Вы находитесь на странице: 1из 40

31 DIAS DE ORAO PELA

Irmo Andr em visita ao Paquisto

Caderno de 31 dias de orao pela Igreja no mundo muulmano, produzido por Portas Abertas Brasil Secretrio geral: Marco Cruz Edio de texto: Daila Fanny Edio de arte: Thas T. Valentim Redao: Marcelo Peixoto Reviso: Junia Vasconcellos Jornalista responsvel: Vera Haddad - MTB 21.961 Impresso: AR Fernandez Tiragem: 26.000 exemplares Produzido em junho de 2013

POR QUE ORAR PELA IGREJA NO MUNDO MUULMANO?


Em 1990, enquanto todo o mundo celebrava o fim do comunismo, simbolizado pela queda do muro de Berlim no ano anterior, o Irmo Andr alertava: O desafio do islamismo ainda maior do que o do comunismo. A questo no mais Deus existe?, e sim Quem o seu Deus?. O islamismo est zelosamente determinado a fazer que o mundo inteiro seja muulmano. Seus lderes usam todos os meios disponveis como recompensar financeiramente as pessoas ou lhe dar bons empregos para premiar quem se torna muulmano. Eles tm discriminado os no muulmanos e pregado sua mensagem vigorosamente. Mas deixe-me ser claro. A Portas Abertas no est combatendo o comunismo ou o islamismo. A Portas Abertas suporta a Igreja onde ela sofre opresso ou perseguio, seja pelas mos de comunistas ou muulmanos, no faz diferena. Ainda assim, verdade que os cristos em pases muulmanos tm um destino ainda mais duro do que seus irmos em pases comunistas. Com essa viso em mente, o ministrio internacional da Portas Abertas lanava, pouco tempo depois, a campanha Dez anos de orao pelo mundo muulmano. Vinte e trs anos depois da fala do Irmo Andr, pouca coisa mudou. O islamismo vem ganhando fora. Mais cristos tm sofrido. E a Portas Abertas continua ao lado deles. Mas isso significa que os dez anos de orao no causaram mudana? De forma alguma. Um missionrio brasileiro radicado no Oriente Mdio comentou recentemente sobre essa campanha: o resultado da campanha de dez anos de orao evidente no mundo muulmano. A Igreja secreta, formada em sua maioria por ex-muulmanos convertidos, cresceu de forma estvel e significativa. Tivemos converses de figuras importantes dentro do islamismo. Uma gerao de lderes locais se formou, e estes, em muitos pases, lideram a evangelizao sem ajuda missionria. A Igreja secreta cresceu e assumiu sua responsabilidade de cumprir a misso deixada a ns pelo nosso Senhor Jesus. Comecemos com 31 dias, at que essa orao se torne uma prtica diria: Senhor, abenoe sua Igreja no mundo muulmano.

Ex-muulmanos de Bangladesh

FONTES DE PERSEGUIO NO MUNDO MUULMANO


Dentro de pases islmicos, a Igreja formada basicamente por dois grupos: os cristos de origem crist, cujos ancestrais praticam o cristianismo h geraes; e os ex-muulmanos, que so de origem islmica, mas que abandonaram o isl e agora seguem a Cristo. Esses dois grupos sofrem perseguio por causa de Jesus, e elas vm de diversas fontes. Conhea, a seguir, os principais agentes da perseguio no mundo muulmano.*

FAMLIA E COMUNIDADE
Os laos familiares e comunitrios so muito fortes em algumas sociedades. importante entender que a famlia a principal detentora dos princpios e deveres da f, crenas e prticas religiosas, e que atravs de uma famlia bem estruturada e saudvel que se pode construir uma comunidade e sociedade sadias. Portanto, abandonar a f islmica no significa apenas deixar de ler o Alcoro (livro sagrado do islamismo), de orar cinco vezes por dia ou parar de frequentar a mesquita. Significa tambm envergonhar a famlia diante da sociedade. Isso automaticamente destruir relaes familiares e comunitrias. O indivduo numa sociedade muulmana criado e disciplinado nos princpios religiosos e no deve agir segundo suas prprias convices, mas segundo o conceito religioso existente na comunidade. por isso que um muulmano, quando se converte a Cristo, sofre tanta perseguio, a comear pela sua prpria casa, e muitas vezes opta por praticar sua f secretamente, pois, expor tal escolha comunidade ou famlia trar consequncias dolorosas como a quebra de vnculos afetivos, a rejeio e o isolamento social.

* Esse texto foi extrado e adaptado do livro A f que persevera, de Ron Boyd Mac-Millan, publicado pela Portas Abertas Brasil.

GOVERNO
A perseguio praticada por lideranas polticas contra os cristos bblica e pode ser encontrada ao longo do livro de Atos. No mundo muulmano o governo outra poderosa fonte de perseguio contra aqueles que no seguem ou que deixaram de seguir o islamismo. Podemos classificar os pases de maioria muulmana em dois grupos: os que tm a Sharia como base de sua constituio e podem ser denominados de Estados islmicos (como o caso do Ir e da Arbia Saudita); e aqueles nos quais a Sharia adotada de maneira parcial ou vlida em apenas algumas cidades ou alguns Estados (como no Egito, na Nigria e em Bangladesh). Sharia um conjunto de leis extradas do cnon islmico, que dizem respeito a diversas reas da vida. Os pases do mundo muulmano dizem respeitar a liberdade das minorias religiosas, mas contraditrio que tais pases ajam assim quando, na verdade, essas minorias podem ser punidas se, por alguma razo, fugirem do padro de leis religiosas estabelecido pelo pas ou seus Estados. O estudioso islmico dr. Hammudah Abdalati comprova isso ao dizer: Dentro do sistema poltico do Isl, cada cidado tem o direito de se beneficiar da liberdade de crena e de conscincia, assim como da liberdade de pensamento e de expresso. Mas se ele ultrapassar os limites da lei Sharia ou se contrariar os interesses da coletividade constituir um caso de transgresso da lei, e, portanto ter de ser controlado. Em 2012 o presidente do Sudo, Omar Al Bashir, obrigou os sulsudaneses que habitavam o pas a adquirir novos documentos de identidade ou seriam deportados para o Sudo do Sul, em uma tentativa de fazer uma limpeza tnico-religiosa no pas. Elizabeth, um contato da Portas Abertas no pas, escreveu: A mensagem que querem passar esta: se submetam Sharia ou deixem o pas. As igrejas podem imediatamente se tornar alvo de ataques agressivos caso os cristos no cumpram a recomendao do governo. Em todo o Sudo, as igrejas esto perdendo membros, que esto fugindo para o sul, incluindo aqueles nascidos e criados no norte. Isso pode eventualmente tornar-se um pretexto para o governo fechar tais igrejas. Em alguns contextos islmicos, se submeter Sharia no significa que o indivduo tenha apenas de cumprir seus deveres de cidado comum. Tambm se requer que ele abrace a f islmica e suas prticas.

