Вы находитесь на странице: 1из 4

Primcias Bblicas Sacerdotais ou Pastorais na Viso Celular

Resgatando a prtica bblica de ofertas das primcias

Introduo O que so primcias? Era a consagrao a Deus dos primeiros frutos da terra, a prioridade que honra (Ex 22:29 e 34:18,22), das primeiras crias dos animais (Ex 13:2) e o primeiro produto do trabalho humano (Farinha de trigo, azeite, vinho etc.: Lev 23:16- 20//II Crn 31:5). . Era uma expresso de gratido a deus e aos seus sacerdotes pelo sucesso da colheita daquele ano. As primcias devem ser trazidas, pois questo de honra. tambm como a terra, se frtil ou estril; se nela h rvores, ou no; e esforai-vos, e tomai do fruto da terra. e eram aqueles dias os dias das primcias das uvas. (Nm 13:20) Deus se agrada das primcias como se agradou daquelas que Abel lhe trouxe (gn 4:4), mas no se agradou de caim (gn 4:5), j que ele trouxe quando sobrou (gn 4:3) ao cabo de dias.... As primcias devem ser entregue pelos primiciadores somente ao sacerdote principal (a cobertura do ministrio) e no aos sacerdotes que o auxiliam (levticos 23:10). Se for entregue alguma primcia a um sacerdote que no seja sua cobertura mxima, no primcia e sim uma oferta e neste caso no haver o cumprimento da palavra de Deus em questo a honra. A primcia no o dzimo, eles so diferentes um do outro e tm conseqncias diferentes, assim como o dzimo uma ordenana, a primcia tambm e, depois que se divulgou esta ordem, os filhos de Israel trouxeram muitas primcias de trigo, mosto, azeite, mel, e de todo o produto do campo; tambm os dzimos de tudo trouxeram em abundncia (2 Cr 31:5) 1. Uma a primcias, outra o dzimo e a outra oferta. As primcias santifica (abenoa) toda a produo (salrio) (romanos 11:16) e, se as primcias so santas, tambm a massa o ; se a raiz santa, tambm os ramos o so. Se as primcias so santas, ou seja, separadas para Deus, logo todo o restante que for conquistado se torna abenoado e rende mais, pois quebrada qualquer maldio da produo. to importante o fator primcias para Deus, que Jesus ressuscitou dentre os mortos sendo assim chamado de primcias dos que dormem (1 Co 15:20 e 23).

Os pastores recebem as primcias de todos os discpulos (dozes, lderes e todos os discpulos da igreja). O lder pode ser abenoado com uma oferta, mas saiba que no ser a primcia que a bblia aqui nos ensina. Se no h honra na cobertura geral designada por Deus, no h validade nas demais coberturas. As primcias so frutos dos primiciadores que esto debaixo da cobertura e que querem honrar a Deus honrando aquele que Seu enviado para lhe-responder sobre as vidas que esto debaixo de sua cobertura. Cada atitude define um nvel de aliana e a palavra de Deus nos ensina que cada nvel de honra gera uma consequncia, a lei da semeadura (glaras 6:7). vejamos o que acontece com a fidelidade nos exemplos abaixo: As primcias atraem as bnos sobre o nosso lar (Ez 44:30); Os dzimos atraem a proteo do prprio Deus contra o devorador (Ml 3:8 a 12); As ofertas atraem uma colheita proporcional a ofertada (2 co 9:6 a 8 e Mt 13:8); 2. Quais so os principais propsitos das Primcias? a) Agradecer a Deus por bnos recebidas (Dt 26:10-11) b) Expressar a nossa adorao a Deus (Dt 26:10) e) Valorizar a casa de Deus(Ne 10:39) d) Recompensar o trabalho dos Sacerdotes: (Dt. 18:4-5) e) Honrar a Deus: Prov 3:9. Por que devo entregar as primcias? a) Para receber de Deus prosperidade, fartura...: (Prov 3:9-10) b) Para cumprir um requerimento de Deus (Ez. 20:40) c) Para Abenoar a casa, famlia (Ez. 44:30) 3. A quem devemos entregar as primcias Exemplo Bblico Em Nmeros, Deus chama Aro e passa para ele direes acerca da sua funo sacerdotal e deixa bem claro que as PRIMCIAS seriam direcionadas a ele. Este, pois, ser o direito dos sacerdotes, a receber do povo, dos que oferecerem sacrifcio, seja boi ou gado mido; que daro ao sacerdote a espdua e as queixadas e o bucho. Dar-lhe-s as PRIMCIAS do teu gro, do teu mosto e do teu

