Вы находитесь на странице: 1из 12

Revista Eletrnica Novo Enfoque, ano 2011, v. 12, n. 12, p.

68 79

O IMPACTO DO CONSUMO DE REFRIGERANTES NA SADE DE ESCOLARES DO COLGIO GISSONI

OLIVEIRA, Ana Caroline SantAnna de; SANTOS, Elisangela Pereira dos; SILVA, Michelle dos Santos da ; VIEIRA, Thayane Paula Rocha e SILVA, Suzane Machado da * 1 Profa. Orientadora: Jacqueline Carvalho Peixoto-UCB/RJ. INTRODUO A adolescncia uma fase caracterizada por diversas mudanas biolgicas, psicolgicas e sociais que podem interferir no consumo alimentar. Os estudos sobre alimentao dos adolescentes mostram a inadequao alimentar com excessos de acares e gorduras, marcados muitas vezes pela preferncia e no pela disponibilidade de alimentos saudveis. Segundo CARMO (2006), dados da USDA (United States Department of Agriculture Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) mostraram um aumento de consumo de refrigerantes acima de 500% nos ltimos 50 anos, atualmente, metade dos americanos e a maioria dos adolescentes consomem refrigerantes diariamente. O uso universalizado dos refrigerantes mostra a aceitao globalizada dessa bebida composta na maior parte das vezes por um extrato vegetal ou suco de frutas, gaseificada artificialmente, adoada por acar ou edulcorantes. Nos Estados Unidos, estudos populacionais revelam que aproximadamente 1/3 dos adultos so obesos e uma em cada seis crianas e adolescentes tem sobrepeso. No Brasil, dados de pesquisas mostram o aumento na prevalncia de sobrepeso entre crianas e adolescentes (NOGUEIRA; SICHIRI, 2009), e estudos tm relacionado o uso de refrigerantes no s ao aumento de peso, como ao aumento de cries dentrias e baixa utilizao de alimentos que contenham clcio, com subsequente aumento da osteoporose e do diabetes, dados esses ainda controversos (CARVALHO, 2006).

* Acadmicos da Disciplina Prticas Investigativas na Escola da Sade e Meio Ambiente II. Curso de Graduao em Nutrio- 2010.1 UCB - RJ

O alto valor calrico dos refrigerantes, proveniente da concentrao de acares, contribui para a obesidade. E os aditivos neles contidos, tais como acidulantes, conservantes e corantes artificiais so substncias que podem causar males sade, como cncer, processos alrgicos, hiperatividade etc. H associaes tambm do uso de refrigerantes com celulites subcutneas, estrias, alteraes gastrointestinais, porm sem apresentarem comprovao cientfica (CARVALHO, 2006). Por outro lado, empresas renomeadas fabricantes de refrigerantes reportam que os componentes desta bebidas esto em conformidade segundo preestabelecido pela legislao, no causando males sade, sendo ingerido em quantidades moderadas. O presente trabalho tem o objetivo de avaliar o consumo de refrigerantes e seus riscos por escolares do Colgio de Aplicao Dr. Paulo Gissoni.

MATERIAL E MTODOS

Trata-se de um estudo descritivo cuja populao estudada foi de 50 indivduos estudantes do Colgio Paulo Gissoni, com faixa etria entre 13 e 18 anos. A avaliao foi realizada nas dependncias do colgio no perodo da manh, em um nico dia e com o auxlio de um coletador de dados. Para a avaliao foi utilizado um questionrio estruturado com nove perguntas referentes preferncia por refrigerantes, sabor e tipo e hbito de consumo. Investigou-se tambm o consumo de gua e suco. Foi aplicada a seo correspondente de um Questionrio de Frequncia Alimentar (QFA), semiquantitativo, desenvolvido para obter informaes relativas frequncia de ingesto por dia, semana, ms ou ano e a poro mdia das referidas ingestes.

RESULTADOS E DISCUSSO

Os resultados do trabalho foram relatados descritivamente atravs de distribuio percentual para populao segundo sexo, mdia, desvio padro e por representao grfica. Dos 50 indivduos estudados, entre os de sexo feminino (n=25) a idade ficou com entre 151,0 anos e entre os de sexo masculino (n= 25), 16 1,5 anos.