LDERES RELIGIOSOS
Por ter as leis e em alguns casos a constituio baseadas na religio, os governos de pases do mundo muulmano do aos lderes religiosos uma importante funo e autoridade poltica. Se partirmos do pressuposto de que toda comunidade islmica deve ser dirigida e governada sob as lentes da Sharia, logo ningum melhor do que os clrigos e estudiosos islmicos para assegurar de que tais leis sejam cumpridas. Em diversas passagens do Novo Testamento possvel encontrar relatos sobre a perseguio que lderes religiosos realizaram contra Jesus Cristo e seus seguidores (Mt 26.3-4; At 5.40; 7.54-59). Quando no motivados por um radicalismo religioso, alguns lderes islmicos agem contra cristos e outras minorias para conseguir algum tipo de xito poltico ou econmico. Os clrigos muulmanos so extremamente respeitados e exercem importante influncia sobre a opinio pblica de seu pas, podendo com uma simples frase causar um grande tumulto e agitao ou trazer paz e calmaria. Um exemplo muito claro disso foi o episdio em que o clrigo muulmano egpcio Abu Islam rasgou e tocou fogo em uma Bblia e com isso levou uma multido de muulmanos euforia. Ele disse: Eu a rasguei (a Bblia) e a atirei para os manifestantes pisarem nela com seus sapatos. Da prxima vez eu vou fazer o meu neto urinar sobre ela.

IRMO ANDR

REJEITADO PELA FAMLIA, ACOLHIDO PELA IGREJA


MUSA BARAU, NIGRIA
Meu nome Musa Barau. Segui o islamismo desde o dia em que nasci, porque fui criado em uma famlia muulmana. Entretanto, um dia, aceitei a Cristo como meu senhor e salvador pessoal. Minha converso deixou meus familiares to irados que quiseram me excluir da famlia alguns at quiseram me matar. Com isso, decidi sair de casa e morar sozinho. Numa certa tarde, eu voltava de carro para a minha nova casa, localizada num bairro cristo. Eu vinha de uma reunio de orao, quando fui surpreendido e sequestrado por fundamentalistas. Eles sabiam que eu havia me convertido ao cristianismo. Os homens me tiraram do carro, me agrediram, injetaram veneno em mim e me largaram na rua. Cado e inconsciente, minha figura chamava a ateno dos que por ali passaram. Algumas pessoas me prestaram socorro e fui levado imediatamente para a UTI. Depois de uma semana de cuidados intensivos e tratamento mdico, recebi alta do hospital. A minha sobrevivncia foi um verdadeiro milagre! Minha sade melhorou muito desde o ataque, e pude continuar a crescer no conhecimento de Jesus.

PEDIDOS DE ORAO
Pea a Deus que sua presena e graa acompanhem os ex-muulmanos que so rejeitados por suas famlias e amigos por causa de sua f. Ore para que Deus abenoe os projetos da Portas Abertas voltados para os ex-muulmanos na Nigria.
Nigerianos durante culto em vilarejo no norte do pas

www.portasabertas.org.br

MALO, IRAQUE

LIVRAMENTO FSICO E ESPIRITUAL

Certo dia, em uma clnica mdica, me deparei com alguns livros cristos na sala de espera. No fiquei vontade com eles, mas ignorei, j que precisava do tratamento mdico pelo qual aguardava. Quando fui embora, o mdico que me atendeu me deu uma cpia do filme Jesus e, como todos os taxistas fazem, coloquei o filme no painel do carro. Duas horas depois voltei clnica, plido e tremendo de medo, dizendo ao mdico que aquele filme tinha salvado minha vida. Aconteceu o seguinte: assim que sa da clnica, havia um posto de controle ilegal no caminho, no qual alguns religiosos fanticos, portando armas, tiravam as pessoas de seus carros e as matavam instantaneamente. Fiquei preso ali, sem ter por onde fugir, e entrei em pnico. Vi pessoas sendo mortas na minha frente. Ento chegou a minha vez! O atirador olhou em meu carro e seus olhos se fixaram no filme Jesus. Ele disse: Este um cristo imundo, podemos deix-lo passar. Fui direto para casa, tremendo de medo. Assisti ao filme e fui salvo pelo testemunho e a histria de Jesus Cristo. Hoje, tento presentear todos os taxistas com o filme e todo o material que possuo para distribuir.

PEDIDOS DE ORAO
Interceda por livramento e proteo de Deus a todos os cristos que diariamente correm risco de morte por amor a Cristo no Iraque. Ore para que, assim como aconteceu a Malo, outros possam conhecer e aceitar a Cristo como senhor e salvador por meio de livros e filmes.

O governo ordenou que a equipe da Portas Abertas que visitou o Iraque no ano passado tivesse escolta militar por motivos de segurana

RAMAD, TEMPO DE TENSO E DE TESTEMUNHAR DE CRISTO


CRISTO EGPCIO
Muitas lanternas decorativas so instaladas nas janelas e varandas no ms do ramad. A vida noturna muito vibrante, alegre e autntica. Os rudos da rua parecem no ter fim! A vida diurna no ramad, porm, muito diferente - e de muitas maneiras desafiadora! Os jejuadores ficam mais cansados, exaustos e impacientes, devido s longas horas de jejum. Dessa forma, dominados pela exausto fsica, possvel que algumas pessoas fiquem mais hostis e agressivas do que o habitual. Nossas famlias crists enfrentam desafios durante esse ms. Para os muulmanos, somos as pessoas que no jejuam! Somos vistos como estranhos e incrdulos, uma vez que no jejuamos com eles durante esse ms que consideram sagrado. De muitas maneiras, o ambiente fica triste e deprimente ao longo do ms. Nossas crianas so por vezes confrontadas por seus amigos muulmanos com perguntas difceis, como: Por que vocs, cristos, no festejam como os muulmanos? O jejum um dever religioso, foi ordenado por Deus!. Muitas crianas crists so desprezadas e ridicularizadas por seus amigos muulmanos, porque no jejuam durante o ramad! De todos os meses do ano, o ramad o momento em que ns, cristos egpcios, devemos nos dedicar mais orao por nossos amigos e vizinhos muulmanos. Esse o melhor momento para mostrar-lhes o verdadeiro amor de Cristo!

PEDIDOS DE ORAO
Ore para que Deus d coragem e estratgias aos cristos para falar e expressar o amor de Cristo aos muulmanos durante o ramad. Interceda para que os cristos egpcios deem bom testemunho aos muulmanos durante esse ms.
Famlias crists em vilarejo egpcio

www.portasabertas.org.br

ARSIH, INDONSIA

EM CRISTO ENCONTREI CURA E LIBERTAO

Eu me chamo Arsih, tenho 42 anos, nasci em uma famlia tradicionalmente islmica. Sou me de quatro filhos e vivo em uma cidade na Indonsia. Fui diagnosticada com uma doena psicolgica, o que motivo de vergonha para as famlias, ento, meus parentes me trancaram num quarto escuro, longe de todos. Fiquei sozinha nesse quarto por alguns meses. Depois de algum tempo, comecei a receber a visita de Jesus em meus sonhos. Vi os furos em suas mos. Essa era a prova de que ele havia morrido para me salvar. Ele curou meu corpo, minha mente e meu esprito. Algum tempo depois comecei a estudar a Bblia. Meu marido e eu conhecemos outros cristos e comeamos a aprender mais sobre a f crist. Toda minha famlia foi batizada e temos desfrutado da comunho com outros cristos, nos reunindo com eles duas vezes por semana. No entanto, ainda cubro a cabea com o vu, como fazem as muulmanas, porque se descobrirem que me tornei crist serei vtima de perseguio e posso at ser morta. Tambm fao as oraes cinco vezes por dia, mas hoje oro a Jesus. Aos poucos, tenho falado sobre Jesus aos meus parentes. Ainda tenho muito receio de compartilhar minha f com meus familiares, que so muito influentes na cultura islmica em que vivo.

