Вы находитесь на странице: 1из 22

O Interrupetor Diferencial Residual (DR ou IDR) consiste em proteger o circuiito contra fuga de corrente, choque eletrico ou incndio.

funciona da seguinte maneira: Todo o circuito eletrico, a corrente que entra, igual que sai, mas no sentido oposto, ou seja, a soma vetorial das correntes se anulam. No entanto, quando h uma fuga de corrente para o terra, esta no volta pelo outro potencial do circuito.

No caso, a soma vetorial resulta em um valor, que ser induzido uma tenso no eletroim, que desliga o circuito. Para religar o circuito, necessario localizar o defeito, corrigir e rearmar o DR. Existem no mercado dois tipos de DR: Bipolar/Tetrapolar

Sua ligao simples, o DR ligado aps o DTM e em srie. Alm do DR (ou IDR) existe o Disjuntor Diferencial Residual (DDR) que tem proteo contra curto-circuito, sobrecarga de longa durao e fuga de corrente. No muito viavel adiquiri-lo pela grande diferena de preo, sai mais barato comprar um DR e um DTM separados.

Dispositovos de Proteo contra Surtos Atmosfericos - DPS


O DPS protege o circuito contra anomalias externas, como descargas atmosfricas (Raios) Os Dispositivos de Proteo contra surtos, so capazes de evitar qualquer tipo de dano aos equipamentos ligados aos circuitos, descarregando para a terra os pulsos de alta-tenso causados pelos raios.

Quando esse pulso de alta tenso longo, ou seja, por um tempo maior que um raio, por exemplo, o dps "causa" um curto circuito, ligando a faze (afetada) diretamente no terra, contudo, o dispositivo de proteo QG acionado, desativando o circuito.

Distribuio e Condutores
Normalmente, a distribuio da alimentao em um painel, feita aps uma proteo geral (DG Disjuntor Geral por Ex.) Saindo da proteo principal, a energia pode ser distribuida atravs de barramento e condutores ou apenas por condutores. No caso do barramento, utilizado normalmente quando h muitos componentes, ou a potencia total do painel de serta forma alta. Barramento

Barramento apenas para o terra e neutro

Dispositivo de Cotrole

Sua Funo a de controlar o funcionamento do circuito, e proteo. Temporizadores Falta de fase Rel Trmico Sequencia de fase Termostato Temporizadores Dispositivo de comando, possui contatos abertos e/ou fechados, sendo que aps um tempo prdeterminado, muda-se o estado dos contatos (os que estavam abertos se fecham, e vice-versa), para controlar o funcionamento de um (ou mais) circuito(s). Possui diferentes tipos, os mais comuns so:

Retardo na energizao: Aps o rel ser alimentado, conta-se um tempo (T) pr determinado. Decorrido este periodo, altera-se o estado de seus contatos, que permacero alterados at a desenergizao do rel.

Pulso na energizao: Aps o rel ser alimentado, altera-se o estado de seus contatos, que permacero alterados por um tempo (T) pr determinado.

Retardo na desenergizao: Aps o rel ser alimentado, altera-se o estado de seus contatos, e ligando o terminal de comando, aps o desligamento do mesmo, conta-se um tempo (T) e os cotatos voltam a posio inicial

Ciclico: aps o rel ser alimentado, os contatos de sada so altrados ciclicamente, ou seja, define-se dois tempos no rel. O primeiro tempo (Ton), determina o periodo que os contatos ficaram acionados. O segundo tempo (Toff) determina-se o periodo em que os contatos permaneceram no seu estado inicial. Passado esse tempo, muda-se novamente o estado de seus contatos, que permaneceram at o rel ser desenergizado.

Estrela-Triangulo: Possui duas sadas, a sada Y e a (estrela e triangulo). no momento da alimentao do rel, aciona-se a sada Y. conta-se um tempo pr determinado, desliga Y, conta um outro tempo (determinado pelo fabricante) de aprox. 50ms e aciona a sada . este ficara ativo at o rele ser desenergizado.

