Вы находитесь на странице: 1из 13

As fragilidades dos sistemas agrrios e dos espaos rurais

Tanto em Portugal como nos restantes membros da UE, a agricultura uma atividade econmica cuja contribuio para a criao de riqueza tem vindo a decrescer e deve-se, essencialmente, ao desenvolvimento das atividades dos sectores secundrio e tercirio, que aumentou muito e tende a crescer. A agricultura continua, tambm, a enfrentar problemas como os nveis de rendimento e produtividade e a qualificao profissional dos agricultores. O setor agrcola, no entanto, mantem ainda algum peso na criao de emprego e detm uma grande importncia na ocupao do espao e na preservao da paisagem, constituindo mesmo a base econmica essencial de algumas reas rurais de Portugal, sendo o Alentejo a regio agrria que explora mais a agricultura.

Regies agrarias
Paisagens agrarias- aspeto que o espao agrrio apresenta numa determinada rea. Caracteriza-se pelo tipo de cultura, forma dos campos, malha dos caminhos e tipo de povoamento. As diversas paisagens agrarias do origem a regies agrarias:

Guimares
Ribatejo e Oeste

As caractersticas das regies agrarias reflete as condies naturais e ocupao humano do territrio.

Condicionalismos da agricultura portuguesa


Fsicos: Clima Relevo Solo Recursos naturais

No sul: Fraca precipitao Temperaturas mais elevadas Relevo menos acidentado Maior inclinao Solos menos frteis No norte: Forte precipitao Temperaturas mais amenas Relevo mais acidentado Menor isolao Solo mais frtil Humanos: Densidade populacional Aspetos histricos Estrutura fundiria Polticas agrcolas Objetivo de produo Tecnologias e prticas utilizadas Idade e formao dos agricultores

No norte: O nmero de filhos sempre foi maior o que originou uma grande diviso da terra atravs do processo de herana. No sul: O nmero de filhos menor e a terra herdade pelo filho mais velho.

Densidade Populacional

No norte: Doao de terras aos nobres grande diviso de parcelas. No sul: Doao de terras s ordens religiosas fraca diviso de parcelas.

Aspetos histricos

No norte: Pequenas exploraes (Bocage) que dificultam a introduo de maquinaria minifndios. No sul: Grandes exploraes (open fields) latifndios.

Estrutura fundiria
De uma forma geral os agricultores apresentam idades superiores a 50 anos e no possuem mais que o 1 ciclo.

Idade e formao dos agricultores

No sul: Quando a produo se destina ao autoconsumo, as exploraes so de menor dimenso, e muitas vezes continuam a utilizar tcnicas artesanais.

No norte Se a produo se destina ao mercado, as exploraes so de maior dimenso e utilizam tecnologia moderna (maquinas,

sistemas de rega, estufas, etc.) o que contribui para uma maior produtividade do trabalho e do solo.

Objetivo de produo

Orientaes e medidas legislativas quer nacionais quer comunitrias, so atualmente fatores de grande importncia uma vez que influenciam as opes dos agricultores relativamente aos produtos cultivados, regulamentam praticas agrcolas, como a utilizao de produtos qumicos, incentivos financeiros.

Polticas agrcolas

As paisagens agrarias O espao rural ocupa uma parte significativa do territrio portugus e nele se desenvolvem as atividades agrcolas, mas tambm outras, como o artesanato, o turismo e a produo de energias renovveis que, atualmente, tm cada vez mais expresso. No espao rural, destaca-se o espao agrrio reas ocupadas com a produo agrcola (vegetal e animal), pastagens e florestas, habitaes dos agricultores e, ainda, infraestruturas e equipamentos associados atividade agrcola (caminhos, canais de rega, estbulos, etc.). No espao agrrio, individualizam-se:
O espao agrcola rea utilizada para a produo vegetal e\ou animal A superfcie agrcola utilizada (SAU) rea do espao agrcola ocupada com culturas

