Вы находитесь на странице: 1из 8

REVISITANDO O FOLCLORE SUL-MATO-GROSSENSE ATRAVS DA SOCIOLINGSTICA

Denise Kasiorowski Bachega1


RESUMO: Nosso objetivo nesse artigo discutir algumas questes tericas e analticas sobre Lingstica e Sociolingstica aplicando-as na dinmica de aspectos folclricos do Estado de Mato Grosso do Sul. O material analisado constitui de uma msica que faz parte do CD do Grupo Sarandi Pantaneiro da Universidade Federal de Mato grosso do Sul, cujo objetivo desenvolver um trabalho fundamental de resgate, preservao e divulgao da cultura popular do nosso Estado. A relevncia do estudo se comprova por meio de uma anlise sociolingstica, onde intensificamos nosso enfoque com a finalidade de observar alguns elementos lingsticos da nossa regio, at mesmo como forma de valorizao das nossas razes, ressaltando as variaes lingsticas uma vez que a amostra selecionada nos possibilita e nos oferece condies para tal intento. Palavras-chave: Sociolingstica. Folclore Sul-mato-grossense. Linguagem.

LNGUA, LINGUAGEM E SOCIEDADE Linguagem e sociedade esto interligadas entre si. Podemos dizer que a constituio do ser humano. A histria da humanidade a histria de seres organizados em sociedades e detentores de um sistema de comunicao oral, haja vista, que esse recurso, uma das estratgias mais poderosa que uma nao pode ter a seu benefcio e, se bem conduzida, pode transformar um imprio, da mesma forma como aconteceu com os povos romanos. Antes de considerar aspectos que envolvem linguagem, comunicao e sociedade, pertinente estabelecer algumas distines entre lngua e linguagem. A lngua um dos cdigos que permitem a comunicao, um sistema de signos e suas combinaes. Linguagem , segundo Mattoso Cmara (2000, p. 47): a faculdade que tem o homem de exprimir seus estados mentais por meio de um sistema de sons vocais chamado lngua. A lngua uma instituio social, e ela pertence a todos indivduos que comungam de uma mesma comunidade, apresenta carter abstrato, uma vez que constituda por cdigos; um sistema de signos, porm se realiza por meio dos atos de fala. Contribuindo com o nosso raciocnio citamos o pai do estruturalismo e da lingstica, que tece seus comentrios e nos ensina que: 1 Especialista em Cincias da Linguagem pela UEMS Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
Professora da Unes Unidade de Nova Andradina. E-mail: denise.pge@bol.com.br

a fala um ato individual de vontade e inteligncia, no qual convm distinguir: 1, as combinaes pelas quais o falante realiza o cdigo da lngua no propsito de exprimir seu pensamento pessoal; 2, o mecanismo psicofsico que lhe permite exteriorizar essas combinaes. A SOCIOLINGSTICA A Lingstica o estudo cientfico de uma Lngua, ela foi difundida particularmente na dcada de 60. A Sociolingstica uma rea da Lingstica que voltada especialmente para as questes que envolvem a linguagem e a sociedade. O termo coincide, at certo ponto, com os estudos da etnolingstica e da lingstica antropolgica. Entretanto, o termo Sociolingstica, relativo a um ramo da Lingstica, fixou-se em 1964. Mais precisamente, surgiu em um congresso organizado por William Bright, na Universidade da Califrnia em Los Angeles (UCLA), do qual participaram vrios estudiosos ligados s questes que envolviam sociedade e linguagem. Segundo Bright (1974, p. 17), a tarefa da sociolingstica portanto, demonstrar a co-variao sistemtica das variaes lingstica e social e, talvez, at mesmo demonstrar uma relao causal em uma ou outra direo, ou seja, o objeto de estudo da sociolingstica entre outros aspectos a apreciao sistematizada da diversidade lingstica de uma comunidade, que pode ser compreendido como o estudo da lngua falada, observada, descrita, e analisada em contexto social, isto , em situaes reais de uso. A diversidade lingstica abarca algumas dimenses que esto diretamente relacionadas com: a identidade social do emissor, ou falante, que pode ser demonstrada pelos dialetos de classe em que as diferenas de fala se relacionam com a estratificao social; a identidade social do receptor, ou ouvinte relevante sempre que forem empregados vocbulos especiais de respeito utilizados em se falando com superiores; a terceira dimenso est condicionada ao contexto, corresponde a todos os elementos possivelmente relevantes no ambiente da comunidade. Segundo a sociolingstica francesa existem ainda trs espcies de variaes extralingsticas que podem ocorrer no dilogo, quais sejam: geogrficas, sociolgicas e contextuais. As variaes ocorrem, sobretudo, porque desde os tempos mais distantes as lnguas no so uniformes, assim apresentam variaes de acordo com o ambiente, a cultura, a poca e a classe social a que pertencem os falantes. Esse carter dinmico da