PEDIDOS DE ORAO
Ore para que Arsih consiga testemunhar de Cristo a todas as pessoas de sua famlia a fim de que eles se rendam ao incomparvel amor de Deus. Ore para que Deus proteja e fortalea os novos convertidos na Indonsia.
Mais de 80% dos cidados indonsios so muulmanos

ESCOLHI CRER EM CRISTO


VINCENT, BANGLADESH
Escolhi crer em Cristo. Eu o agradeo, pois o meu salvador, disse Vincent, um ex-lder muulmano que se converteu ao cristianismo, e por isso tem sofrido perseguio em sua comunidade. Tudo aconteceu enquanto Vincent morava fora de Bangladesh: ele conheceu Jesus, se converteu e se casou com uma crist. Ao voltar a Bangladesh, Vincent e sua esposa foram recebidos com ameaas e agresses pelos membros de sua comunidade, que quase o mataram. Depois de quase dois meses no hospital, Vincent voltou para casa. Mas os mesmos religiosos que ele liderara no passado, o perseguiram e agrediram, dizendo que no poderiam aceitar sua nova religio. Ambos, Vincent e esposa, foram marginalizados, forados a viver em fuga e se mudando de casa em casa. Vincent acabou perdendo o emprego e agora sobrevive fazendo bicos. Vincent tem de lidar com muitos problemas. No entanto, a excluso social no o afastou de Jesus. Ele serve a Jesus com mais intensidade do que antes e afirma: Eu creio em Cristo. Nele, nasci de novo. Ele o meu salvador.

PEDIDOS DE ORAO
Louve a Deus pela vida de Vincent que, mesmo diante da presso da sociedade, no cedeu e continua firme em Cristo. Ore pela vida e ministrio de Vincent, que agora tenta alcanar outros muulmanos para Cristo.
Cristos orando em igreja domstica em Bangladesh

www.portasabertas.org.br

MOHAMMED KHALIL KHIDIR, SUDO

IMPEDIDO DE VER OS FILHOS POR SER CRISTO

Mohammed Khalil Khidir e sua esposa haviam fugido do Sudo para o Egito, aps serem ameaados por conta de sua f crist. Sem que Mohammed soubesse, sua sogra levou seus filhos e sua esposa de volta ao Sudo. Ele foi atrs da famlia, mas quando chegou no Sudo, foi surpreendido por um pedido de divrcio de sua esposa, que alegava no poder continuar casada com ele, j que ela era muulmana e ele, cristo. Ao recorrer da sentena de divrcio, Mohammed tambm foi proibido de ver seus filhos. Ele sabe que, ao longo da deciso do juiz, correr o risco de responder a outro processo, o de apostasia (abandonar o islamismo), crime passvel de morte no Sudo, onde a legislao est baseada em alguns preceitos da religio islmica. Eles podem levar o caso a um tribunal penal, que poder decidir pela minha condenao pena de morte, de acordo com a lei da apostasia. Mas estou pronto para isso, disse Khalil. Quero que o mundo saiba. Que crime cometi? Serei condenado porque me tornei cristo.

PEDIDOS DE ORAO
Ore para que Khalil tenha o direito de rever seus filhos. Pea a Deus que proteja Khalil de qualquer ato de injustia nos tribunais do pas.
Na maioria dos pases islmicos, os cristos no podem professar publicamente sua f

MINHA FILHA FOI MORTA POR NO SE CASAR COM UM MUULMANO


TADELU DIMBASHA, ETIPIA
Meu nome Tadelu Dimbasha, sou crist etope e perdi minha filha por causa da religio. costume no meu pas que as crianas sejam criadas na religio do pai, no na religio da me. Uma vez que meu marido era muulmano, meus filhos tinham de ser criados como tal, apesar de eu ser crist. Ento minha filha Nura foi criada por uma tia muulmana. Um dia, entretanto, ela foi convidada a participar de um culto cristo e se converteu. Para sua segurana, manteve sua escolha em segredo. Um muulmano comeou a demonstrar interesse em se casar com Nura, mas minha filha no aceitou, porque se considerava muito jovem para se casar e no se casaria com algum de uma religio diferente da sua. Certo dia, samos para trabalhar juntas, Nura e eu. No final da tarde, ela disse que iria sair mais cedo. No caminho de volta, foi abordada pelo homem que queria se casar com ela. Ele a feriu e a raptou. Mais tarde, uma pessoa a viu cada na rua e, reconhecendo-a, me chamou. Quando cheguei ao local, encontrei-a gravemente ferida. Coloquei sua cabea em meu colo. Ela estava muito fraca. Quando lhe perguntei quem havia feito aquilo, ela no respondeu. Esperava que se recuperasse, mas antes de chegarmos ao hospital, minha filha morreu. A maneira como Nura foi morta chocou a todos os cristos da cidade de Bambasi, onde vivo.

PEDIDOS DE ORAO
Ore para Deus console o corao de Tadelu que perdeu sua filha de forma brutal. Interceda por todos os cristos que perderam seus entes queridos na Etipia por conta da perseguio religiosa.

Tadelu recebeu cartas encorajadoras de cristos de diversos pases

10

www.portasabertas.org.br

CRISTO SRIO

DEUS SE MOSTRA FIEL EM TEMPOS DE GUERRA

O conflito civil na Sria trouxe enormes complicaes para toda a populao. Aqueles que no fugiram do pas esto tentando reconstruir suas vidas em cidades menos afetadas pela guerra ou em campos de refugiados. A Portas Abertas Internacional tem procurado socorr-los com alimentos, remdios e outros itens. Um desses cristos beneficiados compartilhou seu testemunho: Minha famlia formada por quatro pessoas: minha esposa, minhas duas filhas e eu. Levvamos uma vida normal no norte da Sria. Eu e minha esposa tnhamos bons empregos. Mas comeamos a passar por dificuldades em julho de 2012, quando minha esposa foi demitida da escola particular em que trabalhava. Tivemos de viver somente com o meu trabalho. Quatro meses depois tive uma reduo salarial e nossa situao piorou. Os alimentos, remdios e roupas que temos recebido de vocs, por meio da igreja, tm nos ajudado a carregar o fardo que est sobre nossos ombros. Quero aproveitar esta oportunidade para agradecer a cada pessoa que se tornou uma ferramenta de consolo e estendeu sua mo de misericrdia neste momento de crise. A minha orao que o Senhor recompense cada doador e cada pessoa que trabalhou para socorrer pessoas que, como ns, esto necessitadas de ajuda. Que Deus os abenoe.

PEDIDOS DE ORAO
Ore pelos projetos emergenciais da Portas Abertas na Sria, para que sejam bem-sucedidos e beneficiem o mximo de cristos possvel. Interceda pela proteo e sade de todos os colaboradores da Portas Abertas no pas.
Refugiados srios recebem doao de roupas de inverno, distribudas atravs da igreja local

11

OBRIGADA POR SUAS ORAES!


