Вы находитесь на странице: 1из 23

Arrependimento Bblico

Permisso concedida para reproduzir este texto. Na verdade, encorajamos voc a faz-lo.

H diferentes idias em nossos dias sobre o que arrependimento. Mas por acaso esto essas idias embasadas no que as escrituras ensinam (II Tim 3:16;17)? Ser que trata-se simplesmente de mudar de opinio ou existe algo mais envolvido nisso? Vamos dar uma olhada em algumas das definies bblicas de arrependimento, comeando com os ensinamentos de Jesus sobre Jonas e os Ninivitas:

Os ninivitas se levantaro no juzo com esta gerao, e a condenaro; porque se arrependeram com a pregao de Jonas. E eis aqui quem maior do que Jonas. (Mt 12:41)
Para descobrirmos exatamente o que Jesus queria dizer quando falou, eles se arrependeram, vamos dar uma olhada na passagem a que Ele estava se referindo:

E os homens de Nnive creram em Deus; e proclamaram um jejum, e vestiram-se de saco, desde o maior deles at o menor. A notcia chegou tambm ao rei de Nnive; e ele se levantou do seu trono e, despindo-se do seu manto e cobrindo-se de saco, sentou-se sobre cinzas. E fez uma proclamao, e a publicou em Nnive, por decreto do rei e dos seus nobres, dizendo: No provem coisa alguma nem homens, nem animais, nem bois, nem ovelhas; no comam, nem bebam gua; mas sejam cobertos de saco, tanto os homens como os animais, e clamem fortemente a Deus; e convertam-se, cada um do seu mau caminho, e da violncia que h nas suas mos. Quem sabe se voltar Deus, e se arrepender, e se apartar do furor da sua ira, de sorte que no pereamos? Viu Deus o que fizeram, como se converteram do seu mau caminho, e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria, e no o fez. (Jonas 3:5-10)
Os Ninivitas humilharam-se a si mesmos e clamaram fortemente a Deus convertendo-se dos seus maus caminhos. De acordo com a autoridade mxima (o Senhor Jesus), isto constitui arrependimento, diferentemente do que alguns hoje em dia equivocadamente querem que acreditemos que trata-se apenas de uma mudana de opinio.

O Exemplo do Filho Prdigo


Outro bom exemplo de arrependimento o ensino de Jesus a respeito do filho prdigo:

Caindo, porm, em si, disse: Quantos empregados de meu pai tm abundncia de po, e eu aqui pereo de fome! Levantar-me-ei, irei ter com meu pai e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o cu e diante de ti; j no sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados. Levantou-se, pois, e foi para seu pai. Estando ele ainda longe, seu pai o viu, encheu-se de compaixo e, correndo, lanou-se-lhe ao pescoo e o beijou. Disse-lhe o filho: Pai, pequei conta o cu e diante de ti; j no sou digno de ser chamado teu filho. (Lc 15:17-21)
Jesus contou que a humildade, o pesar, o reconhecimento do pecado e o retorno ao Pai resultaram em que este Filho Prdigo revivesse de seu estado de morte e perdio espiritual:

porque este meu filho estava morto, e reviveu; tinha-se perdido, e foi achado. E comearam a regozijar-se. (Lc 15:24)
Obviamente ele se referia a morte espiritual e volta a vida espiritualmente falando, j que o filho prdigo no estava fisicamente morto.

Qual a Importncia de se Arrepender?


Pedro ensinou que arrependimento o remdio contra se perder:

O Senhor no retarda a sua promessa, ainda que alguns a tm por tardia; porm longnimo para convosco, no querendo que ningum se perca, seno que todos venham a arrepender-se. (II Ped 3:9)
Arrependimento no foi apenas a mensagem de Joo Batista (Mat 3:1;2), mas Jesus continuou a mensagem de Joo depois que este foi preso. No existe maior respaldo mensagem de algum do que partindo do prprio Senhor Jesus:

Ora, ouvindo Jesus que Joo fora entregue, retirou-se para a Galilia; Desde ento comeou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque chegado o reino dos cus. (Mat 4:12;17)

Outros Exemplos Bblicos


O arrependimento de Davi depois de este ter adulterado e cometido assassinato incluiu admitir o seu pecado (II Sam 12:13). Veja esta orao sincera e de corao condodo no Salmo 51. Por outro lado, Saul estava mais preocupado em ser honrado diante das pessoas do que em exibir verdadeira humildade quanto a sua desobedincia:

Ao que disse Saul: Pequei; honra-me, porm, agora diante dos ancios do meu povo, e diante de Israel, e volta comigo, para que eu adore ao Senhor teu Deus. (I Sam 15:30)
A reao de Pedro diante de seu pecado (negar a Jesus trs vezes) foi de amargo pranto:

Virando-se o Senhor, olhou para Pedro; e Pedro lembrou-se da palavra do Senhor, como lhe havia dito: Hoje, antes que o galo cante, trs vezes me negars. E, havendo sado, chorou amargamente. (Lc 22:61;62)
Como sbio seguir o conselho de Tiago, que pregou verdadeiro arrependimento e que por sinal refutou a viso de reavivamento do tipo alegria santa:

Chegai-vos para Deus, e ele se chegar para vs. Limpai as mos, pecadores; e, vs de esprito vacilante, purificai os coraes. Senti as vossas misrias, lamentai e chorai; torne-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltar. (Tiago 4:8-10)

Como Podemos Obter Perdo e Misericrdia?

