Вы находитесь на странице: 1из 17

MITOLOGIAGREGA

Surgiu a partir do sculo VIII a. C como no havia explicaes concretas (comprovadas cientificamente) para a existncia dos fenmenos naturais, os gregos na inteno de dar explicaes a tudo e tambm no sentido de preservar a cultura e a memria Grega passaram a inventar histrias, e criaram vrios seres mitolgicos.

Principais seres mitolgicos da Grcia Antiga Heris: Seres mortais, filhos de deuses com seres humanos. Exemplos : Hercles ou Hrcules e Aquiles. Ninfas: Seres femininos que habitavam os campos e bosques, levando alegria e felicidade.

Principais seres mitolgicos da Grcia Antiga Centauros: Corpo formado por uma metade de homem e outra de cavalo.

Principais seres mitolgicos da Grcia Antiga Satrios: Seres mitolgicos masculinos, possuam corpo de carneiro, cabea de homem, orelhas pontudas, cabelos compridos e nariz achatado. Acompanhavam o semideus Pan (protetor dos pastores) e o deus Dionsio (do vinho e das festas), vagando pelas montanhas e bosques da Grcia. T i n h a m a caractersticas de apresentarem grande potncia sexual. Logo, eram retratados, pelos pintores gregos, apresentando ereo.

Principais seres mitolgicos da Grcia Antiga Sereias: Mulheres com metade do corpo de peixe, atraam os marinheiros com seus cantos atraentes. Grgonas: Mulheres, espcies de monstros, com cabelos de serpentes. Exemplo: Medusa

Principais seres mitolgicos da Grcia Antiga Quimera: Mistura de leo e cabra, soltavam fogo pelas ventas. Minotauro: Tinha corpo de homem e cabea de touro. Forte e feroz, habitava um labirinto na ilha de Creta. Alimentava-se de sete rapazes e sete moas gregas, que deveriam ser enviadas pelo rei Egeu ao Rei Minos, que os enviavam ao labirinto. Muitos gregos tentaram matar o minotauro, porm acabavam se perdendo no labirinto ou mortos pelo monstro.

Principais seres mitolgicos da Grcia Antiga Ciclopes: Monstros gigantes de apenas um olho. Acreditase que a origem destas figuras mitolgicas esteja relacionada com esqueletos de crnios de elefantes encontrados pelos gregos. Como no crnio do animal havia um orifcio grande e central (espao da tromba), os gregos podem ter acreditado que eram de monstros gigantes de um olho s. Os ciclopes mais conhecidos da mitologia grega so: Brontes, Estropes, Arges, Elatreo, Eurialo e Traquio.

Adotaram o politesmo antropomrfico - acreditavam em vrios deuses. De acordo com o gregos, os deuses habitavam o topo do Monte Olimpo, principal montanha da Grcia Antiga. Deste local, comandavam o trabalho e as relaes sociais e polticas dos seres humanos. Os deuses gregos eram imortais, porm possuam caractersticas de seres Cimes, inveja, traio e violncia tambm eram caractersticas encontradas no Olimpo. Muitas vezes, apaixonavam-se por mortais e acabavam tendo filhos com estes. Desta unio entre deuses e mortais surgiam os heris.

Principais Deuses Gregos Zeus: Deus de todos os deuses, senhor do Cu e do trovo. Seus smbolos so o relmpago, a guia, o touro e o carvalho Afrodite: Deusa do amor, sexo e beleza. Prima de Zeus, era mais bela das deusas. Era deusa do amor e dos jardins, protegia todos os amantes. Poseidon: Deus dos mares.Perdeu a batalha para o irmo Zeus pelo domnio dos cus. Os marinheiros faziam-lhe sacrifcios, pois uma batida do seu tridente causava tremores de terra e tempestade.