PAULINE AYYAD, PALESTINA
Nunca me esquecerei de suas oraes por mim e pela minha famlia. Eu pude senti-las, e elas tocaram meu corao de maneira poderosa. Elas me encheram de fora e capacidade para suportar aquele terrvel acontecimento. Suas oraes por mim so como uma bengala que me ajuda a andar e a manter o equilbrio aonde quer que eu v. O Senhor disse: Aquele que cr em mim ainda que morra, viver. Rami est vivo, Jesus est vivo. Oro para que o Senhor abenoe a vida de vocs e os atraia para mais perto dele. Que ele os use para sua glria, ainda mais do que antes. Essas foram as palavras de agradecimento de Pauline Ayyad. Seu marido, Rami, foi morto em outubro de 2007. Ele era gerente da livraria da Sociedade Bblica em Gaza, e foi morto por seu testemunho cristo. Desde a sua morte, a situao dos cristos em Gaza no melhorou. A livraria foi fechada depois de dois ataques bomba e a maioria de seus funcionrios deixou Gaza por tempo indeterminado.

PEDIDOS DE ORAO
Louve a Deus porque atravs das oraes de milhares de irmos ao redor mundo Pauline e seus filhos foram amparados e consolados por ele. Interceda pelos cristos palestinos, principalmente na Faixa de Gaza, que sofrem desafios dirios por testemunhar de Cristo em uma regio de conflitos.
Pauline e seus filhos: George, Wisam e a pequena Sama, que nasceu quase quatro meses depois que seu pai, Rami Ayyad, foi morto

12

www.portasabertas.org.br

CRIST TADJIQUE

OREI A JESUS, RECEBI UM MILAGRE E O ACEITEI COMO SALVADOR

H algum tempo, uma equipe de Portas Abertas visitou uma igreja no Tadjiquisto, reuniu-se com seu lder e deu-lhe algumas Bblias. Eles tiveram uma conversa encorajadora dentro da igreja. Enquanto estavam reunidos, uma senhora entrou com um beb nos braos. Diante do altar da igreja, ela comeou a chorar e ficou chorando por um longo tempo. O lder, ento, nos disse: Desculpe, tenho de cuidar daquela senhora. Por favor, esperem um pouco. Ele foi at a mulher e lhe perguntou: Minha senhora, posso ajud-la?. Ela olhou em seus olhos e respondeu: O senhor no precisa fazer mais nada por mim. E chorou novamente. Aquele irmo no entendeu aquela resposta e disse: O que a senhora quer dizer? Se eu puder ajud-la, estou pronto a faz-lo. Ela olhou para ele novamente e disse: Talvez o senhor no se lembre de mim. Vim sua igreja h exatamente um ano. Eu era muulmana, e o meu casamento estava em runas. Eu era estril, e por isso o meu marido queria se divorciar de mim. Estava desesperada. Ento ouvi falar que o Jesus dos cristos podia operar milagres e, em desespero, vim sua igreja. Naquela poca, o senhor orou comigo e pediu um milagre a Jesus. Pouco depois, fiquei grvida. Meu marido e eu ficamos juntos. Ns nos tornamos cristos e hoje eu vim dedicar meu beb a Jesus.

PEDIDOS DE ORAO
Glorifique a Deus pelos milagres que ele tem operado no Tadjiquisto e que tem atrado muulmanos a ele. Pea a Deus que continue se revelando de forma sobrenatural a outros tadjiques.
Mulher trabalhando em bazar local com seu filho

13

SALVO PELA PREGAO DE UM MRTIR


CRISTO IRANIANO
Ao ouvir a gravao de uma pregao do pastor Haik Hovsepian (martirizado em 1994), intitulada Salvao ou religio, me converti a Cristo. Na poca, eu tinha o ofcio de declamador do Alcoro e era convidado diversas vezes para ler passagens do Alcoro em diferentes mesquitas no Ir. Eu era um muulmano muito religioso. Quando recebi a fita com o sermo de Haik, percebi que no poderia ser salvo somente atravs da religio. Quando ouvi sobre a diferena entre a religio e a salvao em Jesus, o Esprito Santo falou ao meu corao. Fui tocado pela mensagem e escutei a fita mais algumas vezes. Ento, decidi entregar minha vida ao Senhor. Depois de receber Jesus em minha vida, uso minha voz para louvar ao Senhor e compartilhar sobre Jesus em todos os lugares. Como eu era muito conhecido entre os lderes muulmanos, certa noite, a polcia secreta foi minha casa e me prendeu. Mas duas semanas depois, pela graa de Deus, me libertaram, para aguardar at o julgamento em liberdade.

PEDIDOS DE ORAO
Ore para que o evangelho alcance outros iranianos, como aconteceu a esse irmo. Pea por proteo de Deus a todos os ex-muulmanos que arriscam suas vidas ao assumir publicamente sua nova f.
O pastor Haik, j falecido, deixou muitos frutos de seu ministrio

14

www.portasabertas.org.br

CRISTO AFEGO

SEM BOAS-VINDAS EM CASA

Quando uma pessoa deixa o Isl para seguir Jesus, ela causa grande vergonha para o nome da famlia. A honra da famlia manchada e necessrio restaur-la. Os parentes se uniro para pressionar a ovelha perdida a retornar ao aprisco. Eu tinha muitos pensamentos quando viajei para a casa de meu pai. No passado, ele me espancou ao saber que eu era um seguidor de Jesus. Quando cheguei, meu pai imediatamente se retirou. Mesmo com sua ausncia, o reencontro com minha me e meus irmos foi tenso. Eles formaram uma barreira contra mim. Meu irmo disse que todos os infiis vo para o inferno, onde o fogo arde. S os muulmanos podem ir para o cu. Todos os cristos so pecadores. Ento ele apontou para um rifle, duas pistolas e um par de algemas na sala. Sua inteno era me assustar. Mas no teve sucesso, como ele logo percebeu. Meu irmo no podia negar como Deus tinha transformado minha vida. Ele viu a mudana na forma como eu falava e agia antes e depois de aceitar a Jesus.

PEDIDOS DE ORAO
Agradea a Deus porque esse irmo afego no abandonou a Cristo, mesmo sendo rejeitado e perseguido por sua prpria famlia. Ore pela proteo desse irmo e de tantos outros afegos que seguem a Cristo de forma secreta.

Os afegos precisam conhecer a Cristo

15

A PALAVRA DE DEUS TRANSFORMA VIDAS


MAHER, NORTE DA FRICA
Meu nome Maher, perteno a uma tribo nmade que vaga pelo deserto do Saara com suas caravanas, camelos e jumentos. Eu era um muulmano devoto e orava fielmente cinco vezes por dia. Conheci a Cristo por meio de um parente que mantinha contato com cristos. Comeamos a nos reunir regularmente para falar sobre a Bblia. Eu j havia aprendido muito sobre Jesus, mas ainda no era cristo. Aos poucos cresci na f e comecei a abandonar as prticas islmicas. Senti como se um grande peso tivesse sido tirado de meus ombros. Ento, fui batizado. O Senhor tem me abenoado muito e me deu a sua graa. O amor de Deus maior que o universo. Minha famlia percebeu que eu no fazia mais as oraes islmicas e que parei de frequentar a mesquita. Eu lhes disse que tinha encontrado a paz em Deus, que tinha achado aquele de quem os profetas e os livros sagrados falavam: Jesus, o Messias. Podem fazer comigo o que quiserem, mas nunca vou abandornar aquele que me salvou, falei, por fim. Os membros da famlia de meu pai me torturam com um ferro quente. Carrego cicatrizes em meu corpo. No gosto de falar sobre o que a minha prpria famlia fez comigo. Pela graa de Deus, os perdoei por tudo que fizeram comigo.

