Вы находитесь на странице: 1из 10

SETEC GUERRA DOS SEXOS

Assuntos propostos:

Hormnios: Parceiros Fiis das Mulheres


Por Sandra Malafaia "Por que eu estou nervosa? Ai meu Deus! So cinco horas da manh e eu aqui, de olhos abertos! O despertador vai tocar s sete... "Trim!!!!" Ah, no, agora que eu consegui pegar no sono vou ter que levantar... Preciso descansar, mas, se me atrasar para o trabalho, o estresse vai ser maior! Olha s: engordei! Mas no mudei minha alimentao... Que calor esse?! Todo mundo de casaco e eu aqui suando! Ai meu Deus, comeou de novo: esse calor subindo at o alto da cabea! J estou aqui na redao, quero ligar o ventilador, o ar condicionado, mas est todo mundo com frio! Ih, fiquei menstruada! Acho que hoje vou conseguir dormir..." . O texto acima da jornalista Sandra Malafaia, 43 anos, que ainda no chegou na menopausa, mas est com variaes hormonais - motivo pelo qual teve a idia de fazer a reportagem a seguir. Cor de Rosa Choque A cantora Rita Lee j disse na msica "Cor de Rosa Choque", que "mulher bicho esquisito". Em se tratando da ao dos hormnios na vida das pessoas do sexo feminino, isso pode ser explicado. Seja na puberdade, gravidez, tenso pr-menstrual (TPM) ou menopausa, eles, com certeza, so parceiros fiis. Segundo a Dra. Amanda Athayde, realmente os hormnios so capazes de influenciar o comportamento de uma pessoa e causar distrbios do sono, ansiedade, irritabilidade e, at mesmo, depresso. "Quando a mulher tem uma queda de estrognio (o primeiro da escala hormonal do ciclo feminino), geralmente o seu nvel de serotonina (neurotransmissor cerebral ligado a transtornos de humor) tambm diminui, podendo, assim, acarretar depresso", explica. A doutora acrescenta que as mulheres nascem repletas de folculos, responsveis pela secreo dos principais hormnios ovarianos. E, quando no acontece a fecundao, os nveis de estrognio e progesterona (segundo hormnio do ciclo feminino) diminuem, fazendo com que descame e sangre aquela camada preparada dentro do tero para receber o beb, ocasionando a menstruao. Alm disso, quando os folculos acabam esse perodo comumente designado de menopausa, que, na realidade, seria a ltima menstruao espontnea da mulher. "A menina que vai entrando na puberdade; a mulher que tem TPM; a gestante; ou a que est chegando na menopausa, todas elas esto propensas a variaes significativas na parte emocional, alm daquela ligada prpria poca da vida", afirma a Dra. Amanda.

Puberdade A endocrinologista diz ainda que, na puberdade, o corpo da menina comea a dar sinais de mudana, ela j se compara com as outras e fica meio sem saber se criana ou mulher. Tudo isso aliado s variaes hormonais. "Aqui no Brasil, cuja populao composta por vrias raas, as meninas fazem geralmente a sua primeira menstruao entre os 11 os 13 anos. Nesta poca, os hormnios ficam loucos, pois ainda no existe ovulao e, ento, predominam os estrognios sobre a progesterona", ressalta . A especialista comenta que os estrognios atuam no desenvolvimento dos caracteres sexuais secundrios: crescimento de mamas, distribuio da gordura corporal tipicamente feminina; enquanto os andrognios, inicialmente da supra-renal e depois dos ovrios, fazem aparecer os pelos axilares e pubianos. "A cabecinha da menina fica meio em crise, pois uma fase de transformao, em que se deixa a infncia para trs e se entra na adolescncia, com todos os seus questionamentos", analisa a Dra. Amanda. TPM Nervosismo, raiva, ansiedade, irritabilidade, baixa auto-estima, depresso, distrbios do sono e aumento de conflitos interpessoais so alguns dos sintomas da tenso prmenstrual. Na Inglaterra, inclusive, existe uma lei que estipula diminuio de pena para mulheres que tenham cometido algum crime durante a TPM. De acordo com a presidente do Departamento de Endocrinologia Feminina e Andrologia da SBEM, pesquisas recentes mostram que a TPM est mais relacionada transmisso de substncias no plano cerebral. "Quando associamos um antidepressivo que estimule o nvel de serotonina, conseguimos boa melhora", declara. Gravidez J na gravidez, a quantidade de estrognio e progesterona aumenta bastante. Por isso, quando a criana nasce algumas mulheres podem ter depresso ps-parto. Isso acontece devido queda hormonal, que tambm est ligada diminuio de serotonina no crebro. Menopausa Mas a menopausa - vocbulo designado pelo dicionrio Aurlio como cessao da menstruao - que mais tem chamado a ateno, tanto dos mdicos quanto das mulheres por volta dos 50 anos. A verdade que, desde o comeo dos tempos, ela nunca foi to estudada, discutida e mencionada como na atualidade. "Antigamente, o tempo de vida era menor. Ento, raramente as mulheres passavam pela menopausa e, quando passavam, culturalmente j estavam na idade de ficar em casa quietinhas, fazendo tric, cuidando dos netos. O aspecto cultural muito importante