Para mais informaes sobre temporizadores, baixe a apostila de Rels Temporizadores RTW da WEGem APOSTILAS

Rel Falta de Fase


Dispositivo utilizado em circuitos trifasicos (normalmente para motores) com intuito de evitar o funcionamento do circuito com menos de 3 fases.

O rel s "deixa" acionar C1, se tiver as 3 fases ativas. observe que seu contato aberto esta em srie com a bobina do contator C1.

Rel Trmico
O rel trmico tem como objetivo, proteger o nosso circuito contra sobrecarga de longa durao, Funciona parecido com o DTM, mas sem a proteo magntica, esta ser protegida por um disjuntor motor.

A presena deste dispositivo importantssima, assim como o disjuntor magntico, para fins de proteo, evitando principalmente incendios. O rel vai acoplado a uma base ou no proprio dispositivo de comando (contator) A sua corrente nominal pode ser ajustada de acordo com a carga instalada.

Sequencia de fase
O Rel de Sequncia de Fase destina-se proteo de sistemas trifsicos contra inverso da seqncia direta das fases, ou seja, se em algum mometo a alimentao do circuito for derivada uma sequencia errada, o rel abre o circuito, impedindo que acione o equipamento, normalmente, motores trifsicos. Termostato Dispositivo de controle de temperatura, quando regulado corretamente, realiza um trabalho no momento em que a temperatura se alterar (liga um motor de resfriamento, desliga algum equipamento, etc)

ATENO
Os Dispositivos de proteo e controle aqui citados, devero ser instalados e progetados corretamente, com muita ateno, e dever ser analizado e aprovado por um profissional da area eltrica, qualquer erro poder ser fatal, correndo risco de incndio.

Dispositivos de acionamento
Estes dispositivos tem a funo de ligar, alimentar, comandar os circuitos de comandos eltricos, e tambem realizar a interface Homem-Mquina, atravs de reles, inversores, contatores... de forma a proteger no s o equipamento, mas tambm pessoa que trabalha com o mesmo.

Alguns dispositivos de acionamento: Contatores Rels SSR/Rels de estado slido Soft Starter Inversores

Contatores
Este tem a funo de alimentar uma carga ou realizar o comando, ou at mesmo os dois ao mesmo tempo. Caracteristicas/Funcionamento Os contatores so formados basicamente por uma chave eletromagntica e um jogo de contatos, que levo os nomes de Contatos de Potencia e Contatos Auxiliares, que so usados respectivamente para alimentar a carga (equipamento) e alimentar o comando.

A bobina do contator alimentada com uma carga (127/220Vac-12/24/48Vcc entre outras) que vem da proteo (fusivel, Disjuntor) e passa por um dispositovo de controle, rel, botoeira, ect. Aps a bobina ser alimentada, o campo eletromagntico gerado pelo ncleo do enrolamento, atra o acoplamento, que faz o comutamento do estado dos contatos, ou seja, aqueles que estavo abertos se fecham, e os que estavam fechados se abrem.

Rels de Estado Slido (SSR)


Os Reles de Estado Slido (SSR) substituem os reles eletromecnicos, tendo vida util maior, imune a ambiente corrozivos e vibraes, Necessita a partir de 10mA para o acionamento, pode ser comutado diretamente por microprocessadores, so silenciosos e rpidos. Funcionamento: A alimentao aciona um LED, que inside a luz sobre um foto detector (LDR), e alimenta um tiristor ou transistor, que alimenta o circuito.

