Вы находитесь на странице: 1из 3

Concordncia nominal nada mais que o ajuste que fazemos aos demais termos da orao para que concordem

m em gnero e nmero com o substantivo. Teremos que alterar, portanto, o artigo, o adjetivo, o numeral e o pronome. Alm disso, temos tambm o verbo, que se flexionar sua maneira, merecendo um estudo separado de concordncia verbal. REGRA GERAL: O artigo, o adjetivo, o numeral e o pronome, concordam em gnero e nmero com o substantivo. - A pequena criana uma gracinha. - O garoto que encontrei era muito gentil e simptico. CASOS ESPECIAIS: Veremos alguns casos que fogem regra geral, mostrada acima. a) Um adjetivo aps vrios substantivos 1 Substantivos de mesmo gnero: adjetivo vai para o plural ou concorda com o substantivo mais prximo. - Irmo e primo recm-chegado estiveram aqui. - Irmo e primo recm-chegados estiveram aqui. 2 Substantivos de gneros diferentes: vai para o plural masculino ou concorda com o substantivo mais prximo. - Ela tem pai e me louros. - Ela tem pai e me loura. 3 Adjetivo funciona como predicativo: vai obrigatoriamente para o plural. - O homem e o menino estavam perdidos. - O homem e sua esposa estiveram hospedados aqui. b) Um adjetivo anteposto a vrios substantivos 1 Adjetivo anteposto normalmente: concorda com o mais prximo. Comi delicioso almoo e sobremesa. Provei deliciosa fruta e suco. 2 Adjetivo anteposto funcionando como predicativo: concorda com o mais prximo ou vai para o plural.

Estavam feridos o pai e os filhos. Estava ferido o pai e os filhos. . c) Pronomes de tratamento 1 sempre concordam com a 3 pessoa. Vossa Santidade esteve no Brasil. d) Anexo, incluso, prprio, obrigado Concordam com o substantivo a que se referem. As cartas esto anexas. A bebida est inclusa. Precisamos de nomes prprios. Obrigado, disse o rapaz. e) bom, necessrio, proibido Essas expresses no variam se o sujeito no vier precedido de artigo ou outro determinante. Canja bom. / A canja boa. necessrio sua presena. / necessria a sua presena. proibido entrada de pessoas no autorizadas. / A entrada proibida. f) Muito, pouco, caro 1- Como adjetivos: seguem a regra geral. Comi muitas frutas durante a viagem. Pouco arroz suficiente para mim. Os sapatos estavam caros. 2- Como advrbios: so invariveis. Comi muito durante a viagem. Pouco lutei, por isso perdi a batalha. Comprei caro os sapatos. g) Mesmo, bastante 1- Como advrbios: invariveis Preciso mesmo da sua ajuda. Fiquei bastante contente com a proposta de emprego.

2- Como pronomes: seguem a regra geral. Seus argumentos foram bastantes para me convencer. Os mesmos argumentos que eu usei, voc copiou. h) Menos, alerta 1- Em todas as ocasies so invariveis. Preciso de menos comida para perder peso. Estamos alerta para com suas chamadas. i) Meio 1- Como advrbio: invarivel. Estou meio insegura. 2- Como numeral: segue a regra geral. Comi meia laranja pela manh. j) S 1- apenas, somente (advrbio): invarivel. S consegui comprar uma passagem. 2- sozinho (adjetivo): varivel. Estiveram ss durante horas.

Вам также может понравиться