tambm, porque o hormnio cmplice da fase de vida", esclarece a Dra. Amanda. Bonitas e Inteligentes Na vida atual, a mulher entre os 40 e 50 anos bem diferente do esteretipo adotado no incio do sculo 20. Bonitas, charmosas e inteligentes, nessa fase da vida elas ainda esto trabalhando, cuidando dos filhos (que vo se tornando independentes cada vez mais tarde) e, muitas vezes, separando-se do marido, ou j com um novo namorado, uma vez que os casamentos so desfeitos com mais facilidade. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) evidenciam que a populao brasileira acompanha uma tendncia internacional, impulsionada pela queda da taxa de natalidade e pelos avanos da biotecnologia. Embora a fecundidade ainda seja a principal componente da dinmica demogrfica brasileira, em relao populao idosa a longevidade que vem progressivamente definindo seus traos de evoluo. E no Brasil, em mdia, as mulheres vivem oito anos mais do que os homens. Reposio Hormonal "Calcula-se que mais de 1/3 de nossa vida ps-menopausa. Por isso, temos que comear a pensar numa reposio hormonal. No podemos separar a mulher do tipo de vida atual. Vamos viver cada vez mais na menopausa e devemos viver bem, no vegetar", opina a Dra. Amanda. A especialista afirma que preciso deixar de lado a idia da reposio hormonal como um "bicho de sete cabeas". "Existem hormnios e hormnios; no podemos colocar todos no mesmo saco. Quando a gente substitui os hormnios exatamente iguais aos das mulheres, seja estrognio ou progesterona, na quantidade ideal para cada uma delas, a qualidade de vida d um pulo fantstico!", comenta. Alm disso, de acordo com a Dra. Amanda, at mesmo a aparncia fsica da mulher que faz reposio hormonal pode ficar mais jovem, j que o estrognio responsvel pelas curvas na cintura do sexo feminino. Benefcios A mdica ressalta que o estrognio tambm contribui para que a mulher durma melhor, atua contra as ondas de calor comuns nas alteraes hormonais, entre outros benefcios. E, na menopausa, alm da conseqncia da idade, h tambm uma acomodao diferente da gordura corporal. "A mulher, que at ento no possua gordura localizada no quadril, comea a ter; e a tendncia se estende ao abdmen - um aspecto mais masculino. Isso no tem apenas importncia esttica, mas tambm na sade, pois pode acarretar resistncia insulina, presso alta, aumento nos nveis de triglicerdeos, gordura em vsceras e no fgado, alm de maior risco de doena cardiovascular", alerta. " comum que a mulher com alteraes hormonais acorde toda suada, devido s ondas

de calor. Ento ela troca de roupa, depois sente frio e fica naquele cobre-descobre! No uma noite repousante. No dia seguinte est cansada, irritada, no trabalha direito. As coisas vo se somando", diz a doutora. A especialista aponta outros problemas da no-reposio hormonal: ressecamento vaginal, diminuio da libido (devido perda de testosterona - outro hormnio secretado pelos ovrios), perda de clcio nos ossos, maior tendncia a desenvolver Mal de Alzheimer e cncer de colo do intestino. O Tratamento Segundo a Dra. Amanda, o primeiro problema na mulher que est "fazendo vestibular para a menopausa" a falta de progesterona. Ento, ela comea a ter irregularidade menstrual. Portanto, este o primeiro hormnio a ser reposto. Com isso, a mulher volta a obter os ciclos regulares. Mas chega um dia em que deixa de menstruar, mesmo com a progesterona. Isso significa que tambm est faltando o estrognio e chegada a hora de repor os dois hormnios. "Em alguns casos em que a menstruao constitui um problema, como enxaqueca, muita clica, sangramento abundante, a gente pode at tentar um tipo de reposio em que no exista sangramento. Como a quantidade de estrognio que a gente d a mais baixa possvel e a de progesterona a ideal para a proteo do tero, esse sangramento costuma ser pequeno, sem maiores problemas associados", explica a Dra. Amanda. Por Quanto Tempo? Muitas mulheres perguntam por quanto tempo devem fazer a reposio. Para a Dra. Amanda, enquanto elas estiverem realizando seus exames de seis em seis meses e sendo orientadas pelo ponto de vista mdico, os hormnios devem ser continuados para manter a qualidade de vida. "Se pararmos com a reposio, s iremos mudar a poca da menopausa. A questo do tempo medida apenas com relao ao comeo, pois no iniciamos em mulheres mais velhas, depois de j estarem cerca de dez anos na menopausa", conclui.

