Вы находитесь на странице: 1из 3

NANOTECNOLOGIA APLICADA SADE

INTRODUO A nanotecnologia uma tcnica que busca formular materiais nos quais tomos e molculas estejam posicionados em um lugar especfico, que vai de acordo com o interesse do pesquisador. Essa inovao tecnolgica utiliza partculas microscpicas que atuam em diversos ramos, como por exemplo, na informtica, na indstria farmacutica e no tratamento da gua. As nanopartculas vm ganhando importncia na rea da sade, sendo que representam uma possvel alternativa para diagnstico, tratamento e cura do cncer. Um estudo sobre o uso de nanopartculas como tratamento contra o cncer est sendo realizado na Universidade Estadual Paulista (USP), coordenado pelo professor Valtencir Zucolotto. Os nanomateriais utilizados pelos pesquisadores tm envolvidos em sua composio diferentes metais, tais como ouro, xido de ferro, prata e platina, visto que os dois primeiros so os mais utilizados. Polmeros naturais, como quitosana e policido ltico, bem como nanotubos de carbono e grafeno tambm esto relacionados formao dessas pequenas estruturas.

TCNICA Para que a nanopartcula possa interagir com as clulas humanas necessrio combin-las com biomolculas, que so chamadas de peptdeos e que serviro de ponte para que o material metlico da partcula possa afetar a clula cancerosa. As clulas doentes possuem poros maiores que as sadias, fazendo com que haja uma maior concentrao desse conjunto nas clulas que devero ser tratadas. As protenas que so ligadas s nanopartculas vo se encaixar a receptores presentes nas clulas afetadas pelo cncer, e so capazes de produzir fluorescncia no interior dessa clula, o que permite o diagnstico da doena. Alm disso, esses materiais induzem a apoptose, ou seja, a morte celular programada, atravs de alteraes genticas e metablicas.

Mtodos como a nano-hipertemia e o magnetismo tornam mais eficiente o combate do tumor, pois a emisso de luz infra-vermelha na regio a ser tratada provoca o aquecimento das partculas, facilitando o processo de apoptose; a formao de um campo magntico vai guiar essas partculas para um local especfico. Outra frente de pesquisa procura estabelecer um diagnstico correto da Leishmaniose, a qual confundida com a doena de Chagas. Para que os patgenos possam ser identificados, foram produzidos biossensores compostos por microchips que mostram a interao entre os antgenos de ambas as doenas com os anticorpos contidos em uma amostra de sangue do paciente.

VANTAGENS As formas de tratamento atuais contra o cncer, como a quimioterapia, so extremamente agressivas e afetam negativamente todo o corpo do paciente. Esses efeitos colaterais podem ser reduzidos com o uso de nanomateriais, pois estes tm uma ao menos txica s clulas sadias quando comparados aos procedimentos tradicionais, e tambm torna o tratamento restrito rea doente, poupando a regio livre de tumores. A utilizao de biossensores traz a vantagem de gerar diagnsticos mais precisos e mais baratos, j que os chips podem ser produzidos a baixo custo, possibilitando uma maior distribuio desse material e disseminao desse mtodo. Porm, esse preo acessvel no pode ser aplicado a todos os tipos de nanotecnologia.

DESVANTAGENS Apesar de que o uso das nanopartculas no acarreta grandes efeitos colaterais ao corpo, foi observado que as clulas sanguneas podem ser prejudicadas por esse mtodo. O custo de produo dessa tecnologia elevado, uma vez que ainda est em fase de pesquisa, tornando-o inacessvel a grande parte da populao. O preo tende a cair conforme haja um aumento na aceitao desse produto no campo mdico. Um dos riscos que a introduo de biomolculas ligadas s nanopartculas no organismo a rejeio desses materiais, provocando reaes adversas e criando a necessidade de interromper a terapia. Essa situao semelhante a que pode ocorrer com prteses e transplantes.

CONSIDERAES FINAIS Vrias pesquisas esto sendo realizadas com o interesse de introduzir a nanotecnologia na medicina, gerando um tratamento promissor em doenas degenerativas como o cncer. Porm, para que isso seja efetivamente colocado em prtica necessrio que vrios testes sejam feitos para evitar possveis falhas nessa forma teraputica. preciso tambm que os projetos sejam patenteados para que possam atingir de fato seus objetivos. Testes com nanopartculas esto em andamento em animais de grande porte, o que indica que os estudos j esto prximos de alcanar a medicina humana.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS http://www.unifoa.edu.br/seminario/banner.pdf http://www.postercientifico.com.br/artigo1.html http://www.postercientifico.com.br/ http://www.uff.br/sbqrio/novidades/nanoparticulas_ouro.html http://labvirtual.eq.uc.pt/siteJoomla/index.php?option=com_content&task=view&i d=116&Itemid=2 http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2009/01/090104_nanopartic ulas_dg.shtml http://meubloguezinho-dudu.blogspot.com.br/2010_02_01_archive.html http://www.gratisonline.com.br/wpcontent/uploads/2011/07/logo_unesp_variacao4.jpg http://www.saocarlosemrede.com.br/noticias/item/15361-usp-sao-carlosnanomedicina-medicina http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/cbb2007/port/imagens/Simb_IB.jpg http://www.rc.unesp.br/ib/grad/Capa.doc

Вам также может понравиться