Вы находитесь на странице: 1из 15

ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAO PROFISSIONAL

ADRIANO NOBRE

PPP
Projeto Poltico Pedaggico Itapaj/ Cear 2013

I. APRESENTAO No estado do Cear, a educao passa por significativas mudanas em seus processos e produtos, retorna escola pblica a credibilidade que h muitos anos estava em xeque, pois as escolas oferecem educao pblica com qualidade e equidade. A escola deixa de ser a ponta do processo educativo e torna-se o centro da aplicao das aes que podem e devem tornar-se vencedoras. Diante disso, a Escola Estadual de educao profissional Adriano Nobre compe esse novo cenrio da educao cearense. A escola est localizada em Itapaj, um municpio localizado na regio norte, distando 124 km da capital do estado, sua populao de 48.350 habitantes. Nesse espao, a EEEP Adriano Nobre oportuniza aos jovens chances de crescimento profissional e pessoal. A proposta pedaggica da escola tem a funo de orientar as aes que se realizaro no cotidiano escolar nos aspectos tcnico e pedaggico, respeitando-se as especificidades das reas do conhecimento.

II. INTRODUO Este documento configura-se como proposta pedaggica que integra a reorganizao curricular do Ensino Mdio Integrado Educao Profissional no mbito da secretaria de Educao do Estado do Cear. A educao Profissional, integrada s diferentes formas de educao, ao trabalho, cincias e tecnologia, conduz ao permanente desenvolvimento de aptides para a vida produtiva, criando a possibilidade legal e necessria aos jovens itapajeenses de assegurar-lhes a formao geral e o desenvolvimento da habilidade profissional-tcnica no Ensino Mdio. O Decreto 5.154, de 23 de julho de 2004, consolida um processo de amplo debate sobre o Ensino Mdio e a Educao Profissional que coloca tal etapa/ modalidade de ensino no marco da poltica pblica do Estado. Ao mesmo tempo em que revoga o decreto 2.208, de 17 de abril de 1997, resgata o princpio de integrao do ensino mdio com a Educao Profissional., contido na Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional LDBEN/ 9394/96.

O conhecimento adquirido na Educao Profissional, inclusive no trabalho, poder ser objeto de avaliao, reconhecimento e certificao para prosseguimento e concluso dos estudos. A concepo da formao de sujeitos autnomos e tecnicamente capazes de responder s demandas da base cientfica-digital-molecular da produo inspira a proposta curricular do Ensino Mdio Integrado da Secretaria de educao do estado do Cear.

II.1. MARCO SITUACIONAL II.1.1. SITUAO ECONMICA A renda itapajeense se d atravs de vrios plos, como o comrcio, o funcionalismo pblico e o operariado, mas estes ainda precisam de mo-de-obra qualificada para cada vez mais desenvolverem o potencial que se pode atingir. Devido ao alto ndice de desemprego provocado pela grande desigualdade social oriunda da m distribuio de renda ou dos problemas encontrados para insero dos jovens no mundo do trabalho que trabalharemos com a proposta de preparar os jovens de forma integral, possibilitando-lhes o ingresso no mercado de trabalho do nosso municpio e circunvizinhanas. II.1.2. EDUCAO A educao abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivncia humana, no trabalho, nas instituies de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizaes da sociedade civil e nas manifestaes culturais. Educao escolar dever vincular-se ao mundo do trabalho e prtica social. A EEEP Adriano Nobre ofereceu em 2009 trs cursos de Ensino Mdio Integrado, foram ao todo 135 vagas distribudas nos cursos Tcnico em Enfermagem, Tcnico em Informtica e Tcnico em Turismo. Em 2010, a escola ficou com seis turmas, as que iniciaram em 2009 e mais trs que foram abertas para os cursos j existentes, nesse ano foram ofertadas mais 120 vagas. Em 2011, foram abertas mais duas turmas uma de Tcnico em Informtica e a outra de Tcnico em Redes de Computadores, totalizando assim oito turmas. Em 2012, foram abertas vagas para o curso Tcnico em Redes de Computadores e Tcnico em Comrcio, dessa forma a escola contou com sete turmas, sendo uma de Tcnico em Comrcio, duas de Tcnico em Redes de Computadores, duas de

