Вы находитесь на странице: 1из 6

Mtodos de Encetar o Estudo da Doutrina Secreta de H. P. Blavatsky por Geoffrey A.

Barborka Amigos:

Como, sabeis vasto o assunto exposto na Doutrina Secreta de H. P. B. Vacilo por onde comear e como condensar dentro do tempo permitido o que tenho a dizer sobre este tema. Preferi aventar a questo de nossa familiarizao prtica com essa obra, porque muitas vezes me tem sido dirigida a pergunta: " exato que estudais a Doutrina Secreta ?" E depois de minha resposta afirmativa, ouo: "Ela est fora de meu alcance. No tendes algo com que possais auxiliar-me: um conselho, talvez, sobre a maneira como poderei tratar o problema de uma leitura inteligvel dessa obra? Por isso, -me grato indicar aqui alguns mtodos para o estudante abordar A Doutrina Secreta, e que so aplicveis ao seu estudo e leitura individuais.

A maioria dentre vs deve saber que A Doutrina Secreta no est escrita no estilo de um compndio, isto , maneira como um escritor apresenta uma tese, em que expe e esclarece ponto por ponto. Contrariamente, pode-se dizer que essa obra foi escrita de maneira inspirada, e por isso o mtodo de abord-la difere completamente do empregado para se estudar um livro comum ou ler uma novela interessante.

Preliminarmente, desejo submeter vossa considerao o seguinte: considero A Doutrina Secreta como tendo sido apresentada mais segundo o conceito platnico do que segundo o aristotlico.

Isto requer uma explicao. No Ocidente estamos habituados a estudar qualquer assunto apreciando tantos fatores conhecidos quantos sejam possveis, reunindo todos os detalhes, classificando fatos, e afinal, tentando formar um quadro, digamos, do Universo, ou um conceito do Todo. Tal o sistema aristotlico.

O sistema platnico, pode-se dizer, o inverso deste processo. Aqui se apresenta primeiro todo o conceito, o Universo como um todo, e ao estudante cabe ocupar-se dos detalhes medida que avana em seus estudos. A Doutrina Secreta est definitivamente escrita pelo sistema platnico. Ao estudante se oferece um conceito do Universo como um todo; ele deve correlacionar fatos e descobrir como esses fatos se ajustam ao quadro. Tal seja a sua habilidade em correlacionar esses fatos, assim ser a sua capacidade para compreender o assunto como um todo. Permiti-me uma ilustrao para esclarecer este ponto particular.

A Doutrina Secreta considera o homem como um ser em evoluo, um Saptaparna, para utilizar-me de urna expresso tcnica que significa um ser stuplo em seus princpios constitutivos. Mostra o homem como originado, primeiro, de Atman, o seu princpio mximo, e de todos os seus outros seis princpios, evolucionados ou desdobrados, por assim dizer, daquele princpio mximo. Isto uma ilustrao do conceito platnico, ao passo que o conceito aristotlico tomaria o homem partindo do nfimo: como um corpo fsico com seus princpios, cada qual superposto aos demais, maneira de um bolo de sete camadas. E partindo deste ponto de vista, como poderia algum obter uma idia de Atman ? Seria praticamente impossvel. Assim, como disse, A Doutrina Secreta toda apresentada pelo mtodo platnico, e dessa maneira que se tem de interpretar cada conceito ali emitido.

Quanto

ao

termo

Saptaparna,

significa

uma

septifoliada

planta,

ou

um

septifoliado ltus.

Apenas trs folhas ou ptalas (isto , princpios) esto plenamente

desenvolvidos, e a quarta ptala est em processo de desenvolvimento.

Ao empreender o estudo da Doutrina Secreta, ser conveniente estabelecer-se definitivamente se pode ser ou no continuado seriamente, isto , se regular ou irregularmente. muito prefervel estud-la regularmente, cada duas semanas por exemplo, do que esporadicamente, em sesses realizadas de quando em vez. Por certo, o ideal seria estud-la regularmente, cada semana. No importante que o grupo seja da mesma opinio, ou do mesmo nvel de estudo dos ensinamentos; de fato, muito melhor haver um ou dois que sejam novos no estudo, de sorte que faam continuamente perguntas provocativas.

O estudo pode ser efetuado de trs maneiras diferentes: Cada uma destas excelente e pode aplicar-se, digamos, a trs diferentes classes de pessoas. A primeira classe a dos que possuem pouco conhecimento dos ensinos tcnicos de Teosofia; so os principiantes. Ningum gosta de ser considerado principiante; contudo, do ponto de vista dos Dhyan-Chohans todos ns somos principiantes neste grande estudo da Sabedoria Antiga. A segunda classe seria dos que se acham familiarizados com alguns dos ensinamentos principais; constituem o grau intermedirio. E a terceira, formada por aqueles j conhecedores dos ensinamentos; representam um grau adiantado. Podese indagar: " realmente possvel estudar e apresentar A Doutrina Secreta queles que pouco conhecem de tais ensinos? Eis minha resposta: sim, possvel faz-lo, com a condio, porm, de que o dirigente da classe tenha um bom conhecimento do escopo do trabalho; que no s possa apresentar os ensinos, mas adicionalmente tenha aptido

para selecionar trechos particularmente aplicveis a cada ensino, e que so to importantes na exposio dos volumes.