Bibliografia: WWW.endocrino.org.br

Plula Anticoncepcional:
Se hoje as mulheres podem controlar a fertilidade e planejar melhor a vida e a carreira profissional, muito disso se deve a uma inveno que tem mais de 50 anos: a plula anticoncepcional. Lanada no Brasil e na Europa pela Bayer em 1960, sua apario coincidiu com o surgimento do movimento feminista e ajudou a alterar padres de comportamento e estilos de vida tanto de homens como de mulheres. A grande revoluo trazida pela plula veio da combinao entre estrognio e progesterona. Juntos, esses hormnios bloqueiam a ovulao e agem sobre o colo do tero, causando espessamento do muco cervical, dificultando a passagem do espermatozoide. Porm, apesar das novas possibilidades abertas, os primeiros comprimidos continham doses elevadas dessas substncias. Essa questo, no entanto, comeou a ser resolvida em meados dos anos 1970, quando foi lanada a chamada segunda gerao de plulas, que traziam menos da metade da quantidade inicial de hormnios. Os grandes avanos na histria dos anticoncepcionais foram no sentido de reduzir a dosagem, preservando a sua eficincia, explica o Dr. Ricardo Barini, professor de ginecologia e obstetrcia da Faculdade de Cincias Mdicas da Universidade Federal de Campinas (Unicamp). A partir do final dos anos 1990, chegou ao mercado uma nova gerao de contraceptivos orais, que proporcionavam outros benefcios alm da contracepo. Mais recentemente, foram introduzidas plulas com hormnios bioidnticos cuja estrutura qumica igual dos produzidos pelo organismo humano. O estrognio utilizado era sempre o etinil estradiol, e hoje j esta sendo usado o valerato de estradiol, que um estrognio natural, disponvel no mercado em anticoncepcionais desde 2011. Isso reduziu ainda mais os efeitos colaterais, destaca a doutora Maria Valeria Bahamondes, pesquisadora clnica do Centro de Pesquisa em Sade Reprodutiva de Campinas (Cemicamp). Indicaes e outros mtodos Assim, criou-se um leque de opes para os diferentes perfis de mulher de acordo com idade, estilo de vida, doenas preexistentes etc. Antes de receitar a plula anticoncepcional, alerta o doutor Barini, preciso avaliar o histrico pessoal e familiar de doenas. Justamente por conta desses cuidados, o incio do uso da plula deve ser acompanhado pela avaliao de um especialista, que indicar o mtodo anticoncepcional mais adequado a cada mulher. O uso s deve ser interrompido se surgirem doenas que contra-indicam sua utilizao, tais como trombose venosa, infarto, derrame, ou cncer de mama, dentre outras patologias. Nestes casos o especialista indicar outros mtodos anticoncepcionais. Alm das plulas, existem os anticoncepcionais injetveis, que tm uma vantagem: s precisam ser aplicados uma vez ao ms. H ainda os adesivos transdrmicos e o anel vaginal, que tm a mesma composio da plula, mas no so de uso dirio, complementa a doutora Maria Valeria. A Bayer oferece as diversas alternativas de contraceptivos, tendo como objetivo atingir a maior segurana e o maior conforto possveis. Para isso, investe 20% de seu faturamento em pesquisa e inovao.

