Вы находитесь на странице: 1из 16

UNIVERSIDADE PAULISTA INSTITUTO DE CINCIAS SOCIAIS E COMUNICAO CURSO DE ADMINISTRAO

TRABALHO-TEMA
Matemtica Financeira

SABRINA PAULINO- RA

SO PAULO 2013 SABRINA PAULINO- RA

TRABALHO-TEMA MATEMTICA FINANCEIRA

Trabalho de Concluso da Disciplina (TCD) para apresentada a avaliao da sob como do exigncia curso de do

Administrao Paulista,

Universidade orientao

coordenador do curso. Orientador: Prof. Cludio Jos dos Santos Penteado.

SO PAULO 2013

SUMRIO

INTRODUO.....................................................................................................4 1 - Importncia da Matemtica financeira........................................................5 1.1 - Primeiros Conceitos..................................................................................5 1.1.1 Capital.....................................................................................................6 1.1.2 Juros.......................................................................................................6 1.1.3 Montante.................................................................................................7 1.1.4 - Nomenclaturas da matemtica financeira............................................7 1.1.5 - Tipos de juros.........................................................................................8 1.1.5.1 - Juros simples.......................................................................................8 1.1.5.2 - Juros compostos.................................................................................8 1.1.6 - Compatibilidade dos dados...................................................................9 1.2 - Educao Financeira.................................................................................9 1.2.1 Comeando a se educar......................................................................10 2 A matemtica financeira e a inflao ......................................................11 2.1 ndices de preos....................................................................................12 2.1.1 ndices e a taxa de inflao.................................................................12 2.2 Lidando com a inflao..........................................................................12 2.2.1 Taxa nominal e taxa real de juros......................................................13 2.2.2 Correo monetria.............................................................................14 CONSIDERAES FINAIS..............................................................................15 BIBLIOGRAFIA.................................................................................................16

INTRODUO O presente trabalho aborda o tema da importncia e relevncia da matemtica financeira no cenrio contemporneo do pas e do mundo. O objetivo levar o entendimento mnimo da relevncia da disciplina bem como seus principais conceitos, para que o leitor possa identificar como seu dia-a-dia cercado por esses termos e o quo se faz importante que os mesmos se tornem mais conscientes sobre suas decises financeiras para que isso se traduza em suas atitudes, Tambm ser abordado um captulo que tratar da questo da inflao e como a mesma impacta nessas nossas decises financeiras rotineiras e quais so as formas que o governo se anteveem a ela.

1 - Importncia da Matemtica financeira Na atualidade existe uma infinidade de opes financeiras disposio de milhes de pessoas. Desde cartes de crdito at fundo de investimentos, passando por financiamentos e leasing, crdito direto ao consumidor, poupana, e muitas outras opes. Ocorre que o fato de estarem disponveis aos consumidores, no os desobriga do seu correto uso. Tais opes, podem ser a nica opo para a aquisio de um bem por um indivduo, ou o comeo de um caminho de dvidas e dores de cabea financeiras. Alm de escolher qual a melhor forma de se consumir, a pessoa que procura por poupar seus ganhos tambm possui uma grande dificuldade ao decidir a melhor opo de faz-lo. Rentabilidade, valor inicial mnimo e perodos de carncia so alguns dos fatores que tornam as alternativas poupana mais complexas de serem optadas do que a populao em geral pressupe. Nesse contexto qualidade da tomada de decises dos indivduos no tocante a aspectos financeiros tambm uma deficincia, pois seus poucos conhecimentos seriam os responsveis pela tomada de decises no otimizadas. E portanto, faz-se de grande importncia e relevncia a menor noo de matemtica financeira na vida do indivduo para que sua vida financeira possa perpetuar de forma saudvel e duradoura.