No espao rural, as diferentes culturas, a forma e o arranjo dos campos, a malha dos caminhos e o tipo de povoamento do origem a diferentes paisagens agrarias. Os sistemas de cultura conjunto de plantas cultivadas, forma como estas se associam e tcnicas utilizadas no seu cultivo so diferentes de regio para regio, devido, essencialmente, a fatores relacionados com o relevo, o clima e os solos. Nos sistemas intensivos, o solo total e continuamente ocupado, e nos tradicionais, comum a policultura mistura de culturas no mesmo campo e colheitas que se sucedem umas as outras. So sistemas utilizados em reas de solos frteis e de abundancia de gua. Por isso predominam as culturas de regadio precisam de rega regular. Estes sistemas dominam, sobretudo nas regies agrarias do Litoral Norte, na Madeira e em algumas ilhas dos Aores Nos sistemas extensivos tradicionalmente dominantes em Trs-osMontes e no Alentejo, no h uma ocupao permanente e contnua do solo. Pratica-se, habitualmente, a rotao de culturas a superfcie agrcola dividida em folhas (setores) que, rotativamente, so, em cada ano, ocupadas com culturas diferentes, alternando os cultivos principais com espcies que permitem melhorar a qualidade do solo. Por vezes utiliza-se o pousio uma folha permanece em descanso sem qualquer cultivo. Este sistema tradicional praticado em reas de solos mais pobres e secos no vero, associando-se a monocultura cultivo de um s produto no mesmo campo e as culturas de sequeiro com pouca necessidade de gua. Atualmente, os sistemas extensivos (sem pousio) associam-se a uma agricultura mecanizada e voltada para o mercado, sobretudo nas regies do Alentejo e Ribatejo e Oeste. As paisagens agrarias so tambm caracterizadas pela morfologia aspeto dos campos no que respeita forma e dimenso das parcelas e a rede de caminhos. Nas regies de Entre Douro e Minho, Beira Litoral, Algarve, Madeira e em algumas ilhas dos Aores, predominam as exploraes de pequena dimenso, constitudas por vrias parcelas de forma irregular e quase sempre vedadas campos fechados com muros ou renques de rvores e arbustos, que delimitam a propriedade e protegem as culturas do vento e da invaso do gado.

No Alentejo e Ribatejo e Oeste, predominam as exploraes de media e grande dimenso e vastas parcelas de forma regular que, embora atualmente se encontrem, na sua maioria, delimitadas por sebes metlicas, eram tradicionalmente campos abertos sem qualquer vedao. A diversidade da paisagem resulta tambm das diferentes formas de povoamento, que variam desde a aglomerao total pura disperso (disperso, concentrado e misto).

Caractersticas das exploraes agrcolas


Em Portugal, existiam, em 2005, mais de trezentas mil exploraes agrcolas distribudas desigualmente pelas diferentes regies agrrias.

Distribuio do n de exploraes por regio agraria

A distribuio regional das exploraes, segundo o seu nmero, evidencia o contraste Norte-Sul e reflete as desigualdades no que respeita a sua dimenso. A tendncia atual de reduo do nmero de exploraes e, consequentemente, do aumento da sua dimenso media.

No norte de Portugal continental, especialmente nas regies agrarias da Beira Litoral e de Entre Douro e Minho, predominam as exploraes de pequena dimenso que, geralmente, correspondem a minifndios pequena propriedade. Pelo contrrio, no sul, particularmente no Alentejo, predominam as exploraes de grande dimenso que, outrora, constituam vastos latifndios. Dai que o Alentejo apresente um reduzido nmero de exploraes, apesar da sua vasta rea agrcola. Nas regies autnomas, domina a pequena dimenso de exploraes, sobretudo na Madeira, regio que tem a menor dimenso mdia de exploraes do pas. Em Portugal, o grande nmero de pequenas exploraes condiciona o desenvolvimento da agricultura, uma vez que limita a mecanizao e a modernizao dos sistemas de produo. Estas caractersticas das exploraes refletem-se na sua dimenso econmica.

Distribuio, estrutura e formas de explorao da SAU


A desigual distribuio da SAU deve-se, essencialmente, as caractersticas do relevo e da ocupao humana. O relevo aplanado, a fraca densidade populacional e o povoamento concentrado permitem a existncia de vastas extenses de reas cultivadas, no Alentejo, a SAU ocupa a maior extenso (48,8%). Nas regies de relevo mais acidentado, maior densidade populacional e povoamento disperso, como a Madeira, a Beira Litoral e Entre Douro e Minho, a rea ocupada pela SAU menor. A superfcie agrcola utilizada engloba: Terras arveis ocupadas com culturas temporrias (de ciclo vegetativo anual ou que tem de ser ressemeadas com intervalos inferiores a cinco anos) e com campos em pousio. Culturas permanentes plantaes que ocupam as terras durantes um longo perodo, como um olival, uma vinha, um pomar, etc. Pastagens permanentes reas onde so semeadas espcies por um perodo superior a cinco anos, destinados ao pasto de gado Horta familiar superfcie ocupada com produtos hortcolas ou frutos destinados a autoconsumo.