A fim de obter perdo e misericrdia de Deus, Isaias advertiu: Deixe o mpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos; volte-se ao Senhor, que se compadecer dele; e para o nosso Deus, porque generoso em perdoar. (55:7) Observe que diz, Deus generoso em perdoar, mas dentro do contexto que condicional, dependente de abandonar os maus caminhos e pensamentos e voltar-se para o Senhor. O profeta Daniel era altamente estimado (Dan 9:23) e dava sbios conselhos (apesar de nem sempre atendidos) para o Rei Nabucodonosor:

Portanto, rei, aceita o meu conselho, e pe fim aos teus pecados, praticando a justia, e s tuas iniqidades, usando de misericrdia com os pobres, se, porventura, se prolongar a tua tranqilidade. (Dan 4:27)
O filho de Nabucodonosor, Belsazar no se humilhou tampouco apesar de estar ciente do julgamento que Deus havia exercido sobre o seu pai e, chegou mesmo a posicionar-se contra o Senhor dos Cus (Dan 5:22;23). Quo mais sbio teria ele sido se houvesse seguido o bom exemplo de Daniel:

E orei ao Senhor meu Deus, e confessei, ... pecamos e cometemos iniqidades, procedemos impiamente, e fomos rebeldes, apartandonos dos teus preceitos e das tuas ordenanas. (Dan 9: 4;5)
Agora, pois, melhorai os vossos caminhos e as vossas aes, e ouvi a voz do Senhor vosso Deus, e o Senhor desistir do mal que falou contra vs. (Jer 26:13) Quando o cu se fechar e no houver chuva, por terem pecado contra ti, e orarem, voltados para este lugar, e confessarem o teu nome, e se converterem dos seus pecados, quando tu os afligires, (I Reis 8:35) Ele tambm conhecia o seguinte a cerca do arrependimento:

se na terra para onde forem levados em cativeiro carem em si, e se converterem, e na terra do seu cativeiro te suplicarem, dizendo: Pecamos, cometemos iniqidade, procedemos perversamente; se eles se arrependerem de todo o seu corao e de toda a sua alma, na terra do seu cativeiro, a que os tenham levado cativos, e orarem voltados para a sua terra, que deste a seus pais, e para a cidade que escolheste, e para a casa que edifiquei ao teu nome, (II Cronicas 6:37-38)

O Remdio
No livro de Ezequiel, o Senhor ordena que um selo seja colocado na fronte daqueles que suspiram e que gemem (que se lamentam) por causa de todas as abominaes que se cometem... (9:4) para proteg-los de serem massacrados (9:6). Algum tempo depois disso, Deus mandou Ezequiel profetizar:

Portanto dize casa de Israel: Assim diz o Senhor Deus: Convertei-vos, e deixai os vossos dolos; e desviai os vossos rostos de todas as vossas abominaes. (14:6)
Ezequiel ensinou: A alma que pecar, essa morrer (18:20). No entanto, Deus tem uma soluo:

Mas se o mpio se converter de todos os seus pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e preceder com retido e justia, certamente viver; no morrer. De todas as suas transgresses que cometeu no haver lembrana contra ele; pela sua justia que praticou viver. Tenho eu algum prazer na morte do mpio? diz o Senhor Deus. No desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva? ... Mas, convertendo-se o mpio da sua impiedade que cometeu, e procedendo com retido e justia, conservar este a sua alma em vida. Pois quem reconsidera, e se desvia de todas as suas transgresses que cometeu, certamente viver, no morrer. ... Portanto, eu vos julgarei, a cada um conforme os seus caminhos, casa de Israel, diz o Senhor Deus. Vinde, e convertei-vos de todas as vossas transgresses, para que a iniqidade no vos leve perdio. Lanai de vs todas as vossas transgresses que cometestes contra mim; e criai em vs um corao novo e um esprito novo; pois, por que morrereis, casa de Israel, (Ezeq 18:2123;27-28;30-31)
Jamais houve um cristo que no tenha sido tentado a pecar, mas o Esprito Santo fornece uma relevante e confortante verdade aos cristos da cidade de Corinto, verdade esta que se estende at ns tambm:

No vos sobreveio nenhuma tentao, seno humana; mas fiel Deus, o qual no deixar que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentao dar tambm o meio de sada, para que a possais suportar. (I Cor 10:13)
Todos sero tentados, mas ningum deve ceder a tentao. De que outras formas podemos evitar o pecado? O apstolo Paulo nos deu uma orientao que pode servir de conselho para nossas almas:

Pois os que so segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que so segundo o Esprito para as coisas do Esprito. Porque a inclinao da carne morte; mas a inclinao do Esprito vida e paz. (Rom 8:5;6)

Perdo Condicional
Muitos professores bblicos populares em nossos dias erradamente proclamam que todos os pecados dos cristos passado, presente e futuro j foram perdoados. Em contrapartida, a Bblia cita condies para poder ser perdoado depois de ter experimentado verdadeira regenerao:

Se confessarmos os nossos pecados, ele fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustia. (I Jo 1:9)
O apstolo Joo como sendo um salvo, incluiu-se a si mesmo aqui ao utilizar a primeira pessoa do plural. Essa confisso de pecados a Deus tem que estar acompanhada do desejo de renunciar a estes pecados:

O que encobre as suas transgresses nunca prosperar; mas o que as confessa e deixa, alcanar misericrdia. (Prov 28:13)
O Senhor Jesus deu outra condio fundamental para se receber o perdo, que poucos em nossos dias tem vontade de pregar:

Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, tambm vosso Pai celestial vos perdoar a vs; se, porm, no perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoar vossas ofensas. (Mat 6:14;15)
Jesus est dirigindo este ensino a seus discpulos que vieram a ele (5:1;2). Observe tambm em Mat 6:14;15 quando Jesus diz para eles que seu Pai no lhes perdoar se vocs no perdoarem os pecados dos outros. Ele no poderia estar falando a no salvos j que aqueles no tem Deus como seu Pai. O Rei Davi escreveu: Bem-aventurado aquele cuja transgresso perdoada, e cujo pecado coberto. (Salmo 32:1) e tambm sobre como ele obteria perdo:

Confessei-te o meu pecado, e a minha iniqidade no encobri. Disse eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgresses; e tu perdoaste a culpa do meu pecado. (Salmo 32:5)
O perdo no vem automaticamente, como foi evidenciado por este versculo. Davi teve que fazer algo para obter perdo. Talvez Joo tivesse esse e outros versculos similares em mente quando escreveu I Jo 1:9. A advertncia do Deus Soberano atravs de Isaas foi:

Lavai-vos, purificai-vos; tirai de diante dos meus olhos a maldade dos vossos atos; cessai de fazer o mal; aprendei a fazer o bem; buscai a justia, acabai com a opresso, fazei justia ao rfo, defendei a causa da viva. Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados so como a escarlata, eles se tornaro brancos como a neve; ainda que so vermelhos como o carmesim, tornar-se-o como a l. (1:16-18)
O Senhor longnimo para convosco, no querendo que ningum se perca, seno que todos venham a arrepender-se. (II Ped 3:9) Mas ns temos que fazer a nossa parte como est reportado nas sagradas escrituras. A Bblia no ensina que os cristos j esto perdoados mesmo antes que seus pecados futuros sejam cometidos. No permita que os falsos professores de nossos dias enganem voc. Fique atento a mensagem das escrituras.

Arrependimento Fundamental no Cristianismo


O escritor do livro de Hebreus ensinou (entre outras questes elementares) que arrependimento um princpio cristo fundamental:

Pelo que deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos at a perfeio, no lanando de novo o fundamento de arrependimento de obras mortas e de f em Deus (Heb 6:1)
Breve, examinaremos alguns dos atos que levam a morte. Paulo avisou aos cristos romanos que o pecado leva a morte (Rom 6:16) e Tiago advertiu de como esta morte ocorre:

Cada um, porm, tentado, quando atrado e engodado pela sua prpria concupiscncia; ento a concupiscncia, havendo concebido,

d luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. No vos enganeis, meus amados irmos. (Tiago 1:14-16)
Estes foram os ensinamentos bsicos e elementares da igreja primitiva os quais so raramente repetidos em nossos dias sombrios e pior ainda, so negados pelos professores da doutrina da eterna segurana ou perseverana dos santos.

O Verdadeiro Arrependimento Produz Frutos


A partir do arrependimento e salvao inicial, ns passamos da morte para a vida (I Jo 3:14), das trevas para a luz (Atos 26:18; Ef 5:8; I Pe 2:9), do poder de Satans para o poder de Deus (Atos 26:18). Mas no para a. Joo Batista nos deu o seu entendimento inspirado pelo Esprito Santo a respeito do que Deus requer do pecador arrependido em Lucas 3:8-14:

Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento; e no comeceis a dizer em vs mesmos: Temos por pai a Abro; porque eu vos digo que at destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abro. Tambm j est posto o machado raiz das rvores; toda rvore, pois, que no produz bom fruto, cortada e lanada no fogo. Ao que lhe perguntavam as multides: Que faremos, pois? Respondia-lhes ento: Aquele que tem duas tnicas, reparta com o que no tem nenhuma, e aquele que tem alimentos, faa o mesmo. Chegaram tambm uns publicanos para serem batizados, e perguntaram-lhe: Mestre, que havemos ns de fazer? Respondeu-lhes ele: No cobreis alm daquilo que vos foi prescrito. Interrogaram-no tambm uns soldados: E ns, que faremos? Disse-lhes: A ningum queirais extorquir coisa alguma; nem deis denncia falsa; e contentai-vos com o vosso soldo.
Observe a responsabilidade humana envolvida. Joo estava ensinando por acaso salvao pelas obras? No, absolutamente. O pai de Joo, Zacarias, profetizou a cerca dele pelo Esprito Santo (Lc 1:67), de que Joo daria ao seu povo conhecimento da salvao, na remisso dos seus pecados, (v.77). Apesar de que alguns possam erradamente alegar que Joo ensinou as leis ou as obras do Antigo Testamento, a verdade que Deus deu o conhecimento da salvao atravs dele! O ensinamento de Jesus a respeito dos justos foi bastante semelhante e inclua ao da parte do redimido, ou do bendito:

Ento dir o Rei aos que estiverem sua direita: Vinde, benditos de meu Pai. Possu por herana o reino que vos est preparado desde a fundao do mundo; porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes; estava nu, e me

vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na priso e fostes ver-me. (Mt 25:34-36)


Jesus ensinou: Pofiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procuraro entrar, e no podero. (Lc 13:24) Ainda assim a graa e a verdade vieram por Jesus Cristo (Jo 1:17). Apesar disso conflitar com o ensino falsificado de hoje em dia a respeito da graa, esta de fato a verdadeira graa bblica do Deus Altssimo. Escolha em quem voc vai crer naquele que tem toda a autoridade no cu e na terra (Mt 28:18) ou nos homens mpios de hoje em dia que adulteraram o ensino da graa (Judas 3;4).