1.1 - Primeiros Conceitos

Como j pudemos perceber, a matemtica financeira uma cincia utilizada por diversos perfis de pessoas e instituies. Mas independentemente do complexidade da operao realizada e seja ela feita por uma pessoa fsica ou jurdica, existe uma base, nessa disciplina, composta por alguns conceitos que seguiro em todo clculo e anlise futura. Vamos a eles ento:

1.1.1 - Capital o valor utilizado para gerar a transao financeira em curso. Podemos exemplificar como sendo o depsito na poupana. Ou o valor utilizado para compra de um eletrodomstico. Ou ainda o investimento em aes de uma grande corporao. O termo capital, na matemtica financeira possui algumas variaes. Pode-se encontrar, livros, artigos, exerccios e autores que o tratam como: principal, valor atual ou valor aplicado. Em uma grande quantidade de exerccios ser visto com a nomenclatura de valor presente, tendo em vista a analogia que a frmula matemtica faz com a situao do dinheiro na problemtica do exerccio. O mais importante para se deixar claro, que seja qual for a forma de sua nomenclatura, o que define essa varivel o fato de sobre a mesma incidem os juros futuros da operao.

1.1.2 - Juros Analisando um cenrio do mundo real, qualquer pessoa ou empresa pode investir o dinheiro que possui em algo que gere rentabilidade ao mesmo, fazendo assim com que esse valor inicial se multiplique. Todavia, essa mesma

pessoa ou instituio pode escolher deixar esse valor guardado com um agente investidor. Esse ltimo pode ser um banco ou at mesmo um amigo, mas uma vez que se tome a deciso de deixar qualquer valor parado, a contrapartida do agente investidor pagar por esse valor que est em sua posse. A isso dse o nome de Juros. De forma mais tcnica, a remunerao existente pelo capital ter sido empregado. Acontece em emprstimos, financiamentos e compras a prestao.

1.1.3 - Montante justamente o valor inicial que tenha sido empregado em uma aplicao acrescido dos juros do perodo correspondente. A rentabilidade da poupana um timo exemplo. Em alguns livros, e mais comumente nos exerccios pode-se ser encontrado com a nomenclatura de valor futuro, acompanhando a analogia do termo descrito anteriormente.

1.1.4 - Nomenclaturas da matemtica financeira. A seguir uma breve listagem das nomenclaturas mais usuais da matemtica financeira. So utilizadas em especial nas frmulas e clculos matemticos. Faz-se importante notar que existem conotaes diferentes para smbolos que se utilizam da mesma letra alfabtica, mas se diferenciam no formato de maiscula e minsculas.

n = nmero de perodos (dias, meses, anos ou simplesmente no. de parcelas) j = juros simples decorridos n perodos i = taxa unitria de juros (i = r/100) J = juros compostos decorridos n perodos r = taxa percentual de juros S = Montante de capitalizao composta. P = principal ou valor atual M = Montante de capitalizao simples Montante: valor do principal mais encargos, independentemente do tipo de capitalizao. Taxa: representao do juro em sua forma porcentual. Ex.: 4,50% ao ms Principal: valor total financiado Prazo: tempo decorrido Parcelas: nmero de prestaes ou perodos de pagamento

1.1.5 - Tipos de juros

1.1.5.1 - Juros simples So os juros multiplicados de forma simples sobre o valor inicial do clculo.

1.1.5.2 - Juros compostos Nessa modalidade os juros so calculados ms a ms em cima de cada ltima parcela. A multiplicao feita de forma exponencial.

1.1.6 - Compatibilidade dos dados fundamental para o clculo dos valores, que todas as variveis estejam expressas na mesma grandeza de tempo. Existem muitos exerccios situaes em que a mistura dessas informaes pode levar ao erro. Em suma, se a taxa dada pelo seu valor mensal, o clculo do prazo deve respeitar essa constante, da mesma forma que se fosse passado de forma ano a ano.