Segundo a pergunta que se refere preferncia por consumo de refrigerantes, observou-se que 96% do total de indivduos pesquisados optam por consumi-los. Conselhos e proibies como a reduo da ingesto de refrigerantes podem ser vistos pelo adolescente
69

como uma forma de os adultos limitarem sua independncia e liberdade de escolha (CUPPARI, 2005). Porm alguns adolescentes pertencentes ao grupo estudado relataram no consumir refrigerantes com uma maior frequncia devido a essas proibies. Estudos recomendam que pais fiquem atentos ao acesso irrestrito de crianas ao estoque de refrigerantes dentro de casa e s compras em cantinas escolares. As chances de um adolescente ficar obeso aumenta 1,6 vezes, para cada lata ou copo de refrigerante aucarado, consumido acima da mdia diria do grupo (236 ml) (LUDWIG e cols, 2001). De acordo com o Grfico 1, em relao ao sabor de predileo, 48,2% de todos os indivduos participantes preferem refrigerantes base de cola. Tal percentual no limitava a escolha de um nico sabor, portanto observou-se ainda a preferncia de 32,1% por guaran, 3,6% por refrigerantes sabor limo, 7,1% sabor laranja e de 8,9% por sabor uva.

Grfico 1 Preferncia de sabor em relao ao consumo de refrigerantes

A composio da maioria dos refrigerantes contm substncias como a cafena, acidulantes, corantes e outros elementos que estimulam o sistema nervoso, causando alteraes no nosso organismo, como distrbios no sono. Essas alteraes podem variar muito, dependendo da sensibilidade de cada individuo, podendo causar reaes alrgicas, gastrite e lcera (ROSSI; VALLINOT, 2010). O acar est presente em quase todos os refrigerantes. O excesso de acar, tanto no prprio produto como no seu consumo excessivo, pode causar cries, sobrepeso, obesidade, flatulncia (gases), agravar gastrite, diabetes, em alguns casos favorecer o estresse, nveis elevados de triglicrides sanguneos, aumento dos nveis do colesterol total e da frao LDL (mau colesterol) (ROSSI; VALLINOT, 2010).
70

Os refrigerantes light e diet contm adoantes artificiais. Seu consumo frequente e abusivo a longo prazo ainda no foi determinados. (ROSSI; VALLINOT, 2010). Com base no questionrio utilizado na investigao, foi encontrada uma incidncia de 22% da preferncia por este tipo entre os adolescentes. Porm esses relataram consumir tambm a verso adicionada de acar. A bebida nas verses light e diet apresentam altas taxas de sdio, o que aumenta o risco para hipertenso e problemas renais. A Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (ANVISA) determinou a reduo da concentrao de dois adoantes nessas bebidas: a sacarina e o ciclamato, principalmente pelo teor de sdio que estas substncias agregam a esses refrigerantes (WIRTH, 2010). O benzoato de sdio um conservante utilizado na maioria dos refrigerantes e pode desencadear uma reao com outros componentes da bebida, formando benzeno que, se ingerido por longos perodos de tempo, podem aumentar o risco para neoplasias (ROSSI; VALLINOT, 2010). O benzeno pode ser formado em substncias que contm benzoato de sdio e cido ascrbico (vitamina C) na composio. As temperaturas elevadas e a luz podem estimular a converso do benzoato de sdio juntamente com o cido ascrbico em benzeno. O benzeno pode ser encontrado na maioria dos refrigerantes base de laranja e limo, devido vitamina C, e tambm naqueles do tipo Light e Diet. O acar inibe a formao de benzeno e a restrio dele na bebida tipo light e diet pode favorecer a sua formao (GRUPPI, 2010). De acordo com o presente estudo, os refrigerantes mais consumidos foram os do grupo cola e guaran, ricos em cafena. A cafena tem ao diurtica, vasodilatadora e excitante do sistema nervoso central, revigora e diminui o sono, a fadiga, o que pode ocasionar a hiperatividade dos adolescentes. Pode ainda provocar descarga de adrenalina e, em doses muito elevadas, desencadear pequenos tremores involuntrios, aumento da presso arterial e da frequncia cardaca (ROSSI; VALLINOT, 2010). No estudo, mais da metade dos escolares relatou consumir principalmente refrigerantes base de cola, o que confere a ingesto aumentada de cido fosfrico, contido nessa bebida. O acido fosfrico apresenta a maior acidez dentre os acidulantes utilizados no refrigerante (AFONSO; LIMA, 2008). Segundo um estudo publicado na Revista Cientfica American Journal of Clinical Nutrition, revelou-se que apenas refrigerantes base de cola esto ligados baixa densidade mineral dos ossos. O cido fosfrico pode ser responsvel pela relao com a osteoporose, mas ainda no existem estudos aprofundados sobre o assunto.
71