Bibliografia: WWW.gineco.com.br

Hormonio masculino testosterona


Os hormnios masculinos so produzidos, na sua maior parte, nos testculos e pequena poro nas glndulas supra-renais. A regulao da produo desses hormnios depende da integridade do eixo hipotlamo-hipfise-gonadal, um sistema que integra o hipotlamo no crebro, a glndula hipfise, tambm no crebro e as gnadas. A testosterona o mais importante hormnio masculino e o homem adulto produz aproximadamente 7mg de testosterona todos os dias. No exame de sangue essa produo constatada normal quando o nvel de testosterona est entre 300 e 1.000 ng/dL (nanograma por decilitro). Entre o perodo da manh e noturno existem variaes na produo de testosterona, sendo noite os menores nveis. A produo de testosterona pode ainda ser alterada por vrias condies clnicas, tais como uso de alguns medicamentos, obesidade, doenas hepticas, doenas renais e doenas de algumas glndulas, principalmente da tireide, diabetes, por doenas coronarianas, depresso e at pelo tabagismo (Referncia) A testosterona facilita e promove o crescimento e a virilizao do homem, estando associada s mudanas na composio corporal, como a distribuio de plos na face, trax e na regio pbica, aumento da massa muscular e funes sexuais. Existem grandes variaes individuais na produo hormonal e variaes com a idade. No sangue, a testosterona est circulando geralmente ligada s protenas (globulinas). Na adolescncia a testosterona responsvel pelas caractersticas sexuais, como o desenvolvimento do pnis, o aumento dos pelos, as mudanas da voz e o aumento da massa muscular. Com a diminuio ou falta da testosterona surgem os sintomas da Andropausa (abaixo). Em torno dos 55 anos, s vezes at mesmo antes, comea a perda de libido e o interesse sexual diminui ou desaparece. Apesar do homem ainda ter ereo peniana sua vontade de sexo est prejudicada. Mais tarde surge tambm a dificuldade em ter ou manter a ereo, juntamente com alteraes de humor, irritabilidade, sintomas depressivos e alteraes da memria, entre outros. Tal como acontece nas mulheres, por volta dos 35-40 anos o homem tambm passa a ter maior propenso para engordar e, com a andropausa, essa tendncia se agrava. Mas o aumento de peso na andropausa se deve ao aumento da gordura corporal, havendo simultaneamente uma maior perda de massa muscular. Essa perda muscular se agrava ainda mais pela falta de atividade fsica. Alm da diminuio do desejo sexual tambm sofre diminuio a disposio mental e disposio para o trabalho. O dficit de testosterona no crebro leva tambm a constantes episdios depressivos, dando a sensao de que a vitalidade se reduz a cada dia que passa.

Bibliografia: www.sosortomolecular.wordpress.com

Hormonios o que so, funes, masculinos e femininos


O que so Hormnios so substncias qumicas produzidas por glndulas do sistema endcrino ou por neurnios especializados. So de extrema importncia para o controle do funcionamento do corpo humano. Vrios hormnios so produzidos em nosso corpo, sendo que cada um possui um efeito especfico. Funes principais - Alguns hormnios atuam como espcie de mensageiro qumico, transportando informaes entre as clulas. - Outros agem com funo de regular rgos e regies do corpo. Principais Hormnios Humanos, glndulas produtoras e aes no organismo: Testosterona Produzido nos testculos, tem a ao de desenvolver as caractersticas sexuais nos homens (maturao de rgos sexuais e formao da bolsa escrotal). Atuam tambm na formao de caractersticas secundrias masculinas (voz grossa, desenvolvimento de plos, barba, msculos, etc.) Estrgeno Hormnio feminino produzido pelo ovrio. Atua no desenvolvimento de caractersticas sexuais secundrias nas mulheres. Progesterona Hormnio feminino produzido pelo corpo lteo. Responsvel pela manuteno das clulas de revestimento do tero e tambm pela produo de leite. Hormnio do crescimento (GH) Produzida pela adenoipfise, tem a funo de estimular o crescimento do corpo humano. Insulina Produzido pelo pncreas, este hormnio atua na reduo da glicemia (taxa de glicose no sangue). Ele o responsvel pela absoro da glicose pelas clulas.

Melatonina Produzido pela glndula pineal, o responsvel pelos ritmos do corpo, regulando, principalmente, o sono. Noradrenalina Produzido na medula adrenal, atua na estimulao do sistema nervoso simptico. Adrenalina Produzido na medula adrenal, atua na estimulao do sistema nervoso simptico. Dopamina Produzida no hipotlamo, esse neurotransmissor atua no sistema nervoso central. o responsvel pelas sensaes de motivao e prazer. Serotonina Neurotransmissor que atua na comunicao entre os neurnios. Age na regulao do apetite, atividade sexual, sono e ritmo circadiano. Voc sabia ... - Os animais vertebrados apresentam cerca de 50 hormnios, que so produzidos pelas glndulas do sistema endcrino. - O primeiro cientista a isolar um hormnio foi o bioqumico japons Jokichi Takamine. O feito ocorreu no ano de 1901, enquanto ele pesquisava cristais de adrenalina. - A palavra hormnio tem origem na lngua grega e seu significado "estimulo ou estimular".