Prove o Seu Arrependimento e Mantenha-se Firme


Enquanto ramos no salvos, ns gervamos frutos para a morte (Rom 7:5). Mas agora temos que produzir bons frutos, para evitarmos de ser cortados e lanados no fogo (Mat 3:10). Isto requer ao de nossa parte, o que no pode ser acusado de ser uma salvao pelas obras, j que Jesus endossou a mensagem de Joo (Mat 11:11). A mensagem padro do apstolo Paulo sobre graa tambm concordava com Joo:

antes anunciei que se arrependessem e se convertessem a Deus, praticando obras dignas de arrependimento. (Atos 26:20)
Jesus nos liberta da escravido do pecado (Jo 8:34-36), mas depois da salvao inicial, Paulo ensinou aos cristos que deveriam ser persistentes quanto a buscar a incorrupo e a continuar pelo Esprito a evitar o pecado a fim de viverem:

a saber: a vida eterna aos que, com perseverana em favor o bem, procuram glria, e honra e incorrupo; (Rom 2:7)

porque se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Esprito mortificardes as obras do corpo, vivereis. (Rom 8:13)
A responsabilidade humana e o livre arbtrio esto tambm bem claros nas advertncias de Paulo ao Pastor Timteo, quanto a este no participar dos pecados alheios; a conservar-se puro (I Tim 5:22). De igual forma, Joo aconselhou a seus filhos a na f a guardarem-se dos dolos (I Jo 5:21). Algum pode declarar: mas no estamos debaixo da lei. Isso verdade, ns no estamos debaixo da lei cerimonial, mas estamos debaixo da lei moral, como nos

mostram as passagens I Cor 6: 9;10, Ef 5:5-7; Gal 5:19-21; Judas 7; Apo 21:8, etc. Lembre-se de que Paulo disse aos cristos de Corinto para no serem idlatras (I Cor 10:7). Ele sabia que era possvel cristos tornarem-se outra vez idlatras, o que os levaria a acabar no lago de fogo segundo Apocalipse 21:8, a no ser que se arrependessem. Portanto estes apstolos aconselharam os cristos a prevenirem-se destes perigos espirituais. Tiago ensinou qual o tipo de religio que aceito por Deus e que os cristos deveriam guardar-se de:

A religio pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai esta: Visitar os rfos e as vivas nas suas aflies e guardar-se isento da corrupo do mundo. (Tiago 1:27)
Todos estes so verdadeiros ensinos da graa. O problema, ento, reside naqueles que tm uma viso distorcida da graa.

Examine Seu Corao e Liberte-se


Seguir os conselhos dos Salmos pode ser de grande benefcio para aqueles que desejam andar em devoo ao Senhor:

Irai-vos e no pequeis; consultai com o vosso corao em vosso leito, e calai-vos. (Salmos 4:4)

Confesso a minha iniqidade; entristeo-me por causa do meu pecado. (Salmos 38:18) Quando considero os meus caminhos, volto os meus ps para os teus testemunhos. (Salmos 119:59) Sonda-me, Deus, e conhece o meu corao; prova-me, e conhece os meus pensamentos; v se h em mim algum caminho perverso, e guia-me pelo caminho eterno. (Salmos 139:23;24)
Estes tipos de oraes nos ajudaro a manter um corao puro, o que vital j que os de corao puro que entraro no lugar santo de Deus (Salmos 24:3;4). Conservemos ento a f e uma boa conscincia, o que evitar que naufraguemos na f. (I Tim 1:19) Pedro e Paulo nos deram outros importantes conselhos e ordenanas:

Deixando, pois, toda a malcia, todo o engano, e fingimentos, e invejas, e toda a maledicncia, desejai como meninos recm-nascidos, o puro leite espiritual, a fim de por ele crescerdes para a salvao (I Ped 2:1;2)

Pois, quem quer amar a vida, e ver os dias bons, refreie a sua lngua do mal, e os seus lbios no falem engano; aparte-se do mal, e faa o bem; busque a paz, e siga-a. (I Ped 3:10;11)

Pelo que, amados, como estais aguardando estas coisas, procurai diligentemente que por ele sejais achados imaculados e irrepreensvel em paz (II Ped 3:14) Exterminai, pois, as vossas inclinaes carnais; a prostituio, a impureza, a paixo, a vil concupiscncia, e a avareza, que idolatria; pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobedincia; nas quais tambm em outro tempo andastes, quando viveis nelas; mas agora despojai-vos tambm de tudo isto: da ira, da clera, da malcia, da maledicncia, das palavras torpes da vossa boca; no mintais uns aos outros, pois que j vos despistes do homem velho com os seus feitos, e vos vestistes do novo, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; (Col 3:5-10)
Livrar-se do pecado a fim de voltar para Deus j uma ordenana bblica de longa data:

Samuel, pois, falou a toda a casa de Israel, dizendo: Se de todo o vosso corao voltais para o Senhor, lanai do meio de vs os deuses estranhos e as astarotes, preparai o vosso corao para com o Senhor, e servi a ele s; e ele vos livrar da mo dos filisteus. (I Sam 7:3)

Lanai de vs todas as vossas transgresses que cometestes contra mim; e criai em vs um corao novo e um esprito novo; pois, por que morrereis, casa de Israel, (Ezeq 18:31)

Verdadeiro Arrependimento Inclui Contrio Sincera e Vergonha


Verdadeiro arrependimento tambm se manifesta em contrio e vergonha sobre os pecados cometidos e um profundo desejo de agir corretamente:

