Вы находитесь на странице: 1из 18

Introduo MEDITAO

Alice A.Bailey segundo Djwall Khull O Tibetano

A verdade est dentro de ns; no nasce das coisas externas, ainda que assim o creiam. H um centro muito interior em todos ns, onde a verdade reside plenamente; e em torno de muro sobre muro, a carne grosseira envolve-a, ...e conhecer consiste mais em abrir um caminho por onde o prisioneiro esplendoroso possa escapar, do que em efectuar uma entrada para uma luz supostamente de fora. PARACELSO

Quais so os objectivos da MEDITAO?

O propsito da meditao o contacto com a alma e, finalmente, a unio com a ALMA. Todo o seu objectivo , portanto, tornar o homem capaz de manifestar externamente o que est na sua realidade interior e de identificar-se com o seu aspecto ALMA e no simplesmente com as suas caractersticas inferiores.

ESPRITO (MNADA)

Quem sou EU?

EU

ALMA EU SUPERIOR

CORPO MENTAL PERSONALIDADE (EGO) EU INFERIOR

CORPO EMOCIONAL

CORPO FSICO

Quais so os objectivos da MEDITAO?


Cada um dos veculos pelos quais a ALMA se exprime possui no estado latente certas foras inerentes, mas a ALMA, que a fonte de todas elas, as possui sob a forma mais pura e mais sublimada. Estes poderes desenvolvem-se normal e naturalmente, no porque sejam desejados ou conscientemente desenvolvidos, mas porque ao mesmo tempo que o Deus interno assume o controlo dos Seus corpos e os domina, os Seus poderes tornam-se aparentes no plano fsico e as potencialidades manifestam-se ento como realidades conhecidas.

Poder/Vontade

Trade Superior Amor/Sabedoria Emocional Trade Inferior Inteligncia activa Mental

Fsico

Poder/Vontade

Amor/Sabedoria Emocional

Trade Superior Trade Inferior

Inteligncia activa Mental

Fsico

Etapas da MEDITAO

ETAPA 1 Aceitar a hiptese da existncia da ALMA e que esta ALMA pode ser conhecida do homem que sabe educar e controlar a sua mente.

Etapas da MEDITAO

ETAPA 2 Baseando-nos na hiptese anterior, comeamos a coordenar os trs aspectos da natureza inferior e a unificar a mente, a emoo e o corpo fsico num Todo inclusivo e organizado. Alcanamos isso pela prtica da concentrao.

Etapas da MEDITAO
ETAPA 3 medida que a concentrao se funde na meditao (que o acto da concentrao prolongada), a imposio da vontade da alma sobre a mente comea a fazer-se sentir. Pouco a pouco, a alma, a mente e o crebro so postos em estreita relao. Primeiro, a mente controla o crebro e a natureza emocional. Depois a alma controla a mente. O primeiro consequncia da concentrao; o segundo, da meditao.

preciso Silncio?
O lugar silencioso onde tomamos contacto com a vida da alma aquele ponto no interior da cabea onde a alma e o corpo se encontram. O homem que pode treinar-se para ficar suficientemente unidirecionado, pode a qualquer momento e em qualquer lugar, retirar o seu pensamento para um centro, no interior da cabea, onde conduzido o grande trabalho de unificao.

CONSELHOS
ENCONTRE TEMPO aconselhvel reservar um perodo em cada dia para este trabalho especfico. No princpio, quinze minutos so suficientes. Sejamos honestos connosco mesmo e reconheamos as coisas como elas so. O pretexto no tenho tempo, absolutamente ftil; indica simplesmente falta de interesse. Na verdade pode dizer-se que no est interessado quem no encontrar quinze minutos livres no decurso de mil quatrocentos e quarenta minutos que compem um dia. A manh altura ideal

CONSELHOS
ENCONTRE UM LUGAR
Encontrar um lugar realmente tranquilo, ao abrigo de qualquer intruso. Por tranquilo no quero dizer livre do rudo, porque o mundo est cheio de sons, mas livre da aproximao de pessoas ou do chamado de outrem. Os aspirantes meditao falam demasiado da oposio que encontram na sua famlia e entre os seus amigos. Na maioria dos casos, a falta do prprio aspirante. As pessoas falam muito. O que fazemos cada manh nos nossos quinze minutos no diz respeito a ningum, no h necessidade de falar nisso com a nossa famlia, nem exigir-lhes o silncio porque queiramos meditar.

CONSELHOS

A POSTURA
Escolhamos aquela posio que nos permita esquecer mais facilmente que temos um corpo fsico. Para o ocidental provavelmente a posio sentada; as exigncias principais so o estar erecto, com a coluna dorsal formando uma linha recta; sentar-se relaxado (sem nos afundarmos) para evitar tenso em qualquer parte do corpo; manter o queixo ligeiramente cado, para diminuir qualquer tenso na nuca. A meditao um acto interior que s pode ser realizado com sucesso se o corpo estiver relaxado, em correcto equilbrio e, portanto, esquecido.

CONSELHOS

A RESPIRAO
Tendo realizado as condies de conforto fsico e de relaxamento e estando abstrados da conscincia do corpo, em seguida prestaremos ateno nossa respirao e vigiaremos para que esteja calma, regular e rtmica. cuidaremos simplesmente para que a nossa respirao seja calma e regular e desviaremos, ento, o nosso pensamento, de todo o conjunto do corpo e comearemos o trabalho de concentrao.

CONSELHOS

VISUALIZAO E IMAGINAO
O passo seguinte na prtica da meditao o uso da imaginao; visualizamos para ns prprios o homem triplo inferior alinhado ou em comunicao directa com a alma. Isto pode ser feito de vrias maneiras. Quando construmos uma imagem mental, a substncia mental da nossa mente gera uma certa gama de vibraes que atraem para elas uma qualidade de substncia mental, onde a mente se encontra imersa. pela vontade que esta imagem persiste com firmeza e lhe d vida. Este processo continua, quer sejamos ou no capazes de o ver com o nosso olho mental. Pouco importa, se conseguimos v-lo ou no, pois o trabalho criativo realiza-se do mesmo modo.

CONSELHOS

CONCENTRAO
Como possvel alcanar esta condio? Seguindo uma frmula ou plano de meditao, que fixa automaticamente a nossa mente dentro do crculo-no-se-passa e lhe diz: At a podes ir e mais no. Traamos deliberadamente e com inteno inteligente os limites da nossa actividade mental, de tal maneira que somos forados a reconhecer o momento em que vagueamos para alm desses limites. Sabemos ento que devemos retirar-nos outra vez para dentro do muro de abrigo que elevamos para a nossa proteco.

Fontes: Do intelecto intuio Luz da Alma Alice A.Bailey

Obrigado

Вам также может понравиться