Tcnico em Enfermagem, uma de Tcnico em Turismo e uma de Tcnico em Informtica. Em 2013, foram abertas mais trs turmas, assim, o quadro atual de uma turma de Tcnico em Contabilidade, uma de Tcnico em Informtica, duas de Tcnico em redes de Computadores, duas de Tcnico em Comrcio e uma de Tcnico em Enfermagem. O Ensino Mdio Integrado oferecido aos educandos que cursaro, no ano do ingresso, o 1 ano do Ensino Mdio, os cursos tm trs anos de durao e acontecem nos perodos da manh e da tarde. Tal modelo curricular beneficiar a formao intelectual e profissional da juventude. Quando um aluno opta pela formao profissional integrada, no penalizado pela fragmentao do estudo, pois nesse sistema h a harmnica integrao da base comum tcnica. As atividades pedaggicas so dinamizadas por um corpo docente constitudo por profissionais habilitados e funcionrios para atender as necessidades bsicas da sala de aula, bem como de outros ambientes de aprendizagem j que a escola constitui-se em sua totalidade como um espao inerente educao. II.1.3. VALORES UNIVERSAIS H a necessidade de conscientizao quanto ao resgate dos valores universais, pois a pirmide dos valores parece estar invertida. Diante dessa realidade, contemplaremos valores essenciais como a tica, a excelncia, a equidade, a solidariedade, a responsabilidade e a confiana. II.1.4. ESTRUTURA FAMILIAR O modelo tradicional da instituio familiar encontra-se em um momento de transformaes e muitas vezes em situaes conturbadas, porm a educao tem o dever de se aliar famlia para resgatar valores que encontram-se esquecidos na sociedade. A partir disso se contribui para a melhoria da condio escolar, familiar e social.

II.2. MARCO TERICO O Projeto poltico Pedaggico tem sido objeto de estudo para professores, pesquisadores e instituies educacionais nos nveis nacional, estadual e municipal em busca da melhoria da qualidade da educao.

Na LDBEN, considerando suas contradies, o PPP est assegurado no Ttulo IV, nos seguintes artigos: Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino tero a incumbncia de: I. II. elaborar e executar sua proposta pedaggica; informar os pais e responsveis sobre a freqncia e rendimento dos alunos, bem como sobre as execues de sua proposta pedaggica. Art. 13. Os docentes incumbir-se-o de: I. II. participar da elaborao da proposta pedaggica do estabelecimento de ensino. elaborar e cumprir o Plano de Trabalho segundo a proposta pedaggica do estabelecimento de ensino. Art. 14. Os sistemas de ensino definiro as normas e a gesto democrtica do ensino pblico na educao bsica de acordo com suas peculiaridades e conforme os seguintes princpios: I. participao dos profissionais da educao na elaborao do Projeto Pedaggico da escola. O contexto histrico vem mostrando que o Ensino Mdio integrado est dando excelentes resultados, nessa perspectiva que a EEEP Adriano Nobre busca a formao dos estudantes na sociedade. - MISSO Garantir aos jovens educao profissional de qualidade integrada ao ensino mdio regular, de modo a torn-los cidados produtivos capazes de empresariar suas competncias com responsabilidade social. - VISO DE FUTURO Ser reconhecida como uma instituio acolhedora que prima pelo desenvolvimento integral do aluno, tornando-o protagonista da sua vida. - VALORES

tica, Excelncia, Equidade, Solidariedade, Responsabilidade, Honestidade e Confiana

II.3. MARCO OPERACIONAL A EEEP Adriano Nobre oferece os cursos Tcnico em Comrcio, Tcnico em Contabilidade, Tcnico em Enfermagem, Tcnico em Informtica, Tcnico em Redes de Computadores em tempo integral, nos turnos manh e tarde. O ensino ter durao de trs anos, incluindo atividades tericas e prticas, contabilizandose o estgio supervisionado. necessrio que a educao seja um ato de despertar do ser humano, como o poder de intervir, veicular e reelaborar conhecimentos, atitudes, valores, crenas, e modo de ver, sentir e transformar a realidade. A escola dispe dos seguintes laboratrios, de acordo com os cursos ofertados: Enfermagem, Informtica, Redes de Computadores.