Porque, quando reis servos do pecado, estveis livres em relao justia. E que fruto tnheis ento das coisas de que agora vos envergonhais? Pois o fim delas a morte. Mas agora, libertos do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificao, e por fim a vida eterna. (Rom 6:20-22)

Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvao, o qual no traz pesar; mas a tristeza do mundo opera a morte. Pois vde quanto cuidado no produziu em vs isto mesmo, o serdes contristados segundo Deus! Sim, que defesa prpria, que indignao, que temor, que saudades, que zelo, que vingana! Em tudo provastes estar inocentes nesse negcio. (II Cor 7:10;11)

O sacrifcio aceitvel a Deus o esprito quebrantado; ao corao quebrantado e contrito no desprezars, Deus. (Salmos 51:17)
Por outro lado, os mpios carecem de temor a Deus e de contrio que leve a salvao:

A transgresso fala ao mpio no ntimo do seu corao; no h temor de Deus perante os seus olhos. Porque em seus prprios olhos se lisonjeia, cuidando que a sua iniqidade no ser descoberta e detestada. (Salmos 36:1;2)
Portanto, uma boa forma de examinar as condies de seu corao : voc teme a Deus e abomina o seu pecado, ou voc est entre os mpios que acabaram de ser descritos acima?

Atos que Levam a Morte


Como foi mencionado acima, Heb 6:1 declara que h atos que levam a morte, mas quais so eles? Pecados tais como foram descritos em I Cor 6:9;10, Ef 5:5;6, Gal

5:19-21 e Apo 21:8 nos do uma idia de coisas das quais temos que nos arrepender, j que aqueles que as praticam no herdaro o reino de Deus:

No sabeis que os injustos no herdaro o reino de Deus? No vos enganeis: nem os devassos, nem os idlatras, nem os adlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladres, nem os avarentos, nem os bbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdaro o reino de Deus. (I Cor 6: 9-10)

Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual idlatra, tem herana no reino de Cristo e de Deus. Ningum vos engane com palavras vs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobedincia. (Ef 5:5;6) Ora, as obras da carne so manifestas, as quais so: a prostituio, a impureza, a lascvia, a idolatria, a feitiaria, as inimizades, as contendas, os cimes, as iras, as faces, as dissenses, os partidos, as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como j antes vos preveni, que os que tais coisas praticam no herdaro o reino de Deus. (Gal 5:19-21) Mas, quanto aos medrosos, e aos incrdulos, e aos abominveis, e aos homicidas, e aos adlteros, e aos feiticeiros, e aos idlatras, e a todos os mentirosos, a sua parte ser no lago ardente de fogo e enxofre, que a segunda morte. (Apo 21:8)
Que esperana o cristo que tiver cado em algum destes pecados depois da salvao inicial tem? Estes pecados tem que ser confessados e abandonados, enquanto se busca o perdo diante de Deus. Jesus ensinou que o filho prdigo reviveu novamente depois de ter estado completamente arruinado por seu envolvimento com prostitutas (Lc 15:24;32). O mesmo pode ser dito quanto a Davi depois de se humilhar buscando o perdo do Senhor por seu pecado sexual e de assassinato (Salmos 51). Por acaso Davi estava salvo durante o seu perodo de pecado abominvel antes de se arrepender? No de acordo com o Deus Soberano, que falou em Apo 21:8 do seu prprio trono logo depois que o infinito trabalho do Senhor Jesus estava completo. Deus no faz exceo a ningum, incluindo um homem que escreveu parte da Bblia. Graas a Deus Davi se arrependeu antes de morrer. Muitos no o fazem. Ezequiel explicou o que aconteceu espiritualmente ao Rei Davi durante o perodo de trevas em sua vida:

Mas, desviando-se o justo da sua justia, e cometendo a iniqidade, fazendo conforme todas as abominaes que faz o mpio, porventura viver? De todas as suas justias que tiver feito no se far memria; pois pela traio que praticou, e pelo pecado que cometeu ele morrer. (Ezeq 18:24)

... A justia do justo no o livrar no dia da sua transgresso; e, quanto impiedade do mpio, por ela no cair ele no dia em que se converter da sua impiedade; nem o justo pela justia poder viver no dia em que pecar. Quando eu disser ao justo que certamente viver, e ele, confiando na sua justia, praticar iniqidade, nenhuma das suas obras de justia ser lembrada; mas na sua iniqidade, que praticou, nessa morrer. (Ezeq 33:12;13)
Semelhante ao que Jesus ensinou a cerca do filho prdigo, Paulo disse para os cristos romanos:

porque se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Esprito mortificardes as obras do corpo, vivereis. (Rom 8:13)
Aqueles que so espirituais podem ajudar a restaurar um irmo que tenha cado:

Meus irmos, se algum dentre vs se desviar da verdade e algum o converter, sabei que aquele que fizer converter um pecador do erro do seu caminho salvar da morte uma alma, e cobrir uma multido de pecados. (Tiago 5: 19;20)

Irmos, se um homem chegar a ser surpreendido em algum delito, vs que sois espirituais corrigi o tal com esprito de mansido; e olha por ti mesmo, para que tambm tu no sejas tentado. (Gal 6:1) Se algum vir seu irmo cometer um pecado que no para morte, pedir, e Deus lhe dar a vida para aqueles que no pecam para a morte. H pecado para morte, e por esse no digo que ore. Toda injustia pecado; e h pecado que no para a morte. (I Jo 5:16;17)