lngua nos faz recordar um quadro esquemtico onde o pesquisador Dino Pretti (2000, p. 24) ilustra no seu livro Sociolingstica os nveis de fala, como uma comunidade lingstica se comporta perante as variaes geogrficas/diatpicas e socioculturais/diastrticas. Para o estudioso essas variedades ocorrem da seguinte maneira (idem, p. 24): num plano horizontal da lngua, na concorrncia das comunidades lingsticas, sendo responsveis pelos chamados regionalismos, provenientes de dialetos do falares locais; as variedades socioculturais ou diastrticas, ocorreriam num plano vertical, isto , dentro da linguagem de uma comunidade especfica (urbana ou rural). No fenmeno lingstico pode ocorrer, ainda, as variaes diafsicas, que correspondem s variaes situacionais, ou seja, ora formalidade, ora informalidade, existem tambm as variaes que enfocam os arcasmos e neologismos, as chamadas variaes diacrnicas. Os sociolingustas estudam questes como a identidade lingstica dos grupos sociais, as atitudes sociais em relao s formas consideradas padro e no-padro da lngua, por isso que a Sociolingstica considera a linguagem estigmatizada no como um erro mas sim como uma modalidade de fala diferente, muito distante daquela que a escola tenta ensinar para seus alunos. Marcos Bagno (2001, p. 27) um escritor que critica veementemente o preconceito lingstico na alfabetizao, segundo seu pensamento ao estabelecer uma norma-padro, ela ganha tanta importncia e tanto prestgio social que as demais variedades que so consideradas imprprias, inadequadas, feias, erradas, deficientes, pobres..., a norma-padro passa a ser modelo de originalidade e a nica representante legtima e legal dos falantes. Porm, a histria do portugus-padro mais uma questo poltica e econmica do uma questo lingstica. Segundo Bagno (idem, p. 26), essa histria transcorreu da seguinte forma: No Brasil, a colonizao comeou pelo Nordeste, e nesta regio que se encontram as cidades mais antigas do pas: Salvador, Olinda, Recife. A cultura da cana-de-accar fez desta regio, durante algum tempo, o centro poltico, cultural e administrativo do Brasil. Mas a descoberta do ouro em Minas Gerais provocou a transferncia da capital da Colnia para o Rio de Janeiro, em 1963, por ser o porto mais prximo para a remessa do ouro a Europa. Assim, o Rio assumiu o primeiro lugar em importncia econmica, poltica e conseqentemente cultural.