Principais Deuses Gregos Hades: Deus das almas dos mortos, dos cemitrios e do subterrneo. Irmo de Zeus, governava o mundo subterrneo no centro da terra, onde os mortos perambulavam. Hera: Deusa dos casamentos e da maternidade. Simbolizada pelo rom e o pavo, foi a terceira esposa de Zeus. Apolo: Deus da luz e das obras de artes. Simbolizado pelo loureiro e a lira. Dava conselhos, protegia lavradores, colonos e msicos, dirigia a carruagem do sol, foi o deus da sade a da morte repentina. Segundo a histria ele conduziu a flecha que acertou o calcanhar de Aquiles pelas mos de Heitor.

Principais Deuses Gregos rtemis: Deusa da caa e da vida selvagem. Simbolizada pelo arco e o veado, protegia as virgens e as meninas, tambm era deusa da luz como seu irmo gmeo Apolo. Caava veados cujas flechadas causavam morte fatal.J tinha filho seu nome era Asclpio . Ares: Divindade da guerra. Filho de Zeus com Hera, adorava a destruio cega e Brutal por isso era deus das guerras, tinha dois filhos o Medo e o Susto. Dizem que os outros deuses no gostavam de Ares.

Principais Deuses Gregos Atena: Deusa da sabedoria e da serenidade. Protetora da cidade de Atenas. Simbolizada pela coruja e pela oliveira, filha da deusa da sabedoria Mtis com Zeus, (Mtis foi a primeira esposa de Zeus) ensinou os homens a domar cavalos, criou o torno de oleiro, protegia os arteses e os Heris, como de costume cada cidade estado possua um deus patrono e ela era deusa de Atenas, no ms de agosto em honra a ela realizavam um festival, onde cavaleiros corriam das muralhas at a acrpole. Ela adorava batalhas hericas. Cronos: Deus da agricultura que tambm simbolizava o tempo.

Principais Deuses Gregos Principais seres mitolgicos da Grcia Antiga Hermes: Mensageiro dos deuses, representava o comrcio e as comunicaes. Simbolizado caduceu alado, Centauros: corpo formado porpelo uma metade de era filho de Maia e Zeus, criou a lira, as corridas e o pugilismo, homem e outra de cavalo. protegia viajantes e comerciantes, e levava os mortos para o centro da terra. Hefesto: Divindade do fogo e do trabalho. Filho de Zeus e Hera, era o ferreiro aleijado dos deuses. Ensinou os homens o uso do fogo para trabalhar os metais e era protetor dos ferreiros. O martelo e a tenaz eram seus smbolos. Hstia: Irm mais velha de Zeus, era a mais amada de todos. Tranquila deusa do fogo, protegia a cidade, a casa e a famlia.

Principais Deuses Gregos Demter: Irm de Zeus, deusa da fertilidade da terra. Ensinou os homens a cultivar o trigo. Core, sua filha foi raptada pelo deus Hades quando colhia flores no campo. Acordo entre Zeus e Hades a pedido de Demter, Core passaria seis meses nas trevas com Hades e seis meses na luz com sua me. O sofrimento de Demter deu origem ao inferno Selene: Conduzia sua carruagem prateada, puxada pois dois cavalos, no cu noite. Cultuada nos noites de lua cheia e nova. Pan: Deus dos bosques e das pastagens. Tinha chifres, patas e orelhas de bode. Inventou a flauta e protegia os pastores e seus rebanhos.

Principais Deuses Gregos Dionosio: Filho e Zeus e uma mulher mortal, era o deus do vinho. Os festivais das tragdias gregas eram realizados em sua honra. Asclpio ou Esculpio: Filho de Apolo, era deus das curas. Empregou sua arte para reviver os mortos. Hades queixouse a Zeus. Por isso foi ferido de morte por desafiar as leis da natureza. Tmis: a segunda mulher de Zeus, organizava cerimnias do Monte Olimpo. Na terra, era deusa da justia. E na sua balana, pesava inocentes e os culpados. As trs Parcas: filhas sombrias da noites, apareciam quando um homem nascia. Traavam o destino, onde nenhum podia fugir. Teciam e cortavam a linha da vida.

Principais Deuses Gregos Outros deuses tambm se destacavam, mas no eram to poderosos quanto Zeus e eram sempre lembrados como descendentes dos casamentos de Zeus com Mtis, Tmis e Hera.

Вам также может понравиться