Restituindo
Ladres devem devolver aquilo que roubaram:

.... O ladro certamente dar indenizao; se nada possuir, ser ento vendido por seu furto. Se o furto for achado vivo na sua mo, seja boi, ou jumento, ou ovelha, pagar ele o dobro. Se algum fizer pastar o seu animal num campo ou numa vinha, e se soltar o seu animal e este pastar no campo de outrem, do melhor do seu prprio campo e do melhor da sua prpria vinha far restituio. Se alastrar um fogo e pegar nos espinhos, de modo que sejam destrudas as medas de trigo, ou a seara, ou

o campo, aquele que acendeu o fogo certamente dar, indenizao. Se algum entregar ao seu prximo dinheiro, ou objetos, para guardar, e isso for furtado da casa desse homem, o ladro, se for achado, pagar o dobro ... Em todo caso de transgresso, ... aquele a quem os juzes condenarem pagar o dobro ao seu prximo ... Se, porm, o animal lhe tiver sido furtado, far restituiro ao seu dono ... Se algum pedir emprestado a seu prximo algum animal, e este for danificado ou morrer, no estando presente o seu dono, certamente dar indenizao ... Se algum seduzir uma virgem que no for desposada, e se deitar com ela, certamente pagar por ela o dote e a ter por mulher. Se o pai dela inteiramente recusar dar-lha, pagar ele em dinheiro o que for o dote das virgens. (Exo 22:13;17)
Por acaso a restituio se aplica a ns que estamos debaixo da Nova Aliana? Sim! Diante da vontade de Zaqueu de restituir queles que ele havia defraudado, Jesus declarou que isso mostrava que salvao havia chegado a ele:

Zaqueu, porm, levantando-se, disse ao Senhor: Eis aqui, Senhor, dou aos pobres metade dos meus bens; e se em alguma coisa tenho defraudado algum, eu lho restituo quadruplicado. Disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvao a esta casa, porquanto tambm este filho de Abrao. Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido. (Lc 19:8-10)
Mas no caso do ladro que estava morrendo, ele no tinha absolutamente como devolver o que havia roubado, mas mesmo assim foi perdoado (Lucas 23:42;43).

Lista Resumindo
Apesar de no ser uma lista exaustiva, ns vimos as seguintes verdades citadas na Bblia:

Clame urgentemente a Deus, abandone os maus caminhos e a violncia (Jonas 3:5-10)

Reconhea que pecou diante do cu e diante de Deus e de que no mais digno de ser chamado filho (Lc 15:17-21; II Sam 12:13)

Lamente-se amargamente de seu pecado (Lc 22: 61;62)

Volte-se para Deus, lave suas mos; purifique o seu corao, sinta pesar, lamente e chore; troque o seu riso por pranto e a sua alegria por tristeza; humilhe-se diante de Deus (Tiago 4:8-10)

Abandone seus caminhos mpios e maus pensamentos, volte-se para Deus (Isa 55:7)

Renuncie os seus pecados ao agir corretamente e, renuncie a sua maldade ao ser generoso com os oprimidos (Dan 4:27)

Ore a Deus e confesse que pecou e agiu mal, que foi mpio e rebelde, que virou as costas para os mandamentos e leis de Deus. Busque ardentemente o favor de Deus ao abandonar os pecados e por dar ateno a verdade de Deus. (Dan 9:4;5)

Refaa os seus caminhos e aes e obedea ao Senhor (Jer 26:13)

Confesse o nome de Deus e abandone o pecado (I Reis 8:35)

Mude o seu corao, implore a Deus, volte-se a Deus de todo o corao e alma (II Cron 6:37;38)

Procure a sada que Deus providenciou para que voc possa permanecer firme quando tentado (I Cor 10:13)

Semeie no Esprito para colher vida eterna; no se canse de fazer o bem, no desista; faa o bem a todos, especialmente aos crentes (Gal 6:8-10)

Sinta pesar e lamente quanto a coisas abominveis (Ez 9:4)

Arrependa-se! Abandone os dolos e renunciei a todas as prticas abominveis! (Ez 14:6)

Deixe todos os pecados malignos cometidos e guarde todos os decretos de Deus. Faa o que justo e certo. Pense a cerca de todas as iniqidades cometidas e deixe-as. Arrependa-se! Abandone todas as suas iniquidades. Livre-se de todas

as iniquidades cometidas e receba um novo corao e um novo esprito. (Ezeq 18: 21-23; 27; 28; 30; 31)

Confesse os seus pecados (I Jo 1:9)

No esconda os seus pecados, mas os confesse e renuncie a eles para achar misericrdia diante de Deus (Prov 28:13)

Reconhea o seu pecado diante de Deus e no encubra a sua iniqidade; confesse suas transgresses ao Senhor (Salmos 32:5)

Lave-se e purifique-se. Retire as suas ms obras da vista de Deus! Pare de fazer o mal e aprenda a fazer o bem! Busque justia e acabe com a opresso. Faa justia aos rfos, defenda a causa das vivas. (Isa 1:16-18)

Arrependa-se de atos que levam a morte (Heb 6:1)

Produza frutos dignos de arrependimento para evitar ser cortado e lanado no fogo (Mat 4:12-17; Mt 25:34-36; Lc 3:8-14)

Procure entrar pela porta estreita (Lc 13:24)

Arrependa-se e volte-se para Deus e prove o seu arrependimento atravs de suas boas obras (Atos 26:20) Persista em fazer o bem, busque glria, honra e incorruptibilidade para que Ele lhe d vida eterna (Rom 2:7)