Bibliografia: www.todabiologia.com

Curiosidades: Anticoncepcional para homens:


Diferente do que acontece nas mulheres, que produzem apenas um vulo durante o ciclo reprodutivo, os homens so mquinas de espermatozoides. Portanto, produzir um mtodo contraceptivo que tenha a mesma eficcia da plula uma tarefa desafiadora e complicada. Entretanto, um anticoncepcional produzido na ndia pelo cientista Sujoy Guha parece ter resolvido o problema. Uma injeo chamada RISUG (reversible inhibition of sperm under guidance, ou inibio reversvel de espermatozoides sob orientao) traz eficcia de 100% e funciona durante 10 anos, garantem os testes. Diferente do que acontece na vasectomia, o mdico responsvel no corta os canais de comunicao do espermatozoide at a liberdade. Porm, voc vai precisar receber uma injeo no local (ok, nada agradvel), para que os polmeros estejam bem localizados na hora de destruir os nadadores masculinos. Esses polmeros, carregados positivamente, ficam sempre naquele lugar onde foram injetados, porm sem bloquear a passagem do lquido seminal. Todavia, se algum espermatozoide passar por ali, este destrudo, uma vez que possui um carga negativa. essa diferena de polaridade que no d chance aos reprodutores masculinos, porm no traz nenhum efeito colateral. Para reverter o processo, basta que a pessoa volte ao consultrio e repita o mesmo procedimento das injees, dessa vez com medicamentos capazes de destruir os polmeros localizados nas paredes dos canais. Apesar de trazer mais benefcios do que uma interveno cirrgica, o RISUG no conta com apoio macio das empresas farmacuticas, uma vez que barato e em dose nica, que dura por muito tempo. Entretanto, uma fundao privada est buscando por aprovao do produto nos Estados Unidos. Enquanto isso, a ltima fase de testes ser realizada na ndia (apenas com pacientes indianos), antes que o RISUG seja aprovado no pas. Caso os testes sejam bem sucedidos, o medicamento ser liberado para o resto da ndia nos prximos anos.

bibliografia: WWW.tecmundo.com.br

Outra descoberta sobre anticoncepcional para homens:


Cientistas dos Estados Unidos, Canad e Gr-Bretanha anunciaram nesta quinta-feira (16) uma descoberta que poder levar fabricao da primeira plula anticoncepcional para homens. Os pesquisadores comearam procurando um remdio para o cncer, e encontraram uma molcula, a JQ1, que est sendo considerada uma promessa contra leucemia e tumores no pulmo. Mas, durante o estudo, os cientistas perceberam que o composto poderia ter outro uso. Os testes foram feitos em ratos machos, e o resultado foi surpreendente. A JQ1 reduziu drasticamente a produo de espermatozoides nos animais, que se tornaram incapazes de se reproduzir. No foi registrado nenhum efeito colateral. Os hormnios se mantiveram em nveis normais, no houve mudana de comportamento, nem diminuio do desejo sexual. Depois dessa primeira descoberta, os pesquisadores se perguntaram: a infertilidade, provocada pela substncia, seria reversvel? Foi s parar de dar a JQ1 para os ratos que eles voltaram a se reproduzir, e tiveram filhotes saudveis. O chefe da pesquisa, doutor James Bradner, da Universidade de Harvard, refora que a JQ1 foi criada em laboratrio, no para servir de contraceptivo masculino. "Mas, como os resultados do estudo foram muito bons, podemos us-la como ponto de partida para a fabricao de outro medicamento potente e seguro que seja especfico para este tipo de uso", diz o cientista. H dois meses, pesquisadores de outra universidade, na Califrnia, anunciaram que esto testando um gel base de testosterona, o hormnio masculino. Esse gel tambm foi eficiente no controle da fertilidade, com poucos efeitos colaterais. Criar um anticoncepcional masculino ainda um desafio que a cincia tenta vencer, e que pode trazer grandes mudanas para vida dos homens. E tambm das mulheres.

Bibliografia: WWW.g1.globo.com

Вам также может понравиться