O primeiro mtodo de estudo deve ser, pois, apresentar A Doutrina Secreta por meio das gemas ou, como poderamos dizer, de ensinamentos-chave da Sabedoria Antiga, dedicando no apenas uma sesso, mas muitas sesses em perquiries de cada um destes ensinos-chave, e utilizando todos os trechos relacionados com esse ensinamento particular e expondo os trechos com um ligeiro comentado. Assim, para ilustrar, o primeiro ensinamento seria o concernente ao renascimento. Tratar-se-ia de todas as fases: palingensia, metempsicose, metensomatose, pr-existncia, reencarnao, re-incorporao, transmigrao, e todos sob os vrios aspetos do assunto.

O segundo mtodo consiste em um estudo especializado das Estncias de Dzyan, tomando cada Sloka ou verso para exame detalhado, coligindo todas as explicaes fornecidas e todos os trechos correlatos em todos os volumes. Conquanto parea ser isto um mtodo simples, envolve, em verdade, muitssimo trabalho rduo de quem dirige a classe.

O terceiro mtodo seria a leitura de pgina em pgina, ou antes, linha por linha, de toda a obra, com pausas apropriadas, de modo a poder cada um formular perguntas ou comentar a leitura.

Todavia, o mais importante de tudo, ao invs de iniciar o estudo de A Doutrina Secreta pelo Volume I, pgina 1, como a tendncia de muitos estudantes, eu recomendaria e aconselharia encarecidamente iniciar o estudo pelo Volume II, ou, usando a edio de seis volumes publicada em Adyar, iniciar pelos Volumes III e IV. Conquanto, primeira vista, isto parea inverter a inteno da autora, sua razo se tornar muito logo clara. Os Volumes III e IV (Edio de Adyar) tratando da antropognese, do estudo do homem, so mais prontamente compreendidos e provem uma compreenso bsica para os trechos mais difceis do primeiro volume. Posso assegurar que muitos estudantes ao lerem o Volume I, especialmente as pginas iniciais, encontraram tanta dificuldade que interpretaram estar toda a obra escrita assim. Mas no tal.

O estudo do homem, apresentado pela Sabedoria Antiga, de mxima importncia, no s para resolver o enigma da sua origem, mas tambm para fornecer uma chave compreenso dos problemas ocorrentes na vida diria. Assim, o segundo volume (Volumes III e IV da Edio Adyar) nos proporciona o necessrio material

preparatrio para a compreenso do Volume I. O estudo, em primeiro lugar, da origem e desenvolvimento do homem, era um dos mtodos adotados nas escolas dos Antigos Mistrios. Lembremo-nos do moto inscrito no prtico do Templo de Delfos: "Homem: conhece-te a ti mesmo". Lendo A Doutrina Secreta acerca do homem, logo se percebe ser ele um microcosmo, um pequeno universo. Compreendendo o pequeno universo, aprende-se a compreender o grande universo, o macrocosmo.

Depois de terminar o estudo do homem nos Volumes III e IV, em lugar de comear pelo Volume I, pgina 1, principia-se pelo Volume I, pgina 206 (Ed. Adyar). A razo disto que esta parte da obra, at o final do Volume I e todo o Volume II, trata de nossa Terra.

Completada esta fase do estudo, ento se estar equipado para lana-se abstrusa poro da primeira parte do Volume I1, que primariamente aplicvel ao Universo, e correspondentemente, nossa Terra e ao Sistema Solar.

Passemos agora ao caso do leitor individual.

Deve-se ter mente que, durante

dilatadas pocas, os principais assuntos contidos na A Doutrina Secreta foram tratados como conhecimento secreto nas Escolas dos Mistrios, e como tais, s eram ali transmitidos sob compromisso de sigilo. no antigo estilo tradicional. Conquanto estejam sendo atualmente vulgarizados ao pblico, pode-se, no entanto, advertir que essa obra esta ainda escrita Quer dizer, ela oferece certas gemas de sabedoria que o leitor tem que se esforar por compreender e correlacionar com outras facetas da doutrina, habilitando-se assim para obter uma compreenso mais aprofundada do conjunto. E tal compreenso se obtm aps repetidos estudos; isto , mui raramente se consegue logo a primeira leitura. Portanto, o contato com A Doutrina Secreta tem que se estabelecer com a mente aberta, com predisposio para se sustentar um juzo final sobre um tema, at obter uma ulterior iluminao. para apreender o significado. Deve-se manter a mente numa condio responsiva, fludica, em vez de fixa e rgida, por determinado que se esteja