No viva para a carne, mas pelo Esprito mortifique as obras da carne para que viva (Rom 8:13)

No compartilhe do pecado de outros, mas mantenha-se puro (I Tim 5:22)

Guarde-se dos dolos (I Jo 5:21)

Guarde-se da contaminao do mundo (Tiago 1:27)

Em seu leito, examine o seu corao e cale-se (Salmos 4:4)

Avalie os seus caminhos e volte os seus ps para os estatutos de Deus (Salmos 119:59)

Pea a Deus para sondar e conhecer voc e o seu corao; provar voc e conhecer os seus pensamentos; para ver se h em voc algum caminho perverso e guiar-lo pelo caminho eterno (Salmo 139:23;34)

Mantenha a f e a boa conscincia (I Tim 1:19)

Renuncie a toda a malcia e engano, hipocrisia, inveja e maledicncia de qualquer tipo, tome leite puro espiritual (I Ped 2:1;2)

Guarde a sua lngua do mal e os seus lbios do engano; aparte-se do mal e faa o bem; busque a paz e siga-a (I Ped 3:10;11) Busque diligentemente ser achado imaculado, irrepreensvel e em paz com Ele (II Ped 3:14) Extermine as suas inclinaes carnais, livre-se da raiva, dio, malcia, maledicncia, impureza e mentira (Col 3:5-10)

Livre-se de todos os deuses estranhos (I Sam 7:3) e perversidades cometidas; receba um novo corao e um novo esprito (Ez 18:31) Sinta vergonha de seus pecados passados (Rom 6:20-22) Tenha um pesar sincero e um forte desejo de purificar-se (II cor 7:10;11)

Tenha um esprito quebrantado e um corao contrito (Salmos 51:7)

Tema a Deus e abomine o pecado (Salmos 36:1;2)

Abstenha-se por completo de todos os pecados listados em I Cor 6:9;10, Ef 5:57; Gal 5:19-21 e Apo 21:8

Restitua o que roubou (Exo 22:3-17; Lc 19:8-10)

Um dos maiores benefcios concedidos a todos os cristos o privilgio de oraes respondidas. No entanto, apesar da vontade do Senhor para responder as oraes, bvio que algumas oraes no foram respondidas. Por que isso?

Um dos maiores benefcios concedidos a todos os cristos o privilgio de oraes respondidas. Na Bblia, Jesus fez esta promessa tremenda, "E tudo o que pedirdes em orao, crendo, recebereis" (Mateus 21:22).No entanto, apesar da vontade do Senhor para responder as oraes, bvio que algumas oraes no foram respondidas. Por que isso? A seguir esto os 11 motivos porque oraes no so respondidas

1. Falta de comunho com Deus e Sua Palavra


Joo 15:7 "Se permanecerdes em mim e as minhas palavras permanecerem em vs, pedireis o que quiserdes, e isso ser feito para voc." oraes no atendidas so, por vezes, um resultado da ausncia de comunho com o Senhor e Sua Palavra. Jesus prometeu que, se quisermos permanecer em sua comunho, e permitir que a Sua Palavra permanea em ns, isso produziria resultados na orao.

2. No procura agradar ao Senhor


1 Joo 3:22 "E aquilo que pedimos dele recebemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos o que agradvel Sua vista". Respostas orao vem quando buscamos cumprir Seus mandamentos e agradar ao Senhor com nossa vida. Esta no sugerir que "ganhar" oraes respondidas, mais do que podemos ganhar a salvao que vem somente pela f (Ef 2:8-9). Ele responde nossas oraes de sua "graa" e "misericrdia" (Hb 4:16), e no apenas de nossas boas aes. No entanto, guardando os Seus mandamentos e agradvel ao Senhor um produto de nossa obedincia Sua palavra, que a f em ao (Tiago 2:20). Quais so os Seus mandamentos?

Ele ordenou para ns amarmos o Senhor com todo nosso corao, mente e alma, e amar o nosso prximo como a ns mesmos (Marcos 12:30-31). Alm disso, Jesus disse que devemos amar os irmos como Ele nos amou. "Este o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros como eu vos amei" (Joo 15:12). Falta de amor, amargura, falta de perdo a raiz de muitas oraes no respondidas, uma vez que opera a f pelo amor (Gl 5:6).

3. O pecado no confessado em sua vida


1 Pedro 3:12 "Porque os olhos do Senhor esto sobre os justos e os seus ouvidos esto abertos s suas oraes, mas o rosto do Senhor est contra aqueles que praticam o mal." No h dvida de que o pecado vai atrapalhar o fluxo de bnos de Deus e respostas s oraes. O salmista Davi escreveu: "Se eu atender iniqidade no meu corao, o Senhor no me ouvir" (Sl 66:18). Todos os atos de rebeldia e desobedincia a Deus considerado pecado. Pecados de "comisso", so aqueles atos evidentes que so feitas em desobedincia. No entanto, os pecados de "omisso", so aquelas coisas que no fazemos em obedincia, mas sabemos que devemos (Tiago 4:17). O remdio para todo o pecado confessar a Deus, abandon-lo, e pedir a Ele para perdo-lo (1 Joo 1:9).