A composio da SAU segundo os seus usos tambm apresenta diferenas regionais significativas. Na Beira Litoral, as terras arveis ocupam mais de metade da SAU, seguidas de culturas permanentes. As culturas permanentes tm maior importncia no Algarve e na Madeira, onde a produo de frutas e vinho importante. As pastagens permanentes ocupam quase a totalidade da SAU nos Aores, onde as condies climticas favorecem a formao de prados naturais e a criao de gado bovino muito importante, e cerca de dois teros no Alentejo, onde o aumento de pastagens permanentes reflete o investimento na criao de prados artificiais, com recurso a modernos sistemas de rega, sobretudo para gado bovino. Principais formas de explorao da SAU: Conta prpria o produtor tambm o proprietrio Arrendamento o produtor paga um valor ao proprietrio da terra pela sua utilizao

A explorao por conta prpria habitualmente considerada a mais vantajosa e predomina por todo o pas, destacando-se em Trs-osMontes e na Madeira. O proprietrio procura obter o melhor resultado possvel da terra, mas como est a cuidar do que seu, preocupa-se com a preservao dos solos e investe em melhoramentos fundirios, como a construo de redes de drenagem, a colocao de instalaes de rega permanentes, etc. os proprietrios podem, tambm, com maior facilidade, aliar a atividade agrcola a outros, contribuindo para a diversificao da base econmica e para o desenvolvimento sustentvel das ares rurais. Pelo contrrio, o arrendamento pode ser desvantajoso, pois os arrendatrios nem sempre se interessam pela valorizao e preservao das terras, preocupando-se mais em tirar delas o mximo proveito durante a vigncia do contrato. Porem, o arrendamento pode evitar o abandono das terras, nos casos em que o proprietrio no possa ou no queira explor-las.

A populao agrcola
A populao ativa no setor primrio representava, em 2005, cerca de 12% do emprego em Portugal e, na sua maioria, fazia parte da

populao agrcola familiar o produtor agrcola e os membros do seu agregado domestico, trabalhem ou no na explorao. De 1999-2005 verificou-se um decrscimo de 30% na populao agrcola familiar. Esta diminuio est ligada, principalmente, ao desaparecimento de muitas exploraes, mas tambm a um ligeiro decrscimo na dimenso mdia do agregado familiar. A populao ativa agrcola tambm diminui bastante nos ltimos decnios, devido a modernizao da agricultura e melhor oferta de emprego nos outros setores de atividade. Esta oferta tem aumentado, provocando o xodo agrcola transferncia de mo-deobra para outros setores de atividade, ainda que mantendo a residncia nas reas rurais. Tal evoluo influenciou a estrutura etria da populao agrcola portuguesa e contribuiu para o seu envelhecimento. O nvel de instruo dos agricultores, embora tenha vindo a aumentar, ainda relativamente baixo. S uma pequena parte tem habilitaes que vo alem do segundo ciclo do ensino bsico. A formao profissional da larga maioria dos agricultores continua a ser exclusivamente prtica. A transmisso de conhecimentos e experiencias de pais para filhos apresenta-se ainda como o principal modo de formao. S ma pequena parte da populao agrcola tem formao profissional. O envelhecimento e os baixos nveis de instruo e de formao profissional da populao agrcola constituem um entrave ao desenvolvimento da agricultura, nomeadamente no que respeita adeso a inovaes, capacidade de investir e arriscar e adaptao as normas comunitrias de produo e de comercializao.

Composio da mo-de-obra:
A mo-de-obra agrcola essencialmente familiar no entanto nas regies com maior dimenso, comum a mo-de-obra agrcola no familiar sobretudo devido maior especializao da agricultura que mais exigente na qualificao da mo-de-obra.

O papel da mulher na agricultura: As mulheres representam grande parte da mo-de-obra agrcola (Cerca de um quarto to total da populao ativa).No entanto estas identificam-se como domsticas no sendo por isso contabilizadas em termos estatsticos. Assiste-se a uma tendncia de crescimento da populao ativa agrcola feminina.

Pluriatividade e plurirrendimento:
Em Portugal a grande parte da populao agrcola trabalha tambm em outras atividades/setores (exemplo: industria, construo civil, comrcio). A isto d-se o nome de: Pluriatividade prtica, em simultneo do trabalho na agricultura e noutras atividades. Associado a este termo encontra-se o: Plurirrendimento- acumulao dos rendimentos provenientes da agricultura com os de outras atividades. Atualmente, o rendimento da maioria dos agregados familiares agrcolas provm principalmente de outras atividades exteriores explorao.

Problemas estruturais da agricultura portuguesa:

Principais pontos fracos: Predomnio de exploraes agrcolas de pequena dimenso; Baixa densidade populacional e envelhecimento demogrfico nos meios rurais; Baixos nveis de instruo dos agricultores; Insuficiente nvel de formao profissional dos produtores; Baixo nvel de adeso s tecnologias de informao e comunicao nas zonas rurais; Fraca capacidade de inovao e modernizao; Dfice de gesto empresarial e de organizao voltada para o mercado; Falta de competitividade externa; Imagem dos produtos agrcolas portugueses pouco desenvolvida nos mercados externos;

Dificuldades de autofinanciamento e acesso ao crdito; Fraca ligao da produo agrcola e florestal indstria; Abandono dos espaos rurais; Elevada percentagem de solos com fraca aptido agrcola; Riscos de desertificao em vastos territrios rurais; Fraca sustentabilidade social e econmica das reas rurais.