PEDIDOS DE ORAO
Louve a Deus porque a sua Palavra tem alcanado a muitos no mundo muulmano, como alcanou Maher. Ore para que os ex-muulmanos tenham a mesma coragem de Maher, de falar sobre a Bblia e evangelizar abertamente.
Maher El-Gohary com sua filha, Dina

16

www.portasabertas.org.br

DANAZUMI ADO, NIGRIA

PRESO POR CONSTRUIR UMA IGREJA

Danazumi Ado enfrentou a opresso do governo por ser cristo. Membro da Igreja Evanglica do Oeste da frica, ele foi preso juntamente com outros cristos por construir um templo na cidade de Kiru. A construo da igreja foi interditada em favor da paz no estado de Kano, onde a legislao est baseada em alguns preceitos da religio islmica. Alguns meses depois de terem comeado a construo do templo, hisba (polcia religiosa) foi ao local e perguntou quem havia dado permisso para a obra. Logo em seguida, o comissrio de polcia da diviso chegou e levou os construtores priso. Quando se deram conta, eles estavam perante um tribunal islmico. Os tribunais islmicos, chamados de tribunais da Sharia, devem ser usados apenas em casos envolvendo cidados muulmanos. Ao chegarem l, os cristos foram informados de que, se concordassem em ser julgados pelos preceitos islmicos, o processo seria justo. Foram enganados. No tiveram permisso para falar. A audincia durou menos de 20 minutos e nenhum deles pode falar em sua defesa. O tribunal decidiu que a construo da igreja fosse interrompida em favor da paz da comunidade.

PEDIDOS DE ORAO
Ore pelos cristos no norte da Nigria, que enfrentam severas restries do governo por conta da lei islmica em alguns estados. Interceda pela proteo das igrejas do norte da Nigria que sofrem constantes ataques e obstrues.
Danazumi Ado com algumas das cartas enviadas por irmos da Igreja Livre

17

CORRENDO RISCOS POR AMAR A CRISTO


YOUSIF MATTY, IRAQUE (CURDISTO)
Yousif Matty tem uma viso que pode mat-lo: evangelizar muulmanos numa sociedade totalitria. Diferentemente da maioria dos lderes iraquianos, ele tem conseguido levar muulmanos a Cristo. A Igreja Evanglica Curda, fundada por ele em 1992, tem centenas de membros, muitos deles ex-muulmanos. Yousif j recebeu centenas de ameaas de morte como resultado de seu ministrio. Ele teve de se esconder durante quatro meses depois de ser baleado por extremistas islmicos e ser perseguido por um grupo que queria linch-lo. Nada tranquilo para um cristo no Curdisto, mesmo que voc tenha licena do governo, disse ele. O Curdisto uma regio autnoma no norte do Iraque, habitado principalmente por pessoas de etnia curda. Os curdos so tradicionalmente muulmanos e zelam pela prtica da religio em sua famlia. No entanto, desde o comeo da guerra do Iraque, a regio tem recebido e abrigado cristos que fogem do sul do pas, perseguidos por fanticos religiosos. Yousif quer que todos em sua sociedade encontrem Cristo. No somos verdadeiros cristos se nos comprometemos somente em manter o evangelho em nosso prprio gueto.

PEDIDOS DE ORAO
Louve a Deus pela coragem e ousadia de Yousif de pregar o evangelho a muulmanos. Pea a Deus que o proteja nesse perigoso ministrio e que seu testemunho encoraje outros lderes cristos a fazerem o mesmo.

Yousif Matty e Alia, sua esposa

18

www.portasabertas.org.br

CRISTVO, PAQUISTO

UMA VIDA DEDICADA A CRISTO E SUA GRANDE COMISSO

Quando jovem, Mohammed era um autodidata do islamismo, sempre estudou o Alcoro e os preceitos islmicos por conta prpria. Depois de toda uma vida de busca espiritual, Mohammed encontrou Cristo, rendeuse a ele e mudou seu nome para Cristvo mensageiro de Cristo. Esse novo homem dedica sua vida a espalhar o evangelho aos muulmanos e outros que, como ele, tm fome da verdade. Enquanto isso, seus familiares esto sua procura. Quando ele falou ao pai de sua deciso de seguir a Cristo, foi expulsou de casa e da famlia. Cristvo fala do evangelho aonde quer que v e distribui exemplares de um estudo comparativo entre a Bblia e o Alcoro, estudo esse que foi decisivo para a sua converso. Cristvo j foi batizado e no transcorrer dos trs anos seguintes sua converso, sua esposa, 11 membros da famlia dela e vrios outros conhecidos creram em Cristo por meio de seu testemunho. Queremos fazer um grande trabalho entre os muulmanos, bem como entre os cristos nominais, para a glria de Deus, disse Cristvo. Muitas igrejas e lderes cristos tm medo de ajudar novos convertidos em razo da forte presso que a sociedade e as autoridades islmicas exercem.

PEDIDOS DE ORAO
Glorifique a Deus pela obra maravilhosa que fez na vida de Cristvo e de sua famlia. Ore para que Deus continue fortalecendo Cristvo em seu ministrio de levar a salvao de Cristo a outros muulmanos.
Paquistans da cidade de Balakot

19

IGREJA DA TURQUIA ENFRENTA ATAQUES


SEMIH, TURQUIA
Meu nome Semih Sertek. Minha igreja foi atacada logo aps um culto, no qual celebrvamos a Pscoa. Ns nos reunimos em Istambul, no bairro de Bahcelievler. Algum bateu com muita fora na porta da igreja. Ficamos assustados. Quando abrimos a porta, entraram zombando de ns. Pedi queles homens que se retirassem, mas continuaram nos insultando. Ameaaram me matar se eu no me convertesse ao islamismo. Eles me chutaram e me bateram. Eles estavam em trs, tinham por volta de 20 anos e usavam trajes islmicos. Acredito que o ataque foi aleatrio e que no era intencionalmente dirigido a mim. Eu fui o discipulador de trs cristos que foram brutalmente assassinados em Malatya, em 2007. O ataque contra a minha igreja aumentou ainda mais os temores entre os lderes da Igreja na Turquia, pois muitos eventos parecidos ocorreram nos ltimos tempos. Outro pastor, chamado Krikor Aabalolu, disse: Os ataques contra lderes cristos pararam por um tempo, mas aos poucos esto voltando a acontecer.

PEDIDOS DE ORAO
Ore por proteo da liderana crist da Igreja turca, que tem sido o principal alvo de ataques religiosos. Pea a Deus que encoraje os lderes cristos do pas, para que no se sintam intimidados pelas ameaas e perseguio que esto enfrentando.
Cristo estudando a Palavra em curso de discipulado

20

www.portasabertas.org.br

NISHAN E AHMED, SOMLIA

DESAFIOS DE UM CRISTO NA SOMLIA

Em algum lugar de Mogadscio, capital da Somlia, cristos secretos chegam para uma reunio, um a um. Embora alguns deles tenham sua prpria Bblia, nenhum a deixa mostra. Se algum for pego com uma Bblia, certamente enfrentar a morte. Essa uma oportunidade rara e muito apreciada, mas esses cristos no podem ficar reunidos mais do que trs horas. Cautelosos, a fim de no levantarem suspeitas, eles deixam o lugar da reunio individualmente, e com intervalo de tempo entre um e outro. Entre eles estava a jovem Nishan. Aps se converter em 1999, sua famlia ficou furiosa e a trancou num quarto escuro por treze dias, sem nem a alimentar. Sua irm levava comida s escondidas, apesar do medo de ser descoberta pelos demais familiares. Depois disso, Nishan decidiu se tornar uma crist secreta. Assim como outros cristos secretos, ela frequenta a mesquita, mas suas oraes so direcionadas a Isa al-Masih (Jesus, o Messias). Sabemos que qualquer um que seja suspeito de ser cristo ser torturado e morto, ento oramos secretamente. Temos orado ao lado de muulmanos, de noite ou de dia. Apesar de todo o cuidado, muitos de nossos amigos foram mortos. Vivemos com medo!, disse Ahmed, outro cristo somali.