III. DESENVOLVIMENTO ( JUSTIFICATIVA DOS CURSOS) De acordo com o marco situacional econmico, o polo comercial de Itapaj bem vasto, sendo responsvel por grande parte da renda dos cidados, porm para ampliar esse polo necessria a fomentao de melhores prticas no processo de gesto e inovao de forma tica e sustentvel com base na percepo de problemas e interesses da comunidade de modo a propor solues e aperfeioamento de aes buscando a lucratividade. neste contexto que o Curso Tcnico em Comrcio se faz uma opo vivel e atrativa para o pblico jovem capaz de colaborar para o planejamento e gerenciamento dessas aes que visam uma ampliao do mercado comercial. Devido o vasto campo comercial, tem-se tambm a necessidade de contadores para processar informaes de anlise oramentria, organizar, controlar e arquivar documentos relativos contabilidade das empresas e que possua tambm viso de negcio, assim atendendo demanda do mercado, a EEEP Adriano Nobre passa a ofertar tambm o curso Tcnico em Contabilidade.

Segundo a Constituio Federal em vigncia, no Art. 196. A sade direito de todos e dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao. Para que os governos possam garantir esse direito necessrio a formao de profissionais na rea da sade nos mais diferentes nveis e estando a cidade de Itapaj localizada em um ponto estratgico entre Sobral e Fortaleza, a implantao do Curso Tcnico em Enfermagem propiciou uma oportunidade para os jovens se profissionalizarem e atuarem na rea da sade. De acordo com as demandas dos setores produtivos e das redes sociais, a formao de profissionais Tcnicos em Informtica necessria para a construo de conhecimentos que priorizem o aprendizado de novas tcnicas como a melhoria qualitativa em manuteno e operao de computadores, e o desenvolvimento de software e programas de apoio em diferentes campos: empresarial, educacional, prestao de servio, etc. Como na regio onde est localizada a cidade no havia nenhum curso tcnico dessa natureza a oferta do curso Tcnico em Informtica na EEEP Adriano Nobre torna-se justificvel e acertada. Estando o mundo atual conectado, globalizado e a caminho de um perfil integrado, torna-se essencial para uma cidade em desenvolvimento, tcnicos em Redes de Computadores capazes de adequar-se s mudanas tecnolgicas no campo da informtica, com habilidade de realizar cabeamento estruturado ou tecnologia wireless, que administre redes e realize controles de trfego, e implemente tecnologias de segurana para garantir o bom funcionamentos dos sistemas de comunicao de dados entre outras necessidades do mercado. Assim, atendendo a mais esta demanda a EEEP oferta para a comunidade itapajeense e circunvizinhas o curso tcnico em Redes de Computadores.

III.1. Apresentar cursos oferecidos de acordo com o catlogo nacional de cursos tcnico. III.1.1. Tcnico em Comrcio Aplica mtodos de comercializao de bens e servios, visando competitividade no mercado e atendendo s diretrizes organizacionais. Comunica previses e demandas aos fornecedores. Efetua controle quantitativo e qualitativo de produtos e procede a sua armazenagem no estabelecimento comercial. Operacionaliza planos de marketing e comunicao, logstica, recursos humanos e comercializao.

III. 1.2. Tcnico em Contabilidade Efetua anotaes das transaes financeiras da organizao e examina documentos fiscais e parafiscais. Analisa a documentao contbil e elabora planos de determinao das taxas de depreciao e exausto dos bens materiais, de amortizao dos valores imateriais. Organiza, controla e arquiva os documentos relativos atividade contbil e controla as movimentaes. Registra as operaes contbeis da empresa, ordenando os movimentos pelo dbito e crdito. Prepara a documentao, apura haveres, direitos e obrigaes legais.

III.1.3. Tcnico em Enfermagem Atua na promoo, preveno, recuperao e reabilitao dos processos sadedoena. Colabora com o atendimento das necessidades de sade dos pacientes e comunidade, em todas as faixas etrias. Promove aes de orientao e preparo do paciente para exames. Realiza cuidados de enfermagem, tais como: curativos, administrao de medicamentos e vacinas, nebulizaes, banho de leito, mensurao antropomtrica e verificao de sinais vitais, dentre outros. Presta assistncia de enfermagem a pacientes clnicos e cirrgicos. III.1.4. Tcnico em Informtica Desenvolve programas de computador, seguindo as especificaes e paradigmas da lgica de programao e das linguagens de programao. Utiliza ambientes de desenvolvimento de sistemas, sistemas operacionais e banco de dados. Realiza testes de programas de computador, mantendo registros que possibilitem anlises e refinamento dos resultados. Executa manuteno de programas de computadores implantados.