No sculo XX, com a crescente modernizao e industrializao de So Paulo esta cidade comeou a compartilhar da mesma importncia econmica que a cidade do Rio de Janeiro. Desse modo, adotando como paradigma a forma lingstica falada e considerada como classe social privilegiada e modelo do portugus-padro do Brasil, exercida pelo o tringulo formado pelas cidades de So Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Conseqentemente, as demais variedades de outras cidades que no faziam parte deste rol, por exemplo, a nordestina, era considerada para os padres vigentes, como pobre e culturalmente desprestigiada para no denomin-las como: engraada, pitoresca, grosseira e errada, principalmente pelos falantes das variedades sudestinas. ANLISE DA MSICA ENGENHO DE MAROMBA Ao ouvirmos uma cano, abrimos nossa percepo para os diversos elementos que a compem, como, por exemplo: a melodia, o ritmo, a harmonia, quais e como os instrumentos so usados (o arranjo ou orquestrao), o uso da voz pelo cantor ou cantores que a interpretam, a letra da msica, a sonoridade das palavras. Apesar de sentirmos a cano como um texto nico, ela , como a prpria palavra texto sugere, o entrelaamento de diversos fios condutores (a melodia, o ritmo, a letra, etc.), correspondendo cada um desses fios quilo que chama de instncia da cano. A esse tipo de texto essencialmente complexo pela simultaneidade e hibridismo dos meios que participam da construo do seu discurso, d-se o nome de texto sincrtico, sendo, portanto, a msica, um texto sincrtico por se utilizar da palavra e da msica, e um texto sincrtico em que uma das suas instncias, a musical, requer um tipo de percepo que a subdivide em outras instncia (meldica, harmnica, rtmica, etc.) para que seja analisada com um mnimo de profundidade e propriedade. Se utilizarmos a proposta do lingista dinamarqus Louis Hjelmslev de que cada texto possui um plano de expresso o meio pelo qual se d a comunicao e um plano do contedo aquilo que comunicado -, encontraremos no plano de expresso da cano, ao menos duas perspectivas a serem iluminadas: a verbal e a musical. No caso da cano, distinguimos ao menos dois planos, o verbal e o musical. Tal proposio, no entanto, foge aos objetivos do presente artigo. O que nos propomos a fazer aqui ser apenas aplicar a teoria sociolingstica em reflexes sobre aspectos folclricos sul-mato-grossense.

Sendo nosso propsito revisitar o folclore sul-mato-grossense aplicando os conhecimentos da Sociolingstica na anlise de elementos culturais do nosso estado, analisaremos uma msica parte integrante do CD do Grupo Sarandi Pantaneiro da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, (faixa: 11 Engenho de Maromba 3:36 Recolhida por Marlei Cunha), demonstrando algumas questes sociolingsticas no material selecionado. Para tanto, apresentamos o texto musical referenciado anteriormente Engenho de maromba (DP) O engenho de maromba, Muito tempo que no mi. A zoada deste engenho, at hoje ainda me di. Voc diz que nunca viu, o meu engenho moer. Quem dir se voc v Aquela serra geme. Voc diz que bala mata, Bala no mata ningum. A bala que me mata, o desprezo do meu bem. Viola de cinco cordas, Bem podia ser de seis. O amor que j foi meu, Bem podia ser traveis Quem quiser que vai e vem, manda varrer a estrada. Pra tirar pedra mida e o sereno da madrugada.