PEDIDOS DE ORAO
Louve a Deus porque muitos cristos, mesmo que secretamente, tm guardado sua f em Cristo e no desistem de segui-lo. Pea a Deus que d proteo e estratgia a esses cristos que se renem em igrejas clandestinas na Somlia.
Mulher somali com seu filho

21

APRENDI COMO OUVIR A DEUS E COMPARTILHAR SUA PALAVRA


CRIST MARROQUINA
Os cristos de pases majoritariamente islmicos tm pouco ou nenhum acesso a seminrios ou cursos sobre a Bblia, por causa da forte presso que a comunidade e as autoridades exercem para que o cristianismo no se expanda e no ganhe novos adeptos. Atravs de seminrios e cursos bblicos, a Portas Abertas procura preparar e fortalecer a liderana crist no mundo muulmano, a fim de que evangelize e esteja apta a ensinar outros cristos na Palavra. Uma participante de um desses treinamentos compartilhou, ao fim do curso: Esse mtodo de estudo da Bblia perfeito, fcil e prtico. Aprendi a comparar diferentes textos da Bblia e a encontrar a verdade. Aprendi como ouvir a Deus e compartilhar sua Palavra com outros. Outro participante afirmou: Esse seminrio nos ajudar bastante. Ele nos deu ferramentas para solucionar nossos problemas. Seremos capazes de colocar esses ensinamentos em prtica e de capacitar outros.

PEDIDOS DE ORAO
Agradea a Deus pelos seminrios e treinamentos que a Portas Abertas tem realizado no mundo muulmano e que tm fortalecido muitos cristos. Ore para que esses treinamentos continuem, e pea a proteo dos participantes e organizadores.

Mercado de rua no Marrocos

22

www.portasabertas.org.br

NGER

DISTRIBUINDO A PALAVRA DA VIDA

Distribuio outra importante forma de atuao da Portas Abertas em pases do mundo muulmano nos quais a Igreja sofre perseguio. Todos os anos, a organizao entrega diversos tipos de material cristo como Bblias de estudo, Bblias infantis, Novo Testamento, livros de discipulado, livros para a famlia e folhetos. Isso torna a Palavra de Deus e seus ensinamentos mais acessveis aos cristos. A distribuio de materiais parte da misso da Portas Abertas, cujo trabalho de auxlio aos cristos perseguidos foi iniciado, h quase 60 anos. O trabalho se iniciou exatamente por meio da distribuio de Bblias, feita pelo Irmo Andr nos pases que compunham o bloco comunista da antiga Unio Sovitica. Hoje, essa distribuio alcana lugares e contextos muito diferentes da Europa, mas serve a cristos que sofrem com a perseguio e encontram seu consolo na Palavra de Deus, como o pastor Abachi, do Nger: Esse apoio que vocs nos do de grande alvio. Precisamos desesperadamente de Bblias, mas os membros de nossa igreja no tm recursos para compr-las. Louvo a Deus por ter enviado vocs para nos trazer estes presentes. Outro cristo do pas comentou: Muitos cristos no podem ter sua prpria Bblia, mas graas a Deus, por meio da Portas Abertas, muitos cristos agora tm a Palavra para ler em sua prpria lngua.

PEDIDOS DE ORAO
Louve a Deus pelos projetos de distribuio de Bblias e outros materiais que tm sido realizados no mundo muulmano. Pea a Deus que sua Palavra se espalhe pelo Nger por meio desses projetos.
Carregamento de Bblias, pronto para a distribuio

23

AJUDANDO-OS A CAMINHAR COM AS PRPRIAS PERNAS


TANZNIA
Em muitos pases do mundo muulmano, cristos so demitidos de seus empregos, impedidos de ingressar na faculdade ou expulsos de suas terras por no professarem a f islmica. Diante da visvel necessidade desses irmos, so desenvolvidos projetos de ajuda socioeconmica. O primeiro objetivo o de socorr-los em situaes imediatas; e em segundo lugar, capacit-los a garantir sua prpria educao e seu sustento. Marcos, um cristo da Tanznia, foi beneficiado por projetos de ajuda socioeconmica. Ele compartilhou: Tenho aprendido muito nesses dias. Agora, com o que aprendi no curso Agricultura maneira de Deus, vi que no temos razo para passar fome. Tenho aprendido que, se estou recebendo apoio, porque h coisas nas quais preciso melhorar. Muito obrigado por esse curso. Estou feliz por ter aprendido uma maneira de preservar minha plantao.

PEDIDOS DE ORAO
Louve a Deus pelos treinamentos e apoio socioeconmico que a Portas Abertas tem proporcionado aos cristos da Tanznia. Interceda para que esses projetos possam alcanar e abenoar mais cristos no pas.

Vilarejo na Tanznia

24

www.portasabertas.org.br

KEDER, LESTE DA FRICA

NASCI DE NOVO E ENCONTREI A PAZ QUE PROCURAVA

Cinco estudantes cristos voltavam de um seminrio ministrado pela Portas Abertas em um pas do leste da frica. O grupo encontrou um muulmano caminhando em direo a uma floresta, carregando uma corda em sua mo. Ele amarrou a corda em uma rvore. Ento os estudantes perguntaram: O que voc est fazendo? Quero me matar ele respondeu. Por qu? questionaram os estudantes. Bom, fao minhas cinco oraes dirias e leio o Alcoro. Tenho dinheiro, esposa e filhos, mas no tenho paz. Quero ter paz. Isso o que mais desejo. Os estudantes colocaram em prtica o que aprenderam no seminrio e testemunharam de Cristo a esse homem, chamado Keder. Disseram a ele que o Alcoro ensina que Jesus apenas um profeta, mas na verdade, ele tambm o salvador de todo aquele que o aceitar. Ele tambm o Prncipe da paz. Keder deixou a corda e se rendeu a Cristo. Encontrei a paz que procurava. Depois de orarem por ele, os estudantes o conduziram a uma igreja. Keder agora estuda a Bblia secretamente e serve a Deus em uma igreja local.