Acredita-se que esse cido cria uma acidez srica, sendo, ento, o clcio retirado dos ossos para que o corpo volte ao equilbrio. Outros estudos j haviam indicado tambm que a ingesto dessas bebidas era prejudicial aos ossos, pois substituam o leite na dieta das pessoas (GLOBO ONLINE; AGNCIAS INTERNACIONAIS, 2006). Os resultados do estudo referente ao questionrio de frequncia alimentar segundo a Tabela 1 apontaram que 46% do total de escolares consomem refrigerantes diariamente, sendo que 34% consomem de 1 a 3 vezes por dia, enquanto 12% consomem de 4 a 7 vezes e apenas 2% nunca consomem. J em relao ao consumo semanal observou-se que 48% consomem de 1 a 3 vezes e 2% consomem sete vezes por semana. O consumo mensal foi representado por 2%, em que foi relatado um nico consumo por ms. No foram obtidos resultados sobre o consumo anual desta bebida.

Tabela 1 Relao do consumo de refrigerante quanto ao nmero de vezes (dia, semana, ms e ano)

Consumo (vez) Nunca 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Percentual (n=50) 2% 8% 38% 36% 9% 9% 0% 4% 0% 0% 0%

Dia (n alunos) 1 5 6 2 2 2 -

Semana (n alunos) 3 13 12 1 1 -

Ms (n alunos) 1 -

*Ano (n alunos) --

Foi significativa a diferena da frequncia do consumo de refrigerantes entre os indivduos do sexo masculino e feminino. No estudo foi observado que os escolares de sexo feminino o consomem com mais frequncia que os de sexo masculino. As pores encontradas obtiveram a mesma frequncia entre sexos. Cinquenta por cento consomem pores mdias
72

de 300 mL, enquanto que 34% consomem pores maiores equivalente a 500 mL ou mais. As pores menores, de 200mL, ficaram em 12% dos escolares. Sobre os momentos de consumo dos refrigerantes pelos escolares (Grfico 2), verificou-se que a bebida ingerida acompanhando s refeies, sendo consumida durante o desjejum e colao por 10,5% dos indivduos, seguida por almoo e lanche que preenchem o consumo em 55,2% e durante jantar e ceia por 34,3% dos escolares.

Grfico 2 Preferncia para os momentos de consumo de refrigerantes durante as refeies

Os refrigerantes so comumente consumidos com os lanches, contribuindo para 6% da ingesto calrica entre os adolescentes (SUBARU et al., 1998). Os hbitos alimentares mais frequentes entre os adolescentes incluem consumo irregular das refeies ou sua omisso, excesso de lanches e refeies rpidas (fast food), na maioria das vezes acompanhadas de refrigerantes (KRAUSE et al., 2010). Nos ltimos 10 anos, o consumo de refrigerantes pelas crianas quase dobrou nos Estados Unidos. Adolescentes do sexo masculino bebem em mdia trs a quatro latas por dia e 10% deles chegam a ingerir sete ou mais latas. A mdia para as meninas adolescentes maior que duas latas dirias, sendo que 10% delas chegam a beber mais de cinco latas ao dia (WIRTH, 2010). O que comprovam os resultados deste estudo.

73

Do ponto de vista nutricional, os refrigerantes so verdadeiramente calorias vazias, ou seja, no conseguem agregar sade das crianas e adolescentes nenhum nutriente importante e adequado s necessidades nutricionais de crescimento e desenvolvimento (WIRTH, 2010). A indstria alimentcia passou a incorporar vitaminas e minerais a seus produtos. Entretanto, a suposta adio de nutrientes no faz dessas bebidas alimentos saudveis que possam substituir alimentos naturais. A quantidade de micronutrientes adicionada aos mesmos no atende s necessidades das crianas e adolescentes. Os refrigerantes continuam agregando sdio, acar e adoantes artificiais em quantidades que arriscam a sade de seus consumidores. (WIRTH, 2010) Com relao ingesto de outros lquidos, observou-se que apenas 40% dos adolescentes ingerem gua em quantidades dirias prximas das adequadas, sendo 70% representado pelo sexo masculino e 30%, pelo feminino. A excessiva ingesto de alimentos lquidos industrializados e de sabor doce, principalmente entre crianas e adolescentes, fez com que passassem a se hidratar essencialmente por meio destes alimentos, abandonando definitivamente a gua (WIRTH, 2010). Investigaram-se tambm os momentos de ingesto de gua, obtendo uma prevalncia significativa nos horrios em que os indivduos praticam atividades fsicas. Ao ser investigada a preferncia por suco, este foi considerado bem aceito pelo grupo estudado, indicando um consumo de suco natural por 43,21% dos indivduos, de suco engarrafado 25,33%, seguidos pelo consumo de preparado em p 16,39% e de caixa por 14,9%. Pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) com 12 bebidas base de fruta identificou excesso de acar e adio de conservantes e corantes. Apenas o consumo de frutas in natura pode proporcionar o aproveitamento total dos nutrientes (POCA, 2010). Consumo esse que foi marcado, como descrito anteriormente, por 43,2 % dos indivduos. Esse resultado foi considerado insuficiente se comparado com as demais opes de preparaes a base de frutas analisadas no estudo, responsveis pelos 56,8% restantes. As bebidas industrializadas tendem a conter altos teores de acar. o caso dos nctares (os sucos devem respeitar um limite de adio de sacarose), geralmente vendidos em embalagens de 1 litro, que no passam de diluies aucaradas de sucos concentrados. Chegam a ter cerca de 20 gramas de acar por poro de 200 ml, o equivalente a duas
74