1.2 - Educao Financeira Vivemos numa sociedade capitalista e por consequncia extremamente consumista. s vsperas de qualquer tipo de feriado, somos bombardeados pela mdia com ofertas das mais variadas, e a grande maioria da populao acaba por contrair um credirio qualquer, que vai impactar negativamente nas contas, aps a euforia da data passar. Nesse contexto, conceitos e noes bsicas de educao financeira, com certeza surtiriam um efeito positivo na economia de todo o pas. Em alguns pases, educao financeira faz parte da vida de crianas, j quando se vem diante da necessidade de administrar suas mesadas. A famlia, nesse cenrio, se encarrega de dar essa primeira formao, e na escola existe o aprofundamento, onde o indivduo em formao, possui a oportunidade de se especializar no gerenciamento do seu prprio dinheiro.

10

Talvez por questo de cultura, ou at por conta de uma sistema educacional em desenvolvimento, no Brasil no existe essa realidade. E juntamente com os apelos miditicos, boa parte da populao se torna inadimplente a cada ano. Fica claro, portanto, a importncia que se possui esse tema nos dias atuais.

1.2.1 Comeando a se educar Alm da cultura consumista, pessoas se deparam diariamente com uma infinidade de opes financeiras tentadoras, para suprir seus desejos de consumo. Mas nesse momento que a real noo do valor do dinheiro deve ser percebida. Podemos citar compras parceladas; financiamentos de automvel e residencial ou de bens de consumo, alm das possibilidades de desconto para o pagamento vista. A necessidade de se alfabetizar financeiramente a populao, evidente, pois s assim conseguiremos um pas mais bem sucedido no que se refere s questes econmicas e sociais. E para tanto, essa educao deve ocorrer desde muito cedo se realmente desejarmos educar financeiramente a populao. Existem alguns caminhos que pais podem utilizar para com seus filhos no que tange esse tocante. Por exemplo: o processo de troca do dinheiro por produtos, nos anos iniciais da formao de uma criana; uso de cofrinhos para mostrar a importncia da economia para as crianas; jogos e brincadeiras que estimulem as crianas a

11

pensar em como utilizar dinheiro e como importante poupar; demonstrar a relao entre o dinheiro e o trabalho; dentre outros.

2 A matemtica financeira e a inflao Quando os preos aumentam de forma generalizada, comum escutarmos os telejornais alardearam que a inflao disparou, ou que a inflao a causa do aumento dos preos dos bens de consumo, e etc. Mas o que inflao? Segundo MATHIAS e GOMES (2008) inflao a elevao continuada e persistente nos preos de bens e servios, num dado intervalo de tempo. Ou seja, inflao est diretamente relacionado com o aumento desenfreado de preos que escuta-se nesses telejornais que citamos. um desajuste da economia que se mostra num processo de aumento generalizado de preos de produtos e servios, e se reflete de forma diferente em cada setor da economia causando m redistribuio de renda. Alguns dos problemas que a inflao causa na sociedade seriam: dificuldade de planejamento financeiro em todos os nveis; iluso de registros contbeis e nas projees econmico-financeiras decorrentes deles; imposto inflacionado uma vez que tributa lucros fictcios; dificuldade nas operaes do mercado financeiro por introduzir componentes de previso incerta.

12

2.1 ndices de preos ndice de preos um nmero estruturado e construdo para medir a mudana que ocorre em preos de bens e servios num perodo de tempo determinado. Existem metodologias especficas para o clculo de cada variao desses ndices, pois cada um se refere a uma determinada categoria de bens e servios. possvel construir ndices a partir de itens de construo civil, da cesta bsica de alimentos, alm de cesta bsica de consumo de famlias que pertencem determinada faixa de renda, dentre outros. Basicamente, se estima quanto se faz necessria da moeda vigente para comprar o mesmo item ao longo de parcelas de um determinado perodo de tempo.

2.1.1 ndices e a taxa de inflao A partir de ndices de preos dos perodos desejados, a taxa de inflao pode ser encontrada. Para tanto, basta se encontrar o quociente entre os ndices do perodo. Dessa forma possvel comparar as diferentes taxas nos perodos e determinar a situao da economia de determinado bem ou servio. O nmero encontrado representa o quanto do poder aquisitivo do consumidor se modificou naquele perodo.