PEDIDOS DE ORAO
Louve a Deus porque Keder pde encontrar em Cristo a paz que procurava e hoje tem a salvao. Ore para que Deus d aos cristos oportunidades como a que esses jovens tiveram, de compartilhar seu amor.
Projeto de distribuio de Bblias no leste da frica

25

SER CRISTO SER UM ESTRANHO NA ALDEIA


FARID, LDER CRISTO NA ARGLIA
Ser demitido, excludo do conselho da aldeia e at ameaado de morte por seu prprio irmo: abraar a f crist no algo sem consequncias em um pas como a Arglia. Isso pode significar perder tudo. O lder de uma igreja, Farid, compartilhou sobre a perseguio dos cristos na regio de Kabile. A famlia geralmente uma fonte de problemas aos novos cristos. Farid prestou apoio espiritual a Zafir e sua esposa, Hiba, um casal de novos convertidos. Eles perderam tudo por causa de sua nova f: o pai de Zafir expulsou o casal da casa que pertence famlia e o demitiu de seu trabalho. A famlia de Zafir e Hiba rompeu todas as relaes com o casal. O pai de Zafir deu uma chance a ele para que recuperasse tudo quanto havia perdido, contou Farid: A nica coisa que ele tinha de fazer era renunciar sua f em Cristo. Todos os contratempos no fizeram Zafir e Hiba renunciarem sua f. Eles permanecem firmes enquanto enfrentam mais dificuldades em sua nova comunidade que, segundo Farid, no os consideram bem-vindos. Na verdade, as pessoas atiram pedras em sua casa e os insultam por serem cristos.

PEDIDOS DE ORAO
Ore pela vida de Farid e de outros lderes cristos que arriscam sua vida para ajudar e discipular novos convertidos. Interceda por Zafir e Hiba, para que permaneam firmes e possam testemunhar de Cristo a amigos e familiares.
Muitos que se convertem a Cristo so rejeitados por suas famlias

26

www.portasabertas.org.br

SHADIYA, ORIENTE MDIO

TRAIDORA DE TODA A FAMLIA

Shadiya a mais nova de cinco irmos em uma famlia muulmana. Aos 8 anos de idade ela teve contato com um grupo de jovens na igreja do pastor Jamil. No inverno de 2011, a igreja foi visitada por um grupo de jovens cristos; naquela poca Shadiya decidiu entregar sua vida a Jesus. Certo dia, ela se esqueceu de esconder a Bblia e seu irmo a encontrou. O rapaz foi questionar o pai a respeito desse notvel livro, que trazia uma grande cruz na capa. O pai ficou chocado. Pouco tempo depois, ele descobriu que foi Shadiya quem trouxera o livro para dentro de casa. O pai dela interpretou o ato como uma negao de sua identidade. Isso, pensava ele, significava um ato de traio contra toda a famlia e comunidade muulmana. A famlia seria insuportavelmente envergonhada. Aos olhos do pai havia apenas uma soluo: forar Shadyia a negar a f em Cristo. Se voc se recusar a negar essa nova f, voc no mais ser bemvinda em nossa casa! ele lhe disse aos gritos. Shadiya optou por manter em segredo sua f em Jesus. A situao em sua casa menos tensa, mas se seu pai descobrir que ela ainda adora a Jesus, Shadiya pode correr risco de morte.

PEDIDOS DE ORAO
Agradea a Deus por Shadiya ter se mantido firme diante da rejeio de sua famlia por seguir a Cristo. Ore para que Shadiya e tantas outras jovens do Oriente Mdio no desfaleam e desistam de seguir Jesus.
Convertidos, no Oriente Mdio, s vezes optam por seguir a Cristo secretamente

27

FORA PARA CRESCER


CHARLEY, TUNSIA
Charley colaborador da Portas Abertas na Tunsia e comentou sobre a necessidade dos cristos tunisianos e o que se pode fazer para ajud-los. O pas tem uma igreja local relativamente pequena, com aproximadamente 1.500 cristos. Ao mesmo tempo, h no pas uma igreja composta exclusivamente de estrangeiros, e ela possui cerca de 25 mil membros. Para a Portas Abertas, a Tunsia um novo pas a se trabalhar. Optamos por dar suporte aos cristos desse pas por causa do crescimento da Igreja. Mas h muitos outros obstculos para os cristos no pas. No h muita perseguio por parte do governo, mas os cristos tm enfrentado rejeio da famlia e da sociedade. Charley v uma grande necessidade de Bblias, Novo Testamento e outros livros cristos. Tentamos apoiar a Igreja tunisiana com esses materiais e por meio de outros projetos.

PEDIDOS DE ORAO
Agradea a Deus pelas oportunidades que a Portas Abertas tem tido de levar Bblias e treinamentos Tunsia. Ore pelo crescimento da Igreja no pas e pela proteo e encorajamento de seus lderes.

Homem no interior de mesquita, na Tunsia

28

www.portasabertas.org.br

SRIA

PERSEVERANA EM MEIO GUERRA

A Sria est em guerra civil h mais de dois anos. A situao de seus habitantes inclusive dos cristos, que representam cerca de 10% da populao crtica. Os cristos que moram prximos uns dos outros se renem para orar. Homs uma cidade fantasma, e a situao das pessoas no estvel. Os cristos que foram embora de Homs souberam depois que suas casas foram invadidas e saqueadas. As pessoas da cidade no dispem de recursos nem mantimentos, e isso torna a situao desesperadora, diz um cristo srio. Alguns cristos querem deixar o pas, mas outros dizem que no h como faz-lo. Eles afirmam: Nascemos e crescemos aqui, e aqui vamos ficar, no importa o que acontea, mesmo que tenhamos de morrer. Vrios pastores compartilham o temor que muitos cristos tm sobre uma possvel queda do governo do presidente Assad, o que pode piorar drasticamente a situao deles. Em geral os cristos encontram fora na sua f e tentam manter sua atitude positiva confiando que Deus tem uma resposta e trar a paz Sria novamente. A Igreja est orando sem cessar. Oramos muito e confiamos na poderosa mo de Deus, compartilhou um dos pastores da capital, Damasco.

PEDIDOS DE ORAO
Interceda pelas milhares de pessoas que, por causa da guerra civil, perderam suas casas e ente queridos. Interceda pelo fim da instabilidade poltica que o pas atravessa.

Bairro cristo destrudo na Sria

29

O SENHOR NOS ESCOLHEU


NAIMA, EGITO
Naima uma ex-muulmana. Quando ela fala a respeito de sua converso, sempre comea dizendo: O Senhor nos escolheu. Ela conta o que aconteceu: Um dia, em 1990, eu estava lendo uma revista crist. Um dos autores se dirigiu diretamente ao leitor. Ele escreveu sobre pecado e como Jesus havia morrido. Comecei a chorar e entreguei minha vida a Jesus. No mesmo dia, vi minha irm chorando. A mesma coisa havia acontecido a ela. Exceto pela minha me, toda a minha famlia se converteu naquele dia. Minha me se tornou crist pouco depois. Naquela poca, meu namorado trabalhava num pas vizinho. Eu lhe escrevia cartas explicando sobre Jesus. Ele tambm abraou a f crist. Quando ele retornou, aps dois anos, nos casamos. Juntos, temos atravessado tempos difceis. Uma vez fomos presos pela polcia. Na delegacia, no pensei muito quando tive de responder s perguntas. Simplesmente afirmei que era crist e no muulmana. Jesus me deixou claro: No tenha medo. Faa sua parte e eu farei o resto. Satans nos golpeia, mas por pouco tempo. No temos mais medo das autoridades. Elas sabem sobre ns e no nos incomodam. Vivemos uma vida crist num pas muulmano e as pessoas percebem que somos diferentes. O mais importante que as oraes continuam. Somos agradecidos porque muitas pessoas oram por ns. Cremos que grandes coisas esto por acontecer.