Soft Starter - Fonte: Wikipdia


Soft-Starter um dispositivo eletrnico composto de pontes de tiristores (SCRs na configurao antiparalelo) acionadas por uma placa eletrnica, a fim de controlar a tenso de partida de motores de corrente alternada trifsicos. Seu uso comum em bombas centrfugas, ventiladores e motores de elevada potncia cuja aplicao no exija a variao de velocidade. A soft-starter controla a tenso sobre o motor atravs do circuito de potncia , constitudo por seis SCRs, variando o ngulo de disparo dos mesmos e consequentemente variando a tenso eficaz aplicada ao motor. Assim, pode-se controlar a corrente de partida do motor, proporcionando uma "partida suave" (soft start em ingls), de forma a no provocar quedas de tenso eltrica bruscas na rede de alimentao, como ocorre em partidas diretas. http://pt.wikipedia.org/wiki/Soft-starter

Inversores de Frequencia
Dispositivo eletronico que exerce funo de manipular equipamentos (motores trifsicos tenso alternada), para obter uma partida segura no motor, como o soft starter, a diferena que o inversor tem controle total sobre o motor, podendo controlar a velocidade, rampa de acelerao, frenagem, e torque, quando utilizado um inversor vetorial. Tipos de inversores:

Escalar Vetorial

Escalar
Em um inversor escalar (mais comum) voc varia a velocidade do motor utilizando a lei tenso/freqncia (V/F) constante. A velocidade do motor proporcional a V/F e o inversor ir proporcionar ao motor conjugados (torque) pr-determinados mas no ir compensar por necessidades de conjugados especiais, principalmente em velocidades baixas.

Vetorial
Nos controles vetoriais de tenso a tenso no motor calculada pelo programa do inversor e compensa em parte os conjugados no rotor. Funcionamento Bsicamente, o inversor alimentado pela rede trifsica (220/380Vac), transformando a tenso alternada em contnua, com crcuitos retficadores. Aps isso, o dispositivo ira fornecer ao motor, uma tenso com frequencia variavel, contnua, porm pulsante, variando o tempo de pulso, que no final resultara em uma tenso eficaz, que manupular o motor. Essa maniulao predeterminada no inversor, podendo ser programavel.

Componentes/Acessrios Auxiliares

Botoeiras Chave Fim de Curso Seletoras Bornes de passagem Canaletas Quadros Terminais PG ou Prena Cabos Anilhamento

Botoeiras

Chaves de comando manual com finalidade de interromper ou estabelecer o funcionamento do circuito por meio de pulsos. Podem ser montadas em paineis ou em caixas para sobreposio. Veja a ilustrao:

As botoeiras podem ser montadas com diversos botes agrupados em nos paineis ou caixas e cada boto pode acionar diversos contatos NA (normalmente aberto) e NF (normalmente fechado)

Chave fim de curso


Sua principal utilidade manipular equipamentos. Sua construo simples, possui um jogo de contatos (NA/NF) que so acionados quando algum objeto atinge a alavanca mecanica, que pode ser da seguinte forma:

Estas chaves podem ser substituidas por sensores, que so mais precisos e a durabilidade maior pelo fato de serem dispositivos eletronicos, e no mecanicos.

Seletoras
Funo: Selecionar circuito a ser acionado. Possui um contato comum, que direcionado a outro contato, desligando aquele que estava ativo.

Bornes de passagem
Componentes auxiliares que tem basicamente a funo de interligar o que est fora do painel (botoeiras, sensores, alimentao, equipamentos, etc.) com o que esta dentro dele (comando em s, proteo, etc.)

Canaletas
As canaletas so responsveis pelo acondicionamento dos condtores do painel, incorporando esttica e at mesmo facilitando a manuteno e limpeza do mesmo.