Principais pontos fortes: Condies climticas propcias para certos produtos, em especial os mediterrnicos; Boas condies de sanidade vegetal; Existncia de recursos genticos com vocao para o mercado; Aumento da especializao das exploraes; Aumento da disponibilidade de gua para rega; Potencial de produo com qualidades diferentes para o azeite, as hortofrutcolas, o vinho e produtos da floresta. Existncia de um nmero significativo de denominaes de origem; Potencia para produzir com qualidade e diferenciao; Aumento da vocao exportadora de alguns produtos; Pluriatividade da populao agrcola nas reas com maior diversificao do emprego, o que ajuda a evitar o abandono; Utilizao crescente de modos de produo amigos do ambiente.

Dependncia externa: A produo agrcola nacional ainda no permite satisfazer as necessidades de consumo interno, pelo que a balana alimentar portuguesa continua a ser deficitria em parte dos produtos, mantendo-se assim uma forte dependncia externa. No s a insuficincia da produo nacional que torna o saldo da balana alimentar portuguesa: a livre circulao de mercadorias na Unio Europeia facilita a importao de produtos agrcolas, mesmo daqueles em que o nosso pas e autossuficiente ou seja em Espanha (onde os produtores beneficiam de sistemas de produo mais modernos e redes de organizao mais organizadas e eficientes) obtm mais diversidade e qualidade.

A produtividade da agricultura est relacionada com a mo-de-obra e depende de fatores como as tecnologias utilizadas, a formao profissional e o grau de mecanizao. Nos ltimos decnios, verificouse um crescimento significativo da produtividade. Resultado da reduo do volume de mo-de-obra que por sua vez reflete as mudanas na agricultura portuguesa, nomeadamente no que respeita a mecanizao. Apesar da evoluo continuamos a ter valores inferiores a media comunitria devido a: Condies meteorolgicas irregulares e muitas vezes desfavorveis; Caractersticas da populao agrcola: envelhecida e com baixos nveis de instruo e formao profissional; Utilizao anda muito significativa de tcnicas tradicionais; Uso inadequado de adubos e pesticidas; Predomnio de exploraes de pequena dimenso; Desajustamento frequente das culturas aptido dos solos; Elevados custos de produo, incluindo custos de combustveis e impostos superiores aos da maioria dos pases da Unio Europeia; Pesados encargos financeiros do crdito a que os agricultores tm de se sujeitar para modernizar as suas exploraes.

Para aumentar os nveis de rendimento e de produtividade, a agricultura portuguesa tem de acelerar o seu ajustamento estrutural e apostar na modernizao e na orientao para o mercado; aproveitando todas as nossas potencialidades endgenas.

A utilizao do solo: Em Portugal, muitas atividades agrcolas se desenvolvem em solos pouco aptos para a agricultura visto que mais de metade dos solos tem uma boa aptido para floresta e cerca de um quarto para agricultura no entanto a rea ocupada com atividade agriculta a que atinge valores superiores (apesar de Floresta ter tendncia a aumentar). Este problema agravado por o fato de se escolherem as espcies a cultivar sem estudos prvios que permitam uma boa adequao entre a aptido natural e o uso do solo. A aplicao, muitas vezes

inadequada, dos sistemas de produo constitui outro problema, pois conduz ao empobrecimento e degradao dos solos: No sistema extensivo, a utilizao do pousio absoluto, sem recurso s culturas forrageiras ou s pastagens artificiais, facilita a eroso dos solos, uma vez que sem cobertura vegetal, os seus horizontes superficiais ficam mais expostos aos agentes erosivos; A prtica da monocultura conduz ao empobrecimento e esgotamento de determinados nutrientes do solo essenciais ao desenvolvimento das culturas; A excessiva mecanizao, sobretudo a utilizao de mquinas pesadas, contribui tambm para a compactao dos solos; No sistema intensivo, a utilizao excessiva ou incorreta de fertilizantes qumicos e pesticidas degrada e polui os solos e diminui a sua fertilidade.

Existe tambm em Portugal (principalmente Interior e Sul) uma tendncia para a desertificao. Por todos estes problemas o ordenamento territorial assume um papel importante, uma vez que permitir adequar as diferentes utilizaes do solo s aptides naturais.

Вам также может понравиться