PEDIDOS DE ORAO
Ore para que Deus se revele de forma poderosa a outros egpcios, como fez com Naima e sua famlia. Ore para que, por meio do testemunho de Naima e de sua famlia, outros muulmanos conheam o amor de Deus.
Mulheres em ruas do Egito

30

www.portasabertas.org.br

CRISTO UIGUR, CHINA

SEU APOIO IMPORTANTE PARA NOS MANTER FIRMES

Os cristos so minoria e sofrem muita presso entre os mais de 10 milhes de uigures da China. Os uigures so uma das muitas etnias do pas, e se destacam por seguirem o islamismo. Os uigures que se convertem so pressionados de pelo menos trs maneiras: em primeiro lugar, por serem parte de uma minoria tnica. Em segundo lugar, por serem uma minoria dentro dessa minoria, pois so cristos dentro de um ambiente islmico. Por ltimo, sofrem por professar uma religio em um Estado ateu. Os cristos uigures no tm permisso para congregar nas igrejas estatais; eles s podem se reunir em igrejas no registradas. Lderes dessas igrejas so frequentemente interrogados e presos. Qualquer atividade, publicao ou associao religiosa que no seja formalmente aprovada pelo governo considerada ilegal. A comunicao entre estrangeiros e uigures vigiada e estritamente monitorada. Isso deixa a Igreja uigur ainda mais isolada. Diante disso, a Portas Abertas procura meios de fortalecer essa Igreja, principalmente na Palavra de Deus. Quase desistimos de perseverar em nossa f em Cristo. Mas seu apoio tem nos ajudado a ficar firmes em nosso chamado, um cristo uigur compartilhou aps participar de um treinamento bblico.

PEDIDOS DE ORAO
Ore pelo trabalho de treinamento de distribuio de materiais que a Portas Abertas tem desenvolvido entre a Igreja uigur. Pea a Deus que fortalea a sua Igreja nessa regio dominada pelo islamismo e sob constante vigilncia do governo chins.
Todos os uigures so considerados muulmanos desde o seu nascimento

31

NO POSSO DEIXAR DE FALAR DO SENHOR JESUS


Mesmo no meio de tantos familiares, Beth, uma crist com pouco mais de 30 anos de idade, nunca se sentiu to sozinha. Certo dia, quando chegou em casa, seus familiares seguravam uma cpia do Novo Testamento. Eles o encontraram no quarto de Beth, e agora eles estavam gritando com ela. Seu irmo proferia, irado, uma acusao aps outra contra ela. Beth se perguntava se sobreviveria a tudo isso. Aps ser levada para o quarto, seu pai se manifestou dizendo. Vamos discutir o que fazer com ela. Eles a mantiveram trancada por trs meses. Beth era viva, seu primeiro marido havido morrido em uma das guerras de independncia da Chechnia. Seu segundo marido era alcolatra, por isso ela voltou para a casa dos pais, com seus dois filhos do segundo casamento. Beth continua enfrentando muita opresso de seus parentes e da sociedade por causa de sua f no Senhor Jesus. Ela sofre agresses e considerada a escria da famlia. Seus irmos desejam mat-la, a fim de limpar a honra da famlia. Ela disse a um de seus amigos: Quero muito ver meu marido se tornar cristo como eu. Estou muito cansada e assustada, mas no posso parar de testemunhar do Senhor Jesus. Por favor, ore por minha sobrevivncia e perseverana.

BETH, CHECHNIA

PEDIDOS DE ORAO
Interceda pela vida de Beth, para que ela persevere na f e para que atravs do seu testemunho de vida Deus transforme toda a sua famlia. Ore para que os chechenos conheam e se rendam ao amor de Cristo.
Mulheres chechenas que fugiram dos horrores da guerra em 1999

32

www.portasabertas.org.br

YASSER HAMID, PAQUISTO

UM MUULMANO EM BUSCA DA VERDADE

Meu nome Yasser Hamid, nasci em uma famlia muulmana e era um ativista poltico e estudioso de religio comparativa. Eu conheci Jesus e passei a segui-lo. Desde ento, enfrentei srios problemas judiciais e acusaes de blasfmia. A minha curiosidade sobre a f vem do contexto religioso da minha famlia. Minha me era uma estudiosa islmica e outros membros da minha famlia eram clrigos muulmanos. Em novembro de 2004, eu, que um dia fui um ctico e intelectual muulmano, fui batizado com minha esposa, meu filho, minha filha e mais dois parentes. Por conta disso, alm das acusaes de blasfmia, sofri vrios ataques. Fui baleado seis vezes. Extremistas assassinaram meu irmo mais novo, que tambm havia se tornado cristo. Passei a me esconder, mas uma invaso policial na casa de um amigo, em outubro de 2005, me convenceu de que seria mais seguro para todos se eu deixasse o pas. Desde que fugi para a Europa, meus familiares tiveram de se esconder para ocultar sua identidade.

PEDIDOS DE ORAO
Ore para que, assim como Yasser, outros muulmanos questionem o islamismo luz da Bblia e possam encontrar o caminho da cruz. Pea a Deus que proteja pessoas como Yasser que deixam o Isl para seguir a Cristo e sofrem duras consequncias por isso.
Famlia paquistanesa

33

EU ERA CEGA, MAS AGORA VEJO


CRIST SAUDITA
Em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo, nico Deus, amm. Sou uma jovem saudita de 27 anos e moro na Arbia Saudita. Fui criada em uma famlia muulmana que praticava todos os costumes da religio. Comecei a orar por volta dos meus 13 anos, mas depois parei de orar. Meu pai costumava me bater para me fazer orar, pois dizia: O Mensageiro de Deus, Maom, disse: Obriguem os seus filhos a orar quando tiverem 7 anos de idade e batam neles se no o fizerem aos 10 anos. Um dia decidi assistir a uma srie chamada A tormenta da sepultura, o que foi um grande choque para mim. A srie quebrou minha barreira do medo e me confirmou que o Isl no era a religio de Deus. Sem hesitao, entreguei a minha vida ao Senhor Jesus, porque ele o Deus do amor e da paz. O verdadeiro Deus olhou para a minha fraqueza, respondeu minha orao e me levou para o seu caminho. Eu sabia que era a sua voz. Sabia que ele estava me chamando e respondi ao seu apelo. Agradeo ao Senhor, que me livrou.

PEDIDOS DE ORAO
Interceda por cristos como essa jovem, que correm risco de perder a prpria vida se descobrirem que eles abandonaram o islamismo. Ore por todos aqueles que seguem o islamismo por medo e, temendo retaliaes, no reconhecem Jesus como senhor e salvador.

Na Arbia Saudita as crianas so ensinadas a decorar o Alcoro desde cedo

34

www.portasabertas.org.br

VOC SENTE UM FARDO POR ALGUM PAS MUULMANO? LOGO VOC IR, PROVAVELMENTE, COMEAR A CHORAR POR ESSE PAS.
IRMO ANDR

EXTRADO DO LIVRO OPERAO NNIVE

Caixa Postal 12.655 Cep 04744-970 - So Paulo SP Fone e Fax (11) 2348.3330 falecom@portasabertas.org.br Caixa Postal 12.655 www.portasabertas.org.br Cep 04744-970 - So Paulo SP Fone e Fax (0_11) 2348.3330 www.portasabertas.org.br

Вам также может понравиться