4. Motivos imprprio
"Pedis e no recebeis, porque pedis mal, para gastar em seus prprios prazeres." Nossa motivao em nossos pedidos de orao so motivo de preocupao para o Senhor. Ele deseja nos ajudar em nossa hora de necessidade, mas no obrigado a responder oraes que apenas alimentar nossos carnal, apetites e (lascivo) prazeres. Nossas motivaes e desejos pode ser corrigido por humilhando-nos, e chegar perto de Deus (Tiago 4:8-10).

5. No pedir na vontade de Deus


1 Joo 5:14-15 "E esta a confiana que temos nele, que se pedirmos alguma coisa segundo a Sua vontade, Ele nos ouve. E, se sabemos que Ele nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcanamos as peties que pedimos a Ele ".

Deus s vai atender a essas oraes que esto na "Sua" vontade. Quando pedimos alguma coisa que est em Sua vontade, podemos ter certeza de que tais "Peties" (pedidos) so concedidos a ns. a vontade de Deus revelada atravs de Sua Palavra, a Bblia. Qualquer coisa prometida pela Sua Palavra Sua vontade, e ns podemos estar confiantes de que Ele vai honrar nossas oraes baseado em Sua Palavra.

6. No sabemos como orar


Lucas 11:1 "... Senhor, ensina-nos a orar " Alguns falta eficcia na orao simplesmente porque eles no sabem o que as Escrituras ensinam sobre a orao.Jesus deu aos Seus discpulos um esboo para a orao em Mateus 6:9-13. Aproveite o tempo para estud-la. Outras passagens ensinam que a orao , antes de ser um ntimo, privado de tempo com o Senhor (Mt 6:6), para ser misturado com louvor e ao de graas (Atos 16:25 ). Tempos de jejum e orao so benficas para fortalecer nossa f e poder na orao (Atos 14:23, 1 Corntios. 7:5). Com freqncia, Jesus foi para locais ermos para passar longos perodos em orao (Lucas 6:12, Mat. 4:2).

7. Falta de F
Hebreus 11:6 "Ora, sem f impossvel agradar a Deus, pois aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que Ele galardoador daqueles que o buscam." No podemos agradar a Deus sem f. A orao no apenas "implorando" de Deus. " acreditando que" Deus e Sua Palavra! F ir surgir e crescer como estamos dando ateno Palavra de Deus (Romanos 10:17). Nossa f tambm pode ser "construda", orando no Esprito Santo (Judas 1:20).

8. Incompreenso da F
Marcos 11:24 "Por isso vos digo, tudo o que voc perguntar quando orardes, crede que recebestes, e ser assim convosco." Muitos no entendem que a f acreditar na realidade das coisas, embora no possamos v-los (Hebreus 11:1). Jesus disse que "quando" voc reza, voc deve acreditar que "receber" a sua resposta naquele momento. A palavra "receber" vem da palavra grega, lambano, que significa "receber agora" (presente). Ele ento diz que vai "ter" deles.

"Ter" vem, ESOMAI, que significa "possuir mais tarde" (tempo futuro). Ento, quando oramos, devemos acreditar no resultado acabado da nossa orao, e que acabar por experimentar os resultados tangveis algum tempo depois.

9. f vacilante
Tiago 1:6-7 "Mas deixe que ele pedir com f, sem duvidar, pois aquele que duvida semelhante onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Para no deixar que tal homem que receber do Senhor alguma coisa "; H aqueles que permitem que todos os "ventos" de sentimentos ou situaes que influenciam ou desencorajar a sua f. Eles vacilam e para trs, como as ondas atiradas sobre o mar. Um dia, eles acreditam, mas a prxima, eles esto prontos para desistir, e assim por diante. Essas pessoas geralmente baseiam sua f em seus sentimentos ou emoes em vez de a Palavra de Deus. Eles que vacilar em sua f no pode esperar para receber "qualquer coisa do Senhor." A nossa f deve tornar-se estvel, firme e consistente para receber de Deus.

10. A no aplicao da autoridade espiritual


Marcos 11:23 "Porque com certeza, eu vos digo, quem disser a este monte, ser removida e ser lanada ao mar, e no duvidar no seu corao, mas acredita que as coisas que ele diz que vai ser feito, ele ter o que ele diz. " H momentos em que algumas oraes no podem chegar longe. A razo para isto que os problemas que enfrentamos podem "s vezes" ser um produto de origem espiritual do mal. Como Paulo escreve: "Porque no temos que lutar contra carne e sangue, mas contra os principados, contra as potestades, contra os prncipes das trevas deste sculo, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais" (Ef 6:12). Em tais casos, nossas oraes precisam se engajar no que chamamos de "guerra espiritual" para obter resultados.

A necessidade deste tipo de orao mais evidente quando os cristos lidam diretamente com a atividade demonaca. Para esta operao o mal para que cessem, nossas oraes devem incluir o exerccio da autoridade espiritual contra o diabo em nome de Jesus, ordenando-lhe para sair (Atos 16:18). Portanto, como Jesus indicou, haver momentos em que ns podemos precisar de literalmente falar com montanhas (simblica de obstculos e problemas) e dizer-lhes mover-se em "nome de Jesus.

11. Falta de perseverana


Glatas 6:9 "E no nos cansemos de fazer bem, porque na poca ceifaremos, se no houvermos desfalecido." Provavelmente, o maior motivo que algumas oraes ficam sem resposta porque muitos do-se a orar e crer antes de receber sua resposta. Enquanto temos a promessa da Palavra de Deus, temos que ser paciente e persistente - continuar a acreditar e no desistir, no importa quanto tempo leva! Deus tem um "tempo oportuno", quando Ele trar a resposta para as nossas oraes

Вам также может понравиться