Pode-se seguir os mesmos trs mtodos esboados para as classes. O primeiro processo forado, especialmente para que seja novo esse trabalho. Seguramente, para quem l a A Doutrina Secreta individualmente h muito mais flexibilidade do que numa classe, pois cada qual pode selecionar seus prprios assuntos. Suponhamos que o tema escolhido seja a reencarnao. Volvamos ao Volume VI (ndice analtico) e anotemos todas as referncias feitas reencarnao. Depois de se ler cada trecho por sua vez, estar esgotado o assunto? Absolutamente no. Sob a denominao

renascimento existem referncias muito melhores sobre o tema da reencarnao do que sob essa mesma palavra. Quem quiser adotar a idia de ler por meio dos assuntos em vez de pgina por pgina, ter logo um excelente conhecimento dos ensinos-chave da A Doutrina Secreta.

Devem-se dizer algumas palavras acerca dos termos estranhos encontrados nesta obra. No Volume VI se fez uma tentativa para dotar a obra de um glossrio de termos, que comea na pgina 456. Esses termos devem ser consultados pelo leitor individual medida que os depara em cada pgina durante a leitura. Sem dvida, numa classe o dirigente deve explicar cada termo que aparea, bem como sua pronncia correta; isto realmente importante. Se o leitor desejar estar ainda melhor equipado, dever ter ao seu alcance o "Glossrio Teosfico" de H. P. Blavatsky, ou qualquer outro bom glossrio que possa consultar na Biblioteca Nacional de nosso Quartel General.

Provavelmente a muitos tem ocorrido a seguinte pergunta: Seria possvel obterse um conhecimento dos principais ensinos da A Doutrina Secreta por meio de um selecionado nmero de pginas sem ser obrigado a ler todos os seus volumes por inteiro?" Para os que desejarem ter uma lista dessas pginas, dou um selecionado nmero delas. No compreensiva; a idia aqui no oferecer uma lista compreensiva. Poderia fazer-se qualquer nmero de listas, cada qual excelente em si. Mas as pginas aqui indicadas contm, creio, os ensinos-chave mais importantes da A Doutrina Secreta. (Estas referncias so tiradas da Edio Adyar) - Volume 1: pginas 79-83, 232-234, 206-214, 223-229, 316-322; Volume III: pginas 15-16, 118-119, 174-176, 304-307. repito: no se visa aqui dar uma lista completa; mas se algum puder expor estas pginas de maneira satisfatria e explic-las realmente a um novato na Sabedoria Antiga, porque conseguiu certo domnio da A Doutrina Secreta.

Agora algumas palavras de estmulo.

Se, ao lerdes uma passagem, ela vos

parece sem sentido, no vos desanimeis; simplesmente porque nesse tema no foi feito ainda o trabalho preliminar de "escavao". Que fazer nesse caso ? Esperai um momento; pegai outro assunto, e possivelmente a leitura deste novo assunto vos proporcionar algo que vos explique o que antes era difcil. Depois relede essa passagem embaraadora; verificai se agora se vos tornou mais clara; caso negativo, fazei uma terceira ou quarta tentativa, pois A Doutrina Secreta nos abre um horizonte sempre em expanso. Seu estudante e como algum que se encontre no sop de uma montanha: v facilmente os objetos prximos, porm curta a sua viso do conjunto; mas se subir a montanha, obter uma viso mais ampla, que se amplia tanto mais quanto mais ele sobe.

Tende sempre em mente o seguinte que a rapidez jamais entre em vossa cogitao durante a leitura dessa obra. Vosso plano no dever consistir em l-la como lereis uma novela ou mesmo um compndio escolar, e sim, em assimilar novas idias. Quando houverdes assimilado as idias escondidas atrs das palavras, por assim dizer, vos poreis em consonncia com a arcaica sabedoria dos sculos, a raiz fundamental da mesma Sabedoria ensinada por todos os Salvadores que visitaram a humanidade. Deste modo entrareis realmente em contato com um continente de pensamentos. Tal Sabedoria a herana da raa humana, mas permaneceu oculta at a hora em que foi transmitida ao mundo ocidental por H. P. Blavatsky.

Palestra feita num simpsio da Escola de Vero de 1956, nos Estados Unidos. O autor, antigo estudante e instrutor da "Doutrina Secreta", apresenta aqui trs mtodos para se estud-la, em grupo e individualmente, e inclui referncias aos ensinos-chave contidos em seus volumes. A quem necessitar de mais informaes sobre pontos suscitados por este artigo, seu autor se oferece prazerosamente. Endereo: P. O. Box 270, Wheaton, Illinois, USA. Nota da Redao Traduzido de "The American Theosophist" de dezembro de 1956 por J. G. F.

Artigo em portugus publicado na revista O Teosofista de maio e junho de 1957, nmero 9, ano XLIII

Вам также может понравиться