13

2.2 Lidando com a inflao possvel entender como funciona a inflao para que dessa forma seja possvel minimizar seus danos a economia de uma sociedade. 2.2.1 Taxa nominal e taxa real de juros J vimos que as taxas de juros so um dos elementos principais em Matemtica Financeira e que correspondem taxa de remunerao de um valor inicial investido num determinado perodo de tempo. Mas tambm possvel se entender o impacto que a inflao ocasionou nas taxas de juros de um perodo. Para tanto, a matemtica financeira possui frmulas para que saibamos tal informao. A essas variaes da taxa de juros d-se o nome de taxas nominais e taxas reais.

A princpio, para se saber os efeitos que a inflao do perodo teve sobre a taxa de juros do mercado, realiza-se o clculo da taxa nominal de juros. Para tanto, apenas devemos encontrar a diferena entre o valor futuro e o valor presente de uma aplicao, e transforma-la num ndice percentual do valor presente. Leia-se a frmula: [(VALOR FUTURO VALOR PRESENTE) / VALOR PRESENTE] *100 = TAXA NOMINAL

Em se tratando da taxa real de juros, no existe o efeito da inflao, j que a mesma reajustada para que se torne mais condizente com a aquela situao

14

do mercado atual. Dessa forma a taxa nominal tende a ser maior que a real, j que ocorre uma correo da taxa efetiva pela taxa de inflao do perodo da operao. Tal informao pode ser alcanada pela seguinte frmula: (1 + in) = (1 + r) * (1 + j), onde:

in = taxa de juros nominal j = taxa de inflao do perodo r = taxa real de juros

Uma vez a taxa de inflao sendo igual a 0, as taxas de juros nominal e real sero da mesma forma iguais.

2.2.2 CORREO MONETRIA Com o objetivo de minimizar ou neutralizar as distores causadas pela inflao na economia, a correo monetria atua. A partir dessa, os preos de bens de servios, financiamentos, salrios, emprstimos, aplicaes

financeiras, impostos, etc., so reajustados. Esse reajuste realizado baseando-se na inflao no perodo antecessor, medida pelos ndices de preos vigentes. A Fundao Getlio Vargas do Rio de Janeiro a responsvel, no Brasil, pelo clculo de alguns destes ndices. A partir dessa anlise dos preos praticados para cada categoria de insumo, pode-se chegar a uma correta correo monetria, ocasionando assim, a diminuio dos efeitos da inflao na sociedade.

15

CONSIDERAES FINAIS Esse trabalho teve como intuito evidenciar o quo importante e relevante se faz o entendimento da disciplina MATEMTICA FINANCEIRA no somente em se tratando de meios acadmicos ou contbeis, mas principalmente para a o dia-a-dia dos indivduos de uma sociedade. Pudemos constatar que em aes rotineiras e tambm na formao de projetos para o futuro de uma famlia, saber dirimir qual a melhor opo financeira pode determinar uma situao de folga oramental, ou de endividamento desnecessrio. Tambm entendemos como a inflao se relaciona com essa cincia, de que forma podemos percebe-la e at mesmo lidar com ela. Espera-se que ao final desse ensaio, o leitor tenha apreendido as noes bsicas para lidar com tais questes financeiras no seu cotidiano.

16

REFERNCIAS

PUCCINI, Abelardo de Lima. Matemtica Financeira Objetiva e Aplicada. 7 Edio. So Paulo. Editora Saraiva 2006.

MATHIAS, Washington Franco & GOMES, Jos Maria. Matemtica Financeira. 5 Edio. So Paulo. Editora ATLAS 2008.

FARIA, Rogrio Gomes de. Matemtica Comercial e Financeira. 6 Edio. So Paulo Editora TICA, 2007.

Вам также может понравиться