III.1.5. Tcnico em Redes de Computadores Instala e configura dispositivos de comunicao digital e programas de computadores em equipamentos de rede. Executa diagnstico e corrige falhas em redes de computadores. Prepara,

instala e mantm cabeamentos de redes. Configura acessos de usurios em redes de computadores. Configura servios de rede, tais como firewall, servidores web, correio eletrnico, servidores de notcias. Implementa recursos de segurana em redes de computadores.

IV. A escola dispe dos seguintes das seguintes infra-estruturas de acordo com os cursos ofertados: IV.1. Tcnico em Comrcio - Biblioteca com acervo especfico; - Laboratrio de Ensino de Informtica LEI.

IV.2. Tcnico em Contabilidade - Biblioteca com acervo especfico; - Laboratrio de Ensino de Informtica LEI.

IV.3. Tcnico em Enfermagem - Laboratrio de Ensino de Cincias LEC; - Laboratrio de Enfermagem; - Biblioteca com acervo especfico; - Laboratrio de Ensino de Informtica LEI.

IV.4. Tcnico em Informtica - Laboratrio de Ensino de Informtica LEI; - Laboratrio de Hardware;

- Biblioteca com acervo especfico.

IV.5. Tcnico em Redes de Computadores - Laboratrio de Ensino de Informtica LEI; - Laboratrio de Hardware; - Sala de Multimeios.

V. Plano de Estgio Supervisionado Contamos com uma coordenao especfica para acompanhar o estgio supervisionado e o trabalho dos educadores da base tcnica. Entendendo que o estgio componente obrigatrio para a concluso do curso tcnico, a escola montou um plano estratgico para captao de vagas para que todos os alunos participem ativamente da prtica do estgio. No temos alunos portadores de necessidades especiais, que requeira vaga especial no campo de estgio e tambm no dispomos de ensino PROEJA. Os estgios supervisionados sero acompanhados pelos professores das disciplinas tcnicas respectivas, sob acompanmhamento do coordenador de cada um dos cursos e supervisores de estgio, bem como da coordenao de estgio da prpria escola e a gesto em geral em articulao com empresas e reparties pblicas e privadas em obedincia s normas e diretrizes da legislao de estgio vigente em nosso pas. V.1. Parceria para o Campo de estgio: V.1.1. Tcnico em Engermagem - rgos vinculados Secretaria de Sade do Estado; - rgos vinculados Secretaria Municipal de sade.

V.1.2. Tcnico em Redes de computadores - rgos da administrao pblica federal, estadual e municipal; - Empresas privadas do setor de servios; - Indstrias locais;

VI. Descrever se existe ou no Convnio ou Termo de Cooperao com outras instituies para atender aos objetivos do programa. Em caso afirmativo arquivo(s) comprovando o convnio e/ou termo existente. SIM. Estabelecemos um acordo de cooperao antes do incio do estgio com empresas pblicas e privadas locais.

VI.1. Descrever se existe ou no parceria com setor produtivo. Em caso afirmativo anexar arquivo(s) comprovando a parceria. Existe a parceria desde 2010, onde firmada atravs de um termo de compromisso de Estgio com as instituies concedentes.

VI.2. Indicar a existncia de aes de insero scio cientfica No temos. VI.3. Estagio sociocultural ou de iniciao cientfica na prpria escola A escola mantm um projeto de robtica e os alunos tem desenvolvido trabalhos em desse projeto. VI.4. Estgio civil em empreendimentos ou projetos de interesse social ou cultural da

comunidade

Muitos alunos realizam seus estgios em secretarias municipais, que esto voltadas para o trabalho social no apenas na prestao de servio em seus rgos, mas tambm em trabalhos comunitrios. VI.5. Programas de incentivo iniciao cientfica No temos. VI.6. Participao em feiras e mostras de trabalhos cientficos Procuramos envolver nossos alunos em trabalhos feiras e amostras como tentativa de possibilitar seu crescimento em todos os aspectos. Anualmente a escola participa de uma feira de cincias e Cultura, onde realizada uma feira na unidade escolar, dela so selecionados os melhores trabalhos para participar de uma feira regional e, posteriormante, da feira estadual. Participamos ainda da feira do empreendedor, feira das profisses e feira dos negcios.