colheres de sopa cheias. Essa bebida confere 14,9% da preferncia entre os adolescentes estudados (POCA, 2010). Sucos artificiais como os engarrafados no preservam as propriedades nutricionais das frutas e contm grandes quantidades de sdio, corantes e conservantes. Muitas vezes so mais calricos do que os refrigerantes. (WIRTH, 2010) De acordo com o INMETRO, os aditivos utilizados no preparado slido para refresco podem representar risco sade humana (INMETRO; IDEC, 2002). Os aditivos so um dos responsveis pelo desenvolvimento de processos alrgicos e no contm nutrientes, sendo algumas vezes adicionadas vitaminas, o que provoca uma falsa ideia de que essa bebida saudvel (CARVALHO, 2005). Se considerarmos que muitas crianas consomem um copo de refrigerante ou suco, em todas as refeies ou lanches (cinco copos ao dia), elas tero, em mdia, 550 calorias adicionadas s suas refeies, o que representa aumento do valor calrico de uma refeio (WIRTH, 2010). Pesquisa do Ministrio da Sade mostrou que o nmero de brasileiros que consomem regularmente refrigerantes e sucos artificiais aumentou 13,4 % em um ano. Em 2008, 24,6% da populao fazia uso das bebidas cinco ou mais vezes na semana.

O consumo de refrigerantes aumentou 400%, de 1974 a 2003, entre a populao brasileira de classe mdia e alta (IBGE, 2002, 2003). A participao da bebida na dieta cinco vezes maior na classe de maiores rendimentos do que na classe de menores rendimentos (CUPPARI, 2005). No presente trabalho verificou-se que 68% dos indivduos declarou ingerir refrigerantes por prazer, enquanto 28% relatou que a bebida proporciona reduo da sede e apenas 4% mencionou no ver importncia no consumo da bebida.

CONCLUSES E CONSIDERAES FINAIS

O trabalho demonstrou um consumo excessivo de refrigerantes pelos escolares, tanto em relao quantidade quanto frequncia, bem como nos momentos de ingesto observada neste estudo ser maior durante as grandes refeies e em lanches. Tal resultado sugere maior risco para desencadeamento de obesidade, cries dentrias, processos alrgicos, hiperatividade, entre outros. Esse consumo abusivo tambm sugere baixa utilizao de alimentos fontes de clcio e consumo reduzido de gua, o que predispe a doenas nutricionais por carncias de micronutrientes.
75

Embora a famlia seja um importante determinante na formao dos hbitos alimentares, outros fatores como a escola, a mdia e a rede social so potencialmente influenciveis no processo de construo dos hbitos alimentares do adolescente e, consequentemente, do indivduo adulto. Com base nos resultados obtidos, recomenda-se que a escola exera papel na orientao educacional dos estudantes com o objetivo de transmitir informaes nutricionais adequadas e promova sinalizao frequente em conjunto com o profissional nutricionista quanto aos riscos do consumo abusivo de refrigerantes pelos escolares.