azeite, e as PRIMCIAS da tosquia das tuas ovelhas. Porque o Senhor teu Deus o escolheu de todas as tuas tribos, para que assista e sirva no nome do Senhor, ele e seus filhos, todos os dias (Dt 18:3-5) Por isso hoje devemos entregar as PRIMCIAS para o Pastor Titular do Ministrio, pois ele o sacerdote em exerccio que Deus levantou para nos ministrar. 4. Como calcular o valor das primcias? Dentro da cultura judaica as PRIMCIAS eram entregues na primeira colheita, dentro da nossa cultura a colheita mensal, O salrio mensal dividido por 30 dias (mdia mensal) o resultado desse clculo, representa o valor das Primcias Exemplo R$ 1.200,00 30 = R$ 40,00 (valor das Primcias) 5. Jesus e as primcias As Primcias foram determinadas por Deus na sua Lei para o seu povo, visando o sustento dos seus sacerdotes (2 Cr 31:4-5). E como Jesus no veio anunciar a Lei, mas cumpri-la (Mt 5:17), Ele manteve todo o sistema sacrifical do Judasmo, para que dessa forma o Templo continuasse em pleno funcionamento (Mt 23:23). O filho primognito a primcia do pai (Gn 49:3), considerado a fora, a representao do pai, aquele que respeitado pelos irmos. Jesus foi a primcia de Deus o melhor, a honra de Deus foi dada a sua igreja: o primognito. Jesus, ao curar Leprosos, mandou que eles fossem entregar a oferta do sacerdote, isto , o que a Lei mandava que se fizesse para o sustento do sacerdote (Mt 8:1-4) que remete para (Lv 14:1-4, 10 e 130(Lc 17:14 (10 leprosos). 6. Novo Testamento e as primcias Vemos em Hebreus toda uma atualizao do Sistema Sacrifical do Antigo Testamento, tendo em Cristo a figura do Sumo-Sacerdote, aquele que com seu prprio sangue se ofereceu... (HEB 9:11-12). E para a continuidade da manuteno, agora, da Igreja do Senhor Jesus, o Novo Testamento manteve as Ofertas e os Dzimos. E como no encontramos em nenhum lugar na Bblia, um texto sequer cancelando, anulando as Primcias, pelo contrario, encontramos textos que mantm as ofertas para os sacerdotes, e como sabemos que os sacerdotes que administram as primcias, ofertas gerais e dzimos, devemos manter as Primcias, Ofertas Gerais e os Dzimos!

7. A igreja e as primcias:

Anular as Primcias seria anular uma parte importantssima do sistema de ofertas deixadas por Deus para a manuteno dos seus sacerdotes e do Templo. E assim como cremos que devemos continuar entregando os Dzimos, devemos pelo mesmo princpio e fundamentao bblica, continuar entregando as nossas primcias para os Sacerdotes! Vemos que no AT, a preocupao inicial e consequentemente a distribuio dos recursos entregues pelo povo de Deus, era inicialmente para os SACERDOTES. Depois, o POVO era atendido nas suas necessidades (rfos, vivas, estrangeiros, pobres...) e em seguida vinha manuteno do TEMPLO que basicamente era mantido pelas ofertas. Ento, a ordem era: SACERDOTES POVO TEMPLO. Depois da instalao e desenvolvimento da Igreja, chegamos at os nossos dias com essa ORDEM completamente invertida, tendo o Templo como prioridade e os Sacerdotes como aquele que vive das sobras. E a ordem hoje tem sido: TEMPLO - POVO - SACERDOTE! E muitas Igrejas constroem seus templos em cima do sacrifcio dos seus sacerdotes, esquecendo-se muitas vezes de que os sacerdotes comem do altar, vivem do altar...! 8. A prtica das primcias O que vem primeiro, o Dzimo ou as Primcias? O prprio nome j est dizendo o que vem primeiro. E todas as vezes que as primcias so citadas, ela sempre vem antes dos Dzimos (Nm 10:35-37)(2 Cr 31. 5)( Dt 26:1-3 e 12) d) Para santificar todo e seu salrio, bens e propriedades: Rm. 11:16 Se as primcias so santas, toda a massa o ser. ., isto , se voc santificou, separou para Deus as primcias da sua renda, todo o restante dela ser santa! CONCLUSO Entregar as primcias um ato de f e de coragem. O Senhor nos honrar e seremos supridos em todas as nossas necessidades. Ningum ter necessidade em sua casa, porque a bno que chega sobre ns, sem acrescentar dor alguma, entrar em nossa casa. Chegou o tempo da entrega das primcias. Deus quer que guardemos o princpio de dar. Ningum nunca vai superar a Deus na graa de dar. Ele o Senhor que libera a sua graa abundantemente com generosidade sobre a nossa vida. Deus fiel. Se voc devolver o dzimo, ofertar, entregar as primcias, vir bno sobre voc, sua famlia, seu ministrio, sobre todos os seus bens. Entraremos nas bnos das primcias, porque Jesus Cristo a maior das primcias e, assim, selaremos a graa da proviso na casa do Tesouro.

Вам также может понравиться