Quadros
Os quadros protegem o painel eltrico como tambm evita que se ocorra acidentes, como choque eltrico ou dano aos componentes e condutores. Exemplo de quadro:

Teminais
Existem no mercado consumista os mais diversos e variados tipos de terminais, cada um com um determinado meio de utilizao. veja alguns deles:

Os terminais so indispensveis em circuitos de comandos, por aumentar a esttica do painl, e

principalmente a resistencia mecnica dos condutores nos contatos fixos dos componentes, evitando mal contato, e consequentimente, aquecimento. Para evitar problemas, os terminais devem ser escolhidos corretamete, de acordo com a utilizao, e devem estar crimpados corretamente com equipamento apropriado:

Alicate de crimpar. Existem farios tipos de alicate de crimpar, ele amaa o terminal corretamente, de modo a no deixar o condutor se soltar, e evita mal contato.

PG ou Prena Cabos
Tambm conhecido como PG, os prensa cabos so essenciais para a proteo interna de um painel, seja ele de comando, potencia, proteo, etc. E tambem prevalesce a esttica do mesmo.

Anilhamento
Identifica e organiza os condutores em seus circuitos, facilitando a montagem e manuteno dos painis.

Sensores
Sensor um componente eletronico capaz de detectar certo tipo de material. Um sensor geralmente definido como um dispositivo que recebe e responde a um estmulo ou um sinal. Tipos de sensores: Sensores de Proximidade:

Indutivo Capacitivo tico O sensor de proximidade uma chave eletronica semalhante a uma chave fim de curso macanica, com a vantagem de no possuir nem contatos nem atuadores mecanicos. Esses sensores so precisos no acionamento, e possuem comutao esttica.

Outros sensores Pickup Magntico

Fotodiodo/fototransistor

Sensor Indutivo
Os sensores indutivos realizam a comutao dos seus contatos, diante da aproximao de um objeto metlico.

Sensor Capacitivo
Os sensores capacitivos realizam a comutao de seus contatos diante da aproximao de qualquer objeto.

Sensor tico
Os sensores ticos so fabricados tendo como princpio de funcionamento a emisso e recepo de irradiao infravermelha modulada.

Simbologia

Diagramas
O projeto de um diagrma essencial para a montagem dos circuitos, auxilando o eletricista corretamente. A ateno indispensvel durante o projeto do diagrama de comando e potncia, garantindo assim a segurana na prtica.

Diagrama de Comando
Parte eltrica do circuito responsvel pelo acionamento e desligamento de um ou mais componentes Exemplo de diagrama de comando: Partida Direta

Os contatos de acionamento so identificados por nmeros, sendo 1 e 2 para contatos normalmente fechados, e 3 e 4 para contatos normalmente abertos. O primeiro algarismo identifica o nmero do contato, por exemploi: contato 13 14: contato nmero 1, normalmente aberto As indicaes superiores e laterais esquerda (1, 2, 3... e A, B, C...) informam a localizao dos contatos na cruzeta (C5, indicando o contato de K1, normalmente aberto - NA - como mostra na figura acima). F21/F22 protegem o circuito de comando contra anomalias, como curtu-circuito. F7 um contato NF do rel trmico, que desliga o comando se o motor aquecer demais (corrente de sobrecarga). S0 e S1 so as botoeiras para desligar e acionar o comando, respectivamente. K1, representada por um retangulo, a bobina do contator 1. K1, localizado em C5, um contato auxiliar do contator K1, este far com que o comando permanea ligado, mesmo quando o operador aliviar (soltar) a botooeira S1, ou seja, quando o operador prescionar S1, K1 liga, alterando o estado dos seus contatos, inclusive K1, 13 14. Com este fechado, note que K1 est em paralelo com S1, neste caso, estando fechado, S1 poder estar tanto aberto como fechado, que K1 continuar ligado. Este um comando simples, que pode acionar um motor trifsico em partida direta.

Diagrama de Potencia
Parte eltrica responsavel por alimentar a carga, objetivo do circuito. Diagrama de Potencia do Comando acima:

No momento em que o circuito de comando e de potencia serem alimentados e S1 acionado, K1 altera o estado de seus contatos, alimentando M1 (motor Trifsico - 3 ~) acionando-o em partida direta.

Вам также может понравиться