76

ANEXO Questionrio de anlise do consumo de refrigerantes por crianas e adolescentes Idade: Sexo:

1. Voc gosta de refrigerantes? ( ) Sim ( ) No 2. Qual sabor? ( ) cola

( ) guaran

( ) limo ( ) laranja

( ) uva

3. Consome refrigerantes light ou diet? ( ) Sim ( ) No 4. Sobre o consumo de refrigerante: Quantas vezes voc consome N 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 D Unidade S M A Poro Mdia 1 copo Sua poro P* M** G***

*referente a um copo de 200ml ; **referente a um copo de 300ml; ***referente a um copo de 500ml. 4. Em quais momentos voc costuma consumir? ( ) desjejum ( ) colao ( ) almoo ( ) lanche ( ) jantar ( ) ceia 5. Voc consome gua? ( ) Sim ( ) No 6. Em quais momentos voc costuma ingerir gua? ( ) desjejum ( ) colao ( ) almoo ( ) lanche ( ) jantar ( ) ceia 7. Voc gosta de suco? ( ) Sim ( ) No 8. Qual tipo? ( ) envasado/garrafa ( ) de caixa

( ) natural(fruta)/polpa congelada ( ) em p

9. Pra voc, qual a importncia do refrigerante? ( ) mata a sede ( ) proporciona prazer ( ) faz bem sade
77

REFERNCIAS AGNCIAS INTERNACIONAIS E O GLOBO ONLINE. Consumo dirio de refrigerante cola eleva risco de osteoporose em mulheres. In matria, 2006. Disponvel <http://oglobo.globo.com/saude/vivermelhor/mat/2006/10/09/286031719.asp>. Acesso em: 27 de maio de 2010. CARMO, M. B. Consumo de doces, refrigerantes e bebidas com adio de acar entre adolescentes da rede pblica de ensino de Piracicaba, So Paulo. Rev. Bras. Epidemiol. vol.9, no.1, p.121-130, 2006. CUPPARI, L. Guias de Medicina Ambulatorial e Hospitalar Nutrio Clnica no Adulto. 2 ed, p.138, parte 1, cap.7. So Paulo: Manole, 2005. De CARVALHO, P. R. Aditivos dos Alimentos. Faculdade de filosofia Cincias e Letras de So Jos do Rio Pardo, Revista Logos, n 12. So Jos do Rio Pardo, 2005. De CARVALHO, F. A. C. O livro negro do acar. Rio de Janeiro: Auto-edio, 2006. POCA. Brasileiros consomem mais refrigerantes. Agncia do Estado, 2010. Disponvel em: <http://epocanegocios.globo.com/revista/common/0,,emi13193416418,00brasileiros+consomem+mais+refrigerante+diz+pesquisa.html>. Acesso em: 30 de maio de 2010. POCA. Sucos de caixa podem no ser to saudveis quanto aparentam ser. In matria, 2010. Disponvel em: em:

<http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI121382-15257,00.html>. Acesso em: 30 de maio de 2010 GRUPPI, D. Consumo de refrigerante em excesso faz mal a sade. Nova Fitness, Portal da Sade, 2010. IDEC. Sucos em caixa tm acar em excesso. O Globo, So Lus, 2010. IDEC. Pesquisa de da suco: IDEC comunica In matria, irregularidades 2010. e sugere em:

aperfeioamento

legislao.

Disponvel

<http://www.idec.org.br/emacao.asp?id=2188>. Acesso em: 30 de maio de 2010

78

LABORATRIO CENTRAL DE SADE PBLICA NOEL NUTELS. Anlise de conformidade realizada no produto preparado slido artificial para refresco. INMETRO e IDEC, 2002. Disponvel em:

<http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/refresco.asp.> Acesso em: 21 de maio de 2010. LIMA, A.C.S.; AFONSO, J.C. A qumica do refrigerante. Qumica nova na Escola, vol.31, n 3, 2009. LUDWIG, D.S.; PETERSON, K.E.; GORTMAKER, S.L. Relation between consumption of sugar-sweetened drinks and childhood obesity: a prospective, observational analysis.357: 505-8, Lancet, 2001. MAHAN, L.K; ESCOTT-STUMP, S. Krause- Alimentos, Nutrio e Dietoterapia. 12 ed, p.255, cap.8. Rio de Janeiro, Elsevier, 2010. NOGUEIRA, F. A. M; SCHIERI, R. Associao entre consumo de refrigerantes, sucos e leite, com o ndice de massa corporal em escolares da rede pblica de Niteri, Rio de Janeiro, Brasil. Cad. Sade Pblic. v.25, no.12, p.2715-2724, 2009. ROSSI, R; VALLINOT, M. Efeitos fsicos e emocionais do refrigerante. Sade, Terra, 2010. Disponvel em Efeitos+fisicos+e+emocionais+do+refrigerante.html>. Acesso em: 30 de maio de 2010. WIRTH, M. Consumo de sucos e refrigerantes: um risco maior para crianas e adolescentes. Sistema Integrado de informao em Sade. In matria, 2010. Disponvel em: <http://www.sissaude.com.br/sis/inicial.php?case=2&idnot=5819>. Acesso em: 30 de maio de 2010.

79

Вам также может понравиться