VI.7. Demonstrar a ampliao de oferta de matrculas de EPT, descrevendo o total de vagas a serem ofertadas e detalhando o nmero de vagas criadas nas modalidades de EMI PROEJA EaD e nas formas concomitante e subseqente, nos prximos 04 anos. 2013 2014 2015 2016

2 turmas de 3 ano - 2 turmas de 3 ano - 3 turmas de 3 ano - 3 turmas de 3 ano integral integral integral - integral

2 turmas de 2 ano 3 turmas de 2 ano - 3 turmas de 2 ano - 3 turmas de 2 ano integral integral integral integral

3 turmas de 1 ano 3 turmas de 1 ano - 3 turmas de 1 ano - 3 turmas de 1 ano integral 280 alunos integral 320 alunos integral 360 alunos integral 360 unos

VI.8 Informar se possui Convnio com E tec Brasil. Em caso afirmativo anexar arquivo comprovando o convnio. No dispomos de parceria com E tec Brasil

VI.9. Descrever em que medida o PPP evidencia a gesto democrtica nos seguintes aspectos VI.9.1. Participao de representantes de entidades de classe de trabalhadores e empregadores no Conselho Escolar O conselho escolar conta com a participao de todos os seguimentos existentes na escola e com a participao da sociedade civil em todas as decises a serem tomadas.

VI.9.2. Processo participativo de escolha da direo escolar Para a escolha da direo escolar foram realizadas quatro etapas: prova escrita, avaliao comportamental seguida de uma avaliao escrita, avaliao comportamental atravs de dinmicas de grupo e entrevista com uma banca de psiclogos. Todas as etapas foram realizadas pela Secretaria de Educao do Estado.

VI.9.3. Abertura para participao regular de alunos e pais no processo educacional Os pais e alunos participam de forma democrtica dos processos de ensino e de aprendizagem organizados pela escola, contribuindo de forma direta at mesmo para a seleo dos contedos a serem ministrados.

VII. Informar e detalhar se for o caso, se existem estratgias de democratizao do acesso e combate evaso/abandono. A escola no enfrenta problemas relacionados evaso e ao abandono escolar.

VIII. Indicar a existncia de aes de empreendedorismo, tais como: VIII.1. Curso de capacitao empreendedora, incorporado ao currculo Na parte diversificada do currculo, a escola oferece um curso de empreendedorismo aos alunos do 1 ano. VIII.2. Indicar a oferta de apoio em Tecnologias de informao e Comunicao, tais como: VIII. 2.1 Acesso internet e a programas educacionais Dispomos de um Laboratrio de Ensino de Informtica, trabalhamos com diversos programas educacionais e contamos com o cinturo digital. VIII.3. Programas educativos rodando em computadores Dispomos do pacote completo do Linux Educacional e de outros softwares educacionais. VIII.4. Acesso a filmes e demais programas educacionais por vdeo e DVD Dispomos de um acervo de mdias educacionais que inclui uma coleo de DVDs da TV escola, Colees de videoaulas de diversas disciplinas e Filmes relacionados ao currculo de diversas disciplinas. IX. Taxa de mortalidade entre 15 e 29 anos no municpio em que se localiza a Municpio /UF 26 bitos referente ao ano de 2010.

X. Taxa de desemprego de jovens entre 16 e 29 anos do municpio onde se localiza a escola UF- 23%

XI. ndice de Desenvolvimento Humano (IDH) do municpio em que se localiza a Municpio / UF . CE- 0,723 Municpio 0,642

XII. Media de escola no ENEM / UF 526,2

XIII. Taxa de abandono do Ensino Mdio da escola / UF 0,8% Itapaj, 06 de Junho de 2013

Assinatura do(a) Gestor(a) Estadual

Assinatura do(a) Representante da Escola

Вам также может понравиться