Amanh eu vou embora, Segunda-feira que vem. Quem no me conhece chora, que dir quem me quer bem. Alecrim de beira dgua no se corta com machado s se corta com o canivete no borsu do namorado. Segundo relatos histricos, os colonizadores portugueses que chegaram em Minas Gerais com a extrao do ouro num perodo escasso, seguiram em direo ao centro-oeste alimentando o sonho de criar gado nas regies do cerrado. Eles influenciaram fortemente a nossa msica, dana e cultura, principalmente nas cidades de: Trs Lagoas, Aparecida do Taboado, Cassilndia , Inocncia e Costa Rica. A msica e dana ganharam variantes de acordo com a convenincia dos ritmos e culturas trazidas pelos migrantes. Essas danas aconteciam durante as reunies para comemorar o plantio, onde sertanejos faziam uma espcie de multiro para uns ajudar aos outros nas derrubadas, nas festas de casamento e tambm em teros de louvor aos santos de devoo. O Engenho de maromba representa um canto de despedida reclamando um novo encontro. Neste momento os cavalos esto enfileirados aguardando a partida, a dana que acompanha o canto imita um engenho de cana, a fileira de homens se cruza com as mulheres produzindo uma evoluo em crculo.Os versos so cantados improvisados ou decorados. Salientamos que para conhecimento e melhor apreciao do trabalho seria pertinente ouvir a faixa a qual aludimos no nosso trabalho, porque por meio deste ato poderemos levantar todos os elementos fnicos, ritmos e prosdicos. Examinando o corpus e fazendo uma anlise sociolingstica, mesmo superficial, ao ouvirmos o material, constatamos que a pessoa que canta a msica um sertanejo, pela entonao vocal uma pessoa idosa, um elemento que pode sustentar o nosso raciocnio o fato que o trabalho levantado pela universidade fez as verificaes in loco o que nos d embasamento para sustentar tal afirmao, ao se resgatar essas vozes annimas, teve-se o cuidado de manter a sua originalidade por ser uma arte da cultura popular.

Constatamos tambm que o ambiente onde o personagem vive uma sociedade rural, pois toda ambientao cenogrfica constituda com elementos que fazem parte de uma comunidade caipira, agreste e rudimentar. O prprio ttulo da msica por si s nos remete a uma circunferncia buclica, que por meio de um engenho no de ferro, mas sim de pessoas chora um novo encontro para compartilhar dos mesmos causos e experincias de uma comunidade formada por matutos. Visualizamos a presena de um vocabulrio tpico de uma pessoa sem alfabetizao que revela por meio da sua fala a supresso do (r), elemento caracterstico de uma fala estigmatizada, rude e caipira. Pode-se perceber que o repertrio lingstico constitudo por vocbulos restrito a uma comunidade rural como: zoada, mi, viola, mida, engenho, canivete, traveis etc. A melodia da cano costura o componente lingstico como se quisesse bordar a vida, os costumes, as tradies passadas na vida presente, como se no fosse possvel a existncia de um sem o outro. E ser que isso possvel! Ser que a letra dessa cano, caso fosse publicada como poema em um livro, alcanaria o sucesso editorial! Ser que sua melodia, caso fosse gravada de maneira instrumental, alcanaria esse sucesso! Podemos afirmar com certeza que no! Todavia, a conjuno da coloquialidade da fala com uma simplicidade harmnica-meldica resultou num grande fenmeno da indstria fonogrfica sul-mato-grossense. Mistrio! Sim! Novidade! No! Outros cancionistas brasileiros j nos deram demonstrao do poder dessa linguagem sincrtica, que a msica. Por isso surgem cada vez mais pesquisadores preocupados com a cano popular. Ela no poesia e tambm no msica. uma linguagem construda recentemente, que hoje se configura como um dos objetos da arte brasileira de maior complexidade e valor. Um dos objetivos da sociolingstica a de depreender, na medida do possvel, os aspectos sociais e culturais que emergem da sua criao. Tentamos por meio deste recorte fazer uma sucinta anlise sociolingstica, pois compreendemos que o material nos dava subsdios para tal natureza. Referncias Bibliogrficas BARUFI, Helder. Metodologia cientfica. Orientaes metodolgicas para a elaborao da monografia. 4 ed. dourados. Hbedit. BAGNO. Marcos. A Lngua de Eullia Novela Sociolingstica. 11 ed. So Paulo:

Contexto. 2001 BRIGHT, William. As dimenses da sociolingstica. In: FONSECA. M. S. e NEVES. M. F. Sociolingstica. RJ: Eldorado. 1974. p. 17-23. BASTOS, Lilia da Rocha. A estrutura do artigo. 4 ed. Rio de Janeiro. LTC, 2006. PRETTI .Dino. Sociolingstica os nveis de fala. 9 ed. So Paulo: Edusp. 2000. CD Sarandi Pantaneiro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul faixa n 11 2001.

Вам также может понравиться