarquia religiosa a insistir no uso civil das vestes talares, como sinal de afirmao e resistncia do clero, o que se apreende pelas instrues do ministrio da Justia aos administradores de concelho, em 1.7.1911:
Como todos sabem, o uso civil dos hbitos talares quase se pode dizer que no existia entre ns e coincidiu nos ltimos tempos com o desenvolvimento da reaco clerical. Esperemos que, dentro em pouco, emancipados os ministros catlicos das influncias ultramontanas que os tm tiranizado, e dando eles ao pas as provas patriticas do amor s liberdades pblicas e s instituies republicanas, como cumpre a todos os bons portugueses, deixem os hbitos talares de ser considerados como uniforme de guerra e possam novamente ser permitidos por lei, sem inconvenientes de ordem pblica e de segurana individual29.

Continuava a verificar-se o antigo princpio do beneplcito, ou seja, era proibido publicar nos locais de culto quaisquer bulas, pastorais ou outras determinaes da cria romana, dos prelados ou de outras entidades que tenham funes dirigentes em qualquer religio, sem delas dar conhecimento prvio ao Estado, que pelo Ministrio da Justia lhes poder negar o beneplcito no prazo de dez dias, quando o julgar necessrio, considerando-se lcita a publicao na falta de resoluo dentro desse prazo (artigo 181.). Ordenava-se um inqurito rigoroso Junta Geral da Bula da Cruzada de modo que o seu rendimento viesse a ser aplicado para os fins com que a Bula fora criada. Continuavam em vigor as disposies anteriores relativas interveno do Estado no funcionamento dos seminrios, nomeao e aprovao dos professores e dos livros adoptados (Lei de 28.4.1845), reservando-se o governo o direito de inspeccionar o funcionamento interno, o regime escolar e o sistema de provas finais, permitindo-se ainda a transio dos respectivos estudantes para os liceus, mediante exame das disciplinas em que foram aprovados.

29

OLIVEIRA, 1914: 145. 27

CEM N. 3/ Cultura, ESPAO & MEMRIA

3. Consideraes finais
A Lei da Separao do Estado das Igrejas correspondeu a um velho desgnio republicano de laicizao da sociedade e da libertao do Estado da esfera religiosa e, nessa medida, as suas linhas gerais configuram um dispositivo fundamental para a modernizao da sociedade. A Lei garantiu a liberdade de conscincia e a liberdade de cultos, numa sociedade que vinha de um regime em que a promiscuidade entre o Estado e a Igreja era um facto institucionalizado, cristalizado no regalismo adoptado pelo liberalismo. Se a separao entre o Estado e as Igrejas era um objectivo relativamente consensual nos republicanos e mesmo na dominante Igreja Catlica, a verdade que o enunciado da Lei da Separao apontava muito claramente no esvaziamento do poder desta igreja: recuperava o furor anticongreganista; expropriava a Igreja Catlica dos bens disponveis para a sua componente secular, tornando-a vulnervel; recuperava para o Estado os dispositivos regalistas, que lhe permitiriam fiscalizar e intervir na organizao da Igreja Catlica, bem como a tradio do beneplcito para tentar controlar o potencial de comunicao da Igreja. E no dispensava alguns laivos de humilhao, quer no seu articulado proibitivo, quer no carcter de imposio de obrigatoriedade de cumprimento de rituais (sobretudo nos diplomas complementares para execuo da Lei), no faltando alguns registos provocadores e vazios de eficcia (casos das proibies das vestes talares ou a atribuio das penses s vivas e filhos dos procos catlicos). A Lei da Separao, assumida como a grande lei de Afonso Costa, foi um instrumento polmico e difcil de gerir, no conseguindo plenamente o indiferentismo do Estado perante a religio. De facto, o Estado no se desarmou perante a fora social que a Igreja Catlica representava, continuando a reservar para si uma interveno determinante e introduzindo uma conflitualidade excessiva, porventura dispensvel ao novo regime, o que levou os governos posteriores a reconhecerem a incapacidade de fazer cumprir a Lei na sua plenitude.

Bibliografia
CARVALHO, David Luna de (2011) Os Levantes da Repblica (1910-1917). Porto: Edies Afrontamento. CATROGA, Fernando (1991) O republicanismo em Portugal: da formao ao 5 de Outubro de 1910. Lisboa: Ed. Notcias. COSTA, Afonso (1976) Discursos Parlamentares, 1911-1914. Lisboa: Livraria Bertrand (compilao, prefcio e notas de A. H. de Oliveira Marques). GRANDE ORIENTE LUSITANO Supremo Conselho da Maonaria Portuguesa (1912) Anurio dos Seus Trabalhos.1910 e 1911. Lisboa: Grande Oriente Lusitano Unido. MATOS, Lus Salgado de (2011) A Separao do Estado e da Igreja. Concrdia e Conflito entre a Primeira Repblica e o Catolicismo. Lisboa: D. Quixote. MOURA, Maria Lcia de Brito (2010) A Guerra Religiosa na I Repblica. Lisboa: CEHR UCP. NETO, Vtor (1998) O Estado, a Igreja e a Sociedade em Portugal (1832-1911). Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda. OLIVEIRA, Carlos de (1914) Lei da Separao do Estado das Igrejas anotada, com um prefcio do Dr. Afonso Costa. Porto: Companhia Portuguesa Editora. RELVAS, Jos (1977) Memrias Polticas. Lisboa: Terra Livre.
28

Вам также может понравиться